quarta-feira, 16 de abril de 2025

Bilhete Postal - ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP


E se os consumidores europeus decidissem não comprar produtos americanos? A guerra das tarifas não fazia sentido.
Em democracia, com cidadãos esclarecidos, isso é possível.
Lembro há muitos anos atrás o caso do Coliseu do Porto, que uma seguradora tinha vendido à IURD, Igreja Universal do Reino de Deus. O movimento de boicote à seguradora foi brutal e esta não vendeu.
O todo poderoso Elon Musk, da Tesla, viu as vendas caírem e os stands alvo de manifestações. Diz agora que pediu a Trump zero tarifas para a Europa.
Um movimento internacional de boicote a produtos dos Estados Unidos começou a ganhar força no mês de março, alastrando-se do Canadá à Europa”.
Em Portugal, o Movimento pela Democracia
Participativa (MDP) lançou uma petição chamada "Boicote aos Produtos Americanos: Uma Resposta ao Impacto das Políticas de Trump". Para o movimento, "produtos americanos, que antes eram consumidos com regularidade e até com uma certa adoração, passaram a ser vistos sob outra óptica".
Tudo como forma de dizer 'não' ao que consideram uma postura económica arrogante e agressiva por parte do governo americano".
Um sentimento anti-americano instalou-se nos países tradicionalmente parceiros dos Estados Unidos? Ou será um sentimento anti-Trump?
Acreditemos que seja ‘loucura’ passageira. Mesmo que assim seja, as relações não voltarão a ser o que eram. Gerou-se desconfiança.
Amizade é como café; uma vez frio, nunca volta o sabor original, mesmo aquecido”, disse o reconhecido filósofo Immanuel Kant.

Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque
Acreditemos que seja ‘loucura’ passageira. Mesmo que assim seja, as relações não voltarão a ser o que eram”



“Eventos que ligam”: Câmara de Aveiro lança Aveiro Parquexpo com marca que aposta na conexão e no futuro


Nova identidade reforça posicionamento competitivo de Aveiro “Eventos que ligam”: Câmara de Aveiro lança Aveiro Parquexpo com marca que aposta na conexão e no futuro Identidade visual sublinha a Aveiro como centro de conexões e dinamizador económico, reforçando o balanço positivo de 12 anos de gestão do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro Aveiro, 16 de abril de 2025 – A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresentou hoje a Aveiro Parquexpo E.M., S.A., a nova empresa municipal que sucede à extinta Aveiro Expo E.M., S.A., encerrada em 2024 na sequência de um processo de liquidação levado a cabo pela Câmara de Aveiro. Com uma identidade renovada e um posicionamento assente na ideia de “Eventos que ligam”, a Aveiro Parquexpo afirma-se como um centro dinâmico de conexões, apostando na versatilidade e na valorização do território como motor de desenvolvimento social e económico.
A nova marca, hoje revelada publicamente, expressa visual e simbolicamente o conceito de ligação – entre pessoas, ideias, setores, regiões e culturas. O logotipo da Aveiro Parquexpo estabelece uma ligação visual entre o “o” de Aveiro e o “e” de Parquexpo, espelhando a assinatura da marca: “Eventos que ligam”. Esta união gráfica representa o propósito de criar pontes – entre o espaço e a comunidade, entre Aveiro e os mercados nacional e internacional, entre o passado e o futuro.
“A criação da Aveiro Parquexpo e a apresentação da sua nova marca são o culminar de um ciclo de transformação profunda que iniciámos em 2013. Esta empresa nasce com bases sólidas, uma estratégia clara e uma ambição renovada de colocar Aveiro no centro das ligações que movem a economia, a cultura e o conhecimento”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, complementando com a referência “muito positiva da nova sociedade entre a Câmara de Aveiro e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, numa aposta em aprofundar a importância Regional e Nacional da atividade do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro”.
Com palavras-chave como versatilidade, dinamismo, tradições, emoções e vivacidade, a nova identidade sublinha o papel da empresa enquanto palco de encontros autênticos e geradores de valor, com foco claro em eventos que contribuem para o crescimento sustentável do Município.

12 anos de gestão da Aveiro Expo
A criação da Aveiro Parquexpo acontece no seguimento de uma profunda reestruturação iniciada pela Câmara de Aveiro em 2013, sob a liderança do Presidente Ribau Esteves. Durante os últimos 12 anos, a Câmara conseguiu reverter os resultados negativos acumulados pela antiga Aveiro Expo, implementando uma estratégia de reorganização profunda e sustentável, e que consubstancia um balanço muito positivo do trabalho realizado.
No plano económico, os resultados obtidos ao longo dos últimos anos traduzem uma mudança estrutural profunda. Em 2014, a empresa municipal registava um resultado líquido negativo superior a 100 mil euros e um volume de negócios inferior a 800 mil euros. A partir de 2016, com a implementação de uma nova estratégia de gestão, os indicadores começaram a inverter. Em 2023, o volume de negócios ultrapassou os 1,3 milhões de euros e o resultado líquido foi consistentemente positivo, atingindo os 285 mil euros.
Esta evolução – mesmo registando o impacto negativo provocado pela pandemia de Covid-19, que obrigou a CMA a injetar 266 mil euros na empresa – reflete a eficácia da governação municipal, que transformou uma estrutura deficitária numa empresa financeiramente sólida, preparada para crescer e servir Aveiro com mais ambição e capacidade.
Entre as principais medidas destacam-se a valorização dos recursos humanos, a reorganização do calendário de eventos, o pagamento de dívidas acumuladas, a manutenção e qualificação de infraestruturas e a melhoria significativa da gestão financeira. A renovação do parque de estacionamento, a instalação de novos sistemas de segurança e contagem de entradas, bem como o reforço da atratividade de eventos âncora – como a renovada Feira de Março, o Aveiro Tech Week (Techdays e Gaming), a Nova Agrovouga, a Automobília e o Salão Automóvel dos Carochas – foram determinantes para a recuperação da empresa e para a dinamização da economia local.

EU e ERAA
A CMA aprovou o Estudo Urbanístico (EU) do Parque de Feiras em dezembro de 2019, que definiu o modelo espacial de ampliação do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro (PFEA) e o desenvolvimento urbano da sua envolvente.
No âmbito de um trabalho conjunto das Câmaras de Aveiro e Águeda, com o apoio da Infraestruturas de Portugal e o trabalho do projetista Riportico, está em fase final de execução o projeto do Eixo Rodoviário Aveiro Águeda (ERAA), que se vai inserir na rotunda a nascente da Avenida que serve o PFEA, sendo que no desenvolvimento dos projetos de ampliação do PFEA têm de fazer a devida e pormenorizada compatibilização com o ERAA.

A Pandemia de Covid-19
O período de 2020-2021 ficou indubitavelmente marcado pela Pandemia de Covid-19, que afectou o regular funcionamento da infraestrutura. Apesar disso, a Aveiro Expo desempenhou um papel crucial no apoio ao combate à pandemia da COVID-19, garantindo a continuidade das suas atividades essenciais. Com medidas extraordinárias de apoio, incluindo uma injeção de capital pela CMA e a reconversão dos espaços para funções prioritárias como o Centro de Vacinação Municipal, o Parque de Feiras e Exposições foi crucial para assegurar uma resposta rápida e eficaz às necessidades da população.
Mesmo durante esse período crítico, foi possível manter a relevância do recinto, acolher eventos adaptados às restrições sanitárias — como o Ria Luna Park — e colaborar na logística do voto antecipado em contexto pandémico. Esta capacidade de adaptação e serviço público reforçou a importância da infraestrutura.

Mais de 400 eventos
No total, foram realizados 414 eventos entre 2014 e 2025, com impactos positivos visíveis na criação de postos de trabalho, na dinamização turística e na afirmação de Aveiro como destino de referência no circuito nacional de feiras, congressos e encontros temáticos.
Com a Aveiro Parquexpo, a Câmara de Aveiro dá continuidade a um trabalho de consolidação da recuperação e sustentabilidade financeira do Parque de Feiras e Exposições e afirmação estratégica, consolidando os resultados de mais de uma década de gestão eficiente. Esta nova etapa reforça a confiança no futuro, com uma empresa robusta, competitiva e com uma marca contemporânea, alinhada com as exigências do mercado.

A Aveiro Parquexpo já se encontra presente nas redes sociais – Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube – e o seu novo site entrará em funcionamento no final do mês de abril. A versão final da plataforma digital, integrará uma funcionalidade inovadora: a possibilidade de realizar visitas virtuais ao espaço. Esta ferramenta será essencial para o posicionamento comercial da empresa e para a promoção dos seus serviços, aumentando a sua competitividade e permitindo alcançar novos mercados, em linha com a visão estratégica que sustenta esta nova fase da empresa municipal.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Silves | CONSTRAGIMENTOS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALGOZ E TUNES ENTRE OS DIAS 22 E 24 DE ABRIL

 O Município de Silves informa que, entre os dias 22 e 24 de abril, as Freguesias de Algoz e Tunes irão sofrer constrangimentos no fornecimento de água devido a intervenções na rede pública de abastecimento de água no âmbito da empreitada de "Repavimentação de Arruamentos e Infraestruturas de Abastecimento de Água na Senhora do Pilar", em locais específicos:
» no dia 22 de abril, entre as 8h00 e as 14h00, a diminuição da pressão na rede pública de abastecimento de água afetará as freguesias de Algoz e Tunes;
» no dia 23 de abril, entre as 9h00 e as 16h00, o fornecimento de água será interrompido na Zona Industrial do Algoz, Urbanização Green Village, Rua Dr. Marreiros Leite e Estrada M526-1 (após a Zona Industrial),
no Algoz, para trabalhos de ligação à rede pública de abastecimento de água;
» no dia 24 de abril, a zona lateral poente da Rua Dr. Ataíde de Oliveira e Rua de Vales, no Algoz, sofrerá um corte no abastecimento de água, entre as 9h00 e as 16h00.
 
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes pelos transtornos causados.

 

ATÉ AO DIA 7 DE MAIO PARTICIPE NA RECOLHA DE IMAGENS PARA O LIVRO DEDICADO AOS 20 ANOS DA FEIRA MEDIEVAL DE SILVES


A Feira Medieval de Silves celebra, em 2025, 20 anos de existência e o Município de Silves pretende assinalar este momento com o lançamento de um livro de fotografias composto por uma seleção de imagens que evidenciem a história, magia, animação e essência tão particular da Feira Medieval de Silves ao longo das suas 20 edições.
Os interessados que tenham imagens das várias edições da Feira Medieval de Silves e queiram fazer parte desta história especial e memorável poderão participar na recolha fotográfica até ao dia 7 de maio. A participação é gratuita e as fotografias deverão ser enviadas para o e-mail comunicacao@cm-silves.pt ou entregues diretamente no Gabinete de Informação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Silves acompanhadas pela declaração de Cedência dos Direitos de Imagem, disponível para preenchimento e download através do link https://feiramedievaldesilves.pt/menu/3128/20-anos-feira-medieval-de-silves.
 
O reconhecido fotógrafo Silvense André Boto, a fotógrafa e autora Ana Abrão e Carla Silvestre, técnica superior no Gabinete de Informação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Silves e interveniente ao longo das 20 edições da Feira Medieval de Silves, são o júri do concurso e responsáveis pela seleção das imagens que farão parte do livro comemorativo com publicação agendada para o dia 1 de agosto de 2025 juntamente com a inauguração da mostra fotográfica onde serão expostas as imagens selecionadas e que estará patente até final de setembro na Igreja da Misericórdia de Silves.
Para mais informações consulte as Normas de Participação.
 
Aceite o convite e faça parte da incrível história da Feira Medieval de Silves!
 

 

DIA 4 DE MAIO SILVES TOUR APOIA A INSTITUIÇÃO CASTELO DE SONHOS

 O Município de Silves volta a promover o evento Silves Tour que se realiza no Dia da Mãe, a 4 de maio, com início marcado para as 09h30 no Complexo das Piscinas Municipais de Silves.
A iniciativa que é uma referência a nível regional pela sua vertente desportiva e de solidariedade irá apoiar, em 2025, a instituição particular de solidariedade social Castelo de Sonhos, sediada na cidade de Silves, com a missão de "facultar apoio à criança na área da educação e da saúde, prevenindo-a de situações de risco social, físico, psicológico e moral, minimizando a pobreza familiar e prestando apoio social onde se incluem os cuidados diversos ao domicílio".
Como habitualmente a campanha “#EuAjudo!” desafia todos a adquirir a t-shirt do evento, cujas verbas angariadas reverterão para a instituição apoiada. As t-shirt têm o custo de 6 euros (tamanho de adulto) e de 4 euros (tamanho de criança) e poderão ser adquiridas antecipadamente no Complexo das Piscinas Municipais de Silves, Juntas de Freguesia do concelho ou no dia do evento, no local.
O Silves Tour disponibiliza diferentes percursos e modalidades de participação que se adaptam a todas as idades e necessidades, são estas: a marcha-corrida (integrada no calendário regional do IPDJ), com dois percursos opcionais de 6,5 km e 11,4 km e o passeio guiado de Bicicleta / BTT, com uma distância de 20 km e grau de dificuldade médio/baixo e uso obrigatório de capacete.
 
Também a caminhada Mini Mamã está de regresso para assinalar o Dia da Mãe. A 9.º edição da iniciativa consiste num percurso de 2 km pela ciclovia da zona ribeirinha, com um programa de atividades direcionadas para toda a família, especialmente para as mães e crianças de todas as idades, podendo ser efetuada em passeio com carrinhos de bebés, triciclos, bicicletas, trotinetas, entre outros. Haverá, ainda, junto ao Complexo das Piscinas Municipais de Silves o Espaço Mini Mamã, com diversos jogos, gincana de bicicleta e aulas de grupo para toda a família.
 
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória (para efeitos de seguro desportivo) no portal do Município https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=31981 , ou no local.
A correr, caminhar, de bicicleta, carrinho de bebé...estão todos convidados a participar no evento Silves Tour, a apoiar a IPSS Castelo de Sonhos e a associarem-se à campanha "Lixo Zero 0 - Ambiente 100", uma iniciativa que tem o objetivo de sensibilizar todos os participantes para a necessidade de redução do lixo e diminuição da sua pegada ambiental, sendo solicitado que cada participante traga a sua garrafa/cantil para que, durante a prova, a organização possa enchê-la.
 
Este ano o Silves Tour conta com as entidades parceiras IPSS Castelo de Sonhos, Instituto Português do Desporto e Juventude, Programa Nacional de Marcha e Corrida, o Plano Nacional de Ética no Desporto e o Programa Nacional de Desporto Para Todos; e com o apoio das Frutas Lurdes, Frutas Mourinho, Frutas Tereso, Ponto Seguro – Mediação de Seguros, Agrupamento de Escolas de Silves, BTT Algarve Maniacs; Clube BTT de Silves, Associação Extremosul, Clube Xelb, Grupo Aventura e Desporto de Alcantarilha-Gare, ADECT - Associação Desportiva e Cultural de Tunes, Altimetria – Associação Desportiva, Núcleo de BTT dos Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Silves e Guarda Nacional Republicana – Destacamento Territorial de Silves.
 
 
+ info IPSS Castelo de Sonhos:
 
O Castelo de Sonhos, é uma IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social, constituída em 1999 de modo a aumentar a oferta de apoio social no concelho de Silves. Esta pauta-se pela sua vertente social de apoio a pessoas e famílias carenciadas, através da entrega de vestuário, mobiliário, eletrodomésticos, produtos de higiene pessoal, enxovais para crianças recém-nascidas, cujos produtos são oferecidos por famílias que gostam de ajudar outras.
A instituição tem como missão conceder apoio à criança na área da educação e da saúde, prevenindo-a de situações de risco social, físico, psicológico e moral, minimizar a pobreza familiar e prestar apoio social onde se incluem os cuidados diversos ao domicílio.
A sua intervenção abrange cerca de 400 pessoas, nas diferentes ofertas de apoio que a instituição oferece à comunidade, tais como o Banco Alimentar, o POAPMC-Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas e o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), que presta apoio a cerca de 100 famílias.
Possui escritórios numa sede própria, assim como uma loja social, na cidade de Silves. Utiliza uma sala em instalações municipais e uma Escola Primária concedida pelo Município para acondicionamento de peças de vestuário, entre outros artigos que lhe são concedidos para oferta a famílias desfavorecidas ou venda e angariação de fundos.
Conta anualmente com apoios financeiros da Câmara Municipal, enquadrados no Programa de Apoio a Instituições de Intervenção Social (PAIIS), que funcionam como suporte à concretização dos seus projetos e atividades em prol da comunidade.

 

Silves | APP ROTA DA LARANJA COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA NOVOS PARCEIROS

 Estão abertas as candidaturas para os novos parceiros que queiram fazer parte da aplicação (APP) Rota da Laranja.
Serão admitidas candidaturas de diferentes categorias de parceiros, são estas: produtores de laranja, Vinhos de Silves, restauração, alojamento, entretenimento, lazer, comércio e artesanato. As inscrições são online  e podem ser realizadas através do seguinte endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBXLEjDUYysIDW_SB4z07N406gpQiNijjkB2BtKXIjgeRdpg/viewform?usp=dialog  (questionário criado através da plataforma Google Forms, pelo que será necessário ter sessão iniciada numa conta Gmail para visualização e preenchimento do formulário).
O projeto desenvolvido pelo Município de Silves é uma oportunidade única para promoção, visibilidade e posicionamento de negócios locais com diversas vantagens, como a divulgação gratuita através da APP, redes sociais e campanhas do Município de Silves e ainda a identificação com as marcas reconhecidas Silves, Capital da Laranja e Vinhos de Silves. A adesão à APP Rota da Laranja irá, igualmente, proporcionar a criação de parcerias e sinergias entre aderentes, o que permitirá uma maior coesão territorial e a diminuição de assimetrias entre o interior e o litoral, resultando no maior número de visitantes e potenciais clientes e no desenvolvimento local.
 
A Rota da Laranja é um produto turístico inovador, que valoriza a laranja como um recurso local de excelência, integrando uma rede de serviços que conectam diversos pontos de interesse, proporcionando atividades autênticas e experiências imersivas que possibilitam aos visitantes a descoberta do território, da Serra ao Mar, através de itinerários autónomos e experiências interativas, como é o caso da realidade aumentada e vistas panorâmicas a 360º.
 
A informação completa para realização da candidatura está disponível para consulta no “Regulamento de Adesão à Aplicação Rota da Laranja”. Os contactos para esclarecimentos adicionais são o e-mail turismo@cm-silves.pt ou o telefone 282 440 800.
 
Seja um parceiro Rota da Laranja. Faça já a sua inscrição!

Cantanhede | Na quinta-feira. Concerto final da IV Masterclass marca o encerramento do Festival de Guitarra Clássica de Cantanhede

 
A IV Masterclass de Guitarra ocorrerá hoje e amanhã, 17 de abril, culminando com o concerto de encerramento no dia 17, quinta-feira. Este concerto de guitarra, no âmbito do Festival de Guitarra Clássica de Cantanhede, é um dos eventos marcantes da agenda cultural da região nesta semana.
Sob a orientação de Pedro Rodrigues, a IV Masterclass de Guitarra permitirá aos alunos de nível médio e avançado aprofundarem os seus conhecimentos numa envolvência musical diferenciadora.
Este evento será um ponto de convergência de aprendizagens e crescimento para a comunidade local e seus visitantes, proporcionando uma oportunidade única para jovens talentos e artistas profissionais se conectarem, explorando novas possibilidades e apresentando o seu trabalho num ambiente de excelência musical.
É já na quinta-feira, pelas 19H00, que os participantes nesta masterclass sobem ao palco da Academia de Música de Cantanhede encerrando um vasto conjunto de ações e iniciativas em torno da tradição e da inovação da música para guitarra clássica.
Recorde-se que, o festival começou com a atuação de Pedro Rodrigues, um dos maiores nomes da guitarra em Portugal, no passado sábado, a que se seguiram um Workshop de Soundpainting, agregando instrumentistas de várias áreas, e um Estágio de Ensemble de Guitarras destinado a proporcionar aos mais novos uma oportunidade de realizar música em conjunto.
Este festival, organizado pela Academia de Música de Cantanhede com o alto patrocínio do Município de Cantanhede, reúne músicos, estudantes e entusiastas da guitarra.

CCDR Norte, Turismo do Porto e Norte de Portugal e Associação de Municípios do Vale do Sousa relançam “Rota do Românico”

 Protocolo de cooperação é celebrado esta quinta-feira, 17 de abril, pelas 17h00, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada
 
A CCDR Norte, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Associação de Municípios do Vale do Sousa vão estabelecer, esta quinta-feira, 17 de abril, pelas 17h00, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, um protocolo de cooperação interinstitucional tendo em vista a estruturação, desenvolvimento, dinamização e promoção do projeto “Rotas do Norte”, nomeadamente da Rota “Românico a Norte”, objeto cultural e produto turístico de relevância estratégico nos Planos de Ação da Cultura e do Turismo NORTE 2030, aproveitando do legado e experiência do projeto “Rota do Românico”.
 
Para o Vice-Presidente da CCDR NORTE, Jorge Sobrado, “este protocolo marca o início de uma nova fase da Rota do Românico tal como a conhecemos. É o início da refundação do projeto. A Rota do Românico estender-se-á a toda a Região Norte, alargará o seu itinerário, adquire maior sustentabilidade e condições de internacionalização, e aumentará a influência da sua marca. É um exemplo de iniciativa dos seus municípios fundadores e é uma prova de maturidade regional."
 
Por sua vez, o presidente da Valsousa, Nuno Fonseca considera que “a assinatura deste protocolo se reveste de particular importância para o Norte de Portugal ao estabelecer as bases para um modelo institucional de gestão da Rota do Românico, mais robusto e articulado. Com o compromisso do alargamento da Rota do Românico, que possui um saber-fazer consolidado, o Norte ganha uma nova centralidade cultural e turística, ancorada na valorização de um legado que o distingue e funde.”
 
O responsável salienta ainda que “o Românico afirma-se como o elemento estruturante da identidade territorial, é um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável e afirmação da coesão regional.”
 
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.
 
Com este protocolo pretende-se a reforma do modelo institucional de gestão da Rota do Românico, conformando-o à escala regional do Norte de Portugal e aos desafios de viabilidade e sustentabilidade, e qualificando a sua estrutura de gestão, sendo que os imóveis e bens a integrar na Rota “Românico a Norte” seguem os princípios programáticos e referenciais adotados pela Comissão de Gestão das “Rotas do Norte”, designadamente nos respetivos “Critérios de adesão e de reconhecimento” “Termos referenciais do procedimento de atribuição do selo Rotas do Norte”, publicados no site da CCDR NORTE.
 
Refira-se que o Plano de Ação Regional para a Cultura NORTE 2030 estabelece como uma das suas iniciativas estruturantes a organização, gestão e promoção de rotas turísticas regionais de Património Cultural, designadas de “Rotas do Norte”, identificando a Rota “Românico a Norte”, como uma delas.
 
A sessão de assinatura do protocolo assinala as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se celebra a 18 de abril, Sexta-feira Santa.
 
A sessão é aberta à comunicação social.
 
Lousada, 16 de abril de 2025

Grupo Valouro celebra 150 anos renovando a visão e valores dos fundadores

 O maior grupo português do sector avícola assinalou o 150º aniversário reunindo 2.000 colaboradores em evento de celebração. José António e António José dos Santos, acionistas e os rostos do Grupo, evocaram os princípios da empresa fundada em 1875: “Agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e amigos que têm ajudado a construir o Grupo Valouro; e renovamos o nosso compromisso com a visão e valores dos nossos fundadores”
Grupo Valouro, o maior grupo avícola português e um dos maiores da Europa, comemora em 2025 os 150 anos de atividade. O grupo assinalou a efeméride reunindo cerca de 2000 colaboradores, demais parceiros e representantes institucionais num evento de celebração, sob o mote “Somos Todos Grupo Valouro”, que teve lugar no último sábado, dia 12 de abril, no CNEMA, em Santarém.
A importância dos valores fundadores do Grupo Valouro foi sinalizada pelos acionistas, enquanto inspiração e visão que se renova para o futuro. “Celebrar 150 anos de atividade é um privilégio reservado a muito poucas empresas. Os valores que estão na nossa génese e nos trouxeram até aqui – trabalho árduo, inovação, integridade e ligação à comunidade – continuarão a ser a nossa inspiração”. “Em nome dos acionistas, agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e amigos que têm ajudado a construir este Grupo; e renovamos hoje e para o futuro o nosso compromisso com a visão e os valores dos nossos fundadores”, afirmaram os gémeos José António e António José dos Santos.
A celebração dos 150 anos do Grupo Valouro, um evento realizado com o objetivo de congregar todas as 35 empresas do grupo, reuniu, além de colaboradores, 15 autarcas de municípios onde o Grupo Valouro tem atividade, bem como demais representantes de parceiros e entidades. O programa, que incluiu a estreia de um novo vídeo institucional e atribuição de distinções diversas, surgiu como uma viagem no tempo, celebrando o percurso começado há 150 anos numa pequena loja da cidade de Lisboa. Entre as diversas intervenções, destaque para o discurso do Professor Manuel Chaveiro Soares, administrador da empresa Pinto Valouro, que destacou o percurso e trabalho realizado pelos familiares que lideram o grupo. Fernando Pereira, administrador da Avibur, fez-lhes depois uma oferta simbólica, um quadro da autoria de António Bessa, em nome de todos os gestores e administradores das diversas empresas.
Uma jornada familiar através de gerações
Um dos pontos altos da comemoração dos 150 anos foi a estreia de um novo vídeo institucional, que narra a notável jornada do Grupo Valouro desde as origens modestas até à posição atual de referência internacional. O filme destaca o percurso inspirador da Família Santos, que iniciou a atividade em 1875, com a venda de aves na baixa lisboeta, e que, em virtude de dedicação diária, construiu o reputado conjunto de empresas no setor agroalimentar.
De notar que o grupo mantém ainda hoje o seu carácter familiar, com o capital a ser detido pelos irmãos gémeos José António e António José dos Santos, a sua irmã Maria Júlia Santos Ferreira e o sobrinho Dinis Santos.
Dimensão e alcance
A dimensão atual do grupo contrasta de forma evidente com as origens humildes. Hoje, 150 anos depois, o Grupo Valouro SGPS, SA integra 35 empresas, emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores, fornece mais de 4.000 clientes, vende anualmente 650 mil toneladas de produtos e exporta para mais de 45 países em todo o mundo.
A operação, integrada de forma vertical, abrange todas as etapas da cadeia de valor: desde a produção agrícola, fabrico de rações, incubação, multiplicação e engorda de aves, abate e transformação, até à distribuição alimentar, transportes, produção de energia, seguros e turismo. Marcas como Avibom, Kilom, Solara e Rações Valouro tornaram-se presença constante na vida de milhões de consumidores nacionais e internacionais.
O percurso do Grupo Valouro tem sido marcado por decisões visionárias e sustentadas. A criação da Granja Avícola do Oeste, em 1966, a fundação da emblemática Avibom, em 1974, a inauguração das primeiras fábricas de rações, em 1978, ou o desenvolvimento de um dos maiores complexos agropecuários da União Europeia, na Herdade da Daroeira, na década de 1990, são alguns dos exemplos mais paradigmáticos desta visão.
Compromisso verde: líder na sustentabilidade energética
Em permanente sintonia com a evolução da sociedade, o Grupo Valouro assumiu um forte compromisso com a sustentabilidade ambiental, que se tornou uma prioridade estratégica.
Este compromisso é evidenciado pelos investimentos significativos em unidades de tratamento de subprodutos e energias renováveis, incluindo solar e eólica. Atualmente, o grupo produz o dobro da energia que consome, posicionando-se como agente ativo na transição energética e na preservação dos recursos naturais.
 
150 Anos do Grupo Valouro – Cronologia
1. As origens: O nascer de uma visão (séc. XIX)
· 1875 - Início da atividade pela Família Santos, com a venda de aves ao público na antiga Rua dos Álamos (na atual Praça Martim Moniz), em Lisboa.
·Durante quase meio século, a Família Santos adquiria os animais vivos a pequenos produtores particulares, nas quintas dos arredores da capital, e transportava-os para o centro da cidade, onde eram abatidos e depenados antes de serem colocados à disposição do público.
· Pouco tempo depois, a atividade muda para instalações na Praça da Figueira.
2. Era da modernização (1950-1970)
Décadas de 1950-60
· Os irmãos gémeos José António e António José dos Santos vão estudar para Lisboa e começam a coadjuvar o tio-avô Manuel no negócio familiar.
· 1966 - Início da modernização e expansão do grupo, com a fundação da Sociedade Granja Avícola do Oeste.
Década de 1970
· 1974 - Criação da empresa Persuínos, mais tarde rebatizada como Avibom, uma das marcas mais emblemáticas do grupo.
·1978 - Inauguração da primeira fábrica das Rações Valouro, na Lourinhã.
 3.Expansão e diversificação (1980-1990)

Década de 1980
 · 1986 – Criação da Sociedade Agrícola Quinta da Freiria, origem da marca Pinto Valouro.
· 1988 - Construção de uma segunda unidade das Rações Valouro, no Ramalhal.
· Reforço da produção integrada e controlo da cadeia de valor.
Década de 1990
· Implementação do complexo agroindustrial da Herdade da Daroeira, uma das maiores unidades avícolas, agrícolas e industriais da União Europeia.
· Lançamento de unidades especializadas, como a Interaves, em Alenquer (incubação, abate e engorda de codornizes e frangos do campo).
· Desenvolvimento de centros de incubação em Portugal e Espanha.
· Início da produção de fertilizantes orgânicos e rações especializadas.
· Aquisição dos matadouros Avibur, Savibel e Crizaves, ampliando a capacidade de abate.
· Lançamento de novas marcas: Solara (pastelaria salgada) e Kilom (charcutaria, pré-cozinhados e pronto-a-comer).

4. Século XXI: Inovação e sustentabilidade
· 2006 – Aquisição de um conjunto de empresas na região centro, em Santa Cita, centro de incubação e centro de abate que foi convertido em novo entreposto da Avibom.
· Investimento em energias renováveis: solar e eólica.
·Desenvolvimento de unidades de tratamento de subprodutos.
· Consolidação como maior grupo agroalimentar português na fileira avícola.
 
O Grupo Valouro em números
· 35 empresas
· Cerca de 3.000 colaboradores diretos e indiretos
· 4.000 clientes
· Exportações para mais de 45 países
· 650 mil toneladas de produto vendidas por ano

Sobre o Grupo Valouro SGPS, SA
Fundado em 1875, o Grupo Valouro SGPS, SA é uma referência nacional e internacional no setor avícola. Detém uma operação verticalmente integrada, que abrange agricultura, rações, incubação, multiplicação e engorda de aves, abate, transformação, distribuição, logística, produção de energia, seguros e turismo. Com presença em mais de 45 mercados e cerca de 3.000 colaboradores diretos e indiretos, é o maior grupo económico português na fileira avícola e um dos maiores da Europa.

*Atelier do Caractere
 

Proença-a-Nova | Relatório de Ordenamento do Território (REOT) do concelho em discussão pública


Até ao próximo dia 29 de maio está aberto o período de discussão pública do Relatório sobre o Estado do Ordenamento do Território, de acordo com o n.º 1 do artigo 89.º do RJIGT, podendo os interessados apresentar os seus contributos através do e-mail geral@cm-proencanova.pt
A Avaliação do Estado do Território visa efetuar o balanço das alterações ocorridas no município durante o período de análise estabelecido, tendo por base a avaliação das dinâmicas ocorridas nos seguintes domínios: demografia, equipamentos, ambiente, mobilidade e acessibilidade, infraestruturas básicas, economia, património, dinâmica territorial e estrutura ecológica.

A Avaliação do Planeamento Municipal visa efetuar o balanço da implementação dos instrumentos de gestão territorial incidentes sobre o território municipal, com especial incidência no Plano Diretor Municipal e Planos de Pormenor procedendo-se, por um lado, à avaliação do grau de concretização dos seus programas de execução e, por outro, à avaliação das dinâmicas urbanísticas ocorridas durante o período de análise.

O relatório sobre o estado de ordenamento do território encontra-se disponível para consulta nas instalações da Câmara Municipal, todos os dias úteis, durante o horário de expediente, e na página de internet da Câmara Municipal. Os interessados poderão apresentar as suas observações ou sugestões, presencialmente, por correio ou por via eletrónica.

*Andreia Gonçalves
Unidade de Comunicação, Turismo e Eventos

Proença-a-Nova associa-se à Campanha do Laço Azul


A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Proença-a-Nova (CPCJ), em parceria com a Câmara Municipal de Proença-a-Nova, o Gabinete da Ação Social e o CLDS 5G – Proença (A)colhe aderiram à campanha de sensibilização do “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância” como forma de criar maior consciencialização sobre esta problemática, junto das crianças e jovens, bem como da própria comunidade. Este ano foi colocado o laço azul, símbolo desta campanha, na rua de Santa Cruz, assim como laços de outras cores, os quais informam para os direitos da criança. Foram também afixados cartazes alusivos à temática nas entidades com representação na CPCJ.
A CPCJ de Proença-a-Nova está a acompanhar os casos sinalizados no concelho e tem linha aberta de contacto através do email cpcj.ProencaNova@cnpdpcj.pt ou do 939 274 247 sempre que sejam detetadas situações que mereçam o acompanhamento das autoridades.

O projeto CLDS 5G – Proença (A)colhe também se associou ao movimento da prevenção dos maus-tratos na infância através do grupo “Raízes C’ Alma”, que durante o mês de abril levará a várias aldeias do concelho uma atividade, que consiste na criação de laços azuis com frases alusivas à temática.

Os laços e mensagens são pendurados em locais visíveis para a comunidade, dando vida a um espaço decorado com carinho, reforçando que a proteção das crianças é uma responsabilidade de todos — independentemente da idade — e que o amor e o cuidado são valores que atravessam gerações.

O símbolo de laço azul surgiu nos Estados Unidos em 1989 após Bonnie Finney ter amarrado uma fita azul na antena do carro como forma de homenagear o seu neto, vítima mortal de maus tratos. De acordo com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, “a repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”. Em Portugal esta iniciativa promove ainda o slogan: “Serei o que me deres… que seja amor”.

*Andreia Gonçalves
Unidade de Comunicação, Turismo e Eventos


Aveiro | Fábrica Centro Ciência Viva vai instalar 14 STEAM Labs em Paços de Ferreira

 A Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, e em consórcio com a empresa SÍLABA, vai instalar 14 laboratórios STEAM nas escolas do município de Paços de Ferreira, depois de ter ganho o concurso público internacional destinado à aquisição de serviços para instalação de Laboratórios STEAM em cada uma das 14 escolas básicas do 1.º ciclo daquele concelho, ao abrigo da candidatura Norte 2030.
Este projeto inovador pretende promover uma metodologia de aprendizagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), com forte componente prática e baseada no “aprender fazendo”. Procura também promover competências STEAM e conhecimento curricular nos alunos do 1º ciclo do ensino básico (CEB), através de pontes entre o programa educativo STEAM e os currículos nacionais, e ainda promover um modelo de ensino centrado nos alunos e assente em projetos multidisciplinares, que realçam a importância do trabalho em grupo, da resolução de problemas e da criatividade.
A Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva, será responsável ainda pelo desenvolvimento de um programa educativo STEAM centrado nos alunos e pela criação de um curso de formação de 30 horas para os professores e os coordenadores das 14 escolas que irão receber os STEAM Labs.
O programa educativo inclui introdução ao conceito STEAM; robô segue linhas e programável; programação e inclusão de interface/hardware; fotografia e vídeo; programação e robótica na mobilidade urbana; desafios elétricos; modulação e impressão 3D; construções Creative Tinkering; plataforma de robótica com sensores; construção e programação; aplicações STEAM nas escolas e impacto educativo.
Este programa envolve as áreas curriculares do 1.º CEB, nomeadamente Português, Matemática, Estudo do Meio, Inglês, Programação Scratch, Artes e desenho.

Alunos e professores passarão a ter ao seu dispor recursos tecnológicos diversificados, tais como monitor PAD, impressora 3D, computadores, tablets, pistolas de cola quente, kits de robótica, kits de microeletrónica, estúdios Stop Motion, kits de eletricidade e kits de construção.

O contrato deste projeto foi assinado no passado mês de março, tem a duração de seis meses e um financiamento de 660 mil euros (mais IVA), financiado ao abrigo da candidatura Norte 2030 OP 5.

*Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro
Tel. +351 234 427 053 (chamada para a rede fixa nacional)