quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Rodrigo - É tão bom ser pequenino

https://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Rodrigo - Fiz leilão de mim

https://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Rodrigo - É tão bom ser pequenino

https://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Acordeonistas Portugueses - Trio Marafados do Foles

https://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Acordeonistas Portugueses - Trio Marafados do Foles

https://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

"O Algarve é mesmo assim" - (corridinho) - Música de Hermenegildo Guerre...

https://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

"Picadinho do Algarve" - Música de João Barra Bexiga

https://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Pedro Silva - Tempo de Honra

MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUIU OBRAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, SANEAMENTO E PAVIMENTAÇÃO EM TUNES


O Município de Silves concluiu recentemente a empreitada de remodelação da rede de abastecimento de água, extensão da rede de saneamento e a pavimentação de estrada e caminhos nos sítios dos Amendoais e Cortesões, na freguesia de Tunes. O investimento ascendeu a cerca de 492 mil euros.
A remodelação da rede de abastecimento de água e a extensão da rede de saneamento servem 50 agregados familiares, sendo que a pavimentação se estendeu a 2 km.
As obras integram-se nas linhas estratégicas de reabilitação e extensão das redes de água e saneamento e reabilitação da rede viária que ocorre de forma planeada em todas as freguesias do concelho de Silves. A intervenção vem evitar roturas e perdas de água na rede, para além de alargar a prestação do serviço público (saneamento), reforçar as condições de mobilidade e segurança rodoviária e o bem-estar da população.

Na sexta-feira, 31 de janeiro. Biblioteca Municipal de Cantanhede acolhe ação de formação sobre Luís Vaz de Camões

 
Cerca de 75 pessoas participaram na ação de formação “(Re)descobrindo Camões nos 500 anos do seu nascimento”, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, na sexta-feira, dia 31 de janeiro.
A iniciativa, dirigida a professores de todos os níveis de ensino e áreas curriculares dos agrupamentos de escolas do concelho, insere-se no Plano Anual de Atividades da Rede de Bibliotecas de Cantanhede.
O orador/formador foi o professor da Universidade de Coimbra e Comissário-geral para as Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís Vaz de Camões, José Augusto Cardoso Bernardes, especialista em Estudos Camonianos.
O formador aprofundou o conhecimento sobre Luís Vaz de Camões e o seu legado, além de propor novas abordagens pedagógicas que tornem o ensino de Camões, hoje, mais atual e envolvente. Na expressão do seu largo saber, num registo tão próximo e afável, não se coíbe de afirmar que, sendo a escola o último reduto de civilidade, “Camões continua a ser uma referência agregadora; continuamos a precisar de Camões”.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, esteve presente na sessão e enalteceu a presença de José Bernardes, manifestando um reconhecido agradecimento pela disponibilidade demonstrada desde a primeira abordagem para vir a Cantanhede partilhar a sua experiência e o seu conhecimento sobre esta extraordinária figura. O autarca destacou a importância do seu sapiente contributo para a área educacional, perante uma agenda tão assoberbada, neste desdobrar e participação em inúmeras iniciativas como esta e tantas outras, nos quatro cantos do país e do mundo.
Para tornar o ensino de Camões mais atual e envolvente, é fundamental adotar abordagens pedagógicas que conectem sua obra aos interesses e realidades dos alunos, dar a conhecer esta figura maior da Portugalidade a uma geração tão absorvida por tantos outros desafios”, sublinhou o autarca.
A ação de formação foi organizada pela Rede de Bibliotecas de Cantanhede, que envolve as bibliotecas escolares e o Município de Cantanhede, com apoio do Centro de Formação de Associações de Escolas (CFAE) Beira Mar.
No mesmo dia, a Biblioteca Municipal recebeu produtores de gastronomia local, que tiveram os seus produtos à venda. Isabel Minhoto trouxe tremoços, enquanto a Avó Madalena levou os tradicionais bolos de Ançã e o famoso bolo de cornos. A Quinta do Vale D'Igreja participou com uma variedade de delícias, incluindo licor Lifréu, bolo da Páscoa, mel, espumante e vinho.



No próximo fim de semana. Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede com espetáculos na Tocha, no Zambujal e Cantanhede

 

O Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede regressa no próximo fim de semana com a itinerância de três grupos envolvidos nesta ação de revitalização da atividade teatral promovida pela edilidade cantanhedense, designadamente pelo Grupo de Teatro Amador da Tocha, As Fontes do Zambujal e o grupo de teatro da Associação Cultural e Desportiva do Casal.

O Grupo de Teatro Amador da Tocha sobe ao palco da sede da Associação 1º de Maio da Tocha, no sábado, às 21h30, para representar “Uma proposta Indecente”.

Trata-se de uma comédia que expõe o caos e a desconstrução das relações familiares quando o passado ressurge de forma inesperada. Após a morte de um homem de uma família rica e aparentemente tranquila, o que deveria ser um momento de luto torna-se um campo de batalha repleto de humor e mistério. Entre revelações e conflitos, um simples enterro transforma-se num verdadeiro teste aos limites do aceitável.

Também no sábado, às 21h30, na sede da Associação Cultural e Recreativa do Zambujal, o grupo As Fontes do Zambujal da Associação Juvenil do Zambujal e Fornos vai representar “O sorteio do Presidente”.

Segundo a sinopse, a ação decorre no único bar de uma aldeia esvaziada pelo êxodo rural, onde os proprietários e os poucos clientes que permanecem tentam fugir da dura realidade. Uma notícia de um jornal regional, em Dia das Mentiras, e o aparecimento de dois estranhos na aldeia vêm desinquietar e desassossegar os habitantes da freguesia.

Ainda no mesmo dia, igualmente às 21h30, o grupo de teatro da Associação Cultural e Desportiva do Casal vai atuar no salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede para apresentar “Leandro, Rei de Helíria”, de Alice Vieira e “Vamos Cortar na Casaca 2025”.

Leandro, Rei de Helíria” é um rei que, ao repartir o reino entre as filhas, deserda injustamente a mais nova, e descobre tarde demais que ela era a única digna da sua generosidade, sendo salvo e perdoado por ela após mergulhar na miséria. “Vamos Cortar na Casaca 2025” apresenta uma sátira, uma crítica social às políticas locais e nacionais, por meio da música e das habituais quadras à desgarrada…

Recorde-se que a edição deste ano do Ciclo de Teatro decorre até abril, num total de 38 sessões de teatro, envolvendo a participação de mais de 350 pessoas, entre atores e outros elementos que asseguram diversas tarefas inerentes à produção e montagem dos espetáculos.

Durante quatro meses, todos os fins de semana, haverá a apresentação de, pelo menos, uma peça de teatro numa das freguesias onde desenvolvem intervenção cultural as coletividades que vão dar corpo a esta ampla ação cultural, em algumas datas com representações simultâneas em diferentes locais.



Câmara de Aveiro prepara investimento de 22,7 milhões de euros para construção do novo Pavilhão Municipal – Oficina do Desporto

 I – Câmara de Aveiro prepara investimento de 22,7 milhões de euros para construção do novo Pavilhão Municipal – Oficina do Desporto

O Executivo Municipal vai deliberar, esta quinta-feira, 06 de fevereiro, sobre a abertura de um novo concurso público internacional, para construção do novo Pavilhão Municipal – Oficina do Desporto, pelo valor base de 22.790.000€ e um prazo de execução de 540 dias.
Este é o terceiro concurso lançado para a execução desta importante obra, depois de nos dois procedimentos anteriores, as empresas interessadas não terem cumprido os critérios para adjudicação dos respetivos concursos.
Trata-se de um equipamento desportivo que pretende dar resposta às necessidades da Comunidade Aveirense, com especial destaque para os programas de “Desporto para os Cidadãos” que a Câmara Municipal de Aveiro quer desenvolver, e para as Associações Desportivas com modalidades de Pavilhão.
Este novo Pavilhão Desportivo Municipal será dotado de quatro campos polidesportivos (para a prática de diversos desportos coletivos), sendo um desses campos envolvido por bancadas, com uma capacidade para receber público num total de 2.500 pessoas.
Para além dos campos com as respetivas medidas oficiais de cada modalidade, o Pavilhão terá um Ginásio Polivalente (para modalidades individuais), instalações adequadas para os técnicos / treinadores, instalações para uso dos Clubes / Associações, zonas diversas de apoio, salas para reabilitação de atletas, salas de formação, auditório e sala de estudo.
De igual modo, existirá uma área afeta para a equipa da Câmara Municipal de Aveiro que fará a gestão do equipamento e gestão desportiva municipal, bem como áreas que poderão ser concessionadas, nomeadamente bares de apoio, ginásio e clínica de fisioterapia.
Com uma área de implantação de 10.400 m2 e uma área bruta de construção de 22.615 m2, o novo Pavilhão Desportivo Municipal vai ser equipado com todas as condições e equipamentos, tendo em vista a sua eficiência energética e funcional.
A construção deste Pavilhão Desportivo Municipal é um investimento de elevada relevância e importância para o Município de Aveiro, resolvendo um passivo grave de inexistência de um Pavilhão Municipal, colmatando as necessidades dos Clubes e Associações no importante trabalho de formação dos nossos Jovens, assim como para a dinamização de vários projetos municipais destinados à comunidade escolar e aos seniores.
Recuperamos o breve vídeo de apresentação do futuro Pavilhão Desportivo Municipal – Pavilhão Oficina: https://youtu.be/84_kJPMQdn0 .

II – Conclusão da obra de qualificação e ampliação da Escola Básica do Solposto com valor base de 3,7 milhões de euros
Esta quinta-feira, 06 de fevereiro, o Executivo Municipal vai deliberar sobre a abertura de um novo concurso público para conclusão da obra de qualificação e ampliação da Escola Básica do Solposto, pelo valor base de 3.710.000€.
Atualmente falta concluir a rede de abastecimento de águas, a rede de águas residuais e pluviais, a rede de gás, as instalações elétricas, as infraestruturas de telecomunicações, climatização e ventilação, o sistema de segurança contra incêndios e os trabalhos de acabamentos e arranjos interiores e exteriores.
A conclusão desta obra é uma necessidade premente para a comunidade escolar local, depois de em maio de 2024, a Câmara Municipal de Aveiro ter decidido avançar a rescisão do contrato com a empresa PEMI – Engenharia e Construção Lda., responsável pela obra de requalificação e ampliação da Escola Básica do Solposto, em Santa Joana, em curso desde julho de 2022. Em causa, o facto da empresa ter sido declarada judicialmente como insolvente, a 13 de março de 2024, a que acresceram os sucessivos e recorrentes incumprimentos da PEMI na execução dos planos de trabalho previstos.

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

NB: Imagem c/DR