Romeu Oliveira, distinguido pelos alunos do ISCAC – Instituto Superior de Administração e Contabilidade de Coimbra, como um dos professores que consideraram "mais inspiradores, eficazes e estimulantes"
Num manifesto ao estilo hollywoodesco de atribuição de “Oscares” (com o devido sentido figurativo), o CINEP - Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior, órgão pertencente ao IPC - Instituto Politécnico de Coimbra, realizou um inquérito, cujo o objetivo era o de selecionar e distinguir os Docentes com maior reconhecimento por partes dos alunos das diferentes Escolas e Institutos Superiores pertencentes ao IPC, disponibilizando posteriormente o testemunho dos Docentes eleitos, relativamente ao tema “Ensino Eficaz,” salientando os conceitos de Inspiração, Inovação, Estimular e fazer aprender.
Entre os eleitos como um dos Docentes que os alunos consideraram mais inspirador, eficaz e estimulante, está Romeu Oliveira, Presidente da Associação Empresarial de Mira.
Citando o CINEP e o método utilizado para esta avaliação, “Não foi ao acaso que convidámos estes professores a apresentar os seus manifestos sobre o ensino. Chegámos a eles no seguimento de um inquérito passado aos estudantes finalistas de todas as licenciaturas do Politécnico de Coimbra. Pedimos aos finalistas que nomeassem, de entre todos os professores do seu curso…
  1. O professor que deu as aulas mais estimulantes e interessantes (Reconhecimento pelas Aulas Estimulantes);
  2. O professor que usou os métodos mais eficazes (Reconhecimento pelos Métodos Eficazes para a Aprendizagem);
  3. O professor que mais o motivou e inspirou para a profissão (Reconhecimento pela Capacidade Inspiradora);
  4. O professor mais criativo e inovador (Reconhecimento pela Inovação no Ensino).
Numa perspetiva de perceber o que pode fazer toda a diferença no Ensino, foram também ouvidas as opiniões dos Docentes eleitos acerca do que é ser professor e ensinar. São vozes e perceções muito pessoais sobre o ensino eficaz e os valores atitudes e competências que devem estar presentes quando se abraça a docência. No seu conjunto os professores salientam algumas das características do ensino eficaz que têm sido extensamente evidenciados pela investigação, e que parecem ser constantes no ensino que funciona e que é constantemente valorizado na avaliação do ensino, quer por professores quer por estudantes, em instituições de ensino superior diversas, nacionais ou estrangeiras, independentemente do tipo de instituição (pública ou privada), localização (nacional, europeia ou em qualquer outra região do mundo), em qualquer grau (bacharelatos, graduação, pós- graduação) e, sobretudo, em qualquer domínio científico e vocacional.
Romeu Oliveira, tenta incutir aos alunos a ideia de que “ … vale a pena serem bons profissionais. O reconhecimento é só uma questão de tempo”.
Sobre o seu manifesto no que se refere ao papel interventivo no ensino, Romeu Oliveira afirma que, “Como professor, empresário e consultor orgulho-me de ser profissionalmente realizado. O meu percurso académico e profissional, rico e com larga experiência profissional nas áreas que leciono, permite-me ter a capacidade de abordar os assuntos e conceitos demonstrando aos alunos a ligação que existe entre a teoria e a prática, dissecando a realidade do tecido empresarial português e de outros países e mercados internacionais. Tento demonstrar aos alunos que tudo se consegue com dedicação, trabalho, profissionalismo e responsabilidade, aliado ao pensamento positivo e à procura da concretização dos nossos sonhos. Alerto-os para as dificuldades do mercado de trabalho e para que não embarquem no facilitismo. Tenho uma relação aberta com os alunos, pautada pelo respeito comum, motivando-os para que sejam organizados e empenhados num desempenho de excelência.”
A exercer funções de Docente no Ensino Superior desde 2002, tendo passado por diferentes Escolas e Institutos do Ensino Superior, como a ESTG Leiria – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, o ISLA – Instituto Superior de Línguas e Administração, e desde 2005 no ISCAC – Instituto Superior de Administração e Contabilidade de Coimbra, Romeu Oliveira defende que a qualidade do Docente e do Ensino depende de três principais qualidades dos professores, a saber: "a Responsabilidade, a Organização e o Conhecimento".
Em jeito de conclusão, refere ainda que “A aula perfeita acontece quando o professor consegue motivar os alunos presentes para a discussão dos temas abordados, obtendo uma dinâmica de interação, com perguntas e respostas, que permitam ao aluno clarificar todos os conteúdos abordados.”
Toda a informação acerca deste evento, brochura e um documentário vídeo, com os testemunhos dos professores eleitos, sobre o tema do bom ensino, poderá ser consultado em breve no sítio http://www.cinep.ipc.pt
Jornal Mira Online parabeniza a Romeu Oliveira por tão grande distinção. Prova inequívoca da sua enorme capacidade de liderança, dissertação e know-how, este reconhecimento dado pelos seus alunos vem mostrar, mais uma vez, que a sua brilhante carreira segue a passos largos e firmes. Para além das características humanísticas que possui, Romeu Oliveira é um profissional "de mão cheia"!