domingo, 2 de março de 2025

Cantanhede | TERESA CORREIA VEREADORA DO PELOURO DA JUVENTUDE DA CÂMARA MUNICIPAL DO TARRAFAL DE SANTIAGO ENTREGA BRINQUEDOS DO PROJECTO “DEI UM BRINQUEDO, GANHEI UM AMIGO”

 
No âmbito do projeto “Dei um Brinquedo e Ganhei um Amigo”, integrado no Projecto de Cooperação . de Partida!, resultado de uma parceria efectuada entre a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e o Agrupamento de Escuteiros de Cantanhede, as crianças da Escola Básica de Lém de Achada, do concelho do Tarrafal de Santiago, voltaram a ser contemplados, com brinquedos, provenientes das crianças que integram o “clã” da Alcateia dos Lobitos do Agrupamento de Escuteiros 382 de Cantanhede, sediado no Campo Escola Fonte Dom Pedro, que através da coordenação dos seus Chefes Dinis Coelho e Maria de Deus, ofereceram na quadra do Natal de 2021, um conjunto muito significativo de brinquedos.
Criado em 2021, este projeto que já contemplou nos primeiros meses do ano de 2022, um conjunto significativo de crianças, alunos do 1° ano de escolaridade da Escola de Lém de Achada, no Chão Bom, foi consolidado este ano pelo Pelouro de Juventude, Educação, Formação Profissional e Empreendedorismo, na pessoa da sua Vereadora Teresa Correia, aquando da sua missão de serviço a Portugal.
A iniciativa visa criar laços de amizade entre as crianças dos dois municípios, de modo que no futuro possa haver um intercâmbio entre elas.
A intenção da Autarquia do Tarrafal, através da acção directa da Vereadora Teresa Correia, é alargar esta ação a mais escolas do Tarrafal, contando para isso com uma nova dádiva, nomeadamente das crianças do Infantário Teresa Granado da Fundação Bissaya Barreto, que através da iniciativa de Diana Ventura e da coordenação da educadora Dina Rodrigues, sensibilizaram as famílias dos meninos daquela Instituição, para se associarem a este projecto solidário, donativos que já se encontram na Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, para seguir o seu “destino” no próximo contentor que venha a ser remetido por aquela Associação.



Cantanhede | EQUIPAS MINIS 8 E MINIS 10 DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COM GRANDE ACTIVIDADE DURANTE O MÊS DE MARÇO

 
Após a atribuição do Certificado de Qualidade como “Escola Portuguesa de Minibasquete”, projeto que reconhece e certifica desde a época 2005/06, os clubes que atingem um determinado padrão quer quantitativo quer qualitativo, no que se refere aos valores e princípios de organização e funcionamento do escalão de minibasquete, que ocorreu recentemente e que resultou de um excelente trabalho que tem sido realizado ao longo dos últimos anos, pela equipa liderada pelo Professor João Costa, coordenador da Secção de Basquetebol da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e o grande responsável pelo trabalho, que serviu de base à certificação concedida pela Federação Portuguesa de Basquetebol, o mês de março vai ser bastante rico, para as crianças que integram as equipas Minis 8 e Minis 10, da Secção de Basquetebol da Columbófila Cantanhedense, sendo-lhe proporcionado um calendário de convívios que os vai ocupar durante todo o mês.
A equipa de Minis 10, inicia a sua participação neste quadro de convívios, na cidade da Figueira da Foz, no Pavilhão Galamba Marques, no próximo dia 8 de março, no qual participam também, as equipas do Ginásio e Sporting Figueirense, Olivais A e B e Académica.
Na semana seguinte, a equipa Minis 10 da Sociedade Columbófila, desloca-se a Condeixa, para participara num convivo, organizado pelo B. C. Condeixa e que vai reunir, para além do clube organizador as equipas do Olivais A e B, regressando no dia 23 de março, à cidade de Coimbra ao Pavilhão Engenheiro Augusto Correia, para participar no último convívio do mês, juntamente com as equipas dos Olivais A e B, Basquetebol de Condeixa, Académica, Sporting Figueirense e Sampaense Basket.
Já a equipa de Minis 8, inicia a sua participação no dia 16 de março, na cidade de Coimbra, no Pavilhão do Olivais, conjuntamente com as equipas A e B do Olivais, Académica, Sporting Figueirense e Sampaense Basket, regressando ao “jogo/convívio” no dia 29 de março, para encerrar esta actividade, com as equipas do Sampaense Basket, Sporting Figueirense e Académica.

Cantanhede | Investimento de 738 mil euros Requalificação da rede viária em mais três freguesias

 

A Câmara Municipal de Cantanhede formalizou na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, o auto de consignação que marca o início da obra de intervenção na rede viária na União das Freguesias de Portunhos e Outil, de Sepins e Bolho e na Freguesia de Murtede.
O documento foi assinado pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e pelo representante da empresa adjudicatária, num encontro em que estiveram presentes o presidente da União das Freguesias de Portunhos e Outil, Vítor Folgado, o presidente da União das Freguesias de Sepins e Bolho, Luís Arromba e o presidente da Junta de Freguesia de Murtede, Sérgio Maia.

Adjudicada por 738.266 euros, a empreitada tem um prazo de execução de 180 dias seguidos.
Esta intervenção demonstra o compromisso da Câmara Municipal em melhorar a qualidade das infraestruturas rodoviárias em benefício dos munícipes. No âmbito do plano de requalificação da rede viária em curso, cujo investimento ascende a 3,5 milhões de euros, além da obra consignada hoje, estão em execução intervenções na União das Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima, de Cantanhede e Pocariça, e nas freguesias de Cadima, Sanguinheira, Tocha, São Caetano, Ourentã, Febres e Ançã”, sublinhou Helena Teodósio.
A intervenção na União das Freguesias de Covões e Camarneira e na freguesia de Cordinhã será lançada em breve.
No caso desta empreitada, hoje consignada, as intervenções na rede viária vão incidir na correção pontual de deficiências na estrutura do pavimento, fresagem do tapete atual onde necessário, aplicação de um novo tapete betuminoso em toda a largura da faixa de rodagem, execução de bermas e a renovação da sinalização horizontal.

Carnaval de Estarreja: Desfile noturno antecipa o melhor espetáculo de Carnaval

 Deslumbrantes. As quatro Escolas de Samba de Estarreja encheram a avenida do Carnaval de brilho, elegância, ritmo e animação, já antecipando o espetáculo que milhares de espetadores vão assistir nos Grandes Corsos de domingo gordo e terça de Carnaval, às 14h30, no Parque do Antuã. Às escolas de samba, irão juntar-se os grupos de folia e passerelle, num total de 1300 desfilantes e 17 carros alegóricos.
A foliar desde 1897, Estarreja vive nestes dias o pico máximo de folia. Na última noite, as escolas de samba Trepa de Estarreja, Vai Quem Quer, Os Morenos e Tribal apresentaram os seus sambas-enredo de 2025 contando as histórias que escolheram para desfilar ao som de músicas originais e das alegorias, carros alegóricos e fantasias produzidos nos seus ateliers. O Trepa de Estarreja traz para a avenida uma homenagem a António Variações, uma das mais figuras mais icónicas de Portugal, a Vai Quem Quer celebra a conexão entre o homem e a natureza, homenageando o agricultor, Os Morenos embarcam numa viagem pela infância através das personagens de contos e histórias de encantar e a Tribal conta uma história de amor em tempo de guerra. Abriram-se as cortinas do “teatro a céu aberto” que deslumbrou o público. Pode ver aqui todo o desfile https://www.youtube.com/watch?v=KE4E8IlR9B4

Grandes Corsos no domingo e terça-feira de Carnaval
Domingo gordo e terça-feira de Carnaval, vive-se um dos pontos altos do evento, o Grande Corso Carnavalesco com a presença dos 13 grupos, 17 carros alegóricos e 1300 figurantes. Os cortejos são caracterizados pelo ritmo das 4 escolas de samba, pelas brincadeiras dos 8 grupos de folia e elegância do grupo de passerelle. Desde há uns meses trabalham de forma dedicada e empenhada para apresentar um espetáculo com qualidade, cor, criatividade, ritmo e animação.
Envolvendo a comunidade para que também faça parte deste evento memorável e que faz parte do ADN de Estarreja, a Orquestra Improvável, dirigida pelo coletivo We Tum Tum reúne 50 participantes de todas as idades e de todos os lugares na abertura dos grandes corsos. Os reis António Ferreira e Carla Rodrigues darão também as boas-vindas aos espectadores.

Noites do Espaço Folia com entradas gratuitas
Na Praça Francisco Barbosa, vive-se o Carnaval também pela noite dentro no Espaço Folia e com entradas gratuitas: com atuações de Francisco Menezes, Papillon e Altamente na noite deste sábado, 1 de março, É no Pagode e Abba Mia - Tributo aos Abba (no domingo, 2/03), "Contar a Cantar", Axê Brasil e Insert Coin na Noite da Fantasia (3/03), e Flash Band (4/03), para além do residente DJ Kareka.

O convite está lançado: escolha a sua fantasia e entre na folia em Estarreja!



*Carla Miranda
Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo