terça-feira, 4 de março de 2025

LIVRE Aveiro apoia o movimento +Pinhal na proteção do Pinhal de Ovar

 LIVRE Aveiro apoia e reforça o Grupo de Proteção do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar (+Pinhal) na sua luta e reivindicações contra o Plano de Gestão Florestal do Pinhal de Ovar, apresentado no final de 2024 e já em execução.

Pinhal de Ovar é uma das mais importantes manchas florestais públicas do país e protege esta região do avanço do nível do mar, sendo que é uma das zonas com maior risco de desaparecer ao longo dos anos. No novo Plano de Gestão Florestal, a área total proposta para abate representa cerca de 511 campos de futebol, numa média de 30 por ano.
Neste momento, os cortes estão a decorrer a um ritmo acelerado, com áreas contínuas já completamente arrasadas e com abate de árvores saudáveis. As consequências mais significativas destes cortes têm sido a destruição do sub-coberto e o rápido crescimento de acácias, uma planta invasora que está a modificar a paisagem e os solos.

No ano passado, o LIVRE apresentou na Assembleia da República o Projeto de Resolução “Recomenda a proteção e a valorização do Perímetro Florestal das dunas de Ovar, de modo a defender e reflorestar o pinhal de Ovar com espécies nativas. Infelizmente, a medida foi rejeitada, com apenas o LIVRE, o Bloco de Esquerda, o Partido Comunista Português e o Pessoas–Animais–Natureza a votar favoravelmente.

Grupo de Proteção do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar (+Pinhal) lançou a petição “Vamos Salvar a Floresta de Ovar!, com a qual o LIVRE Aveiro se solidariza.

É urgente preservar uma das poucas grandes florestas públicas do país!

*Salomé Gomes

Nuno Santos é a aposta do PSD Cantanhede para encabeçar a lista à Junta de​ Freguesia de Cordinhã

“INCLUIR, UNIR, DECIDIR E EXECUTAR” será o lema de NUNO SANTOS CANDIDATO À FREGUESIA DA CORDINHÃ

Nuno Manuel Ribeiro Santos, 54 anos, de Ourentela, Consultor de Seguros, é a aposta do PSD Cantanhede para encabeçar a lista à Junta de Freguesia de Cordinhã.
A escolha foi aprovada por unanimidade pela Comissão Política Concelhia do PSD, corroborando a manifestação de unidade e força de uma vasta equipa de gente da freguesia que reuniu para confirmar esta candidatura e reafirmar “a confiança na capacidade do candidato para unir e para
mudar o rumo da freguesia, de conseguir fazer mais e melhor e liderar uma nova equipa que trabalhe pelo progresso de Cordinhã”.

As várias intervenções espelharam a convicção de que esta é a liderança certa no momento certo para devolver a Cordinhã uma nova dinâmica e para unir a freguesia.

Nuno Santos reforçou a determinação em abraçar este projecto de unir a freguesia: “Aceito este desafio apenas pela minha freguesia, num projecto onde todos tenham lugar, e com uma equipa forte, unida, uma equipa de trabalho e de dedicação a esta causa”.

*Comissão Política Secção Cantanhede

Alvaiázere vibrou com o “Carnaval na Praça” 2025

No passado dia 2 de março, nem o frio que se fez sentir arrefeceu o entusiasmo do "Carnaval na Praça", que encheu Alvaiázere de animação, criatividade e tradição.

Alvaiázere, o "Carnaval na Praça" é uma festividade que atravessa gerações e surge como uma celebração do Entrudo, onde a imaginação e a alegria são os grandes protagonistas.
O desfile, repleto de cor e originalidade, destacou-se pelos trajes elaborados, adereços criativos e temas bem-humorados. O público, entusiasta e participativo, contribuiu para um ambiente vibrante, reafirmando a importância desta tradição para a comunidade local.

A festa prosseguiu com a energia contagiante dos Bombatuke e de JD Zé Águas, garantindo uma animação memorável. O evento encerrou com a entrega de prémios, reconhecendo o talento, o empenho e a originalidade dos participantes.

O Município de Alvaiázere agradece a todos os que contribuíram para o sucesso desta edição, desde os participantes aos organizadores e à comunidade que se juntou para celebrar.

*Gabinete de Apoio à Presidência


REVISÃO DO PDM DA MARINHA GRANDE EM DISCUSSÃO PÚBLICA ATÉ 13 DE MARÇO

 Até ao dia 13 de março, está a decorrer o período de discussão pública da 1.ª revisão do Plano Diretor Municipal da Marinha Grande (PDMMG).
Os documentos relativos ao período de discussão pública estão disponíveis para consulta no sítio de internet do Município, em https://www.cm-mgrande.pt/p/revisaopdm ou presencialmente, no Centro Empresarial localizado na Zona Industrial da Marinha Grande, na Rua de Portugal, nos dias úteis, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 19h00 e aos sábados das 09h30 às 12h30.
Durante este período, qualquer interessada/o pode apresentar sugestões, observações ou contributos por escrito, através de formulário próprio disponível no site do Município, até ao final do período legal e endereçados ao Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, de uma das seguintes formas:

-Submissão do formulário online, no sítio de internet https://www.cm-mgrande.pt/p/formulariorevisaopdm
- Presencialmente no Centro Empresarial ou no Edifício da Câmara Municipal da Marinha Grande;
- Por via postal para: Câmara Municipal da Marinha Grande, Praça Guilherme Stephens – 2430-522 Marinha Grande
- Por via eletrónica para: geral@cm-mgrande.pt 
*Gabinete de Comunicação e Imagem