quarta-feira, 26 de março de 2025

Turismo Centro de Portugal promove turismo náutico na Nauticampo


Entidade regional está também a mostrar a oferta da região no RoadShow das Viagens do Publituris.

A Turismo Centro de Portugal (TCP) está de regresso à Nauticampo, com uma participação que aposta na promoção do turismo náutico enquanto produto estratégico para a região. A maior feira nacional dedicada às atividades outdoor decorre de 26 a 30 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Num stand de 54m², no Pavilhão 1, a TCP convida os visitantes a descobrir a ampla oferta disponível nas 13 Estações Náuticas certificadas do Centro de Portugal. Com um ledwall imersivo e um sistema de som envolvente, o espaço dá a conhecer as experiências disponíveis, tanto nas Estações Náuticas da costa atlântica como nas Estações Náuticas das albufeiras e rios do interior. Um espaço dedicado às empresas parceiras completa a proposta do stand.

Além da Turismo Centro de Portugal, que participa numa parceria com a Fórum Oceano, as Estações Náuticas da Ria de Aveiro e a Estação Náutica do Oeste contam também com espaços próprios na feira, ampliando assim a visibilidade do turismo náutico da região.

Hoje, no primeiro dia, Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, visitou a feira, tendo sido recebido no stand da TCP pela vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas.

Durante a Nauticampo, o stand da TCP será palco para diversas mesas de negócios, que reúnem entidades e empresas do setor. Entre estas, destacam-se a Fórum Oceano, a Federação Portuguesa de Surf, a Associação Empresários Castelo do Bode, a Aveiro Boat Experience, a APCV Classe Vouga, a Intertidal, a The Water Ski Academy, a Endless Wakeboard School, a Aveiro Moments, a Água Doce e a Aldeias do Zêzere.

Anabela Freitas sublinha a importância da participação nesta feira. "O Centro de Portugal é um destino de excelência para o turismo náutico, com uma oferta diversificada que vai desde a costa atlântica até às albufeiras e rios do interior”, destaca. “A presença na Nauticampo reforça a uma aposta clara da nossa parte na valorização deste potencial, ao promovermos a rede das Estações Náuticas do Centro e os seus parceiros e ao criarmos oportunidades de negócio para as empresas do setor”, acrescenta.
A Nauticampo – Salão Internacional de Navegação de Recreio, Desporto Aventura, Caravanismo e Piscinas atrai milhares de visitantes, entre entusiastas da aventura e profissionais da área, sendo um palco privilegiado para a promoção de destinos e experiências ligadas ao lazer e ao desporto ao ar livre.
Turismo Centro de Portugal também no RoadShow das Viagens do Publituris

Paralelamente à Nauticampo, a Turismo Centro de Portugal está também a promover a oferta turística da região na 10.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris, que decorre nos dias 25, 26 e 27 de março, respetivamente no Porto (Porto Palácio Hotel), em Coimbra (Hotel Vila Galé) e em Lisboa (Clube Tazte Secret Spot).

Dirigido aos agentes de viagens de todo o país, este evento é uma oportunidade para operadores turísticos, companhias aéreas, GSA, cruzeiros, hotéis e delegações oficiais de turismo mostrarem a sua oferta num evento que potencia o conhecimento, o negócio e o networking.
Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação

NB: Legenda das fotos: Turismo Centro de Portugal na Nauticampo (fotos 1 e 2) e no RoadShow das Viagens do Publituris (foto 3)

Marinha Grande | PEQUENOS AGRICULTORES NA ESCOLA DE CASAL DE MALTA

 O Município da Marinha Grande desafiou as crianças e alunos do Jardim de Infância e da Escola Básica de Casal de Malta, a criar uma horta ecológica, inspirando a comunidade escolar e famílias a ter uma visão mais responsável e sustentável e a adotar hábitos de vida saudáveis. A atividade realizou-se nos dias 19, 20 e 24 de março, proporcionando uma experiência educativa enriquecedora e divertida.
Esta iniciativa, desenvolvida no âmbito do PIPSE - Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar, foi promovida pela nutricionista Ana Guerra. A atividade surgiu da necessidade de implementar medidas didáticas que aproximem as crianças da agricultura e da produção sustentável. A iniciativa destacou a diversidade e sazonalidade dos produtos agrícolas, além de abordar questões ambientais ligadas à produção, distribuição e consumo de frutas e hortícolas.
Durante a ação, os pequenos agricultores plantaram morangos, tomates e alfaces de três variedades (folha frisada, lisa e roxa) e semearam cenouras e abóboras, aprendendo na prática sobre o cultivo e a importância da produção sustentável.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Barcelos | Open IPCA | Que dois dias incríveis!

 O Open IPCA 2025 foi um verdadeiro sucesso! Durante dois dias, o nosso Campus encheu-se de energia movimentando quase 2000 visitantes – estudantes do secundário, professores, famílias e voluntários. O objetivo foi dar a conhecer o Campus e todas as oportunidades que o IPCA tem para oferecer.
A edição deste evento trouxe uma programação dinâmica, cheia de desafios, workshops, visitas e atividades interativas organizadas pelas Escolas do IPCA. Os visitantes tiveram a oportunidade de explorar os laboratórios, conhecer de perto os cursos e viver um pouco do espírito académico da instituição.
Um dos grandes destaques foi a estreia da Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos, que se juntou às Escolas Superiores de Gestão, Tecnologia, Design, Hotelaria e Turismo e Técnica Superior Profissional, com desafios divertidos e dinâmicos.
E, claro, não faltou a participação dos nossos grupos académicos e estudantes, que partilharam testemunhos, responderam a dúvidas e mostraram o que significa “SER IPCA”. Foram mais de 150 os/as estudantes voluntários/as que ajudaram a concretizar este grande evento!
O Open IPCA não é só uma visita – é uma experiência! Para quem quer um ensino superior de qualidade, inovador e ligado ao mercado de trabalho, este evento é sempre a porta de entrada para um futuro cheio de possibilidades.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Filipe Honório e Joana Filipe são cabeças-de-lista do LIVRE em Aveiro

 O LIVRE realizou primárias para a escolha de candidatas e candidatos às Eleições Legislativas de maio, e Filipe Honório e Joana Filipe encabeçam a lista.
Filipe Honório, de 33 anos, é natural de Leiria e residente em São João da Madeira, é técnico superior e adjunto no Gabinete Parlamentar do partido, membro do Grupo de Contacto (direção nacional) e membro do Grupo de Coordenação Local distrital de Aveiro.

Filipe Honório

Joana Filipe, de 32 anos, é natural de Aveiro, é assessora política, membro do Grupo de Contacto (direção nacional) e membro do Grupo de Coordenação Local distrital de Aveiro.

Joana Filipe

A lista é ainda composta por Salomé Gomes, de 43 anos, natural de Santa Maria da Feira, especialista de produto e membro do Grupo de Coordenação Local distrital de Aveiro; Rúben Vieira, de 31 anos, natural de Santa Maria da Feira, profissional da área da comunicação e membro do Grupo de Coordenação Local distrital de Aveiro, Bruno Santos Fonseca, de 33 anos, natural de Ovar, especialista em Relações Internacionais e membro do Grupo de Coordenação Local distrital de Aveiro, Maria Isabel Bastos, de 63 anos, natural de Aveiro, economista e gestora, com experiência em gestão de empresas, docência no Ensino Superior Politécnico e ainda investigadora científica.

Integram ainda a lista João PaixãoJoão QuintelaRúben EliasDiogo Silva e Diogo Fernandes de Sousa, que será apresentada na totalidade em breve.

*O Grupo de Coordenação Local do LIVRE Aveiro

LUNA FEST TRAZ ARTISTAS DE QUATRO CONTINENTES DIFERENTES COM SONORIDADES QUE VÃO DO PUNK AO SKA E ÀS PERCUSSÕES


O Luna Fest apresenta sete novos nomes para a sua edição de 2025, a terceira do Festival, que se realiza na Praça da Canção, em Coimbra, entre 31 de julho e 2 de agosto:
 
Certo dia, alguém se lembrou de proclamar alto e bom som: “Coimbra é a capital do rock!” A veracidade desta afirmação é passível de discussão, mas as reverberações que esta frase deixou são impossíveis de ignorar. O Luna Fest é um eco deste grito de revolta. Porque o rock é isso mesmo: inquietação, rebeldia, insubmissão. O Luna Fest desafia as probabilidades e insiste em se estabelecer como evento regular de celebração deste género que persiste em se manter vivo e a reinventar-se. E o cartaz da edição de 2025 é um reflexo da vitalidade do rock, da sua capacidade em dialogar e fundir-se com outros géneros, e ser a linguagem comum a várias gerações e tribos.
Do Reino Unido chegam os Heavy Lungs, uma banda formada em Bristol em 2017. Assente no post-punk, é uma banda que tem uma grande identificação com os Idles (da mesma cidade), tendo dedicado a canção “Blood Brother” ao seu vocalista. Da parte dos Idles, estes lançaram o tema “Danny Nedelko”, nome do vocalista dos Heavy Lungs. O quarteto lançou, em 2023, o seu priméiro álbum de estúdio, intitulado “All Gas no Brakes”. A estreia em Portugal aconteceu no final de 2024, com concertos no Porto e em Lisboa.
 
Também com sonoridades punk, sobe ao palco a norte-americana Kate Clover. Natural de Los Angeles, a californiana que lançou, em 2024, o álbum “The Apocalypse Dream”, sempre se inspirou na cidade que a viu nascer. Tendo como influências Patti Smith e Iggy Pop, Kate Clover é vista como a nova Debbie Harry.
 
Os históricos Putilatex são uma banda espanhola de Albacete que tem mais de 20 anos de carreira. O duo destacou-se em 2003 com o seu maior sucesso, “Mira una Moderna”. Desde aí têm-se evidenciado como uma das grandes embaixadoras do punk e do eletroclash em Espanha, com letras provocadoras, de protesto e humorísticas.
 
Também de Espanha, os Sistema de Entretenimiento misturam sintetizadores e bases eletrónicas com “riffs” de guitarra, juntando um ambiente punk, uma atitude arrojada e um toque de nostalgia dos animes dos anos 80. O trio de Valencia lançou, em 2020, o seu álbum homónimo.
 
De África chegam as percussões de Arsenal Mikebe feat. HHY. Trata-se de um trio oriundo do Uganda que junta as batidas com vozes soul e trance. Arsenal Mikebe foi fundado por Jonathan Uliel Saldanha (HHY, um francês radicado no Porto) e é composto pelos percussionistas Ssentongo Moses, Dratele Epiphany e Luyambi Vincent de Paul.
 
Virando para o Ska, o palco do Luna Fest terá os brasileiros Asfixia Social. A banda lançou, em 2024, o seu primeiro álbum maioritariamente em inglês e têm sido presença habitual em festivais europeus. Para 2025, já têm confirmada a presença no Rebellion Festival, em Blackpool, no Reino Unido.
 
Os franceses La Boum Brute trazem a Coimbra os ritmos do synth-punk. “Uma mistura de bola de discoteca, poesia francesa, vozes raivosas, sintetizadores melódicos afiados e guitarras estridentes sobre um fundo de drum machine minimalista”, como o duo se define. O primeiro EP, “Tapage Nocturne”, foi lançado em maio de 2024.
 
Estas sete novas confirmações juntam-se aos portugueses TáxiMão MortaMARTA RENMaquinaAggressive Girls e The Pages, aos espanhóis Biznaga, ao belga Landrose, aos britânicos 999 e às norte-americanas The Darts no cartaz do Luna Fest 2025.


 

Câmara Municipal de Cantanhede e duas freguesias distinguidas com Bandeira de Mérito Social

 
A Câmara Municipal de Cantanhede foi distinguida com a Bandeira de Mérito Social, um reconhecimento pelas boas práticas e iniciativas desenvolvidas nas áreas de animação comunitária, cuidadores informais, inclusão e apoio social.
O galardão foi entregue, na terça-feira, dia 25 de março, em Oliveira do Bairro, numa gala que contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho.
No caso do Município de Cantanhede, esta distinção foi atribuída devido aos projetos que se destacaram pelo seu contributo significativo para a melhoria das condições de vida e bem-estar social da comunidade local, como por exemplo o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), o projeto CuidIn, Tardes Comunitárias, a Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede, a entrega de cabazes às famílias vulneráveis do concelho, entre outros.
Foram igualmente reconhecidas duas juntas de freguesia do concelho de Cantanhede pela sua intervenção social. A Junta Freguesia de Ançã destaca-se nomeadamente pela oferta de livros de exercícios escolares a todas as crianças do 1.º Ciclo, além da colheita e produção de azeite para apoio social, assim como a adesão ao programa Compromisso de Pagamento Pontual.
Já a freguesia da Cordinhã destaca-se pelo seu projeto desportivo, que tem desempenhado um papel fundamental na promoção da saúde, bem-estar e integração social dos seus habitantes
A Bandeira de Mérito Social, criada em 2022, é hoje um dos prémios mais prestigiados em Portugal. Segundo o regulamento, o galardão é atribuído, por proposta do Conselho Consultivo da Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), a organizações que promovam o bem-estar social e o desenvolvimento das comunidades, adotando práticas que visem a redução da vulnerabilidade, pobreza e necessidades de indivíduos ou grupos. Também pode ser concedida, por decisão da direção da ANGES, a entidades que, de forma altruísta e desinteressada, contribuam para a concretização dos objetivos da Associação Nacional de Gerontologia Social.

SECÇÃO DE NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PROMOVE PALESTRA

Com o apoio do Município de Cantanhede e dirigido a atletas e seus familiares, a Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai realizar no próximo dia 29 de março, sábado com início pelas 11h00, no Auditório do Museu da Pedra, na cidade de Cantanhede, gentilmente cedido pelo Município de Cantanhede, que mais uma vez se associou aos eventos, que a natação da Columbófila, tem promovido ao longo desta época desportiva, uma palestra sobre a temática do que é relevante para o atleta nas áreas da “Alimentação, Hidratação e Suplementação”, ministrado pela nutricionista Raquel Teixeira.

MUNICÍPIO DE SILVES PAVIMENTOU ACESSOS AO BAIRRO DA FÁBRICA DOS AMORINS

 O Município de Silves concluiu recentemente a pavimentação em calçada do acesso às moradias do Bairro da Fábrica dos Amorins, no sítio dos Medeiros, em Silves. O investimento ascendeu a 50 mil euros.
A intervenção vem melhorar o bem-estar dos moradores do Bairro, integrando-se na estratégia mais geral do município de melhoria das acessibilidades.
 

 

MAIS DE 700 INCENTIVOS FORAM DESTRIBUÍDOS. CM DE CASTELO DE PAIVA ATRIBUIU INCENTIVOS AOS CRIADORES DE GADO TRADICIONAL

 
O Município de Castelo de Paiva atribuiu no passado Sábado, dia 22 de Março, um apoio financeiro a criadores de gado bovino, caprino e ovino do concelho. No total, a autarquia paivense investiu 6.935 euros (seis mil novecentos e trinta e cinco euros) euros em incentivos destinados aos produtores do sector agropecuário.
Os produtores de bovinos da Raça Arouquesa, sediados no concelho de Castelo de Paiva, receberam um apoio financeiro no montante de 55 euros por cabeça de gado, já os produtores de ovinos e caprinos, beneficiaram de um apoio no valor de 5 euros por cabeça de gado nascido no ano de 2023. Foram registadas 67 cabeças de gado bovino da Raça Arouquesa e 650 cabeças de gado ovino e caprino.
A atribuição destes incentivos reforça o compromisso do Município de Castelo de Paiva em apoiar e estimular o crescimento deste sector de actividade, que contribui para a economia do concelho de Castelo de Paiva e que continua a ter expressividade no território municipal.
O Presidente da ANCRA – Associação Nacional dos Criadores da Raça Arouquesa destacou o apoio que, a autarquia tem prestado para garantir a preservação e o aumento da produção de gado bovino de raça arouquesa, bem como para potenciar o desenvolvimento deste sector de atividade.
Durante a sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal, José Rocha mostrou vontade de continuar a ajudar os produtores de gado bovino, caprino e ovino do concelho, manifestando a importância que estas iniciativas têm para promover o desenvolvimento sustentável do sector agropecuário no concelho.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
                                      

Convívio Sénior da Felicidade juntou cerca de duas centenas de pessoas em Cantanhede

 
Cerca de 200 pessoas participaram, na terça-feira, 25 de março, no Convívio Sénior da Felicidade, uma iniciativa dos “Encontros Seniores. Envelhecer com Dignidade!”, em parceria com o projeto CLDS 5G Cantanhede, promovida pela Divisão de Ação Social e Saúde do Município de Cantanhede.
Esta iniciativa realizou-se no salão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede que gentilmente cedeu o seu espaço para que todos os presentes pudessem disfrutar de uma tarde marcada por momentos de confraternização, alegria e música.
Tendo como principal objetivo valorizar as vivências de cada participante, os grupos comunitários seniores foram desafiados a apresentar uma canção previamente preparada, com uma letra alusiva às culturas, aos costumes e às tradições das Freguesias/Uniões de Freguesia presentes.
O Convívio Sénior da Felicidade, além de promover as memórias culturais de cada freguesia, sublinhou a importância da integração social da população sénior na comunidade. Este evento fomentou a partilha de experiências e fortaleceu laços entre todos os envolvidos, destacando o seu papel crucial e ativo na comunidade.
Foi ainda criado e exposto um “Mural da Felicidade”, que resultou das ideias partilhadas nas diversas sessões previamente dinamizadas com todos. Para reforçar o objetivo desta atividade, todos os presentes puderam apreciar e adquirir alguns trabalhos de arte através do “Mercado do Centro de Convívio Professora Maria Emília – Vila Nova”.
Estas iniciativas favorecem o bem-estar emocional dos participantes, estimulando a sua autoestima, proporcionando momentos de interação, combatendo o isolamento social e o sentimento de solidão.

Marinha Grande | FESTA DO LIVRO NA MARINHA GRANDE

 No mês em que se celebra o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a Biblioteca Municipal da Marinha Grande promove a "Festa do Livro", um evento dedicado à leitura e à cultura literária.

Ao longo de todo o mês de abril, a comunidade local poderá participar em diversas atividades que têm como base o Livro e tudo o que o envolve. Estão programadas apresentações de livros, encontros com escritores, sessões de leitura, oficinas criativas, momentos de contos, exposições e teatro.

O evento pretende incentivar o hábito da leitura entre todas as gerações, promovendo, também, o acesso à literatura e ao conhecimento. A iniciativa reforça a importância do livro na formação cultural e educacional da comunidade.
O programa da Festa do Livro é o seguinte:

Biblioteca Municipal | 01 a 30 de abril
No mês em que se celebra o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a Biblioteca Municipal traz à comunidade a Festa do Livro. Durante o mês de abril serão realizadas atividades diversas que têm como base o Livro e tudo o que o envolve.
Público-alvo: Comunidade em geral

PROGRAMA DA FESTA DO LIVRO 2025
EXPOSIÇÃO
Sala Infantil/Juvenil | 01 a 30 de abril
MARIUP, BONECOS DE PANO
Exposição de bonecos de pano, que representam figuras e personagens literárias inspiradas em livros conhecidos do imaginário infantil, feitos pela artesã sertaginense Sofia Branco, que pretende promover a literatura infantil, junto das crianças e famílias, bem como, valorizar o artesanato tradicional.

LIVROS ÀS CEGAS!
Biblioteca Municipal | 01 a 30 de abril
A Biblioteca Municipal vai “embrulhar” livros para que os utilizadores escolham a sua próxima leitura “Às Cegas”! Cada “embrulho” terá algumas características da história, mas sem revelar muito … Assim, os utilizadores irão escolher o livro que pretendem requisitar “às cegas”.

DA BOCA À ORELHA – SESSÃO DE CONTOS E HISTÓRIAS
Sala Infantil/Juvenil |05 de abril | 15h00
Por Liliana Gonçalves
Sessão de histórias e contos tradicionais para famílias. Serão contadas e recontadas histórias tradicionais portuguesas e algumas de cariz europeu, onde o desenvolvimento do gosto pela leitura terá especial enfoque, não deixando de destacar o desenvolvimento do espírito crítico e da imaginação. A sessão é também importante no que diz respeito ao fortalecimento dos laços afetivos das famílias participantes na medida em que existe um momento de partilha e reflexão sobre os conteúdos das histórias trabalhadas.
Público-alvo: famílias.
Duração: 50 min., aprox.
Lotação de participantes: 30 crianças
Participação: livre, sujeita a inscrição prévia
Inscrições: pelo telefone 244773322 ou para o e-mail biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt .

APRESENTAÇÃO DE LIVRO
Auditório da Biblioteca Municipal | 09 de abril | 15h30
Apresentação do livro O MENINO ESPECIAL SALVA O RIO, de Bela Maria da Costa Santos, Edição Cordel d’Prata.
Sinopse: O Menino Especial tem olhos cor do mar e cabelos verdes, com malmequeres nas pontas. Neste Menino só há amor pela Natureza. Por ter caraterísticas especiais, foi destacado pela dona Primavera, para ensinar o Homem a amar a Natureza. Com as bênçãos e a magia da dona Primavera, o menino Especial recebeu a sua primeira missão: salvar o rio Lis, em Leiria, de uma doença estranha com o nome de Síndrome da tristeza por causa do homem sem coração. Nesta aventura deliciosa, o nosso herói tem a ajuda das fadas do Ar, da Água e do Mar, das Ondinas e de muitas crianças, adultos e animais, empenhados em salvar o rio Lis.
Autora: Bela Maria da Costa Santos nasceu e cresceu na Ilha da Madeira, concelho de Ponta do Sol. Atualmente reside na Marinha Grande. Cursou Letras e formou-se em Turismo. Trabalha como Terapeuta de Autoconhecimento e Autodesenvolvimento. Desde muito cedo envolveu-se em projetos de vários géneros culturais e artísticos, primando sempre pela leitura e pela escrita literárias. Aos 18 anos tinha escrito o seu primeiro romance A força suave do Amor, que só publica aos 33 anos. Seguem-se outros livros, entre os quais a coleção O menino especial, com que ganha uma Menção Honrosa no Prémio Literário de Leiria.

ATIVIDADE LÚDICA E OFICINA CRIATIVA - MARIUP, OFICINAS DE ARTE
Sala Infantil/Juvenil | 12 de abril | 15h00
Por Sofia Costa Branco
Uma oficina criativa que incentiva as crianças da era digital a descobrir os prazeres das brincadeiras tradicionais, sensibilizando o tempo que cada um passa em frente aos ecrãs. A atividade inicia com a leitura dinamizada do conto A Menina da Cabeça Quadrada de Emília Nuñes. Após as famílias estarem familiarizadas com a história, a dinamizadora mostrará alguns dos brinquedos tradicionais que a Emília, personagem do conto, usa para voltar a ficar com a cabeça redonda, após ter ficado com ela quadrada devido ao uso excessivo de ecrãs, e assim começa a atividade criativa, a criação de uma boneca de pano cabeça redonda, cabeça quadrada. Cada criança terá a oportunidade de expressar a sua individualidade, talento, criatividade e levar para casa uma amiga de pano.
Público-alvo: crianças dos 5 aos 10 anos.
Duração: 2h00.
Lotação de participantes: 15 crianças acompanhadas por um adulto.
Participação: livre, sujeita a inscrição prévia Inscrições pelo telefone 244773322 ou para o e-mail biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt .

3 DIAS, 3 HISTÓRIAS
Sala Infantil/Juvenil |14, 15 e 16 de abril | 10h00
Pela Equipa BM
A Biblioteca Municipal pretende dinamizar o livro e a leitura através da atividade “3 Dias, 3 Histórias”. Nos dias 14, 15 e 16 de abril serão contadas três histórias diferentes. Assim, todas as crianças e jovens poderão experienciar algo semelhante ao que decorre na atividade “Hora do Conto”.
Público-alvo: crianças e jovens.
Duração: 60 min. aprox.
Lotação de participantes: 30 crianças
Participação: livre, sujeita a inscrição prévia.
Inscrições: pelo telefone 244773322 ou para o e-mail biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt

INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA LEITURA
Biblioteca Municipal | 15 de abril | 15h30
“Booktok, hábitos de leitura e o livro : a minha experiência”
Biblioteca Municipal | 15 de abril | 15h30
Por Maria João – MJ Reads 
A Biblioteca Municipal vai receber a Maria João Faria, uma jovem marinhense, que nos vem falar de livros, hábitos de leitura e redes sociais! A sua rede social TikTok conta com mais de 30.000 seguidores e mais de 90% dos seus vídeos são sobre livros!
Público-alvo: Adolescentes e jovens adultos
Duração: 60 min. aprox.
Capacidade da sala: 30 pessoas
Participação: Livre, sujeita a inscrição prévia
Inscrições: Pelo telefone 244773322 ou para o e-mail: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt

CAÇA AOS OVOS
Sala Infantil/Juvenil | 16 de abril | 15h00
Pela Equipa BM
A Biblioteca Municipal vai realizar uma caça aos “ovos”. Os participantes poderão conhecer em pormenor a Sala Infantil/Juvenil enquanto caçam os ovos que estarão escondidos no espaço. Que ovos serão? Onde vão eles estar escondidos?
Lotação de participantes: 30 crianças.
Participação: livre, sujeita a inscrição prévia.
Inscrições: pelo telefone 244773322 ou para o e-mail biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt .

ENCONTRO COM O AUTOR RAUL MINH’ALMA
Auditório da Biblioteca Municipal | 23 de abril | 18h00
“Raul Minh’alma nasceu em 1992 e é natural do Marco de Canaveses. Publicou o seu primeiro livro em 2011, com o título Desculpe Mãe, mas foi em 2016 que alcançou o reconhecimento do público com Larga Quem Não Te Agarra, o seu primeiro bestseller. Entre outros livros, publicou em 2018 o romance Foi Sem Querer Que Te Quis, que viria a ser o livro mais vendido em Portugal no ano de 2019. Já em 2020, com Durante a Queda Aprendi a Voar, foi o autor português que mais livros vendeu em Portugal. Em 2021, repetiu o feito com Se Me Amas Não Te Demores. Publicou, até ao momento, oito livros, cinco dos quais romances e todos bestsellers.”
A Biblioteca Municipal vai receber o autor no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. O autor falará da sua carreira, terá conversas com os leitores e, por fim, realizará uma sessão de autógrafos.

TERTÚLIA DOS ANOS DE OURO
“MEMÓRIAS DE ABRIL”
Auditório da Biblioteca Municipal | 24 de abril | 14h30
Por AdeSer II
A Tertúlia dos Anos de Ouro fará uma sessão aberta à comunidade sobre Abril.
Público-alvo: comunidade em geral.
Duração: 60 minutos, aprox.
Participação: livre.

ENTREGA DE PRÉMIOS
“CONCURSO LITERÁRIO 2024/2025”
Auditório da Biblioteca Municipal | 26 de abril | 15h30
Por Associação de Pais/EE da Escola Básica Guilherme Stephens
A Associação de Pais/EE da Escola Básica Guilherme Stephens promove a 4.ª edição do Concurso Literário. A entrega de prémios será feita pelo Júri / Representantes das Entidades Envolvidas e terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal.

EXPOSIÇÃO
“CONCURSO LITERÁRIO 2024/2025”
Átrio da Biblioteca Municipal |26 de abril a 10 de maio
Por Associação de Pais/EE da Escola Básica Guilherme Stephens
Os trabalhos apresentados no Concurso Literário promovido pela Associação de Pais/EE da Escola Básica Guilherme Stephens ficarão expostos no átrio da Biblioteca Municipal.

TEATRO
RUA DA LIBERDADE
Sala Infantil/Juvenil | 26 de abril | 16h30
Por Teatro do Botão
Sessão de teatro pedagógico.
Explicar aos mais novos o quotidiano no Estado Novo, contextualizando a importância da Revolução de Abril.
Público-alvo: Crianças maiores de 6 anos e famílias
Duração: 45 minutos, aprox.
Capacidade da sala: 30 crianças
Participação: Livre, sujeita a inscrição prévia
Inscrições: Pelo telefone 244773322 ou para o email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt
Sessão de teatro pedagógico em que se explicar aos mais novos o quotidiano no Estado Novo, contextualizando a importância da Revolução de Abril.
Público-alvo: crianças maiores de 6 anos e famílias.
Duração: 45 minutos, aprox.
Lotação de participantes: 30 crianças.
Participação: livre, sujeita a inscrição prévia.
Inscrições: pelo telefone 244773322 ou para o email biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt .

LEITURA A GRAÚDOS
Sala Áudio/Vídeo | 29 e 30 de abril | 15h00
Por Miriam Sequita e Patrícia Santos, Equipa BM
A Biblioteca Municipal irá dinamizar uma sessão de leitura destinada à população sénior.
Público-alvo: Lares, Centros de Dia e população sénior
Duração: 60 min. aprox.
Capacidade da sala: 30 pessoas
Participação: Livre, sujeita a inscrição prévia

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Coimbra | GRUPO DE TEATRO DA APCC LEVA “OFICINA PARA (RE)VER O MUNDO” A TRÊS LIVRARIAS DA CIDADE

  
O regresso do Projeto Estúdio às livrarias da Cidade está para muito breve: no próximo dia 29 de março, pelas 11H00, aquele grupo de teatro da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) vai estrear na Faz de Conto a sua mais recente oficina-espetáculo: “Oficina para (Re)ver o Mundo”.
 
Trata-se de uma releitura de um outro espetáculo ali apresentado, há cerca de um ano, e igualmente inspirado pelo livro “Verbena e Colibri”, de Fran Pintadera e Ana Sender. À semelhança dessa ocasião, o público – clientes ou quem se desloque à livraria propositadamente para esta sessão – será desafiado a fazer parte da performance, desta feita pensando a história, em tempo real, com os elementos do grupo.
A “Oficina para (Re)ver o Mundo” será ainda posteriormente apresentada, nos dias 31 de março (10H30) e 1 de abril (10H30), em mais duas livrarias parceiras: a Casa do Castelo e a Almedina Estádio, respetivamente.
 
Esta oficina-espetáculo, de entrada livre e para todas as idades, nasce ainda da ideia de que é urgente conhecer o mundo, o outro e a nós mesmos, a partir do verso de Eugénio de Andrade «É urgente permanecer», que serviu de ponto de partida para o programa do Projeto Estúdio para 2025, de nome “É urgente – uma equação que tem de dar 50”, inserido as comemorações dos 50 anos da APCC, que decorrem este ano.
 
São também parceiros deste programa os Ligados às Máquinas (a orquestra de samples da APCC), a editora BOCA, A Escola da Noite, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, o Convento São Francisco, a Rádio Universidade de Coimbra, o Teatrão e o Teatro Académico de Gil Vicente.
O Projeto Estúdio propõe-se, desta forma, a continuar a experimentar o lugar do livro, da palavra e do espetador enquanto participante, caminho que, sem que o tivesse traçado à partida, tem vindo a marcar a sua atividade. Assim, dá continuidade direta aos programas “Uma sombra é para…” (2023 e 2024) e “FLORescente” (2022), que já o levaram às mesmas livrarias.
 
Do trajeto deste coletivo teatral – que é coordenado pela atriz e professora de teatro Adriana Campos – constam ainda “Cem linhas”, um espetáculo que foi igualmente um livro (2016), e as ‘aberturas’ da Loja de Vender Poetas (2018) e da Loja de Vender FI (2019).
 
O Projeto Estúdio é um dos dois grupos teatrais em atividade na APCC, no âmbito das diferentes áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da instituição enquanto promotora da inclusão social. É desenvolvido tanto através de dinâmicas no campo da expressão dramática, como de apresentações a públicos diversos.
 
*Pedro Santos
Comunicação
Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra
www.apc-coimbra.org.pt

MUNICÍPIO DE SILVES ABRE PROCEDIMENTOS CONCURSAIS PARA 13 POSTOS DE TRABALHO

 O Município de Silves informa que foi publicado na II Série, nº 59 (parte H), de 25 de março de 2025, o aviso (extrato) referente à abertura de Procedimentos Concursais, com vista ao preenchimento dos seguintes postos de trabalho previstos e não ocupados no mapa de pessoal em vigor, nomeadamente:
 
» 2 postos de trabalho na carreira/categoria de Assistente Operacional na área de atividade de Carpinteiro;
» 2 postos de trabalho na carreira/categoria de Assistente Operacional na área de atividade de Calceteiro;
» 3 postos de trabalho na carreira/categoria de Assistente Operacional na área de atividade de Pedreiro;
» 2 postos de trabalho na carreira/categoria de Assistente Operacional na área de atividade de Eletricista;
» 4 postos de trabalho na carreira/categoria de Assistente Operacional na área de atividade de Cantoneiro.
Os eventuais interessados aos procedimentos concursais podem entregar as respetivas candidaturas até ao dia 07 de abril de 2025, devendo formalizá-las obrigatoriamente, dentro do prazo estabelecido para o efeito, através da plataforma eletrónica disponível no seguinte endereço https://concursos-drh.cm-silves.pt/
 
Mais se informa que todas as comunicações e notificações referente aos Procedimentos Concursais serão realizados através do e-mail fornecido pelo candidato aquando da apresentação da candidatura.
 
Para mais informações, entre em contacto, através do email: concursos.drh@cm-silves.pt ou telefone:  282 440 819.
 

Universidade de Coimbra | Astrofísica portuguesa nomeada para comité científico e técnico de observatório europeu

 
Sónia Antón, professora do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigadora do Centro de Física de Coimbra (CFisUC), foi nomeada membro do Science and Technical Committee (STC) do European Southern Observatory (ESO), representando Portugal neste comité consultivo. A nomeação, que vigorará do próximo dia 1 de abril a dezembro de 2027, foi aprovada por unanimidade pelo Conselho do ESO.

O STC tem um papel essencial na assessoria ao Conselho do ESO e ao Diretor-Geral em matéria de estratégia e operacionalidade da instituição. Entre as suas principais responsabilidades, incluem-se a definição de prioridades científicas para projetos e programas, bem como recomendações sobre a construção e modernização de instrumentação e telescópios. O comité também atua como elo entre o ESO e a comunidade científica dos seus Estados Membros, promovendo informação sobre os objetivos estratégicos da organização.
A seleção da professora Sónia Antón surge na sequência de um processo rigoroso. Cada Estado Membro do ESO propõe três candidatos, escolhidos através de um pedido nacional de manifestação de interesse e validação pelos seus delegados nacionais. «Embora a razão exata da escolha não tenha sido comunicada, acredito que a expertise em astrofísica extragalática, a experiência na utilização de diversos tipos de telescópios e a participação no desenvolvimento de instrumentação para o espaço tenham sido fatores determinantes. Esta nomeação representa um reconhecimento do meu percurso e contributo para a comunidade académica e científica», considera Sónia Antón.

O STC integra um representante de cada Estado Membro do ESO, um representante do Chile e até seis membros independentes, incluindo especialistas de países não-membros. Conta ainda com subcomités especializados, compostos por peritos em áreas específicas, que fornecem recomendações técnicas sobre as infraestruturas do ESO, como La Silla-Paranal, ALMA e o futuro E-ELT.
Esta nomeação também poderá trazer benefícios para a Universidade de Coimbra, especialmente para o Departamento de Física da FCTUC, onde se leciona o Mestrado em Astrofísica e Instrumentação para o Espaço. «Esta participação no STC fomenta a identificação de oportunidades para a Universidade, seja no âmbito de projetos científicos internacionais e estágios para estudantes, como também no desenvolvimento de novos instrumentos, na modernização de tecnologia existente e, em suma, na inovação em instrumentação para o espaço», acredita a docente.

Para a cientista, a motivação para integrar o STC prende-se com a oportunidade de contribuir para a visão estratégica do ESO e antecipar os desafios da astronomia nas próximas décadas. «É absolutamente aliciante estar na linha da frente das decisões que orientam a construção e evolução dos observatórios mais avançados do mundo», afirma.

A nomeação da professora Sónia Antón reforça, assim, a presença e influência da Astrofísica portuguesa nos grandes projetos internacionais e evidencia o contributo de Portugal para a investigação científica no âmbito do ESO.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Mosteiro de Cête acolhe concerto do Iberian Ensemble no sábado


O Mosteiro de São Pedro de Cête, em Paredes, acolhe no próximo sábado, 29, às 21h30, mais um recital do Iberian Ensemble integrado no ciclo “Percursos Sonoros pelo Interior do Património”.
Alexandre Andrade, na flauta barroca, e Ivan Oliveira, na teorba e guitarra barroca, serão os músicos de serviço do grupo de música antiga Iberian Ensemble.
A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

O Iberian Ensemble dedica o seu trabalho à performance histórica de repertórios dos séculos XVII e XVIII, com o recurso a uma formação flexível, em função do repertório e dos espaços de atuação.
Os seus programas procuram evidenciar os grandes compositores de referência europeia, bem como os mestres do barroco ibérico, tais como Carlos Seixas, Domenico Scarlatti, A. Vivaldi, Arcangelo Corelli, L. Boccherini e Pedro António Avondano, entre outros.
O ciclo de concertos “Percursos Sonoros pelo Interior do Património” tem o apoio da Direção-Geral das Artes e da Rota do Românico.
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação


TORNEIO ZONAL NORTE DE INFANTIS – SCC ALCANÇA 4 PÓDIOS

 
A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente com 9 atletas na competição que decorreu nos dias 21,22 e 23 de março nas piscinas municipais de Viseu.
A prova contou com a participação de 222 atletas em representação de 44 clubes oriundos das associações distritais do Nordeste, Minho, Norte de Portugal, Centro Norte de Portugal (Aveiro) e Coimbra.
Os maiores destaques da participação dos nadadores da coletividade de Cantanhede vão para 4 pódios alcançados, por Pedro Almeida que se sagrou vice-campeão zonal infantil A nos 100 bruços, Tomás Rodrigues infantil B foi vice-campeão zonal infantil B nos 100 mariposa.
Destaque ainda para as 2 estafetas compostas por David Marques, Diogo Lopes, Pedro Almeida, Vicente Diogo, que obtiveram também pódios 2º lugar nos 4x50 estilos e 3º lugar nos 4x50 livres.
Em termos de Classificação Individual (Nadador Completo), maior destaque para o 12º lugar de Tomas Rodrigues.
Participaram ainda na competição os atletas Francisco Pereira, Leonor Ferreira, Maria Ribeiro (Inf. A) e Maria Jesus (Inf. B).