terça-feira, 15 de abril de 2025

Marinha Grande | PLANO OPERACIONAL MUNICIPAL APROVADO

 No passado dia 14 de abril, no Centro Empresarial, decorreu a reunião da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, tendo sido aprovado o Plano Operacional Municipal 2025 (POM 2025), por unanimidade.
O POM 2025 é um documento de planeamento, no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, e tem por objetivo descrever os procedimentos e meios envolvidos nas ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1.ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-rescaldo.
O plano servirá como documento de referência às diversas entidades com responsabilidades no Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, destacando-se os membros da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, com funções de coordenação ao nível municipal.
O POM 2025 encontra-se disponível para consulta no site da Câmara Municipal da Marinha Grande, no link https://www.cm-mgrande.pt/p/pom 

*Gabinete de Comunicação e Imagem

PEDRO CARDOSO E NELSON HELENO COMPETIRAM NO TRAIL DOS MOINHOS

 
Numa organização do Sporting Clube Moitense em parceria com a Junta de Freguesia de Moita dos Ferreiros e com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã e do Moinho do Boneco, teve lugar no passado dia 13 de abril, a 2ª edição do Trail dos Moinhos, que integrou uma prova de trail de 14km pontuável para o Circuito Nacional de Trail Sprint da ATRP zona sul, percorrendo vários caminhos e trilhos outrora feitos pelos moleiros e as zonas envolventes aos moinhos de Pinhôa, Moita dos Pinheiros, Lourinhã, celebrando o Dia Nacional dos Moinhos.
Participaram 2 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo Nelson Almeida, alcançado o 14º lugar na classificação geral masculino e o 4ºlugar no escalão MSenior, tendo Pedro Cardoso, alcançado o15º lugar masculino e o 5ºlugar no escalão M45.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

Rui Ventura assume liderança da Turismo Centro de Portugal com visão renovada


Cerimónia de tomada de posse do novo Presidente decorreu em Aveiro e contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo.

Rui Ventura tomou hoje posse como presidente da Comissão Executiva da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP), numa cerimónia que teve lugar no auditório do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro e que reuniu dezenas de personalidades do setor público e privado.
Entre os presentes, destacou-se o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, em representação do Governo. Do lado das instituições públicas, marcaram também presença, entre outros, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, e o presidente da Assembleia Geral da TCP, José Francisco Rolo, enquanto anfitriões do evento; a presidente da CCDRC, Isabel Damasceno; o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade; e o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros. Estiveram também presentes deputados à Assembleia da República, autarcas da região, representantes das Comunidades Intermunicipais e de outras Entidades Regionais de Turismo, bem como autoridades das Forças e Serviços de Segurança.
O setor privado esteve representado por empresários do turismo, presidentes das Comissões Vitivinícolas e dirigentes de associações como a APAVT, AHRESP, APECATE, ARAC, AHP, ADHP, entre outras.

Eleito em Assembleia Geral Extraordinária Eleitoral, realizada no passado dia 27 de março, Rui Ventura sucede a Raul Almeida, cujo falecimento, em dezembro de 2024, deixou o cargo vago. Os restantes órgãos sociais da TCP, eleitos em julho de 2023, mantêm-se inalterados.
“A Turismo Centro de Portugal é um desafio”
No discurso de tomada de posse, Rui Ventura começou por reafirmar o seu compromisso com a missão da entidade: “A Turismo Centro de Portugal é um desafio ao qual me vou dedicar de corpo e alma. Acredito no potencial do turismo nesta região e asseguro-vos que honrarei o compromisso assumido nesta campanha eleitoral. Como sempre fiz, irei, com os restantes órgãos e a equipa da comissão executiva, ouvir e ponderar as posições dos diversos players do território”.
Apelando à união em torno de um projeto coletivo, acrescentou: “Agora é o momento de agarrar as oportunidades, de atrair e agregar todos aqueles que se reveem na diversidade turística única do Centro de Portugal. Este é um território ímpar, de mulheres e homens de uma estirpe notável, o que nos faz acreditar no futuro da região. Vamos continuar a construir juntos um território único e desejável, para que possa crescer ainda mais”.
O novo presidente valorizou ainda o papel das pessoas e das comunidades locais: “Não há turismo sem pessoas, sem empresários, sem o cuidado de cada autarca em preservar o melhor de cada concelho. Desde o mais pequeno agricultor ao maior empresário da região, todos contam. A nossa região é um raro caso de resiliência em Portugal. É feita de gente autêntica, generosa e dedicada”.
Prioridades estratégicas para o mandato
Entre as prioridades traçadas para o seu mandato, Rui Ventura destacou a necessidade de uma maior articulação institucional: “Acredito que o Centro de Portugal tem condições únicas para ser uma alavanca de desenvolvimento nacional. Devemos falar a uma só voz. Somos um só território, com um único interesse comum”.

Na presença do Secretário de Estado do Turismo, Rui Ventura lançou um apelo à revisão do enquadramento legal que regula as entidades regionais de turismo. “Precisamos de trabalhar na reforma da Lei n.º 33. Os estudos demonstram que é possível avançar para uma maior autonomia administrativa e financeira, sem comprometer o alinhamento com a tutela do Turismo de Portugal. Todas as regiões já provaram que são capazes de manter esse equilíbrio”, assinalou.
Rui Ventura elencou ainda outras prioridades para o seu mandato: uma maior articulação entre a Turismo Centro de Portugal (responsável pela promoção interna do território) e a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (responsável pela promoção externa); a criação de um hotel-escola na região; a melhoria dos conteúdos e da experiência turística no destino; o estímulo à dinâmica territorial, através de eventos com impacto nacional e internacional; a aposta na digitalização e na sustentabilidade; a implementação de novos modelos de comercialização, distribuição, monitorização e auditoria do destino; o reforço da participação de parceiros públicos e privados nas decisões estratégicas; e o aprofundamento das relações com as regiões vizinhas de Castela, Leão, Extremadura e a Comunidade de Madrid, entre outras.

A concluir, garantiu: “Continuarei a ser sempre uma voz que jamais se calará quando estiver em causa o Centro de Portugal”.

Secretário de Estado do Turismo destaca três pilares para o sucesso

No encerramento da sessão, o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, destacou três pilares fundamentais para o sucesso da Turismo Centro de Portugal: a equipa, o território e a comissão executiva. “Quero começar por saudar os homens e as mulheres que integram a estrutura da Turismo Centro de Portugal. Foram eles que me acolheram quando iniciei funções, e são o verdadeiro núcleo da organização. Representam um porto de abrigo e uma base sólida para o futuro”, começou por dizer.

O segundo pilar, lembrou, é o território: “O segundo pilar está nesta Assembleia, nos autarcas, nos empresários, na diversidade do território. Um território com diferentes estágios de maturidade, mas onde são as empresas e os empresários que dão músculo ao turismo. Sem operação, não há verdadeira atividade turística”.

Por fim, destacou a comissão executiva da TCP: “Saúdo a equipa da direção executiva, que com o Presidente forma um triângulo virtuoso. É esta base que nos ajuda a ultrapassar momentos difíceis e que nos permite crescer nos mercados internos e externos”.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação

Cantanhede | De 1 a 15 de maio de 2025. Candidaturas às Bolsas de Inovação Científica Professor Doutor António Lima-de-Faria para o ano de 2025


A primeira fase das candidaturas às Bolsas de Inovação Científica Professor Doutor António Lima-de-Faria decorre de 1 a 15 de maio.  

Trata-se uma iniciativa que tem como objetivo estimular e apoiar a investigação científica inovadora, destinando-se a comparticipar os encargos inerentes à participação num congresso nacional ou internacional ou à realização de um estágio de curta duração, em Portugal ou no estrangeiro.
Foram criadas duas bolsas anuais, no valor de 1.000 euros cada, com duração de cinco anos. Uma é financiada pela autarquia e a outra foi instituída em homenagem a António Lima-de-Faria, eminente geneticista, académico e investigador já falecido.
Serão admitidos resumos ou planos de trabalhos de qualquer área ou ramo científico da autoria de jovens estudantes do ensino secundário ou do ensino superior, dos 15 aos 35 anos.
As candidaturas deverão ser entregues em mãos na Divisão de Educação e Juventude do Município de Cantanhede, sita na Casa Francisco Pinto, ou enviadas por correio para Câmara Municipal de Cantanhede - Praça Marquês de Marialva, 3060-133 Cantanhede, ao cuidado de Professora Doutora Manuela Grazina, coordenadora de Gestão Científica das Bolsas de Inovação Científica Professor Doutor António Lima-de-Faria.

MARINHA GRANDE CELEBRA O 25 DE ABRIL COM CULTURA, DESPORTO E TRADIÇÃO

 
As comemorações do 25 de Abril na Marinha Grande voltam a destacar-se em 2025 pela diversidade de atividades culturais, desportivas e comunitárias, refletindo o espírito da liberdade e participação que caracteriza a Revolução dos Cravos. Com uma forte tradição local, o programa é promovido pelo Município da Marinha Grande e envolve a comunidade em momentos de celebração e reflexão.

PROGRAMA DAS COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL DE 1974
20 de abril a 4 de maio de 2025
Projeto “Semear ABRIL” 
Espaço público do concelho (Marinha Grande/Moita/Vieira de Leiria)  
O projeto pretende dar visibilidade aos 4100 “CRAVOS” executados pela comunidade escolar e sénior do concelho. Consiste na decoração do espaço público exterior, numa singela homenagem a Celeste Caeiro, a mulher que distribuiu cravos pela população, num gesto que ficou na História e deu o nome à Revolução. 
20 de abril a 4 de maio de 2025
Projeto “O Vestido da Liberdade”
Jardim Stephens - Marinha Grande
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente - Escola Secundária Pinhal do Rei
O projeto "O Vestido da Liberdade" surge como uma homenagem criativa ao 25 de Abril, utilizando a Moda como meio de expressão para reforçar valores essenciais como a liberdade, a democracia e a transformação social. O vestido transmite uma mensagem de resistência, mudança e esperança. Estiveram envolvidos todos os alunos do curso de Design de Moda, 1º 2º e 3º ano em colaboração e articulação com professores de história e inglês. 

24 de abril . quinta-feira
18h30 – Inauguração da Exposição “A Passagem de um Testemunho”
Núcleo de Arte Contemporânea
Patente até 4 de outubro de 2025
Com a curadoria de Joana Silva, a exposição contempla obras de artistas na sua maioria da Marinha Grande, ou de concelhos vizinhos, tendo por objetivo dar a conhecer o trabalho de artistas locais que continuam a trabalhar e a transmitir o seu conhecimento e experiência do trabalho do vidro. Estarão representados artistas de diferentes gerações afirmando a importância da passagem do testemunho e da herança artística, social e cultural associada ao vidro.
Artistas representados: Alfredo Poeiras, Arlindo Francisco, Cláudio Duarte, Eduardo Fróis, Fernando Esperança, Joana Silva, José Nascimento, Júlio de Jesus, Nelson Figueiredo, Noel Francisco, Olinda Colaço, Sandro Matias, Rita Barata.
19h00 às 22h00 – Praça Guilherme Stephens
Campeonato Nacional de Milha Urbana | 35ª Edição
A edição mais antiga da milha urbana em Portugal, acolhe em 2025 o campeonato nacional de milha urbana.
Organização: Município da Marinha Grande, Federação Portuguesa de Atletismo, Clube Atletismo de Marinha Grande e Junta de Freguesia da Marinha Grande

22h15| Praça Guilherme Stephens
CONCERTO COMEMORATIVO DO 25 DE ABRIL
Com SONS DE CÁ e TOCÁNDAR
23h55 – MÚSICA “GRÂNDOLA-VILA MORENA”
23h58 - HINO NACIONAL “A PORTUGUESA”
00h00 - DISCURSO DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE, AURÉLIO FERREIRA, proferido da varanda do Salão Nobre
00h10 - ESPETÁCULO PIROMUSICAL
Espetáculo artístico que combina o lançamento de fogo de artificio com acompanhamento musical. 

00h15 - DJ TIAGO MOURINHO

25 de abril . sexta-feira
14h00 às 19h00 . Parque da Cerca

19ª EDIÇÃO DA CRIATIV(A)RTE 
25 DE ABRIL - PARQUE DA CERCA
O Município da Marinha Grande vai promover a 19.ª edição da CRIATIV(A)RTE, uma feira dedicada às artes, de carácter informal, sem quaisquer fins lucrativos, aberta à comunidade, cujo objetivo é o de criar na cidade da Marinha Grande um espaço para partilha de saberes, usos e costumes. Um evento único que visa proporcionar o encontro de pessoas, através das artes, da cultura e do desporto, pretendendo, simultaneamente, promover o comércio local e a atração de visitantes à cidade da Marinha Grande, com a dinamização de diversas atividades e muita animação, contando com a colaboração de Associações do Concelho.

PROGRAMA DE ATIVIDADES
ATIVIDADES DE PALCO

14h00 - Abertura da Criativ(a)rte
14h15 - Atuação do grupo de Dança Criativa da Projectos de Vida Sénior
Grupo que integra elementos que frequentam a Universidade Sénior, acompanhados pela professora Annabel Rosales da Escola de Dança Rosales Ballet. A dança não tem idade, nem limites. A dança faz bem ao corpo, à mente e à alma e eles são a prova disso mesmo.
Org: Projectos de Vida, Cooperativa Social, Cultural e Lúdica Sénior da Marinha Grande, CRL
15h00 – Aula livre de Tai Chi Chuan 
Demonstração de uma aula de Tai Chi Chuan pelo Mestre Paulo Domingues, acompanhado pelos alunos da Universidade Sénior. Aberta ao público em geral.
Org: Projectos de Vida, Cooperativa Social, Cultural e Lúdica Sénior da Marinha Grande, CRL
15h30 – Atuação da Escola de Artes e Movimento do Sport Operário Marinhense
Apresentação de vários momentos, Piano, Saxofone, Teatro, Hip Hop, Dança contemporânea e Danças do mundo, por alunos que frequentam a escola.
Org: Sport Operário Marinhense
16h30 - Atuação musical do grupo “Cantores Sem Idade” da Projectos de Vida Sénior
Grupo que integra elementos que frequentam a Universidade Sénior, acompanhados pelo músico Sílvio Pereira, trazendo um registo de música popular portuguesa a palco.
Org: Projectos de Vida, Cooperativa Social, Cultural e Lúdica Sénior da Marinha Grande, CRL
17h00 – Atuação do Grupo de Cavaquinhos – Verde Pinho
Grupo de cavaquinhos marinhense que se juntam desde 2016, cujo lema é: “Conviver, Aprender, Amar, para manter a felicidade e elevar a autoestima, a nossa e a de quem nos ouve”.
Org: Grupo de Cavaquinhos Verde Pinho/Associação Tocándar
17h30 – Atuação do Grupo de Cavaquinhos – Musicordem
Grupo de cavaquinhos marinhense, constituído por 20 executantes e vozes, um bandolim, uma viola-baixo e um bombo popular, que tocam e cantam música tradicional portuguesa, orientados pelo Maestro Bruno Santos.
Org: Grupo de Cavaquinhos Musicordem/Sociedade de Beneficência e Recreio 1º de janeiro
18h15 – Atuação do Rancho Folclórico de Picassinos
Uma atuação que pretende mostrar e divulgar os costumes e tradições da Marinha Grande, através das canções e dos trajes dos dançarinos. 
Org: Sociedade de Instrução e Recreio 1º de Maio
19h00 - Encerramento da Criativ(a)rte

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO 
Atividades de participação livre e gratuita.

- Modelagem de balões – escolhe o teu balão da Liberdade!
- Insuflável – liberta a tua energia!
- Circuito de Carrinhos a Pedal – vem testar a tua resistência! Traz o teu amigo.
- Música itinerante – uma divertida banda estilo Dixie que toca e canta músicas conhecidas de todo o público, incluindo os célebres temas de Abril.
- Workshop de Artes Circences – uma abordagem geral às artes circenses e às diferentes técnicas utilizadas nestas artes milenares. Os participantes são convidados a explorar e desenvolver as suas capacidades motoras, psíquicas, criativas e sociais ao executarem os exercícios que irão conhecer.
- O Elétrico da Liberdade – animação itinerante com o maquinista mais divertido e trapalhão das redondezas. 

ATIVIDADES DESPORTIVAS E DE LAZER 

JIU-JITSU/DEFESA PESSOAL
Apresentação desta arte marcial com demonstrações dinamizadas pela associação.
Org: Associação de Jiu Jitsu e Artes Marciais da Marinha Grande
VOLEIBOL JOVEM
Demonstração da atividade e realização de jogos de voleibol para famílias e público em geral.
XADREZ
Demonstração da atividade e dinamização de Jogo de Xadrez XL.
Org: Sport Operário Marinhense
JUDO
Demonstração de Judo Infantil e de competição com tapetes e trampolim, por professores e alunos do Judo Clube. Aulas abertas à participação do público.
Org: Judo Clube da Marinha Grande
BATISMOS A CAVALO
Possibilidade de experiência de montar a cavalo, orientada por profissionais da área.
Org: Associação Equestre Cavalo Dourado
“BRINCAR NA RUA” - JOGOS TRADICIONAIS
Atividades e jogos tradicionais que eram realizados pelas crianças quando brincavam livremente na rua. Visa proporcionar às crianças e jovens atividade física ao ar livre, de forma lúdica. 
Org: Clube de Atletismo Mónica Rosa
ANIMAÇÃO E LAZER
Divulgação de algumas das atividades desenvolvidas por alunos da escola: pinturas faciais, modelagem de balões, penteados simples e massagens faciais. 
Org: EPAMG – Escola Profissional e Artística da Marinha Grande
FUTEBOL DE RUA
Atividade lúdica de futebol para jogos recreativos dos 5 aos 10 anos 3x3 e divulgação da atividade do clube.
Org: Grupo Desportivo "Os Vidreiros"
WORKSHOP DE PERCUSSÃO 
Dinamização de workshop de percussão com oportunidade de experimentar os instrumentos.
Org: Associação Tocándar

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | A propósito das tradicionais festividades da Páscoa. Feira quinzenal de Cantanhede antecipada para 18 de abril

 
A próxima feira quinzenal de Cantanhede realiza-se esta sexta-feira, 18 de abril, no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus. A alteração da data foi decidida ao abrigo do Regulamento Municipal da Feira Quinzenal, tendo havido consulta prévia aos feirantes, de modo a encontrar alternativas em conjunto.
De resto, esta tem sido uma prática habitual da autarquia, no sentido de corresponder da melhor forma possível aos comerciantes e também a quem faz compras na Feira de Cantanhede, e que por esta altura regista sempre uma boa atividade comercial, não apenas porque é um período propício para isso, mas também porque se prevê um aumento de afluência significativamente em virtude de coincidir com a Sexta-Feira Santa, feriado nacional.
Neste mercado, de acesso livre, é possível encontrar os melhores e mais diversificados produtos provenientes de agricultura local, diretamente de produtores do concelho, além de uma grande variedade de outros artigos.
Recorde-se que a Feira Quinzenal de Cantanhede, é conhecida pelos locais como a Feira dos 6 e Feira dos 20, os dias em que se realiza a feira, que na realidade já foram duas feiras distintas. Esta é uma das feiras mais antigas de que existe registo em Portugal e vale bem uma visita, quer pela própria região em que se insere, quer pela qualidade da oferta, que ainda pode encontrar nesta feira.

AD VISEU apresenta candidatos e estrutura de campanha


-António Leitão Amaro encabeça a Lista AD Coligação PSD/CDS ao distrito de Viseu
-Letão Amaro enuncia as prioridades realizadas no distrito
-Governo da AD realiza 275 milhões de euros de investimento no distrito de Viseu  
Viseu, 14 de abril de 2025 – O cabeça de lista da AD Coligação PSD/CDS, António Leitão Amaro (PSD) e Ministro da Presidência, deu durante a manhã de ontem uma conferência de imprensa no Solar dos Peixotos em Viseu, onde foi apresentada a lista de candidatos, estrutura de campanha e as prioridades cumpridas para a região.
Leitão Amaro apresentou a lista da coligação entre o PSD e o CDS-PP ao círculo eleitoral de Viseu composta pelo próprio, atual Ministro da Presidência, sendo acompanhada por pessoas de reconhecida experiência e ligação ao distrito:

  • Pedro Alves, deputado e coordenador autárquico nacional do PSD
  • Inês Domingos, secretária de Estado dos Assuntos Europeus
  • Carlos Silva, deputado e presidente da Distrital do PSD Viseu
  • Rui Ladeira, secretário de Estado das Florestas
  • Isabel Fernandes, deputada
  • Manuel Carvalho, advogado, indicado pelo CDS-PP
  • Bruno Faria, presidente da Distrital da JSD e vice-presidente da Comissão Política Nacional da JSD
  • Maria Francisca Damião, advogada e adjunta no atual Governo
  • Ângela Silva, professora
  • Rui Raimundo, autarca
  • Ana Leitão, formadora
  • Célia Frilo, enfermeira
Foi ainda apresentada a estrutura de campanha, onde o candidato Bruno Faria assume as funções de Diretor de Campanha, Eugénia Duarte Mandatária de Lista e Andriy Khomyn Mandatário Financeiro da Lista.
Nas prioridades apresentadas por Leitão Amaro destacam-se as áreas da saúde, da mobilidade, na educação e no ambiente, entre todos os outros projetos aprovados na legislatura no âmbito do Orçamento de Estado e do cumprimento com o Plano de Recuperação e Resiliência.
Na área da saúde, o maior investimento desde a criação do Centro Hospitalar Tondela Viseu, no valor de 37 Milhões de Euros, de onde se destaca o novo Centro de Radioterapia, a construção do novo edifício de apoio a um investimento de 7 Milhões de euros em equipamentos hospitalares para apoiar exames e cirurgias. O investimento em 45 Milhões de euros na requalificação de mais de 30 centros de saúde no distrito de Viseu.
A mobilidade com importante referência à ferrovia e à rodovia. A finalização da linha da Beira Alta, já com a circulação de alguns troços e os testes de segurança para abertura em outros. A inserção no novo Plano Nacional Ferroviário da ligação de Viseu à linha da Beira Alta, e a posterior concretização da ligação, Aveiro-Viseu-Guarda-Salamanca. Na rodovia a ligação de Viseu – Coimbra em perfil de Autoestrada, e não no seu modelo de gestão. Onde a requalificação dos troços passa pela sua duplicação de vias, onde a obra já se encontra adjudicada e pronta a arrancar nas próximas semanas. A importante ligação da Nacional 222 a São João da Pesqueira e o arranque do estudo do IC26 que vai ligar Lamego a Trancoso.
O Ensino Superior com os seus importantes investimentos no Instituto Politécnico de Viseu, e com a proposta do governo da AD de alteração ao Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, onde se dá a possibilidade consoante os critérios de elegibilidade passarem a tornar-se Universidade Politécnicas e lecionar cursos de base universitária, e onde se pode atrair mais investigação e investimento para a instituição.
Ambiente, a construção da Barragem de Fagilde e a adesão às Águas do Douro e Paiva e a construção da barragem de Girabolhos, somam um investimento na água em mais de 65 milhões de euros. Para além de todo o investimento realizado, foram ainda apoiados os municípios de Carregal do Sal, Castro Daire, Nelas, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul e Vila Nova de Paiva em cerca de 7 milhões de euros como medidas de mitigação ao impacto dos incêndios.
Entre as áreas apresentadas é importante referir os quase 3000 projetos aprovados nesta legislatura, no valor de 275 Milhões de euros, entre eles a criação de mais de 1500 fogos habitacionais no distrito, a recuperação de 24 escolas públicas, a reabilitação do Palácio da Justiça de Oliveira de Frades.
Pedro Alves, relembra os atrasos na mobilidade do distrito, causados pelo candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Viseu “João Azevedo que foi na altura presidente da Câmara Municipal de Mangualde, e depois também candidato a deputado, que numa das  suas apresentações de candidatura aparece ao lado de José Sócrates em que iriam concluir o IC12, e até hoje nada…Falou também que iria finalizar a barragem de Girabolhos e foi silenciado com 1 milhão de euros em pequenas obras no seu concelho de Mangualde” o deputado e candidato relembrou ainda que “o Bloco de Esquerda e o PAN, foram contra o Plano Nacional de Barragens”. Pedro Alves terminou “aquilo que é importante para as nossas populações foi colocado de parte pelo partido socialista, a troco de poder, prejudicando as nossas populações. Isto tem rostos, João Azevedo não defende os interesses dos Viseenses, defende os interesses do Partido Socialista, e basta olhar para os últimos quatro anos, anunciou o a solução da radioterapia quando nem sequer havia financiamento… Os Viseenses vão ter hoje que escolher entre quem faz e concretiza entre aqueles que anunciam e nada fizeram para defender os interesses da região.”
As eleições legislativas decorrem no próximo dia 18 de maio, onde a AD coligação PSD/CDS, tem como objetivo aumentar a sua representação no distrito e manter o compromisso de fazer realizar Viseu.

*Bruno Faria Diretor de Campanha Distrital

Coimbra acolhe Bootcamp Gratuito para impulsionar ideias de negócio no setor do turismo

 Nos dias 22 e 23 de maio, a Novotecna/CETEC promove a realização do Bootcamp Intensivo "Empreender no Turismo", uma iniciativa gratuita que promete ajudar a dar o pontapé de saída a novas ideias de negócio no setor. Promovido pela NOVOTECNA – Associação para o Desenvolvimento Tecnológico, em parceria com o CETEC – Centro de Empresas Tecnológicas, o evento terá lugar na Incubadora CETEC, criando um ambiente dinâmico e inspirador para todos os participantes.
 
📌 Datas: 22 e 23 de maio
📌 Local: Incubadora CETEC, Coimbra 
Durante dois dias intensivos, os empreendedores terão a oportunidade de transformar conceitos em projetos sólidos e estruturados, contando com o apoio de especialistas e metodologias práticas. Este bootcamp foi desenhado a pensar em quem quer entrar no mundo do turismo com uma visão sustentável e competitiva, beneficiando ainda do suporte do programa Empreende XXI, do Instituto do Emprego e Formação Profissional e da Startup Portugal.
 
Mais do que uma formação, este evento pretende ser um verdadeiro laboratório de ideias, onde a criatividade encontra a estratégia, e onde cada participante poderá moldar e validar a sua proposta de valor com base nas exigências reais do mercado.
 
O turismo é uma das áreas com maior potencial de crescimento e inovação em Portugal, e Coimbra, cidade rica em património, cultura e talento, apresenta-se como o cenário ideal para inspirar os novos rostos do empreendedorismo turístico.
 
As inscrições já estão abertas, e os lugares são limitados. Esta é a oportunidade ideal para quem quer transformar uma ideia num projeto com futuro.
Mais informações em cetec@novotecna.pt ou em 239 497 730

Marinha Grande | ATRIBUIÇÃO DE LICENÇAS PARA COMERCIALIZAÇÃO DE BOLAS DE BERLIM

 O Município da Marinha Grande vai atribuir oito licenças destinadas à comercialização de Bolas de Berlim tipologia "Saco às costas”, para vendedores ambulantes, no areal das praias balneares do concelho para a época balnear 2025.

As licenças a atribuir serão para as seguintes praias: 1 para o areal da Praia da Vieira Norte; 2 para o areal da Praia da Vieira; 2 para o areal da Praia de S. Pedro do Moel; 2 para o areal da Praia Velha; 1 para o areal da Praia das Pedras Negras. 

O Programa de Procedimento está disponível no site do município, através do link https://www.cm-mgrande.pt/p/bolasdeberlim2025 .

As candidaturas podem ser apresentadas até às 16h00 do dia 19 de maio de 2025. O sorteio realiza-se no dia 22 de maio de 2025, pelas 14h30, no Auditório do Edifício da Resinagem.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Arronches acolhe 25 dadores de sangue

 
A emblemática vila, circundada pelo rio Caia, recebeu mais uma visita da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE e da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP.
Como habitualmente, o Rancho Folclórico local abriu as portas da sua sede para acolher esta jornada. No imponente e central edifício dos celeiros entraram 25 pessoas (sendo 12 mulheres – 48 %) dispostas a doar sangue. Só uma delas não pode colaborar, por razões laboratoriais. 
Assim, em Arronches foram conseguidas duas dúzias de unidades de sangue total que, como se sabe, têm sempre muita procura por parte de quem possui desequilíbrios do foro hematológico.
A Câmara Municipal de Arronches apoiou o almoço convívio, servido a todos os protagonistas ao início da tarde.
10 de maio em Montargil
A ADBSP, por ocasião do XIV aniversário dos Motard’s de Montargil (Ponte de Sor), vai efetuar uma colheita a 10 de maio, no centro de saúde local. Sábados de manhã são quando têm lugar as nossas brigadas.
Aproveitamos para desejar a todos uma feliz quadra Pascal!

*José Rui Marmelo Rabaça

4000 CRAVOS DÃO COR ÀS COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL NA MARINHA GRANDE

 De 20 de abril a 4 de maio, os espaços públicos das três freguesias do concelho da Marinha Grande ganham nova vida, estando decorados com 4100 cravos e um vestido, elaborados no âmbito dos projetos comunitários e artísticos “Semear ABRIL” e “O Vestido da Liberdade”.
Com a participação ativa da comunidade escolar e sénior, o projeto “Semear ABRIL” dá visibilidade aos 4100 cravos vermelhos executados por alunos e utentes de várias instituições do concelho. As flores simbólicas serão “semeadas” em estruturas de madeira colocadas no Jardim Stephens e zona envolvente, na Marinha Grande; no Largo da República, em Vieira de Leiria; e no exterior da Junta de Freguesia da Moita.

Inspirado no gesto marcante de Celeste Caeiro, a mulher que distribuiu cravos no dia da Revolução, o projeto da Câmara Municipal da Marinha Grande presta-lhe uma singela homenagem, reforçando os valores da liberdade, resistência e transformação social. Através da arte coletiva, a população relembra que a Liberdade é um bem precioso, que não deve ser tomado como garantido.

Participaram na iniciativa alunos dos três agrupamentos de escolas do concelho, de vários níveis de ensino, instituições de ensino privado e entidades seniores.

Entidades envolvidas – Marinha Grande e Moita:
Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Nascente: JI Cumeira, JI Pedrulheira, EB Albergaria, EB João Beare, EB Nery Capucho, ES Pinhal do Rei;
Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Poente: JI Amieirinha, JI Moita, JI Ordem, JI Várzea, EB Casal de Malta, EB Francisco Veríssimo, EB Moita, EB Guilherme Stephens, ES Calazans Duarte;
APPACDM Marinha Grande, Centro Infantil Arco-Íris, Colégio O Recreio, EPAMG, Escola Pátio da Inês, Leiria International School;
Associação Social, Cultural e Desportiva de Casal Galego;
Lar Residencial da Raquel;
Projetos de Vida Sénior – Cooperativa Social, Cultural e Lúdica Sénior da Marinha Grande CRL;
Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande (Erpi, UCC, Outeirinhos, Vergieiras);
Entidades envolvidas – Vieira de Leiria:
Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria: EB António Vitorino, EB Padre Franklim, ES José Loureiro Botas
Centro Social e Paroquial de Vieira de Leiria;
CRPI – Associação dos Reformados de Vieira de Leiria;
Super Avós, ERPI.

Também de 20 de abril a 4 de maio, estará em exposição o projeto “O Vestido da Liberdade”, desenvolvido pelos alunos do curso de Design de Moda da ES Pinhal do Rei, do Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Nascente.

Esta criação artística pretende homenagear o 25 de Abril através da moda enquanto ferramenta de expressão social, aliando estética, história e valores democráticos. O vestido, símbolo de resistência e mudança, foi idealizado com a colaboração dos professores de História e Inglês, e contou com a participação de toda a comunidade escolar, incluindo alunos, professores, auxiliares e direção.

A produção esteve a cargo da Professora Mafalda D’Eça, com suporte técnico do 1º ano do curso de Técnico de Mecatrónica Automóvel.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

No âmbito da iniciativa “Ao sábado… há conto!” Biblioteca Municipal de Cantanhede realizou sessão de leitura dramatizada dirigida a crianças e familiares

 
A Biblioteca Municipal de Cantanhede realizou no sábado, dia 12 de abril, uma sessão do projeto “Ao sábado… há conto!”.
Particularmente direcionada para crianças, pais e familiares, a iniciativa contou com a presença de mais de 80 participantes.
O conto selecionado para esta dramatização foi “O gato que não tinha amigos”, da autora Irene Verdú e ilustradora Verónica Aranda.
A dramatização foi conduzida por três técnicas da Biblioteca Municipal, com a colaboração de Vera Parreiral, Delmar Nobre e Tiago Marat — respetivamente mãe e pais de crianças que frequentam habitualmente estas iniciativas.
Na segunda parte da sessão, crianças e adultos participaram numa “caça ao ovo”, durante a qual recolheram e saborearam deliciosos ovos de chocolate.
A iniciativa “Ao sábado… há conto!” é um projeto desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Cantanhede, desde janeiro de 2023, que promove aos sábados, em horários que permitam aos pais acompanharem os filhos, sessões de leitura e atividade lúdicas e pedagógicas em torno dos livros.
As sessões realizam-se quinzenalmente, às 11h00 e às 15h00, e os grupos participantes não deverão exceder as doze crianças.
As inscrições podem ser feitas na Biblioteca Municipal pelo telefone 231 410 870 ou pelo email biblioteca@cm-cantanhede.pt .

MARINHA GRANDE TEM NOVO PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL CLDS 5G


No dia 16 de abril de 2025, às 11h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Marinha Grande, tem lugar a apresentação do Contrato Local de Desenvolvimento Social - 5ª Geração (CLDS 5G).

Este é projeto de inclusão social e combate à pobreza, coordenado pela Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande – ADESER II, com a parceria do Município, que tem como objetivo melhorar as condições de vida das populações mais vulneráveis.

O programa está estruturado em dois eixos principais:
Eixo 1: Emprego, formação e qualificação
Eixo 4: Desenvolvimento Social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.

A apresentação do CLDS 5G será uma oportunidade para a comunidade conhecer os detalhes do projeto, as suas metas e os benefícios esperados.

*Gabinete de Comunicação e Imagem