segunda-feira, 3 de março de 2025

Aveiro | Começou a obra de requalificação da Rua Nossa Senhora das Necessidades, em Esgueira

Teve início esta segunda-feira (03 de março) a obra de requalificação da Rua Nossa Senhora das Necessidades, em Esgueira. Um investimento da Câmara Municipal de Aveiro no valor de 150.883,98€, a cargo da empresa Construções Carlos Pinho, Lda. .

De acordo com o projeto, a intervenção que vai requalificar totalmente o referido a arruamento (840 metros), prevê a execução de trabalhos de repavimentação, recuperação de passeios, mobiliário urbano, sinalização vertical e horizontal, bem como a manutenção de espaços verdes, promovendo mais conforto e segurança para peões e condutores.

Condicionamento e corte de trânsito
Durante a primeira fase da empreitada, o trânsito estará vedado à circulação entre o viaduto de ligação à Rua da Alegria e a rotunda junto ao restaurante Solar das Estátuas. Os condutores devem utilizar a Avenida Europa como alternativa a este percurso.

Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes e a qualificação do espaço público, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro



Marinha Grande | INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A CRIATIV(A)RTE 2025

 
A Câmara Municipal vai organizar a 19.ª edição da Criativ(a)rte – Feira de Artes, no dia 25 de abril de 2025, entre as 14h00 e as 19h00, no Parque da Cerca, na Marinha Grande. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Esta é uma feira dedicada às artes, de carácter informal, sem quaisquer fins lucrativos, aberta à comunidade, cujo objetivo é o de criar na cidade da Marinha Grande um espaço para partilha de saberes, usos e costumes. 

Este evento visa proporcionar o encontro de pessoas, através das artes, da cultura e do desporto, pretendendo, simultaneamente, promover o comércio local e a atração de visitantes à cidade da Marinha Grande, com a dinamização de diversas atividades e muita animação. 
É uma iniciativa onde qualquer pessoa ou entidade pode participar para se apresentar com artesanato tradicional ou contemporâneo, pintura, animação, produtos regionais, produtos reciclados, produtos e artigos em 2.ª mão, produtos da terra, um workshop, um jogo, entre outros.
Os interessados em participar devem preencher a ficha de participação online, disponível no sítio de internet do Município da Marinha Grande, na área Viver / Cultura / Criativ(a)rte 25 de Abril  / Formulário de Participação, até ao dia 21 de março de 2025.

As Regras e Ficha de Participação (de preenchimento online) estão disponíveis em



Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | “SABER COMER PARA BEM VIVER” É O TEMA EM DEBATE NO DIA 10 DE MARÇO

 A ação de capacitação "Saber Comer para Bem Viver”, organizada pelo Município da Marinha Grande, no âmbito do projeto "Associativismo em Movimento", realiza-se no próximo dia 10 de março, às 18h00, no Auditório da Resinagem, com entrada gratuita.
A sessão contará com a participação da nutricionista Ana Guerra, que irá abordar a importância da educação alimentar como uma ferramenta essencial para melhorar a qualidade de vida, promovendo hábitos saudáveis, nas dinâmicas individuais, familiares e associativas.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | 14 GRUPOS DESFILAM NO CARNAVAL DE VIEIRA DE LEIRIA

 O Carnaval da Vieira 2025 arrancou em grande estilo no dia 2 de março, enchendo as ruas de Vieira de Leiria de cor, alegria e espírito olímpico. Com mais de meio milhar de figurantes e carros alegóricos, de 14 grupos, o desfile animou o público, consolidando esta tradição carnavalesca.
No sábado, dia 1, a festa começou com música na tenda instalada na Escola Básica Padre Franklin, com os concertos da Banda CTL e dos Cromos da Noite, que animaram os foliões até madrugada.
No domingo, dia 2 de março, o ponto alto foi o Corso Carnavalesco, que percorreu as principais ruas da vila. Os grupos participantes trouxeram performances e figurinos criativos, seguindo a temática “Olimpíadas da Vieira”, que muitos grupos aproveitaram para relacionar com as tradições daquela freguesia.
O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, que assistiu ao desfile de domingo, destacou a importância deste evento, lembrando que “o Carnaval da Vieira é uma celebração da nossa identidade e criatividade, um momento de união da comunidade e de promoção do turismo local”, acrescentando que “é muito gratificante para a organização ver o envolvimento das associações e a alegria contagiante dos participantes”.
Na terça-feira de Carnaval, dia 4 de março, o desfile repete-se. Irão apresentar-se os seguintes grupos:
- Iluminados – Deusas do Olimpo
- Tenistas
- N Dancers Academy – Break Dance
- Grupo de Amigos dos Bombeiros – Tasca das Olimpíadas da Vieira
- Casal das Raposas – Surf do Lis
- Jeitosas da Vieira – Olimpíadas do Marisco
- Energéticos da Vieira – Ginástica Anos 80
- Travessia do Lis
- O Casal D’Anja é do Baralho
- BIR, Amigos Foliões da Praia da Vieira – Fora da Caixa
- IDV Vieirense
- Barriguitas
- Carapaus de Corrida – Corrida de Carapaus
- Skydivas.

O programa dos próximos dias é o seguinte:
3 de março – segunda-feira
Escola Padre Franklin - Vieira de Leiria
22h00 - Concerto com a Banda Yitmos
01h00 - DJ André L.

4 de março – terça-feira
Centro de Vieira de Leiria
14h30 - Corso Carnavalesco com atuação do DJ André L.

O Carnaval da Vieira é uma organização da Associação “AlóédaVieira” e do Município da Marinha Grande.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Reunião de Câmara Pública | 06 de março de 2025 | Auditório da Câmara Municipal de Porto de Mós

 Segue o link de acesso à ordem de trabalhos da próxima reunião de câmara, a ter lugar no dia 06 de março de 2025 no Auditório da Câmara Municipal de Porto de Mós.
É PÚBLICA.
 
Consultar Ordem de Trabalhos: https://www.municipio-portodemos.pt/pages/863

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

No âmbito de candidatura do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal. Projeto Travar a Pinheirinha em execução no concelho de Cantanhede

 

O projeto Travar a Pinheirinha, aprovado no âmbito no âmbito do Aviso n.º 11545/2023 (Proteção e Conservação da Natureza e da Biodiversidade - Projetos de erradicação e controlo de espécies invasoras prioritárias) do Fundo Ambiental, com o objetivo de assegurar o controlo, a contenção ou a erradicação de espécies exóticas invasoras prioritárias, já se encontra em execução.

Este projeto, resultante de uma candidatura submetida pelo Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede, para além das ações de erradicação e controlo das espécie exóticas invasoras erva-pinheirinha (Myriophyllum aquaticum), cana-do-reino (Arundo donax) e várias espécies de acácia (Acacia dealbata, Acacia melanoxylon e Acacia longifolia), irá realizar ações de sensibilização para a população em geral relativamente à problemática associada à ocorrência e identificação destas espécies invasoras, bem como à identificação e preservação de espécies autóctones. Culminará ainda com ações de restauro ecológico, através da reintrodução de espécies nativas nos espaços intervencionados.

O projeto está enquadrado na Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030 no que diz respeito aos objetivos definidos no seu Eixo 1 (“Melhorar o estado de conservação do património natural”), nomeadamente no ponto “1.4 - Reforçar a prevenção e controlo de espécies exóticas invasoras a nível nacional e no quadro da EU”. Este projeto é de cariz municipal, estando atualmente em execução na Lagoa dos Coadiçais (ou dos Cedros), na Lagoa do Corgo Dentro e na Vala do Pontão, na freguesia de Febres.
As atividades contemplam atualmente a remoção de erva-pinheirinha com o auxílio de uma máquina anfíbia, utilizando a mesma metodologia da recente intervenção na Lagoa dos Teixoeiros (freguesia de Tocha), sendo previsível que estas ações ajudem a menorizar o impacto altamente negativo que estas espécies exóticas invasoras exercem sobre os espelhos de água e linhas de água.

De referir, ainda, que as zonas de intervenção estão incluídas na Estrutura Ecológica Municipal, que tem como principal função contribuir para o equilíbrio ecológico e para a proteção, conservação e valorização ambiental e paisagística dos espaços rurais e urbanos, garantindo as funções de proteção das áreas de maior sensibilidade ecológica e de maior valor para a conservação da flora autóctone, proteção das áreas afetas a riscos para a ocupação humana, a salvaguarda da função produtiva do concelho e a proteção e a manutenção em rede dos corredores ecológicos secundários.

Proença-a-Nova | Turismo de natureza, arte e gastronomia em destaque na BTL. Proença-a-Nova apresenta as suas potencialidades turísticas


O Município de Proença-a-Nova volta a marcar presença na maior feira de turismo a nível nacional de 12 a 15 de março– a BTL 2025, reforçando a promoção do território junto do mercado português. Com um stand próprio no Pavilhão 2, Proença-a-Nova apresenta-se como um destino que une natureza, desporto e aventura, ciência e artes, numa experiência autêntica e memorável e reforçando a comunicação que tem sido feita nas anteriores edições de um destino para visitar todo o ano.
Inspirado pelo Ano Municipal das Raízes, o espaço convida os visitantes a redescobrirem a sua ligação com a natureza e a tradição. Quem passar pelo stand poderá participar no Jogo da Roleta, habilitando-se a ganhar vouchers de estadas nos alojamentos locais, entradas no Centro Ciência Viva da Floresta, brindes promocionais ou plantas autóctones, um símbolo da conexão com as nossas raízes, tradições e a natureza.

Durante a feira, a animação não ficará apenas dentro do stand. Uma performance teatral itinerante promovida pelos AtrapalhArte circulará pelo espaço da BTL, convidando os visitantes a descobrirem Proença-a-Nova de forma lúdica e envolvente. Através da interação direta com o público, esta animação destacará as riquezas naturais, culturais e gastronómicas do concelho, despertando a curiosidade e o desejo de explorar o território.

No primeiro dia da feira, 12 de março, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e degustar as infusões do projeto BioAromas LIIS, com a marca É Capaz, que alia inovação, tradição e inclusão social, estando integrado no Centro Ciência Viva da Floresta. Já na quinta-feira, 13 de março, o stand recebe a atuação da soprano Ana Sofia Ventura, natural do concelho, que promete um momento musical de excelência, reforçando a ligação entre cultura e território. No sábado, 15 de março, o destaque vai para a gastronomia, com uma degustação de tigelada, a rainha da doçaria do concelho.

Proença-a-Nova convida todos a embarcar nesta viagem de sentidos e emoções na BTL 2025, onde as raízes do passado se encontram com as oportunidades do presente, num destino que tem tanto para oferecer.

*Andreia Gonçalves
Unidade de Comunicação, Turismo e Eventos

Marinha Grande | MATINÉ DE CARNAVAL REUNIU PARTICIPANTES COM MAIS DE 60 ANOS NUMA TARDE DE FOLIA

 O Município da Marinha Grande promoveu, na passada sexta-feira, 28 de fevereiro, a 3.ª edição da Matiné do Carnaval Sénior, um evento que trouxe muita cor, alegria e dança ao Auditório do Edifício da Resinagem.
Dezenas de séniores e utentes da APPACDM juntaram-se para uma tarde repleta de música, convívio e animação, que contou com a atuação do DJ Nuno Carreira, confirmando o sucesso das edições anteriores. Como já é tradição, muitos participantes aderiram ao espírito carnavalesco e marcaram presença com fantasias criativas e coloridas, tornando a festa ainda mais divertida.
O evento, de entrada gratuita, foi organizado pelo Município da Marinha Grande, que, deste modo, promoveu momentos de lazer e inclusão para a população com mais de 60 anos, incentivando a socialização e o bem-estar através do entretenimento.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Portalegre | Alpalhão com 24 dadores de sangue


Neste 2025 já tínhamos pisado estradas do concelho de Nisa. E voltámos de novo a terras nizorras, mais concretamente à localidade de Alpalhão. Esta foi mais uma iniciativa conjunta da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – e da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE.
O centro cultural de Alpalhão foi o local onde se concretizou a dádiva e que recebeu duas dúzias de voluntários. Os homens foram em número de 13 e as mulheres representaram 45,8%.
Dois dos presentes não puderam doar sangue, por motivos clínicos. Contaram-se por 22 as unidades de sangue total que saíram de Alpalhão.

Em termos de novos dadores compareceram cinco, sendo três do sexo feminino.
Pediram para se inscrever no Registo Português de Dadores de Medula Óssea quatro dos protagonistas solidários.
Toda esta dinâmica gerada em Alpalhão merece ser evidenciada, pois tratou-se de uma brigada bastante produtiva.
Os presentes sentaram-se à mesa no almoço convívio, que teve o apoio da Junta de Freguesia de Alpalhão.

22 de março em Alter
A próxima jornada da ADBSP está planeada para o centro de saúde de Alter do Chão, a 22 de março. O primeiro sábado primaveril 2025 e na parte da manhã.

Em tempo de flores, doar sangue torna-se poético! Pesquise em: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/

*José Rui Marmelo Rabaça