segunda-feira, 31 de março de 2025

Campanha promove descontos na fatura da água para quem entregar resíduos recicláveis em Reguengos de Monsaraz


O Município de Reguengos de Monsaraz vai desenvolver uma campanha para incentivar a reciclagem. A campanha tem início no dia 1 de abril com a distribuição de um folheto em todos os domicílios e publicidade nas rádios do concelho. Durante o mês de abril haverá também uma campanha nas escolas para sensibilizar os alunos para a reciclagem.
O folheto e a publicidade nas rádios visam promover um projeto desenvolvido pela autarquia, que compensa os consumidores que entreguem os resíduos recicláveis no Centro Logístico Municipal, nomeadamente embalagens de plástico e metal, papel, cartão e vidro. Desta forma, os munícipes podem beneficiar de um desconto até 37 euros por ano na fatura da água.


Por cada quilo de papel e cartão que seja entregue pelos consumidores será atribuído o valor de 0,10 euros até um máximo de 150 quilos por ano, permitindo uma redução até 15 euros na tarifa dos resíduos urbanos. Às embalagens de plástico e metal será dado 0,15 euros por cada quilo que seja entregue, num máximo de 120 quilos por ano por consumidor, representando uma poupança máxima de 18 euros.

O quilo de vidro será faturado a 0,05 euros até um máximo de 80 quilos por ano, o que poderá significar um crédito até 4 euros. A entrega e a pesagem dos resíduos recicláveis realizam-se no Centro Logístico Municipal, em Reguengos de Monsaraz, de terça-feira a sexta-feira das 13h às 19h e ao sábado entre as 8h e as 14h, exceto feriados.

*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

IV Raid BTT da Raposa em Alvaiázere supera, novamente, recorde de participantes


No passado domingo, 30 de março, Alvaiázere acolheu o IV Raid BTT da Raposa, um evento organizado pelo Município de Alvaiázere - Município Amigo do Desporto, a Associação Desportiva e Recreativa Maçãs de Caminho e os Dabat. A iniciativa reuniu 450 ciclistas, com cerca de 135 equipas representadas, superando o número de inscritos da edição anterior e estabelecendo um novo recorde de participação.
Os participantes puderam escolher entre dois percursos: um raid de 40 quilómetros, mais exigente, e um passeio de 20 quilómetros, adequado a um ritmo mais descontraído. O evento promoveu a prática do BTT e incentivou o contacto com as paisagens naturais deslumbrantes da região.

A organização garantiu o apoio aos ciclistas ao longo do percurso, com postos de abastecimento para reforço alimentar e hidratação. O evento decorreu num ambiente de convívio e partilha entre os participantes, contribuindo para a dinamização do desporto e do turismo local.

*Gabinete de Apoio à Presidência


MARINHA GRANDE RECEBEU 9.º TORNEIO DE TÉNIS DE MESA COM 300 ATLETAS

 O Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande foi palco, nos dias 29 e 30 de março, do 9.º Torneio Nacional de Ténis de Mesa, um evento que reuniu cerca de 300 atletas de todo o país.
Divididos em quatro escalões, os participantes demonstraram grande talento e competitividade, proporcionando momentos de elevado nível desportivo ao longo do torneio.

A competição foi organizada pela Sociedade de Beneficência e Recreio 1º de Janeiro (SBR 1º de Janeiro) e contou com o apoio do Município da Marinha Grande, da Junta de Freguesia da Marinha Grande, da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa e de empresas da região.
A vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves, fez um balanço positivo da iniciativa, destacando o impacto do torneio na promoção da modalidade e no incentivo à prática desportiva entre atletas de várias idades. 

O evento reafirma a Marinha Grande como um local de referência para a realização de grandes competições desportivas, contribuindo para a dinamização do desporto e da comunidade local.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Abril no Teatro Aveirense com calendário preenchido; Edição de março do Boletim Municipal; Aveiro recebe conferência do Jornal Económico "Rota do Crescimento"

 I – Abril no Teatro Aveirense com calendário preenchido
Música, teatro, comédia, cinema e atividades para as escolas preenchem o mês; Festa do Cinema Italiano, Amigos da Treta, concerto dos Marquise e espetáculos de Paulo Matos e da companhia Mala Voadora entre os destaques
O mês de abril traz ao Teatro Aveirense um conjunto de propostas em diferentes áreas, convocando a música, o teatro, a comédia, o cinema e as atividades para as escolas, num calendário dinâmico e multifacetado.
O início do mês é marcado pela celebração da revolução dos cravos com a companhia Mala Voadora, que traz a Aveiro o seu espetáculo 25 de abril de 1974, encenado por Jorge Andrade, a ser apresentado em exclusivo para a comunidade escolar nos dias 3 e 4 de abril. Para além de dar a conhecer os factos que garantiram a instauração de uma democracia em Portugal, esta criação estabelece com o seu público um diálogo em torno dos mecanismos de construção da ficção e da manipulação da realidade.
No dia 6 de abril o Teatro Aveirense apresenta-se fora de portas com Jacarandá, um espetáculo de marionetas, de Adriana Melo e Magnum Soares, que se revela sob a forma de solo intimista e sem palavras numa viagem pelas profundezas da natureza. Encontro marcado às 16h00 no Auditório da Sociedade Musical de Santa Cecília, em São Bernardo, com entrada gratuita. Uma iniciativa do programa municipal Aveiro em Família para maiores de 6 anos.
Na semana seguinte, no dia 10 de abril, será a vez de os Marquise se apresentarem em palco, integrados no ciclo Novas Quintas, com o qual o Teatro Aveirense tem revelado nomes emergentes da música nacional. Os Marquise são um quarteto nascido no Porto com uma clara influência do rock alternativo dos anos 90. Em 2023 lançaram um EP de estreia que rapidamente os destacou no panorama nacional emergente e acabam de apresentar o primeiro álbum.
O dia 11 de abril terá como destaque o fenómeno Amigos da Treta, projeto criado em 1997 e que se apresenta no Teatro Aveirense com José Pedro Gomes e Aldo Lima a darem corpo às personagens Zezé e Jóni. Uma noite de humor por dois dos seus mais reconhecidos praticantes.
A música regressa no dia 19 de abril com o concerto de encerramento do XXII Estágio da Orquestra dos Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, iniciativa que irá decorrer no Teatro Aveirense entre os dias 16 e 19 de abril, com um momento público na sua derradeira data.
Nos dias 22 e 23 de abril o Teatro Aveirense volta a receber a Festa do Cinema Italiano, que nesta edição propõe os filmes Confidência, de Daniele Luchetti, Diva Futura. Cicciolina e a Revolução do Desejo, de Giulia Louise Steigerwalt, O Lugar do Trabalho, de Michele Riondino, e A Grande Ambição, de Andrea Segre.
No cinema existe ainda a programação da rubrica Os Filmes das Nossas Terças, este mês preenchida com os filmes Monsieu Aznavour, de Mehdi Idir e Grand Corps Malade, no dia 1 de abril, Lulu, de Pedro Anjos, no dia 8, e Diamante Bruto, de Agathe Riedinger, no dia 15. A estes filmes junta-se a antestreia de A Última Meia, no dia 24 de abril, uma curta-metragem de animação de Carolina Batista que contou com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro.
O mês completa-se com o espetáculo Refugiado, no dia 30 de abril, encenado e interpretado por Paulo Matos, que se debruça sobre o tema da migração, relatando a epopeia de um homem que foge do seu país de origem para procurar um futuro possível num outro lugar.

II – Edição de março do Boletim Municipal
Vimos por este meio informar que se encontra disponível on-line a edição de dezembro do Boletim Municipal objetivando a partilha sobre a atividade da Câmara Municipal de Aveiro nos últimos meses.

III – Aveiro recebe conferência do Jornal Económico
“Rota do Crescimento”
Projeto dedicado às Pequenas Médias Empresas
No próximo dia 8 de abril, terça-feira, às 14h30, o auditório do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro irá receber o evento “Rota do Crescimento”, organizado pelo Jornal Económico com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro.
Depois de passagens por Braga e Leiria, “Rota do Crescimento” que reúne governantes, autarcas, associações e empresários, chega a Aveiro. Com início às 14h30, será um momento de partilha de conhecimentos e criação de sinergias, pensado especialmente para as PME.
Este evento conta ainda com o apoio da Sabseg, da Yunit, do Crédito Agrícola e da Abreu Advogados, que vão partilhar conhecimento e experiências, para apoiar o desenvolvimento das PME.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Prazo para candidaturas aos Prémios ANAM 2025 termina sexta-feira

  
O prazo para a submissão de candidaturas à 5ª edição dos Prémios promovidos pela Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) termina na próxima sexta-feira, dia 4 de abril. A iniciativa visa distinguir boas práticas nas assembleias municipais, incentivar a participação democrática dos jovens e premiar trabalhos de investigação e jornalismo sobre o poder local.
Esta 5ª edição inclui três categorias: Prémio Boas Práticas nas Assembleias Municipais, que reconhece o trabalho das assembleias municipais na promoção de boas práticas e na relação com os cidadãos; Prémio Trabalhos de Âmbito Escolar, destinado a projetos escolares que fomentem a cidadania e a democracia local; e Prémio Dr. José Manuel Pavão, que distingue estudos e investigações jornalísticas ou académicas sobre o poder local. Serão atribuídos prémios monetários de 1500 e 2500 euros para as duas últimas categorias, respetivamente.
 
São admissíveis candidaturas de assembleias municipais, estudantes, investigadores e jornalistas que tenham desenvolvido projetos alinhados com os objetivos dos prémios, que podem ser enviadas até 4 de abril de 2025 através do e-mail geral@anam.pt ou por correio registado para a sede da ANAM. Todas as informações e regulamento estão disponíveis em www.anam.pt.
Os vencedores serão anunciados numa cerimónia solene a realizar-se no dia 23 de maio de 2025, após o aniversário da ANAM e as eleições.
 
Para Albino Almeida, Presidente da ANAM, "estes prémios são um incentivo à reflexão, ao debate e à inovação sobre o papel das assembleias municipais. Queremos reconhecer e valorizar o trabalho de autarcas, jovens, investigadores e jornalistas que contribuem para o fortalecimento da democracia local e para a promoção dos valores democráticos no nosso país".
A edição de 2024 distinguiu 20 trabalhos nas três categorias, entre prémios e menções honrosas atribuídos.

Head Clientes Porto e Norte

MUNICÍPIO DE SILVES COMEMORA O EQUINÓCIO DA PRIMAVERA COM AULAS ABERTAS DE YOGA

 O Município de Silves volta a assinalar o equinócio da primavera com aulas abertas de yoga para adultos, crianças e bebés.
A iniciativa terá lugar no dia 5 de abril e está relacionada com o simbolismo da nova estação que se inicia, geralmente associada a um período de renascimento e renovações.
A participação está sujeita a inscrição prévia obrigatória, é dirigida à comunidade em geral e limitada às vagas existentes.
As inscrições decorrem até ao dia 4 de abril, podendo ser efetuadas em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdDzB5NI1sXQmIzm8a-kapUHzM-5ifkYuC-qvaEFkZtImOiOA/viewform?usp=dialog , ou na receção do complexo das piscinas municipais.
 
O telefone 282 440 270 (chamada para a rede fixa nacional) e o endereço de correio eletrónico desporto@cm-silves.pt são os contatos para mais informações.
 
Conheça o programa:
Dia 5 de abril
» Yoga para adultos» 09h00 - 10h15
Local: Parque da cidade de Silves
 
» Yoga para crianças» 09h00 - 10h00
Local: Complexo das Piscinas Municipais de Silves
 
» Yoga para bebés sem marcha» 10h20 - 10h50
Local: Complexo das Piscinas Municipais de Silves
 
» Yoga para bebés com marcha» 11h00 – 11h30
Local: Complexo das Piscinas Municipais de Silves

 

128 alunos disputam semifinais do Concurso Regional Centro Circular

 
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) promove, de 1 a 7 de abril, as semifinais intermunicipais do Concurso Regional Centro Circular, com a colaboração das Comunidades Intermunicipais (CIM) da Região Centro. A final regional, que contará com os dois alunos representantes de cada CIM, em cada ciclo, e em que serão conhecidos os professores vencedores, bem como a escola vencedora, realiza-se no dia 29 de abril de 2025, nas instalações do TUMO, em Coimbra.

Este concurso consiste num jogo online (https://www.centrocircular.pt/), criado pela CCDR Centro em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - DSR Centro. Esta plataforma lúdica visa promover o conhecimento sobre economia circular junto da comunidade escolar da região Centro. Os principais destinatários são os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos das Escolas dos 100 municípios da região.

A edição deste ano encontra-se a decorrer, com algumas alterações face às edições anteriores no que respeita ao apuramento dos resultados dos alunos. A primeira fase, que decorreu entre 17 de fevereiro e 17 de março de 2025 e esteve aberta a todas as escolas da região, permitiu apurar os 12 alunos com maior pontuação em cada ciclo e em cada Comunidade Intermunicipal. Estes irão encontrar-se presencialmente para uma Semifinal Intermunicipal, em que serão apurados os dois alunos com melhor pontuação de cada ciclo. Estes alunos irão representar a sua escola, e a respetiva CIM, e avançam para a terceira fase: a Final Regional.


As Semifinais Intermunicipais decorrerão segundo o seguinte calendário:

  • 1 de abril | 10h00: CIM do Médio Tejo - Local: Escola Básica e Secundária Dr.ª Judite Andrade, Tapada da Torre, Sardoal

  • 1 de abril | 14h30: CIM do Oeste– Local: Avenida Pedro General Cardoso, nº 9, Caldas da Rainha

  • 2 de abril | 10h00: CIM da Região de Aveiro – Local: Rua do Carmo nº 20, Aveiro

  • 2 de abril | 14h30: CIM Viseu Dão Lafões – Local: Centro Escolar do Campo de Besteiros, Tondela

  • 3 de abril| 16h00: CIM da Região de Coimbra – Local: Figueira da Foz (em definição)

  • 4 de abril | 14h30: CIM das Beiras e Serra da Estrela – Local: Auditório do Museu Judaico de Belmonte

  • 7 de abril | 10h00: CIM da Beira Baixa – Local: Escola Básica Cidade de Castelo Branco

Na CIM da Região de Leiria, dado o número reduzido de alunos a participar na primeira fase do concurso, não se irá realizar Semifinal Intermunicipal, estando já apurados os alunos que participam na Final Regional.

*Cláudia Araújo
Chefe de Divisão
Divisão de Comunicação

De 2 e 4 de abril, na Escola Superior de Biotecnologia da Católica no Porto. Semana Aberta sobre Biotecnologia acolhe 1500 estudantes do secundário

Laboratórios de investigação da faculdade entusiasmam para o valor da ciência

“Criar um órgão no laboratório”, o “Cantinho da Gastronomia Molecular”, “Sente a Bioeletrónica” ou “Sushi: prazer e perigo à mesa” são apenas quatro das múltiplas experiências que cerca de 1500 estudantes do ensino secundário de todo o país vão poder explorar na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. De 2 a 4 de abril a Semana Aberta promete dar a conhecer variadas facetas da biotecnologia, num ambiente que alia rigor científico a uma abordagem lúdica que entusiasma.

“A Semana Aberta é uma iniciativa que mobiliza docentes, investigadores e estudantes da faculdade para demonstrar que a ciência está presente nas nossas vidas e contribui decisivamente para a nossa saúde e bem-estar,” destaca Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia. “Ao longo de duas décadas, já recebemos mais de 30 mil alunos do secundário nesta iniciativa anual que divulga bioengenharia, microbiologia, química, genética, biologia e nutrição junto de um público mais jovem,” acrescenta.
Com quase 30 atividades programadas, os participantes terão a oportunidade de explorar diversas áreas do conhecimento. Entre os destaques estão: Biomateriais no combate às feridas crónicas — Soluções inovadoras e sustentáveis para a cicatrização de feridas difíceis; Caçador de mitos — Um desafio para desmistificar crenças populares relacionadas com a ciência; Cria um órgão no laboratório! — Uma oportunidade para conhecer as bases da engenharia de tecidos; Em busca dos nutrientes escondidos — Uma viagem para descobrir o valor nutricional dos alimentos do dia a dia; Encapsular para alimentar — Técnicas inovadoras para encapsular nutrientes e prolongar a sua eficácia; O Cantinho da Gastronomia Molecular — Ciência aplicada à culinária, onde a textura e o sabor surpreendem; Sente a Bioelectrónica! — Explorar a conexão entre eletrónica e biologia através de impulsos bioeletrónicos; Sushi: prazer e perigo à mesa — Uma análise dos riscos e benefícios do consumo de sushi.

Outros temas incluem a importância da água na vida, o aproveitamento de resíduos para a criação de novos alimentos e medicamentos, e a análise de impulsos bioeletrónicos. Os participantes serão ainda desafiados a descobrir as estratégias escondidas por trás da publicidade no contexto das compras no supermercado.

“Levamos a sério a nossa responsabilidade de transmitir conhecimento à comunidade. A Semana Aberta é uma das muitas iniciativas que, ao longo do ano, desenvolvemos e que se alia ao objetivo de elevar a literacia científica: desde as olimpíadas de biotecnologia ao concurso da alimentação do futuro e ao congresso de bioengenharia, do convite para uma semana de imersão em ciência ao encontro para conhecer a realidade da vida dos cientistas, são inúmeras as iniciativas dinamizadas, e a reação de escolas, professores e alunos é sempre gratificante,” sublinha Paula Castro.

A Semana Aberta da Escola Superior de Biotecnologia decorre no Edifício de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, e constitui uma oportunidade única para estudantes do ensino secundário conhecerem o impacto e as potencialidades da biotecnologia no mundo atual.

Para mais informações consulte:

Atividades experimentais previstas:
Ação da enzima catalase na batalha oxidativa
Anatomia aplicada: Heparina caseira (não tentes em casa!)
Biomateriais no combate às feridas crónicas
Caçador de mitos
Cria um órgão no laboratório!
Descobre o par: antimicrobianos de subprodutos
Descobre os aromas
Em busca dos nutrientes escondidos
Embalagens de futuro
Encapsular para alimentar
Eu sei o que fizeste na festa passada...
Genética: benéfica ou maléfica?
Liga a semente à planta e a planta à sua origem!
MicroCosmética: desenvolvimento de máscaras faciais com microalgas
Não te deixes enganar pelas aparências
O Cantinho da Gastronomia Molecular
O poder do plasma na descontaminação de alimentos
O que comer pré- e pós-treino?
Procura-se colaborador para o futuro
Qual a cor dos antioxidantes?
Reciclagem de embalagens
Regeneração de pele – ficção científica ou realidade?
Sente a Bioelectrónica!
SmartLab – um laboratório de bolso
Sushi: prazer e perigo à mesa
Tratamento de águas residuais: os vilões e os super-heróis

*Fernanda Teixeira

 

CÂMARA DA MARINHA GRANDE CONTINUA A REALIZAR PASSEIOS PEDESTRES NO ÚLTIMO DOMINGO DE CADA MÊS


O Passeio Pedestre “O Pombal do Rei”, promovido pelo Município da Marinha Grande no passado domingo, 30 de março de 2025, foi um verdadeiro sucesso. Mais de uma centena de participantes juntaram-se para explorar os encantos do Pinhal do Rei, num percurso de 10 km repleto de história e natureza.
A iniciativa contou com a presença especial do escritor marinhense José Manuel Gonçalves, que partilhou curiosidades sobre os locais visitados, destacando o enigmático Pombal do Rei. Durante a caminhada de cerca de três horas, os participantes puderam apreciar locais icónicos como os pinheiros bifurcados, o poço da guarda da queimada, o Ponto Novo e o Bambi.
O evento despertou grande interesse da comunidade e dos meios de comunicação, com a presença da SIC, que realizou uma reportagem especial sobre a iniciativa.

Próximo Passeio Pedestre: "Rota das Carvoeiras"
Dando continuidade ao sucesso desta iniciativa, o próximo passeio pedestre terá lugar no dia 27 de abril, com concentração às 09h00 no Arquivo Municipal ou às 09h30 na Sociedade Desportiva e Recreativa do Pilado e Escoura.

A "Rota das Carvoeiras" promete deslumbrar os participantes de todas as idades, dando a conhecer o papel das mulheres na profissão de carvoeira, uma atividade que marcou a identidade e a economia da região, em particular da localidade do Pilado. Durante o percurso, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto o trabalho árduo e dedicado dos carvoeiros, que, com força e resiliência, transformavam lenha do Pinhal do Rei em carvão.
Acompanhados das explicações de Pedro Paulo, os participantes visitarão um forno de carvão ainda preservado e em funcionamento, permitindo reviver as técnicas e saberes tradicionais desta profissão fascinante.

Esta iniciativa integra-se igualmente nas comemorações do Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, pretendendo sensibilizar a comunidade para a importância de proteger e cuidar das crianças.
Junte-se a nós nesta caminhada pela história, cultura e solidariedade!

*Gabinete de Comunicação e Imagem

I Congresso da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa

 "Repensar a Medicina: Inovação, Colaboração e a Saúde do Futuro."
Este congresso reunirá um conjunto de palestrantes de reconhecido mérito, que irão refletir e debater sobre a forma como devemos antecipar o futuro da prática médica e as suas implicações para toda a comunidade.
 Evento que se pretende inspirador e mobilizador para todos os profissionais de saúde, investigadores e cidadãos interessados.

*Joaquim Ferreira

A sessão decorreu na sexta-feira, 28 de março. Biblioteca Municipal de Cantanhede participou na Semana da Leitura 2025 na Tocha

 
Cerca de quarenta alunos e vários, juntamente com vários docentes do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, da Tocha, participaram, na sexta-feira, 28 de março, numa sessão de leitura dramatizada promovida pela Biblioteca Municipal de Cantanhede.
A iniciativa foi desenvolvida por técnicas da instituição, que aceitaram ao convite da Biblioteca Escolar deste Agrupamento e se deslocaram à Escola Básica e Secundária João Garcia Bacelar, onde realizaram a sessão de leitura.
O conto escolhido foi “A viúva e o papagaio”, da escritora inglesa Virgínia Woolf, uma das obras que o Plano Nacional de Leitura recomendada aos alunos do 5.º ano de escolaridade.
A iniciativa fez parte da Semana da Leitura 2025, evento promovido pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, que se celebra entre os dias 24 de março e 4 de abril. A programação desta semana inclui diversas atividades dedicadas à promoção e incentivo à leitura.
A atividade "Leitura a 3 vozes" é uma das várias iniciativas desenvolvidas regularmente pela Biblioteca Municipal de Cantanhede em estabelecimentos de ensino, incluindo jardins de infância, escolas básicas e outras instituições do concelho.
O objetivo desta atividade é dar a conhecer os serviços da Biblioteca, ao mesmo tempo que promove o contacto com os livros e desperta o gosto pela leitura. Além disso, a iniciativa visa descentralizar a oferta cultural, levando a atividade literária a diferentes locais.



Mesa Redonda: (Re)pensar a repartição do Espaço Público para a promoção de políticas públicas de Mobilidade Ativa em Aveiro (pós-evento)

 No passado sábado, a Ciclaveiro promoveu o debate "(Re)pensar a repartição do Espaço Público em Aveiro para a promoção de políticas públicas de Mobilidade Ativa".
O evento teve a participação de Alberto Souto Miranda (PS), João Almeida (PAN), João Moniz (BE), João Quintela (LIVRE), Luís Souto (PSD) e Miguel Gomes (IL).
Nesta sessão tivemos a oportunidade de ficar a conhecer a visão e as medidas que os diferentes partidos preconizam para a mobilidade ativa em Aveiro nos próximos 25 anos, num debate com casa cheia – mais de 90 pessoas encheram a sala no Edifício Atlas – e com várias centenas a acompanhar online via transmissão em direto.
A Ciclaveiro considera muito importante ações como esta para a dinâmica da democracia local, demonstrando que a definição de políticas públicas deve ser feita de forma colaborativa, entre partidos políticos e sociedade civil envolvendo as pessoas e promovendo o debate e a pluralidade de ideias.
Os temas da mobilidade, sustentabilidade, boa ocupação de espaço público e o bem estar das populações como direitos fundamentais dos cidadãos devem ser transversais a todos os movimentos ideológicos e agendas políticas.

A Ciclaveiro agradece aos partidos políticos que aceitaram o nosso convite e respetivos intervenientes, à Rádio Ria pela transmissão em direto do evento e ao Municipio de Aveiro, pela cedência do espaço, permitindo que este debate pudesse acontecer com todas as condições.

Por fim, uma palavra de apreço à Professora Sara Moreno Pires, por ter aceitado o desafio da moderação deste debate e pela mestria como o fez, trazendo para a discussão dados e conteúdos muito relevantes.

Para ver ou rever o debate: https://fb.watch/yDRg7y32x1/


Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta

31 de março de 2025

Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta

(ONG do Ambiente)


Casa da Bicicleta: Rua Almirante Cândido dos Reis, nº12 3800-096 Aveiro


MARINHA GRANDE PROMOVE NOVA EDIÇÃO DO PROGRAMA “CIENTISTA REGRESSA À ESCOLA”


O Município da Marinha Grande, em parceria com a Native Scientists, está a realizar mais uma edição do programa “Cientista Regressa à Escola”. Esta segunda-feira, dia 31 de março de 2025, estão a decorrer sessões na Escola Básica Guilherme Stephens, envolvendo as turmas do 4.º ano, incluindo alunos da EB de Casal de Malta.
O objetivo do programa "Cientista Regressa à Escola" é aproximar os alunos do universo científico, proporcionando-lhes a oportunidade de interagir diretamente com profissionais da área. Durante as oficinas, são abordados temas fascinantes e realizadas atividades práticas que estimulam a curiosidade e o pensamento crítico dos mais jovens.

Nesta edição, a cientista Inês Bernardino, com o doutoramento em Psicologia, regressou a uma das escolas onde estudou, para partilhar a sua experiência e conhecimento sobre o cérebro humano, área central da sua investigação. 
A cientista marinhense frequentou a Escola Básica João Beare, a Escola Guilherme Stephens e concluiu o ensino secundário na Escola Calazans Duarte. Agora, volta às salas de aula para inspirar os mais jovens e mostrar como a ciência pode ser fascinante e acessível a todos.
As sessões do “Cientista Regressa à Escola” contam, também, com a presença de Ricardo Leitão, cientista marinhense atualmente na Universidade de Coimbra, que participou na edição anterior e regressa agora como Cientista Embaixador do programa, apoiando a realização das oficinas.

A Native Scientists é uma organização pan-europeia sem fins lucrativos que liga crianças de diferentes contextos educativos a cientistas, promovendo o contacto direto com a ciência de uma forma acessível e inspiradora.

*Gabinete de Comunicação e Imagem



Município de Cantanhede promove programa de intervenção na área da saúde mental destinado a cuidadores informais

 
O Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal do Município de Cantanhede está a promover um programa de cinco sessões na área da saúde mental, destinado a apoiar os cuidadores informais.
Ao longo do ano, vão ser abordados temas como ansiedade, autoestima, assertividade, resiliência e esperança, com sessões interativas que decorrem em diferentes datas e horários, proporcionando aos cuidadores um espaço de partilha e crescimento.
A primeira sessão realizou-se na quinta-feira, 27 de março, com o tema “Ansiedade (Des)Necessária”, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, com a presença da vereadora com o pelouro da Ação Social e Saúde, Célia Simões.
Este plano tem como objetivo oferecer ferramentas e estratégias para lidar com os desafios emocionais e psicológicos, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento pessoal”, sublinhou a autarca.

A próxima sessão é sobre “Autoestima e Comunicação - Quando me transformo no que digo”, no dia 17 de abril.
Já a ação sobre “Assertividade e Verticalidade - Dois Fenómenos de Sobrevivência” está agendada para o dia 15 de maio.
No dia 26 de junho, faz parte do programa a sessão “Como a Resiliência Impacta a Minha Vida”, sendo que a última, com o tema “(Des)Esperança - Do Desespero à Esperança”, está prevista acontecer no dia 28 de outubro.
Este programa foi cuidadosamente desenhado para apoiar os cuidadores informais, um grupo muitas vezes esquecido, que desempenha um papel essencial no cuidado de familiares e amigos.
Cada tema foi selecionado com o intuito de abordar diferentes aspetos do dia a dia do cuidador, ajudando-os a enfrentar melhor o stress, a ansiedade, as dificuldades de comunicação e outros desafios emocionais.

Aveiro |Reunião de Câmara – 31 de março de 2025


Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, segunda-feira, dia 31 de março de 2025, nos Paços do Concelho.

1. Relatório de Gestão e Prestação de Contas 2024
O Executivo Municipal deliberou aprovar o Relatório de Gestão e Prestação de Contas, Balanço Social e Inventário dos Bens, direitos e obrigações patrimoniais e respetiva avaliação do ano de 2024. O balanço do exercício 2014 é muito positivo.

Câmara de Aveiro voltou a reduzir dívida Municipal em 2024
O Relatório de Gestão e a Prestação de Contas da CMA 2024 assume a execução das atividades realizadas com base nas Grandes Opções do Plano (GOP) e no Orçamento de 2024, com uma execução financeira de € 47.495.261 no que respeita às GOP e de € 45.308.339 no que respeita ao Orçamento da despesa, num total de € 92.803.600 e de € 126.399.660 no que respeita ao Orçamento da receita em termos de valor cobrado líquido total.
Registe-se ainda um resultado operacional positivo de € 24.490.777, e uma redução da dívida total em cerca de € 3.698.026, o que representa uma redução de cerca de 6% face ao ano transato, fixando a dívida do Universo Municipal no valor global de 58,5 M€, sendo 57,6 M€ respeitantes ao contributo do Município e 0,9 M€ às restantes entidades participadas (AM + CIM + SEL + Entidades Participadas) de acordo com os critérios de apuramento definidos no Regime Financeiro das Autarquias Locais e das Entidades Intermunicipais.
Tendo em consideração o valor da média da receita corrente líquida dos 3 exercícios anteriores, fixado em € 73.766.737 e o valor da dívida total relevante indicada € 58.554.817, foi possível alcançar no presente exercício económico um rácio de 0,79 (foi de 0,95 em 2023; 1,1 em 2022; 1,40 em 2020; 1,76 em 2019; 3,42 em 2014).
A evolução da capacidade de endividamento garante ainda uma margem disponível a utilizar em termos de Endividamento (endividamento não tomado) em cerca de € 52M, nomeadamente para financiar investimento.
Uma nota suplementar ainda em matéria de execução orçamental para o valor do saldo de gerência que transita para 2025, no valor de cerca de 33,5 M€ (mais 31% do que em 2023), que expressa a impossibilidade de execução dos Fundos Comunitários, o número crescente de concursos sem concorrentes, a burocracia crescente dos procedimentos da contratação pública, interrompendo a redução progressiva do valor do saldo que vínhamos registando nos últimos anos. Anote-se, no entanto, que toda essa verba de saldo está afeta aos objetivos de gestão que estão definidos com todo o pormenor nas Grandes Opções do Plano e Orçamento da CMA, no caso de 2025, com a plurianualidade que um planeamento destes exige.
Em 2024 realizámos uma Auditoria Interna de avaliação da evolução da situação financeira da CMA no período 2013 / 2023, registando-se resultados principais que se destacam:
a) A Receita total triplicou (de cerca de 44,1 M€ em 2013 para 127,9 M€ em 2023);
b) A Despesa total triplicou (de cerca de 39,9 M€ em 2013 para 102,2 M€ em 2023);
c) O Rácio da Dívida sobre a Receita passou de 3,42 (final de 2013) para 0,95 (final de 2023);
d) O Valor do Investimento pago quintuplicou (de cerca de 7,5 M€ em 2013 para 39,8 M€ em 2023).
No que respeita a 2024, há alguns indicadores que interessa destacar:

1.Solvabilidade: 360%, o mais alto desde 2013;

2. Endividamento: 22% o mais baixo desde 2013;

3. Autonomia Financeira: 78%, o mais alto desde 2013.

A CMA continuou a honrar todos os seus compromissos com fornecedores de bens e serviços, a prestar serviços públicos com elevado nível de qualidade, e a executar projetos e obras comparticipadas e não comparticipadas pelos Fundos Comunitários, no início da sua execução financeira, mantendo o devido cumprimento da Lei dos Compromissos e dos pagamentos em atraso (iniciado em abril de 2017), desenvolvendo também trabalho de conquista de Fundos Comunitários do Portugal 2030 e de continuado trabalho para conquistar fundos do PRR e de outras fontes.
As seis marcas históricas de 2024
O ano de 2024 foi o terceiro do mandato autárquico 2021/2025, tendo sido cumpridos os objetivos fixados para a atividade da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e assumindo-se como um relevante contributo para o crescimento e o desenvolvimento do Município de Aveiro, com a concretização de um vasto conjunto de projetos, concursos e obras, assim como de realizações ao nível dos eventos, o que permite assumir um balanço muito positivo da atividade da CMA no ano de 2024.
O ano 2024 deixa uma marca histórica única na vida do Município de Aveiro e da atividade da CMA, por seis acontecimentos principais e especiais pela sua excecionalidade e relevância.
O primeiro, foi a operação Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024, com os seus mais de 700 espetáculos, uma conseguida ação de marketing territorial, uma mobilização de agentes culturais da Cidade, Município e Região de Aveiro, um sucesso com múltiplas facetas.
O segundo, foi a inauguração da obra de profunda requalificação do Rossio e das “Pontes”, no primeiro domingo do ano, dia 7 de janeiro, uma obra com múltiplas funções novas e qualificadas, das quais se destaca uma praça para eventos, uma grande zona verde arborizada, um parque de estacionamento em cave, uma nova estação elevatória de esgotos, o novo Centro de Interpretação do Achado e da História do Rossio, entre outras, num investimento de cerca de 20 milhões de euros.
O terceiro, foi ter sido o ano record no Turismo, com quase 260.000 pessoas a visitarem os Museus de Aveiro (+15% do que em 2023), e cerca de 87.000 pessoas a frequentarem os Postos de Turismo e as Lojas Turísticas (+47% do que em 2023), entre outros indicadores record, como aconteceu no Teatro Aveirense (mais de 74.000 espetadores / visitantes, batendo o ano de 2019 que tinha o valor mais alto com 69.900 espetadores; aumento de quase 5%), e noutros Equipamentos Culturais da CMA.
O quarto, foi ter encerrado o Quadro de Fundos Comunitários do Portugal 2020 com o mais elevado valor absoluto de todos os Quadros já executados, com um processo de encerramento longo e complexo (que ainda se arrastou para 2025), no qual a CMA conquistou verbas com valores muito expressivos, em valor absoluto e relativo, executando uma estratégia que conseguiu receber verbas bem mais elevadas do que as que estavam inicialmente contratadas. Foram mais de 42 M€ de Fundos Comunitários recebidos dos vários Programas de gestão nacional e de iniciativas comunitárias.
Ao nível da CIRA e apenas no que respeita ao Programa Regional Centro 2020, Aveiro recebeu 30 M€ (30% do valor total recebido pelos 11 Municípios da CIRA, e cerca de três vezes mais do que recebeu o Município com o segundo valor mais alto).
O quinto, foi a entrada em funcionamento do novo Ferryboat elétrico Salicórnia, a 2 de fevereiro, um investimento total de cerca de 10 M€ com comparticipação de Fundos Comunitários do POSEUR com 2,5 M€, com a sua elevada qualidade ambiental, conforto para os passageiros, redução de custos de operação e aumento da eficiência energética, e dando a 2024 o ano record de passageiros, 202.869, que utilizaram a travessia marítima entre o Forte da Barra e São Jacinto.
O sexto, foi o enriquecimento do espaço público de Aveiro com duas notáveis obras de arte pública colocadas em locais de excecional centralidade no que respeita à Cidade e ao Município. A obra “Sonhando Tudo” da autoria de Rui Chafes, instalada nas “Pontes” e que assinala a operação Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024, com o registo da sua inauguração no Dia de Portugal, 10 de junho. O Monumento Evocativo da Muralha de Aveiro da autoria do Arquiteto Siza Vieira, instalado na rotunda junto à Sé de Aveiro e ao Museu de Aveiro Santa Joana, com o registo da sua inauguração simultânea com a obra de requalificação do Adro da Sé, no Dia da Imaculada Conceição, 8 de dezembro.
O Município e os Munícipes de Aveiro beneficiaram da sustentabilidade das políticas da sua Câmara Municipal, criteriosamente introduzidas e desenvolvidas ao longo destes últimos anos, do presente mandato e desde outubro de 2013, e também expressa na solidez das contas municipais que agora se apresentam.
Os serviços públicos municipais de transportes rodoviários e fluviais receberam mais passageiros do que nunca, para o que seguramente também contribuiu o aumento de oferta implementada em abril, após a assinatura da adenda ao contrato da concessão Aveirobus e do devido visto do Tribunal de Contas.
No âmbito da Descentralização, prosseguimos com bons resultados o exercício das novas competências na área da Educação, com a finalização do quarto ano letivo (2023/2024), na área da Ação Social, com a finalização do segundo ano, e na área da Saúde, com a finalização do primeiro ano.
Na prioritária área da Educação, além da execução das ações do PAEMA / Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro, temos de realçar o investimento continuado na qualificação do parque escolar do Município de Aveiro, terminando o ano com mais duas obras inauguradas (nova Escola e Jardim de Infância de Nossa Senhora de Fátima e nova Escola de Eixo), com duas obras em execução para entrarem em funcionamento em 2025 (Areais e Barrocas), uma obra em concurso para a segunda parte da sua execução (Solposto), três reabilitações e ampliações em fase final de projeto (Alumieira, Leirinhas e Sarrazola) para lançamento de concurso e início de obra em 2025. Registe-se também o desenvolvimento dos projetos de reabilitação do Conservatório de Música e da Escola EB23 de São Bernardo, assim como da nova Escola Secundária Homem Cristo.
Prosseguimos o trabalho intenso de cooperação institucional com as Juntas de Freguesia, tendo-se formalizado os contratos de delegação de competências de 2024, confirmando-se o balanço positivo da sua execução. A entrada da Junta de Freguesia de São Jacinto para o grupo, após o sucesso da operação de saneamento financeiro pela execução do Protocolo de Cooperação Especial entre a CMA e a Junta de Freguesia de São Jacinto, com o pagamento da sua dívida e a assunção da gestão do Complexo Desportivo de São Jacinto pela CMA, num investimento da CMA de 720.000€ por transferência financeiro e de 600.000€ de perdão e dívida. Foram também negociados e acordados os autos de transferência de competências para 2024, com todas as dez Juntas de Freguesia, com a devida comunicação à DGAL, tendo o processo formal de São Jacinto terminado no início de 2025.
Dando continuidade ao processo iniciado com sucesso em 2017, realizámos a contratualização de apoios com as Associações privadas sem fins lucrativos no âmbito do Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA), tendo formalizado e executado também os contratos de cooperação com os Bombeiros Novos e Velhos em termos idênticos aos anos anteriores.
Aveiro na Região e nova empresa gestora Aveiro ParquExpo
Ao nível da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a CMA continuou a trabalhar em equipa com os outros dez Municípios associados, no desenvolvimento da execução dos projetos de investimento em curso e/ou em fase projeto, de entre os quais se destaca a construção da Ponte Açude do Rio Novo do Príncipe.
Ainda na escala intermunicipal, desenvolvemos trabalho da maior relevância ao nível da Polis Litoral Ria de Aveiro e da sua reformulação em “RiaViva e Litoral da Região de Aveiro, S.A.”, garantindo uma segunda etapa de investimento na Ria de Aveiro, assim como na AdRA-Águas da Região de Aveiro, na Águas do Centro Litoral (empresa da qual queremos sair, prosseguindo as diligências nesse sentido), na Associação de Municípios do Carvoeiro-Vouga, no Parque de Ciência e Inovação, na Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, entre outros.
No ano de 2024 prosseguimos a implementação de elevados níveis de exigência e qualidade na gestão da CMA e da AveiroExpo, criámos a nova empresa gestora do Parque de Feiras e Exposições – Aveiro ParquExpo – tendo a CIRA como sócio, sempre com o sentido e a consequência da boa relação entre o cumprimento dos compromissos assumidos com os Cidadãos, a ambição de fazer mais e melhor, e a necessária sustentabilidade financeira dos investimentos e da gestão global da CMA.

Trabalho com o Governo
Mantivemos um intenso trabalho de pressão e de equipa com o XXIII e o XXIV Governo Constitucional, procurando dar resposta a muitos assuntos pendentes com a Câmara Municipal de Aveiro e com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
A execução do ano de 2024 deu cumprimento ao Programa de Governação da CMA para o mandato autárquico 2021/2025, que teve como matriz o Programa de Candidatura da Aliança Com Aveiro (PSD / CDS-PP / PPM), sufragado pela maioria dos eleitores em 26 de setembro de 2021.

Principais Investimentos
Ao nível do investimento, destaque para o desenvolvimento de um relevante número de projetos, obras e inaugurações, assim como para concursos em execução de muitas operações, sendo que uma boa parte das quais é cofinanciada pelo Portugal 2030, referenciando-se aqui expressamente algumas delas:
a) Obras terminadas e inauguradas:
- Nova Escola de 1º Ciclo e Jardim de Infância de Nª Sra. de Fátima;
- Nova Escola de 1º Ciclo de Eixo;
- Remodelação profunda do Pavilhão e Piscina ex-IPDJ, agora Pavilhão Municipal Mariana Lopes e Piscina Municipal Diogo Carvalho;
- Qualificação do Rossio, com novo Parque de Estacionamento e Centro Interpretativo do Achado e da História do Rossio (CIAHR), e da Praça General Humberto Delgado (“Pontes”);
- Novo Ferryboat elétrico “Salicórnia”;
- Nova Ponte da Balsa, Eixo;
- Casa de Música, Aradas;
- Qualificação do Adro da Sé e Monumento Evocativo da Muralha de Aveiro.
b) Obras terminadas:
- Qualificação do Centro Histórico de Esgueira;
- Qualificação Urbana da Avenida 25 de Abril e da Praceta Infante D. Henrique;
- Parque Urbano de Santa Joana;
- Tapamento do rombo da margem esquerda do Rio Vouga, em Eixo;
- Qualificação da cobertura do Pavilhão Municipal de São Bernardo;
- Casa Mortuária de São Jacinto.
c) Obras em curso:
- Qualificação e ampliação da Escola de 1º Ciclo e Jardim de Infância de Barrocas, Areais e Solposto;
- Qualificação de Habitação Social no Bairro de Santiago e nos Bairros de São Jacinto e Cacia;
- Arranjos Urbanísticos em Cacia, Requeixo, Nª Sra de Fátima, Nariz, Eixo e Eirol.

Em suma
Na gestão da CMA em 2024 mantivemos uma determinada aposta na sua capacitação, com mais e melhor trabalho, cumprindo o compromisso assumido com os Cidadãos, gerindo com rigor, seriedade e transparência.
Pelo balanço muito positivo do ano de 2024, se faz aqui nota de agradecimento a Todos os que deram contributo, Funcionários, Empresas prestadoras de bens e serviços, Entidades Públicas e Privadas, Cidadãos.

Os documentos aprovados seguem para apreciação da Assembleia Municipal de Aveiro.


2. Adjudicada a obra de requalificação da Casa Morgados da Pedricosa

O Executivo Municipal deliberou aprovar a adjudicação da empreitada para a requalificação da Casa dos Morgados da Pedricosa, na Avenida de Santa Joana, à empresa Frechal Patrimonial, Lda., pelo valor de 651.936,46€ e um prazo de execução de 180 dias.

Com esta intervenção a Câmara Municipal de Aveiro pretende realizar trabalhos de manutenção, mantendo as suas características de espaço habitacional e de serviços ao nível do primeiro piso e de exposições existente e em funcionamento ao nível do rés-do-chão, mas com otimização das suas funcionalidades e melhoria das condições de acessibilidade.

Ao nível do piso do sótão, o objetivo é anular os espaços habitacionais (cozinha e instalação sanitária) e fazer uma operação sobretudo de conservação, deixando os espaços para arrumações, mas incluindo uma intervenção mais profunda na cobertura e no sistema de drenagem de águas pluviais, para reduzir os problemas de infiltrações neste piso e deste para os pisos inferiores. Está também prevista uma operação de conservação ao nível das fachadas, que incluirá o tratamento da pedra calcária e a remoção do cimento.

O edifício encontra-se integrado na frente que faz conjunto com o Museu de Aveiro / Santa Joana instalado no Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina fundado em 1458 e que apresenta vários estilos arquitetónicos representativos de quatro séculos. Este conjunto integra ainda a Sé de Aveiro, sendo por isso importante que o edifício mantenha o máximo das suas características originais, respeitando a sua história.

3.Aprovada a afetação de terreno ao Domínio Público Municipal para criação de um novo jardim nas Agras do Norte
O Executivo Municipal deliberou aprovar a afetação ao Domínio Público Municipal de uma parcela de terreno, localizada nas Agras do Norte, no âmbito do processo de loteamento previsto para aquela zona.
A afetação ao Domínio Público Municipal desta parcela de terreno, com uma área de 1.338.30 m2, irá permitir a criação de um jardim público para usufruto dos cidadãos, para além da implementação das infraestruturas necessárias ao desenvolvimento urbano da área, garantindo a organização do território e a melhoria das condições para a comunidade.
Com esta medida, a Câmara Municipal de Aveiro reforça o compromisso com um planeamento sustentável e a valorização do espaço público.

4. Fundo de Apoio a Famílias atribui apoios a mais uma família
O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais uma família residente em Aveiro, correspondendo a mais 1 Cidadão ajudado, no valor global de 870€, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.
Para dar resposta a estas situações, a Câmara de Aveiro utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2025 uma verba total orçamentada de 150.000€.

5. Alteração às datas das Reuniões de Câmara de abril de 2025
O Executivo Municipal deliberou aprovar a alteração das datas das Reuniões de Câmara do próximo mês de abril.
Assim, as Reuniões de Câmara de abril de 2025 não se irão realizar nos dias 03 e 17, mas sim nos dias 11 (sexta-feira) às 16h30 e 24 (quinta-feira), às 15h30, sendo a primeira de carácter público e a segunda de carácter privado, ambas nos Paços do Concelho.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

NB: Imagem c/DR