sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

[Webinar “Leca® 5as às 5”] Desafios e Oportunidades em 2025: o que esperar no sector da construção

 

Desafios e Oportunidades em 2025: o que esperar no sector da construção
Com: Dr. José de Matos, APCMC
É com grande entusiasmo que damos início à 5.ª temporada dos Webinars Leca® 5as às 5.
Na sessão inaugural deste ano, teremos novamente o privilégio de contar com o Dr. José de Matos, Secretário-Geral da Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção (APCMC), que nos apresentará uma análise atualizada das tendências e projeções do setor da construção em Portugal para 2025.
As perspetivas e conhecimentos partilhados serão uma ferramenta indispensável para orientar decisões estratégicas, superar os desafios do mercado e identificar oportunidades de sucesso no contexto atual.
Não perca esta oportunidade de acompanhar, mais uma vez, análises de grande relevância e descobrir “o que o futuro nos pode reservar”. Contamos com a sua participação para tornar esta sessão ainda mais enriquecedora.

Participe!

ESPETÁCULO FAMILIAR EM SESSÃO DESCONTRAÍDA NA MARINHA GRANDE

 O Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta o espetáculo de teatro e dança "Sopa de Jerimu de Graça Ochoa”, pela companhia Circolando, dirigido a toda a família, numa sessão descontraída, que se realiza no dia 25 de janeiro, pelas 17h00.
Sopa de Jerimu é um espetáculo a solo para uma mulher e várias abóboras... então já não é a solo! Estão lá a menina, a porqueira, a chila, a bolina, a cabaça, todas diferentes e todas abóboras. Na sua cozinha, esta mulher, convive com as abóboras, ouve-lhes os segredos e mergulha em si, descobrindo coisas que não conhecia.

Ficha Artística
Criação e interpretação: Graça Ochoa
Apoio à criação: Alberto Carvalhal, Gilberto Oliveira, Margarida Chambel, André Braga e Cláudia Figueiredo
Textos e apoio à dramaturgia: Regina Guimarães
Sonoplastia: Carlos Adolfo
Desenho de luz: Francisco Tavares Teles
Cenografia: Nuno Guedes e Nuno Brandão
Produção: Ana Carvalhosa (direção) e Cláudia Santos
Agradecimentos: Norman Taylor, Tiago Porteiro e Teatro do Frio

Classificação Etária: M/ 3 anos
Duração: 50 minutos
Preço: 3,00€

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | CONCERTO COMEMORATIVO DO 18 DE JANEIRO DE 1934

 O Município da Marinha Grande assinala a revolta operária do 18 de Janeiro de 1934, com o concerto “Canções Heróicas de Lopes Graça”, pelo Coro Canto Firme, no próximo dia 18 de janeiro (sábado), pelas 21h30, no Teatro Stephens, cuja entrada é gratuita sujeita à lotação da sala.
As Canções Heróicas de Fernando Lopes-Graça são um tremendo hino coral à liberdade e, tal como diz o verso da canção “Livre”, “Não há machado que corte/ A raiz ao pensamento.”

Em setembro de 1945, Fernando Lopes Graça juntou-se aos poetas João José Cochofel – na casa de férias deste, perto de Coimbra –, Carlos de Oliveira e José Gomes Ferreira para darem início a um projeto a que chamaram Marchas, Danças e Canções. Tratava-se de um cancioneiro político composto por curtas peças escritas para voz e piano com mensagens explícitas de repúdio pelo regime fascista. 

Ao longo da vida, o compositor viria a publicar, em edição própria, oito cadernos com canções semelhantes, as quais intitulou “Canções Heróicas, Dramáticas, Bucólicas e Outras”; seis deles ainda antes do 25 de Abril.
Neste concerto, a Câmara Municipal pretende evocar os operários da Marinha Grande que, na verdade, são contemporâneos destas canções, num movimento comum e paralelo de reação ao estado de então, ou como diz um outro verso, da canção “Acordai”, “Acordai/ acendei/ de almas e de sóis/ este mar sem cais/ nem luz de faróis/ e acordai depois/ das lutas finais/ os nossos heróis/ que dormem nos covais/ Acordai!”.

Este concerto será recitado pelo Canto Firme (de Tomar), com solo piano e pelo Maestro António de Sousa.



Preço: entrada gratuita
Bilheteira: bol.pt

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | “Comprar é ganhar” atribuiu mais de 13 mil euros em compras

 

Os 44 estabelecimentos que aderiram ao concurso “Comprar é ganhar” atribuíram à população proencense 13 140 € em compras, num total de 18 mil cupões.
De todos os cupões atribuídos, 1013 foram premiados: 676 no valor de 10€, 312 no valor de 15€, 16 no valor de 50€ e ainda 9 no valor de 100€.
Além dos valores monetários havia ainda 2.000 brindes e 500 entradas no Centro Ciência Viva da Floresta, que podem agora ser usufruídas ao longo de 2025, mediante marcação prévia.
Esta iniciativa, promovida no mês de dezembro pelo Município de Proença-a-Nova desde 2012, tem como principal objetivo dinamizar o comércio local do concelho, tratando-se de um apoio direto aos comerciantes locais. Os consumidores são incentivados a gastar os prémios no mesmo estabelecimento, criando um ciclo virtuoso de apoio direto aos comerciantes locais.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Câmara de Castelo de Paiva vai promover XXV Encontro de Cantares das Janeiras Baile de Reis na tarde de Domingo

 
A exemplo de anos anteriores, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai promover o XXV ENCONTRO DE CANTARES DE JANEIRAS, uma iniciativa cultural agendada para a noite do próximo Sábado, dia 11 de Janeiro, a partir das 21 horas, este ano no espaço da Tenda Gigante, instalada no centro da urbe paivense.
            As colectividades, instituições e grupos que manifestaram vontade de participar no evento estão já a preparar a presença em mais uma jornada cultural, retomando uma bonita e secular tradição que, nesta região, continua a renovar-se a cada ano e ganhando cada vez mais entusiastas, estando confirmadas as presenças de ranchos folclóricos locais, bandas de música, grupos tradicionais, escolas de música e grupos corais.
Entretanto, a autarquia de Castelo de Paiva já deu a conhecer o formato para a realização desta iniciativa cultural no espaço do Auditório Municipal, aproveitando para apelar ao rigor nos dois temas a apresentar por cada participante, que devem ser alusivos à época, e que os intervenientes nos grupos possam vir trajados, dentro do possível, como nos tempos de outrora, para além de que, o cenário no Largo do Conde será condizente com o verdadeiro e tradicional espírito do Cantar das Janeiras.
Recorde-se que, neste evento municipal, que todos os anos motiva entusiasmo e grande alegria, pretende-se juntar os grupos e associações que, no território concelhio, mantêm ainda viva esta secular tradição de Cantar os Reis ou Janeiras, na perspectiva de que todos estejam imbuídos no espírito festivo que se atravessa, procurando retratar a tradição de outros tempos.  
Confirmadas estão as presenças da Academia de Música de Castelo de Paiva, Rancho Folclórico de Bairros, Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras, Banda Marcial de Bairros, Grupo Amigos da Sexta, Grupo As Camponesas de Real, Banda Musical de Fornos, Universidade Sénior de Castelo de Paiva, Associação de Combatentes de Ultramar Português, Rancho Folclórico de Castelo de Paiva, Côro dos Mineiros do Pejão, Grupo Coral de Santa Marinha de Real, Centro Sol Nascente e, como convidado, o Orfeão de Arouca.
No intervalo deste espectáculo cultural, será realizada entrega dos prémios das montras do Mercado de Natal, promovido pela edilidade paivense com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva.
Na tarde de Domingo, dia 12, a partir das 15,30 horas, haverá Baile de Reis, na Tenda Gigante, instalada no Largo do Conde, com a participação da Orquestra Típica de Montemuro, uma boa oportunidade para um “ pézinho de dança “ no começo deste novo ano.
Ainda durante a tarde de Domingo, a partir das 16 horas, na Igreja Matriz de S. Martinho, está agendado um Concerto de Musical Coral, com a participação do Côro Geral da Academia de Música de Castelo de Paiva – AMCP, Côro do 7ºe 8º ano de Alpendurada, Côro do 9º ano de Castelo de Paiva, e Côro Feminino da AMCP.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
                                          

CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA PROMOVE HOJE REUNIÃO ORDINÁRIA

 
Realiza-se hoje à tarde, 10 de Janeiro, a partir das 15 horas, no edifício dos Paços do Concelho, a reunião ordinária da Câmara Municipal, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA
II
1. Resumo Diário de Tesouraria.
2. Acta da reunião ordinária de 29 de novembro de 2024.
3. Obras Municipais.
3.1 Requalificação da rua e do caminho de Santa Cecília – União de Freguesias de Sobrado e Bairros – Abertura de procedimento – Apreciação e deliberação.
3.2 Requalificação da Rua Manuel António Cardoso Teotónio (Mogos – Sobrado) – União de Freguesias de Sobrado e Bairros – Abertura de procedimento – Apreciação e deliberação.
4. Subsídios a apoios a diversas entidades.
4.1 Proposta de atribuição de um apoio financeiro à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva para a construção do “Novo Parque Coberto de Viaturas” – Apreciação e deliberação.
4.2 Proposta de atribuição de um apoio financeiro à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Eulália de Pedorido para a execução obras de recuperação da fachada e da torre da Capela da Póvoa – Apreciação e deliberação.
4.3 Proposta de atribuição de um apoio financeiro à Fábrica da Igreja Paroquial de S. Miguel de Bairros para a execução obras de conservação e restauro do conjunto retabular da Igreja Matriz de S. Miguel de Bairros – Apreciação e deliberação.
4.4 Proposta de atribuição de um apoio financeiro à Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção de Sobrado para a execução obras de conservação e restauro da Igreja Matriz de Sobrado – Apreciação e deliberação.
4.5 Proposta de atribuição de um apoio financeiro à Fábrica da Igreja da Paróquia de Santa Maria de Sardoura para a execução obras de conservação e restauro do retábulo do altar-mor da Igreja Matriz de Santa Maria de Sardoura – Apreciação e deliberação.
4.6 Proposta de atribuição de subsídio à Associação Desportiva e Cultural C.J. Clark - Castelo de Paiva a Marchar - Campeonato Distrital de Marcha – Apreciação e deliberação.
5. Proposta – Designação de três elementos para constituição da Comissão de Análise das candidaturas à atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior para o ano letivo 2024/2025 – Artigo 11.º, n.º 1 do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior - Apreciação e deliberação.
6. Proposta - Apoios de Proximidade às Juntas de Freguesia – Ano de 2025 - Apreciação e deliberação.
7. Proposta de Acordo de Parceria entre o Município de Castelo de Paiva e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva – Transporte Solidário – Apreciação e deliberação.
8. Proposta de Acordo de Parceria entre o Município de Castelo de Paiva e os Estabelecimentos Comerciais Aderentes – Incentivo à Natalidade – Apreciação e deliberação.
9. Proposta de Acordo de Parceria entre o Município de Castelo de Paiva e as Farmácias locais – Cheque Farmácia – Apreciação e deliberação.
10. SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social 2024 – Conhecimento.
11. 3.ª e 4.ª Adenda ao Auto de Transferência n.º ASRN_006/2022 – Delegação de competências na área da Saúde – Ratificação.
12. Despachos proferidos em uso de competência delegada.
III
Intervenção do Público
Castelo de Paiva, 10 de Janeiro de 2025

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa                                          

Comunicado: PORTAGENS NA A25

 
Em 11 de Maio de 2010, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro assumiu publicamente a sua divergência na questão das Portagens da A17/A25/A29, manifestando desde logo preocupação e contestação para com o caminho que o dossier da aplicação de portagens às SCUT’s está a assumir”.
Além da “posição de princípio de que não há alternativas nacionais capazes”, sublinhou-se que: “No troço da A25 entre a Ponte da Barra, o novo Estádio Mário Duarte e o nó de Angeja A29, relembrar que esta via estava já construída com o actual formato quando foi entregue à concessionária da “Costa de Prata”.
Desde então, a Comunidade Intermunicipal tem vindo aos sucessivos Governos da República a “reiterar a total discordância da cobrança de portagens na Região de Aveiro enquanto não se verificarem esses pressupostos e o cumprimento dos compromissos/protocolos anteriores” e a “exigir o implementar de isenções para as Populações locais nos circuitos de curta distância”.
 
Em 2 de Setembro de 2024, após a entrada em funções deste Governo, foi atualizado e enviado o Relatório de Assuntos de Relevante Interesse para a Região de Aveiro para análise do novo Governo, onde se lê, no capítulo As Portagens na A25, A17 e A29e os investimentos em Vias Alternativas:
             A CIRA sempre defendeu o fim das portagens na A25 por considerar que esta via deveria ter um regime excepcional dado o seu carácter único na servidão rodoviária da ligação entre a Região de Aveiro e Castela / Leão, Espanha. Assim, foi com satisfação que tomamos conhecimento da recentemente decisão da Assembleia da República no sentido de abolir as portagens na A25.
No entanto, não podemos aceitar e muito menos compreender as razões que possam justificar o facto da gratuitidade de circulação da A25 não se aplicar a toda a sua extensão. A proposta, atualmente sobre a mesa, descrimina profunda e negativamente a população e a economia da região de Aveiro.
Sempre defendemos o fim das portagens dentro da nossa região como um elemento indutor de coesão social e económica. Nunca compreendemos o facto do acesso ao porto de Aveiro ser sujeito ao pagamento de portagens.
Assim exige-se que o governo tome rapidamente posição sobre esta grave descriminação assumindo a gratuitidade de circulação em toda a extensão da A25.
                Continuamos a defender a concretização das vias alternativas à EN109 que se exigem em vários Municípios entre Ovar e Vagos, de forma a que o tráfego recebido da A17, A25 e A29 seja devidamente acolhido nessas zonas densamente povoadas, numa parceria entre o Governo e os Municípios com a utilização de Fundos Comunitários do Portugal 2030.
               Defendemos também a concretização de uma variante à EN1/IC1, nomeadamente na zona de Anadia e Águeda, por questões de segurança e fluidez de tráfego, podendo ser ponderada a utilização como base do corredor definido para a A32.
               Do mesmo modo, importa rapidamente usar essa fonte de financiamento para proceder à inadiável municipalização de Estradas Nacionais desclassificadas, no quadro do processo de Descentralização com a garantia prévia do financiamento da sua qualificação, invertendo o ciclo de abandono a que foram votadas, numa situação que não dignifica a Administração Pública e com reais riscos de segurança.
 
A 7 de agosto de 2024, a Assembleia da República, através da Lei n.º 37/2024, “elimina as taxas de portagem nos lanços e sublanços das autoestradas do Interior e em vias onde não existam alternativas que permitam um uso com qualidade e segurança”, abrangendo lanços e sublanços em 7 autoestradas do Minho ao Algarve.
Agora descobriu-se que, por incompetência ou ligeireza na proposta de lei, afinal na A25 apenas o tal troço com 3 portagens (em Aveiro e Albergaria-a-Velha) não era abrangido!
É tamanha e histórica e injustificada esta exclusão, fazendo da Região de Aveiro uma ilha de injustiça, que se reivindica uma imediata iniciativa legislativa de correção, colocando os nossos Cidadãos no mesmo plano de igualdade nacional, após década e meia de discriminação negativa, agora agravada.
 
*Joaquim Baptista
Presidente do Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro
09.JAN.2025


Estudo da Universidade de Coimbra avalia impacto das plantações de eucalipto nos animais invertebrados

 
Um estudo liderado por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) avaliou os impactos das plantações de eucalipto nas comunidades de invertebrados do solo à escala global, comparando esses efeitos com os observados noutras utilizações do solo.
 
Esta investigação, que contou com a participação de investigadores do Centro de Ecologia Funcional (CFE), do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e da Universidade Estadual de Santa Catarina (Brasil), está publicada na revista científica Land Degradation & Development.
«Os resultados do estudo mostram que as plantações de eucalipto têm uma densidade de invertebrados inferior à das outras plantações florestais, mas superior à das pastagens e sistemas agroflorestais. A diversidade de invertebrados é menor nas plantações de eucalipto em comparação com as florestas nativas, mas maior do que em outras plantações florestais. Além disso, os impactos variam conforme o tipo de plantação e fatores climáticos, como temperatura e precipitação», revela Raquel Juan-Ovejero, investigadora do CFE e da Universidade de Vigo.
 
Para alcançar os objetivos deste estudo, os especialistas realizaram uma meta-análise global que integrou evidência científica de 26 estudos publicados, permitindo a comparação dos impactos das plantações de eucalipto com os de outros usos do solo, incluindo florestas nativas, outras plantações florestais, pastagens, sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta e áreas invadidas por acácias. Além disso, a investigação procurou identificar fatores que influenciam esses impactos, como o tipo de plantação e as variáveis climáticas.
A líder do estudo considera «crucial a integração de informação em futuros estudos sobre as propriedades físico-químicas do solo, a idade das árvores, os métodos 
de amostragem e as práticas de gestão florestal, para melhorar a compreensão dos efeitos das plantações de eucalipto sobre os invertebrados, o solo e a biodiversidade em geral. Os resultados que obtivemos têm um impacto significativo tanto no avanço do conhecimento científico como na prática da gestão florestal».
 
De acordo com os especialistas, os invertebrados desempenham um papel fundamental nos ecossistemas, como a decomposição de matéria orgânica e a ciclagem de nutrientes. «Ao compreender melhor os impactos destas plantações nestes organismos, os gestores florestais podem adotar práticas que minimizem os efeitos negativos nos invertebrados e, consequentemente, promovam a saúde do solo e a manutenção das funções ecológicas», acredita.
 
«Desta forma, o estudo contribui para o desenvolvimento de estratégias de gestão mais equilibradas, que procurem reduzir os impactos ambientais das plantações de eucaliptos e garantir a sustentabilidade dos ecossistemas a longo prazo», conclui.
 
O artigo científico “Effects of Eucalypt Monoculture Plantations on Soil Invertebrate Communities: A Meta-Analysis” está disponível aqui.
 
*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Aveiro | Reunião de Câmara – 09 de janeiro de 2025


Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, quinta-feira, dia 09 de janeiro de 2025, nos Paços do Concelho.

1. Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências a celebrar entre a Câmara Municipal de Aveiro e cada uma das Juntas de Freguesia do Município de Aveiro para o ano de 2025

Dando seguimento à boa prática que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) vem executando há oito anos, o Executivo Municipal deliberou aprovar os Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências entre a CMA e cada uma das dez Juntas de Freguesia para o ano de 2025, reportando-se os seus efeitos a 01JAN25.
Para o exercício das competências previstas nestes Contratos, a CMA vai delegar competências nas dez Juntas de Freguesia do Município de Aveiro, uma verba total de cerca de 2.445.445,38€.

Os valores disponibilizados referem-se a diversas operações definidas, tais como, pequenas reparações/construção de passeios; manutenção de parques infantis; polidesportivos; fontes, fontanários e tanques; manutenção e colocação de toponímia e qualificação de caminhos rurais, que aqui divulgamos na sua totalidade:

Freguesia de Aradas

> Gestão e manutenção de espaços verdes – 50.600€;
> Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros – 82.300,90€;
> Pequenas reparações / construções de passeios – 14.500€;
> Qualificação de caminhos rurais – 2.500€;
> Manutenção de parques infantis – 1.650€;
> Manutenção / colocação de toponímia – 2.000€;
> Fontes, fontanários e tanques – 1.000€;
> Manutenção do polidesportivo do Eucalipto – 1.000€;
> Parque “Brincar Aradas” (infantil e Intergeracional) – fase 2 – 15.000€;
> Pintura exterior do Edifício-Sede da Junta de Freguesia – 25.000€;
> Memorial de Cerâmica e de Olaria (fase 1) – 20.000€.

Freguesia de Cacia
> Gestão e manutenção de espaços verdes – 34.155€;
> Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros – 105.336,55€;
> Pequenas reparações / construções de passeios – 18.000€;
> Qualificação de caminhos rurais – 30.000€;
> Manutenção de parques infantis – 1.650€;
> Manutenção / colocação de toponímia – 2.000€;
> Fontes, fontanários e tanques – 2.000€;
> Manutenção de polidesportivos – 1.000€;
> Parque “Juvenil Fitness” (António José Bartolomeu) – 6.000€;
> Parque da Rua dos Lares – 11.000€;
> Parque da Rua Venâncio de Matos – 13.000€.

Freguesia de Eixo e Eirol
> Gestão e manutenção de espaços verdes – 18.975€;
> Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros – 91.763,10€;
> Pequenas reparações / construções de passeios – 18.500€;
> Qualificação de caminhos rurais – 24.000€;
> Manutenção de parques infantis – 3.300€;
> Manutenção / colocação de toponímia – 2.000€;
> Fontes, fontanários e tanques – 3.000€;
> Manutenção de polidesportivos – 2.000€;
> Construção de telheiro no logradouro da Junta de Freguesia – 20.000€;
> Qualificação da Fonte Velha de Eirol – 20.000€;
> Requalificação da antiga Escola Primária de Azurva – 20.000€.

Freguesia de Esgueira
> Gestão e manutenção de espaços verdes – 63.250€;
> Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros – 113.584,35€;
> Pequenas reparações / construções de passeios – 22.000€;
> Qualificação de caminhos rurais – 5.000€;
> Manutenção de parques infantis – 5.775€;
> Manutenção / colocação de toponímia – 2.000€;
> Fontes, fontanários e tanques – 1.000€;
> Manutenção de polidesportivos – 2.000€;
> Construção do parque infantil e geriátrico da Praceta da República – 25.500€;
> Reparação de parques infantis vandalizados – 10.000€;
> Requalificação do edifício-sede da Junta de Freguesia – 20.000€;
> Requalificação dos Torreões da Rua José Luciano de Castro – 10.000€.

Freguesia da Glória e Vera Cruz
> Gestão e manutenção de espaços verdes – 11.385€;
> Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros – 46.855,60€;
> Pequenas reparações / construções de passeios – 10.500€;
> Qualificação e/ou gestão de sanitários públicos – 30.000€;
> Manutenção de parques infantis – 6.600€;
> Manutenção / colocação de toponímia – 3.000€;
> Fontes, fontanários e tanques – 500€;
> Manutenção de polidesportivos – 4.000€;
> Construção do armazém da Junta de Freguesia – 82.000€;
> Beneficiação da Capela do Cemitério Sul – 19.700€.

Freguesia de Oliveirinha
> Gestão e manutenção de espaços verdes – 13.800€;
> Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros – 57.026,20€;
> Pequenas reparações / construções de passeios – 8.500€;
> Qualificação de caminhos rurais – 18.750€;
> Manutenção de parques infantis – 2.475€;
> Manutenção / colocação de toponímia – 2.000€;
> Fontes, fontanários e tanques – 3.000€;
> Manutenção de polidesportivos – 3.000€;
> Construção do Armazém da Junta de Freguesia – 150.000€;
> Qualificação do auditório do edifício-sede da Junta de Freguesia – 50.000€.

Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz
> Gestão e manutenção de espaços verdes – 22.137,50€;
> Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros – 127.916,80€;
> Pequenas reparações / construções de passeios – 20.000€;
> Qualificação de caminhos rurais – 35.000€;
> Manutenção de parques infantis – 2.475€;
> Manutenção / colocação de toponímia – 2.000€;
> Fontes, fontanários e tanques – 7.000€;
> Manutenção de polidesportivos – 3.000€;
> Gestão dos parques ribeirinhos de Requeixo e do Carregal – 10.000€;
> Conclusão do Largo de Festas de Verba – 30.000€;
> Conclusão da requalificação do Centro Social de Requeixo – 30.000€;
> Requalificação do edifício da CMA e adaptação do edifício multiusos de Nariz – 60.000€.

Freguesia de Santa Joana
> Gestão e manutenção de espaços verdes – 56.925€;
> Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros – 76.026,50€;
> Pequenas reparações / construções de passeios – 15.000€;
> Qualificação de caminhos rurais – 2.500€;
> Manutenção de parques infantis – 4.950€;
> Manutenção / colocação de toponímia – 2.000€;
> Fontes, fontanários e tanques – 1.000€;
> Manutenção de polidesportivos – 2.000€;
> Construção do armazém da Junta de Freguesia – 120.000€;
> Renovação do sistema de luz e projeção do auditório da Junta de Freguesia – 35.000€.

Freguesia de São Bernardo
> Gestão e manutenção de espaços verdes – 48.070€;
> Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros – 58.240,60€;
> Pequenas reparações / construções de passeios – 12.500€;
> Qualificação de caminhos rurais – 2.500€;
> Manutenção de parques infantis – 3.300€;
> Manutenção / colocação de toponímia – 2.000€;
> Fontes, fontanários e tanques – 500€;
> Manutenção de polidesportivos – 1.000€;
> Construção do Parque de Lazer e Merendas das Areias de São Bernardo – 40.000€;
> Qualificação da fonte do “Rio Neto” – 40.000€;
> Requalificação do polidesportivo do parque de São Bernardo – 4.500€.

Freguesia de São Jacinto
> Gestão e manutenção de espaços verdes – 16.800€;
> Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros – 32.0
> Pequenas reparações / construções de passeios – 7.680€;
> Qualificação e gestão de sanitários públicos – 7.680€;
> Limpeza do passadiço, estradão e Molhe Norte – 5.760;
> Manutenção de parques infantis – 1.728€;
> Manutenção / colocação de toponímia – 1.920€;
> Manutenção de polidesportivos – 2.880€;
> Aquisição de sepulturas para o Cemitério de São Jacinto – 20.000€;
> Aquisição/construção de churrasqueiras para o parque da Lomba da Mata – 5.000€.

A avaliação da execução dos Contratos de Delegação de Competências será feita mediante a apresentação pela Junta de Freguesia de relatórios mensais de execução a entregar à Câmara Municipal até ao dia oito de cada mês.

Os Contratos vão agora ser apreciados e aprovados pelos Executivos das Juntas de Freguesia e pelas Assembleias de Freguesia, terminando o processo com a deliberação da Assembleia Municipal, ocorrendo depois a sessão de assinatura pública dos referidos contratos.

Os valores disponibilizados referem-se a diversas operações definidas, tais como, pequenas reparações/construção de passeios, manutenção de parques infantis, polidesportivos, fontes, fontanários e tanques, manutenção e colocação de toponímia e qualificação de caminhos rurais, limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros, qualificação e gestão de sanitários públicos, várias obras em todas as Freguesias.

2. Transferência de Recursos para a Junta de Freguesia de São Jacinto
O Executivo Municipal deliberou rever o valor definido para o Auto de Transferência de Recursos para 2025 com a Junta de Freguesia de São Jacinto, aumentando de 40.686,90€ para 48.824,28€ a quantia a transferir. Isto porque, em 2024 os valores definidos foram calculados apenas para 10 meses de execução, o que a partir deste ano de 2025 se revela desadequado, já que a Junta de Freguesia tem capacidade plena, para assumir as suas competências para os 12 meses do ano.
A Câmara Municipal de Aveiro vai transferir 16.800€ para gestão e manutenção de espaços verdes e 32.024,28€, para limpeza das vias, espaços públicos, sarjetas e sumidouros, utilizando os mecanismos de transferência financeira definidos na legislação da Descentralização.
Estes valores integram o valor total das transferências financeiras da CMA para as dez Juntas de Freguesia do Município, que neste ano de 2025 é de 2.445.445,38€.

3. Balcão de Atendimento transferido para a Rua Direita, em Nariz
O Executivo Municipal deliberou aprovar a minuta do contrato de comodato para cedência à Junta de Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz, de um edifício localizado na Rua Direita, em Nariz, propriedade da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), com o objetivo de transferir para este local o Balcão de Atendimento e Serviços Administrativos da Junta. Este edifício era, até ao momento, ocupado pela Associação Desportiva de Nariz, a quem a CMA entregou recentemente o edifício da antiga Escola Primária.
Assim, o novo local de atendimento da Junta, na Rua Direita, ficará a funcionar nas proximidades do atual, que se encontra instalado, até agora, no antigo edifício da Junta de Freguesia de Nariz.
O edifício da antiga Junta passará a ter novos usos para fruição da comunidade, nomeadamente, atividades culturais e de dinamização comunitária.
O assunto segue para deliberação em sede Assembleia Municipal de Aveiro.

4. Câmara investe 1 milhão de euros na construção de um novo arruamento entre a Rua da Junqueira e a Rua da Vulcano, em Cacia
O Executivo Municipal deliberou aprovar a adjudicação da construção de um novo arruamento de ligação entre a Rua da Junqueira e a Rua da Vulcano, em Cacia, à empresa Eduardo Mota & Gervásio Silva, Lda., pelo valor de 925.199,60€.
Esta nova via de ligação à Vulcano / Bosch, a construir junto à Linha do Norte, é muito relevante para resolver um problema antigo desta zona industrial ao nível da drenagem das águas pluviais, ao mesmo tempo que irá melhorar as acessibilidades, a gestão do tráfego pesado nesta zona da Área de Atividades Económicas – Aveiro Norte e criar duas novas frentes de construção para as empresas em causa.

5. Câmara de Aveiro investe mais de meio milhão de euros na requalificação da Piscina de São Jacinto
O Executivo Municipal deliberou ratificar a adjudicação da empreitada para requalificação da Piscina de São Jacinto, à Cimave – Construtora e Imobiliária de Aveiro, Lda., num investimento da Câmara Municipal de Aveiro de 578.027,54€.
De acordo com o projeto, trata-se de uma obra de recuperação profunda e total da infraestrutura, nomeadamente ao nível da piscina, tanques, áreas técnicas e respetivos equipamentos de tratamento das águas, bem como ao nível dos revestimentos exteriores de pavimento.
O edifício será alvo ainda de uma pintura geral interior e exterior, incluindo a impermeabilização da cobertura / solário. No âmbito desta obra da CMA vai ser instalado um campo de voleibol de praia e um parque infantil, dentro do novo e ampliado perímetro da Piscina de São Jacinto.
A CMA prossegue assim o investimento na conservação das infraestruturas municipais existentes e dos serviços aos Cidadãos em todo o Município, de forma regular, devidamente planificado e tendo em conta a sustentabilidade financeira da Câmara.

6. Protocolo entre a CMA e a Escola de Judo Nuno Delgado para o ano letivo 2024/2025

Considerando a aposta da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) no desenvolvimento do projeto “Judo na Escola”, com elevado sucesso, potenciando o desenvolvimento social através das atividades desportivas, em particular pela prática de Judo, o Executivo Municipal deliberou aprovar o Protocolo de Colaboração a estabelecer entre a CMA e a Associação Escola de Judo Nuno Delgado para o ano letivo 2024/2025, representando um investimento de 13.121,00€.

O projeto Judo na Escola foi implementado, pela primeira vez, no ano letivo 2015/2016 e destina-se a todos os alunos dos 3.º e 4.º anos do Ensino Básico das Escolas do Município. No ano letivo 2022/2023 participaram cerca de 1500 alunos.

7. Alteração pontual ao Estudo Urbanístico das Agras do Norte

O Executivo Municipal deliberou aprovar uma alteração pontual ao Estudo Urbanístico das Agras do Norte, respeitante á área poente referenciada pela Rua dos Andoeiros, devido à intenção de vários particulares em avançar com operações urbanísticas de edificação e obras de urbanização.

O Estudo Urbanístico das Agras do Norte mantém os princípios básicos do desenho urbano aprovado em Reunião de Câmara de 20 de novembro de 2019, no que concerne à ocupação, rede viária e conceção do espaço público, bem como à dotação e distribuição das áreas verdes estruturais e complementares do espaço edificável.

8. Preçário do Teatro Aveirense para 2025

O Executivo Municipal deliberou aprovar o preçário para o ano de 2025 do Teatro Aveirense, que varia de acordo com a natureza do evento, o público-alvo, a estratégia de formação de públicos, a gestão financeira ou as parcerias estratégicas, salientando que o custo dos ingressos se mantém inalterado e de acordo aos preços praticados nos últimos anos.

Tabela de preços:
Ações de Serviço Educativo e Formação de Públicos: 3,00€ a 5,00€
Visita Encenada: 1,00€
Ciclo Novas Quintas: 5,00€
Cinema: 4,00€ (50% de desconto na compra de todas as sessões mensais)
Ações não descriminadas de Teatro, Dança, Música, entre outros: 5,00€; 7,50€; 10,00€; 12,50€; 15,00€; 17,50€; 20,00€; 25,00€; 30,00€ e 45,00

Aplicação de política de descontos do Teatro Aveirense:
1) 20% de desconto sobre a tarifa do bilhete:
o menores de 25 de anos;
o maiores de 65 anos;
o grupos organizados (mais de 10 pessoas).
2) 50% de desconto para Escolas de Teatro, Dança, Música/Artes Performativas com interesse pedagógico;
3) 50% de desconto para o GRETUA.

Esta política de descontos não se aplica a espetáculos de promotores externos ou de preço igual ou inferior a 5€.

9. Atribuição de apoios de subsídios de caráter eventual emergentes e não emergentes
O Executivo Municipal deliberou autorizar a ratificação dos apoios atribuídos no âmbito dos subsídios de caráter eventual emergentes e não emergentes no âmbito do processo de transferência de competências no domínio da ação social, referentes ao mês de dezembro de 2024.

A Ação Social é uma área à qual a CMA tem dado prioridade de trabalho ao longo deste tempo, em equipa com as Direções das IPSS e em estreita ligação ao Instituto da Segurança Social, permitindo que todas as situações sejam resolvidas com maior rigor e celeridade e, dessa forma, conseguimos aumentar a qualidade e o funcionamento do sistema de Ação Social ao nível do Município de Aveiro.

10. Isenção de taxas ao Agrupamento de Escuteiros de Oliveirinha
O Executivo Municipal deliberou isentar o Agrupamento de Escuteiros de Oliveirinha do pagamento da taxa de Ocupação de Via Pública, pelo período de um mês, no valor de 372,09€, atento ao relevante objetivo de realizar obras de manutenção e conservação do seu edifício, financiadas pela Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito do Programa Municipal de Apoio às Associações.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
** Imagem c/DR


Delariva Viseu traz a Viseu um dos maiores nomes do Jiu-Jitsu mundial

 

A Escola Delariva (Jiu Jitsu Clube de Viseu) trará a Viseu o renomado atleta Vinícius Liberati, uma das maiores referências atuais no Jiu-Jitsu. O atleta brasileiro estará presente nos dias 27 e 28 de janeiro para dois workshops exclusivos, que terão início às 19h15, no Pavilhão Desportivo do Fontelo.
Ao longo da sua carreira, Vinícius Liberati destacou-se em várias competições internacionais, conquistando diversos títulos pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e pela Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro (AJP). Entre as suas conquistas mais notáveis, incluem-se o vice-campeonato mundial de 2024, o campeonato europeu e o campeonato sul-americano.
Nos workshops em Viseu, os participantes terão a oportunidade de aprender diretamente com Vinícius Liberati, que partilhará a sua experiência e conhecimento enquanto atleta de alta competição. Este evento representa uma excelente oportunidade para praticantes e adeptos de Jiu-Jitsu brasileiro conhecerem e aprenderem com um dos melhores atletas do mundo.
Mais informações nas Redes Sociais da Escola Delariva Viseu: @delarivaviseu

Proença-a-Nova | Unidade Móvel de Saúde realiza perto de 2 mil atendimentos em 2024


A Unidade Móvel de Saúde (UMS) registou um impacto significativo em 2024, demonstrando o seu papel crucial na prestação de cuidados de saúde às comunidades.

De acordo com os dados estatísticos anuais, foram realizados 1934 atendimentos, dos quais 159 foram atendidos pela primeira vez, abrangendo diversas iniciativas de saúde preventiva e de educação para a saúde.
Entre os serviços prestados, destacam-se: 1806 avaliações de peso e medições do índice de massa corporal (IMC); 1795 testes de glicemia e de colesterol; 1904 avaliações de tensão arterial, um indicador-chave na promoção da saúde cardiovascular; e 35 encaminhamentos de utentes para cuidados médicos especializados, dos quais 27 foram para consulta com o médico de família e 8 para consulta de urgência – destes 1 com encaminhamento via INEM. Registou-se ainda um aumento de 2 anos na média de idades de atendimento de 67 para 69 anos.

Além disso, a UMS percorreu um total de 10 592 quilómetros, visitando 104 locais e envolvendo em campanhas comunitárias e educativas como por exemplo na habitual iniciativa nas praias fluviais, zonas de lazer e piscinas públicas durante os meses de julho e agosto.

Este registo sublinha o compromisso da UMS em aproximar os cuidados de saúde das populações mais vulneráveis, reforçando a importância de um sistema de saúde acessível e centrado no bem-estar da comunidade.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

FICA 2024: Um Festival de Sucesso que Atraiu Dezenas de Milhares de Visitantes a Alvaiázere


De 13 de dezembro a 5 de janeiro, Alvaiázere foi o epicentro da magia da época natalícia com o FICA - Festival de Inverno do Concelho de Alvaiázere, que voltou a superar todas as expectativas.

Durante mais de três semanas, o evento consolidou-se como um dos maiores marcos do calendário natalício regional, atraindo dezenas de milhares de visitantes à tenda principal e aos vários espaços dedicados à celebração desta época festiva.
O FICA 2024 destacou-se por uma programação cuidadosamente pensada para públicos de todas as idades e interesses. Ao longo do mês de dezembro, o festival ofereceu espetáculos para toda a família, desde concertos de artistas consagrados do panorama musical português (GNR, Toy, Padre Guilherme, David Antunes, Para Sempre Marco), comédia (Eduardo Madeira e Carlos Vidal), teatros musicais infantis (Miss Cindy e Íris Maravilha), entre outros momentos culturais que encheram a tenda de momentos de diversão e emoção para crianças e adultos.

Entre os grandes destaques deste ano, o FICA trouxe uma pista de ski infinito – única no país, desafiando os mais corajosos. Esta atividade teve uma adesão extraordinária por parte de crianças, jovens e séniores com mais ou menos experiência na prática de Ski.

A Maior Exposição de Pais Natais do País foi outro grande sucesso, atraindo visitantes de diversas localidades. Esta exposição, com cinco milhares de figuras de Pai Natal, proporcionou um cenário único para famílias e crianças, tornando-se uma das principais atrações do festival e um motivo de orgulho para o concelho.

A noite de 31 de dezembro foi marcada com uma animada celebração de Passagem de Ano. O público reuniu-se para uma festa memorável, repleta de música e animação, num deslumbrante espetáculo de fogo de artifício, iluminando os céus de Alvaiázere e marcando a entrada de 2025 com grande entusiasmo.

O Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, João Paulo Guerreiro, enalteceu o impacto deste evento na comunidade: "O FICA é mais do que um festival. É uma afirmação da identidade do nosso concelho, que ano após ano se torna mais atrativo e dinâmico. Este ano, com uma programação de excelência, momentos únicos proporcionados às famílias, conseguimos não só fortalecer o espírito de comunidade, mas também atrair novos visitantes e impulsionar a economia local."

Além do impacto cultural e social, o FICA 2024 destacou-se pela sua relevância económica. O festival, com entrada gratuita, tem sido também um importante veículo de promoção de Alvaiázere como destino turístico e cultural, reforçando o seu posicionamento a nível nacional. Com a maior afluência de público registada até hoje, o FICA 2024 fechou esta edição como um verdadeiro sucesso, deixando a promessa de que o próximo ano trará ainda mais motivos para celebrar a época natalícia em Alvaiázere.

*Gabinete de Apoio à Presidência

Cantanhede | No âmbito do projeto municipal Tardes Comunitárias. Coro da Universidade dos Tempos Livres e Tardes Comunitárias cantaram as janeiras na Câmara Municipal

 
O Coro da Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede e o grupo do programa Tardes Comunitárias estiveram, na quarta-feira, dia 08 de janeiro, no edifício dos Paços do Concelho de Cantanhede a cantar as janeiras.
Cerca de 70 pessoas interpretaram quadras ao ritmo de canções ensaiadas por monitores, no âmbito de uma visita de cortesia que teve como anfitriã a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, acompanhada pelo vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, e pelos vereadores Adérito Machado e Célia Simões, além de funcionários que se deslocaram aos claustros para assistirem à atuação.
O momento terminou numa confraternização com o executivo camarário.
Helena Teodósio aproveitou o momento para partilhar informações sobre os projetos em andamento, incentivando os presentes a contribuírem com sugestões.
"Estamos empenhados em desenvolver vários projetos importantes para o nosso concelho e gostaríamos de ouvir as vossas sugestões para enriquecer ainda mais o nosso trabalho", sublinhou a autarca.
A Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede (UTLCC) tem como objetivo contribuir para uma melhoria da qualidade de vida do público-alvo (população sénior e adultos em geral), proporcionando-lhes a oportunidade de tirar partido da sua disponibilidade para o desenvolvimento das capacidades intelectuais, físicas e artísticas.

Já as “Tardes Comunitárias” é um projeto de intervenção social promovido pelo Município de Cantanhede para motivar a população sénior a desenvolver a sua interação psicossocial em atividades sociais, culturais, desportivas e lúdicas.
Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos”, proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.
Nesse sentido, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, decorrem inúmeras atividades, que vão desde exercícios de ginástica e outros desportos, a debates sobre saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e proteção civil, ou visualização de filmes.
Os interessados podem efetuar a sua inscrição na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida n.º 3, em Cantanhede, ou através do número 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt


Proença-a-Nova | Abertas candidaturas à criação de emprego e microempreendedorismo no Pinhal Interior

Estão abertas até ao dia 28 de fevereiro as candidaturas ao ITI - Instrumento Territorial Integrado Temático / Instrumento Integrado de Base Territorial do Pinhal Interior, com vista à criação de emprego e microempreendedorismo.
O ITI de Base Territorial do Pinhal Interior, área geográfica da qual Proença-a-Nova faz parte, juntamente com outros 23 municípios de cinco Comunidades Intermunicipais diferentes, pretende promover a criação de emprego próprio e novos postos de trabalho em zonas menos povoadas. Os apoios são essencialmente destinados à deslocação de empresas já existentes, do Litoral para o Interior do país, como referido no aviso divulgado. Pessoas que residam em território não classificados como de baixa densidade e que queiram vir para estes concelhos, “que, antes da celebração do contrato de trabalho residam em território não classificado como de baixa densidade, passando a residir no território do Pinhal Interior, com comprovativo do domicílio fiscal emitido pela AT, antes e depois da celebração do contrato”, pode ler-se no aviso. Além destes, os apoios são também destinados à criação de novas empresas ou até à expansão de novas empresas nestas zonas menos povoadas.
Segundo consta no aviso divulgado, podem candidatar-se a aceder aos apoios entidades como micro e pequenas empresas, na aceção da Recomendação n.º 2003/361/CE, da Comissão, de 6 de maio, relativa à definição de micro, pequena e média empresa. Neste cenário, em que a localização geográfica se torna um ponto fundamental, não é considerada elegível a modalidade de incubação virtual, destinada a empresas que não dispõem de ou necessitam de um espaço físico. São elegíveis para as ações pessoas à procura de emprego, incluindo jovens, desempregados de longa duração ou pessoas inativas, as pessoas que pretendam criar o seu próprio emprego, bem como as pessoas que se queiram deslocar para os territórios do Pinhal Interior para trabalhar.
Os apoios concedidos, com a duração máxima de 30 meses, são financiados pelo Fundo Social Europeu+, revestindo a forma de subvenção não reembolsável, sendo a taxa de financiamento de 85%. Os custos elegíveis da operação, são: encargos com pessoal afeto à operação; investimentos em ativos tangíveis e intangíveis; rendas, alugueres e amortizações; encargos diretos com a preparação, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação; e encargos gerais da operação.
O apoio, desta forma, concretiza-se através do Custo Unitário para Custos Diretos com Pessoal, financiam-se os custos diretos com pessoal por custo unitário, por hora e por classe de profissão, para determinação dos custos elegíveis da operação. É aplicável a empreendedores e trabalhadores por conta de outrem, do sector privado, que detenham um contrato de trabalho, e cujo posto de trabalho criado resulte diretamente da execução da operação, acrescido de 40% para financiamento às restantes categorias de custos, associadas à criação dos postos de trabalho. O apoio incide sobre 90% das despesas elegíveis.
O ITI - Instrumento Integrado de Base Territorial do Pinhal Interior é um projeto do Programa Regional do Centro 2021-2027 (Centro 2030), cofinanciado pela União Europeia. Para mais informações ou qualquer esclarecimento de dúvidas, poderá contactar de forma gratuita a Linha dos Fundos, pelo 800 10 35 10 (09h00 às 18h00), ou utilizar o endereço de correio Linha dos Fundos, pelo 800 10 35 10 (09h00 às 18h00), ou utilizar o endereço de correio eletrónico linhadosfundos@linhadosfundos.pt.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Aveiro | Exposição de fotografias “BIODIVERSIDADE – Olhares que falam”

 A exposição de fotografias “BIODIVERSIDADE - Olhares que falam”, com a curadoria de Aldiro Pereira, dá a conhecer os trabalhos de 10 autores do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro que fazem da fotografia um modo de contemplar a Natureza e da escolha de belíssimas imagens um meio para a divulgação e conservação da biodiversidade do nosso planeta. A exposição está patente ao público até 31 de janeiro, na Fábrica Centro Ciência Viva, e tem entrada livre.
Esta exposição é mais um contributo para a urgência da preservação e divulgação da biodiversidade. A beleza e abrangência das imagens expostas e os deliciosos pormenores que podem ser procurados pretendem alertar a comunidade para a importância da biodiversidade e os riscos que enfrenta. É preciso promover a educação ambiental, a divulgação científica, a participação social e a sensibilização para os valores ecológicos, culturais e económicos da Natureza, para além, entre outros, da ideia que todos os organismos, mesmo aqueles que eventualmente possam ser considerados dispensáveis, têm um papel fundamental na capacidade do planeta para acolher vida, como a conhecemos. Talvez a beleza das imagens expostas ajude nesta tarefa de todos nós.
A exposição apresenta fotografias da autoria de Aldiro Pereira, António Vieira, Beatriz Vieite, António Calado & Sandra Calado, Cláudio Brandão, Daniel Mêdas, Júlio Neto, Lísia Lopes e Unidade Vida Selvagem.

*Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro
Tel. +351 234 427 053 (chamada para a rede fixa nacional)

Aveiro | Câmara apoia “São Gonçalinho” com isenção de taxas e apoio institucional e operacional


“É um gosto muito especial ser parceiro ativo desta Festa”, Ribau Esteves. Festividades arrancam esta quinta-feira e prolongam-se até à próxima segunda-feira

No quadro do arranque das Festas em Honra de São Gonçalinho, que têm início hoje (09 de janeiro) e se prolongam até à próxima segunda-feira (13 de janeiro), a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) levou a cabo um cuidadoso trabalho de articulação e cooperação com a Mordomia, ao nível institucional e operacional, para que as celebrações se realizassem com melhor e maior nível de qualidade e segurança. Dos apoios prestados, destaque para a isenção de taxas no valor de 67.000€, o apoio à montagem das infraestruturas de energia, limpeza e manutenção urbana, instalação da tenda de espetáculos na praça central de eventos do Rossio e fornecimento de energia.

O Presidente da CMA declarou que “é um gosto muito especial ser parceiro ativo desta Festa, que honra os Aveirenses e de forma muito especial o Bairro da Beira Mar, sabendo que este é o primeiro evento do Ano Novo e que conta em plena condição com o apoio da CMA em toda a linha de operação, com destaque para a realização dos concertos no Rossio, que também celebra um ano desde a sua requalificação. Voltar a receber o Nosso Menino no novo Rossio, vai ser um momento marcante”.

O Presidente Ribau Esteves refere também que “foi em 2015, com o então Juiz da Festa, o Saudoso João Moreira, com o apoio da sempre Mordoma Isménia Franco, que decidimos dar um impulso forte à Festa de São Gonçalinho, conferindo-lhe o estatuto de Interesse Público Municipal, colocando-a no cartaz dos principais eventos de Aveiro com grande investimento promocional da Câmara (no Boas Festas em Aveiro, no Programa da Candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 e no Programa de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024), instalando a Tenda grande dos espetáculos no Rossio (2016 foi o primeiro ano, e agora com o renovado Rossio tem um espaço muito maior e de elevada qualidade), entregando à Mordomia a gestão e a receita da venda ambulante (até então da Câmara), facultando o Teatro Aveirense para eventos da Mordomia, apoiando a conquista de investidores privados na Festa, entre outros apoios da Câmara, sempre realçando e colocando no primeiro lugar de importância do notável trabalho das Mordomias, símbolo da capacidade de fazer bem dos Aveirenses”.

Este é um evento que integra o Boas Festas em Aveiro 2024/2025, um dos principais eventos do calendário anual do Município de Aveiro e que por isso se torna também um importante veículo de comunicação, divulgação e impulso às festividades.

Neste ano de 2025, as Festas em Honra de São Gonçalinho têm um motivo especial de celebração, devido à recente aprovação da inscrição das festividades, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. A inscrição da Festa no Inventário Nacional, anunciada no último mês de dezembro, foi uma iniciativa da CMA, através de um trabalho de uma Equipa Técnica CMA que tratou de todo o processo, em estreita colaboração com a Mordomia de São Gonçalinho e com a Paróquia da Vera Cruz, numa ação que integra a estratégia municipal de preservação, salvaguarda e valorização do património cultural material e imaterial de Aveiro.

As Festas em Honra de São Gonçalinho enchem as ruas do Bairro da Beira Mar de luz, música, festa e tradição. Durante cinco dias sucedem-se os rituais festivos com séculos de existência, sendo que desde a edição da Festa de 2016 assumindo um lugar especial nos eventos marcantes do calendário do Município de Aveiro.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro