terça-feira, 14 de janeiro de 2025

[ webinar APCMC ] Regulamento 2024/3110 (EU) Produtos de Construção - Novidades e Desafios


O novo Regulamento Europeu dos Produtos de Construção (RPC), que foi publicado no passado dia 27 de novembro, está desde 7 de janeiro de 2025 a revogar gradualmente a versão em vigor desde 2011, o Regulamento (UE) n.º 305/2011.
Esta nova versão, mantém e reforça muitos dos aspetos preconizados na primeira Diretiva publicada em finais da década de 80 do século XX, designadamente as regras harmonizadas a nível Comunitário para a comercialização de produtos de construção e regulação da marcação CE.

Contudo, introduz várias alterações com um foco na promoção das transições verde e digital, economia circular, critérios de sustentabilidade dos produtos e introdução de instrumentos digitais como o Passaporte Digital dos Produtos de Construção (PDP-C).

Participe!

Coimbra | Abertas candidaturas para frequência de Unidades Curriculares Isoladas na ESAC

Encontra-se a decorrer, até ao próximo dia 15 de fevereiro, o prazo de candidaturas para inscrição em Unidades Curriculares Isoladas dos ciclos de estudos de Licenciatura, Mestrado e Curso Técnico Superior Profissional da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) no 2.º semestre do ano letivo de 2024/2025.
As candidaturas terão de ser submetidas através da plataforma InforEstudante, em https://inforestudante.ipc.pt/.
Mais informações relacionadas com as candidaturas encontram-se disponíveis no site da Escola, em www.esac.pt.

*Isabel Silva

Concurso IDEASforEARS 2025 procura jovens inovadores para moldar o futuro da tecnologia auditiva


14 de janeiro de 2025_ A MED-EL, pioneira na tecnologia de implantes auditivos, lança a edição 2025 do seu concurso IDEASforEARS. Esta iniciativa global convida os jovens a assumirem o papel de inventores, canalizando a sua criatividade para conceber soluções inovadoras que poderão transformar a vida das pessoas com perda auditiva. Aberto a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, o concurso deste ano promete ser mais inspirador do que nunca, encorajando os participantes a sonhar sem limites e a contribuir para um futuro em que os desafios auditivos sejam enfrentados com soluções inovadoras.
O concurso IDEASforEARS serve como uma plataforma onde os jovens inventores podem dar largas à sua imaginação. Seja através de desenhos, modelos, vídeos ou outros meios criativos, as crianças de todo o mundo são encorajadas a imaginar o próximo grande avanço na tecnologia auditiva. Não se trata apenas de competição. Trata-se de fomentar um espírito de inovação e uma compreensão profunda dos desafios enfrentados pelas pessoas com perda auditiva.
 
Alcance global, impacto local
Lançado pela primeira vez em 2017, o IDEASforEARS já cativou mais de 1.200 jovens de mais de 40 países, provando que o desejo de criar e ajudar os outros não conhece fronteiras. O concurso não só celebra o espírito inventivo das crianças, como também sensibiliza para a perda de audição, uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ao participarem, as crianças adquirem conhecimentos sobre a importância da saúde auditiva e o potencial da tecnologia para mudar vidas.
 
Destaque para a criatividade
Jennifer Robinson, Diretora Corporativa de Gestão de Produtos de Soluções Auditivas da MED-EL, destaca o significado do concurso: "O concurso IDEASforEARS é mais do que uma simples competição, é uma oportunidade para os mais novos contribuírem para um futuro em que a perda auditiva seja enfrentada com esperança, inovação e engenho. Através do IDEASforEARS, os jovens inventores podem explorar a sua criatividade e contribuir com ideias que vão moldar o futuro da tecnologia auditiva. Na MED-EL, estamos empenhados em promover a próxima geração de jovens inovadores, e este concurso permite-nos descobrir novas perspetivas que podem influenciar o desenvolvimento dos nossos produtos e melhorar a vida das pessoas com perda auditiva”.
 
Incentivar os jovens inovadores
A MED-EL convida pais, tutores e professores a incentivarem as crianças a participarem neste concurso que pode mudar as suas vidas. Não só a ideia da criança pode levar a soluções do mundo real, como também tem a oportunidade de ganhar uma viagem inesquecível a Innsbruck, na Áustria, onde são desenvolvidas as tecnologias auditivas de ponta da MED-EL. Pode encontrar mais informações e detalhes de envio em IDEASforEARS.medel.com. As inscrições encerram a 17 de janeiro de 2025, à meia-noite (CET), pelo que os jovens inventores devem começar a sonhar com as suas ideias ainda hoje!
 
Atualizações, inspiração e histórias de participantes anteriores estão disponíveis na página do Facebook do Concurso IDEASforEARS.
 
*Sónia Matos
Client Manager


Barcelos | IPCA integra projeto europeu premiado para capacitação de professores em educação democrática e inovação social

 O projeto europeu EU-SIDE, que o Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) integra, RUN-EU Erasmus Teacher academy sobre Educação Democrática e Inovação Social, foi premiado pela Comissão Europeia.
Promover a capacitação de professores em educação democrática e inovação social, através de uma abordagem colaborativa, internacional e multidisciplinar é o objetivo principal deste projeto, aprovada no âmbito do programa ERASMUS-EDU-2024-PEX-TEACH-ACA. Com um financiamento de 1.470.825 euros, a iniciativa conta com a participação de 16 instituições parceiras, incluindo o IPCA.

Neste projeto, o IPCA é representado por uma equipa de professores provenientes de diferentes escolas da instituição. Nas palavras de Soraia Gonçalves, Pró-Presidente e responsável por esta candidatura da parte do IPCA: “O objetivo é construir uma comunidade de prática internacional, promovendo a colaboração transnacional entre professores e outros stakeholders da área da educação. Estes docentes trazem uma abordagem diversificada e integrada ao projeto, contribuindo para a criação de ferramentas educativas com vista à promoção da inovação social e dos valores democráticos no ensino”.

O projeto EU-SIDE propõe um programa de mobilidade e formação para professores, abrangendo educadores em formação e em serviço, desde o ensino primário até à educação e formação profissional (VET).

Entre as 118 propostas submetidas, o EU-SIDE foi reconhecido pela sua abordagem inovadora e estratégica, integrando-se no plano de ação da rede RUN-EU e colaborando com o RUN-EPA para garantir o alinhamento com as prioridades educacionais da União Europeia.

O consórcio é liderado pela Universidade de Burgos (Espanha) e inclui como instituições de ensino superior parceiras: Häme University of Applied Sciences HAMK (Finlândia); NHL Stenden University of Applied Sciences (Países Baixos); University of Applied Sciences HOWEST (Bélgica); Technological University of the Shannon TUS (Irlanda); Politécnico de Leiria (Portugal); Politécnico do Cávado e do Ave IPCA (Portugal) e CFIE Burgos – Centro de Formação de Professores e Inovação Educativa (Espanha).

O projeto conta também com 21 parceiros associados, incluindo escolas e instituições governamentais, reforçando a sua abordagem colaborativa e multidisciplinar. Entre os parceiros associados ao IPCA incluem-se quatro estabelecimentos de ensino da região de Barcelos: Escola Secundária Alcaides Faria, Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes e o Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Cova. O IPCA conta também com o apoio da Associação Nacional de Professores nesta candidatura.

A participação do IPCA neste projeto é um reconhecimento da sua crescente relevância no panorama europeu da educação superior e da sua aposta estratégica na inovação e na internacionalização. Como parceiro ativo no consórcio, o IPCA contribui não apenas com a experiência dos seus docentes, mas também com o compromisso de levar metodologias de ensino inovadoras e valores democráticos às escolas da região, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento de competências educativas que preparam professores e estudantes para os desafios do futuro.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Aveiro: Maratona da Europa faz história e entra no ranking das 100 melhores provas do mundo


Dois anos após integrar as provas da entidade reguladora do atletismo mundial, a Maratona da Europa ocupa a 95.ª posição. A Câmara de Aveiro compromete-se a continuar a apoiar esta competição.

Aveiro, 10 de janeiro de 2024 – A Maratona da Europa, que decorre em Aveiro, alcançou um marco histórico ao atingir a 95.ª posição do ranking da World Athletics, a entidade que regula o atletismo a nível mundial. Uma subida de 60 posições, em comparação com a classificação final de 2023 (155.ª). A distinção ocorre ao fim de quatro edições e apenas dois anos após integrar as provas da organização. É a terceira maratona portuguesa a integrar o top 100 mundial, depois de Lisboa e Porto, confirmando a competição como um evento desportivo de excelência nacional e internacional.

“A classificação da Maratona da Europa como uma das 100 melhores provas do mundo é uma enorme honra para a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), que apoia esta iniciativa desde o primeiro dia. Esta competição é uma aposta da CMA – com apoio da Câmara de Ílhavo, da Turismo Centro de Portugal e organização da Global Sport – que não ficará por aqui. Queremos potenciar a Maratona em termos de qualidade e participação, cumprindo os objetivos de desenvolvimento desportivo, marketing territorial e promoção turística da Região de Aveiro e dos seus valores naturais e gastronómicos”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.

A Maratona de Europa realizou-se pela primeira vez em 2019 e contabilizou outras três edições, que tiveram lugar em 2022, 2023 e 2024. A prova integrou pela primeira vez o calendário mundial da World Athletics no ano passado, após ter conquistado o selo da organização em 2023. Esta certificação possibilita aos atletas que participem na Maratona da Europa pontuarem para o ranking mundial e, com isso, acederem a outras maratonas internacionais.

Recordamos que a Maratona da Europa integra o primeiro patamar de um conjunto de quatro níveis, o grupo “Label” (categoria E), que autentica as principais provas de estrada por todo o mundo. Nos níveis seguintes estão os selos “Elite” (B), “Gold” (A) e “Platinum” (GW).

A competição, além de possibilitar aos corredores uma paisagem única, é uma das Maratonas mais planas do mundo, tornando-a um atrativo especial na procura de marcas e recordes pessoais.

 “Estes resultados refletem a enorme responsabilidade que carregamos nos ombros. Conseguimos estes resultados muito graças ao apoio incondicional dos nossos parceiros, em particular o forte envolvimento Câmara de Aveiro. O sucesso da Maratona da Europa reforça ainda mais o estatuto da Cidade e da Região de Aveiro como um destino de eleição para eventos desportivos de alto nível”, refere Paulo Costa, Fundador e Diretor Executivo da Maratona da Europa.

Além da Maratona da Europa, há apenas duas provas portuguesas no ranking da World Athletics: a Maratona do Porto EDP (93.º) que já conta com 20 edições e a Maratona de Lisboa EDP (64.º) com 38 provas realizadas.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Marinha Grande | ADJUDICADA A REABILITAÇÃO DA ALBERGARIA NOBRE PARA RESIDÊNCIA DE ESTUDANTES

 A Câmara Municipal da Marinha Grande adjudicou a construção da reabilitação da Albergaria Nobre para Residência de Estudantes, esta segunda-feira, 13 de janeiro, pelo valor de 3.506.000,34€, acrescidos de IVA, e o prazo de execução de 300 dias.
A reabilitação do edifício da antiga Albergaria Nobre, localizado na Rua Alexandre Herculano, contempla a utilização de vidro e um acabamento de fachada na cor verde garrafa em algumas fachadas. Propõe-se, também, uma relação com o pinhal através do acabamento exterior.
Vão ser criadas 50 unidades de alojamento, com um número total de 76 camas, distribuídas por 3 pisos. Englobam-se quatro setores: Unidades de Alojamento, Zonas de Utilização Comum, Zonas de Circulação, Zonas de Serviço, zona exterior (pátio) e acessos.
A residência é composta por quatro tipo de unidades de alojamento: quartos individuais (20 unidades), quartos duplos (20 unidades), estúdios (6 unidades) e quartos adaptados (4 unidades) para utilizadores com deficiências motoras. Todas as unidades de alojamento têm acesso privativo a uma instalação sanitária.
As zonas de utilização comum contemplam cozinhas (3 unidades) com zona de refeições, sala de convívio, terraços exteriores e uma sala de estudo/biblioteca.




*Gabinete de Comunicação e Imagem