O projeto europeu EU-SIDE, que o Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) integra, RUN-EU Erasmus Teacher academy sobre Educação Democrática e Inovação Social, foi premiado pela Comissão Europeia.
Promover a capacitação de professores em educação democrática e inovação social, através de uma abordagem colaborativa, internacional e multidisciplinar é o objetivo principal deste projeto, aprovada no âmbito do programa ERASMUS-EDU-2024-PEX-TEACH-ACA. Com um financiamento de 1.470.825 euros, a iniciativa conta com a participação de 16 instituições parceiras, incluindo o IPCA.
Neste projeto, o IPCA é representado por uma equipa de professores provenientes de diferentes escolas da instituição. Nas palavras de Soraia Gonçalves, Pró-Presidente e responsável por esta candidatura da parte do IPCA: “O objetivo é construir uma comunidade de prática internacional, promovendo a colaboração transnacional entre professores e outros stakeholders da área da educação. Estes docentes trazem uma abordagem diversificada e integrada ao projeto, contribuindo para a criação de ferramentas educativas com vista à promoção da inovação social e dos valores democráticos no ensino”.
O projeto EU-SIDE propõe um programa de mobilidade e formação para professores, abrangendo educadores em formação e em serviço, desde o ensino primário até à educação e formação profissional (VET).
Entre as 118 propostas submetidas, o EU-SIDE foi reconhecido pela sua abordagem inovadora e estratégica, integrando-se no plano de ação da rede RUN-EU e colaborando com o RUN-EPA para garantir o alinhamento com as prioridades educacionais da União Europeia.
O consórcio é liderado pela Universidade de Burgos (Espanha) e inclui como instituições de ensino superior parceiras: Häme University of Applied Sciences HAMK (Finlândia); NHL Stenden University of Applied Sciences (Países Baixos); University of Applied Sciences HOWEST (Bélgica); Technological University of the Shannon TUS (Irlanda); Politécnico de Leiria (Portugal); Politécnico do Cávado e do Ave IPCA (Portugal) e CFIE Burgos – Centro de Formação de Professores e Inovação Educativa (Espanha).
O projeto conta também com 21 parceiros associados, incluindo escolas e instituições governamentais, reforçando a sua abordagem colaborativa e multidisciplinar. Entre os parceiros associados ao IPCA incluem-se quatro estabelecimentos de ensino da região de Barcelos: Escola Secundária Alcaides Faria, Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes e o Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Cova. O IPCA conta também com o apoio da Associação Nacional de Professores nesta candidatura.
A participação do IPCA neste projeto é um reconhecimento da sua crescente relevância no panorama europeu da educação superior e da sua aposta estratégica na inovação e na internacionalização. Como parceiro ativo no consórcio, o IPCA contribui não apenas com a experiência dos seus docentes, mas também com o compromisso de levar metodologias de ensino inovadoras e valores democráticos às escolas da região, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento de competências educativas que preparam professores e estudantes para os desafios do futuro.
*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)