sexta-feira, 7 de março de 2025

Município de Silves terminou a obra de Requalificação da Rua do Estádio Municipal em S. B. de Messines

  

O Município de Silves concluiu a obra de Requalificação da Rua do Estádio Municipal em São Bartolomeu de Messines, transformando-a num espaço pedonal e de lazer.

A intervenção, que se revelou complexa, envolveu o seguinte: substituição de troço do coletor de águas pluviais que atravessa a Vila, instalação de novas redes de abastecimento de água e águas residuais domésticas, demolição e reconstrução de muro em betão na vedação do Estádio, muros de vedação em betão e portões, calçadas, betuminoso, espaços verdes, mobiliário urbano e candeeiros de iluminação pública. Aguardamos a ligação dos 11 candeeiros à iluminação pública pela E-Redes.

O investimento integra-se na estratégia de requalificação e renovação urbanas, no caso em concreto, com o foco na criação de percursos pedonais e de lazer, criando condições de bem-estar às populações.

Marinha Grande | CONSULTA PÚBLICA DA CONSTRUÇÃO DA LINHA DE ALTA VELOCIDADE

 O Município da Marinha Grande informa que decorre até ao dia 21 de março o período de consulta pública da construção da Linha de Alta Velocidade (LAV) entre Porto e Lisboa, que constitui um dos projetos ferroviários mais relevantes das últimas décadas em Portugal, com impactos estruturantes na mobilidade regional e nacional.
Este projeto visa transformar a articulação intermodal e a distribuição da oferta ferroviária, promovendo maior eficiência no transporte de passageiros e mercadorias.

 A LAV, Lote C – Troço Soure / Carregado, com uma extensão aproximada de 115 km, será construída em via dupla eletrificada, com uma velocidade máxima de projeto de 300 km/h, para tráfego exclusivamente de passageiros, e incluí uma estação na Barosa (no eixo Marinha Grande-Leiria).

O período de consulta pública decorre até ao dia 21 de março de 2025, no Portal PARTICIPA, no seguinte link

No dia 14 de março, às 17h30, realiza-se uma sessão de esclarecimento no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Leiria, pelo que se convida toda a população a participar.

Podem inscrever-se em:

*Gabinete de Comunicação e Imagem

DIA ABERTO NO CENCAL CELEBRA A TRADIÇÃO VIDREIRA DA MARINHA GRANDE

 No próximo dia 15 de março, das 11h00 às 17h00, o CENCAL - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, situado na Zona Industrial Casal da Lebre - Rua da Alemanha, na Marinha Grande, abre as portas ao público para o evento “Ensaio para um museu vivo”, que celebra a tradição e a inovação na arte do vidro. 
Organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande com o apoio do CENCAL, no âmbito da programação do Teatro Stephens, este Dia Aberto surge como o culminar de um projeto que une artesãos, ex-trabalhadores da indústria vidreira e novas gerações de artistas.

O evento conta com oficinas de criação de peças em vidro e a apresentação de um glossário de palavras utilizadas na indústria manual do vidro. A iniciativa dá continuidade ao trabalho iniciado em 2024, que visa valorizar os processos artesanais e preservar a memória desta atividade histórica na região.

Sob orientação dos artistas Gonçalo Lopes e Márcia Lança, as oficinas de vidreiros ocorrerão durante 5 dias durante 4h por dia, com uma apresentação à comunidade no dia 15 de março, em que os participantes têm a oportunidade de desenvolver técnicas e explorar o vidro como meio de expressão.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Rua de Viseu com trânsito cortado a partir de segunda-feira pelo período de 15 dias; Workshop comunitário do âmbito de Residência Artística Arte Nova. Uma Nova EUtopia

 Obra de construção da nova rotunda junto ao “túnel de Esgueira”
I – Rua de Viseu com trânsito cortado a partir de segunda-feira pelo período de 15 dias
Circulação no túnel contínua a ser possível, mas sem acesso direto à Avenida Dr. Lourenço Peixinho
No quadro da obra de construção de uma nova rotunda a poente do “túnel de Esgueira”, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que a Rua de Viseu estará cortada ao trânsito – no troço compreendido entre a Rua Almirante Cândido dos Reis e a Avenida da Força Aérea – a partir do próximo dia 10 de março (segunda-feira) e pelo prazo previsto de 15 dias.
Os automobilistas que utilizem o túnel da Rua de Viseu para entrar e sair da zona mais central da Cidade, devem utilizar com alternativa o percurso via Avenida da Força Aérea, Rua de Sá e Rua Almirante Cândido dos Reis. A CMA agradece, desde já, a compreensão e colaboração dos automobilistas para os incómodos causados.

Qualificação urbana e homenagem a Girão Pereira
Com um investimento da CMA no valor de 1,5 milhões de euros, em execução pela empresa Manuel Francisco de Almeida S.A., a empreitada corresponde à segunda fase de requalificação urbana na envolvente ao referido túnel, com o objetivo de capacitar o importante eixo de ligação urbana à Avenida Dr. Lourenço Peixinho.
No final da intervenção serão resolvidos os principais conflitos e problemas na zona, quer no que respeita à qualificação geral do espaço público, quer no que se refere aos problemas de circulação pedonal, viária e estacionamento.
Está ainda prevista a recuperação dos painéis cerâmicos localizados nas duas paredes do túnel, assim como a instalação de um busto do Presidente Dr. Girão Pereira, em sua homenagem, nas imediações da nova rotunda que esta obra vai criar.

II – Workshop comunitário do âmbito de Residência Artística Arte Nova. Uma Nova EUtopia
No âmbito do trabalho da Réseau Art Nouveau Network, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) integra o projeto europeu “Arte Nova. Uma nova EUtopia”, apoiado pelo programa Europa Criativa. Visa explorar e refletir sobre as relações do movimento Arte Nova com a natureza e a sociedade, incluindo o seu impacto e relevância para a contemporaneidade. Inclui, entre outras ações, a realização de residências artísticas.
Neste contexto, Aveiro acolhe uma Residência Artística, a realizar no Museu Arte Nova de Aveiro, de 2 a 22 de março, cuja Open Call Europeia resultou em 57 propostas de artistas, das mais variadas nacionalidades.
O projeto vencedor foi do coletivo composto por Charllote Moore, Inna Zrajaeva e John Pender Kazior. Os artistas, de três diferentes nacionalidades, propõem-se a conceber azulejos, numa abordagem inspirada pela Natureza e pelo movimento Arte Nova, ponderando temas como a relação com o meio ambiente e a sustentabilidade, bem como a investigação de revestimentos cerâmicos e a sua relação com o habitat de espécies botânicas e animais.
Assim, a 8 de março, no Museu Arte Nova, convida-se toda a comunidade à participação no workshop de criação de azulejos, inspirados na Arte Nova, recorrendo a ostras e ao moliço.
Nesta oficina criativa com os artistas, convidamos a comunidade a criar os seus próprios azulejos e a partilhar a sua ligação individual com estes elementos tão distintivos de Aveiro.
O workshop é gratuito, não sendo necessário inscrição, bastando aparecer dentro do horário, considerando a disponibilidade de uma hora para a realização do workshop.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Silves | CANDIDATURAS AO PRÉMIO NACIONAL LITERÁRIO JOÃO DE DEUS DECORREM ATÉ 08 DE MAIO

 O período de candidaturas ao Prémio Nacional João de Deus decorre até ao próximo dia 08 de maio.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Silves, pretende honrar a memória deste insigne escritor nascido em São Bartolomeu de Messines, cuja obra representa um património da mais elevada importância para a cultura nacional e regional, assim como distinguir e divulgar a criação literária de autores com obra publicada em língua portuguesa.
Com periodicidade bienal, o prémio destina-se a autores com idade superior a 18 anos, nacionais ou estrangeiros, a residir em Portugal, que apresentem obra editada em livro, em língua portuguesa, e cuja primeira edição tenha ocorrido nos dois anos civis anteriores ao ano em que ocorre o concurso. Esta terceira edição, dedicada à poesia, distinguirá apenas uma obra a concurso e não admite menções honrosas.
O júri é composto pelo Prof.º Doutor José António Gomes (escritor, investigador e professor do ensino superior português), Prof.ª Doutora Violante Magalhães (Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de João de Deus) e Prof.ª Doutora Catherine Dumas (professora emérita de língua e literatura portuguesas na universidade da Sorbonne Nouvelle Paris 3). Ao vencedor será atribuído o valor pecuniário de dez mil euros, patrocinado em 50% pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Terras do Arade.
O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis para consulta e download no portal Município de Silves em: https://www.cm-silves.pt/pt/31908/premio-nacional-literario-joao-de-deus.aspx.
 

Município de Proença-a-Nova celebra o Dia da Mulher com o tema das Raízes

O Município de Proença-a-Nova assinalou o Dia Internacional da Mulher com uma celebração especial, enquadrada no Ano Municipal das Raízes. Mantendo a tradição de reconhecimento e homenagem às mulheres, foi oferecido um brinde simbólico que reflete a identidade e as tradições do concelho.
Nos últimos dias, um total de 25 entidades, entre restaurantes e associações, procuraram a autarquia para se associarem à iniciativa, garantindo a distribuição de 1240 tigeladas em diferentes eventos comemorativos. À semelhança dos anos anteriores, os brindes foram entregues diretamente às colaboradoras da Câmara Municipal e distribuídos durante jantares organizados por associações, restaurantes e outros grupos que comunicaram previamente a sua intenção de participar.
Este gesto simbólico reforça o significado do Ano Municipal das Raízes, tema que o Presidente da Câmara Municipal destacou na mensagem dirigida a todas as mulheres:
“No ano em que celebramos as nossas raízes, celebramos a essência de ser Mulher – força e resiliência entrelaçadas com ternura e acolhimento. No amor que oferece em dádiva, há um brilho único, um ato de resistência e criação que reafirma, todos os dias, o seu papel no mundo. Feliz Dia da Mulher, celebrado com a doçura que também a nossa tradicional Tigelada proporciona”.
O Dia Internacional da Mulher foi instituído pela Organização das Nações Unidas como forma de lembrar e celebrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres ao longo da história. O Município de Proença-a-Nova junta-se a esta homenagem, reforçando o compromisso com a valorização e reconhecimento do papel da mulher na sociedade.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos



Barcelos | IPCA abre Pós-Graduação em Formação de Equipas Técnicas no Futebol

 O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) tem abertas as candidaturas para uma nova pós-graduação, a decorrer ainda neste ano letivo, sobre “Formação de Equipas Técnicas no Futebol”.
Esta nova oferta, a ser ministrada pela Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos (ESDBESB) do IPCA, vai decorrer em horário pós-laboral, em formato híbrido, com aulas presenciais na sede da ESDBESB, em Guimarães, em Barcelos e online.
A evolução do futebol exige equipas técnicas cada vez mais qualificadas e multidisciplinares. A Pós-Graduação em “Formação de Equipas Técnicas no Futebol” foi desenvolvida para capacitar profissionais na organização, gestão e dinamização de equipas técnicas multidisciplinares em contextos de alto rendimento e formação.
Através de uma abordagem inovadora e prática, o curso oferece uma visão integrada das diferentes áreas de intervenção, combinando sessões teórico-práticas com experiências imersivas em estruturas de clubes profissionais.
Esta pós-graduação, a decorrer de 2 de maio a 19 de julho,  distingue-se pelo corpo docente altamente qualificado, composto por profissionais com reconhecida experiência no mundo da gestão de equipas de futebol, como Óscar Tojo (UD Leiria, Nacional da Madeira, Santos Laguna, Cruz Azul, Al-Shabab, Tigres UANL, FC Porto e Seleção Sub-21 de Portugal), Tiago Leal (Paços de Ferreira, SC Braga, Shakhtar Donetsk, AS Roma e AC Milan) e Eduardo Oliveira (SC Braga e Boavista FC e FC Porto e, atualmente, AC Milan), entre outros.
Estão disponíveis 25 vagas e as candidaturas decorrem online no site https://estudar.ipca.pt/candidaturas-2024-25/pos-graduacoes/.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)
 

Porto de Mós | Proposta de Pronuncia - Consulta Pública - AIA3760 - Linha Ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa - Fase 2: Troço Soure / Carregado, Lote C - Troço Soure / Carregado


Na reunião de câmara pública de 6 de março, a autarquia de Porto de Mós pronunciou-se sobre o projeto da “Linha Ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa - Fase 2: Troço Soure / Carregado, Lote C – Troço Soure / Carregado”, que se encontra em período de consulta pública até 21 de março de 2025.
Na informação apresentada, a Câmara Municipal escreve que “considera que os traçados que atravessam o concelho não apresentam vantagens, apresentando apenas impactes negativos.”

No documento, que teve o acordo unânime de todo o executivo, são explanadas as razões que levam o município a tomar esta posição, assim como é feita uma proposta alternativa que concilia parte das propostas A e B.

A proposta presente à reunião de câmara terá pronúncia/parecer que salvaguarde o máximo interesse da população do Concelho e da salvaguarda dos seus recursos, a apresentar em sede de consulta pública da AIA3760 - Linha Ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa - Fase 2: Troço Soure / Carregado, Lote C – Troço Soure / Carregado.

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

 

Aveiro | Conferência “Matemática, Arte e Criatividade”

 No âmbito do Dia Internacional da Matemática e do Dia do Pi, a Associação Ludus, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e o Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro organizam a Conferência “Matemática, Arte e Criatividade”, que irá reunir um painel de ilustres convidados que abordará a matemática encontrada na arte e na descoberta criativa. Acontece no sábado, 15 de março, das 9h00 às 18h00, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.
Da matemática na poesia, na literatura e na dança, aos motivos matemáticos em azulejos portugueses e à arte na era da Inteligência Artificial, muitos vão ser os temas abordados pelo painel de convidados através das suas diferentes perspetivas.
A participação na Conferência é gratuita, mediante inscrição, sendo que as inscrições podem ser efetuadas aqui.

PROGRAMA:
09h00 › Receção dos participantes
 
09h10 › Abertura
Pedro Pombo › Diretor da FCCVA
Alexandre Almeida › Diretor do Dmat
Jorge Nuno Silva › Presidente LUDUS
 
09h20 › Painel 1
Henrique Leitão › Motivos matemáticos em azulejos portugueses › Ludus | FCUL | CIUHCT
Simão Palmeirim › Começar e Ver: materializações de uma teoria sobre o Cânone › ELT NOVA | FCSH
Pedro Freitas › A matemática na obra de Adília Lopes › Ludus | FCUL | CIUHCT
Inez Wijnhorst › O ‘Ponto de Bauhutte’ e Pitágoras › Artista Plástica
 
11h00 › Coffee-Break
 
11h20 › Painel 2
Nuno Crato › Cálculo celeste para entender a arte › ISEG
Andreia Hall › Entre Linhas: A Matemática através da Arte Têxtil › CIDMA | UA
Tiago Hirth › Sona, Rangoli e outras artes ideográficas ricas
em matemática › Ludus | CIUHCT
Alda Carvalho › Teoria Squid Bang › UAB | CEMAPRE
 
13h00 › Almoço
 
14h30 › Painel 3
Leonel Moura › Arte na era da Inteligência Artificial › Artista
Madalena Victorino › Da tentativa da dança de ser exata e a sua fuga
permanente para a selvajaria do corpo › Cooperativa Cultural Lavrar o Mar
Jorge Nuno Silva › Oulipo avant la lettre › Ludus | FCUL | CIUHCT
Carlos Pereira dos Santos › “A Matemática d’Os Lusíadas” › NOVAMATH | ISCTE | Fomento
António Feijó › A afinidade de Poesia e Matemática › Fundação Calouste Gulbenkian
 
16h30 › Coffee-Break
 
17h00 › Apresentação do Livro “Aprender”, de Nuno Crato
Nuno Crato › ISEG › autor
Artur Silva › Vice-Reitor UA › moderador
Eugénio Rocha › SPM | UA › apresentação
Jorge Nuno Silva › Ludus | FCUL | CIUHCT › apresentação
 
18h00 › Encerramento
Artur Silva › Vice-Reitor UA
Jorge Nuno Silva › Ludus | FCUL | CIUHCT
 
Todas as informações estão disponíveis em www.ua.pt/fabrica/conferencia-matematica.
 
*Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro
Tel. +351 234 427 053 (chamada para a rede fixa nacional)

Até dia 24 de março. Abertas as candidaturas para o concelho de Cantanhede do Festival Nacional da Canção Rural 2025

 

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) anunciou a abertura de candidaturas para o Festival Nacional da Canção Rural 2025, com o Município de Cantanhede a realizar a sua eliminatória local.
Este concurso tem como objetivo promover a composição de músicas e letras que celebrem o mundo rural, constituindo-se uma oportunidade para artistas, intérpretes e compositores do concelho se destacarem na competição. As candidaturas estão abertas até ao dia 24 de março, com a final local marcada para dia 4 de abril.

Podem concorrer intérpretes a solo ou grupos de até cinco elementos. Os concorrentes, com idade igual ou superior a 16 anos, naturais e/ou residentes no concelho de Cantanhede, devem inscrever-se em nome próprio, indicando os autores da música, da letra e do(s) intérprete(s).
As inscrições devem ser enviadas, juntamente com uma maquete (demo), em formato áudio/digital, acompanhada do texto (poema) para os endereços eletrónicos geral@cm-cantanhede.pt e dc@cm-cantanhede.pt até dia 24 de março. As maquetes podem ser compostas por voz e um ou mais instrumentos, com o objetivo de evidenciar a qualidade da canção de forma simples e autêntica.
As canções não podem ultrapassar os três minutos, devem ser originais e inéditas. O texto, escrito em português, tem de incluir uma ou mais referências à vinha e/ou ao vinho. Além disso, não pode conter referências diretas ou indiretas ao consumo de vinho, nem mensagens políticas ou religiosas, nem incitar qualquer forma de violência, ódio ou discriminação. Também não são permitidas marcas comerciais ou apelos de natureza comercial.
A final da eliminatória do concelho de Cantanhede do Festival Nacional da Canção Rural 2025 realizar-se no dia 4 de abril, pelas 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal, em Cantanhede.
Durante o evento, um júri de três elementos selecionados para o efeito vão escolher o vencedor que posteriormente irá interpretar a canção vencedora nas eventuais eliminatórias e na final do Festival Nacional da Canção Rural a realizar-se este ano, nos dias 14, 21 e 28 de junho, em Borba (Cidade do Vinho 2025).
A deslocação e eventual alojamento nas eliminatórias e na final do Festival Nacional da Canção Rural serão suportados pelo Município de Cantanhede. Já a alimentação será assegurada pelo Município de Borba que acolhe a edição do festival.
Na final da edição de 2025 do Festival Nacional da Canção Rural, serão atribuídos os seguintes prémios para 1.º Classificado (850 euros), 2.º Classificado (650 euros), 3.º Classificado (450 euros), Prémio de Canção Mais Popular On Line (650 euros), Prémio de Melhor Letra (150 euros), Prémio de Melhor Música (150 euros) e Prémio de Melhor Interpretação (150 euros).
O vencedor do Festival Nacional da Canção Rural 2025 irá também interpretar a canção vencedora na final da edição de 2026 do festival, com a deslocação e eventual alojamento a serem suportados pelo município que representa.
As normas de participação no concurso podem ser consultadas através do link 

Cantanhede | Entidade reguladora entregou Selo de Qualidade. INOVA-EM distinguida no serviço de gestão de resíduos urbanos pela ERSAR

 A INOVA-EM foi distinguida pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos com um Selo de Qualidade, na categoria de serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor).
Esta distinção tem por base um rigoroso sistema de avaliação do serviço prestado aos consumidores e consiste na atribuição de Selo de Qualidade pelo cumprimento dos critérios identificados no regulamento da iniciativa. A empresa municipal integra, de resto, o restrito lote de quatro entidades distinguidas pela entidade reguladora nesta categoria.
Para Pedro Cardoso, presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM, “esta distinção representa o reconhecimento público da qualidade do trabalho desenvolvido, só possível pelo empenho, trabalho e profissionalismo de uma vasta equipa de trabalhadores que todos os dias dão o melhor para garantir um serviço de qualidade em beneficio da comunidade”.
A entrega do Selo de Qualidade foi feita no decorrer da quarta edição anual das “Conferências de Março”, sob o lema "O valor estratégico da água e dos resíduos para um futuro sustentável", realizada esta quinta-feira, 6 de março, em Lisboa.
Este fórum, no qual também marcaram presença o administrador Pedro Castro e o chefe do Serviço de Ambiente Urbano, Francisco Henriques, constituiu uma oportunidade para a partilha de reflexões, boas práticas e sugestões de melhoria por parte de especialistas nacionais e internacionais.
As novas diretivas europeias e os grandes desafios para o setor”, “A evolução da circularidade nas águas e nos resíduos”, “A despolarização no setor da água e dos resíduos como caminho para a evolução” e “A regulação como promotora da cooperação” foram algumas das temáticas em discussão.




Porto de Mós acolhe conferência e exposição sobre Calçada Portuguesa

 O Município de Porto de Mós acolheu, no decorrer do dia 5 de março, a conferência e a inauguração da exposição com o mesmo nome “A Arte e o Saber Fazer da Calçada Portuguesa”. O encontro acontece enquadrado na candidatura da Calçada Portuguesa a Património Cultural Imaterial da UNESCO, uma forma de manter a “herança cultural viva de uma comunidade”, como afirmou António Prôa, secretário-geral da Associação de Calçada Portuguesa, da qual o município de Porto de Mós é membro associado e parceiro no âmbito da candidatura.
Foi neste sentido que o município acolheu este encontro, tendo Jorge Vala afirmado, na sua nota de abertura, que “a chancela da calçada enquanto bandeira do nosso país nos vários continentes” é motivo de orgulho e testemunho da importância de oficializar esta arte.

O empenho do autarca no decorrer do processo, que iniciou em 2021, foi gratificado pelo representante da Associação de Calçada Portuguesa. Segundo António Prôa, a candidatura visa valorizar a arte, mas obedece a critérios mais profundos que se prendem, nomeadamente, com a consideração da profissão de calceteiro. Deste modo, foram creditadas várias entidades para dar formação, estando 6 a lecionar a 33 formandos e tendo já emitido 15 certificados. A profissão de calceteiro enfrenta vários problemas, entre eles a idade avançada dos seus profissionais, que se situa entre os 55 e os 60 anos, a dificuldade em angariar novos executantes e, por conseguinte, em passar conhecimento.

Por outro lado, a Calçada Portuguesa obedece a uma cadeia de valor que assenta na extração, construção e manutenção dos trabalhos de calçada, com destaque para a sustentabilidade ambiental do processo.

Encontra-se, ainda, a decorrer um levantamento de todos os trabalhos significativos de Calçada Portuguesa no mundo, havendo registo de 18 países e mais de 100 locais, com destaque para o Brasil.

António Miranda, historiador do Município de Lisboa, fez uma resenha histórica sobre o trabalho de calcetamento até ao surgimento da arte da Calçada Portuguesa, sublinhando a especificidade desta última.
Já o responsável pelo Património Cultural do Município de Porto de Mós, Jorge Figueiredo, apresentou uma vertente diferente de aplicação de pedra, a também arte milenar de construção em pedra seca sem ligante que resulta “na arquitetura do útil” que povoa a zona serrana do concelho.

A encerrar a sessão, Célia Marques, vice-presidente executiva da ASSIMAGRA, afirmou que “Lisboa é a verdadeira guardiã da Calçada Portuguesa”, mas que esta enfrenta uma série de desafios, entre eles a transmissão deste “saber-fazer”, a escassez de profissionais, a adaptação desta arte às novas exigências dos centros urbanos e a necessidade de equilibrar os interesses económicos da indústria extrativa e os valores ambientais.

No final da sessão a comitiva seguiu para a inauguração da exposição, que contou com a visita guiada pela voz de António Miranda e de António Prôa.

A exposição está patente na Central das Artes, em Porto de Mós, até ao dia 25 de março, com entradas gratuitas.
 
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação
 

MARINHA GRANDE CELEBRA 37 ANOS DE CIDADE


No próximo dia 11 de março de 2025, a Marinha Grande e os municípios geminados do Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, comemoram o 37.º aniversário da sua elevação a cidade.

As cidades unidas pela sua ascensão àquela categoria no mesmo dia (11 de março de 1988), celebram o acontecimento de forma rotativa. Este ano, Montemor-o-Novo é a anfitriã.
Como habitualmente, o programa envolve os representantes das entidades dos quatro concelhos e os alunos e professores do 1º ciclo que integram o projeto educativo “À Descoberta das 4 Cidades”.

Na Marinha Grande, a efeméride é assinalada no dia 11 de março, pelas 21h00, no Teatro Stephens, com a realização do concerto de Aníbal Zola, cuja entrada é gratuita, sujeita ao levantamento de bilhete.

Classificação Etária: Maiores de 6 anos
Duração: 75 minutos

*Gabinete de Comunicação e Imagem

MARINHA GRANDE RECEBE CONGRESSO INTERNACIONAL DE MATERIAIS

A Marinha Grande recebe a 15ª Conferência Internacional de Engenharia de Materiais - ICKEM 2025, de 11 a 13 de março, que vai reunir investigadores, académicos, engenheiros e profissionais da indústria de todo o mundo, para debater esta área e partilhar pesquisas inovadoras, desde as microestruturas que sustentam as propriedades dos materiais até as aplicações macroscópicas na indústria.
A iniciativa é organizada por um comité internacional e pelo Politécnico de Leiria, com a parceria do Município da Marinha Grande e incluiu conferências, workshop’s e exposições, a terem lugar no Teatro Stephens, Auditório da Resinagem e Biblioteca Municipal.

O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, assume que “é com enorme orgulho que acolhemos este evento de referência mundial, que reforça o papel da Marinha Grande como um polo de inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável”.

O autarca destaca que “receber um congresso desta magnitude é um reconhecimento da nossa tradição industrial, mas, acima de tudo, da nossa capacidade de olhar para o futuro, promovendo a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a transferência de conhecimento”.

O programa completo e todas as informações do evento podem ser consultadas no link https://www.ickem.org/

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Oliveira de Frades | Inauguração da Exposição de Poesia: “Delírios Reais” de Sara Pereira

 Museu Municipal de Oliveira de Frades 15h30 No próximo sábado, o Museu Municipal, no âmbito das Comemorações do Dia Internacional da Mulher, irá inaugurar a Exposição de Poesia: Delírios Reais de Sara Pereira. 
A jovem autora, natural de Oliveira de Frades, recria através da poesia não só o seu estado de espírito, como os seus pensamentos e ideais, em busca de um mundo melhor, mais justo e solidário. Numa perspetiva diferente, a escritora debate-se com temas sobre a “Mulher” e a sua “revolta” numa ânsia de querer marcar a diferença.