terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Castelo de Paiva | ALUNOS DO "PROJECTO ERASMUS VET" RECEBIDOS NA CÂMARA MUNICIPAL

O Presidente da Câmara Municipal, José Rocha, recebeu ontem, nas instalações dos Paços do Concelho, uma delegação de oito alunas e duas professoras provenientes de Itália que estão a participar no 𝐏𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐄𝐫𝐚𝐬𝐦𝐮𝐬 𝐕𝐄𝐓, no concelho de Castelo de Paiva.
Esta é a primeira vez que o Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva está a participar no programa Erasmus VET, uma iniciativa destinada apenas a estudantes e docentes do ensino profissional. Para além de promover o intercâmbio cultural, este projecto visa potenciar a realização de actividades de aprendizagem junto dos alunos e professores do ensino profissional, nas quais podem não só desenvolver novas competências profissionais, mas também alargar os seus horizontes e conhecer os diferentes métodos de trabalho das instituições de ensino europeias.
Na cerimónia de receção, o edil paivense José Rocha deu as boas-vindas a todos os envolvidos e saudou a iniciativa que possibilita a partilha de conhecimentos, de ideias e de costumes entre os alunos que nos visitam e os alunos do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva e saudou todos os que contribuíram para a realização do primeiro projeto Erasmus VET no concelho.

O tema do projeto é "𝐓𝐨𝐰𝐚𝐫𝐝𝐬 𝐭𝐡𝐞 𝐅𝐮𝐭𝐮𝐫𝐞: 𝐂𝐨𝐧𝐧𝐞𝐜𝐭𝐢𝐧𝐠 𝐖𝐨𝐫𝐥𝐝𝐬", e para além do presidente da Câmara Municipal, estiveram presentes na cerimónia, a diretora do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, Beatriz Rodrigues, a coordenadora do projeto, Cristina Fernandes, o subcoordenador da iniciativa Renato Ferreira, bem como as professoras que estão envolvidas nesta edição do Projeto Erasmus VET.

Este projecto celebra o intercâmbio cultural e revela ser uma experiência enriquecedora e única para os alunos e os docentes envolvidos, tanto ao nível do ensino como ao nível pessoal. Com estas actividades, o Município de Castelo de Paiva acredita que será possível criar uma comunidade educativa mais intercultural, na qual possam ser partilhados costumes e experiências diversificados.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
                                                       


Porto de Mós | Obras de ampliação da Escola EB1 Calvaria de Cima inauguradas

 Jorge Vala revela vontade de construir um novo Centro Escolar na freguesia no futuro.
 
No dia em que se assinalam os 100 anos da freguesia e paróquia da Calvaria de Cima, foram inauguradas as obras de ampliação da escola EB1 da localidade.
A intervenção consistiu na transformação de um espaço de arrumos em refeitório, espaço de copa, instalações sanitárias e uma sala polivalente que está direcionada para as atividades de enriquecimento curricular, num investimento de cerca de €150 000,00.
 
A cerimónia contou com a presença do Diretor do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, Pedro Vala, do Presidente da Junta de Freguesia, Luis Silva, do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, da Presidente da Assembleia Municipal, Clarisse Louro, entre outras edilidades.
 
Na sua intervenção, Pedro Vala enalteceu o papel que a autarquia tem vindo a desempenhar nas ações de melhoria do parque escolar, como é exemplo a obra inaugurada. Já o presidente da junta revelou a satisfação por ver cumprido o desígnio de transformar um antigo armazém da junta, cedido para o efeito, num novo espaço de apoio à escola. Jorge Vala, presidente da câmara, fez questão de agradecer a cedência do espaço à junta de freguesia, reiterando as valências do novo recinto, que trazem um novo dinamismo à escola local, criando melhores condições para auxiliares, professores e alunos. Jorge Vala deixou ainda a nota que esta é uma solução que “servirá a escola nos próximos anos, mas é necessário olhar para as necessidades da Educação do concelho de uma forma séria e isso passará pela construção de um Centro Escolar na freguesia no futuro”.
 
A inauguração contou, naturalmente, com a presença de todo o corpo escolar, terminando em ambiente de festa e partilha.

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Turismo Centro de Portugal prepara presença na BTL’25 e novos projetos de promoção da região


Conselho de Marketing da TCP reuniu-se em Torres Vedras. BTL’25, "Sabores ao Centro" e "Estradas com História" foram os temas principais da reunião.

O Conselho de Marketing da Turismo Centro de Portugal reuniu-se hoje nos Paços do Concelho de Torres Vedras, para analisar os temas estratégicos relacionados com a promoção turística da região.
Entre os assuntos da reunião, destacaram-se a participação da Turismo Centro de Portugal na BTL’25 – Bolsa de Turismo de Lisboa, a implementação do programa “Sabores ao Centro”, enquanto fator de motivação para visitar o destino Centro de Portugal, e o desenvolvimento do projeto “Estradas com História”, iniciativa que pretende valorizar as Estradas Nacionais 16 e 17 como itinerários turísticos.

Na ocasião, foi também prestada homenagem a Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal recentemente desaparecido, com um minuto de silêncio em sua memória.

O Conselho de Marketing da Turismo Centro de Portugal é o órgão responsável pela aprovação e acompanhamento da execução do plano de marketing proposto pela Comissão Executiva, integrando representantes de autarquias, associações e empresas da região. Hoje, estiveram presentes Jorge Loureiro, Hotel Avenida (presidente do Conselho de Marketing); António Marques Vidal, APECATE; Laura Rodrigues, Município de Torres Vedras; Célia Gonçalves, ADIRAM; e Jorge Costa, Montebelo Hotels & Resorts.

Participaram também na reunião outros dirigentes da Turismo Centro de Portugal, nomeadamente Anabela Freitas, vice-presidente, Sílvia Ribau, diretora do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção, Adriana Rodrigues, diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas e Carlos de Figueiredo, diretor do Núcleo de Informação Turística.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

*Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


Workshop sobre literacia financeira para os jovens de Reguengos de Monsaraz



O Gabinete da Juventude e Futuro da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz vai organizar no dia 6 de fevereiro, pelas 10h, o workshop sobre literacia financeira “Poupar para investir no futuro. Canais digitais: benefícios e riscos”. Esta iniciativa para os jovens residentes no concelho entre os 18 e os 35 anos de idade vai decorrer na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz.
O workshop pretende transmitir conhecimentos sobre a gestão inteligente do dinheiro e a utilização responsável dos canais digitais. Durante a sessão vão ser abordados temas como começar a poupar de forma eficaz, compreender a importância da poupança, aprender a elaborar um orçamento, entender o que são os juros, quais os benefícios e riscos na utilização dos canais digitais na gestão financeira e de que forma os jovens podem aumentar as poupanças e planear o seu futuro financeiro.
Este workshop sobre literacia financeira vai ter a participação de responsáveis do Banco de Portugal e da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, que vão partilhar informações essenciais para os jovens conseguirem ter uma melhor gestão financeira. A participação no workshop é gratuita e não requer inscrição prévia.

*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Barcelos | Mais 30 colaboradores do IPCA com formação para salvar vidas

 O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) recebeu, ontem e hoje, formação em Suporte Básico de Vida com Desfibrilador Automático Externo (SBV-DAE).
A formação decorre no Campus, em Barcelos, e no Polo de Braga, com o objetivo de formar operacionais capacitados para utilizar os Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), que se encontram instalados no Campus, nos Edifícios da Escola Superior de Gestão (ESG), Escola Superior de Tecnologia (EST), Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) e na Biblioteca), e no Polo de Braga.
Irão receber esta formação 30 pessoas, entre funcionários, dirigentes e equipa de segurança, que se vão juntar aos 30 que já existem, certificados pelo INEM.
A iniciativa decorre da preocupação em dotar a instituição com as condições necessárias para agir em situação de emergência, potenciando significativamente a possibilidade de salvar vidas. A medida, no âmbito do Campus Responsável e Sustentável, contribui para o ODS 3 Saúde de Qualidade.
No futuro, deverão ser instalados DAE em todos os Polos do IPCA e será dinamizada mais formação para que mais operacionais sejam capacitados para utilizar os equipamentos nessas instalações.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Cantanhede | Investimento superior a 633 mil euros Requalificação da rede viária avança em mais cinco freguesias

 

Foi assinado esta segunda-feira, 3 de fevereiro, o auto de consignação da empreitada de requalificação da rede viária na União das Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima e nas freguesias de Cadima, São Caetano, Ourentã e Febres.
Com um investimento total de 633.143 euros, a obra tem um prazo de execução de 180 dias.
O ato formal de consignação decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, onde além da presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, marcaram presença os presidentes de Junta das freguesias onde a intervenção vai decorrer.

Recorde-se que no âmbito do plano de requalificação da rede viária em curso, cujo investimento ascende a 3,5 milhões de euros, já estão em início de execução as intervenções na Sanguinheira e Tocha, e na União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça e Ançã.
Em fase de adjudicação está a intervenção em Murtede e nas Uniões de Freguesia de Portunhos e Outil e Sepins e Bolho, estando para breve o lançamento do concurso do lote relativo à União de Freguesias de Covões e Camarneira e à freguesia de Cordinhã.
Para Helena Teodósio, “esta empreitada constitui uma etapa importante no plano de requalificação da rede viária em curso e vem melhorar sobremaneira a circulação rodoviária nestas cinco freguesias”.
Num concelho com 400 quilómetros quadrados, uma intervenção desta dimensão torna-se complexa, mas ao melhorarmos a qualidade das infraestruturas rodoviárias, vamos proporcionar boas condições de mobilidade, segurança rodoviária e acessibilidade”, conclui.
A obra agora consignada inclui a correção pontual de deficiências na estrutura do pavimento, fresagem do tapete atual onde necessário, aplicação de um novo tapete betuminoso em toda a largura da faixa de rodagem, execução de bermas e a renovação da sinalização horizontal.

Gala 'Melhor de Nós' homenageia Personalidades e Entidades de Alvaiázere


Realizou-se na passada sexta-feira, dia 31 de janeiro, o jantar solidário “Melhor de Nós” organizado pela Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, que junta os municípios de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Miranda do Corvo, Penela, Pombal e Soure.

O evento tem como objetivos reforçar os laços entre os Municípios das Terras de Sicó, agradecer o trabalho e as conquistas de quem contribui para o desenvolvimento e bem-estar da nossa região, e ao mesmo tempo, contribuir para a ação social da Fundação ADFP.
Relativamente ao concelho de Alvaiázere , foram homenageados o Dr. Álvaro Clemente Pinto Simões (Personalidade Melhor de Nós) e o Grupo Tiel(Entidade Melhor de Nós).

O percurso do Dr. Álvaro Clemente Pinto Simões em prol de Alvaiázere e da região é reconhecido pelos seus pares e pelos alvaiazerenses ao longo de vários anos.

Autarca durante 36 anos foi nos seus mandatos que construiu uma política muito próxima das pessoas sendo também possível construir inúmeras infraestruturas no concelho que ainda hoje são importantes para a vida dos alvaiazerenses. Assume-se como uma personalidade decisiva na criação da AD Terras de Sicó, tendo desempenhado várias funções institucionais que contribuíram para o desenvolvimento do concelho e da região.

Desde a sua fundação até aos dias de hoje, a TIEL sempre se assumiu como uma empresa com elevada responsabilidade civil colaborando e apoiando com diversas entidades e associações do concelho, contribuindo de forma proativa e dedicada para o desenvolvimento do concelho.

Por via do seu dinamismo, empreendorismo e dedicação, leva consigo ,de forma exemplar, o nome de Alvaiázere pelo contexto nacional e internacional.


*Gabinete de Apoio à Presidência

Silves | "VIAGEM AO CÉREBRO DA CRIANÇA" COM RITA CASTANHEIRA, FACILITADORA DE PARENTALIDADE CONSCIENTE

Nos dias 7 e 8 de fevereiro vão decorrer três sessões do workshop “Viagem ao Cérebro da Criança” com a facilitadora de Parentalidade Consciente, Rita Castanheira.

A iniciativa, promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Silves (CPCJ) com apoio do Município de Silves, terá lugar no dia 7 de fevereiro em Armação de Pêra e 8 de fevereiro em Silves e São Bartolomeu de Messines.
Dirigido a pais, professores, educadores, profissionais da área de educação e pessoas com interação infantil, o workshop irá abordar diferentes temáticas do desenvolvimento emocional da criança.

A facilitadora Rita Castanheira, com certificação atribuída através da Academia de Parentalidade Consciente, promove o desenvolvimento de uma "parentalidade mais consciente, intencional, leve, serena, alinhada com os valores e necessidades de cada família".

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, através do seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdag1cd4XWg8WHLNYcy5X656anJr9s2xrR3dD3foFRH7cBmZQ/viewform?usp=header

Para mais informações poderá contactar a CPCJ Silves através do e-mail comissao.silves@cm-silves.pt ou do telefone 282 440 889.

 

PSD Aveiro: Informação à Comunicação Social

 O PSD Aveiro informa que o seu Presidente, Simão Santana, deu nota à Comissão Política de Secção, reunida esta segunda-feira, dia 03 de fevereiro, da sua indisponibilidade para continuar no exercício do cargo, tendo entregue, em ato subsequente, o pedido de demissão, ao Presidente da Mesa da Assembleia de Secção do PSD.
Considerando o processo eleitoral autárquico em curso e as decisões da Comissão Política Nacional, que apenas comunicou o ato consumado ao Presidente da Comissão Política da Secção poucos minutos antes do seu anúncio público, e por considerar que o processo é politicamente lesivo do Partido Social Democrata, apresentei o meu pedido de demissão do cargo de Presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD, com efeitos imediatos.
 
Do mesmo modo, demitiram-se ainda os seguintes elementos:
Ø  Rogério Carlos, Vogal
 
De acordo com os Estatutos do PSD, a Secção decidirá em reunião próxima, a nova estrutura da Comissão Política, que fica em funções com os membros efetivos que se mantém.
Os elementos que cessam funções desejam ao PSD, ao seu candidato Luís Souto e à sua candidatura os maiores e melhores sucessos políticos.

 *Simão Santana
Presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD
Demissionário

CARMINHO, OS QUATRO E MEIA E ROUXINOL FADUNCHO ATUAM NA 9.ª MOSTRA SILVES CAPITAL DA LARANJA

 O evento decorre de 14 a 16 fevereiro
A 9.ª Mostra Silves Capital da Laranja está a chegar! Entre os dias 14 e 16 fevereiro o palco principal da FISSUL, em Silves, irá receber grandes nomes da música portuguesa e da comédia.
Carminho, Os Quatro e Meia e Rouxinol Faduncho vão ser o destaque do evento que conta já com a sua 9.ª edição e junta dezenas de expositores, produtores ligados à citricultura, associações locais e entidades regionais. Durante três dias quem visitar a mostra irá saborear e desfrutar dos melhores produtos locais e regionais, vinhos, gastronomia variada, doçaria, artesanato original, sempre com a presença da melhor laranja, a de Silves.
No dia 14 de fevereiro a inauguração oficial do evento acontece às 10h30 e a tarde será marcada pela, já habitual, Conferência Laranja XXI, cuja temática em debate é de extrema relevância "A Água que Une", e que pretende, uma vez mais, dar voz aos agricultores e a este setor de atividade de especial importância para o concelho de Silves.
Ao longo do fim de semana vão ser muitas as atividades a decorrer, que passam pelo Concurso Internacional de Cocktails - Silves Capital da Laranja, pelo debate “Micro, Pequenas e Médias Empresas – Que apoios? Que instrumentos financeiros? Que incentivos?”, na qual a Confederação Portuguesas das Micro, Pequenas e Médias Empresas, em parceria com a Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste respondem a todas estas perguntas. Há ainda lugar para a dinamização do Seminário “As Alterações Climáticas e a Citricultura”, em que a Universidade do Algarve traz uma visão prática de projetos de agricultura mais eficiente.
Como não podia deixar de ser, a 9.ª Mostra Silves Capital da Laranja traz também atuações variadas de música e dança tradicional, espaços dedicados aos mais pequenos e, ainda, a Marcha dos Namorados, que é já uma referência na região do Algarve.
Pelas ruas da cidade de Silves, a laranja será também a rainha com a realização da 9ª edição do Fim de Semana com Sabor a Laranja, que tem início no dia 13 de fevereiro. Os restaurantes aderentes da iniciativa preparam-se para apresentar pratos criativos e diversificados nos quais o sabor principal será a característica e excecional Laranja de Silves.
O programa completo desta edição será divulgado em breve. Poderá ser consultado através do linkhttps://www.cm-silves.pt/pt/menu/3111/9-mostra-silves-capital-da-laranja.aspx
 
Conheça os horários principais da 9.ª Mostra Silves Capital da Laranja:
 
Dia 14 fevereiro » 10h00 às 00h00 | Atuação Carminho » 22h00
Dia 15 fevereiro » 10h00 às 00h00 | Atuação Os Quatro e Meia » 22h00
Dia 16 fevereiro » 10h00 às 20h00 | Atuação Rouxinol Faduncho » 18h00
 
De 14 a 16 de fevereiro estamos à sua espera, na Mostra Silves Capital da Laranja 2025!

 

Cantanhede | Sessões decorrem uma vez por mês nos vários espaços municipais. Câmara Municipal promove sessões de ginástica laboral para os trabalhadores

 
A Câmara Municipal de Cantanhede promove na primeira segunda-feira útil de cada mês, sessões de ginástica laboral, tendo em vista a promoção da saúde dos trabalhadores.
Com a duração aproximada de 15 minutos, as sessões decorrem nos vários espaços onde funcionam os serviços municipais, e assentam em exercícios simples, à base de uma breve ativação muscular, mobilidade articular, compensação muscular e alongamentos/ relaxamento.
A permanência por longos períodos de tempo numa mesma postura ou a repetição sistemática de movimentos acaba por prejudicar o organismo, pelo que este projeto dinamizado pela Divisão Administrativa e de Recursos Humanos e Divisão do Desporto do Município visa a realização de exercícios, sem grande esforço físico, que irão ajudar na melhoria postural, na prevenção de lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho e no combate ao stresse uma vez que estes momentos proporcionam bom ambiente nas equipas.
Além de prevenir dores e desconfortos, a ginástica laboral melhora a concentração e o rendimento no trabalho, contribuindo para um ambiente mais saudável e produtivo. Esta ação faz parte de um compromisso maior da autarquia com a saúde e qualidade de vida dos funcionários”, explica a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.
As sessões de ginástica laboral surgiram no Município de Cantanhede em 2022 com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida em ambiente de trabalho, incentivando hábitos saudáveis e momentos de relaxamento ao longo do dia.
Com esta atividade, eleva-se a autoestima e sensação de bem-estar, estimula-se o início de outras atividades físicas, além de se reduzir a fadiga e o stress, entre outras vantagens.

NUNO ALMEIDA E JOSÉ MACHDO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM NO TRAIL MANUELINO

Organizado pela Associação Sicó Trilhos e com a colaboração do Município de Pombal, da Junta de Freguesia de Abiul e de outras entidades e empresas, realizou-se na passada manhã de domingo, 2 de fevereiro o Trail Manuelino 2025, em Abiul, Concelho de Pombal, no sopé da Serra do Sicó, com os percursos de 32Km e 18km a pontuar para os Circuitos Nacionais de Trail e Trail Sprint da Associação de Trail Running de Portugal.
Participaram 2 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo na prova de 18 Km, José Machado, alcançado a 17º posição na classificação masculino e o 4º lugar no escalão M40.
Na prova de 32km o atleta Nuno Almeida, alcançou o 44º lugar na classificação geral masculino e o 10º lugar no escalão M45.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno).



ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM NOS TRILHOS DOS ABUTRES

Realizou-se na manhã do passado domingo 2 de fevereiro a edição 2025 do Trilhos dos Abutres.
A 13ª edição desta prova, com organização da seção da Associação Abútrica Abutres Running Team, contou com a realização de 4 provas competitivas, pontuáveis para os Circuitos Nacionais de Trail da Associação de Trail Running de Portugal.
Participaram 3 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo na prova de
30km, Otília Costa, alcançado a 47ª posição na classificação feminina e o 6º lugar no escalão F45.
No sector masculino Joselito Marques, alcançou o 276º lugar na classificação geral masculino e o 52º lugar no escalão M45.
Na distância de 20km o atleta Luís Couto, alcançou o 37º lugar na classificação masculino e o 6º lugar no escalão M40.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


Marinha Grande MUNICÍPIO RECEBE ESPÓLIO DOCUMENTAL

 O Município da Marinha Grande celebrou contratos de doação para receber o fundo documental de António Baroseiro Júnior e a coleção do jornal “A Voz do Povo”, esta segunda-feira, 3 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do concelho.
Os contratos foram assinados entre o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e João Beltrão e Luis de Abreu e Sousa, para a doação dos respetivos documentos.

O presidente Aurélio Ferreira congratula-se com estas doações salientando que “reunem um valioso conjunto de documentos e registos sobre a história da nossa comunidade, permitindo à Câmara Municipal dar continuidade ao trabalho de preservação do património documental local, essencial para o estudo, a memória e a identidade da Marinha Grande”.

O fundo documental doado por João Beltrão em nome da família foi produzido no âmbito da atividade profissional de António Baroseiro Júnior. Este reconhecido técnico de desenho em projetos de arquitetura, lecionou e colaborou com diversos arquitetos, incluindo Camilo Korrodi e António Santa Rita, entre os anos de 1940 e 1980. Foi um projetista de elevado interesse e estudo na área da arquitetura.

Deste fundo documental constam processos de desenhos, slides fotográficos, revistas e alguns objetos de trabalho, através dos quais é possível conhecer o desenvolvimento da sua atividade profissional, bem como compreender as suas práticas. A salvaguarda patrimonial dessa documentação enriquece a história arquitetónica do concelho e permite conhecer realidades sociais e económicas de outros tempos, preservando a sua memória para as gerações vindouras.

A coleção de Jornais “A Voz do Povo” foi doada por Luís Abreu e Sousa e revela elevado interesse no que respeita à Seção da Marinha Grande, sendo rara a sua existência. As datas extremas dos jornais situam-se entre 1924 e 1925. Os jornais, de uma forma geral, encontram-se em bom estado de conservação, carecendo de tratamento arquivístico, nomeadamente descrição e acondicionamento, digitalização, entre outros.

A salvaguarda patrimonial deste jornal enriquece a história do concelho e permite conhecer realidades sociais e económicas de outros tempos, preservando a sua memória para as gerações vindouras.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

TOREGRI 2 – 1ªJORNADA

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhede esteve presente na 1ª jornada do TOREGRI 2 que se realizou no passado dia 02 de fevereiro nas piscinas municipais de Condeixa-a-Nova.

O evento organizado pela Associação de Natação de Coimbra contou com a participação de 109 atletas em representação de 11 clubes.
A ASSSCC foi o clube com mais atletas envolvidos, estando em competição pela coletividade de Cantanhede 18 jovens nadadores que puderam desfrutar de mais uma tarde competitiva e onde o entusiasmo foi constante.

SESSÕES DE ESCLARECIMENTO SOBRE A REVISÃO DO PDM DA MARINHA GRANDE

 Está a decorrer, até ao dia 13 de março de 2025, o período de discussão pública da 1.ª revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) da Marinha Grande. Este é um momento importante para a população contribuir para a definição do futuro do concelho.
O Município irá realizar sessões públicas de apresentação e esclarecimento da revisão do PDM, nos seguintes dias e locais:

12 de fevereiro – 20h30, Junta de Freguesia de Vieira de Leiria
19 de fevereiro – 20h30, Clube Desportivo Moitense
26 de fevereiro – 20h30, Auditório do Edifício da Resinagem

Os documentos relacionados com esta revisão estão disponíveis para consulta de várias formas:

Online, no endereço eletrónico https://www.cm-mgrande.pt/p/revisaopdm ou presencialmente, no Centro Empresarial (Zona Industrial da Marinha Grande, Rua de Portugal), de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 19h00, e aos sábados das 09h30 às 12h30.
Durante este período, todos os cidadãos podem apresentar sugestões, observações ou contributos por escrito, utilizando o formulário específico disponível no site do Município. As sugestões podem ser enviadas por diferentes meios:

Online: Através do formulário disponível em https://www.cm-mgrande.pt/p/formulariorevisaopdm 
Presencialmente: No Centro Empresarial ou no Edifício da Câmara Municipal.
Por correio: Enviar para Câmara Municipal da Marinha Grande, Praça Guilherme Stephens – 2430-522 Marinha Grande.
Por email: Para geral@cm-mgrande.pt.


Gabinete de Comunicação e Imagem