quinta-feira, 10 de abril de 2025

Decorreu a primeira sessão para a dádiva de sangue do ano, na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro

Como foi amplamente divulgado, a ADASCA realizou hoje (10 de Abril entre as 9 e as 13 horas) a sua primeira sessão deste ano para a dádiva de sangue na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA) cujos resultados damos a conhecer, o que não é habitual:
- Total de Inscritos: 66
- Aprovados: 37
- Dadores pela primeira vez: 40
- Suspensões temporárias: 28
- Eliminados: 1
- Medula óssea: 1
Ao longo dos anos que ali nos deslocamos, esta foi a sessão com mais adesão, graças ao excelente relacionamento que mantemos com a Direcção da ESSUA, a organização “Sê Humano” tendo comparecido desta 20 elementos.
Uma palavra de apreço à Comissão da Faina da ESSUA como ainda ao seu Núcleo de Estudantes. O nosso sincero agradecimento à Ana Filipa dos Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas, ao seu ilustre Director, ainda ao Prof. Luís Sancho com quem mantemos um excelente relacionamento desde o inicio do Protocolo existente entre as duas entidades.
A todos sem excepção o nosso mais sincero Obrigado, na certeza que, sem a sua colaboração não teria sido possível alcançar os resultados acima referidos.
Provavelmente, estamos a ser injustos por não referir outros elementos que desconhecemos ou nos esquecemos, aos tais as nossos desculpas.
A ADASCA manifesta interesse em fomentar parcerias/protocolos com todos os organismos estudantis da Universidade de Aveiro, uma vez que continuamos impedidos de ali deslocarmos pelo IPST.
Joaquim Carlos

NB: Na edição do Boletim InfoADASCA de Maio vamos publicar uma fotorreportagem.


APRESENTADO NA EB 1 DE CASTELO DE PAIVA O LIVRO “O TESOURO DAS MONTANHAS MÁGICAS “

Realizou-se na passada Segunda-feira, dia 7, a apresentação do livro "𝐎 𝐓𝐞𝐬𝐨𝐮𝐫𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐌𝐨𝐧𝐭𝐚𝐧𝐡𝐚𝐬 𝐌𝐚́𝐠𝐢𝐜𝐚𝐬", escrito por Marisa Araújo e ilustrado por Joana Pinto, que decorreu no espaço da biblioteca da EB1 de Castelo de Paiva.
Editada pela ADRIMAG - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das serras do Montemuro, Arada e Gralheira, esta obra infantil visa aumentar o conhecimento das crianças em relação às características do território dos concelhos das Montanhas Mágicas.
O livro e o suplemento educativo estão a ser distribuídos pelos alunos do 4º ano dos sete municípios que fazem parte do território das Montanhas Mágicas.
Na apresentação do livro, para além da autora Marisa Araújo, marcaram presença o Presidente da Câmara, José Rocha, a vereadora da Educação, Liliana Vieira, o coordenador da ADRIMAG, João Carlos Pinho, a directora do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, Beatriz Rodrigues, e a directora do Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão, Emília Silva.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
                                      

No âmbito da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais. Câmara de Cantanhede foi distinguida com selo de ouro pelo apoio aos cuidadores informais

 
A Câmara Municipal de Cantanhede viu ser-lhe atribuído o selo de ouro do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais, no âmbito da 4.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI).
Esta distinção, referente ao biénio 2024/2025, deveu-se à adoção das melhores práticas e medidas de apoio em benefício do individuo que acompanha e cuida da pessoa de forma permanente, nomeadamente através do Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal (GMACI).
Este reconhecimento reflete o compromisso que o Município de Cantanhede tem para com os cuidadores informais na adoção de melhores práticas em prol da sua qualidade de vida”, afirma a vereadora com o pelouro da Ação Social e Saúde, Célia Simões.
O Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal (GMACI) dá a possibilidade aos cuidadores informais de usufruírem de serviços de informação, aconselhamento, atendimento psicossocial, formação psicoeducativa, grupos de ajuda mútua e banco de voluntariado.
Durante o ano 2024, e tendo em conta todas as ações do Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal, foram contabilizados 2001 atendimentos (presenciais e telefónicos).
De facto, o GMACI tem registado um aumento na procura aos serviços, promovendo o bem-estar através da redução da exposição a níveis elevados de sobrecarga, a fim de alcançar a retribuição no ato de cuidar.
O gabinete criou Grupos de Ajuda Mútua para apoiar e dignificar os cuidadores informais, através de uma rede integrada de capacitação e qualificação e tem-se dedicado a criar respostas que visam o voluntariado para apoiar as múltiplas necessidades dos cuidadores.
Outro dos serviços passa pela informação e aconselhamento dos cuidadores informais, atendimento psicossocial e formação psicoeducativa.
O cuidador informal pode ser atendido presencialmente todas as segundas-feiras, entre as 09h30 e as 12h30, na Divisão da Ação Social e Saúde do Município, na Casa Francisco Pinto, ou através do número 910 807 060.
Na 4.ª edição da RACCI, foram avaliadas 70 candidaturas e, pela primeira vez, os municípios foram distinguidos em três categorias: Ouro (150 ou mais pontos), Prata (125 a 149 pontos) e Bronze (100 a 124 pontos).
Reconhecido como vencedor pela 4ª vez e com uma pontuação acima dos 150 pontos, o Município de Cantanhede conquistou o Selo de Ouro da RACCI.
Esta distinção sublinha o trabalho desenvolvido pelo Município de Cantanhede na promoção de um espaço de escuta ativa e empática sobre os desafios inerentes ao cuidar, incentivando à continuidade de adoção de boas práticas com vista à valorização e inclusão dos cuidadores informais.



Silves | A FEIRA DO FOLAR ESTÁ DE REGRESSO PARA ANIMAR SÃO MARCOS DA SERRA, DE 18 A 20 DE ABRIL

 São Marcos da Serra prepara-se para receber mais uma animada edição da Feira do Folar, que decorre entre os dias 18 e 20 de abril, no Largo da Igreja de São Marcos da Serra.
Organizada pelo Município de Silves, com apoio da Junta de Freguesia de São Marcos da Serra, Sociedade de Recreio e Instrução de São Marcos da Serra e Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Terras do Arade, a XXVII Feira do Folar é já um evento de referência da Serra Algarvia que reúne produtores tradicionais e que celebra as tradições das comunidades locais, a cultura e gastronomia popular da época da Páscoa, onde o Folar, nas mais diferentes formas e sabores, é Rei.
O programa diversificado promete muita diversão com os concertos da fadista Sara Gonçalves, do grupo Trigo Roxo e do cantor Jorge Guerreiro, diversos espetáculos de música tradicional, atuação dos grupos dos Ranchos Folclóricos, grupos de percussão, bailes, dança, jogo do pau, celebrações religiosas, artesanato e ainda muita animação de rua. Ao longo dos três dias a gastronomia serrana ocupará, também, lugar de destaque com uma oferta abrangente de doces, licores, e várias iguarias tradicionais e locais.
O Município de Silves convida todos a fazer parte desta grande festa, de 18 a 20 de abril, em São Marcos da Serra.
Consulte a programação completa em: https://www.cm-silves.pt/pt/32009/programa.aspx

 

Marinha Grande | RUA DO AÇUDE EM ALBERGARIA FOI REABILITADA

O Município da Marinha Grande concluiu as obras de pavimentação e construção da rede de saneamento doméstico na Rua do Açude, no lugar da Albergaria, com um investimento superior a 40 mil euros.
Esta empreitada, adjudicada por 41.417,00€, visou melhorar as condições de infraestrutura da zona sudoeste da rua, que ainda não possuía rede de saneamento e apresentava pavimento degradado.
A obra abrangeu a repavimentação da faixa de rodagem, a execução da rede de saneamento doméstico, incluindo os ramais e a realização de movimentos de terras necessários para o avanço da intervenção. Além disso, foram executados os ramais de ligação ao sistema de saneamento.
Com a conclusão dos trabalhos, a Rua do Açude fica servida por uma rede de saneamento mais moderna e eficiente, garantindo melhores condições de circulação e qualidade de vida para os residentes.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Oliveira de Frades| Ibérico Super Extreme Trial 4x4 | 13 ABR | Aeródromo da Pedra da Broa - Oliveira de Frades


Este domingo, dia 13 de abril, irá decorrer o Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4, um evento de desporto motorizado, em Oliveira de Frades, que contará com a participação de alguns dos melhores pilotos nacionais de todo-o-terreno. 
O programa começa no sábado, dia 12 de abril, às 18h00, com verificações técnicas e secretariado e as provas de resistência têm início no dia 13 de abril, às 14h00, numa pista com novos desafios, desenhada no Aeródromo da Pedra da Broa. 
Simultaneamente irão decorrer diversas atividades de diversão para toda a família, tais como: insufláveis, pista de prevenção rodoviária para os mais novos e área de lazer e restauração. 
Numa organização da Associação Portuguesa de Trial Extremo, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, este evento tem o apoio da Promolafões, do Município, do Clube Automóvel de Viseu, da Race4Eco, dos Bombeiros Voluntários, do ICNF e do IPDJ. 


Entrada livre.

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | Taça do Município com inscrições abertas

 
Já estão abertas as inscrições para a Taça do Município 2025, torneio de futsal organizado pelo Município de Proença-a-Nova, dirigido às associações e coletividades do concelho. A competição decorre em formato intensivo de “24 horas”, nos dias 30 e 31 de maio, voltando a reunir equipas locais num ambiente de competição saudável e desportiva, no Pavilhão Municipal de Proença-a-Nova.
Cada equipa poderá inscrever até 12 jogadores e cinco elementos técnicos (treinador, dirigente ou fisioterapeuta), sendo obrigatório que a maioria dos atletas tenha ligação ao concelho – seja por naturalidade, residência, trabalho, estudo ou prática desportiva local. Até três jogadores por equipa poderão não cumprir estes critérios.
O valor da inscrição é de 50,50€, com seguro desportivo incluído para todos os participantes. O prazo limite para inscrição é até dia 16 de maio (sexta-feira), não sendo permitidas novas inscrições ou alterações após essa data.
A competição será disputada segundo as “Leis do Jogo de Futsal” da FIFA (edição FPF 2024) e contará com arbitragem oficial da Associação de Futebol de Castelo Branco. A duração dos jogos e estrutura da fase final serão definidas com base no número de equipas inscritas. Serão atribuídos prémios coletivos às equipas classificadas nos primeiros lugares, bem como distinções individuais para o Melhor Marcador, Melhor Guarda-Redes e Melhor Jogador do torneio, tal como tem acontecido em anos anteriores.
As associações interessadas devem consultar o regulamento completo, disponível junto dos serviços municipais, e garantir atempadamente a sua inscrição. Mais informações e esclarecimentos através do email: desporto@cm-proencanova.pt. Consulte aqui a Ficha de Inscrição, Guia de Participação e Declaração de Compromisso de Honra.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos



Físicos da Universidade de Coimbra entre os vencedores do Prémio Descoberta em Física Fundamental

 
Um grupo de cientistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) foi distinguido com o Prémio Descoberta em Física Fundamental de 2025, atribuído à Colaboração ATLAS do Grande Colisionador de Hadrões (LHC) do CERN, juntamente com as suas experiências ALICE, CMS e LHCb.

O ATLAS é um dos maiores e mais complexos instrumentos científicos alguma vez construídos. Como detetor de partículas de uso geral com mais de 40 metros de comprimento e cerca de 25 metros de altura, foi concebido para investigar os blocos de construção fundamentais da matéria e as forças que governam o nosso universo. Os seus sistemas de ponta registam colisões de partículas a energias sem precedentes, permitindo descobertas como a do bosão de Higgs e a procura de nova física para além do Modelo Padrão.
O Prémio Breakthrough destaca especificamente as contribuições significativas da Colaboração ATLAS para a física de partículas, incluindo medições detalhadas das propriedades do bosão de Higgs, estudos de processos raros e assimetria matéria-antimatéria, bem como a exploração da natureza nas condições mais extremas.

«Esta distinção é uma prova da dedicação e engenho da Colaboração ATLAS e dos nossos colegas nas experiências do LHC. Este prémio reconhece a visão coletiva e o esforço monumental de milhares de colaboradores de ATLAS em todo o mundo», considera o porta-voz do ATLAS, Stephane Willocq, professor na Universidade de Massachusetts Amherst.

A Universidade de Coimbra tem estado na vanguarda da investigação em ATLAS desde o início, contribuindo para a construção e operação do calorímetro Tilecal, do sistema trigger, da infraestrutura de computação do LHC e de vários outros sistemas críticos que permitiram o bom funcionamento da experiência. A Instituição esteve também na vanguarda de algumas das principais medições nos setores da física de Higgs, dos quarks top e da procura de nova física, contribuindo ainda para moldar a direção científica da experiência.

«A equipa portuguesa de ATLAS, tem tido contribuições de primeira linha para a experiência, tanto em estudos de física como no desenvolvimento das tecnologias que os possibilitam», declara Ricardo Gonçalo, professor da FCTUC e investigador do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP). «Este reconhecimento afirma o impacto das nossas contribuições e inspira-nos a continuar a explorar as questões mais fundamentais da física», acrescenta Helmut Wolters, também professor da FCTUC e investigador do LIP.

«Os avanços científicos que motivaram este prémio demonstram o engenho da Colaboração ATLAS, não apenas a construir esta experiência de precisão extraordinária, mas também no esforço incansável de usar a experiência para melhorar a nossa compreensão do Universo», consideram os cientistas.

O terceiro período de funcionamento do LHC está em curso e os preparativos para a atualização do LHC de alta luminosidade estão a avançar rapidamente. A equipa da FCTUC está, neste momento, a liderar o desenvolvimento de vários componentes do Detetor de Tempo de Alta Granularidade, um novo subdetetor de ATLAS, tendo em vista o período de Alta Luminosidade do LHC, em que as taxas de colisão aumentarão de um fator de dez a partir de 2030.

«Estamos agora a preparar os detetores ATLAS do futuro, concebidos para aproveitar estes dados sem precedentes e ampliar ainda mais a nossa compreensão dos blocos de construção fundamentais do Universo», concluem.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia