quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Proença-a-Nova | 2025 será o Ano Municipal das Raízes


Em 2025 o Município de Proença-a-Nova convida todos os munícipes a celebrar, em conjunto, o Ano Municipal das Raízes, numa programação direcionada para o destaque e importância das tradições, da gastronomia, da cultura e essencialmente, do espírito comunitário, que continuam a definir o dia-a-dia do concelho.
Este ano voltará a ser marcado por uma oferta bastante diversificada de eventos, dos quais se destacam os já habituais festivais gastronómicos. Ao Festival da Cereja e do Limão, em maio, ao Festival do Peixe do Rio, em julho, ao Festival do Plangaio e do Maranho, em setembro, e ao Mercado dos Sabores de Natal, em dezembro, juntam-se agora o Festival da Caprinicultura, também em maio, e o Festival da Salada de Almeirão, já no mês de janeiro, nos restaurantes aderentes, mantendo-se o Festival D’ Gustar Cereja e o Festival da Tigelada, também nos mesmos moldes dos anterior. Em todos os casos, de formas diferentes, mas com edições anteriores de reiterado sucesso, justificando a continuada aposta do Município nesta vertente. Como tem sido hábito, a Festa do Município, a realizar de 13 a 15 de junho, continuará a ser o evento de maior relevo do calendário anual, reafirmando-se como a mais fiel demonstração da dinâmica associativa e espírito de convívio do concelho.
O desporto também terá também um papel de destaque, como é hábito, com atividades para todos os gostos e idades. À oferta disponibilizada pelo Grupo de Desporto do Município de Proença-a-Nova, com as aulas de Hidroginástica, Ginástica Sénior, entre tantas outras na Piscina Municipal de Proença-a-Nova e em diversas localidades do concelho, juntam-se também as restantes atividades e eventos. Entre os destaques do ponto de vista desportivo para 2025 estão o torneio de futebol infantil Proença-a-Nova Cup, o Grande Prémio da Cortiçada, a Corrida das Cerejas, a Taça do Município, o Campeonato de Portugal de Enduro, a Volta ao Vale Serrão, a Descida de Rio, o Torneio de Veteranos, o Passeio Noturno de Bicicleta, o Encontro de Escalada, os eventos organizados pela AFCB em futebol e futsal logo no início do ano, as clássicas corridas da Horizontes - Turismo Desportivo ou qualquer uma das provas a acontecer no Campo de Jogos de Areia da Aldeia da Ruiva, de Voleibol de Praia, Andebol de Praia e Beach Ténis de Praia.
Além destes, existem ainda outros eventos, mais regulares ao longo do ano, como são os casos dos Torneios de Ténis, com o Proença Championship Tour a multiplicar-se por diversos encontros ao fim-de-semana, e claro, os tradicionais Passeios Pedestres do Município de Proença-a-Nova, que reúnem ao terceiro domingo de cada mês, em diferentes localidades e pontos do concelho, aquela que é já considerada uma “família dos Passeios Pedestres”, sempre preparada para caminhar com alegria e boa disposição. De um modo geral, as atividades desportivas e gastronómicas justificam a diversificada aposta por serem consideradas atividades agregadoras de desenvolvimento económico e turístico para o concelho, dinamizando a oferta para as mais variadas faixas etárias.
Mas nem só de gastronomia e desporto vive o concelho, muito marcado também pelas celebrações locais, a génese das raízes proencenses. Com as inúmeras festas nas aldeias ao longo do verão, verdadeiras expressões vivas do património imaterial do concelho, que, apesar das adversidades, se vão mantendo intactas com o passar do tempo, promovendo a união entre gerações e oferecendo momentos de partilha e fortalecimento dos laços comunitários. Estas celebrações, que no verão de 2025 percorrem grande parte das aldeias do concelho, são complementadas com outras atividades culturais, cuidadosamente encaixadas na programação municipal anual. Entre estas atividades estão, por exemplo, o Encontro Associativo, que em 2025 será realizado na aldeia de Chão do Galego, a Encomendação das Almas, o Encontro de Janeireiros, o espetáculo de Fernando Alvim “Afinal, qual é a ideia Proença-a-Nova?”, ou o Concerto de Tributo a Carlos Paredes, o BiodivSummit, realizado anualmente a 22 de maio, ou o Festival de Teatro, a todos os segundos sábados de cada mês, no Auditório Municipal, entre tantos outros.
Resumindo, Proença-a-Nova será, em 2025, um palco vibrante de cultura, desporto e tradição. Num ano dedicado às raízes, o concelho reafirma-se como um lugar onde o passado inspira o presente, projetando-se um futuro rico partilhado em comunidade. Acompanhe as redes sociais do Município para ficar a par de todas as novidades.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Proença-a-Nova | Município renova frota de Veículos de Limpeza Urbana


O Município de Proença-a-Nova reforçou a sua frota de veículos de limpeza urbana, com a aquisição de uma nova varredoura: uma Schmidt Cleango 500 Compact Sweeper.
Este novo veículo pesado, com as funções de varrer e aspirar o chão das ruas proencenses, tem a capacidade de recolher resíduos até cinco metros cúbicos, assim como de realizar lavagens de alta pressão, a floreiras e outros equipamentos municipais disponíveis em locais de acesso público. O investimento surge agora para reforçar a linha de apoio à limpeza da Freguesia de Proença-a-Nova e Peral e da Junta de Freguesia de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, uma vez que a limpeza das freguesias de São Pedro do Esteval e Montes da Senhora é da responsabilidade das freguesias em questão.

A máquina que servia este efeito, continuará a funcionar, para outras atividades menos complexas, dada a sua idade avançada e menor capacidade de resposta, confirmando a requalificação do ponto de vista do equilíbrio urbano.

Para os colaboradores do Armazém Municipal, da Divisão de Obras, Planeamento Urbano, Ambiente e Cadastro, chegaram também recentemente duas carrinhas de com caixa de aberta, com capacidade de transportar sete pessoas, facilitando também o transporte de funcionários e dos seus respetivos equipamentos no trabalho de dia-a-dia para os mais diversos locais do concelho.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos


Música e fogo de artifício marcaram a entrada em 2025 Enchente de gente marca noite de Fim de Ano em Cantanhede e na Praia da Tocha

 
Milhares de pessoas passaram pela Praça Marquês de Marialva na noite de fim de ano em Cantanhede. Organizada pela União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, com o apoio da Câmara Municipal, a festa de Fim de Ano foi repleta de animação, música e alegria, com a atuação do Grupo Vibe seguido do tradicional fogo-de-artifício quando soaram as 12 badaladas.
O frio não impediu a multidão de aproveitar a noite, ao som dos DJ É2Much e Rheitor.
Foi com enorme satisfação que o executivo da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça viu concretizada a festa de passagem de ano. Perante a possibilidade de celebrar em conjunto e com entusiasmo a despedida de 2024 e a chegada de 2025, o evento foi marcado com esse ambiente de festa e muita alegria vivido pelas pessoas que se reuniram em Cantanhede”, referiu o presidente da União das Freguesias, Nuno Caldeira.
  • O autarca aproveitou para agradecer a todos os que se juntaram à festa, ao Município de Cantanhede pelo apoio prestado, assim como aos espaços Garden e Magnólia pela parceria que trouxeram para o momento assinalável.
O autarca aproveitou para agradecer a todos os que se juntaram à festa, ao Município de Cantanhede pelo apoio prestado, assim como aos espaços Garden e Magnólia pela parceria que trouxeram para o momento assinalável.
Outro local no concelho que reuniu também milhares de pessoas foi a Praia da Tocha. A Associação de Moradores da Praia da Tocha (AMPT) preparou uma programação que decorreu entre os dias 27 de dezembro de 2024 e 01 de janeiro de 2025, com apoio da Junta de Freguesia da Tocha e da Câmara Municipal de Cantanhede.
A Praia da Tocha celebrou a entrada em 2025 de forma inédita, com um evento de passagem de ano estruturado e dinâmico na marginal. A iniciativa atraiu milhares de pessoas, reforçando a imagem da Praia como destino de excelência e dinamizando o comércio local”, afirmou o presidente da AMPT, Hélder Gonçalves.

Novo Conselho de Administração da ULS do Alto Alentejo assume funções e define metas estratégicas para o futuro

 Portalegre, 30 de dezembro 2024 – A Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo tem um novo Conselho de Administração (CA). A nova equipa, liderada por Miguel Lopes, compromete-se a reforçar os serviços de saúde prestados à comunidade, melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde e implementar uma gestão eficiente e sustentável.
 
Para Miguel Lopes, presidente do CA "a nossa missão é clara: gerar bem-estar e valor para a comunidade, promovendo respostas inovadoras, integradas e sustentáveis. Tudo o que fazemos deve ser significativo para as pessoas e alinhado com o propósito de melhorar a saúde e a qualidade de vida de todos". 
O CA compromete-se a trabalhar de forma colaborativa com todos os seus profissionais, com as comunidades locais, autarquias e parceiros institucionais e todas as forças vivas da sociedade, por forma a assegurar que a ULS ALTO ALENTEJO seja uma referência no setor da saúde.
 
O novo Conselho de Administração é composto por:
- Miguel Lopes, Presidente do Conselho de Administração
- Vera Escoto, Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares
- Mafalda Barrigas, Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários
- Adriano Pedro, Enfermeiro Diretor
- Maria Luiza Lopes, Vogal Executiva
- Ana Amélia Silva, Vogal Executiva
 
Sobre a ULS ALTO ALENTEJO
A Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo presta cuidados de saúde pública, cuidados primários, cuidados hospitalares, continuados e paliativos, a cerca de 105.000 habitantes do distrito de Portalegre, abrangendo 16 centros de saúde e 2 unidades hospitalares. A instituição tem como missão promover o bem-estar da população, respondendo aos desafios demográficos e geográficos específicos do território do Alto Alentejo.

*ULSAALE