quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Reguengos de Monsaraz recebe espetáculo intergeracional “Velhas? Quem disse? Ainda aqui estamos!”


O espetáculo “Velhas? Quem disse? Ainda estamos aqui!” vai ser apresentado no dia 8 de fevereiro, às 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Este espetáculo de teatro tem entrada gratuita e o elenco integra residentes maiores de Évora e estudantes e docentes do Departamento de Artes Cénicas – Escola de Artes da Universidade de Évora.
“Velhas? Quem disse? Ainda estamos aqui!” é o resultado de um processo de criação comunitário durante sete meses, que dá visibilidade às histórias e aos medos, desconstruindo os preconceitos relativos ao envelhecimento. A performance é cofinanciada pela Comissão Europeia, está inserida no Projeto Europeu Age Against The Machine, integra o Programa Europeu Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores – CERV e é promovido pelo Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora.

De acordo com a organização, “Velhas? Quem disse? Ainda estamos aqui!” é “uma performance em que a vulnerabilidade e sororidade caminham de mãos dadas, transitando por curtas narrativas que afirmam as mulheres que somos. A excitação da viagem impõe-se como metáfora da vida. Esperança no que os novos caminhos nos reservam. Através de uma coleção de memórias partilhadas e da expressão dos desejos de futuro, revimos o que fizemos do tempo que vivemos e do muito que temos pela frente”. Este ano, o espetáculo também vai ser apresentado em festivais internacionais de teatro comunitário intergeracional em Itália, Portugal, Polónia e Sérvia.

*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Barcelos | IPCA juntou Comunidade em Cordão Humano Contra o Cancro


O IPCA, em parceria com a Delegação de Barcelos da Liga Portuguesa Contra o Cancro, juntou ontem a sua Comunidade Académica num cordão humano, para assinalar o Dia Mundial do Cancro.
Com o mote “Unidos Por Cada Um”, e com a participação das crianças da Escola do Aldão, este foi um gesto simbólico de união e de solidariedade para com as pessoas que sofrem de cancro, dentro e fora da comunidade académica.
A iniciativa pretendeu dar visibilidade à luta que os doentes oncológicos, bem como as suas famílias, travam para superar a doença, e apelar à importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Visitas em Rede – Património Cultural Imaterial; Exposição Caricaturas de Siza Vieira apresentadas em Aveiro; Exposição de Rui Aguiar abre portas dia 8 de fevereiro

I – Visitas em Rede – Património Cultural Imaterial
No dia em que se assinala o aniversário da Princesa Santa Joana, o Município de Aveiro promove Visitas em Rede, um programa da Rede Portuguesa de Museus, e lança o Site dos Museus de Aveiro
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA), através dos Museus de Aveiro, respondendo ao repto lançado pela Rede Portuguesa de Museus para a realização de uma ação no âmbito do programa Visitas em Rede, vai promover um programa de visitas dedicadas ao Património Cultural Imaterial (PCI) de Aveiro, no próximo dia 6 de fevereiro (quinta-feira), data em que se assinala o nascimento da Princesa Santa Joana (n. 1452, m.1490), com trabalhos a decorrerem entre as 9h30 e as 17h00.
As visitas serão focadas nas manifestações já classificadas e integrantes da lista Nacional do Património Cultural Imaterial, tais como o “Culto a Santa Joana”, o “Barco Moliceiro” e a “Festa de São Gonçalinho”. Aveiro, que pontua pela sua rica e profunda história e património cultural tem, no contexto do Património Cultural Imaterial, várias tradições e expressões culturais que são preservadas e celebradas, sendo fundamental a transmissão das suas raízes culturais às futuras gerações.
Este será um momento de partilha, reflexão e avaliação do processo de inventariação do PCI no território e o seu impacto na comunidade e neste encontro de profissionais da área, será ainda debatido o papel que os museus podem desempenhar no estudo, salvaguarda e transmissão do PCI no contexto da sociedade contemporânea.
Esta iniciativa é promotora da salvaguarda do Património Cultural Imaterial e dá contributo à preparação do processo de classificação da produção do Sal de Aveiro como PCI.
Também neste dia, a CMA irá lançar o site dos Museus de Aveiro, uma plataforma que congrega informação sobre todos os Museus de Aveiro, permitindo uma maior interação e melhor mediação com o público. Trata-se de um novo canal de comunicação e promoção do Património Cultural de Aveiro, assente no trabalho dos Museus de Aveiro.

II – Exposição Caricaturas de Siza Vieira apresentadas em Aveiro
Mais de 40 caricaturas integram a exposição “Siza Vieira no Humor Internacional”, que ficará patente na Galeria da antiga Capitania do Porto de Aveiro a partir de 7 de fevereiro.
Os desenhos foram elaborados por artistas de diferentes países, como Alemanha, Irão, Brasil e Portugal, entre outros, resultando a mostra de uma seleção feita pelo Júri internacional a partir de centenas de trabalhos recebidos no Museu Nacional da Imprensa, no âmbito do Porto Cartoon-World Festival.
A exposição apresenta os melhores trabalhos, designadamente o 1º prémio, de Ivan Prado, autor peruano residente na Alemanha, os outros prémios e menções honrosas. Grandes artistas do humor mostram o seu olhar sobre o impacto da obra do arquiteto no mundo. Além do humor, a mostra apresenta dezenas de publicações, jornais e revistas, com entrevistas e destaques noticiosos sobre a obra do arquiteto.
Trata-se de uma oportunidade para homenagear Siza Vieira, distinguido mundialmente com prémios como Pritzker (1992), Medalha de Ouro do RIBA, Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza, entre muitos outros. O homenageado tem várias obras na Cidade de Aveiro, designadamente a biblioteca da Universidade, a requalificação do Adro da Sé e um Monumento Evocativo da antiga Muralha, inaugurados em dezembro de 2024.
Recorde-se que Siza Vieira é o autor do troféu do PortoCartoon e também da primeira peça escultórica de humor da Cidade do Porto, implantada na Avenida dos Aliados, em 2008, durante a proclamação do Porto-Capital do Cartoon, feita por artistas de vários países.
No âmbito do PortoCartoon, o Prémio da Caricatura é organizado desde 2013, e tem homenageado várias figuras nacionais e internacionais como Manoel de Oliveira, José Saramago, Nelson Mandela, Hemingway, Cristiano Ronaldo, Sara Sampaio, Charlie Chaplin, António Guterres, Luther King, Bob Dylan, Pablo Picasso, Woody Allen, Fernão Magalhães, Amália Rodrigues e Chico Buarque.
A exposição, com a curadoria de Luiz Humberto Marcos (Museu Nacional da Imprensa) pode ser visitada até finais de março.

III – Exposição de Rui Aguiar abre portas dia 8 de fevereiro
No próximo sábado, dia 8 de fevereiro, a Câmara Municipal de Aveiro inaugura, pelas 15h00, a exposição de pintura “Rui Aguiar. Rastos e Fragmentos” no Museu de Aveiro/Santa Joana.
O programa de inauguração contará com um momento musical “Poemas de Sal”, ao som da guitarra de Paulo Vaz de Carvalho e pela voz de Rita Moreira.
A mostra celebrará os 80 anos de vida do pintor Rui Aguiar com a apresentação de um conjunto de obras reveladoras de alguns Rastos e Fragmentos do seu percurso artístico.
Com entrada livre, a exposição poderá ser visitada até ao dia 27 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Câmara de Aveiro reforça apoio às Juntas de Freguesia com a entrega de 1,6 milhões de euros em 2025

 
Valor entregue é 34% superior à atribuição financeira realizada no último ano
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) divulga os valores e tipologias das obras correspondentes aos Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências com cada uma das dez Juntas de Freguesia para o ano de 2025.
Para o exercício das competências previstas nestes Contratos, a CMA vai transferir para as dez Juntas de Freguesia do Município de Aveiro uma verba total de 1.543.745,38€, uma subida na atribuição financeira de aproximadamente 34%, em comparação com o ano transato (em 2024 a CMA transferiu para as Juntas de Freguesia a verba de 1.150.965€).
Nesta sessão e no caso da Junta de Freguesia de São Jacinto (JFSJ) foi também entregue a verba de 48.824,28€, correspondente ao Auto de Transferência de Recursos, já protocolado com todas as Junta de Freguesia, mas que no caso de São Jacinto acabou por ser ajustado aos 12 meses de execução (ver notícia aqui<https://www.cm-aveiro.pt/municipio/comunicacao/noticias/noticia/transferencia-de-recursos-para-a-junta-de-freguesia-de-sao-jacinto>), depois de completo o processo de reestruturação financeira com intervenção de financiamento da Câmara de Aveiro, que permitiu à JFSJ deixar de ter dívidas e passar a cumprir todos os pressupostos base para a execução das suas responsabilidades e competências.
Estes valores integram o valor total das transferências financeiras da CMA para as dez Juntas de Freguesia do Município, que neste ano de 2025 é de 2.445.445,38€. Ou seja, 1.127.172,38€ do Auto de Transferência de Recursos e 1.543.745,38€ dos Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências.
“Este é um trabalho de Equipa entre a CMA e as Juntas de Freguesia que merece um balanço muito positivo da sua execução, ao longo dos últimos oito anos (2017 – 2024) e que assumimos como muito importante para a boa prestação de serviços aos nossos concidadãos. Este ano de 2025 com a responsabilidade acrescida para todos, pelo facto de entregarmos um valor recorde às Juntas da Freguesia para a execução de obras e projetos relevantes para a melhoria da capacidade dos serviços prestados e da qualidade de vida dos aveirenses”, afirmou o Presidente da CMA, Ribau Esteves.
A avaliação da execução dos Contratos de Delegação de Competências será feita mediante a apresentação por cada Junta de Freguesia de relatórios mensais de execução a entregar à Câmara Municipal até ao dia oito de cada mês.

Os valores disponibilizados do Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências assinados hoje,referem-se a diversas operações definidas, tais como, pequenas reparações/construção de passeios; manutenção de parques infantis; polidesportivos; fontes, fontanários e tanques; manutenção e colocação de toponímia e qualificação de caminhos rurais, que aqui divulgamos na sua totalidade:

Freguesia de Aradas
>  Gestão e manutenção de espaços verdes – 50.600€;
>  Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros – 82.300,90€;
>  Pequenas reparações / construções de passeios – 14.500€;
>  Qualificação de caminhos rurais – 2.500€;
>  Manutenção de parques infantis – 1.650€;
>  Manutenção / colocação de toponímia – 2.000€;
>  Fontes, fontanários e tanques – 1.000€;
>  Manutenção do polidesportivo do Eucalipto – 1.000€;
>  Parque “Brincar Aradas” (infantil e Intergeracional) – fase 2 – 15.000€;
>  Pintura exterior do Edifício-Sede da Junta de Freguesia – 25.000€;
>  Memorial de Cerâmica e de Olaria (fase 1) – 20.000€.

Freguesia de Cacia
>  Gestão e manutenção de espaços verdes – 34.155€;
>  Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros – 105.336,55€;
>  Pequenas reparações / construções de passeios – 18.000€;
>  Qualificação de caminhos rurais – 30.000€;
>  Manutenção de parques infantis – 1.650€;
>  Manutenção / colocação de toponímia – 2.000€;
>  Fontes, fontanários e tanques – 2.000€;
>  Manutenção de polidesportivos – 1.000€;
>  Parque “Juvenil Fitness” (António José Bartolomeu) – 6.000€;
>  Parque da Rua dos Lares – 11.000€;
>  Parque da Rua Venâncio de Matos – 13.000€.

Freguesia de Eixo e Eirol
>  Gestão e manutenção de espaços verdes – 18.975€;
>  Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros – 91.763,10€;
>  Pequenas reparações / construções de passeios – 18.500€;
>  Qualificação de caminhos rurais – 24.000€;
>  Manutenção de parques infantis – 3.300€;
>  Manutenção / colocação de toponímia – 2.000€;
>  Fontes, fontanários e tanques – 3.000€;
>  Manutenção de polidesportivos – 2.000€;
>  Construção de telheiro no logradouro da Junta de Freguesia – 20.000€;
>  Qualificação da Fonte Velha de Eirol – 20.000€;
>  Requalificação da antiga Escola Primária de Azurva – 20.000€.

Freguesia de Esgueira
>  Gestão e manutenção de espaços verdes – 63.250€;
>  Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros – 113.584,35€;
>  Pequenas reparações / construções de passeios – 22.000€;
>  Qualificação de caminhos rurais – 5.000€;
>  Manutenção de parques infantis – 5.775€;
>  Manutenção / colocação de toponímia – 2.000€;
>  Fontes, fontanários e tanques – 1.000€;
>  Manutenção de polidesportivos – 2.000€;
>  Construção do parque infantil e geriátrico da Praceta da República – 25.500€;
>  Reparação de parques infantis vandalizados – 10.000€;
> Requalificação do edifício-sede da Junta de Freguesia – 20.000€;
>  Requalificação dos Torreões da Rua José Luciano de Castro – 10.000€.

Freguesia da Glória e Vera Cruz
>  Gestão e manutenção de espaços verdes – 11.385€;
>  Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros – 46.855,60€;
>  Pequenas reparações / construções de passeios – 10.500€;
>  Qualificação e/ou gestão de sanitários públicos – 30.000€;
>  Manutenção de parques infantis – 6.600€;
>  Manutenção / colocação de toponímia – 3.000€;
>  Fontes, fontanários e tanques – 500€;
>  Manutenção de polidesportivos – 4.000€;
>  Construção do armazém da Junta de Freguesia – 82.000€;
>  Beneficiação da Capela do Cemitério Sul – 19.700€.

Freguesia de Oliveirinha
>  Gestão e manutenção de espaços verdes – 13.800€;
>  Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros – 57.026,20€;
>  Pequenas reparações / construções de passeios – 8.500€;
>  Qualificação de caminhos rurais – 18.750€;
>  Manutenção de parques infantis – 2.475€;
>  Manutenção / colocação de toponímia – 2.000€;
>  Fontes, fontanários e tanques – 3.000€;
>  Manutenção de polidesportivos – 3.000€;
>  Construção do Armazém da Junta de Freguesia – 150.000€;
>  Qualificação do auditório do edifício-sede da Junta de Freguesia – 50.000€.

Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz
>  Gestão e manutenção de espaços verdes – 22.137,50€;
>  Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros – 127.916,80€;
>  Pequenas reparações / construções de passeios – 20.000€;
> Qualificação de caminhos rurais – 35.000€;
>  Manutenção de parques infantis – 2.475€;
>  Manutenção / colocação de toponímia – 2.000€;
>  Fontes, fontanários e tanques – 7.000€;
>  Manutenção de polidesportivos – 3.000€;
>  Gestão dos parques ribeirinhos de Requeixo e do Carregal – 10.000€;
>  Conclusão do Largo de Festas de Verba – 30.000€;
>  Conclusão da requalificação do Centro Social de Requeixo – 30.000€;
>  Requalificação do edifício da CMA e adaptação do edifício multiusos de Nariz – 60.000€.

Freguesia de Santa Joana
>  Gestão e manutenção de espaços verdes – 56.925€;
>  Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros – 76.026,50€;
>  Pequenas reparações / construções de passeios – 15.000€;
>  Qualificação de caminhos rurais – 2.500€;
>  Manutenção de parques infantis – 4.950€;
>  Manutenção / colocação de toponímia – 2.000€;
>  Fontes, fontanários e tanques – 1.000€;
>  Manutenção de polidesportivos – 2.000€;
>  Construção do armazém da Junta de Freguesia – 120.000€;
>  Renovação do sistema de luz e projeção do auditório da Junta de Freguesia – 35.000€.

Freguesia de São Bernardo
>  Gestão e manutenção de espaços verdes – 48.070€;
>  Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros – 58.240,60€;
>  Pequenas reparações / construções de passeios – 12.500€;
>  Qualificação de caminhos rurais – 2.500€;
>  Manutenção de parques infantis – 3.300€;
>  Manutenção / colocação de toponímia – 2.000€;
>  Fontes, fontanários e tanques – 500€;
>  Manutenção de polidesportivos – 1.000€;
>  Construção do Parque de Lazer e Merendas das Areias de São Bernardo – 40.000€;
>  Qualificação da fonte do “Rio Neto” – 40.000€;
>  Requalificação do polidesportivo do parque de São Bernardo – 4.500€.

Freguesia de São Jacinto
>  Gestão e manutenção de espaços verdes – 16.800€;
>  Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros – 32.024,28€;
>  Pequenas reparações / construções de passeios – 7.680€;
>  Qualificação e gestão de sanitários públicos – 7.680€;
>  Limpeza do passadiço, estradão e Molhe Norte – 5.760;
>  Manutenção de parques infantis – 1.728€;
>  Manutenção / colocação de toponímia – 1.920€;
>  Manutenção de polidesportivos – 2.880€;
>  Aquisição de sepulturas para o Cemitério de São Jacinto – 20.000€;
>  Aquisição/construção de churrasqueiras para o parque da Lomba da Mata – 5.000€.

A cooperação entre a Câmara Municipal de Aveiro e as Juntas de Freguesia do Município e o trabalho de equipa realizado, são um caso de sucesso do anterior (2017/2021) e presente mandato autárquico (2021/2025), pelos seus bons resultados a cada ano e é com essa base de compromisso cumprido e sólido, que vamos concretizar os objetivos acordados e contratados neste ano de 2025.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

**Imagem c/DR

MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE MARCHA DOS NAMORADOS A 16 DE FEVEREIRO

 
Integrando a 9.ª Mostra Silves Capital da Laranja
 
Dia 16 de fevereiro, pelas 10h00, Silves acolhe mais uma Marcha dos Namorados. Promovida pela Câmara Municipal de Silves (CMS), a iniciativa integra o programa da 9.ª Mostra Silves Capital da Laranja e tem como local de concentração e partida, a zona da FISSUL.
De acordo com a sua preparação física, os participantes poderão optar por um de dois percursos apresentados: um de 5,3 km, com grau de dificuldade médio/baixo, totalmente urbano, e outro de 10,3 km, com grau de dificuldade médio/alto, a realizar em zona urbana e serra. Ambos os percursos terminam na FISSUL, local onde decorrerá a 9.ª Mostra Silves Capital da Laranja.
As inscrições estão abertas, podendo ser efetuadas online (até às 17h00 do dia 15 de fevereiro) através do link https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=31788#prettyPhoto , ou junto do setor de Desporto (localizado no complexo das Piscinas Municipais de Silves), através do telefone 282 440 270, do endereço de correio eletrónico desporto@cm-silves.pt, bem como nas Juntas de Freguesia do Concelho, onde os interessados também poderão inscrever-se para reservar o seu lugar nos autocarros disponibilizados pelo Município (lugares limitados). As inscrições podem ainda ser efetuadas no próprio dia, no local, até meia hora antes do início da atividade.
Relembramos que a CMS continua a desenvolver a campanha “Lixo Zero 0 – ambiente 100”, uma iniciativa que pretende sensibilizar todos os participantes para a necessidade de redução do lixo e diminuição da pegada ambiental. Neste sentido, é pedido a cada participante que traga a sua garrafa/cantil para que, durante a prova a organização possa enchê-la.
A Marcha dos Namorados conta com a parceria do IPDJ-Instituto Português do Desporto e Juventude, Programa Nacional de Marcha e Corrida, Plano Nacional de Ética no Desporto, Programa Nacional de Desporto Para Todos e com o apoio do Agrupamento de Escolas de Silves, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Silves, Comando Territorial de Silves da Guarda Nacional Republicana, Farmácia da Associação de Socorros Mútuos João de Deus, Frutas Martinho - Sociedade Agrícola, Lda., Guilherme José Coelho Unipessoal, Lda., Machorro & Filhos, Lda. e Parafrutas - Produção e Comércio de Frutas, Lda.
Trata-se de uma iniciativa que integra o calendário regional de marcha-corrida do Algarve do IPDJ, e que visa a promoção da atividade física junto de toda a população através da realização de um conjunto de atividades marcha-corrida que têm lugar todos os fins-de-semana, de setembro a junho, por toda a região algarvia.


Silves | 9º Fim de Semana com Sabor a Laranja

 Entre 13 e 16 de fevereiro, os sabores cítricos regressam aos restaurantes de Silves na 9.ª edição do Fim de Semana com Sabor a Laranja.
São dezasseis os restaurantes participantes nesta edição que conta com mais um dia (quinta-feira) e que promete deliciar pequenos e graúdos: Art'aska - Restaurante Bar and Wine Shop, Café Inglês, Churrasqueira Valdemar, Marisqueira Casa Velha, Marisqueira Rui, Mosaiko - Restaurante & Suites, O Barradas, O Pina, Parsley & Thyme (Salsa & Tomilho), Pérola do Arade, Ponte Romana, Recanto dos Mouros, Sushi Love, Taberna Portuguesa, Ù Monchiqueiro 1 e Ù Monchiqueiro 2.
As ementas bastante diversificadas, têm como base a rainha do pomar: a laranja de Silves que, pelas suas características únicas e excecionais dará, ainda mais, sabor às propostas gastronómicas, regadas com um bom Vinho de Silves e complementadas com deliciosas sobremesas cítricas.
Nesta edição são sorteados três fins de semana em três unidades hoteleiras do concelho para todos aqueles que fizerem as suas refeições nos restaurantes aderentes. Devem os participantes preencher o cupão do concurso, anexar a fatura e colocar na tômbola. O sorteio decorrerá na tarde de 16 de fevereiro, no recinto da 9.ª Mostra Silves Capital da Laranja.
O evento conta com o apoio do Hotel Colina dos Mouros, do Ponte Romana Alojamento e Hotel Vila Galé Náutico.

10 MILHÕES DE EUROS PARA APOIAR INVESTIMENTOS DAS EMPRESAS NA ECONOMIA CIRCULAR

 
O Programa Regional do Centro (Centro 2030) abriu um concurso, com uma dotação de 10 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), para financiar investimentos das empresas focados na economia circular.
Este concurso tem por objetivo apoiar as pequenas e médias empresas (PME) em investimentos centrados na reintegração de materiais (resíduos) na produção de novos produtos, no desenvolvimento de novos processos mais ajustados aos princípios da conceção eficiente e sustentável, na redução do consumo de matérias-primas, na adoção de novos modelos de negócio que promovam a circularização, nomeadamente assentes em lógicas “product-as-a-service” ou na adoção de práticas de comércio eletrónico inovadoras que otimizem os circuitos logísticos.
Estes investimentos inserem-se no objetivo do Programa Centro 2030 de promover a transição para uma economia circular e eficiente na utilização dos recursos, apoiando a transformação da estrutura produtiva regional, tornando-a mais eficiente e sustentável, e por essa via também mais competitiva.
Segundo Isabel Damasceno, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P, (CCDR Centro), “pretende-se mobilizar as empresas da região para o desafio da circularidade. As estratégias empresariais e as simbioses industriais são um dos principais eixos da Agenda Regional de Economia Circular. Muito trabalho tem sido feito para sensibilizar e mobilizar a região e em particular as entidades públicas. Importa agora agir junto das empresas, criando instrumentos de apoio que lhes permitam dar esse contributo para o futuro da região Centro”.
O aviso de concurso está publicado no site do Programa Centro 2030 em https://centro2030.pt/avisos/

*Cláudia Araújo
Chefe de Divisão
Divisão de Comunicação

 

 

informação Pública: Demissão


Na minha qualidade de Presidente da Mesa do Plenário de Militantes da Secção de Aveiro do PSD, recebi a demissão do Presidente da CPS / PSD de Aveiro, Simão Santana, que registei e enviei hoje ao Secretário Geral do PSD e ao Presidente da Distrital do PSD de Aveiro.
Mais informo que pelos mesmos motivos invocados pelo Companheiro Simão Santana, e por todos os muitos motivos que bem conhecem o SG Hugo Soares, o Coordenador Autárquico Pedro Alves, o Presidente da Distrital do PSD Aveiro Emídio Sousa e o Presidente do PSD Luís Montenegro, apresentei hoje a minha demissão de Presidente da Mesa do Plenário de Militantes do PSD de Aveiro, com efeitos imediatos.


Com os meus melhores cumprimentos,
José Ribau Esteves.

Valores quase duplicaram no segundo semestre do ano. Cantanhede recolheu 187 toneladas de biorresíduos em 2024

 

O sistema de recolha seletiva de biorresíduos, que inclui resíduos alimentares, de jardim e verdes, registou um total de 187 toneladas em 2024, com o pico a atingir no mês de julho, durante o qual foram recolhidas um total de 24 toneladas.

Iniciado em julho de 2023 em algumas freguesias de Cantanhede, este novo sistema operado pela INOVA-EM apenas ficou acessível a todo o concelho no início de 2024.

Concluído este primeiro ano de atividade, constata-se uma curva ascendente muito positiva no registo de recolhas mensais. Curiosamente, o mês de julho marcou a transição de recolha para mais do dobro face ao mês anterior, em que foram registadas apenas 11,5 toneladas. Já o mês de agosto contou com um saldo de recolha de 23,7 toneladas.

Este aumento coincidiu com a Expofacic, num contexto em que houve uma forte divulgação junto dos operadores, nomeadamente tasquinhas e restaurantes, e com um sistema de recolha diário que surpreendeu, positivamente, toda a organização”, refere o presidente do conselho de administração a INOVA-EM, Pedro Cardoso.

Entre os meses de agosto e dezembro, os valores mantiveram-se na ordem das 18 toneladas mensais, face a uma média de 11 toneladas no primeiro semestre do ano.

Pedro Cardoso diz que, uma vez mais, “a Expofacic demonstrou a sua importância mobilizadora, neste caso enquanto privilegiado canal de comunicação pedagógica para se chegar a uma considerável franja da nossa população”.

As campanhas de sensibilização tiveram um efeito muito positivo e agradecemos o civismo e a grande adesão à correta separação dos resíduos, não só durante o evento, mas também nos meses seguintes, em que constatamos um incremento muito positivo nas recolhas”, acrescentou.

Ainda de acordo com este responsável, “é vital para Cantanhede explorar o potencial transformador destes resíduos orgânicos, rentabilizá-los e valorizá-los, sobretudo se levarmos em conta que a capacidade disponível nos aterros em Portugal é de apenas 14%”.

Trata-se de uma situação alarmante, um desafio que exige uma mobilização de todos os agentes, públicos e privados, de forma a garantir que o país se aproxima das metas europeias e assegura uma gestão eficiente dos seus resíduos”, concluiu.

O sistema de recolha seletiva de biorresíduos está disponível de forma gratuita. Para tal, basta efetuar o respetivo registo na sede da INOVA-EM ou no Ecocentro Municipal, para obter a chave de aos contentores dedicados.

Trabalhos de pavimentação no túnel da Avenida Europa junto ao Centro Comercial Glicínias; Dia Internet mais segura 2025 – atividades realizadas em Aveiro

 I – Trabalhos de pavimentação no túnel da Avenida Europa junto ao Centro Comercial Glicínias
Obras obrigam ao corte de trânsito de forma faseada a 05 e 06 de fevereiro
A Câmara Municipal de Aveiro informa que por necessidade de proceder a obras de pavimentação e trabalhos de limpeza das infraestruturas de águas pluviais no túnel da Avenida Europa junto ao Centro Comercial Glicínias, o trânsito estará cortado na passagem inferior, no sentido Sul > Norte, no dia 05 de fevereiro (quarta-feira) e no sentido Norte > Sul, no dia 06 de fevereiro (quinta-feira).
Durante o referido período o trânsito será desviado para a parte superior da Avenida. A CMA solicita a melhor compreensão pelos incómodos causados.

II – Dia Internet mais segura 2025 – atividades realizadas em Aveiro
Intervenções do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, e do Presidente da CMA, José Ribau Esteves
No próximo dia 11 de fevereiro de 2025, terça-feira, entre as 10h00 e as 18h30, assinala-se o Dia da Internet Mais Segura, com ações destinadas a jovens para promover e sensibilizar para uma utilização segura e saudável da Internet.
O Centro de Congressos de Aveiro vai ser o palco das comemorações, coordenadas pelo Centro Internet Segura (CIS), que contam com o apoio institucional da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e que contarão com as intervenções, na sessão de encerramento, do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, e do Presidente da CMA, José Ribau Esteves.
Educação para a Cidadania Digital é o mote destas ações, que integram um seminário aberto à comunidade e as Oficinas Internet Segura destinadas às escolas da Região de Aveiro.
“Aprende a ser digital” é o lema escolhido pelo Centro Internet Segura para assinalar o Dia da Internet mais Segura 2025, destacando-se um Seminário dedicado à Educação para a Cidadania Digital, aberto a toda a comunidade. O objetivo é refletir sobre os desafios e oportunidades da cidadania digital e a capacitação dos cidadãos para uma utilização crítica, ética e responsável do ambiente digital.
Do programa do seminário fazem parte como Keynote de abertura, Fernanda Bonacho, docente da Escola Superior de Comunicação Social, do Politécnico de Lisboa, com a apresentação “Eu e a minha liberdade que não sei usar: desafios para a literacia mediática e digital” e dois painéis constituídos por vários convidados, nomeadamente jovens da iniciativa Líderes Digitais, que vão refletir sobre os desafios e oportunidades da cidadania digital e a capacitação dos cidadãos para uma utilização crítica, ética e responsável do ambiente digital.
Durante a manhã terão lugar as Oficinas Internet Segura.

Programa
10h às 15h30 – Oficinas Internet Segura
16h00 - Seminário sobre Educação para a Cidadania Digital
16h05 – Keynote: Eu e minha liberdade que não sei usar: desafios para a literacia mediática e digital
Fernanda Bonacho, docente da Escola Superior de Comunicação Social, Politécnico de Lisboa
16h25 - Mensagem de jovem
16h28 - Painel: Cidadania Digital: Desafios e Oportunidades
Nelson Zagalo, Docente e Investigador da Universidade de Aveiro
Susana Tavares, Professora, Direção-Geral da Educação
Isabel Santos, Coordenadora Executiva da Associação Habilitar
Hugo Simões, Agrupamento de Escolas de Ílhavo (programa anti-bullying)
Moderação: Madalena Baeta
17h13 - Mensagem de jovem
17h16 – Painel de jovens: Conecta-Te com Consciência: O Que é Ser Cidadão Digital?
Luís Almeida, Líder Digital do Agrupamento de Escolas de Vagos
Sofia Marissol, Líder Digital do Agrupamento de Escolas de Vagos
José Pedro Caçador, Líder Digital do Agrupamento de Escolas de Ílhavo
Rita Fernandes, Líder Digital do Agrupamento de Escolas de Ílhavo
Francisco Santos, Líder Digital do Agrupamento de Escolas de Ílhavo
Moderação: Madalena Baeta
18h01 - Mensagem de jovem

18h15 - Sessão de Encerramento
Isabel Cabrita, Coordenadora do Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro
Lino Santos, Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança
Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo


*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro