sexta-feira, 4 de abril de 2025

Proença-a-Nova é a nova Estação Náutica do Centro de Portugal: já são 14 na região


Centro de Portugal reforça liderança no turismo náutico, com um terço das 42 estações certificadas em todo o país. Turismo Centro de Portugal participou ativamente no 4.º Encontro Nacional da Rede, em Odemira.
A Estação Náutica de Proença-a-Nova foi oficialmente certificada no 4.º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, que decorreu em Odemira, nos dias 3 e 4 de abril. Com esta nova certificação, o Centro de Portugal passa a contar com 14 Estações Náuticas, consolidando a sua posição como a região com maior oferta estruturada no turismo náutico a nível nacional – um terço das 42 estações atualmente existentes.
No litoral da região, estão certificadas as Estações Náuticas de Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oeste, Ovar e Vagos. No interior, a oferta inclui as Estações Náuticas do Alto Côa/Sabugal, Castelo do Bode, Pedrógão Grande, Oleiros, Penamacor, São Pedro do Sul e a recém-certificada Proença-a-Nova.
As Estações Náuticas são uma rede nacional de oferta turística de qualidade certificada, que promove a valorização integrada dos recursos náuticos. Cada estação reúne, além das atividades náuticas, serviços complementares, como alojamento, restauração e animação turística, oferecendo experiências completas para os visitantes e comunidades locais.

A rede surgiu no âmbito do projeto Portugal Náutico, desenvolvido pela Associação Empresarial de Portugal e pelo Fórum Oceano, com o objetivo estratégico de estruturar e potenciar o turismo náutico como vetor de desenvolvimento sustentável do país.

Turismo Centro de Portugal com participação ativa no encontro
A Turismo Centro de Portugal participou de forma ativa no encontro, representada por Sílvia Ribau, diretora do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção Turística, que interveio no painel “Estruturação e Promoção da Oferta Turística das Estações Náuticas” e dinamizou um workshop especialmente dirigido às empresas participantes.

“A certificação de mais uma Estação Náutica no Centro de Portugal, agora em Proença-a-Nova, representa um passo importante na valorização dos recursos náuticos, particularmente do interior, e reforça a coesão territorial da nossa região”, destacou Sílvia Ribau. “As Estações Náuticas são, cada vez mais, plataformas de desenvolvimento regional e nacional, que integram diferentes agentes e promovem uma abordagem sustentável e qualificada à utilização dos nossos recursos hídricos”, acrescentou.

O 4.º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal foi organizado pela Estação Náutica de Odemira, o Município de Odemira e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em colaboração com o Turismo de Portugal.

Durante os dois dias de trabalhos, as empresas e entidades parceiras da rede tiveram a oportunidade de fortalecer relações, refletir sobre os desafios da governança e explorar oportunidades de financiamento no atual quadro europeu. O evento foi encerrado pela Secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


Bilhete Postal - MAIS DÓLARES OU MAIS EUROS?


Cumprem-se três anos que os russos se retiraram de Bucha, quando iam a caminho para tomar a capital ucraniana Kiev. Deixando à vista um horrendo massacre de civis.
Sessenta quilómetros de máquina de guerra de um dos maiores exércitos do mundo que os impreparados ucranianos pararam. Não tinham armas americanas ou europeias, mas tinham a força de estarem a defender o que era seu.
Não quero boleia, quero armas!”. Foi assim que o ex-comediante e presidente da Ucrânia respondeu ao presidente Biden quando este sugeriu que fugisse para os EUA. E os americanos deram as armas. E dólares.
Entretanto, chegou Trump e diz que “devem ter sido” uns 300 ou 350 mil milhões. E por isso quer ‘recuperar’ esse valor em minerais, etc...
Um insuspeito instituto alemão fez as contas. Os países europeus “contribuíram até agora com 130 mil milhões de euros em ajudas, correspondendo 62 mim milhões a ajuda militar”. Ora, o mesmo instituto diz que “os EUA enviaram mais ajuda militar do que a Europa - 64 mil milhões de euros - mas que, no total, Washington transferiu 114 mil milhões de euros - quase menos 20 mil milhões do que os Europeus”.
O que nos deve deixar verdadeiramente desiludidos, é o facto de se estar a resumir a números uma guerra que, segundo confiáveis fontes, ceifou já um milhão de vidas.

Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional de Imprensa Regional

Destaque
“Desiludidos por se estar a resumir a números uma guerra que ceifou já um milhão de vidas.”

Festival Da Juventude 2025 Em Maçãs De Dona Maria, Alvaiázere


O Município de Alvaiázere anuncia a realização do Festival da Juventude – Alvaiázere Radical 2025, que acontecerá de 24 a 27 de abril, na Freguesia de Maçã de Dona Maria.

O evento pretende reunir os jovens do concelho, promovendo momentos de convívio e atividades diversas. Como parte da estratégia de dinamização do território, o festival continuará a ter um formato itinerante, realizando-se cada ano numa freguesia diferente.
A programação contará com atuações de artistas nacionais e uma diversidade de atividades. Na sexta-feira, haverá um Passeio TT, uma exibição de TT na pista de Maçãs De Dona Maria e uma descida da ribeira em kayaks ou jangadas construídas pelos participantes. No sábado, os participantes poderão desafiar-se num torneio de Paint-ball e assistir a uma exibição Full Trialmotor. No domingo, o festival inicia-se com uma caminhada e um mini-trail, culminando na inauguração oficial do PR7 Rota Dona Maria, e termina com Perícia Automóvel.

De forma permanente, junto ao Mercado de Maçãs De Dona Maria, os participantes poderão usufruir de um ecrã Multiball, passeios de buggy em circuito de visitas programadas, parede de escalada e slide, além de insufláveis e camas elásticas.

Haverá transporte disponível para facilitar a deslocação dos participantes. Os horários e locais de partida serão divulgados antecipadamente nas plataformas digitais do município.

O Festival da Juventude de Alvaiázere pretende proporcionar uma experiência de lazer e entretenimento acessível a todos. Para mais informações e atualizações, acompanhe-nos nas redes sociais.

*Gabinete de Apoio à Presidência


Castelo de Paiva | 𝐏𝐫𝐨𝐣𝐞c𝐭𝐨 "𝐓𝐞𝐚𝐜𝐡 𝐟𝐨𝐫 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐚𝐥" na EB 2.3 do Couto do Mineiro do Pejão

 
No âmbito do projecto "Teach for Portugal", a Vereadora da Educação, Liliana Vieira, participou numa aula de Ciências, na Escola Básica 2,3 do Couto Mineiro do Pejão.
"Teach for Portugal" é um Programa de Desenvolvimento de Liderança que tem como objectivo diminuir a desigualdade educativa e proporcionar às crianças a oportunidade de atingirem o seu máximo potencial, colocando-os num caminho de oportunidades que trará impacto nas suas vidas a curto prazo e nas escolhas que farão para o futuro.
Os mentores do projecto são responsáveis por colaborar com a comunidade educativa, e liderar atividades pedagógicas e lúdicas, durante e fora do tempo lectivo dos alunos com o intuito de trabalhar 4 dimensões: metacognição e resultados académicos, consciência do eu, gestão emocional, e liderança.
O custo deste projeto é suportado pelo Município de Castelo de Paiva e está em vigor nos dois agrupamentos de escolas do concelho.

A visita da Vereadora Liliana Vieira, reforça o compromisso do Município com a educação e a promoção de iniciativas, cujos objetivos são potenciar a aprendizagem dos alunos e colmatar as desigualdades educativas.

*Carlos Oliveira 
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa



Alvaiázere | Encerramento do AlvaEduca 2025


Entre os dias 6 de março e 4 de abril, o evento dinamizou um conjunto diversificado de atividades que envolveram crianças, estudantes, professores, assistentes operacionais e a população em geral.
A edição deste ano teve como tema central "Património e Territórios Locais", promovendo a reflexão sobre a identidade cultural e a importância da preservação histórica de Alvaiázere. O programa incluiu exposições, espetáculos teatrais e musicais, palestras, debates, sessões de formação, atividades desportivas e outras iniciativas enriquecedoras.

Ao longo do mês, centenas de participantes, desde crianças da creche e ensino pré-escolar até aos alunos do ensino básico, secundário e profissional, bem como membros do Pólo de Formação CEARTE, do CACI e da Universidade Sênior, tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos e desenvolver competências essenciais para a cidadania ativa. O evento encerrou com uma talk inspiradora com Cifrão, que trouxe uma mensagem de motivação dedicada à comunidade escolar.

O AlvaEduca 2025 reafirma-se como um evento essencial para o desenvolvimento educativo e cultural de Alvaiázere, criando pontes entre a história local e as futuras gerações.

*Gabinete de Apoio à Presidência

EscutAMA com novo formato devido ao mau tempo; Uma viagem pelas profundezas da natureza contada por marionetas; Exposição em Aveiro evoca os 52 anos do III Congresso da Oposição Democrática; EN Aveiro marcou presença na Nauticampo


I – EscutAMA com novo formato devido ao mau tempo

A 5.ª edição do EscutAMA – Escuteiros Acampam no Município de Aveiro, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro em colaboração com os Agrupamentos de Escuteiros do CNE e os Escoteiros do Município, realiza-se nos dias 4 e 5 de abril de 2025, com um programa adaptado devido às previsões de mau tempo.

As atividades, que envolvem cerca de 520 escuteiros e escoteiros de Aveiro, decorrerão em vários locais da cidade, com ajustes logísticos por motivos de segurança. O evento mantém o seu lema “Somos SAL És Caminho” e continua a afirmar-se como uma iniciativa de formação cívica e sensibilização ambiental.

A Eucaristia e a cerimónia de encerramento terão lugar no sábado à noite, com fim das atividades previsto para as 21h30. O EscutAMA conta com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, através de um apoio financeiro de 18.200 €.

Programa:
Lobitos:
Sábado, dia 05 de abril
Concentração: 8h30 na Escola Mário Sacramento
As atividades vão ser realizadas na zona envolvente da escola.

Exploradores:
Sábado, dia 05 de abril
Concentração: 8h30 na Escola Mário Sacramento
As atividades vão ser realizadas pela cidade.

Pioneiros:
Sexta-feira, dia 04 dia abril
Concentração: Forte da Barra 19:45
Os pioneiros irão ficar acantonados no RI10, de sexta para sábado e as suas atividades decorrem dentro desse espaço, regressam a Aveiro durante a tarde de sábado para se juntarem ás outras secções para eucaristia.

Caminheiros:
Sexta-feira Dia 04/04
Concentração: Rossio às 19:30, depois rumam ao CMIA.
Juntam-se às restantes secções durante a tarde.

II –Uma viagem pelas profundezas da natureza contada por marionetas

Jacarandá é um espetáculo criado por Adriana Melo e Magnum Soares; Um solo intimista e sem palavras que revela a beleza e os mistérios das árvores; Uma proposta do Teatro Aveirense para o programa municipal Aveiro em Família

Um espetáculo de teatro de marionetas e formas animadas é a proposta de Jacarandá, um solo intimista e sem palavras para todo o público que se apresenta no próximo domingo, dia 6 de abril, às 16h00, no Auditório da Sociedade Musical de Santa Cecília/São Bernardo.

Jacarandá é uma criação de Adriana Melo e Magnum Soares, diretores artísticos da companhia Universo Paralelo, uma das mais jovens estruturas do panorama artístico nacional. Com este espetáculo, levam o público numa viagem sensorial pelas profundezas da natureza, revelando a beleza e os mistérios que se escondem nas raízes, nos troncos e nas copas das árvores. As marionetas são de manipulação direta e fios, sendo também explorada a técnica da sombra e do manuseamento de objetos, com o objetivo de pesquisar outras formas de expressão. Magnum Soares assume o papel de marionetista e bailarino, numa história sem texto embalada pela música original de Duda Somtopia e pela cenografia de Élio Antunes. Uma criação coproduzida pelo Museu da Marioneta/EGEAC e pelas Produções Real Pelágio.

Este espetáculo integra a programação do Teatro Aveirense, no âmbito do programa Aveiro em Família, que a Câmara Municipal de Aveiro promove com o objetivo de envolver as várias gerações na fruição cultural e de aprofundar o compromisso da comunidade local com a cultura.


III – Exposição em Aveiro evoca os 52 anos do III Congresso da Oposição Democrática
- No largo do Mercado Manuel Firmino de 3 a 27 de abril -
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril evocam o III Congresso da Oposição Democrática com exposição no largo do Mercado Manuel Firmino, junto ao antigo Cineteatro Avenida, local simbólico onde o encontro teve lugar há 52 anos. A exposição está patente em espaço público e pode ser visitada até ao dia 27 de abril.
Organizado entre 4 e 8 de abril de 1973, cerca de um ano antes da queda da ditadura, o III Congresso da Oposição Democrática teve como principal objetivo preparar um programa comum e listas unitárias para enfrentar, nas eleições para a Assembleia Nacional, a Ação Nacional Popular – nova designação da União Nacional, o partido único do regime fundado em 1932.
Realizado na sequência de dois anteriores congressos “republicanos” (Aveiro, 1957 e 1969), o encontro procurou congregar diferentes correntes ideológicas e políticas, de várias gerações e tendências, incluindo militares que, um ano depois, participariam na Revolução dos Cravos.
A exposição III Congresso da Oposição Democrática: 50 anos depois é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, realizada em parceria com a CMA.

IV – Estação Náutica de Aveiro marcou presença na Nauticampo, em Lisboa

A Estação Náutica de Aveiro, com a chancela da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, marcou novamente presença nos dias 26 a 30 de março, na Nauticampo. A Câmara Municipal de Aveiro, aposta na participação da Estação Náutica de Aveiro neste tipo de iniciativas, pela oportunidade eficaz de promoção dos seus parceiros, eventos e território.

A participação e promoção das Estações Náuticas da Ria de Aveiro, foi de forma conjunta e articulada entre as seis Estações Náuticas: Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Ovar e Vagos, todas certificadas como “Estação Náutica de Portugal”.

O objetivo desta participação foi o de reforçar a visibilidade das Estações Náuticas da Ria de Aveiro, promovendo a sua importância como destino turístico e desportivo.

O dia 28 foi assinalado como o Dia das Estações Náuticas com a realização do Nautical Water Fun, organizado pelo Fórum Oceano e Rede das Estações Náuticas de Portugal. Neste fórum foram abordados vários temas, tais como: “A importância das Estações Náuticas na oferta turística e no desenvolvimento regional” e “Empresas na Náutica e no turismo Náutico”.

Esta feira é anunciada pela FIL, como “o maior evento nacional dedicado à náutica de recreio, ao caravanismo e desporto de aventura”.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Proença-a-Nova | Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca entre as melhores do distrito | Reflexões sobre a liberdade | Sorteio de Páscoa com 3 mil euros em prémios

- A Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca continua no pódio das melhores escolas do distrito de Castelo Branco, posicionando-se em primeiro lugar no ranking de superação — com base na diferença entre a media que escola tem nos exames e aquela que seria de esperar, tendo em conta o contexto. Neste indicador, a Escola Pedro da Fonseca aparece em 59º a nível nacional, de acordo com os dados apresentados pelo jornal Público.
- A Câmara Municipal de Proença-a-Nova e a ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa promovem o Sorteio de Páscoa ‘Comprar é ganhar’, uma iniciativa que pretende dinamizar o comércio local e incentivar as compras nos estabelecimentos do concelho. Com um total de 3.000 euros em prémios, esta ação visa apoiar os comerciantes locais e recompensar os consumidores que optam por fazer as suas compras no concelho.
- Nos dias 7 e 8 de abril, a Casa das Associações de Proença-a-Nova será palco da iniciativa "Tens Poder", integrada no projeto "Conta-me Histórias", uma ação nacional promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril. O evento, que decorre entre as 10h00 e as 16h30, pretende convidar a população a participar, criando um espaço de partilha intergeracional, valorizando a arte urbana como ferramenta de expressão e cidadania.

*Andreia Gonçalves
Unidade de Comunicação, Turismo e Eventos

APRESENTAÇÃO DE LIVRO DE BELA MARIA DA COSTA SANTOS NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

 Na próxima quarta-feira, dia 9 de abril, pelas 15h30, a Sala Infantil da Biblioteca Municipal da Marinha Grande vai receber Bela Maria da Costa Santos para a apresentação do seu livro "O Menino Especial Salva o Rio”, no âmbito da programação da Festa do Livro, que está a decorrer durante o mês de abril.
Residente na Marinha Grande, a madeirense escreveu o seu primeiro romance, "A força suave do Amor", aos 18 anos.  Desde cedo envolveu-se em projetos de vários géneros culturais e artísticos, primando sempre pela leitura e pela escrita literárias. Criou, nomeadamente, a coleção "O menino especial", com que ganha uma Menção Honrosa no Prémio Literário de Leiria.  

O Menino Especial tem olhos cor do mar e cabelos verdes, com malmequeres nas pontas. Neste Menino só há amor pela Natureza. Por ter características especiais, foi destacado pela dona Primavera, para ensinar o Homem a amar a Natureza. Com as bênçãos e a magia da dona Primavera, o menino Especial recebeu a sua primeira missão: salvar o rio Lis, em Leiria, de uma doença estranha com o nome de “Síndromedatristezaporcausadohomemsemcoração".

Nesta aventura deliciosa, o nosso herói tem a ajuda das fadas do Ar, da Água e do Mar, das Ondinas e de muitas crianças, adultos e animais, empenhados em salvar o rio Lis. 

A entrada é livre.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | HASTEADA BANDEIRA ECO-ESCOLAS NA EB E JI JOÃO BEARE

 A Escola Básica e o Jardim de Infância João Beare, na Marinha Grande, hastearam no dia 3 de abril, a bandeira verde Eco-Escolas, pela 15ª vez.
O momento foi assinalado simbolicamente com o entoar de um hino ao ambiente e sustentabilidade, tendo contado com a presença da Vereadora da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves, e da Presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Maria Neves.  
A comunidade educativa, a par das entidades presentes fizeram soar um apelo relacionado com a proteção da natureza: “Temos de parar para ouvir a sua voz. Vamos cuidar dela, como ela cuida de nós.”

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Celorico da Beira assina protocolo no âmbito da Descarbonização dos Transportes Públicos


-Município de Celorico da Beira consegue apoio de 291000 euros para aquisição de transporte público de passageiros
-Município de Celorico da Beira consegue apoio de 291000 euros para aquisição de transporte público movido a energia elétrica
-Celorico da Beira tem candidatura aprovada na Descarbonização dos Transportes Públicos

Lisboa, 04 de março de 2025
O município de Celorico da Beira viu aprovada a candidatura ao Programa Investimento RP-C21-i12- Medida Reforçada: Descarbonização dos Transportes Públicos, no valor de duzentos e noventa e um mil euros (291 000,00€), a fundo perdido, para aquisição de transporte público de passageiros, movido a energia elétrica.
A assinatura do Termo de Aceitação da candidatura aprovada, decorreu esta quinta-feira (3/4) em Lisboa, na sede na sede do Ministério do Ambiente e Energia, numa cerimónia que contou com as presenças do Presidente da Câmara, Carlos Ascensão, em representação do Município, da Senhora Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, do Senhor Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis e da Senhora Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, em representação do Governo.
A aquisição de um autocarro movido a energia limpa e de um posto de abastecimento de energias limpas, previstas nesta candidatura e comparticipadas a 100%, entroncam-se na senda de medidas pró-ambientalistas implementadas pelo Município, com vista à redução da emissão de CO2.

*Prazeres Portugal

Proença-a-Nova aprova Plano Operacional Municipal para 2025


A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais aprovou o Plano Operacional Municipal para 2025, numa reunião que juntou o Presidente da Câmara Municipal, os Representantes das Freguesias do Concelho nomeados pela Assembleia Municipal, António Alberto Antunes Coelho e Nuno Filipe Antunes Fernandes, Victor José Rijo Penedo Caramelo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Daniel Lourenço Farinha, Coordenador Municipal de Proteção Civil, Luís Bugalho, 1 ª Sargento Guarda Nacional Republicana, Tiago Marques, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova e Marcolino Farinha Nel, e Lino Barroca da Associação Produtores Florestais e Agrícolas do Concelho de Proença-a-Nova, no dia 2 de abril, nos Paços do Concelho.
O documento foi aprovado por unanimidade por ambas as entidades e segue agora para o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF IP), em conjunto com o relatório anual de execução do PMDFCI referente ao ano 2024.

Nesta reunião foi apresentado o inventário de viaturas e equipamentos, os meios complementares de apoio ao combate, a definição de canais de comunicação e procedimentos de atuação das várias forças e entidades do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios SDFCI, e procedimentos de atuação nos alertas amarelo, laranja e vermelho, de forma a garantir uma deteção e extinção rápida de incêndios, incluindo o inventário de viaturas e equipamentos que o concelho dispõe para a prevenção e combate a incêndios.

O Plano Operacional Municipal (POM) O POM operacionaliza o PMDFCI, em particular as ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1.ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio. Foi elaborado pelo Município de acordo com o Guia Técnico do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), para efeitos do disposto no nº 2, do artigo 4º, do Despacho nº 443-A/2018 de 9 de janeiro. O POM operacionaliza o PMDFCI, em particular as ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1.ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio. Este plano pode ser consultado no site do Município.

*Andreia Gonçalves
Unidade de Comunicação, Turismo e Eventos




Cantanhede | Patente durante o mês de abril. Exposição na Biblioteca Municipal mostra trabalhos artísticos de Luís Paulo Straccioni

 
A Biblioteca Municipal de Cantanhede tem patente, até dia 30 de abril, a exposição Entre Linhas: o espontâneo da arte, pintura e ilustração de Luís Paulo Straccioni.
Na mostra estão expostos 30 trabalhos do artista que exploram diversas técnicas, como carvão sobre papel, carvão e café sobre tela, técnicas mistas e ilustração digital.
Luís Paulo Straccioni nasceu em 1990, no Rio Grande do Sul, Brasil, e reside em Cantanhede há vários anos.
Autodidata, iniciou o seu percurso na pintura como ilustrador de livros infantis, retratista e caricaturista.
Enquanto artista plástico tem apostado, por um lado, no desenho a carvão e na técnica do café, variando nas temáticas que retrata.
Na técnica da ilustração espontânea, pela qual se sente particularmente atraído, Luís Paulo Straccioni deixa fluir a sua imaginação com liberdade, criando trabalhos nos quais expressa sentimentos e imagens que vai descobrir no seu íntimo.
Para o artista, a sua arte “nasce do espontâneo, do acaso que se transforma em intenção. Não há esboço pré-definido, apenas linhas que surgem livres e, pouco a pouco, o conduzem a imagens, formas e sentimentos.



Marinha Grande | OBRAS DE REABILITAÇÃO DA ALBERGARIA NOBRE PARA RESIDÊNCIA DE ESTUDANTES VÃO COMEÇAR

 Decorreu esta quinta-feira, 3 de abril, a assinatura do auto de consignação da reabilitação do edifício da antiga Albergaria Nobre para Residência de Estudantes.
A cerimónia realizou-se nas instalações que vão ser alvo da intervenção, localizadas na Rua Alexandre Herculano, na Marinha Grande e contou com a presença de diversas entidades locais e regionais, incluindo o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; o presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão; o responsável pela empresa construtora Sérgio Venâncio; e o Arquiteto José Pequeno, autor do projeto.

O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, destacou a importância desta intervenção para a requalificação da cidade, lembrando que “este era um local nobre da Marinha Grande, através do qual vamos trazer 76 jovens para dinamizar esta área, revitalizar a zona envolvente e fomentar a ligação entre a academia e a economia local."

O responsável do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, realçou a necessidade de investimento em alojamento estudantil, uma vez que “são muitos os estudantes deslocados e poucas as camas disponíveis”. “Esta residência contribuirá para minimizar esse problema”, continuou.

Sérgio Venâncio, da Construtora a quem foi adjudicada a reabilitação, lembrou a sua ligação pessoal ao edifício, uma vez que “já realizei obras na antiga Albergaria Nobre, sendo um orgulho participar na sua reabilitação”.

José Pequeno, o arquiteto autor do projeto, explicou que o conceito da intervenção procurou “preservar a fachada e os traços originais, valorizando a identidade da Marinha Grande e a sua história ligada ao vidro e ao Pinhal do Rei. O projeto foi pensado para otimizar espaços e criar um ambiente funcional e acolhedor."

A Câmara Municipal da Marinha Grande adjudicou a obra pelo valor de 3.506.000,34€, acrescidos de IVA, com um prazo de execução de 300 dias. 

A intervenção prevê: 
- 50 unidades de alojamento (total de 76 camas), distribuídas por 3 pisos;
- quatro tipos de alojamento: quartos individuais (20), duplos (20), estúdios (6) e adaptados (4);
- zonas comuns: cozinhas, salas de convívio, terraços exteriores e biblioteca;
- fachada com acabamento verde garrafa, integrando elementos em vidro, em referência à tradição vidreira da Marinha Grande;
- relação com o Pinhal do Rei, reforçada no design e materiais utilizados.

Este projeto é financiado pela União Europeia através do NextGeneration EU, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Silves | CENTRO DE EXPOSIÇÕES DE ALCANTARILHA ACOLHE EXPOSIÇÃO "VÍNCULO, ENCONTRO PARA UM JARDIM", DE 5 DE ABRIL A 27 DE SETEMBRO

 Obras da Coleção Luís Negrão e Família
 
Inaugura no próximo sábado, dia 5 de abril, pelas 16h00, no Centro de Exposições de Alcantarilha, a exposição "VÍNCULO, ENCONTRO PARA UM JARDIM", composta por 18 obras de arte pertencentes à coleção Luís Negrão e Família, com curadoria de Hugo Santos Silva.
A exposição é uma experiência ambiental e sentimental, um passeio estético que pretende proporcionar ao público um verdadeiro "encontro entre o mundo sensorial e o mundo das formas, e o vínculo que daí resulta".
Promovida pela Câmara Municipal de Silves, a mostra coletiva de pintura, cerâmica e têxtil apresenta trabalhos de 14 artistas, sendo estes: Alexandre BatistaAlice Albergaria BorgesAntónio DacostaIsabel Madureira AndradeJoão Jacinto, José LoureiroJoão Miguel RamosJoão QueirozJosé Pedro CroftLiliana VelhoMargarida AndradePedro TudelaUrbanoVanessa Chrystie.
 
O convite está feito! De 5 de abril a 27 de setembro visite a exposição "VÍNCULO, ENCONTRO PARA UM JARDIM", no Centro de Exposição de Alcantarilha, de terça a sábado, entre as 13h00 e as 19h00, com entrada livre.
 
 

    Inscrições decorrem até dia 17 de abril. Cantanhede abriu hoje as candidaturas para bolsas de estudo do Ensino Superior

     
    Estão abertas até 17 de abril as candidaturas às bolsas de estudo referentes ao ano letivo 2024/2025, atribuídas pelo Município de Cantanhede aos jovens do concelho de Cantanhede que se encontram a frequentar o ensino superior.
    O júri vai selecionar 12 jovens estudantes desse grau de ensino para beneficiar de um subsídio, no valor de 1.500 euros, a fim de ajudar os agregados familiares com menores possibilidades financeiras a fazer face às despesas com a educação dos seus filhos.
    A proposta de abertura das candidaturas para bolsas de estudo do ensino superior foi aprovada na reunião de câmara, na quarta-feira, 04 de abril.
    Para a candidatura à bolsa de estudo, é essencial apresentar um conjunto de documentos que comprovem a situação socioeconómica do candidato e do seu agregado familiar. Entre os mais importantes estão o atestado de residência emitido pela Junta de Freguesia com a composição do agregado, a certidão de matrícula no ano letivo em curso, o histórico escolar com plano de curso, e a declaração da escola sobre a existência de outras bolsas, indicando o respetivo montante, se aplicável.
    Devem também ser entregues os comprovativos de rendimentos do agregado, como a declaração de IRS/IRC/IES e nota de liquidação, recibos de vencimento dos últimos três meses, e, nos casos aplicáveis, documentos que comprovem rendimentos por conta própria, pensões, subsídios de desemprego ou rendimento social de inserção.
    Adicionalmente, é necessário entregar comprovativos de despesas fixas relevantes, como recibos de renda ou encargos com habitação própria não incluídos na declaração de IRS, e, em situações especiais, documentos médicos que atestem doenças crónicas incapacitantes com respetivas despesas farmacêuticas. Também é obrigatório apresentar uma declaração da Repartição de Finanças sobre a existência ou não de bens imóveis em nome dos membros do agregado familiar. Estes documentos são fundamentais para a avaliação justa e rigorosa da candidatura à bolsa, garantindo que o apoio é atribuído a quem mais necessita.
    As candidaturas deverão ser apresentadas pessoalmente e são de entrega única junto da Divisão de Educação e Juventude, sita na Casa Francisco Pinto.
    Para mais informações, deverá ser consultado o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo ou entrar em contacto com a equipa técnica de apoio do procedimento para atribuição de Bolsas de Estudo do Município de Cantanhede, através do email bolsasdeestudo@cm-cantanhede.pt , ou pelo número 231 410 123 (entre as 09h00 e as 16h30).

    Silves | CANDIDATURAS PARA A REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS DESTINADOS A ATIVIDADES SOCIAIS E ECONÓMICAS ESTÃO ABERTAS ATÉ AO FINAL DO MÊS DE JUNHO

     As candidaturas ao Programa de Apoio às Dinâmicas Sociais e Económicas (PADSE) do edificado localizado nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) do concelho encontram-se abertas até ao dia 30 de junho.
     
    O Município de Silves procedeu à delimitação de Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) nos aglomerados de Alcantarilha, Algoz, Pêra, São Bartolomeu de Messines, São Marcos da Serra e Silves, tendo em vista promover a reabilitação do edificado e do espaço público, revitalizando, também, a base económica destes aglomerados.
     
    Neste âmbito, promoveu-se a criação do Programa de Apoio às Dinâmicas Sociais e Económicas (PADSE), que visa contribuir para a melhoria das condições de funcionalidade do edificado localizado nas ARU em apreço, e, assim, revitalizar social e economicamente estas áreas de reabilitação, designadamente incutindo novas dinâmicas no aglomerado em atividades de comércio, serviços, artesanato ou manufaturação, e incentivando a ação das associações, coletividades e sociedades sem fins lucrativos.
     
    Este programa de apoio proporciona o acesso a uma comparticipação financeira do Município de Silves até 20 % do valor das obras realizadas, limitadas a um teto máximo de despesa elegível que varia de acordo com a tipologia dos trabalhos comparticipáveis definidos em regulamento.
     
    As candidaturas ao PADSE decorrem até 30 de junho de 2025, e toda a documentação inerente ao processo de candidatura (formulário e regulamento) estão disponíveis para consulta e download no portal do Município de Silves (https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1427/operacoes-de-reabilitacao-urbana.aspx ), devendo as candidaturas ser formalizadas através do endereço de correio eletrónico reabilitacao.urbana@cm-silves.pt.
     
    Acresce referir que, para além do mencionado, as operações urbanísticas de reabilitação urbana localizadas em ARU podem beneficiar dos seguintes benefícios fiscais: dedução à coleta em sede de IRS, IVA a 6% na aquisição de material de mão-de-obra para as empreitadas de reabilitação, isenção da taxa municipal de urbanização, isenção de IMI, isenção do IMT na aquisição de imóveis destinados a intervenções de reabilitação urbana, isenção do IMT na primeira transmissão onerosa subsequente à intervenção de reabilitação urbana e isenção da taxa de ocupação do espaço público por motivo da execução da operação de reabilitação urbana.

    Relatório de Gestão e Contas 2024 - Turismo: Aveiro bate novo recorde no número de visitas a museus e espaços turísticos


    A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) prossegue com a apresentação sumária dos destaques do Relatório de Gestão e Contas 2024. Esta ação, que se insere na estratégia de proximidade e transparência com os Munícipes, aborda os seis temas principais da atividade da CMA em 2024:
    2. Operação “Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura (terça-feira, 01 de abril)<https://www.cm-aveiro.pt/municipio/comunicacao/noticias/noticia/operacao-aveiro-capital-portuguesa-da-cultura>;
    4. Ano record no Turismo, em Aveiro (sexta-feira, 04 de abril);
    5. Conclusão do Quadro de Fundos Comunitários do Portugal 2020 (segunda-feira, 07 de abril);
    6. Entrada em atividade do novo ferryboat 100% elétrico Salicórnia (terça-feira, 08 de abril);
    7. Duas novas obras de arte pública em Aveiro (quarta-feira, 09 de abril).
    Ano record no Turismo, em Aveiro
    O Município de Aveiro registou, em 2024, mais um record nas visitas a museus, galerias e lojas turísticas na Cidade de Aveiro, com um crescimento na ordem dos 19% em 2024, comparativamente ao ano anterior, registando-se mais 29.153 visitantes que no ano anterior, num total recorde de 350.647 visitantes.
    “É um notável crescimento que vamos concretizando a cada ano, fruto do resultado acumulado do trabalho liderado pela Câmara Municipal de Aveiro, com a participação muito importante do Turismo do Centro de Portugal, da CIRA, de muitas outras entidades públicas, e muito em especial do trabalho de Associações Empresarias e Empresas Privadas do Setor da Hotelaria, Alojamento Local, Operadores Turísticos e Marítimo Turísticos, entre Outros. O trabalho da Câmara de Aveiro tem múltiplas frentes, com destaque em 2024 para o facto de termos sido Capital Portuguesa da Cultura que foi também um ação de marketing, promoção territorial e comunicação, bem como o trabalho ao nível da qualificação urbana e eventos diversos ao longo de todo o ano”, considera José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.
    No que respeita às visitas a museus e galerias de exposições, houve um aumento de 229.315 visitantes em 2023 para 258.468 em 2024, isto é, mais 29.152 pessoas, um notável crescimento de 11%.
    No que respeita às visitas a lojas turísticas (Loja Turismo & Museus e Estação), houve um aumento de 64.068 visitantes em 2023 para 92.179 em 2024, isto é, mais 28.081 pessoas, um relevante crescimento de 56%, entre outros indicadores record, como aconteceu no Teatro Aveirense (mais de 74.000 espetadores / visitantes, batendo o ano de 2019 que tinha o valor mais alto com 69.900 espetadores; aumento de quase 5%), e noutros Equipamentos Culturais da CMA.

    Aveiro recebeu eventos relevantes para área do Turismo em 2024
    Com a relevante cooperação da CMA o Município e Cidade de Aveiro recebeu em 2024 eventos muito importantes para o sector do Turismo, organizados por entidades de relevo nacional, tais como o Congresso da ADHP / Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (21 e 22 de março) e o Congresso da AHRESP / Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (11 e 12 de outubro).

    *Simão Santana
    Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

    NB: Imagem c/DR


    Proença-a-Nova promove semana de atividade física com “Páscoa a Queimar”


    Com o objetivo de incentivar a população a manter-se ativa e promover a atividade desportiva, o Município de Proença-a-Nova organiza, de 7 a 15 de abril, a iniciativa “Páscoa a Queimar”, um conjunto de atividades desportivas abertas a todas as idades. Passeios de BTT, torneios e atividades aquáticas são algumas das propostas para esta semana dedicada ao exercício físico e ao bem-estar.
    O programa arranca a 7 de abril, segunda-feira, com um torneio de badminton no Pavilhão Municipal, a partir das 15h00, dirigido a participantes com idade mínima de seis anos. No dia seguinte, 8 de abril, decorre uma sessão de hidroginástica na Piscina Municipal, às 19h00, uma atividade dinâmica e de baixo impacto.

    O destaque do dia 9 de abril vai para o Passeio BTT, com partida às 09h30 do Pavilhão Municipal. Destinado a participantes a partir dos 10 anos, este percurso pretende proporcionar uma experiência de lazer sobre duas rodas, promovendo o contacto com a natureza e a atividade ao ar livre. A 10 de abril, às 10h00, realiza-se a primeira sessão de Hidro Sénior, uma atividade aquática adaptada às necessidades da população mais velha, com movimentos controlados e apropriados para o fortalecimento muscular e melhoria da mobilidade. Esta sessão repete-se a 15 de abril, à mesma hora, aumentando a possibilidade de mais pessoas poderem vir a usufruir dos benefícios desta atividade.

    Já sexta-feira, 11 de abril, realiza-se o torneio de Jogo 31, às 10h00, no Pavilhão Municipal. Nesta atividade promove-se o raciocínio e a interação entre os participantes, combinando estratégia e diversão. Seguem-se os torneios de voleibol, no dia 14 de abril, às 18h00, e de mini-ténis, no dia 15 de abril às 15h00, especialmente pensado para crianças dos 4 aos 14 anos, permitindo-lhes um primeiro contacto com a modalidade de forma lúdica e adaptada.

    O programa encerra com uma nova sessão de hidroginástica, no dia 15 de abril às 19h00, reforçando a importância da atividade aquática na promoção da saúde e bem-estar. As inscrições para os torneios e passeio de BTT são obrigatórias, através do seguinte link, enquanto que as atividades aquáticas não carecem de inscrição prévia. Todas as atividades requerem um mínimo de quatro participantes para se realizarem. No caso dos torneios, é obrigatório levar ténis devidamente limpos para troca no local, e para as atividades aquáticas é necessário o uso de touca, fato de banho e chinelos.

    Com esta iniciativa, o Município de Proença-a-Nova reforça a aposta na promoção de um estilo de vida saudável e na dinamização do desporto local, oferecendo oportunidades de lazer e convívio para todas as idades. Além dos benefícios para a saúde, “Páscoa a Queimar” pretende também fomentar o espírito comunitário, incentivando a interação entre diferentes gerações através do desporto e estilo de vida ativo.

    *Gabriel Reis
    Comunicação, Turismo e Eventos



    Proença-a-Nova | Pinhal Maior promove formações gratuitas


    A Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul está a promover diversas ações de formação gratuitas nos concelhos de Proença-a-Nova, Mação, Sertã, Vila de Rei e Oleiros. As formações, que decorrem em regime presencial e em horário pós-laboral, têm cargas horárias que variam entre 25 e 50 horas.

    Entre as ações disponíveis para inscrição estão: ‘Produção de cogumelos comestíveis silvestres’, ‘Colheita de cogumelos silvestres’, ‘Atualização em aplicação de produtos fitofarmacêuticos’ (AAPF), ‘Aplicação de produtos fitofarmacêuticos com equipamentos de pulverização manual’ (APFEPM), ‘Aplicação de produtos fitofarmacêuticos (APF)’, ‘Podas e desbastes’, ‘Poda e enxertia em fruticultura’, ‘Podas e desramações’, ‘Proteção integrada e produção integrada’, ‘Modo de produção biológico – geral’, ‘Conduzir e operar com o trator em segurança’ (COTS50).
    Com esta iniciativa, a Pinhal Maior pretende capacitar os formandos com conhecimentos e competências práticas essenciais para o desenvolvimento de atividades ligadas ao setor agroflorestal. A formação abrange desde a identificação e reconhecimento das principais espécies de cogumelos comestíveis silvestres e de interesse comercial, até à sua colheita e manuseamento adequado. Além disso, visa atualizar e qualificar os participantes na manipulação e aplicação segura de produtos fitofarmacêuticos, incluindo o uso de equipamentos de pulverização manual, e desenvolver competências na execução de podas de formação, manutenção e sanitária, bem como de desbastes, identificando as técnicas e épocas adequadas. Também se pretende capacitar os participantes na aplicação de práticas sustentáveis de proteção integrada, produção biológica e condução segura de tratores.

    Para inscrições ou mais informações sobre as formações, os interessados podem contactar a Pinhal Maior através do telefone 274 600 130.

    *Gabriel Reis
    Comunicação, Turismo e Eventos

    Cerimónia do 18.º Aniversário da ANEPC – Amanhã, 4 de abril

     A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza amanhã, sexta-feira, dia 4 de abril, pelas 14h40, a cerimónia de comemoração do seu 18.º Aniversário, em que se assinala o empenhamento dedicado e valoroso de todos aqueles que trabalham em prol da segurança dos cidadãos, na sua defesa face a situações de risco coletivo, protegendo as suas vidas, os seus bens, o património cultural e ambiental. Neste dia, prestamos também homenagem aos operacionais que, em 2024, perderam a vida no cumprimento da sua missão.
     
    A cerimónia será presidida pela Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, e contará com a presença do Secretário da Administração Interna, do Secretario de Estado Proteção Civil, e de altos dignitários das diversas Entidades que integram o sistema de proteção civil.
     
    PROGRAMA | 04 ABRIL:
     
    14h40 – Guarda de Honra Pronta
    14h55 – Receção aos convidados
    15h00 – Receção à Alta Entidade/Prestação de Honras pela Guarda de Honra
    15h10 – Sessão Solene
    15h15 – Boas-vindas e alinhamento da cerimónia
    15h20 – Apresentação do Caderno Técnico PROCIV “Zonas de Concentração e Apoio às Populações”
    15h30 – Imposição de condecorações
    15h45 – Alocução do Presidente da ANEPC
              16h00 – Alocução da Alta Entidade  
    16h30 – Fim da cerimónia e visita à exposição estática de veículos e equipamentos empregues em missões de proteção e socorro   pelos diversos agentes de proteção civil.
     
    Local: Sede da ANEPC, em Carnaxide.

    Município de Silves concluiu a pavimentação de caminhos no Malhão

     O Município de Silves concluiu a pavimentação de caminhos no Malhão, Estação de Alcantarilha na freguesia de Alcantarilha, numa extensão total de cerca de 2 km.
    A empreitada contemplou também a construção de rede de drenagem de águas pluviais e a instalação de sinalética rodoviária, num investimento que ascendeu a 208 mil euros.
    Esta obra pública vem reforçar os níveis de bem-estar, a melhoria das acessibilidades e segurança rodoviária, integrando-se na estratégia mais geral de reabilitação da rede viária, que a autarquia
    desenvolve de forma intensa em todo o concelho de Silves.

     

    Celorico da Beira | Apresentação |Equipa Móvel de Proximidade | Salão Nobre | 8 de abril

     
    Vai ter lugar no próximo dia 8 de abril, pelas 9H00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação do Projeto Equipa Móvel de Proximidade, promovido pela Câmara Municipal de Celorico da Beira em parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira, a GNR, através do Núcleo de Idosos em Segurança do Posto Territorial de Celorico da Beira, e a ULS Guarda, através da UCC Celorico/Fornos.
    Equipa Móvel de Proximidade é um projeto concebido para dar apoio à comunidade, nas vertentes de saúde e ação social, segurança e proteção civil, com o propósito de melhorar as condições de vida e combater o isolamento geográfico e social a que estão mais sujeitos alguns grupos populacionais vulneráveis no interior do país, como idosos, pessoas em idade ativa e/ou desempregada, entre outros.
    Composta por 4 elementos, um por cada entidade parceira, a Equipa Móvel de Proximidade é uma equipa multidisciplinar que pretende atuar junto das populações nas próprias localidades, deslocando-se para efeito todos meses, às quintas feiras, entre 4 a 6 freguesias, numa carrinha, que se estacionará num ponto estratégico da aldeia (igreja, praça Junta de Freguesia, IPSS), a fim de prestar apoio aos interessados, entre as 9H00 e as 17H00, nas áreas da competência dos elementos que acompanham o veículo.
    Nesta conformidade, a Equipa Móvel de Proximidade objetiva sinalizar e encaminhar casos para os serviços de saúde e ação social; promover a educação para a saúde e estilos de vida saudáveis; combater o isolamento social e identificar necessidades de vigilância e de proteção civil.
    O Projeto arranca no dia 8 de abril, pelas 10H00, com uma ação promocional no Mercado Municipal. As datas das deslocações às freguesias serão divulgadas em tempo oportuno.

    *Prazeres Portugal

    Reguengos de Monsaraz recebe o IV Congresso Ibérico Bandeira Azul em Praias do Interior


    O IV Congresso Ibérico Bandeira Azul em Praias do Interior vai decorrer nos dias 10 e 11 de abril no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. O evento é organizado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), em parceria com o Município de Reguengos de Monsaraz e a Asociación de Educación Ambiental y del Consumidor (ADEAC).
    No congresso vão ser apresentados os desafios e as oportunidades das regiões interiores de Portugal e de Espanha, para ajudar a consolidar as potencialidades turísticas e a gestão das suas zonas balneares. Neste evento vão ser abordados os temas “Restauro da natureza: prioridades, monitorização e envolvimento comunitário”, “Desafios da qualidade da água balnear”, “Turismo acessível no interior”, “Relações transfronteiriças e sinergias no Grande Lago Alqueva”, “Segurança balnear nas praias do interior” e “Oportunidades e desafios da Praia Fluvial de Monsaraz”.
    O Município de Reguengos de Monsaraz preparou um programa para os congressistas conhecerem o concelho. No dia 11 de abril podem visitar o Observatório Oficial Dark Sky Alqueva e o Observatório Astronómico do Lago Alqueva.
    No dia seguinte haverá uma prova de queijos e produtos regionais na Queijaria Sapata e visitas ao Centro Oleiro de São Pedro do Corval e à destilaria e Centro de Interpretação do Gin Sharish. No dia 13 de abril realiza-se uma visita guiada à vila medieval de Monsaraz.


    *Carlos Manuel Barão
    Técnico Superior de Comunicação Social
    Gabinete de Comunicação e Imagem