quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Cesarianas estão a afetar a evolução humana

Cientistas dizem que a prática recorrente de cesarianas está a ter um impacto na evolução humana.Resultado de imagem para Cesarianas estão a afetar a evolução humana

Cada vez mais mães precisam de cirurgia para dar à luz devido ao facto de terem um canal pélvico estreito.
Um grupo de investigadores austríacos estima que o casos em que o bebé não cabe no canal pélvico aumentaram de 30 em mil nos anos 60 para 36 em mil nascimentos hoje em dia.
Historicamente, como reporta a BBC, estes genes (que determinam que se tem um canal pélvico estreito) não passariam de mãe para filha uma vez que ambos morreriam no parto se não se fizessem cesarianas.
O uso regular de cesarianas está a ter impacto na evolução humana. Por um lado quem tem um canal pélvico sobrevive ao parto e ainda passa os genes às filhas que também terão canais pélvicos estreitos. Por outro lado, as cesarianas também permitem que nasçam bebés maiores – que não passariam no canal pélvico – acabando assim com a força seletiva que antes existia, que era a tendência para só sobreviverem os bebés menores.
Phillip Mitteroecker, do departamento de biologia teórica na Universidade de Viena, esclareceu: "A nossa intenção não é criticar a intervenção médica. Mas dizer que teve um efeito evolutivo."
Fonte: LIFESTYLE
Foto: Mídia Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário