terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Porto de Mós | Tok’Andar regressa com mais de 200km de percursos


O programa do circuito de caminhadas Tok’Andar está de volta para a sua 21.ª edição sob a temática municipal “Vamos pôr as mãos na terra – Agricultura Sustentável”, decorrendo de 9 de março a 29 de junho. Este ano o evento conta com um total de 23 percursos, somando 232 quilómetros de trilhos a explorar no concelho de Porto de Mós.
Uma das novidades desta edição é a participação do Núcleo de Espeleologia de Leiria, que se junta ao conjunto de associações que dinamizam as caminhadas, enriquecendo o evento com o seu conhecimento sobre o património subterrâneo da região.

O circuito de caminhadas também conta com o apoio de diversas entidades, nomeadamente a Lusical, que contribuirá oferecendo embalagens de sementes, promovendo a reflorestação e sensibilização ambiental. O McDonald's, por sua vez, oferecerá garrafas reutilizáveis aos participantes. A Decathlon apoia a iniciativa com mochilas e um desconto exclusivo de 15% para os caminhantes que atingirem um conjunto de várias caminhadas.

Já a Valorlis garantirá lembranças finais e sacos de reciclagem para todas as associações envolvidas, reforçando a importância da gestão adequada de resíduos.

A contagem do número de caminhadas efetuadas voltará a reger-se pelo Passaporte, que será oferecido aos participantes. Em cada caminhada a pessoa deve apresentar o seu passaporte à entidade organizadora e receber o carimbo. No final, de acordo com o número de caminhadas realizadas – 5, 10 ou 15 percursos – os participantes receberão diferentes prémios de participação que poderão ser levantados nas Piscinas Municipais.

O Tok’Andar continua, assim, a consolidar-se como um evento de referência, promovendo a atividade física, o convívio e a descoberta das belezas naturais do concelho de Porto de Mós.

A primeira caminhada do Tok’Andar 2025 arranca já no dia 9 de março, e as inscrições já estão abertas. Todos estão convidados a calçar as botas e descobrir os trilhos da região ao longo desta jornada de 232km.

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação
PROGRAMA COMPLETO: clique aqui!

Carnaval em Évora

Carnaval em Évora “Liberdade para Brincar” é o tema deste ano do Desfile de Carnaval das Escolas agendado para a próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro, a partir das 10h00, cujo itinerário será idêntico aos anos anteriores, começando na Rua da Lagoa e terminando no Jardim Público, tendo como ponto alto a passagem pela Praça de Giraldo. 
Ao longo do percurso, os participantes do desfile terão oportunidade de usufruir de diversos pontos de animação, incluindo no final um baile de Carnaval junto ao coreto do Jardim Público, proporcionando um momento de convívio entre os participantes. 
Numa organização da Câmara Municipal de Évora, com a colaboração da PSP, União das Freguesias de Nossa Senhora da Tourega e Nossa Senhora Sra. de Guadalupe, União das Freguesias de São Sebastião da Giesteira e Nossa Senhora da Boa Fé, Epral – Escola Profissional da Região Alentejo, Agrupamentos de Escolas de Évora, Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Évora, o Desfile de Carnaval contará com a participação de jovens provenientes de escolas de 1º ciclo do ensino básico, escolas ensino secundário, estabelecimentos de ensino pré-escolar, IPSS, escolas de ensino privado, jardins de Infância ensino privado e instituições da área social. 
Ao longo do percurso haverá 10 pontos de animação que serão assegurados por: José Mendes, Técnicas de AEC de Dança, Gigabombos, SevenDixie, Trio elétrico com DJ, animação TrotiBIKE, Évora Samba, Neroca, Alunos do curso profissional de Intérprete – ator/atriz da Escola Secundária André de Gouveia e Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício. 

Baile de Carnaval 
Mas a animação de Carnaval no concelho de Évora não se esgota aqui, estando também prevista a realização de um Baile de Carnaval, na Arena d’ Évora, na próxima segunda-feira, dia 3 de março, com a atuação de: “Fashion Band”, Tributo Sai do Chão “Ivete Sangalo” e DJ Marvin. 
O preço da entrada é 3 euros e os ingressos já se encontram disponíveis e estão à venda nos locais habituais: Salão Central (das 13 h às 19 h, todos os dias), Arena d’Évora (apenas no dia 03/03), BOL, Worten, FNAC e CTT. Os bilhetes adquiridos online, Worten, CTT e FNAC, poderão ser trocados por pulseiras na bilheteira do Salão Central Eborense ou no dia 03/03 na Bilheteira da Arena de forma a facilitar a entrada/saída do recinto do espetáculo.

Brincas e o fundamento 
As Brincas Carnavalescas de Évora, um exclusivo do concelho e uma tradição popular dos bairros periféricos da cidade, também não irão faltar na programação do Carnaval em Évora, com o grupo do Rancho Folclórico do Alto Alentejo a apresentar o fundamento de Carmen Vizinha, numa série de locais da cidade entre os dias 1 e 4 de março. 
Nos dias 3 e 4 de março a Escolinha das Brincas dos Canaviais irá fazer também a sua apresentação, assinalando o Carnaval com teatro popular que vai para a rua contar uma história

Bolsa de Empregabilidade do Centro juntou talento e oportunidades na área do turismo


Terceira edição da iniciativa em Coimbra foi um sucesso, juntando 42 empresas que procuram trabalhadores no Turismo e mais de 1000 candidatos a empregos no setor.
A terceira edição da Bolsa de Empregabilidade do Centro, que decorreu hoje no Convento São Francisco, em Coimbra, constituiu um enorme sucesso para todos os participantes, permitindo o contacto direto entre as empresas empregadoras na área do turismo e os muitos candidatos que desejam trabalhar no setor.
Durante todo o dia, mais de mil candidatos inscritos – mais concretamente 1100 – tiveram oportunidade de conhecer as ofertas de 42 empresas disponíveis para contratar. Os participantes incluíram estudantes de instituições de ensino superior e profissional nas áreas do turismo, desempregados referenciados pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, e profissionais de outros setores interessados em novas oportunidades.
A terceira edição da Bolsa aconteceu na sequência do sucesso das edições anteriores e resultou de uma organização conjunta do Fórum Turismo e da Turismo Centro de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, do Turismo de Portugal e da empresa Merytu.
Sessão de abertura reuniu protagonistas do setor

A Sessão de Abertura contou com a presença de Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Catarina Paiva, vogal da Turismo de Portugal, e António Costa, delegado regional do Centro do IEFP, além de António Marto, do Fórum Turismo, responsável pela organização deste encontro.
Na sua intervenção, António Marto agradeceu a presença de todos e destacou o crescimento do evento: "Quando criei a Bolsa de Empregabilidade, há 9 anos, nunca pensei que atingisse a expressão e até a internacionalização que hoje alcançou”. O organizador sublinhou ainda a importância dos profissionais: “O turismo não depende apenas dos empresários, das unidades hoteleiras ou dos ativos turísticos. Depende, sobretudo, dos profissionais – do seu valor, qualidade de serviço, simpatia e empatia. É por eles que este evento existe".
Anabela Freitas apresentou números que demonstram a importância do setor para a região e elogiou a realização do evento: "O Centro de Portugal registou em 2024 perto de 8,4 milhões de dormidas e cerca de 50 milhões de euros de proveitos, o que demonstra a força deste setor económico na região. Mas não há turismo sem empresas e não há turismo sem recursos humanos qualificados, por isso este evento é fundamental". Sobre o fator diferenciador de Portugal como destino, afirmou: "Acima de todos os produtos-âncora, de todos os produtos turísticos que o nosso país pode oferecer, temos algo que nos distingue dos outros destinos turísticos e que é muito nosso: sabemos receber bem. Mas a este saber receber bem, temos de aliar a qualificação da experiência, que só se consegue com a qualificação dos recursos humanos. Porque há algo que não podemos esquecer: o turismo é uma atividade de pessoas para pessoas”.
José Manuel Silva, por sua vez, realçou a importância do setor para a economia local e nacional: "O turismo tem sido um pilar do crescimento económico em Portugal. Em Coimbra, queremos consolidar-nos como uma referência nesta área. Somos uma cidade de talentos, e esse capital humano é a nossa maior riqueza".

António Costa abordou os desafios do mercado de trabalho no turismo, sublinhando a importância das competências: "O setor do turismo é um dos setores que melhor resume a constelação de competências, como o conhecimento de línguas e as atitudes pessoais, que são necessárias para enfrentar hoje o mundo do trabalho". O responsável do IEFP salientou ainda a importância de eventos como este: "Eventos como os de hoje, que promovem o contacto com o mundo do trabalho, com profissionais, que medeiam entre a escola e o mundo do trabalho, são fundamentais".

Catarina Paiva transmitiu uma mensagem de otimismo aos jovens presentes: "Quero deixar uma palavra de confiança e otimismo para os jovens que aqui estão hoje e que estão a apostar as suas carreiras no setor do turismo, um setor em que é possível fazer uma carreira com muito futuro. Da parte do Turismo de Portugal, lembro que, nas 60 medidas publicadas para acelerar a economia, o eixo do talento é absolutamente estratégico".

Bolsa de Empregabilidade: ponte entre talento e oportunidade

A Bolsa de Empregabilidade é organizada pelo Fórum Turismo, hub de contratação em Turismo. Esta edição em Coimbra reuniu 42 empresas de hotelaria, restauração, recursos humanos e animação turística, reforçando o seu papel enquanto plataforma que junta os talentos e os empregadores.

Além das oportunidades de recrutamento, o evento incluiu momentos formativos e de networking, como uma mesa-redonda promovida pela AHRESP, uma Oficina de Gastronomia Histórica, da Escola de Hotelaria de Coimbra, e uma Mentor Hour sobre preparação para entrevistas, dinamizada por Maria Silva, da SkillUp.

*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


AUDITÓRIO MUNICIPAL ACOLHEU GALA DOS 20 ANOS DO TAEKWONDO CLUBE PAIVENSE

 
O Auditório Municipal de Castelo de Paiva recebeu no passado Sábado, a Gala de Celebração dos 20 anos do Taekwondo Clube Paivense, numa iniciativa que se traduziu numa noite magnífica de homenagem, alegria, comemoração e família.

Durante a celebração da Gala, foram homenageados, não só os atletas, os treinadores e a direção do clube, mas também aqueles que tem ajudado a dignificar o
Taekwondo Clube Paivense, e a concretizar os seus objectivos ao longo dos anos.

Nesta ocasião festiva e tão especial, prestou-se ainda homenagem ao presidente do Taekwondo Clube Paivense, o Mestre 𝐁𝐚𝐬𝐢́𝐥𝐢𝐨 𝐏𝐢𝐧𝐡𝐨, pela dedicação e compromisso que tem demonstrado ao longo dos anos.

Na Gala, apresentada por Fátima Gonçalves e Sérgio Tavares, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, José Rocha, e a Vereadora do Desporto, Liliana Vieira, tendo ambos felicitado a coletividade pelo sucesso conseguido nestas duas décadas de actividade, contribuindo assim, para prestigiar o desporto em Castelo de Paiva.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa                                     


Porto de Mós | Município Apresenta Projeto Pedagógico de Agricultura Sustentável

"Agricultura Sustentável – Vamos pôr as mãos na terra!" é o inovador projeto pedagógico para este ano letivo, apresentado às escolas do concelho. Esta iniciativa, promovida pelo Município de Porto de Mós, em parceria com o Agrupamento de Escolas, tem como principais objetivos incentivar a educação ambiental, estimular o contacto direto das crianças com a terra e fomentar a inclusão social através de atividades agrícolas.
O projeto permitirá que os alunos acompanhem todas as etapas do processo agrícola, desde a sementeira até à colheita, terminando na compostagem, reforçando assim a consciência ecológica e promovendo hábitos sustentáveis desde a infância. Além disso, funcionará como um importante instrumento de integração para alunos oriundos de diferentes países e culturas, que podem estar menos familiarizados com as práticas ligadas à agricultura e ao meio ambiente.

No total, foram entregues 25 kits de plantas a 17 escolas que integram as valências de jardim-de-infância e do 1º ciclo. Cada kit contém uma seleção de plantas da época, cuidadosamente escolhidas para que os alunos possam observar e aprender sobre o crescimento das culturas ao longo das estações. O projeto conta ainda com a colaboração do Centro de Investigação e Inovação em Recursos Minerais e da Universidade Sênior do Rotary Club de Porto de Mós.

As plantas cultivadas pelos alunos serão posteriormente utilizadas na cantina escolar, promovendo o conceito de alimentação saudável e sustentável, bem como incentivando a autonomia e o senso de responsabilidade das crianças em relação à produção e ao consumo de alimentos.

Lançada a semente e postas as mãos na terra, esperamos agora que os alunos possam colher os frutos deste projeto pedagógico de agricultura sustentável". O município reforça, assim, o compromisso com a educação ambiental e a sustentabilidade, promovendo iniciativas que sensibilizam as novas gerações para boas práticas ecológicas e para a valorização da natureza.

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Oliveira de Frades | Ação de Plantação | 8 MAR

No próximo dia 8 de março lançamos o desafio a toda a comunidade de participar numa ação de plantação que tem como objetivo reflorestar a Serra do Ladário e sensibilizar para a valorização e preservação dos espaços florestais. Inscrições até 3 MAR em: https://forms.office.com/e/crpguZcXV0 232 760 300 geral@cm-ofrades.pt Ponto de Encontro: 40.715314; -8.257623 (Estrada de Antelas – Soutinho).

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

População sensibilizada para a prevenção e deteção de incêndios rurais. GNR iniciou em Cantanhede Campanha Floresta Segura 2025

 

A Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou em Cantanhede na passada sexta-feira, 21 de fevereiro, um conjunto de ações de sensibilização junto das populações, aconselhando-as sobre os critérios de gestão de combustível junto das habitações e fiscalização das zonas rurais no âmbito da prevenção e deteção de incêndios rurais.

A “Campanha Floresta Segura 2025” desta força de segurança visa fortalecer a capacidade de resposta do sistema de gestão integrada de fogos rurais, minimizando o risco de incêndios e protegendo as populações e os recursos florestais. O sucesso da operação dependerá da cooperação interinstitucional, do envolvimento da comunidade e da utilização eficaz dos meios tecnológicos e humanos disponíveis.
Esta ação assenta em dois pilares fundamentais: prevenção e monitorização, sendo o objetivo central da operação garantir a segurança das populações e a preservação do património florestal, através de uma abordagem integrada e coordenada entre várias entidades.
Nesta matéria, o Município de Cantanhede, em consonância com o planeamento prévio definido no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, tem promovido anualmente ações de gestão de combustível em áreas da sua responsabilidade, em todas as freguesias do concelho, tendo concluído a execução de todas as faixas de gestão de combustível da rede viária florestal em 2023, num total de 323.91 hectares. Durante o ano de 2024 foi efetuada manutenção dessas mesmas faixas, num total de 197 hectares, estando prevista a manutenção da restante área até ao final do mês de maio.
Este trabalho tem como objetivo reduzir os fatores que favorecem a ocorrência e a propagação dos incêndios rurais, mas também reforçar o compromisso da autarquia para com a segurança da comunidade e a preservação do ambiente.
Recorde-se que, ao longo dos últimos seis anos, a Câmara Municipal de Cantanhede tem vindo a realizar trabalhos de silvicultura preventiva com o intuito de diminuir a carga de combustível, bem como tornar o território mais resiliente aos incêndios rurais.
No decorrer da sua atividade diária, o Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede resolveu 92 situações em incumprimento por falta de gestão de combustível junto a edificações, após notificações com cominação e efetuou a análise de 154 exposições relativas a falta de gestão de combustível e ou insalubridade.


Proença-a-Nova | Plantas na obra poética de Luís Vaz de Camões em exposição no CCVFloresta

 
A exposição "As plantas na obra poética de Luís Vaz de Camões", criada pela Sociedade Broteriana da Universidade de Coimbra, com o apoio do Departamento de Ciências da Vida, Centre for Functional Ecology, estará patente até ao dia 31 de março no Centro Ciência Viva da Floresta, com entrada totalmente gratuita.
Ana Margarida Dias da Silva, do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, uma das responsáveis pela execução da mostra, explica um pouco do processo de criação: “esta exposição surgiu por iniciativa da Sociedade Broteriana, no âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões. Tem por base o trabalho de investigação do professor Jorge Paiva, sobre a identificação de plantas na obra poética de Luís Vaz de Camões, transformando em exposição algumas das palestras que tem dado
A mostra carecia ainda de apoio visual, tendo sido complementada com os trabalhos de pintura de Ursula Beau. Aquela que foi uma das promotoras da exposição conta ainda que a ideia era juntar desenhos para ilustrar melhor os trabalhos. “Depois de feita a pesquisa, chegámos ao nome de Ursula Beau, que tinha uma coleção de aguarelas de plantas da Flora Portuguesa, que estão à salvaguarda da Sociedade Broteriana. Teve de haver uma combinação entre as plantas que estavam nas obras e as plantas das quais tínhamos aguarelas”, explica.
Agora patente no CCVFloresta, em Proença-a-Nova, esta apresentação começou por estar patente no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, em junho de 2024, tendo já passado por Alcobaça, Idanha-a-Nova, Covilhã, Ponte de Sor, entre outros concelhos, bibliotecas e espaços museológicos, tanto em formato físico como digital.
Com futuro traçado pelo menos até setembro do presente ano, a organização permanece aberta a novas propostas aceitando abordagens, inclusivamente para 2026. “Se continuar a haver solicitações, não faremos questão de encerrar esta iniciativa”, aponta Ana Margarida Dias da Silva.
Entre os autores, além de Ana Margarida Dias da Silva, estão também os nomes de Maria Teresa Gonçalves e Jorge Paiva, botânico de 91 anos de idade que se prepara para lançar um novo livro, editado pela imprensa da universidade, sobre a importância das plantas na obra poética de Luís Vaz de Camões, ampliando e eternizando assim o seu contributo nesta área específica.
A Sociedade Broteriana, autora da exposição, é uma sociedade sem fins lucrativos cuja missão é promover o interesse pela botânica, apoiando a investigação científica nesta área através de ações de educação e de divulgação, como é o caso desta exposição. Visite o Centro Ciência Viva da Floresta para ficar a conhecer em detalhe este conjunto de obras.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

O LITORAL CENTRO – Comunicação e Imagem é um jornal diário online


O Litoral Centro continua na direcção certa, assim queremos seguir. Sem o apoio dos leitores que estão atentos, seria de todo impossível. Fala-se muito na importância que o digital tem na sociedade contemporânea. Também se desvaloriza o seu potencial, apesar dos milhões no seu investimento. Não temos “padrinhos políticos”, nem “grandes empresários” a apoiar. Cumprimos com o estatuto editorial, não violamos os seus princípios nem vendemos a alma ao diabo.
Vejamos o seu crescimento em visualizações:
- No mês de Janeiro registou: 74942
Mês de Fevereiro registou 146195 presente data
- Ontem cerca de 45308
- Hoje às 07:33 horas: 15148

Todo o período 6954585

- 147 países diferentes visitaram este site. 206 bandeiras recolhidas.
Obrigado por continuarem a seguir-nos. Que o Litoral Centro seja um dos vossos favoritos, é fácil e não compromete ninguém.
NB: Mantemos o que escrevemos há uns anos: É estranho que a Câmara Municipal de Aveiro não reconheça o Litoral Centro como um jornal de informação de formato Online. Será que o senhor Presidente Ribau Esteves tem conhecimento do que se está a passar? Se porventura não tem conhecimento, aqui fica esta nota de desagrado, porque o Litoral Centro cumpre com o que a ERC determinada/exige e demais legislação, basta ver o Estatuto editorial (Registo definitivo na ERC: 126864). Exigir aos outros o que não cumprimos não nos fica bem.
Como é que se pode exigir do Poder Central que não pratique a discriminação se uma Câmara Local a pratica? Temos o caso da distribuição/atribuição de publicidade. Também pagamos os impostos que nos são exigidos.
Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!