Centro de Portugal reforça liderança no turismo náutico, com um terço das 42 estações certificadas em todo o país. Turismo Centro de Portugal participou ativamente no 4.º Encontro Nacional da Rede, em Odemira.
A Estação Náutica de Proença-a-Nova foi oficialmente certificada no 4.º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, que decorreu em Odemira, nos dias 3 e 4 de abril. Com esta nova certificação, o Centro de Portugal passa a contar com 14 Estações Náuticas, consolidando a sua posição como a região com maior oferta estruturada no turismo náutico a nível nacional – um terço das 42 estações atualmente existentes.
No litoral da região, estão certificadas as Estações Náuticas de Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oeste, Ovar e Vagos. No interior, a oferta inclui as Estações Náuticas do Alto Côa/Sabugal, Castelo do Bode, Pedrógão Grande, Oleiros, Penamacor, São Pedro do Sul e a recém-certificada Proença-a-Nova.
As Estações Náuticas são uma rede nacional de oferta turística de qualidade certificada, que promove a valorização integrada dos recursos náuticos. Cada estação reúne, além das atividades náuticas, serviços complementares, como alojamento, restauração e animação turística, oferecendo experiências completas para os visitantes e comunidades locais.
A rede surgiu no âmbito do projeto Portugal Náutico, desenvolvido pela Associação Empresarial de Portugal e pelo Fórum Oceano, com o objetivo estratégico de estruturar e potenciar o turismo náutico como vetor de desenvolvimento sustentável do país.
Turismo Centro de Portugal com participação ativa no encontro
A Turismo Centro de Portugal participou de forma ativa no encontro, representada por Sílvia Ribau, diretora do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção Turística, que interveio no painel “Estruturação e Promoção da Oferta Turística das Estações Náuticas” e dinamizou um workshop especialmente dirigido às empresas participantes.
“A certificação de mais uma Estação Náutica no Centro de Portugal, agora em Proença-a-Nova, representa um passo importante na valorização dos recursos náuticos, particularmente do interior, e reforça a coesão territorial da nossa região”, destacou Sílvia Ribau. “As Estações Náuticas são, cada vez mais, plataformas de desenvolvimento regional e nacional, que integram diferentes agentes e promovem uma abordagem sustentável e qualificada à utilização dos nossos recursos hídricos”, acrescentou.
O 4.º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal foi organizado pela Estação Náutica de Odemira, o Município de Odemira e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em colaboração com o Turismo de Portugal.
Durante os dois dias de trabalhos, as empresas e entidades parceiras da rede tiveram a oportunidade de fortalecer relações, refletir sobre os desafios da governança e explorar oportunidades de financiamento no atual quadro europeu. O evento foi encerrado pela Secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão.
Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.
*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal
**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação