1. Câmara avança com a requalificação da antiga Junta de Freguesia da Vera Cruz
O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura de procedimento para Requalificação do edifício da Antiga Junta de Freguesia da Vera Cruz, também conhecida como “Escola do Adro”, pelo valor de 628.310,91€ e um prazo de execução de 180 dias.
A obra de requalificação do edifício justifica-se pela necessidade de tratamento e correção de patologias construtivas e no ajuste da organização interna de modo a permitir uma maior versatilidade e articulação dos espaços interiores.
O espaço apresenta várias patologias que comprometem a salubridade e conforto dos espaços interiores. Estas patologias foram originadas, principalmente, por infiltrações resultantes de falhas de impermeabilização, de condições deficientes de drenagem pluvial e por finalização do ciclo de vida de materiais e sistemas utilizados.
2.Requalificação da Rua do Carmo e da Rua de Sá com investimento de 733 mil euros
O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura do concurso público para requalificação da Rua do Carmo e da Rua de Sá, pelo valor base de 733.296,39€, com um prazo de execução de 240 dias.
A necessidade de requalificação da Rua do Carmo e da Rua de Sá justifica-se pela continuidade das intervenções realizadas nas ruas do Gravito, do Carmo e da Rua Almirante Cândido dos Reis. A empreitada prevê a melhoria das condições de conforto e utilização para peões, a racionalização dos espaços de circulação viária e a melhoria das infraestruturas de drenagem de águas pluviais, iluminação pública e telecomunicações.
3. Abertura do concurso de concessão do restaurante do Mercado José Estevão
O Executivo Municipal deliberou autorizar a abertura do Concurso Público para a Concessão da Exploração do restaurante sito no Mercado José Estevão, pelo prazo de dez anos, pelo valor base de ocupação mensal de 3.000€ (+ IVA) e um período de carência de seis meses.
Numa visão de gestão integrada para o Mercado José Estêvão, pretende-se disponibilizar serviços e bens de forma concertada e modernizada, mediante a concessão da exploração do restaurante no 1.º piso e a disponibilização de dois quiosques e esplanada no rés-do-chão como unidade de prolongamento do restaurante para o rés-do-chão, mantendo-se toda a demais área como uma Praça Pública, com gestão da Câmara Municipal de Aveiro, dado tratar-se de um lugar público central, assumindo-se como palco de eventos, reunião e encontro por excelência da população, conforme ficou provado pelas atividades desenvolvidas durante o ano 2024.
4. Hasta Pública de alienação de vários imóveis municipais
O Executivo Municipal deliberou aprovar a proposta de alienação de 20 imóveis (ou grupos de imóveis), mediante recurso a procedimento por Hasta Pública (ver tabela), com um valor base total de 15.196.520€.
Verificando-se o dinamismo do investimento imobiliário no Município de Aveiro, nomeadamente para áreas destinadas ao comércio, indústria e habitação, incluindo habitação a custos controlados, e sendo particularmente evidente a necessidade de aumentar a oferta de habitação também como forma de regular o crescimento dos preços que se tem vindo a verificar nos últimos anos, a Câmara Municipal de Aveiro considera oportuna a venda de vários dos seus imóveis por forma a dar contributo para o aumento da oferta e o reequilíbrio do mercado, a promoção da economia local e a renovação urbana da Cidade, com mais investimento privado.
A proposta segue agora para aprovação em sede de Assembleia Municipal.
Lot
Designação
Localização
Área
Base de Licitação
1
Casa de Habitação
Rua Sr. Dos Milagres, n.º 28 – 1.º D, Fração L
75,74 m2
155.000,00€
2
Parcela de terreno
Gaveto da Rua Carlos Silva Melo Guimarães
313,85 m2
68.220,00€
3
Parcela de terreno
Gaveto da Rua Dr. Alberto Souto
337,40 m2
76.670,00€
4
Terreno para construção
Cais de São Roque
118,56 m2
335.000,00€
5
Lote 1 para construção
Agras do Norte
1.135,00 m2
2.198.110,00€
6
Lote 2 a 6 para construção
Agras do Norte
5.762.020,00€
7
Espaço Comercial
Rua Clube dos Galitos, n.º4
259,30 m2
366.000,00€
8
Terreno para construção
Gaveto da Rua Dr. Francisco Ferreira Neves – Sá Barrocas
1.479,00 m2
2.000.000,00€
9
Espaço Comercial
Rua de Santa Maria da Feira, Bloco 37 – Loja 35
64,50 M2
47.400,00€
10
Duas parcelas de terreno para construção
Rotunda da Avenida Europa
118.300,00€
11
Terreno industrial para construção
Zona Industrial de Taboeira
5.821,90 m2
217.200,00€
12
Terreno para construção
Estrada de São Bernardo e Rua das Cilhas
19.344,00 m2
2.300.000,00€
13
Lotes 21 a 24 para construção
Loteamento na envolvente à Capela Nova das Quintãs
133.600,00€
14
Lotes 29 a 34 para construção
Loteamento na envolvente à Capela Nova das Quintãs
210.600,00€
15
Lotes 35 a 40 para construção
Loteamento na envolvente à Capela Nova das Quintãs
200.100,00€
16
Lotes 41 a 45 para construção
Loteamento na envolvente à Capela Nova das Quintãs
156.600,00€
17
Lotes 46 a 49 para construção
Loteamento na envolvente à Capela Nova das Quintãs
139.800,00€
18
Lote Industrial (n.º 2)
Zona Industrial de Nariz – Beco da Quinta da Azinhaga
1.410,00 m2
45.700,00€
19
Lote Industrial
Zona Industrial de Taboeira – “Cascorras”
8.032,90 m2
603.900,00€
20
Terreno para construção
Rua da Base Aérea de São Jacinto
484,00m2
62.300,00€
Para ser possível a alienação dos lotes 2 e 3 da Hasta Pública, o Executivo Municipal deliberou aprovar a desafetação do domínio público de duas parcelas situadas na União de Freguesias da Glória e Vera Cruz. Uma das parcelas está situada no Gaveto da Rua Carlos Silva Melo Guimarães (Lote 2) com a Rua Eng.º Silvério Pereira da Silva, com a área de 318,85 m2, com a atribuição do valor de 68.220,00€. A outra parcela a ser desafetada situa-se no Gaveto da Rua Dr. Alberto Souto (Lote 3) com a Rua Dr. Alberto Soares Machado, com a área de 337,40 m2, com a atribuição do valor de 76.670,00€.
No que respeita ao Lote 4 da Hasta Pública e para permitir a sua venda, foi aprovado o acordo de revogação do contrato de comodato celebrado, em 2009, com a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia da Vera Cruz para a instalação do Agrupamento de Escuteiros n.º 283, num prédio no Canal de São Roque, uma vez que o objeto do contrato nunca foi cumprido, ambas as partes decidiram pela sua revogação, tendo em desenvolvimento uma nova solução para sede deste Agrupamento de Escuteiros.
5. Tarifa de Resíduos Urbanos para 2025 mantém-se inalterada
O Executivo Municipal deliberou aprovar a manutenção dos preços da Tarifa de Resíduos Urbanos para 2025 (componente fixa e variável), bem como os serviços auxiliares de gestão de resíduos urbanos (serviço privado de recolha, transporte e tratamento de Resíduos Urbanos indiferenciados).
Mantém-se, também, a gratuidade na recolha e encaminhamento de resíduos urbanos volumosos (monstros) e resíduos verdes, quando a produção diária é inferior a 1.100 litros.
O valor da Tarifa de Resíduos Urbanos está dependente dos custos do tratamento dos resíduos urbanos na ERSUC, que em 2024 aumentou 22%, de 61,58€/tonelada para 75,30€/tonelada.
A Câmara Municipal de Aveiro continuará a exercer pressão sobre o Ministério do Ambiente e a ERSAR (Entidade Reguladora) para que sejam implementadas reduções e no mínimo, limites, nestes valores / custos excessivos e para que haja uma fiscalização rigorosa do contrato de concessão.
Ao mesmo tempo, manteremos a pressão sobre a ERSUC para garantir que os serviços prestados correspondam ao preço elevado que os Munícipes Aveirenses pagam todos os meses na fatura emitida pela Águas da Região de Aveiro.
6. Definição dos dias de encerramento, horários, preçário e isenções dos Museus de Aveiro para 2025
O Executivo Municipal deliberou aprovar os dias de encerramento, horário, preçário e isenções dos Museus de Aveiro.
Assim, foi aprovado que os dias de encerramento ao público dos Museus de Aveiro, até ao final de 2025, acontecem todas as segundas-feiras, com exceção feita ao dia 12 de maio (Feriado Municipal), e nos dias 1 de janeiro (Ano Novo), 20 de abril (Páscoa), 01 de maio (Dia do Trabalhador) e 25 de dezembro (Dia de Natal). Foi ainda aprovado o horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.
O novo preçário para o ano de 2025 dos Museus de Aveiro também foi aprovado, mantendo-se os valores de 2024:
• Museu de Aveiro / Santa Joana – 7,00€;
• Visita o conjunto dos Museus constituídos pelo Museu da Cidade, Museu Arte Nova e Ecomuseu Marinha da Troncalhada – 5,00€;
•Bilhete Único para a entrada em todos os Museus de Aveiro – 10,00€;
• Igreja das Carmelitas – 2,00€.
Os Museus de Aveiro têm entrada gratuita, até ao final de 2025, no primeiro domingo de cada mês (dia inteiro), no dia 18 de abril (Dia Internacional dos Monumentos e Sítios); 12 de maio (Feriado Municipal); 18 de maio (Dia Internacional dos Museus) e nos dias 27 e 28 de setembro (Jornadas Europeias do Património).
O Executivo Municipal deliberou ainda aprovar manter as isenções para entrada nos Museus de Aveiro, para os seguintes grupos:
• Crianças dos 0 aos 5 anos;
• Entidades, profissionais ou grupos convidados pelo Município de Aveiro;
• Professores, pessoal técnico auxiliar e acompanhantes responsáveis pela vigilância e apoio a grupos em visita;
• Instituições de ensino públicas e privadas do Município de Aveiro;
•Utentes seniores integrados em Instituições Particulares de Solidariedade Social do Município de Aveiro.
7. CreArt 3.0 abre Open Call para dois projetos a realizar em Aveiro
O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura de uma Open Call e a atribuição de um apoio à deslocação e estadia para os artistas que venham a ser selecionados a participarem no “Encontro”, em Aveiro, a decorrer nos dias 21 e 22 de março.
Foi ainda aprovada a abertura de uma outra Open Call para o projeto “Artistas no Espaço Público”, que se vai realizar de 7 a 20 de julho no âmbito do Festival dos Canais, bem como a atribuição de um apoio aos selecionados que vão apresentar os seus trabalhos.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Aveiro integra o projeto CreArt 3.0 que se iniciou em janeiro de 2024 e vigora até final de 2026, continuando a apostar nas residências artísticas como um contributo para a criação artística e para a formação dos artistas, bem como forma de proporcionar oportunidades de valorização e de afirmação de novos talentos da rede CreArt.
8.CMA apoia projeto “Saúde e Bem-Estar Mental em contexto laboral”
O Executivo Municipal deliberou aprovar a proposta de parceria com a Cáritas Diocesana de Aveiro para o desenvolvimento do Projeto “Saúde e Bem-Estar Mental em Contexto Laboral” no âmbito do Programa Portugal Inovação Social – Iniciativas Inovação e Empreendedorismo Social - Parcerias para o Impacto.
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) reconhece a importância do trabalho desenvolvido pela instituição para o desenvolvimento social e comunitário concelhio, em particular no que se refere ao apoio a grupos mais vulneráveis e em situação de emergência social, pelo que apoiará o projeto com o valor de 4.800€ no triénio 2025-2027.
O referido projeto tem como objetivo criar condições humanas e materiais para que a Cáritas Diocesana de Aveiro possa desenvolver uma resposta social para o apoio às empresas e outras entidades empregadoras (públicas e privadas) da Região de Aveiro no sentido de se capacitarem e fomentarem para uma cultura organizacional que valorize a Saúde Mental e o bem-estar dos respetivos colaboradores e famílias.
Para além do apoio financeiro, a CMA irá colaborar no desenvolvimento do plano de trabalhos do projeto, recolher e partilhar experiências com as outras entidades envolvidas, implementar, sempre que adequado, as boas práticas resultantes do desenvolvimento do projeto no Município de Aveiro e promover a divulgação de iniciativas e resultados associados ao Projeto, no Conselho Local de Ação Social do Município de Aveiro.
9. Atribuição de apoios a mais uma Família e três Cidadãos
O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais uma família residente em Aveiro, correspondendo a mais três Cidadãos ajudados, no valor global de 870,00€, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.
10.Alterações à sinalização rodoviária no acesso à ponte de Requeixo
O Executivo Municipal deliberou ratificar alterações à sinalização em Requeixo, com a implementação de um sentido único na Rua Direita e no troço da Rua das Poceiras, entre a referida Rua Direita e a Travessa das Poceiras, com o objetivo de melhorar a segurança na circulação de acesso à ponte de Requeixo, que faz a ligação à localidade de Óis da Ribeira.
11.Extinção do Contrato por Acordo de Revogação – “Concessão da Casa de Chá do Museu Arte Nova de Aveiro”
O Executivo Municipal deliberou autorizar a extinção do contrato de concessão da Casa de Chá do Museu Arte Nova, mediante acordo de revogação com a entidade que detinha a exploração deste espaço.
Esta decisão surgiu depois da eleição de Aveiro para a Presidência da Réseau Art Nouveau Netwrok que estabelece um conjunto de Boas Práticas Internacionais na área da preservação, valorização e promoção do Movimento Arte Nova.
Assim, dar-se-á novo uso do espaço, nomeadamente, com a sua integração no discurso expositivo do Museu, preservando, valorizando e promovendo o património Arte Nova de Aveiro.
12.AVEIRO PARQUEXPO, E.M., S. A. – designação de representante, de Fiscal Único e contrato de comodato do “Edifício do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro”
A empresa Municipal AVEIRO PARQUEXPO, E.M., S.A. está devidamente constituída, pelo que o Executivo Municipal deliberou designar o representante do Município de Aveiro na Assembleia Geral, o Vereador Miguel Capão Filipe, bem como deliberou para o Conselho de Administração, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves como Presidente, o Vereador Rogério Carlos e o seu Assessor José Miguel Rocha, como vogais.
Para integrarem a Mesa da Assembleia Geral estão indicados o representante e Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Joaquim Baptista, como Presidente e o Vereador da CMA, Miguel Capão Filipe como Secretário.
O Executivo Municipal deliberou ainda aprovar o Fiscal Único a entidade “CFA – Cravo, Fortes e Associados, SROC, Lda”, Sociedade de Revisores Oficiais de Contas n.º 87, representada por Sérgio Renato Dias Marques.
Na mesma Reunião foi ainda aprovada a minuta de contrato de comodato entre o Município de Aveiro e a “AVEIRO PARQUEXPO, EM, S.A.” que estabelece a gestão e exploração da infraestrutura “Parque de Exposições de Aveiro” (pertencente à Câmara Municipal) pela dita Empresa Municipal. Este equipamento irá receber os serviços da Empresa Municipal que terá a responsabilidade de (e tendo em conta que as suas características arquitetónicas e funcionais) promover e apoiar eventos relacionados com a atividade de interesse Municipal.
13. Integração do saldo de 2024 e Revisão Orçamental de 2025
O Executivo Municipal deliberou aprovar a 1.ª Revisão Orçamental de 2025 que procede à integração do saldo do exercício de 2024 no Orçamento de 2025, no valor de 33,6 milhões de euros (M€), permitindo assim e logo após a sua aprovação pela Assembleia Municipal, a sua utilização formal na gestão da CMA, dado que toda a verba em causa tem o seu uso definido no Plano e Orçamento da CMA 2025, ao nível das despesas correntes e em especial ao nível das despesas de capital / investimento, dando cumprimento e seguimento às opções políticas e de gestão, e a compromissos já assumidos e em desenvolvimento.
O valor desse saldo resulta essencialmente da boa execução das receitas municipais e da gestão rigorosa e preventiva, nomeadamente garantindo a capacidade financeira para gerir bem a Câmara Municipal e que vem sendo levada a cabo desde o final do ano de 2013, o que permitiu recolher ganhos vários, destacando-se ao nível da credibilidade da CMA e da sustentabilidade nas suas contas, e que permite garantir os fundos disponíveis para os muitos investimentos da CMA em desenvolvimento, com risco zero de incumprimento por parte da Câmara Municipal.
Por fim, o Executivo Municipal deliberou aprovar os restantes documentos inerentes à execução orçamental à data de 31 de dezembro de 2024 (Mapa de Fluxos de Caixa, Mapa de Execução Orçamental da Receita, Mapa de Execução Orçamental das GOP, Resumo Diário de Tesouraria, Mapa de Execução Orçamental de Despesa).
O processo segue agora para apreciação e votação da Assembleia Municipal.
14.Junta de Freguesia de São Jacinto completa processo de reestruturação financeira e deixa de ter dívidas com a intervenção de financiamento da Câmara de Aveiro
De acordo com o divulgado publicamente esta quinta-feira (23 de janeiro), o Executivo Municipal tomou conhecimento de que está concluído com sucesso o processo de reestruturação financeira da Junta de Freguesia de São Jacinto, iniciado a 01 de janeiro de 2024, com a entrada em vigor do Protocolo de Cooperação Especial entre a Câmara Municipal de Aveiro e a referida Junta.
15. Câmara adjudica investimento de 1,6 milhões de euros na nova Unidade de Saúde de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz
De acordo com o divulgado publicamente esta quinta-feira (23 de janeiro), o Executivo Municipal deliberou aprovar a adjudicação da construção da nova Unidade de Saúde de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz, localizada em Nossa Senhora de Fátima, num novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro no valor de 1.623.325,03€ e um prazo de execução de 270 dias, a executar pela empresa Revilaf Construction S.A. .
*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro