quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

II Fórum LGBTQI+ no próximo fim de semana em Coimbra


O Bloco de Esquerda e o THE LEFT organizam o II Fórum LGBTQI+, que terá lugar em Coimbra, na Escola EB 2,3 Martim de Freitas, de 1 a 2 de março. Com o lema “O orgulho contra o conservadorismo”, o Fórum é aberto à participação e juntará centenas de ativistas.
Formulário de inscrição: https://bit.ly/ForumLGBTQI
O movimento LGBTQI+, juntamente com o feminista, têm sido reconhecidos como os grandes protagonistas da reação internacional ao crescimento do conservadorismo e da extrema-direita.

O I Fórum LGBTQI+, realizado em 2023, discutiu, em torno de um documento orientador, as estratégias do movimento nas últimas décadas e os desafios presentes e futuros desta luta pela emancipação numa perspetiva anticapitalista. O II Fórum LGBTQI+ procura aprofundar estas questões, procurando construir um orgulho crítico, interseccional e com consciência de classe.
Em Portugal, há mais de 20 anos que as marchas do orgulho não param de crescer, constituindo o maior e mais descentralizado fenómeno de mobilização coletiva, trazendo às ruas dezenas de pessoas por todo o território. As marchas têm vindo a articular agendas políticas, conjugando a luta pela liberdade com a luta contra todas as formas de opressão e de exploração. Ao mesmo tempo que são cada vez mais críticas, são também mais festivas, por fazerem da celebração um protesto e da reivindicação uma festa, e por serem uma afirmação coletiva do poder do encontro no espaço público.
Porém, o caráter político e contestatório do Orgulho LGBTQI+ tem-se confrontado com a crescente apropriação das bandeiras de luta por parte do mercado, que tentam destituir o protagonismo político da comunidade. É, então, necessária a existência coletiva de uma perspetiva anticapitalista e emancipatória, capaz de fazer frente à lógica liberal, identitária e mercantilista que se tenta apropriar dos nossos espaços.

Com a participação de centenas de ativistas será possível reforçar os laços e construir respostas conjuntas aos desafios do movimento. Com plenários, debates, sessão de cinema, festa e feira livre, de 1 a 2 de março, todos os caminhos do arco-íris vão dar a Coimbra.

Bloco de Esquerda de Coimbra

ENTERRO DO ENTRUDO VOLTA A ANIMAR FESTA DE CARNAVAL EM PEDORIDO

 
Desfiles escolares no dia 28 de fevereiro
Num tempo que se deseja de muita folia e boa animação, o concelho de Castelo de Paiva vai voltar a viver o Carnaval com todo o entusiasmo e alegria, com a realização de algumas iniciativas carnavalescas dinamizadas por escolas e associações locais, e que vão contar com o apoio municipal.
Na manhã da próxima Sexta-feira, dia 28 de Fevereiro, vão decorrer os Desfiles dos Agrupamentos Escolares, sendo que, no Largo do Conde, vão desfilar os alunos do Agrupamento Escolas de Castelo de Paiva, do Centro Social e Paroquial de Sobrado e da APPACDM de Castelo de Paiva, e pelas ruas de Oliveira do Arda, na Raiva, vão desfilar os alunos do Agrupamento Escolas do Couto Mineiro e o Centro Social do Couto Mineiro, enquanto para a tarde do mesmo dia, está marcada a apresentação do Carnaval Sénior, com a participação das IPSS do concelho, uma iniciativa muito acarinhada pela população e agendada para Largo do Conde ou para o espaço do Pavilhão Municipal dos Desportos, caso haja condições climatéricas adversas.
Entretanto, e como manda a tradição, Pedorido voltará a viver o Enterro do Entrudo com todo o fulgor e alegria que é habitual, sendo que, no Domingo Gordo, dia 2 de março, haverá festa rija durante a tarde no Parque de Merendas, com Desfile Infantil e Concurso de Mascarados, lanche, e bailarico com a presença do DJ Ricardo Ramalho e a Festa Total.
O habitual Enterro do Entrudo
realiza-se na noite do dia
3 de Março, com desfile fúnebre desde o lugar da Póvoa até à zona das Concas e Ponte Centenária (Foz do Arda), com animação a cargo dos Grupo de Bombos Amigos de Cima durante o cortejo, realizando-se de seguida a Leitura do Responso, a Queima do Entrudofogo de artificio, concurso de máscaras e arraial popular, seguindo-se um animado baile pela noite fora, com a participação do Grupo Musical Eklipse.
Esta iniciativa é da responsabilidade do Grupo de Dinamização de Pedorido e conta com o apoio da CM de Castelo de Paiva, da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso e da população do Couto Mineiro do Pejão.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
                                                 

Cantanhede | No próximo sábado, 1 de março. Ciclo de Teatro Amador com espetáculos em Cantanhede e na Sanguinheira

 
O Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede regressa no próximo sábado, 1 de março, com a itinerância de dois grupos envolvidos nesta ação de revitalização da atividade teatral promovida pela edilidade cantanhedense, designadamente pelo Grupo de Teatro Renascer e pelo EKOS - Grupo de Teatro.
O EKOS - Grupo de Teatro, da Associação Orfeão Vox Caeli de Cantanhede, sobe ao palco do Salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, no sábado, às 21h30, para representar “Operação Câmara Oculta”, de Margarida Vaz e Vanessa Pinto.
A peça narra uma noite cheia de suspense e diversão, onde um grupo de amigos, entre sustos, risadas e o som de gatos a miar, faz uma descoberta inesperada: um segredo oculto que pode mudar tudo. Agora, eles precisam decidir o que fazer, enquanto o poder local pode estar em risco.
Também no sábado, às 21h30, na sede do Centro Social de Recreio e Cultura da Sanguinheira, o Grupo de Teatro Renascer vai representar “Nós os Ricos – A Crise da Fortuna” de Mário Zambujal e José Fanha.
Trata-se de uma adaptação da série de comédia que retrata a vida de Berto, um novo-rico espalhafatoso, sem gosto e sem educação, que vive com a sua irmã e um mordomo seu amigo. Entre mal-entendidos e momentos hilariantes, a peça satiriza o contraste entre parecer e ser, num retrato bem-humorado do espírito português. Com muito riso e confusões, esta adaptação promete entreter o público com uma crítica leve e bem-disposta à ostentação e à falta de etiqueta.
Recorde-se que a edição deste ano do Ciclo de Teatro decorre até abril, num total de 38 sessões de teatro, envolvendo a participação de mais de 350 pessoas, entre atores e outros elementos que asseguram diversas tarefas inerentes à produção e montagem dos espetáculos.
Durante quatro meses, todos os fins de semana, haverá a apresentação de, pelo menos, uma peça de teatro numa das freguesias onde desenvolvem intervenção cultural as coletividades que vão dar corpo a esta ampla ação cultural, em algumas datas com representações simultâneas em diferentes locais.



Marinha Grande | CONCESSÃO DE EXPLORAÇÃO DO CAFÉ DO CINE-TEATRO ACTOR ÁLVARO EM CONCURSO

 O Município da Marinha Grande tem a decorrer o período de entrega de propostas para a concessão de exploração do Café do Cine-Teatro Actor Álvaro, no Largo da República, em Vieira de Leiria, até às 23h59 do dia 18 de março de 2025.
O espaço físico objeto do concurso está localizado no rés-do-chão do Cineteatro Actor Álvaro e tem a área total de 100,10 metros quadrados. Possui ainda um espaço exterior (canto) no qual poderá ser instalada uma pequena esplanada aberta.

A concessão tem como prazo de duração cinco anos, a contar da data da assinatura do contrato de concessão da exploração, podendo ser objeto de uma única prorrogação pelo prazo um ano. Para obter mais informações, poderá ser consultado o sítio de internet da Câmara Municipal, através do link https://www.cm-mgrande.pt/pages/1360.

Os interessados devem submeter as propostas até às 23h59 do dia 18 de março de 2025, diretamente na plataforma eletrónica Acingov, alojada no sítio https://www.acingov.pt  

Gabinete de Comunicação e Imagem

LURDES SILVA E PATRICIA NEVES REUNIRAM COM JOÃO COSTA COORDENADOR DA SECÇÃO DE BASQUETEBOL

 
No passado dia 21 de fevereiro, teve lugar na sede social da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, uma reunião de trabalho, na qual Lurdes Silva que estava acompanhada pela sua Vice-presidente Financeira, Patricia Neves, recebeu ao fim da tarde, João Costa, coordenador técnico da Secção de Basquetebol.
Começando por abordar alguns aspectos relativos às actividades diárias da Secção de Basquetebol, nomeadamente das suas 6 equipas e em especial das equipas Sub 12, Sub 14, masculinos e femininos e Sub 16, que iniciaram recentemente a disputa do II Torneio Pedro Frazão, que embora seja organizado pela Associação de Basquetebol de Coimbra, incluiu uma equipa da cidade de Pombal, do Torneio Inter - Associações, 1ª fase, Grupo 4, organizado pela Associação Basquetebol do Porto e do Campeonato Distrital Sub 16, 5ª Fase Grupo 3, promovido pela Associação de Basquetebol de Aveiro, João Costa, coordenador da Secção de Basquetebol, deu nota às dirigentes presentes da necessidade, de num futuro próximo vir a conseguir-se mais alguns espaços para treinos, respondendo dessa forma, às exigências técnicas da preparação das equipas, para a participação nestas fases regionais.
De seguida Lurdes Silva, apresentou detalhadamente o plano de actividades previsto para ser realizado durante o ano corrente, que assinala o 75º aniversário da Sociedade Columbófila, tendo João Costa confirmado a realização de trés Torneios Internacionais, nomeadamente o Torneio Cantanhede CUP, no escalão de Sub – 14 masculino e feminino, com realização prevista para 12 e 13 de julho. o Torneio 75º aniversário da ASSSCC, no escalão de Sub 16, agendado para os dias 20 e 21 de setembro, o Torneio de Minibasquete, a realizar no dia 27 do mesmo mês.
Para além destas competições, João Costa manifestou interesse em englobar também no programa anual de comemorações do 75º aniversário, da fundação da Sociedade Columbófila, o Encontro Distrital de Minibasquete, a realizar em parceria com o Municipio de Cantanhede, no dia 1 de junho e integrado no Dia da Criança.
Ainda no âmbito do programa das comemorações, a Secção de Basquetebol pretende promover um “Dia Aberto” dedicado às famílias das crianças e jovens atletas.
Já perto do final desta reunião, Lurdes Silva e Patricia Neves, manifestaram a João Costa a total disponibilidade para reunir um conjunto alargado de apoios que possibilite concretizar as actividades que a Secção de Basquetebol, tem agendado para as comemorações dos 75 anos da Sociedade Columbófila, deixando ao coordenador Técnico, a total disponibilidade dos elementos da Direcção Geral, para qualquer questão que venham a necessitar de colocar em prática durante a presente época desportiva.


Universidade de Coimbra | UC integra projeto internacional que alia IA e computação quântica na luta contra o cancro gastrointestinal

 
Mais de dois milhões de novos casos de cancro colorretal são diagnosticados anualmente em todo o mundo. Um projeto internacional, no qual participa a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a Faculdade de Medicina (FMUC) e o Centro de Estudos Sociais (CES), está a explorar tecnologias de computação quântica e inteligência artificial (IA) para revolucionar a deteção e prevenção de patologias gastrointestinais.
De acordo com Gabriel Falcão, professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT) de Coimbra, «este tipo de cancro pode muitas vezes ser detetado precocemente graças à identificação de pólipos existentes no trato digestivo. Em muitos países, os rastreios começam por volta dos 45 ou 50 anos, sendo uma ferramenta essencial na prevenção e diagnóstico precoce».

Atualmente, procedimentos como a cápsula gastrointestinal, que gera cerca de 10 horas de imagens, e a colonoscopia, que produz uma grande quantidade de dados em apenas 20 a 30 minutos, criam desafios significativos na análise de dados. «Num cenário ideal, se conseguíssemos fazer uma monitorização em massa de uma grande parte da população, o volume de dados gerado seria tão grande que nenhum computador clássico seria capaz de processar toda essa informação de forma eficiente», explica o responsável pelo projeto em Portugal.

É aqui que entra a computação quântica. Diferente dos computadores clássicos, esta tecnologia é capaz de processar um grande volume de dados em tempo real, algo crucial para a análise de imagens e deteção de anomalias. A FCTUC vai desenvolver novos algoritmos de IA adaptados às capacidades da computação quântica.

«O objetivo final é criar algoritmos de IA que possam diferenciar de forma precisa imagens normais de imagens com patologias. Embora a tecnologia atual já permita detetar algumas diferenças, acreditamos que a computação quântica pode ser decisiva para aumentar a eficiência e precisão dos diagnósticos», conclui o docente.

O projeto G-quAI iniciou em janeiro de 2025 e conta com o apoio do Open Quantum Institute (OQI), da Suíça, em parceria com o Geneva Science and Diplomacy Anticipator (GESDA), além da colaboração da Organização Mundial da Saúde (OMS). Este projeto enquadra-se nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas: Saúde de Qualidade.

O OQI tem como objetivo principal explorar o potencial da computação quântica na aceleração de soluções que permitam atingir os ODS, unindo forças de investigadores, das Nações Unidas, de Organizações Não-Governamentais (ONGs), e de investidores espalhados pelo mundo.

Para mais informações, consultar o site do OQI.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Cantanhede | No sábado, dia 22 de fevereiro. Visita ao Museu LOAD ZX leva participantes numa viagem pela história da informática

 
Cerca de uma dezena de pessoas participaram no sábado, dia 22 de fevereiro, em mais uma iniciativa das “Visitas ao Património”. Desta vez os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o Museu LOAD ZX, situado na Escola Básica Conde Ferreira, em Cantanhede.
A visita foi conduzida por João Diogo Ramos, cofundador e curador do museu, que guiou os presentes numa viagem pela história fascinante dos computadores e dos videojogos.
Os visitantes exploraram raridades tecnológicas e conheceram em detalhe este espaço museológico inovador, o primeiro no mundo dedicado ao icónico ZX Spectrum, o computador britânico que marcou a geração e se tornou um símbolo da revolução informática dos anos 80.
Todos os equipamentos em exposição encontram-se em perfeito funcionamento, o que permite uma experiência interativa.
As “Visitas ao Património”, promovidas pelo Município de Cantanhede, através do seu serviço de Turismo, visam divulgar e valorizar o vasto património cultural e natural da região.
Neste contexto, têm sido organizadas diversas visitas guiadas a locais de grande relevância histórica e cultural do concelho, permitindo aos participantes descobrir e apreciar os tesouros que tornam Cantanhede um destino único.