quarta-feira, 19 de março de 2025

22 de março de 2025, 09h00 – 12h45, auditório principal da ESAC. Seminário "A Gestão Florestal e o Impacto nos Incêndios na Região Centro"


O Núcleo Florestal da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), no contexto das comemorações do Dia Internacional das Florestas/Dia Mundial da Árvore, promove no próximo dia 22 de março, no auditório principal da Escola, o seminário “Gestão Florestal e o Impacto nos Incêndios da Região Centro”. Marcam presença no evento, que tem início pelas 09h00, o Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, e o Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Jorge Conde.

Tendo como objetivo debater os temas atuais na área das ciências florestais, o seminário pretende simultaneamente envolver a comunidade estudantil e diversas entidades do setor. É composto por um painel subordinado ao tema “A Gestão Florestal”, com intervenções da Afocelca, 2BForest, Associação Florestal do Baixo Vouga e a CIM Região de Coimbra e moderação de António Oliveira, licenciado pela ESAC em Engenharia dos Recursos Florestais. Após o painel, tem lugar uma mesa-redonda sobre “Prevenção e Combate de Incêndios Florestais”, com a participação do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Sever do Vouga, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, o Presidente da AGIF e a Investigadora Sénior do CoLAB ForestWISE, Ana Sá, ficando a moderação a cargo de Pedro Bingre, Professor da ESAC.

Os interessados em participar no Seminário devem inscrever-se no respetivo formulário online, disponível no site da ESAC, em “eventos”.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Florestas/Dia Mundial da Árvore na ESAC estava igualmente prevista a realização de uma sessão dirigida a estudantes do ensino secundário e profissional no dia anterior, a qual foi cancelada, por motivos de força maior.

*Isabel Silva
Gabinete de Comunicação
Tel.: +351 239802949

Marinha Grande | REQUALIFICAÇÃO DO BAIRRO DO CAMARNAL NOVO EM CONCURSO

 A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou a abertura de concurso público para a requalificação exterior das 53 moradias que compõem o Bairro do Camarnal Novo, situado no lugar do Camarnal, na Marinha Grande. O procedimento tem um preço base de 970.407,55€ e prevê um prazo de execução de 10 meses.
A atual situação das moradias evidencia a necessidade de uma requalificação exterior, para garantir o conforto dos moradores. A requalificação do Bairro do Camarnal Novo é uma medida do Município que aposta na valorização do parque habitacional social e no reforço do compromisso com a melhoria das condições de vida da população.

O projeto prevê a requalificação exterior das 53 moradias, distribuídas pelas tipologias T1, T2 e T3, incidindo particularmente sobre:

- Melhoria dos revestimentos exteriores das habitações;
- Instalação de sistemas de isolamento térmico adequados;
- Reparação dos sistemas de drenagem das coberturas, prevenindo infiltrações e garantindo melhores condições de ventilação;
- Substituição dos vãos envidraçados e estores, reforçando a eficiência energética das habitações.

Com esta intervenção, espera-se melhorar significativamente as condições de habitabilidade e o conforto das moradias, garantindo maior bem-estar para os residentes do bairro. Além disso, a modernização das infraestruturas contribuirá para a eficiência energética e uma gestão mais inteligente dos recursos, promovendo uma melhoria sustentável da qualidade de vida dos habitantes.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


EXPOSIÇÃO "LINCE-IBÉRICO NA PENÍNSULA", ATÉ 28 DE MARÇO, NO CELAS - CENTRO DE ESTUDOS LUSO-ÁRABES DE SILVES

 De 10 a 28 de março o CELAS - Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves recebe a exposição "Lince-Ibérico na Península", iniciativa promovida pela CIMBAL (Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo) à qual se associa o Município de Silves.
A exposição itinerante é composta por 14 painéis, nos quais são apresentadas temáticas como a "importância da preservação da espécie, a sua evolução histórica, as diferentes espécies de linces, a sua anatomia, o território e ecologia, qual o habitat ideal e ainda a reintrodução e monitorização, em números, em Portugal e Espanha".
 
O Município de Silves convida todos a visitar a exposição instrutiva "Lince-Ibérico na Península".  
A entrada é livre.
Para mais informações contactar a Biblioteca Municipal de Silves através dos seguintes contactos: 282 440 899 ou biblioteca@cm-silves.pt

No próximo sábado. Cantanhede acolhe recital de violino solo com Clara Ramos

 
O auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede recebe no próximo sábado, 22 de março, pelas 18h00, um recital de violino solo, por Clara Ramos, integrado no 1.º Festival de Ópera e Música de Coimbra.
O evento, organizado pela Ritornello com o apoio do Município de Cantanhede, promete uma viagem pela história da música para violino, com a interpretação de três obras marcantes de diferentes períodos, desde o barroco até à música moderna. A entrada é livre.
A Chaconne em Ré Menor, de Johann Sebastian Bach, representa o auge da escrita barroca, unindo rigor estrutural e profundidade emocional.
Segue-se o virtuosismo de Niccolò Paganini, com o desafiador Caprice n.º 21, um testemunho do apogeu da técnica violinística no século XIX.
Por fim, a Sonata n.º 3 de Eugène Ysaÿe traz uma abordagem moderna, onde lirismo e bravura se fundem numa obra de grande intensidade dramática, que desafia e emociona o intérprete e o público.
Clara Ramos, violinista com um percurso sólido e internacional, alia a performance à investigação, trazendo uma abordagem inovadora à interpretação e ao ensino do violino.
O festival é apoiado pela Direção-Geral das Artes (DGARTES) e decorrerá durante todo o ano.
Clara Ramos nasceu a 7 de abril de 2001 e iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Coimbra. É licenciada pela Academia Nacional Superior de Orquestra e concluiu o mestrado em Violino na Escola Superior de Música de Barcelona (ESMUC), onde prossegue a sua formação com Kai Gleusteen. Estudou música de câmara com o pianista Pierre Réach, explorando repertórios como as sonatas de Brahms.
Atualmente, é doutoranda na Universitat de Barcelona, onde investiga métodos de estudo para violinistas. Colabora com a Camerata Joanina, a Orquestra Simfònica del Vallès e a Orquestra Pilot da ESMUC. Clara Ramos dedica-se à promoção da música como forma de expressão e transformação cultural, abrangendo desde a música antiga até às linguagens contemporâneas.
Como investigadora, trabalha no desenvolvimento de métodos de estudo para violinistas, combinando prática instrumental e pedagogia com uma abordagem inovadora e multidisciplinar.


Marinha Grande | ABERTURA DE CONCURSO PARA REQUALIFICAÇÃO DO PAVILHÃO ALBINO REIS PAULO

 A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou a abertura de concurso para a requalificação e ampliação do Pavilhão Gimnodesportivo Albino Reis Paulo, em Vieira de Leiria, que irá implicar um investimento superior a 900 mi euros.
O preço base para a abertura do procedimento de contratação a iniciar é de 923.104.74€ e o prazo de execução é de 180 dias. O objetivo da requalificação é criar melhores as condições para a prática de atividades culturais, recreativas e desportivas.

O projeto consiste na resolução de anomalias do Pavilhão, para obtenção de maior conforto; adaptação das instalações para pessoas de mobilidade reduzida; redução dos consumos energéticos; e ampliação do pavilhão, para arrecadação de equipamento e material desportivo.
Pretende-se proceder à substituição integral do revestimento da cobertura em painéis do tipo “sandwich”, respetivas caleiras e tubos de queda, bem como dos revestimentos em chapa de toda a envolvente da estrutura da cobertura; e colocação de acessos ao exterior da cobertura, que permita a sua limpeza e manutenção. Está incluída a substituição da caixilharia de vãos exteriores (portas e janelas) e interiores ao nível do piso inferior do pavilhão e de peitoris.

A obra vai abranger a reparação do pavimento interior em madeira; a pintura no pavimento de madeira, de todas as marcações necessárias para as diversas modalidades desportivas; a substituição da iluminação interior do pavilhão, por iluminação do tipo “LED”; a reparação e substituição de iluminação exterior do pavilhão; e a reparação dos bancos exteriores localizados no logradouro frontal do pavilhão.

O investimento inclui a construção de um corpo com acesso exterior e ligação ao interior do pavilhão, que permita recolher todo o equipamento e material desportivo.

As instalações sanitárias e balneários serão alteradas para garantir as acessibilidades aos atletas; os sanitários do público também serão adaptados para pessoas com mobilidade condicionada. Os equipamentos sanitários dos balneários e instalações sanitárias serão todos substituídos.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Walk & Dance celebra 10 anos com The Legendary Tigerman, Benjamim, David Bruno, entre outros artistas | 17 a 19 Abril | Freamunde

 Há 10 anos que Freamunde anda e dança ao ritmo da música
 
De 17 a 19 de abril, o Ibérium Cafés Walk and Dance está de volta à cidade de Freamunde para aquela que é já a sua 10ª edição. Este ano, The Legendary Tigerman, David Bruno e Benjamim são os artistas mais aguardados - mas há mais, muito mais para ver neste festival.

Três dias, seis palcos e 16 artistas, sempre com o mote de levar até ao público sonoridades emergentes e outras já bem conhecidas. Com um cartaz eclético e muito especial, não faltará mesmo nada aos apaixonados por música. No fim-de-semana da Páscoa, os ritmos do rock, da electrónica, indie, alternativos e até da cumbia voltam a invadir Freamunde e a festa dos 10 anos do Walk and Dance não se vai fazer rogada.
 
A 17 de Abril, Vitoria Vermelho, Leo Middea e o cabeça de cartaz Benjamim abrem as festividades que se completam com um DJ set de Ritmos Cholulteka. No dia 18, Foggy Project, Defera, Paraguaii e Grande Amore marcam presença no Walk and Dance, tal como o muito esperado The Legendary Tigerman; a noite termina com um DJ set de Groove Armanda. O último dia, a 19 de Abril, conta com as actuações de Homem em CatarseMadu, Sfistikated, o muito ansiado David Bruno, Klin Klop live e um DJ set do habitué Destrokanov.
 
Este ano, espera-se novamente lotação esgotada, tal como aconteceu nas últimas edições. Os passes gerais e diários já estão disponíveis na Ticketline.

*Sónia Ramos

Concerto do ars Ad Hoc no Mosteiro de Cárquere


A igreja do Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, em Resende, recebe um concerto do ensemble ars Ad Hoc no próximo sábado, 22 de março, às 18h15.
O programa do concerto naquele Monumento Nacional inclui duas obras contemporâneas e o Quarteto de cordas de Maurice Ravel. Além de assinalar o 150.º aniversário do nascimento do compositor, o programa prevê um quarteto de cordas de Oscar Bianchi e o Quarteto de cordas n.º 1, da compositora Mariana Vieira.
O ars Ad Hoc estará representado pelos músicos Matilde Loureiro e Diogo Coelho, nos violinos, Francisco Lourenço, na viola, e por Gonçalo Lélis, no violoncelo.
O concerto, com entrada livre, conta com o apoio da Rota do Românico, do Banco BPI, da Fundação 'la Caixa', da Cision e da Direção-Geral das Artes.
Fundado em 2018, o ars Ad Hoc é um grupo de música de câmara que se apresenta regularmente na Fundação de Serralves, no Porto, e nas bienais que a associação Arte no Tempo realiza no Teatro Aveirense, em Aveiro, para além de inúmeros concertos ao longo do ano em diversos locais.
A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação