quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Porto de Mós | “Lugares e histórias: o Castelo” – Fórum de Discussão

 Lugares e histórias: o Castelo é um conjunto de encontros que se realizarão no decorrer dos meses de março e abril em Porto de Mós, no Auditório José Gomes, no edifício da Junta de Freguesia de Porto de Mós. Este pretende ser um fórum de discussão aberta sobre temas relacionados com sociedade, história, património e cultura do concelho de Porto de Mós. Cada sessão terá início através da exposição por oradores renomados e de mérito reconhecido, a que se segue a habitual interação com o público.         
Esta primeira edição será dedicada à história do castelo de Porto de Mós, e pretende criar espaços de diálogo sobre temas essenciais para a compreensão da história deste monumento na longa duração, ainda pouco explorados pela historiografia local. Além disso, será proposto que cada autor participe numa visita-guiada ao monumento, colocando em evidência os traços e as marcas que se relacionam particularmente com as épocas ou com as personagens analisadas em cada sessão.
 
Assim, no primeiro encontro contaremos com a presença de Maria João Branco, do Instituto de Estudos Medievais (IEM), da Universidade Nova de Lisboa, para falar sobre “O primeiro alcaide: D. Fuas Roupinho, Porto de Mós e a Reconquista”, já no dia 1 de março.
 
O segundo encontro tem data marcada para 15 de março e debruçar-se-á sobre “O Castelo de Porto de Mós na Idade Média: das origens às transformações quatrocentistas”, pela voz de Mário Jorge Barroca, do Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM), da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
 
No último fim-de-semana do mês o destaque vai para “A guerra: Porto de Mós e a Batalha Real de 14 de Agosto de 1385”, contando para isso com a participação de Tiago Paz, diretor do Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA).
 
Entrando em abril, no dia 12 destacamos “O Paço senhorial: a conversão do castelo em residência senhorial, de D. Dinis a D. Afonso IV”, com participação de Alexandra Leal Barradas, investigadora independente e no dia 26 de abril encerramos este ciclo de encontros falando sobre “A (re)construção: a intervenção da DGMEN no Castelo de Porto de Mós”, com João Pedro Féteira (Mosteiro da Batalha).
 
A par deste programa desenvolver-se-á, ainda, um calendário de atividades direcionadas às escolas, através das Atividades de Tempos Livres, dinamizadas pela equipa do serviço educativo do Castelo em parceria com a investigadora Alexandra Leal Barradas.
 
A participação é livre e gratuita!

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Marinha Grande | SESSÃO PÚBLICA ESCLARECE POPULAÇÃO DE VIEIRA DE LEIRIA SOBRE A 1ª REVISÃO DO PDM

 A primeira revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) da Marinha Grande está em discussão pública até ao dia 13 de março de 2025, permitindo à população contribuir para a definição do futuro do concelho. Para esclarecer e envolver os cidadãos, a autarquia está a promover sessões públicas de apresentação e esclarecimento.
A primeira sessão decorreu esta quarta-feira, 12 de fevereiro, na Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, tendo contado com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; as técnicas da Divisão de Planeamento Estratégico, Mobilidade e Transportes, Inês Marrazes e Sandra Saraiva e dos técnicos da empresa Lugar do Plano, que elaborou a proposta de revisão, Fernanda Quinta e Pedro Silva.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, destacou “a importância da participação dos munícipes nesta fase, para apresentação de contributos à proposta de revisão”. Salientou a estratégia "de, por um lado se criarem mais áreas para a fixação de empresas e por outro, parâmetros urbanísticos compatíveis que promovem um ordenamento do território equilibrado e sustentável”.
Durante a sessão, foi dada a conhecer a adequação desta revisão à realidade do território e da legislação em vigor, sendo que a proposta que agora se encontra em discussão pública resulta do trabalho estratégico do Município em articulação com a comissão consultiva, constituída por 25 entidades.

O período de discussão pública continua até ao dia 13 de março, com novas sessões previstas para esclarecer dúvidas e recolher contributos da comunidade.

As próximas sessões decorrerão nos seguintes dias e locais:

19 de fevereiro – 20h30, Clube Desportivo Moitense;

26 de fevereiro – 20h30, Auditório do Edifício da Resinagem.

Os documentos relacionados com esta revisão estão disponíveis para consulta de várias formas:

Online, no endereço eletrónico https://www.cm-mgrande.pt/p/revisaopdm ou presencialmente, no Centro Empresarial (Zona Industrial da Marinha Grande, Rua de Portugal), de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 19h00, e aos sábados das 09h30 às 12h30, onde podem ser esclarecidas as todas as dúvidas.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Inscrições decorrem até dia 6 de junho. Município de Cantanhede lança “Open Call” destinada a projetos artísticos jovens

 
A Câmara Municipal de Cantanhede tem aberta uma “Open Call” (Convocatória Aberta) destinada a jovens para submeterem os seus projetos artísticos, que podem ser de diversos domínios incluindo música, dança, escultura, teatro, pintura, desenho, escrita, ilustração, cinema, multimédia, digital, fotografia, moda, rádio, poesia, televisão, circo, vídeo, culinária, entre outros.
A iniciativa é aberta a jovens, a título individual ou coletivo, dos 14 aos 30 anos, naturais e/ou residentes no concelho de Cantanhede.
Esta ‘Open Call’ é uma oportunidade única para os jovens de Cantanhede expressarem a sua criatividade, valorizarem o seu talento e contribuírem para a dinamização cultural do concelho”, sublinhou o vice-presidente da Câmara com o pelouro da Juventude, Pedro Cardoso.
Os jovens têm até dia 6 de junho para efetuar as inscrições por meio do formulário de adesão disponível no site do Município ou presencialmente na Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Cantanhede, localizada na Casa Francisco Pinto.
No caso da inscrição presencial, os documentos exigidos deverão ser enviados por e-mail para juventude@cm-cantanhede.pt.
Esses dados serão incorporados na recém-criada base de talentos, que servirá de suporte à programação de iniciativas culturais, de índole cultural de raiz e/ou acopladas a outros eventos já existentes pelas diversas entidades do concelho.
Esta “Open Call” tem como objetivo sinalizar estes talentos para promover o seu desenvolvimento e exploração do seu potencial.
A ideia passa por contribuir para a criação de sinergias ou parcerias a fim de desenvolver, potencializar e promover projetos artísticos que acrescentem valor e enriqueçam a comunidade.
Esta iniciativa surge após a análise do diagnostico efetuado do Fórum da Juventude de Cantanhede, que contou com a participação ativa dos jovens do concelho.
O Município de Cantanhede pretende chegar aos jovens com a definição de objetivos estratégicos, operacionais e planos de ações, além de implementar medidas no terreno com foco específico, prazos e recursos alocados, de forma estruturada, sustentada e precisa.
Trata-se de um processo dinâmico com permanente abertura para incorporação de mais visões, conteúdos e propostas, implementando desde já ações que poderão ser de curto, médio ou longo prazo, como as “open calls”, projetos-piloto, entre outras iniciativas.
Este vasto programa é elaborado de forma participativa, partilhada e diferenciadora, que procura dar aos jovens um espaço interventivo na comunidade onde vivem.

Marinha Grande | CONSTRUÇÃO DE REDE DE SANEAMENTO EM RUAS DA COMEIRA E EMBRA

 A Câmara Municipal da Marinha Grande estendeu a rede de saneamento à Rua dos Cortiços e Rua do Alecrim, no lugar da Comeira, e à Rua da Aventura, na Embra, tendo realizado um investimento de cerca de 180 mil euros. 

Prolongou-se a rede de saneamento doméstico para locais que ainda não possuíam esta infraestrutura básica ou que registavam deficiências no sistema de drenagem.

Na Comeira, os trabalhos foram realizados na Rua dos Cortiços e na Rua do Alecrim, onde foi executada a rede de saneamento doméstico numa extensão de 532,00 metros e 32 ramais.
Na Embra, a Rua da Aventura foi intervencionada numa extensão de 463,00 metros de rede de saneamento e 16 ramais.

As principais ações foram:

  • Fornecimento e assentamento de tubagem para saneamento doméstico;
  • Execução de caixas de visita;
  • Execução de ramal de ligação entre as caixas de ramal e as forquilhas ou as caixas de visita do coletor;
  • Repavimentação das zonas de abertura de vala e de toda a Rua da Aventura;
  • Trabalhos diversos inerentes a este tipo de obras.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Alvaiázere | Bairro Comercial Digital de Cabaços recebe Mercado de São Valentim promovendo o comércio local e produtos regionais


No passado dia 8 de fevereiro, o edifício do mercado foi palco do Mercado de São Valentim, um evento dedicado à celebração do Dia dos Namorados e à dinamização do comércio local. A iniciativa, no âmbito do projeto “Bairro Comercial Digital de Cabaços”, contou com a participação de várias lojas do comércio local, que prepararam promoções especiais alusivas à data, bem como de expositores que apresentaram artesanato e produtos alimentares endógenos e derivados da sua transformação.
Durante a manhã, a farmácia local promoveu uma ação de medição de parâmetros de saúde dentro do edifício do mercado, permitindo aos visitantes aferirem indicadores como tensão arterial, colesterol e glicemia. Já durante a tarde, a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (ETP Sicó) dinamizou um workshop culinário, onde os participantes aprenderam a preparar uma refeição especial e bebidas alusivas à data. A atividade atraiu interessados de diferentes idades e proporcionou um momento interativo e educativo.

O evento registou forte adesão do público, que teve acesso a promoções especiais e uma diversidade de produtos. A programação incluiu uma ação de saúde promovida pela farmácia local e um workshop culinário organizado pela Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (ETP Sicó), focado na preparação de refeições temáticas.

Esta iniciativa demonstrou o potencial da valorização do comércio de proximidade e dos produtos regionais, reforçando a importância de iniciativas que aproximam produtores, comerciantes e consumidores numa experiência enriquecedora para toda a comunidade.

*Gabinete de Apoio à Presidência

Oliveira de Frades | Câmara Municipal presta homenagem aos colaboradores do Município reformados em 2024


Na última sessão de Assembleia Municipal, realizada no dia 7 de fevereiro, o Município prestou uma honrosa e distinta homenagem aos funcionários que se reformaram no ano de 2024, dedicando uma vida de trabalho à causa pública, nomeadamente: António de Castro Lourenço, Custódio Pedro Lopes, Isabel Fernandes Peixe Matos, João Correia de Carvalho, José António Nogueira Antunes, José Pereira Gomes, Licínia Loureiro Rodrigues Ribeiro, Maria Alzira Mendes Rodrigues Alves, Maria Amélia Henriques Lopes Correia, Maria Ângela Costa Lopes Catarino, Maria Isabel Neves de Almeida Ramos e Maria Margarida Pereira de Carvalho Martins.
Nesta singela, mas merecida homenagem, apresentada pelo Presidente da Assembleia Municipal, José Bastos, o Presidente da Câmara Municipal, João Valério, reconheceu o trabalho, a dedicação, o empenho e a lealdade dos homenageados ao longo do seu percurso profissional.

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem