sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Aveiro | Amanhã, 15h30 - Inauguração da obra de requalificação da Antiga Escola Primária de Sarrazola

 Data: sábado, 22 de fevereiro
Local: Antiga Escola Primária de Sarrazola, Rua Tenente Coronel José Afonso Lucas (Cacia)
Hora: 15h30
Este sábado, dia 22 de fevereiro, a partir das 15h30, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, inaugura a obra de requalificação da antiga Escola Primária de Sarrazola. Um investimento da CMA de cerca de 300 mil euros que renovou de forma global o edifício, com destaque para a recuperação da cobertura e dos revestimentos, a qualificação do telheiro exterior e o restauro dos elementos de madeira presentes no interior.
Logo após a inauguração o Presidente da CMA, fará a entrega formal (através de contrato de comodato) da gestão do edifício, pelo prazo de cinco anos, ao Agrupamento de Escuteiros n.º799 de Cacia, representado pela Chefe Ana Filipa Teixeira, colocando assim a infraestrutura ao serviço da comunidade local.

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Marinha Grande | CO-CRIAÇÃO ARTÍSTICA SOBRE A FLORESTA NO AUDITÓRIO DA RESINAGEM

 O Município da Marinha Grande convida famílias e grupos a participarem numa experiência artística única, no dia 1 de março, das 15h00 às 16h30, no Auditório da Resinagem.
Curupira. Ternura. Selvagem. Estas três palavras-paisagens inspiram uma reflexão sobre a nossa relação com a floresta e a natureza. Este é um convite para participar no processo de criação de um espetáculo e um convite às famílias que queiram participar neste encontro, para falar-pensar-dançar sobre as florestas que podemos experienciar, através dos sentidos e da imaginação.

Durante 1 hora e 30 minutos serão propostos desafios de movimento e som a partir da experiência do corpo para a composição do cenário e elementos cénicos, através de histórias e pensamentos sobre as florestas, Curupiras, Ternuras e Selvagens.

Público-alvo: Famílias e grupos a partir dos 8 anos
Acessível a: Pessoas com deficiência motora, visual e auditiva
Inscrições gratuitas até 27 de fevereiro: ts.mediacao@cm-mgrande.pt


*Gabinete de Comunicação e Imagem

Turismo Centro de Portugal inova na BTL com programação e experiências exclusivas

Apresentações estratégicas, podcasts ao vivo e experiências sensoriais prometem fazer do stand um dos mais dinâmicos da feira, que decorre de 12 a 16 de março.
A Turismo Centro de Portugal está a preparar uma participação marcante na BTL 2025, que decorre de 12 a 16 de março na FIL – Feira Internacional de Lisboa. No ano em que se assinalam os 10 anos do rebranding da marca “Turismo Centro de Portugal”, o stand da entidade, localizado no Pavilhão 1 (Stand 1A03), será palco de lançamentos estratégicos, debates, experiências imersivas e momentos de networking, que vão posicionar a região como destino de referência no turismo nacional e internacional.
Destaques da programação do stand Turismo Centro de Portugal

Como é habitual, os primeiros três dias da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market (nova designação para a Bolsa de Turismo de Lisboa) serão dedicados aos profissionais do setor.

A inauguração oficial do stand, que tem 810m², acontece no dia 12, às 16h00, momento em que a Vice-Presidente da Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas, apresentará os principais eixos da Estratégia de Promoção para 2025. De seguida, Gonçalo Lopes, Presidente do Município de Leiria, será convidado a apresentar os destaques de Leiria - Município Convidado da BTL 2025.
Ainda no dia 12, será apresentado o projeto "Estradas com História", um novo produto turístico que vai transformar duas emblemáticas estradas do interior do país – a EN16 e a EN17 – em eixos de descoberta cultural, patrimonial e gastronómica. Este evento contará com a presença dos Secretários de Estado do Turismo e das Florestas, Pedro Machado e Rui Ladeira, e representantes das quatro Comunidades Intermunicipais envolvidas: Região Beiras e Serra da Estrela, Região de Aveiro, Região de Coimbra e Viseu Dão Lafões.

No dia 13, o destaque vai para a apresentação da Parceria Transfronteiriça entre as regiões portuguesas do Centro de Portugal, Alentejo e Ribatejo e a região espanhola da Extremadura. Participam na cerimónia, além de Anabela Freitas, José Santos, Presidente da Turismo Alentejo e Ribatejo, Jesús Viñuales, Diretor de Turismo da Extremadura e Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo. Segue-se uma degustação de produtos gastronómicos e vinhos das três regiões.

Ainda no dia 13, será dado a conhecer o programa “Sabores ao Centro”, uma grande aposta da Turismo Centro de Portugal para este ano, que reforça a ligação entre a gastronomia e a promoção turística. A terminar, haverá a apresentação das etapas do Rally de Portugal no Centro de Portugal, com a presença de Carlos Barbosa, Presidente do Automóvel Club de Portugal, de representantes dos municípios por onde passa a prova e de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo.

Na manhã de sexta-feira, dia 14, o Turismo Industrial será o protagonista da programação do stand, com a celebração da adesão de novos parceiros à Rede Portuguesa do Turismo Industrial, seguida da apresentação do respetivo roteiro.

À tarde, será assinado um protocolo de colaboração dos parceiros dos Itinerários Napoleónicos, outro produto turístico que está a ganhar importância na região, e será apresentado também o “Portal Outdoor”, um projeto da Turismo Centro de Portugal que dá a conhecer a oferta de experiências de walking & cycling no território.


Programas nacionais de grande audiência gravados ao vivo no stand

A todos estes destaques, junta-se uma novidade que promete ter grande sucesso. Quem visitar o stand da Turismo Centro de Portugal terá a possibilidade de assistir, ao vivo, à gravação de podcasts e programas nacionais de grande audiência.

Durante os três primeiros dias de feira, serão gravados os programas “Money Money”, podcast de Economia assinado por João Vieira Pereira e João Silvestre (dia 12, 11h00); “Bloco Central”, em que Pedro Siza Vieira e Pedro Marques Lopes analisam os acontecimentos da semana, com moderação de Paulo Baldaia (dia 12, 15h00); “Expresso da Manhã”, em que Paulo Baldaia conversa com os jornalistas da redação do jornal Expresso (dia 13, 11h00); “Escola Boa Cama Boa Mesa”, focado no turismo gastronómico (dia 13, 17h00); e “Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer”, com Ricardo Araújo Pereira, João Miguel Tavares, Pedro Mexia e Carlos Vaz Marques (dia 14, 11h30).

Visitantes vão mergulhar no universo dos festivais de música

Noutra grande novidade desta edição da BTL, a Turismo Centro de Portugal vai transformar o seu stand num palco de experiências musicais, com uma Silent Party - Centro Music Festivals Xperience, ativação inovadora que convida os visitantes a mergulhar no universo dos festivais de música da região.

Nos cinco dias da feira, num formato imersivo e dinâmico, os participantes serão transportados para os eventos musicais do Centro de Portugal, através de uma experiência única de DJ + VJ + MC. Cada sessão conduzirá o público por uma viagem sensorial, na qual o som dos auscultadores se sincroniza com projeções de vídeo dos festivais e efeitos visuais interativos. Além disso, os participantes terão a oportunidade de levar consigo brindes exclusivos desta celebração musical.

Toda a região no mesmo espaço

No stand da Turismo do Centro estarão presentes as oito Comunidades Intermunicipais da região (Beira Baixa, Médio Tejo, Oeste, Região Beiras e Serra da Estrela, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões), nove Redes Colaborativas (iNature & Geoparks, Aldeias do Xisto, Aldeias Históricas de Portugal, Aldeias de Montanha, Termas Centro, Queijos Centro de Portugal, Estações Náuticas, Vinhos do Centro e Portugal Romano) e cinco comissões vitivinícolas (CVR Tejo, CVR Dão, CVR Beira Interior, CVR Bairrada e CVR Lisboa).

Há ainda espaço para a representação de associações e instituições da região (Centro de Portugal Film Commission, Universidade de Coimbra e Associação Rota Histórica das Linhas de Torres) e de empresas do setor turístico (Cooking and Nature Hotels, Aveiro Moments, D. Abade, Portugal Green Travel, Restaurante Pérola do Fetal, Mosteiro do Leitão, Grutas de Mira de Aire, Wotels, Portugal A2Z Walking & Biking, Palácio dos Condes de Anadia e Casa Anadia de Alferrarede, GJC Hotels, Museu da Vida de Cristo, Tourism Learning Hub, Amuras, Get Out – Experiences, HIGHSUN – Tourism Experiences, DTravel e Dom Gonçalo Fátima Hotel & Spa).

A BTL decorre de 12 a 16 de março, com os dois primeiros dias reservados a profissionais (10h00-19h00). O público em geral pode visitar a feira a partir das 17h00 do terceiro dia e nos últimos dois dias, das 12h00 às 23h00 (domingo encerra às 20h00). Os bilhetes custam 8€ e podem ser adquiridos online.

Mais informações e programação completa em www.turismodocentro.pt.

*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


Marinha Grande | CAMPEÕES DE ATLETISMO RECEBIDOS NA CÂMARA MUNICIPAL

 A equipa masculina do Clube Atletismo de Marinha Grande (CAMG), que se sagrou campeã nacional da II divisão, garantindo a subida à I divisão, foi recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na tarde de quinta-feira, 20 de fevereiro.
A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; dos vereadores Ana Alves e João Brito; da presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Maria Neves; da presidente da direção do CAMG, Ana Paula André; de outros dirigentes da associação; treinadores e atletas.

No momento de reconhecimento aos campeões, o presidente da Câmara elogiou “o empenho e dedicação dos atletas, treinadores e dirigentes, que levaram o nome do concelho a um novo patamar no atletismo nacional, o que constituiu um grande orgulho para a Marinha Grande, que continua a afirmar-se como um exemplo de talento e superação”.
A presidente do CAMG, Ana Paula André, mostrou o seu orgulho por esta conquista e admitiu que “a subida à 1.ª divisão no ano em que fazemos 30 anos é um presente antecipado”.

Além da celebração pelo título, houve um momento especial para destacar a convocatória do atleta João Oliveira, que irá representar a Seleção Nacional, no Torneio Ibérico de Provas Combinadas em Pista Curta, nos dias 14 e 15 de março. 

Como forma de distinguir simbolicamente a equipa campeã, a Câmara Municipal ofereceu uma peça em vidro, tendo recebido uma camisola do clube autografada pelos atletas.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Carnaval é na Fábrica | Atividades para famílias | 1, 2 e 4 março ‘25

 

Reguengos de Monsaraz vai ter dois autocarros elétricos para o transporte escolar e para um circuito urbano de passageiros

 O Município de Reguengos de Monsaraz vai adquirir dois autocarros elétricos de 18 a 20 lugares e dois postos de carregamento de veículos elétricos, no valor de 601,5 mil euros. A candidatura “Reguengos Ecobus” foi apresentada ao Plano de Recuperação e Resiliência, integrada no aviso da descarbonização dos transportes públicos, e recebeu a aprovação do governo com uma comparticipação de 461,5 mil euros, ficando o restante investimento a cargo da autarquia.
Um autocarro elétrico vai ser utilizado para o transporte escolar, pelo que vai permitir a melhoria da mobilidade dos estudantes e promover a sua consciencialização para o uso dos transportes coletivos e para a eficiência energética e climática. O outro autocarro será para um circuito urbano de serviço público de transporte de passageiros em Reguengos de Monsaraz, que visa descongestionar o centro da cidade e beneficiar a mobilidade sustentável, ligando as áreas habitacionais às escolas, instituições bancárias, centro de saúde, mercado municipal, repartição de finanças, câmara municipal, junta de freguesia, zona industrial e grandes superfícies comerciais, estando também a ser analisada a sua aplicação nas freguesias.
A aquisição dos autocarros elétricos permite continuar a mudar o paradigma energético no setor dos transportes em Reguengos de Monsaraz, revolucionando a mobilidade urbana e apontando o caminho para um território desenvolvido, contribuindo para a transição energética, para a descarbonização, para a melhoria da qualidade do ar e para a redução das emissões de carbono. Para além da diminuição da dependência de combustíveis fosseis, haverá igualmente a redução de ruído na cidade e a possibilidade de as pessoas passarem a deslocar-se de autocarro público para o trabalho ou para outras atividades na cidade.
 
Os autocarros têm um nível de serviço anual programado com previsões de consumos de 3,08 tep/ano (Toneladas Equivalentes de Petróleo por ano). Comparativamente com os autocarros diesel EURO VI equivalentes e com o mesmo nível de serviço, haverá uma poupança de energia de cerca de 84 por cento, correspondendo a 16,34 tep/ano.
 
*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | JOVENS REFLETEM SOBRE POLÍTICAS PARA O FUTURO

O Município da Marinha Grande recebeu no passado dia 20 de fevereiro, no Auditório da Resinagem, uma sessão de auscultação para a construção da Agenda Nacional da Juventude (ANJ). O evento reuniu jovens entre os 15 e os 35 anos, que tiveram a oportunidade de debater temas fundamentais para o seu futuro e para o desenvolvimento das políticas de juventude a nível local e nacional.
A sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; do chefe da Divisão do Desporto, Juventude e Associativismo, João Teixeira; das representantes da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), Sofia Fonseca e Sofia Andrade; e de mais de meia centena de jovens.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara destacou a importância do envolvimento dos jovens na construção do futuro, afirmando que “as vossas ideias são arrojadas e visionárias” e incentivou os participantes “a colecionar boas experiências e a exercer uma cidadania ativa e responsável".

Durante o encontro, os jovens agruparam-se para debater dez temas fundamentais para os quais deram os contributos. Refletiram sobre medidas a tomar pelos governantes ao nível das seguintes áreas: saúde e bem-estar; educação e qualificação; participação cívica e cidadania; digitalização e tecnologias; habitação; natalidade e intergeracionalidade; sustentabilidade, ambiente e coesão territorial; emprego, empreendedorismo e inovação; cultura e criatividade; igualdade e inclusão.

A auscultação pública dos jovens decorre até 28 de fevereiro, sendo uma iniciativa promovida pelo Ministério da Juventude e Modernização, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e FNAJ.

Os jovens que desejem contribuir com propostas para a Agenda Nacional da Juventude podem fazê-lo através do site participa.gov.pt.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Águeda | Escadaria do Senhor da Serra inaugurada no Raivo

 Obra contou com um investimento de cerca de 35 mil euros, financiado na totalidade pela Câmara Municipal de Águeda
 
A reabilitação da Escadaria do Senhor da Serra foi, ontem ao final do dia, inaugurada no Raivo, numa cerimónia onde foi destacada a valorização que esta intervenção dá a este lugar da União de Freguesias de Águeda e Borralha. A obra, que inclui a escadaria, a iluminação e a transformação estética do espaço, implicou um investimento de 35 mil euros e contou com o apoio integral da Câmara Municipal de Águeda.
“Esta obra veio beneficiar muito este espaço, um lugar que, nas portas da cidade de Águeda, é um recanto muito bonito e que agora tem esta melhoria” na envolvente da Capela do Senhor da Serra, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, no momento da inauguração, assinalando o quanto a obra é apreciada pela população local, como foi notório pela presença dos residentes do Raivo e pelos sorrisos que demonstraram.
“Está muito bonita”; “Estamos muito felizes” ouvia-se dos populares, uma alegria evidente pela concretização de um sonho da população local a que os autarcas não ficaram indiferentes. “Vê-se que ficaram orgulhosos e ficamos muito felizes por contribuir para esta vossa alegria”, declarou o Edil.
Lembrando as mais recentes intervenções no Raivo, como as obras de saneamento básico e no polidesportivo, Jorge Almeida apontou a relação de parceria e articulação estreita com todas as freguesias do concelho, no quadro dos apoios ou transferência de competências, para a realização “deste tipo de obras de menor dimensão, mas que têm impacto muito direto na qualidade de vida dos cidadãos, têm um significado muito grande para a população local e reforçam o sentido de cidadania”.
No quadro mais amplo de atuação do Município, o Presidente da Câmara Municipal salientou que estão em curso, por todo o concelho, um vasto conjunto de obras “mais estruturantes, nomeadamente na rede viária. Conseguimos imprimir um ritmo de obras muito significativo que é bem visível”, disse, defendendo que o concelho “está vivo, a crescer e a melhorar todos os dias”.
Nuno Cardoso, Presidente da UF de Águeda e Borralha, agradeceu o apoio da Câmara Municipal para a concretização deste “nosso desejo e da população local”. Lembrou que “as escadas existentes aqui estavam completamente danificadas e o trabalho feito, para além de preservar o património, vem dignificar muito este lugar”.
Refira-se que a requalificação deste espaço enquadra-se na aposta municipal de preservação e recuperação do património histórico e cultural do concelho, de que é exemplo também a intervenção em curso na Capela de Assequins, entre outras.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Universidade de Coimbra lidera projeto para valorização sustentável dos recursos endógenos da Beira Interior

 
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a desenvolver um novo projeto de investigação que visa impulsionar a valorização sustentável dos recursos endógenos da Beira Interior. O projeto BI-WELLNESS, financiado pelo Programa “FCT - BPI Fundação la Caixa Promove – O futuro do interior”, tem como principal objetivo o desenvolvimento de produtos inovadores e sustentáveis para o bem-estar humano e animal, utilizando recursos naturais da região, como águas termais, plantas aromáticas autóctones e subprodutos das indústrias vinícola e olivícola da Beira Interior.
Este projeto é liderado pelo Centro de Engenharia Química e Recursos Renováveis para a Sustentabilidade (CERES) da FCTUC, em parceria com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), contando ainda com o apoio de diversas entidades e empresas regionais, bem como com a colaboração da Universidade de Salamanca, Espanha.

Segundo Hermínio Sousa, coordenador do projeto e docente do Departamento de Engenharia Química da FCTUC, «o BI-WELLNESS aplica uma abordagem ‘Uma só saúde’, promovendo simultaneamente a saúde humana, animal e ambiental. Pretendemos criar produtos de valor acrescentado através da valorização de alguns recursos endógenos da Beira Interior, sob o conceito de Bioeconomia Circular e do desenvolvimento de tecnologias e de processos mais sustentáveis, nomeadamente de processos menos intensivos em termos de energia e de métodos de processamento "verdes", reduzindo o uso de solventes e de produtos químicos obtidos a partir de fontes não-renováveis».
Entre os produtos a serem desenvolvidos nesta fase do projeto encontram-se cosméticos, produtos de higiene pessoal e repelentes de insetos para animais de companhia e animais de produção. «Pretende-se desenvolver produtos exclusivos, baseados numa identidade regional “Beira Interior”, uma vez que estes serão coformulados com águas termais e com produtos naturais obtidos a partir de recursos biológicos endógenos da região, conferindo-lhes características diferenciadoras no mercado», acrescenta Hermínio Sousa.

Uma das vertentes inovadoras do projeto, conforme destaca Luís Silva, investigador e coordenador da equipa do IPG, é a aplicação de técnicas de deteção remota e processamento digital de imagem para mapear e georreferenciar plantas aromáticas autóctones ainda pouco exploradas, presentes nos parques naturais e reservas ecológicas da região.

A Beira Interior é um território de baixa densidade populacional que, nos últimos dez anos perdeu, em média, cerca de 3 mil habitantes por ano, com maior incidência nos concelhos de perfil mais rural. Os valores do PIB per capita da região continuam baixos, com níveis mais elevados de desemprego do que os de outras regiões NUTS III do país e da Europa. «Torna-se imperativo combater este panorama, nomeadamente através de medidas capazes de estimular e desenvolver atividades económicas mais sustentáveis e de âmbito local, fomentar a criação regional de riqueza multissetorial e dinamizar o turismo termal e de montanha, bem como combater a desertificação demográfica e promover o conhecimento e a criação de emprego qualificado», salienta Luís Silva.

Numa fase posterior, o projeto pretende alargar o desenvolvimento de produtos repelentes para animais companhia e de produção, contribuindo para o controlo de parasitas que, muitas vezes, são vetores de agentes patogénicos, alguns deles zoonóticos. De acordo com Catarina Coelho, docente da equipa do IPV, «isto contribuirá não só para a economia regional, dada a importância da produção animal e de produtos de origem animal na região, mas também para a saúde pública, ao mitigar o risco de transmissão de doenças entre animais e humanos».

Nesta fase de arranque do projeto, a equipa de investigação procura a colaboração de empresas regionais que tenham interesse no desenvolvimento conjunto para posterior comercialização deste tipo de produtos. «A colaboração efetiva de empresas, de preferência regionais, de áreas como cosmética, higiene pessoal e saúde animal, será crucial para o sucesso do projeto uma vez que, sem elas, os objetivos estabelecidos a médio e longo prazo nunca poderão ser alcançados. Acreditamos que, juntos, conseguiremos desenvolver, viabilizar e levar para outras zonas do país os aromas, os benefícios e a qualidade dos produtos da Beira Interior», conclui Hermínio Sousa.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Estarreja | Sejam bem-vindos ao entrudo das Famílias: Corso Infantil pisa o Sítio do Carnaval este domingo

 O Carnaval que vale… futuro! O Carnaval Infantil sai à rua com 14 grupos e 1800 figurantes este domingo, dia 23, às 14h30. É o primeiro grande desfile da edição de 2025 do Carnaval de Estarreja e promete encantar famílias e visitantes. Os grupos onde se incluem associações de pais, instituições e escolas estão, como sempre, empenhados e apostam numa festa cheia de alegria, criatividade e diversão, com um colorido desfile.
Os Reis de Palmo e Meio são da Escola João de Deus. Caetana (9 anos) e Luís (10 anos) sobem ao trono do corso dos pequenos foliões demonstrando o seu amor pela tradição carnavalesca.

As entradas para assistir ao desfile são gratuitas (com exceção do lugar de bancada que tem um valor de 2,5€). Após a realização do corso, a festa continua no Espaço Folia, na Praça Francisco Barbosa, com um concerto para famílias com a Íris Maravilha, às 16h30, também com entrada gratuita.

Desfile infantil continua a ser uma aposta da Câmara Municipal
Inserido no programa do Carnaval 2025, o desfile infantil constitui-se como uma das iniciativas “com maior envolvimento, empenho e dedicação de toda a comunidade escolar, dos alunos aos professores, auxiliares e encarregados de educação, bem como das IPSS e associações do concelho. Graças à criatividade, imaginação e empenho de todos, este desfile apresenta, cada vez mais, uma enorme qualidade artística, que só tem sido possível devido à estreita colaboração entre as Associações/Instituições participantes, a Associação do Carnaval e o Município de Estarreja”, sublinha a vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto.

A autarquia estarrejense voltou a aumentar a comparticipação aos grupos, resultando nos seguintes valores: por participante – 18,50€; por carro alegórico – 200€ e sistema de som do carro alegórico – 125€, totalizando um valor global de apoio de 37 665€.

Festa carnavalesca começa a 22 de fevereiro

De destacar ainda o desfile mais trapalhão das Marchas Luminosas (26 fev.), o Desfile Noturno das Escolas de Samba (28 fev.) e os Grandes Corsos (2 e 4 de março) que prometem mais de 2h de um espetáculo de grande qualidade, exuberância e muita folia.

No Espaço Folia (Praça Francisco Barbosa), concertos e djs prometem aquecer as noites do Carnaval, com entradas gratuitas. A festa de abertura está agendada para sábado, 22 de fevereiro, com o grupo Santamaria (22 fev.). Marotos da Concertina (26 fev.), Nuno Bastos (28 fev.), Papillon (1 março), Abba Mia (2 mar.) e Insert Coin (3 mar.) são alguns dos nomes que sobem ao palco do carnaval estarrejense. Consulte aqui o programa completo<https://www.cm-estarreja.pt/media/Documentos/Cultura/carnaval%202025/InfomailWEB_%20issuu.pdf>.

» Aproveitamos para enviar mais informação sobre o nosso Carnaval no documento anexo e imagens de edições anteriores, dos vários desfiles, programa e cartaz neste link: [Ícone de Pasta]  Carnaval de Estarreja 2025 - Press Kit<https://cmestarreja-my.sharepoint.com/:f:/g/personal/carla_miranda_cm-estarreja_pt/EmUU-kdgyLlHtdmuXpTkWN4B2jlBz-f2uTCH9hp2f6S7CA?e=rPtJg1>

Sejam bem-vindos ao Carnaval das Famílias!
Aproveita e brinca muito!


ORDEM DO DESFILE E TEMAS:

1 – Fundação Benjamim Dias Costa
Carnaval em movimento: folia que inspira saúde
Ao som dos ritmos dos anos 80, a folia promove saúde, bem-estar e o espírito de equipa, mostrando que o exercício físico é, também, pura diversão!
2 – Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca
A Magia da Amizade
O Coelho Branco e o Mágico aprendem uma lição: a verdadeira magia vem das escolhas que fazemos e trabalhando em equipa pode-se construir uma grande Amizade.
 3 – Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó
Astérix e Obélix
Entre vikings e guerreiros romanos, aprendemos o valor da amizade e que os grupos mesmo sendo minoritários podem vencer.
4 – Fundação Cónego Filipe Figueiredo
Cozinheiros à la carte
Entre panelas mágicas, chapéus de chef e colheres dançantes, as crianças transformam-se em mestres da cozinha, com receitas de risadas, pitadas de confettis e uma chuva de serpentinas.
 5 – Centro Social e Paroquial de S. Tomé de Canelas
Os Campinos de S. Tomé
Com os guardiões dos seus campos e animais, queremos alegrar o público, reavivando tradições antigas do nosso país e valorizando a nossa cultura.
6 – Centro Social e Paroquial S. Miguel de Fermelã
Trolls
Seres pequeninos cheios de cor e diversão, que muito nos ensinam sobre as emoções e a importância da diferença.
7 – Associação Humanitária de Salreu
Fábrica de chocolates e doces
Neste mundo mágico e doce, não haverá ninguém com uma aparência tão doce como a nossa!
8 – Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Integrada e Pré-Primária de Pardilhó
FEIRA POPULAR, PARDIversão sem parar!
Na única feira popular de Pardilhó, temos a maior montanha-russa, os mais loucos carrinhos de choque, as pipocas mais saborosas e muitas outras surpresas.
9 – Jardim-Escola João de Deus de Estarreja
Alice no País das Maravilhas
A Alice segue o coelho branco e descobre o País das Maravilhas onde encontra o Chapeleiro, conhece seres fantásticos e a terrível Rainha de Copas.
10 – Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola das Cabeças
Um mundo em Eco-Construção
Os legos são o mote para as primeiras aventuras de construção. Juntamos a reciclagem e os trabalhos manuais.
11 – Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Avanca
As emoções
Há um mar de emoções coloridas que mostra que é normal cada um de nós sentir alegria, raiva, tristeza, aversão ou insegurança no dia a dia.
12 – Associação de Pais e Encarregados Educação da Escola Básica Visconde Salreu
Louco Chá das 5 dos Viscondes de Salreu
O icónico chá do Chapeleiro Maluco ganha vida com personagens excêntricas como a Lebre de Março, a Rainha de Copas e, claro, a curiosa Alice.
13 – Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire
A Tribo da Donaciano
Nesta tribo, une-nos a pertença a uma escola onde todos são iguais e onde a língua comum é o respeito, a amizade e a entreajuda.
14 – Escola Básica do Pinheiro
Piratas do Pinheiro
Vamos mergulhar no universo místico e lendário das águas e dos piratas; navegar e descobrir novas aventuras, amizades e tesouros.

*Carla Miranda
Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo

Candidaturas Abertas para o Apoio à Ação Cultural 2025

 
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) lançou a nova edição do Apoio à Ação Cultural do Programa Cultura ao Centro. Com candidaturas abertas até 23 de março de 2025, este programa tem como principal objetivo impulsionar o desenvolvimento de iniciativas e projetos culturais promovidos por agentes locais e regionais, de caráter não profissional.
Através deste programa pretende-se fortalecer o panorama cultural da região Centro, promovendo a criatividade, a diversidade e a inclusão. Com um orçamento de 120 mil euros destinado especificamente ao Apoio à Ação Cultural, o programa oferece diversas opções para promover a criação artística, a programação e a capacitação na região.
Composto este ano por três vertentes de apoio – Apoio à Ação Cultural, Apoio a Parcerias Culturais Estratégicas e Apoio ao Associativismo Musical – o programa Cultura ao Centro visa garantir a valorização, difusão e democratização das diversas expressões artísticas e culturais da região, ampliando o acesso à cultura e enriquecendo a sua oferta artística e cultural.
Com o objetivo de garantir maior proximidade com os agentes culturais locais e esclarecer eventuais dúvidas, a CCDR Centro promove, durante o mês de fevereiro, várias sessões de divulgação na região de acordo com a seguinte calendarização:

  • Beiras e Serra da Estrela – 20 de fevereiro, 18h00, Praça Luís de Camões, 45, Guarda
  • Região de Leiria – 21 de fevereiro, 18h00, Avenida Cidade de Maringá, 221 Torre 2, 2º, Leiria
  • Beira Baixa – 24 de fevereiro, 18h00, Praça Rainha Dona Leonor Edifício dos Emblemas, 1º andar, Castelo Branco.
  • Região de Aveiro – 26 de fevereiro, 18h00, Rua do Carmo 20, Aveiro
  • Região de Coimbra – 27 de fevereiro, 18h00, Rua do Brasil, 131, Coimbra
  • Viseu Dão Lafões – 28 de fevereiro, 18h00, Casa do Adro, Adro da Sé, Viseu
*Cláudia Araújo
Chefe de Divisão
Divisão de Comunicação



COLUMBÓFILIA: Manuel Barreto venceu concurso de TORREFRESNEDA primeira prova da Campanha 2025, liderando a classificação geral de concorrentes a Equipa Lusitano Espinhal & Irmão

 
Com a realização da solta de Torrefresneda, decorreu no passado dia 15 de fevereiro, a primeira prova do Campeonato 2025 da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta prova contou com a participação de 28 concorrentes.
Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso, na especialidade de Velocidade foi ganho por Manuel Barreto, assumindo a equipa Lusitano Espinhal & Irmão, a liderança da Classificação Geral de Concorrentes, com 323 pontos, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:
Prova – Torrefresneda – (Velocidade)
1º lugar – Lusitano Espinhal & Irmão – 323 pontos; 2º - Manuel Frade - 322; 3º - Humberto Carvalho - 320; 4º - Nuno & Filho - 310; 5º - Franisana Pombos – 306; 6º - Manuel Barreto – 303; 7º - Joaquim Mendes – 302; 8º - Marco Ferreira - 299; 9º - José Vinagreiro - 296; 10º - Jorge Monteiro – 284.
Classificação Geral de Concorrentes
1º lugar – Lusitano Espinhal & Irmão – 323 pontos; 2º - Manuel Frade - 322; 3º - Humberto Carvalho - 320; 4º - Nuno & Filho - 310; 5º - Franisana Pombos – 306; 6º - Manuel Barreto – 303; 7º - Joaquim Mendes – 302; 8º - Marco Ferreira - 299; 9º - José Vinagreiro - 296; 10º - Jorge Monteiro – 284.; 11º - Ernesto Costa - 257; 12º - José Rossa Ribeiro - 266; 13º - Francisco Silva - 266; 14º - Carlos Branco - 222; 15º - Cidálio Salvador - 215; 16º - Rodrigo Rainho - 205; 17º - Jorge Santos - 198; 18º - José Santos - 189; 19º - Diana Kostiv - 188; 20º - Matias & Vila Nova – 171; 21º - Paulo Santos - 162; 22º– Euclides Pimenta - 107; 23º - Fernando Cruz - 076; 24º - Cesar Rainho - 67; 25º - Manuel dos Santos – 37.



Marinha Grande | ESCLARECIMENTO DO MUNICÍPIO COM POPULAÇÃO DA MOITA SOBRE A PROPOSTA PARA A 1ª REVISÃO DO PDM

 Na última quarta-feira, 19 de fevereiro, o Município da Marinha Grande realizou uma sessão de apresentação e debate da primeira revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), no Clube Desportivo Moitense, que teve a participação de cerca de 70 pessoas, demonstrando o interesse da população em participar ativamente no desenvolvimento daquela freguesia e do concelho.
A iniciativa contou com a presença e explicações do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; das técnicas da Divisão de Planeamento Estratégico, Mobilidade e Transportes; bem como dos técnicos da empresa Lugar do Plano que elaborou a proposta de revisão. 

O presidente Aurélio Ferreira destacou a importância da revisão do PDM, relembrando que o documento vigente remonta a 1995, o que tem imposto várias limitações no território. Sublinhou ainda que a ausência deste instrumento na freguesia da Moita, integrada no concelho em 2001, “tem dificultado o crescimento da freguesia, impedindo um adequado uso e organização urbanística, impossibilitando o crescimento e a chegada de novos investimentos capazes de impulsionar o desenvolvimento económico local e a criação de postos de trabalho. A parir de agora a Moita, terá condições de melhorar a qualidade de vida para os Moitenses e os novos residentes”.
Para além da apresentação dos principais objetivos e estratégia inerentes à proposta de revisão do Plano, foram respondidas e esclarecidas questões colocadas pelo presidente da Junta de Freguesia da Moita, Franklin Ventura, e pela população.

A próxima sessão de esclarecimento está agendada para o dia 26 de fevereiro, às 20h30, no Auditório do Edifício da Resinagem.

A fase de discussão pública da 1.ª revisão do PDM decorre até 13 de março. Os documentos relativos a este processo podem ser consultados online, através do endereço https://www.cm-mgrande.pt/p/revisaopdm.

Para a obtenção de mais explicações e consulta de cartografia, os interessados podem dirigir-se ao Centro Empresarial, situado na Rua de Portugal da Zona Industrial da Marinha Grande, nos dias úteis, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 19h00, e ao sábado, das 09h30 às 12h30.


Gabinete de Comunicação e Imagem

No âmbito do projeto Tardes Comunitárias, Miguel Gouveia protagoniza uma tarde de contos na Biblioteca Municipal de Cantanhede

 

Cerca de setenta pessoas estiveram presentes no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, ontem, dia 19 de fevereiro, numa sessão de narração oral realizada por um contador de histórias.
Integrada no projeto Tardes Comunitárias, a atividade esteve a cargo de Miguel Gouveia, que, numa sessão intimista e animada, narrou de forma divertida vários episódios da sua vida e de personagens com quem se cruzou. Além disso, partilhou alguns contos que ouviu de outros contadores e que chegaram até ele transmitidos de boca em boca.
Miguel Gouveia, natural de Santo Tirso e atualmente residente em Coimbra, é contador de histórias desde 2001, ano em que iniciou a sua carreira de docente.

Em 2008, criou a Bruaá Editora em colaboração com um parceiro e em 2010 concluiu o mestrado em "Livros e Literatura Infanto-Juvenil" pela Universidade Autónoma de Barcelona, abandonando o ensino para se tornar “mestre de obras”, dedicando-se a tempo inteiro à edição, tradução, música e à narração oral.
Desde então, tem levado as suas histórias a bibliotecas, escolas, associações e festivais, com um repertório construído a partir da tradição oral de várias culturas, numa “volta ao dia em oitenta mundos”.

Sobre o projeto Tardes Comunitárias
As “Tardes Comunitárias” é um projeto de intervenção social promovido pelo Município de Cantanhede para motivar a população sénior a desenvolver a sua interação psicossocial em atividades sociais, culturais, desportivas e lúdicas.
Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos”, proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.
Nesse sentido, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, decorrem inúmeras atividades, que vão desde exercícios de ginástica e outros desportos, a debates sobre saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e proteção civil, ou visualização de filmes.
Atividades como visitas guiadas, debates literários ou convívio social atrativo, são iniciativas levadas a efeito no âmbito deste projeto.
Os interessados podem efetuar a sua inscrição na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida n.º 3, em Cantanhede, ou através do número 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.