quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Debate Interpartidário sobre Igualdade de Género em Santa Maria da Feira

 A freguesia dMozelos será o palco da nova edição dos Debates Interpartidários que têm acontecido no concelho de Santa Maria da Feira. O Partido LIVRE, que organiza esta sessão, escolheu a Tuna Musical Mozelense para receber os representantes partidários no próximo sábado, dia 25 de janeiro, às 14h30.

O tema deste debate será a Igualdade de Género, com enfoque local, mas não esquecendo a dimensão nacional de uma questão que ainda requer reflexão na sociedade portuguesa. Cada partido representado terá dez minutos para explorar o tema principal, tal como as suas dimensões sociais e laborais. Para além dos participantes, o público presente poderá intervir e colocar questões, criando assim um espaço aberto de diálogo construtivo entre a sociedade e os decisores políticos.


O debate será moderado por Rúben Vieira, natural de Santa Maria da Feira, pessoa de género não binário e dirigente distrital do LIVRE, e terá a participação dos seguintes representantes partidários:

  • Íris Sá, estudante de ciência política e membro do Bloco de Esquerda;

  • Salomé Gomes, especialista em produtos de saúde e dirigente distrital do Partido LIVRE em Aveiro;

  • Anabela Duarte, bancária e presidente das mulheres socialistas do Partido Socialista em Santa Maria da Feira;

  • Ana Gonçalves, professora, membro da comissão política nacional e porta-voz da comissão política distrital do Pessoas-Animais-Natureza em Aveiro;

  • Bárbara Freitas, estudante de ciências e tecnologias e membro da Iniciativa Liberal;

  • Maria Fernanda Alves, presidente da concelhia do CDS - Partido Popular em Santa Maria da Feira.

Os intervenientes são apresentados segundo a ordem na Assembleia da República Portuguesa. O Partido Comunista Português, o Partido Social Democrata e o Partido CHEGA foram convidados e a sua participação está sujeita a confirmação.

O Debate Interpartidário sobre Igualdade de Género será transmitido online, nas redes sociais do LIVRE Aveiro (@livreaveiro).


📍 Localização

Tuna Musical Mozelense

Alameda Alfredo Henriques 44, Mozelos


O Grupo de Coordenação Local do LIVRE Aveiro

Diversidade entre os novos nomes anunciados para o Luna Fest 2025. Novas confirmações com artistas de Portugal, Espanha, Bélgica, Reino Unido e Estados Unidos


A diversidade de sonoridades e nacionalidades marca o anúncio de mais cinco projetos para a terceira edição do Luna Fest, festival que decorre de 31 de julho a 2 de agosto na Praça da Canção, em Coimbra.

De Portugal chegam os Taxi, banda histórica formada no Porto em 1981 e que alcançou o sucesso no início da década de 1980 com Cairo. Entre os maiores êxitos do grupo estão “Chiclete”, “Fio da Navalha”, “Rosete” e “TV WC”. Os Taxi começaram, no final de 2024, as comemorações dos 45 anos de carreira, que irão prolongar até ao final de 2026.

Vindos da vizinha Espanha, os Biznaga já têm um lugar consolidado no punk espanhol, estando já a dar cartas fora do país. Com 11 anos de existência e cinco álbuns editados, o quarteto madrileno traz a Coimbra o disco ¡Ahora!, lançado em outubro de 2024.

Os históricos 999 chegam a Coimbra a pouco tempo de comemorarem meio século de existência. Formados em Londres em 1976 pelos então colegas de escola Nick Cash e Guy Days (aos quais se juntaram Jon Watson e Pablo Labritain), a banda tem mais de duas dezenas de trabalhos editados, o último Death in Soho, em 2007.

Landrose é um projeto de autor assinado pelo belga David Temprano. Com a bateria como elemento central (David é baterista da banda belga CERE), Landrose mistura sonoridades que vão do punk à eletrónica. O primeiro trabalho do projeto, Saveur Pey, viu a luz do dia em março de 2024.

Dos Estados Unidos chegam as The Darts, banda formada só por mulheres, oriunda de Phoenix, Arizona. O grupo nasceu com o objetivo de fazer garage rock, conhecer o Mundo e ter festas todas as noites. A banda formou-se em 2016 e está, desde 2018, envolvida com a editora Alternative Tentacles, de Jello Biafra. Boomerang, lançado em 2024, é o último trabalho das The Darts.

Estes cinco nomes juntam-se aos já anunciados Mão Morta, MARTA REN, Maquina, Agressive Girls e The Pages. Mais artistas e bandas serão anunciados nos próximos meses.

Nascido em 2023, o Luna Fest quis devolver à cidade de Coimbra o espírito do rock n'roll que nela deixou uma marca nas décadas de 1970, 80 e 90, tornando-a uma das capitais nacionais do rock. Pelo palco do Luna Fest já passaram, entre outros, Gang of Four, A Certain Ratio, John Cale, Buzzcocks, Black Lips, Legendary Tiger Man, Jon Spencer ou Kid Congo & The Pink Monkey Birds.

Os bilhetes já estão disponíveis na FNAC, Worten, BOL.pt, CTT e na loja de discos Lucky Lux, em Coimbra.

Apoio: Canal180, SAPO, Música Sem Capa, Notícias de Coimbra, Antena 3 e RUC.

Tavares Manuell apresenta exposição de escultura e pintura na vila medieval de Monsaraz


O artista plástico Tavares Manuell vai apresentar a exposição “Retrospetiva 20 anos” na Igreja de Santiago, em Monsaraz. A mostra de escultura e pintura a óleo sobre tela vai estar patente de 25 de janeiro a 23 de fevereiro e pode ser apreciada diariamente das 9h30 às 13h e entre as 14h e as 17h.
Tavares Manuell encontrou na arte uma forma de comunicar, iniciou-se na escultura e depois testou a técnica do óleo sobre tela, definindo o seu estilo no abstracionismo. Os trabalhos do artista são maioritariamente compostos por tonalidades quentes, com pinturas que exploram os vários tons de determinada cor, sem que exista uma perda da expressividade, mas apesar desta tendência também tem pinturas policromáticas. Os seus quadros viajam entre o abstrato e o figurativo das representações humanas.
O artista participou em centenas de exposições individuais e coletivas em Portugal, Espanha, Brasil, Estados Unidos da América, Itália, República Dominicana, Inglaterra, Hungria, Áustria, Eslováquia, França, Chile, Alemanha, República Checa e Holanda. As suas obras estão incluídas em coleções particulares e institucionais em Portugal e no estrangeiro e alguns dos seus trabalhos estão publicados em livros e edições culturais.







*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Dia da Internet Mais Segura - 11 de fevereiro Cidade de Aveiro será o palco do evento principal

 
O Dia da Internet Mais Segura é uma efeméride celebrada internacionalmente, que em Portugal será assinalada ao longo de fevereiro, com especial destaque para o dia 11 de fevereiro de 2025, data em que decorrerá o evento principal, na cidade de Aveiro, é organizado pelo Centro Internet Segura, que o IPDJ integra, com o apoio de entidades locais.

Este evento incluirá um seminário dedicado à Educação para a Cidadania Digital, e diversas oficinas dirigidas a diferentes públicos, com o objetivo de promover uma utilização mais segura, ética e consciente do ambiente digital. 
Educação para a Cidadania Digital, tema central desta edição, visa capacitar os cidadãos para a utilização do ambiente digital de forma crítica, ética e responsável, preparando-os para os desafios e oportunidades das tecnologias de informação e comunicação.
Entre os seus pilares fundamentais destacam-se: o acesso e inclusão, a literacia para os media, a participação ativa e democrática, a cultura para a cibersegurança e o bem-estar digital. Estes princípios promovem uma sociedade digital mais democrática, inclusiva e segura.

Em 2025, o Conselho da Europa celebra o Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital, reforçando a relevância desta temática para enfrentar os desafios do presente e construir um futuro mais resiliente e inclusivo. 
Do programa, para além do seminário, destacamos a parte da manhã com a dinamização de diversas oficinas, que incluem temas, como:

  • Bullying/Ciberbullying/Violência Online; 
  • Uso excessivo de ecrãs (usando programação e robótica);  
  • IA (ética e proteção de dados), 
  • Data Detox; 
  • Desinformação na era da inteligência artificial; 
  • Relacionamentos online, uma questão para além do digital; 
  • IA/Cidadania Digital...
  • Cidadania Digital 
Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nos Serviços desconcentrados do IPDJ de Aveiro, ou consultar o Portal do IPDJ em: https://www.ipdj.gov.pt


ENCONTRO ANUAL DE ENFERMEIROS GESTORES NO GAVIÃO

No passado dia 17 de janeiro, decorreu o já habitual encontro de Enfermeiros Gestores/Responsáveis da ULSAALE, desta vez no concelho de Gavião.
Este encontro anual pretende ser um momento de partilha entre os responsáveis de enfermagem dos diversos serviços e unidades, mas também um momento que dê a conhecer as riquezas patrimoniais, culturais e gastronómicas de cada concelho do Distrito de Portalegre.
Estiveram presentes 33 Enfermeiros Gestores e Responsáveis, bem como o Enfermeiro Diretor da ULSAALE, Prof. Adriano Pedro. Houve oportunidade de conhecer a Casa das Artes, o Museu do Sabão, o Museu das Mantas e Tapeçarias e o Castelo de Belver, numa excelente organização da Enfermeira Gestora, Enfermeira Ana Luísa Carias, do Centro de Saúde de Gavião.
Ficou o desafio à Enfermeira Maria José Raposo para que, no ano de 2026, o encontro possa ocorrer no Concelho de Sousel.

ULSAALE
*José Rui Marmelo Rabaça

UCC Ponte de Sor/ Montargil alerta sobre Malefícios do Tabaco

Durante o mês de Dezembro de 2024 a UCC de Ponte de Sôr/ Montargil realizou várias sessões de educação e promoção da saúde na Escola Secundária de Ponte de Sôr para todos os alunos do 7º ano de escolaridade.
Tiveram como objetivos alertar os alunos para os perigos de comportamentos aditivos, concretamente o consumo de tabaco, as consequências para a saúde em geral, para a saúde oral e o contributo da alimentação nesta situação.
As sessões foram realizadas pela enfermeira da UCC com a colaboração de duas alunas de enfermagem do IPP de Portalegre em Ensino Clínico na UCC, a Higienista Oral do Centro de Saúde de Ponte de Sôr e a Nutricionista que se encontra em estágio no Agrupamento de Escolas de Ponte de Sôr.
Foram abrangidos um total de 137 alunos e 9 docentes que manifestaram muito interesse através de questões sobre a temática.

ULSAALE
*José Rui Marmelo Rabaça

UCC Alter promove sessões sobre Gripe e outras infeções respiratórias

Nos dias 18 , 19 e 20 de Dezembro de 2024, a UCC ALTER realizou, nas freguesias de Seda, Cunheira e Chança, sessões de educação para a saúde na comunidade sobre Gripe e outras infeções respiratórias.
Nestas sessões, procurou-se sensibilizar a comunidade para a temática das infeções respiratórias, bem como consciencializar sobres diversas medidas para a sua prevenção: etiqueta respiratória, correta desinfeção/lavagem das mãos e vacinação.
A população mostrou-se interessada e participativa durante as sessões.
No final de cada sessão, foi realizada a administração da vacina da Gripe para os indivíduos presentes e elegíveis.
A apresentação foi realizada pela aluna de Enfermagem Andreia Garcia, com a supervisão do enfermeiro Luís Trindade.

ULSAALE
*José Rui Marmelo Rabaça


UCSP Alter do Chão promove Sessão sobre a importância da Música na Saúde Mental dos Seniores


No dia 15 de janeiro de 2025, a UCSP Alter do Chão promoveu uma sessão de promoção para a Saúde sobre a importância da Música na Saúde Mental dos Seniores.
A sessão foi dinamizada pela enfª Antónia Lista e teve a colaboração do assistente técnico Miguel Rasquinho.
Esta população é particularmente vulnerável e desprotegida devido à sua fragilidade, sendo necessário criar medidas inovadoras com o intuito de proteger a população idosa do isolamento social e da solidão, bem como prevenir as suas consequências para a saúde – nomeadamente o declínio funcional.
O evento teve como objetivos diminuir o isolamento social e o sentimento de solidão, melhorar a qualidade de vida e promover a reintegração ativa dos séniores.
A população alvo mostrou-se muito receptiva e participativa durante a sessão.

ULSAALE
*José Rui Marmelo Rabaça

Centro Ciência Viva de Aveiro: Conversa com cinco alunos de Aveiro que foram Astronautas por um dia

Para dar a conhecer em detalhe o programa “Astronauta por um Dia”, uma iniciativa da Agência Espacial Portuguesa, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro promove uma conversa com cinco alunos da Região de Aveiro que já participaram nesta iniciativa. O evento acontece no domingo, 2 de fevereiro, às 15h00, no auditório da Fábrica.
"Astronauta por um Dia" é dirigido a todos os jovens estudantes portugueses, entre os 14 e 18 anos, que tenham vontade de experimentar estar no Espaço.
Para dar a conhecer em detalhe este programa, a Fábrica Centro Ciência Viva promove uma conversa com Artur Jesus, Eleonora Ruas, Gustavo Matos, Maria Neto e Nuno Pereira, cinco jovens “astronautas” da Região de Aveiro que já participaram em edições anteriores do “Astronauta por um Dia”. Numa conversa moderada pelo investigador Rui Moura, do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro, os cinco jovens vão relatar e partilhar todos os pormenores da experiência de viver em micro-gravidade e da preparação que tiveram para poderem fazer voos parabólicos.
Vão ainda informar e esclarecer questões a todos os jovens que pretendam também concorrer e ser finalistas do "Astronauta por um Dia".
Esta conversa destina-se a jovens que estejam a frequentar o ensino básico ou secundário, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, e que frequentem, no máximo, o 11.º ano de escolaridade no corrente ano letivo. A participação na conversa é gratuita, mediante inscrição através do email fabrica.cienciaviva@ua.pt.
Este é já o quarto ano consecutivo em que a Agência Espacial Portuguesa vai dar a 30 jovens estudantes portugueses a oportunidade de flutuarem como astronautas, sendo que o voo de gravidade zero acontece a 21 de setembro em local a divulgar. Mais informações sobre esta iniciativa podem ser consultadas em www.astronautaporumdia.pt.
*Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro
Tel. +351 234 427 053 (chamada para a rede fixa nacional)

Campanha decorre até ao final do mês de abril. Município de Cantanhede apoia a esterilização de animais de estimação

 
A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou na última reunião de câmara, a 15 de janeiro, um programa destinado a apoiar financeiramente a esterilização de cães e gatos. A campanha decorrerá de 1 de fevereiro até ao final do mês de abril, facultando aos donos de animais de estimação que residam no concelho a possibilidade de os esterilizarem a um custo reduzido, uma vez que a autarquia comparticipa financeiramente esse ato cirúrgico, quer em machos, quer em fêmeas.
Esta campanha tem como objetivo reduzir o número de ninhadas e impedir o crescimento de populações de canídeos e felídeos, mitigando por essa via o risco de abandono”, sublinhou o vereador da Câmara de Cantanhede, Adérito Machado.
Segundo o autarca, “o que se pretende é reduzir os problemas de saúde pública decorrentes da existência de animais vadios e diminuir a forte pressão a que está atualmente sujeito o Centro de Recolha Animal de Cantanhede (CRAC) relativamente à recolha, alojamento e alimentação desses animais”.
Nos termos das normas estabelecidas para o desenvolvimento da campanha de esterilização, cada agregado familiar poderá sujeitar a esse ato cirúrgico apenas um canídeo ou felídeo. A esterilização deve ser realizada em Centros de Atendimento Médico-Veterinário (CAMV) autorizados pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária e podem participar todos os detentores de animais residentes no concelho, desde que o animal esteja identificado eletronicamente e cumpra as exigências legais, incluindo vacinação, por exemplo.
O valor da comparticipação varia dependendo se se trata de um macho ou de uma fêmea, dentro de cada espécie. Enquanto pela esterilização para as fêmeas, o valor da esterilização é de 80 euros para cadela e 55 euros para gata, enquanto para os machos, o valor é de 45 euros para cão e 25 euros para gato. No caso de famílias com carências socioeconómicas comprovadas, os valores aumentam, com 120 euros para cadela, 82,5 euros para gata, 67,5 euros para cão e 37,5 euros para gato.
A candidatura deverá ser enviada para geral@cm-cantanhede.pt ou entregue em suporte físico no CRAC, sendo que o formulário e todas as informações estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Cantanhede.
As candidaturas serão avaliadas por ordem de entrada pelo Serviço Veterinário do Município de Cantanhede. O resultado será comunicado ao requerente por e-mail ou telefone. Caso seja aprovada, o detentor do animal deverá agendar a esterilização no CAMV até dia 30 de abril. Após o procedimento, o veterinário atualizará o boletim sanitário e o registo no SIAC, mencionando “Financiado pelo Município de Cantanhede”. O requerente deve apresentar a fatura-recibo dentro de 10 dias úteis após a esterilização. Após verificação do registo no SIAC, o pedido de reembolso será aprovado, com pagamento realizado durante o mês de maio.

 

Silves | LANÇAMENTO DO LIVRO MARIA ANTONIETA JÚDICE BARBOSA 100 ANOS, PATRIMÓNIO E MEMÓRIA - 25 JANEIRO, 16H00, CASA MUSEU JOÃO DE DEUS

  

O lançamento do livro “Maria Antonieta Júdice Barbosa – 100 anos, Património e Memória”, no próximo dia 25, às 16h00, na Casa-Museu João de Deus (Rua Dr. Francisco Neto Cabrita, em São Bartolomeu de Messines), encerra o programa das comemorações do centenário do nascimento da poetisa messinense promovidas pela Câmara Municipal de Silves, desde novembro de 2024.
Trata-se de um livro da autoria do historiador João Vasco Reys e da professora Esmeralda Lopes Alves, que reúne diversos documentos sobre a vida e obra da escritora.

A iniciativa tem início às 15h30 com uma visita à Casa-Museu João de Deus, seguida da apresentação do livro, às 16h00, na Sala Polivalente e de um momento de leitura de poemas pelos alunos da Escola Secundária de Silves e pelo Grupo de Teatro Penedo Grande, terminando com um apontamento musical por Miguel Coelho.

Universidade de Coimbra lança livro sobre as abelhas de Portugal

 
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) lançou um novo livro técnico, intitulado “Chaves Dicotómicas dos Géneros de Abelhas de Portugal. Hymenoptera: Anthophila”. A obra, produzida no âmbito dos projetos PolinizAÇÃO e EPIC-Bee, em colaboração com a Imprensa da Universidade de Coimbra, está agora disponível para download gratuito.
Este livro, uma adaptação e tradução da obra Key to the Genera of European Bees (Hymenoptera: Anthophila), é o primeiro a ser publicado sobre o tema para Portugal e em português. Desenvolvido como uma ferramenta para a identificação de géneros de abelhas, o livro destina-se principalmente a um público académico e técnico, constituindo um marco significativo no campo da entomologia e um contributo valioso para a conservação dos insetos polinizadores.
 
A produção desta obra contou com o envolvimento de investigadores do FLOWer Lab do Centro de Ecologia Funcional (CFE) e do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da FCTUC, nomeadamente Hugo Gaspar, Sílvia Castro e João Loureiro.
 
Segundo Hugo Gaspar, entomólogo e aluno de doutoramento da FCTUC, «este livro preenche uma lacuna de décadas na investigação sobre as abelhas selvagens em Portugal, uma vez que atualiza o conhecimento e aproxima-o da comunidade entomológica nacional através da adaptação e tradução para a língua Portuguesa. Será extremamente útil não só para investigadores que trabalham no estudo e conservação de polinizadores, mas também para estudantes, naturalistas e para todos os que tiverem interesse em aprender sobre a identificação de abelhas», acredita.
 
O lançamento desta obra técnica reforça o compromisso da Universidade de Coimbra em promover a ciência e desenvolver ferramentas de apoio à investigação científica e ao conhecimento sobre biodiversidade.
Além da UC e do projeto PolinizAÇÃO, esta obra contou com a colaboração do investigador José Grosso-Silva da Universidade do Porto, e da equipa de investigadores ligada ao Laboratório de Zoologia da Universidade de Mons (Bélgica), através dos projetos europeus SPRING, ORBIT e EPIC-Bee.
 
O livro está agora disponível para download gratuito através do catálogo da Imprensa da UC no seguinte link.
 
*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia