terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

BILHETE POSTAL - SANGRIA QUE ASSUSTA

 
Ganha lá (país europeu) num mês o que aqui ganhava em três”. Paga 20% de imposto e aqui pagaria 45%”, disse-me um amigo.

Um avô, professor catedrático jubilado, absolutamente desesperado, ligou-me a pedir ajuda para encontrar emprego compatível para o genro. “Vai para Londres, e vou perder a companhia dos meus queridos netos…”

Um pai e avó falou-me com as lágrimas nos olhos: a filha tinha ido para França trabalhar “e levou os meus meninos”.

Uma mãe dizia-me que a filha tem saudades de casa e a mãe chora a sua ausência. Mas, já pertence ao sistema nacional de saúde inglês. “Mas, se aqui pagassem melhor ela vinha para a família”. Nem se importava de ganhar menos. Só queria ganhar melhor.

Um pai disse-me, em tom de alívio, que a filha “felizmente” arranjou colocação em Madrid e, assim, “está perto”.

Um padrinho está triste porque uma querida afilhada informou que em princípio irá emigrar com o namorado para um país europeu. “Aqui não dá para construirmos família”.

Há anos atrás o Bispo do Porto disse, essencialmente, que acreditava muito no futuro do nosso país, pois Portugal ia dispor das gerações mais bem formadas da nossa história.

O que não imaginávamos era a sangria de jovens que já estão nas universidades com a cabeça num emprego no estrangeiro. Estudo de há uma semana revela um número assustador: 70%! É uma sangria!

Os empresários estão preocupados. E não propriamente com falta de mão de obra obra de ‘chão de fábrica’, empregados de restauração e outras profissões de menor exigência académica. Os imigrantes felizmente estão a resolver.

Mas, a sangria de cérebros bem formados assusta!

Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque
A sangria de cérebros bem formados assusta! 70% dos universitários quer emigrar!”

Alvaiázere | IV Rota do Olho do Tordo atinge número máximo de inscrições

No dia 9 de fevereiro, decorreu a IV edição da Rota do Olho do Tordo, um evento desportivo promovido pelo Município de Alvaiázere. O evento alcançou o número máximo de inscrições, com 500 participantes.
A IV Rota do Olho do Tordo contou com as modalidades de Mini-Trail e Caminhada, ao longo dos trilhos deslumbrantes que atravessam paisagens de rara beleza natural. O evento teve uma adesão significativa, refletindo a popularidade crescente da Rota e a paixão dos participantes por explorar a natureza da região.

O evento, que inclui as modalidades de Mini-Trail e Caminhada, contou com a participação de entusiastas da natureza e do desporto de várias partes da região e do país, que percorreram os 10 km da caminhada e os 14 km do trail. Esta edição demonstrou, mais uma vez, o posicionamento de Alvaiázere como um Município Amigo do Desporto, reconhecimento atribuído pelo esforço contínuo na promoção de atividades físicas e na valorização do bem-estar da comunidade.

O sucesso da IV Rota do Olho do Tordo é um reflexo do compromisso do Município de Alvaiázere em proporcionar atividades de qualidade que promovem a saúde, o desporto e o turismo na região. A organização agradece a todos os participantes, patrocinadores e colaboradores pelo apoio fundamental para o êxito do evento.

*Gabinete de Apoio à Presidência








Oliveira de Frades | Concerto em Só, um solo invulgar de David Meco | 22 FEV

No próximo dia 22 de fevereiro (sábado), decorrerá o Concerto em Só”, um solo invulgar de David Meco, pelas 21h30, no Museu Municipal. 

Esta é uma criação artística da Associação Cultural d’Orfeu (estrutura financiada pela República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes) que leva o público a entrar numa inesquecível viagem musical. 
Sinopse 
Imaginem uma orquestra. Ou uma banda, também dá. Agora comecem a tirar tudo: os instrumentos, os microfones, os músicos… Não, os músicos não! Ui, já tiraram demais. Deixem só um, pronto! Lá está ele, e nem é bem músico, é um curioso que calhou de estar ali. Preparem-se para um espetáculo que nunca se viu. Nem se vai ver, se tudo correr bem. Podem reconhecê-lo de outros palcos vazios, mas este é um Concerto em Só! Equipa Artística e Técnica: Conceção e Interpretação: David Meco Ideia Original: 

Gonçalo Oliveira Apoio à Sonoplastia: 
Miguel Cordeiro Olhar Externo: 
Luís Fernandes Entrada gratuita! 
Reservas: cultura@cm-ofrades.pt 

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | PROLONGAMENTO DA REDE DE SANEAMENTO NA COMEIRA

 A Câmara Municipal da Marinha Grande está a prolongar a rede de saneamento doméstico no lugar da Comeira, através da execução da infraestrutura na Rua da Covinha e na Rua dos Amieiros, através de um investimento de cerca de 70 mil euros.
Foi prevista a construção da rede de saneamento doméstico e respetivos ramais na Rua da Covinha e a repavimentação da totalidade da faixa de rodagem da Rua da Covinha e Rua dos Amieiros, que se encontravam degradadas.

Os trabalhos visam o prolongamento da rede de saneamento doméstico existente para locais adjacentes que ainda não possuíam esta infraestrutura ou que apresentavam deficiências no sistema de drenagem.
As principais ações da intervenção são:
• Fornecimento e assentamento de tubagem para saneamento doméstico;
• Execução de caixa de visita;
• Execução de ramal de ligação entre as caixas de ramal e as forquilhas ou as caixas de visita do coletor;
• Repavimentação da totalidade da faixa de rodagem da Rua da Covinha e da Rua dos Amieiros.
• Movimentos de terras e trabalhos diversos inerentes a este tipo de obras.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Com o objetivo de responder aos desafios globais de sustentabilidade, saúde e inovação tecnológica. Escola Superior de Biotecnologia lança novo Mestrado em Biotecnologia para a Bioeconomia

Biotecnologia para a Bioeconomia é o novo mestrado da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Um programa único em Portugal, desenhado para responder aos desafios globais de sustentabilidade, saúde e inovação tecnológica. Destaca-se pela sua abordagem prática e interdisciplinar, preparando uma nova geração de profissionais para liderar o progresso científico ligado à economia circular e à bioeconomia, em áreas como a bioquímica, a biologia, a produção de alimentos, a conservação ambiental e a biomedicina.
“Este mestrado visa formar profissionais capazes de responder aos desafios mais prementes da bioeconomia, combinando o melhor da ciência com uma visão prática e orientada para a inovação,” explica Marta Vasconcelos, coordenadora do novo Mestrado em Biotecnologia para a Bioeconomia da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. “Queremos que os nossos estudantes desenvolvam competências científicas de excelência, preparando-os para uma carreira internacional, através da interligação com o Centro de Biotecnologia e Química Fina, mas que tenham também um contacto próximo com as empresas e organizações nossas parceiras, para ajudar a responder aos seus desafios,” acrescenta.

Com uma abordagem multidisciplinar, o mestrado integra áreas como ciências naturais, engenharia e economia/gestão, promovendo o desenvolvimento de aplicações em setores como saúde, agricultura, e conservação ambiental. Os estudantes vão ter a oportunidade de explorar as propriedades das plantas, animais e microrganismos, criando soluções e produtos que contribuem para a sustentabilidade do planeta e para a melhoria da qualidade de vida.

Para Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia, “a capacidade de conjugar ferramentas económicas e de gestão com competências avançadas de bioengenharia integrativa cria uma excelente oportunidade de expandir o mercado em direção a soluções inovadoras, sustentáveis e particularmente eficientes.” De referir que em 2024, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa lançou uma nova licenciatura interdisciplinar em Ciências e Sociedade que, partindo de uma base disciplinar centrada nas Biociências e Tecnologia, é complementada com disciplinas de vários ramos das Humanidades e Ciências Sociais: Direito, Filosofia, Psicologia e Gestão.

Mais informação disponível aqui Mestrado em Biotecnologia para a Bioeconomia | ESB

*Fernanda Teixeira


Marinha Grande | SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE PROJETO DE HIDROGÉNIO VERDE

O Auditório do Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, recebe a sessão pública de apresentação do projeto “Nazaré Green Hydrogen Valley”, no dia 18 de fevereiro de 2025, pelas 18h00.
A iniciativa é promovida pela Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) e pela Agência Portuguesa do Ambiente, I. P. (APA), em colaboração com o Município da Marinha Grande.

A discussão pública do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do procedimento de Licenciamento Único Ambiental decorre até 13 de março de 2025, estando a informação disponível no portal Participa, bem como através dos endereços eletrónicos: geral@ccdrc.pt e geral@apambiente.pt.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

No próximo fim de semana. Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede com espetáculos em Murtede, Portunhos e Covões

 

O Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede regressa no próximo fim de semana com a itinerância de três grupos envolvidos nesta ação de revitalização da atividade teatral promovida pela edilidade cantanhedense, designadamente pelo Grupo de Teatro Experimental “A Fonte”, o Grupo de Teatro Pedra Rija de Portunhos e “As Fontes do Zambujal”.
O Grupo de Teatro Experimental “A Fonte” sobe ao palco do Multiusos de Febres, no sábado, às 21h30, para representar “C’est la vie”, de Cristina Serém e Alexandre Santos.

Esta peça baseia-se em memórias e momentos que marcaram várias gerações ao longo do tempo, evocando recordações de infância e da vida adulta. A trama, conduzida por dois narradores que conectam os diferentes sketches, desenrola-se através de uma sequência de quadros envolventes. Ao longo do espetáculo, o público é convidado a revisitar as memórias dos seus antepassados, da infância e até do presente, transmitindo sempre uma mensagem.
Também no sábado, às 21h30, no salão da Fundação Ferreira Freire, o Grupo de Teatro Pedra Rija de Portunhos vai representar “Os Ratos da Pensão Estrela”, de Agatha Christie, adaptador por Kelly Salgado, Sílvia Santos e Mário Marques.
Os “Os Ratos da Pensão Estrela” resulta da adaptação ao contexto português do conto “Os três ratos cegos” de Agatha Christie, o qual deu origem à conhecida peça “A Ratoeira”. É uma das obras de suspense psicológico mais emblemáticas da autora, que mistura mistério e tensão. Explora temas como a desconfiança, a atribuição de culpa ao outro e os limites da capacidade de perceção humana, fazendo ainda alguma alusão a questões da ordem do dia, como a violência doméstica e a saúde mental. A história desenrola-se em torno de um grupo de pessoas que se encontram numa pensão isolada durante uma tempestade de neve, após ter sido noticiada a ocorrência de um assassinato na cidade mais próxima. Quando um segundo assassinato ocorre nessa mesma pensão, todos os presentes começam a ser suspeitos e ninguém parece ser completamente inocente. Cada uma das personagens tem segredos e motivações ocultas e o público vê-se imerso num jogo psicológico, em que as pistas confundem e a verdade parece fora de alcance. O mistério é resolvido no final, mas não sem antes criar uma série de reviravoltas e deixar o público com uma sensação de inquietação.
Ainda no mesmo dia, igualmente às 21h30, “As Fontes do Zambujal” vai atuar no salão da Casa do Povo de Covões, para apresentar “O sorteio do Presidente”.
Segundo a sinopse, a ação decorre no único bar de uma aldeia esvaziada pelo êxodo rural, onde os proprietários e os poucos clientes que permanecem tentam fugir da dura realidade. Uma notícia de um jornal regional, em Dia das Mentiras, e o aparecimento de dois estranhos na aldeia vêm desinquietar e desassossegar os habitantes da freguesia.
Recorde-se que a edição deste ano do Ciclo de Teatro decorre até abril, num total de 38 sessões de teatro, envolvendo a participação de mais de 350 pessoas, entre atores e outros elementos que asseguram diversas tarefas inerentes à produção e montagem dos espetáculos.
Durante quatro meses, todos os fins de semana, haverá a apresentação de, pelo menos, uma peça de teatro numa das freguesias onde desenvolvem intervenção cultural as coletividades que vão dar corpo a esta ampla ação cultural, em algumas datas com representações simultâneas em diferentes locais.

CINE-CARNAVAL EM CADIMA (CANTANHEDE)

A próxima sessão das “IV Clássicas” no concelho de Cantanhede será efetuada no dia 28 de Fevereiro, sexta-feira, pelas 21h30, na sede da Lúcia Lima Associação Cultural, em Cadima, desta feita num formato especial de “Festa de Cine-Carnaval”.
Será então uma oportunidade para o público interessado poder vivenciar esta quadra carnavalesca em modo de cinema e televisão, podendo recriar personagens de filmes e séries de televisão conhecidos, num fim de semana em que também será realizada a cerimónia de entregas dos famosos “Óscares” da Academia de Artes e Ciência Cinematográficas norte-americana.
Será realizado o concerto de estreia da banda “Cine Hangover Band”, cujo repertório é composto somente covers em temas musicais que ficaram célebres no cinema ou na televisão, antecedida e seguida de sessão de rádio ao vivo intitulada “Cinemusicorium”, em referência ao antigo programa de rádio elaboradora por Vasco Espinhal Otero na Rádio Universidade de Coimbra semanalmente durante 12 anos.
A organização está a cabo do Cineclub Bairrada e da Lúcia Lima Associação Cultural (que acolhe a Secção do concelho de Cantanhede) que contam com o apoio do Município de Cantanhede, União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Unidade Pastoral de Cantanhede, Coletivo Artístico Efervescente, Cinemusicorium, Luminescências, Glassdrive, Farmácia Garcia Secades, Deleme Carpintaria, Imobiliária Era, Pneubox e Esfera.
Recorde-se que as “IV Clássicas" ocorrem, em Cantanhede, desde 2016 por norma na primeira quarta-feira de cada mês e também com sessões especiais noutros dias de semana e fim de semana, sendo que entre Abril e Setembro as sessões são realizadas ao ar livre em praças e jardins públicos. Ao longos dos dez anos de programação regular, foram já estreados duas dezenas de cine-concertos por artistas da região que posteriormente prosseguiram em digressão por outros pontos do país. Desde 2019, estas sessões cinéfilas ocorrerem também com periodicidade variável nos concelhos de Anadia, Mealhada, Águeda, Oliveira do Bairro e brevemente em Vagos e Mira.

*Vasco Otero
IV Clássicas
Cineclub Bairrada - Secção de Cantanhede
Lúcia Lima Associação Cultural


Alvaiázere Celebra o Carnaval na Praça 2025 com Desfile e Programa Musical

Alvaiázere prepara-se para celebrar o Carnaval com mais uma edição do Carnaval na Praça, que terá lugar no próximo dia 2 de março. Organizado pela Câmara Municipal de Alvaiázere, o evento pretende reunir a comunidade em torno da tradição do Entrudo, promovendo um dia de festa e animação.
A iniciativa arranca às 14h30 com o Desfile de Carnaval, que parte do Parque Multiusos e percorre as ruas da vila. O desfile está aberto à participação de cidadãos individuais, grupos e associações, incluindo Entrudos Tradicionais, Foliões Individuais e Grupos, e Carros Alegóricos. Os participantes serão avaliados por um júri que atribuirá prémios aos três melhores classificados de cada categoria.

A festa continua na Praça Cesário Neves, onde, a partir das 17h00, terá lugar um espetáculo musical com os Bombatuke e, de seguida, o DJ Zé Águas, proporcionando um ambiente de festa e convívio para todos os participantes.

As inscrições para o desfile estão abertas e podem ser realizadas através do preenchimento da ficha de inscrição disponível nas Juntas de Freguesia, na Biblioteca Municipal de Alvaiázere ou por email, preenchendo a ficha de inscrição disponível no site oficial do Município.

O Carnaval na Praça 2025 pretende reforçar a tradição do Entrudo no concelho, promovendo momentos de convívio e valorização cultural. A entrada é livre e aberta a toda a população.

*Gabinete de Apoio à Presidência






SOB OS PRIMEIROS SINAIS DE ALERTA NAS CRIANÇAS CLDS – PROJECTO VIDA PROMOVE SESSÃO DE INFORMAÇÃO EM CASTELO DE PAIVA

 O CLDS5G-Projecto VIDA, coordenado pela ADRIMAG, em parceria com o Prisma Clinic - Centro Clínico e Terapêutico e a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, vai dinamizar, no próximo dia 21 de Fevereiro, uma Sessão de Informação com a temática: 𝑶𝒔 𝒑𝒓𝒊𝒎𝒆𝒊𝒓𝒐𝒔 𝒔𝒊𝒏𝒂𝒊𝒔 𝒅𝒆 𝒂𝒍𝒆𝒓𝒕𝒂 𝒏𝒂𝒔 𝒄𝒓𝒊𝒂𝒏𝒄̧𝒂𝒔.
Esta sessão de informação, terá lugar no espaço do Centro de Interpretação da Cultura Local (CICL), a partir das 14h30, sendo dinamizada pela equipa de desenvolvimento infantil do Prisma Clinic e tem participação é aberta a toda a comunidade com interesse pelo tema.

A organização, que destaca que “ juntos, podemos transformar vidas desde início “, refere ainda que a participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória até dia 18 de Fevereiro.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa                                     


Porto de Mós | Inauguração do Ecoparque da Calvaria de Cima em dia de festa!


O Ecoparque da Calvaria de Cima foi inaugurado no dia 9 de fevereiro, na presença do Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vala, do Presidente da Junta de Freguesia, Luis Silva e do Arquiteto Paisagístico, responsável pelo projeto, Hugo Alves.
A inauguração do Ecoparque deu-se no dia de celebração do Centenário da Freguesia e da Paróquia da Calvaria de Cima, ainda que os trabalhos não estejam totalmente concluídos, pela importância da data para a população.

Este projeto revela-se de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida dos calvarienses pois trata-se da recuperação de um campo baldio num espaço verde polivalente, com condições para a prática de atividades ao ar livre, de recreio e de lazer, concertadas com atividades pedagógicas de promoção dos valores ambientais e culturais.

Dotado de anfiteatro, jogos de água, edifício de apoio, equipamento infantil e espaços desportivos, incluindo percursos pedonais, a obra representa um investimento de €940 593,93.

Por outro lado, o restabelecimento das estruturas ecológicas assume um papel central do projeto, com a renaturalização da linha de água e respetivo corredor ripícola.

Com este investimento, a autarquia visa, ainda, potenciar a atração do investimento privado em mais espaços de habitação e serviços, uma situação crescente na freguesia, que tem vindo a registar um aumento de população residente.

A cerimónia terminou com a visita guiada ao parque pela mão do arquiteto responsável.

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

ANDRÉ VIEGAS VISITOU A SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECEBIDO NO ÂMBITO DOS “ENCONTROS À QUARTA-FEIRA”

No âmbito das comemorações do 75.º aniversário da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, a Direcção Geral retomou um dos eventos que desenvolveu na década de 90, com o objectivo de dar a conhecer a sua realidade e o que verdadeiramente promovia, fazendo passar pela sede social, daquela Associação, naquele dia da semana ao fim da tarde, largas dezenas de pessoas, nomeadamente quadros de entidades e empresas, autarcas, empresários, jornalistas, dirigentes, técnicos, gestores entre outros, que ao longo dos anos se relacionaram com a Sociedade Columbófila.
Para além da divulgação da Associação, a Direcção Geral, pretendeu igualmente tornar mais produtivo e aproximar ainda mais as relações de amizade entre as pessoas e as instituições, aproveitando também, o “encontro”, para dar a conhecer a aplicação dos recursos disponibilizados pelos mecenas.

Abriu esta nova fase dos “Encontros à Quarta-feira”, André Viegas, director clínico, da Clínica Fisio André Viegas, sediada na cidade de Cantanhede.

Recebido por Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral da Sociedade Columbófila, após ter visitado as instalações, foi-lhe dado a conhecer pormenorizadamente as diversas actividades realizadas pela Sociedade Columbófila desde a sua fundação, com grande enfoque no funcionamento e no plano de actividades das diversas Secções e dos projectos solidários desenvolvidos, também em Cabo Verde.

Aproveitando a presença de André Viegas, Lurdes Silva abordou algumas questões referenciais aos protocolos existentes com a sua Clínica, nomeadamente as parcerias já colocadas em prática com as Secções de Natação e Ar Livre e Aventura, expressando o interesse de vir num futuro próximo a alargar esses protocolos a outras Secções da Columbófila de Cantanhede.

André Viegas, embora já conhecedor das actividades desenvolvidas, não deixou de manifestar o seu agrado, pelo longo e rico historial da Sociedade Columbófila, nomeadamente nas suas áreas organizacionais e trabalho desenvolvido ao longo destes 75 anos de actividades ininterruptas.

No final deste “Encontro à Quarta-Feira”, Lurdes Silva e André Viegas, manifestaram o seu interesse, em reforçar progressivamente a colaboração entre as duas entidades.