Aveiro recebeu três workshops sobre descarbonização promovidos pela AIP no âmbito do projeto europeu REEValue
Empresas e especialistas debateram soluções práticas para reforçar a sustentabilidade e competitividade dos setores alimentar, bebidas e transportes.
Nos dias 8 e 9 de abril de 2025, a Associação Industrial Portuguesa (AIP) organizou em Aveiro três workshops dedicados à descarbonização das cadeias de valor nos setores da alimentação, bebidas e transportes, no âmbito do projeto REEValue, financiado pela Comissão Europeia através da iniciativa LIFE.
Estes workshops juntaram representantes de empresas, entidades públicas e especialistas nacionais e europeus para partilhar boas práticas, discutir soluções tecnológicas e identificar instrumentos de financiamento que apoiem a transição para modelos de produção mais sustentáveis.
A sessão de abertura contou com intervenções de António Casimiro, coordenador do projeto pela AIP, Mário Xuareb, CEO da MBB – Câmara do Comércio de Malta, e Claude Mercieca, da Agência de Energia e Água de Malta (EWA), entidade líder do consórcio europeu.
Três workshops, três temas essenciais para a descarbonização
O primeiro workshop, subordinado ao tema "Tecnologias para a Descarbonização nas cadeias de valor do setor alimentar e bebidas", contou com a participação de Adriana Fonseca de Almeida (Veolia Portugal), Catarina Nobre (Centro Valoriza, IP Portalegre) e outros especialistas, que apresentaram abordagens ligadas à economia circular, valorização de resíduos e gases renováveis, e o papel da academia.
O segundo workshop, dedicado a "Boas Práticas de Descarbonização", apresentou casos concretos de empresas nacionais, com intervenções de João Pedro Silva (Lactogal), Gabriela Rodrigues (Casa Mendes Gonçalves), David Mota (Grupo Luís Vicente) e João Rocha (Santos e Vale), que partilharam as suas experiências na redução da pegada carbónica.
O terceiro workshop, realizado no dia 9 de abril, centrou-se no "Financiamento para a Descarbonização", abordando oportunidades de apoio através dos EEA Grants (Susana Escária – Secretaria-Geral do Ambiente), do Portugal 2030 (Francisco Ramires – Compete 2030) e de linhas de financiamento nacionais (Manuel Queiroz Ribeiro – Banco de Fomento Português).
Um consórcio europeu para acelerar a transição energética
O REEValue é um projeto europeu que visa capacitar as empresas dos setores de alimentos, bebidas e transportes para melhorar a eficiência energética e investir em energia renovável. O projeto promove colaborações ao longo das cadeias de valor que se traduzem em economia de energia e custos, através de sessões de mentoria, reuniões personalizadas, workshops e uma conferência internacional.
O consórcio REEValue é liderado pela Agência de Energia e Água de Malta (EWA) e reúne oito organizações de seis países europeus: EWA e CRES (agências nacionais), AEMS e UNIBS (especialistas técnicos), AIP, Câmara de Cork, ECSLA e MBB (representantes comerciais), e a empresa italiana Sammontana, como caso de boas práticas.
Estes três workshops em Aveiro reforçaram o papel da cooperação europeia na promoção da sustentabilidade industrial e deixaram um conjunto de contributos práticos e inspiradores para todas as empresas participantes.
*AIP - Departamento de Comunicação e Informação