terça-feira, 1 de abril de 2025

ALUNOS E PROFESSORES DA ESLOVÉNIA RECEBIDOS NA MARINHA GRANDE

 O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e a vereadora Ana Alves receberam, esta terça-feira, 1 de abril, uma comitiva de alunos e professores portugueses e da Eslovénia que se encontram a participar num intercâmbio com o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, no âmbito do projeto Erasmus.
O grupo, composto por 20 participantes, foi recebido nos Paços do Concelho, onde foram dadas as boas-vindas. O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, sublinhou o valor deste tipo de iniciativas para a formação dos jovens e a partilha de boas práticas entre instituições de ensino e fez uma breve caracterização da Marinha Grande.

Durante a sessão, foi destacada a importância do intercâmbio educativo e cultural, promovendo o desenvolvimento de competências, o enriquecimento académico e o reforço das relações entre países europeus.
A visita insere-se num programa de atividades, centradas no tema da interculturalidade, que decorrerá ao longo da semana, incluindo encontros pedagógicos, visitas culturais e momentos de convívio, permitindo aos alunos e professores da Eslovénia conhecerem melhor a realidade local e o sistema de ensino português.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

TERESA CORREIA VEREADORA DO PELOURO DA JUVENTUDE DA CÂMARA MUNICIPAL DO TARRAFAL DE SANTIAGO PROMOVE “FEIRA DA JUVENTUDE” E ENTREGA CALÇADO PROVENIENTE DA DÁDIVA DA ASAE


No âmbito do Projecto de Cooperação . de Partida! e do resultado de uma parceria efectuada entre a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, os jovens da comunidade de Achada Tenda, do concelho do Tarrafal de Santiago, foram contemplados, com um conjunto muito significativo de calçado desportivo, sem qualquer utilização anterior aquando a realização da II edição da Feira da Juventude, nos dias 29 e 30 de março, reunindo jovens de várias localidades daquele município Tarrafalense, para a partilha de conhecimentos e reforço do compromisso com o empoderamento juvenil.
Esta doação que se inseriu no âmbito da responsabilidade social da ASAE, que tem como principal objectivo, colmatar e atenuar algumas carências das entidades beneficiárias, já contemplou jovens de outras localidades, inserindo-se num vasto conjunto de iniciativas programadas e levadas a efeito pelo Pelouro de Juventude, Educação, Formação Profissional e Empreendedorismo, na pessoa da sua Vereadora Teresa Correia.

Esta iniciativa que para além de apoiar os jovens e suas famílias, com bens doados pela Sociedade Columbófila, visa igualmente, promover o intercâmbio juvenil nas mais diversas áreas e cuidados de saúde, proporcionou dois dias de muito aprendizagem, onde foram ministradas ações de formação nas áreas de Educação Financeira, com foco em estratégias para fortalecer a independência financeira da juventude, promovido em parceria com a Associação Alumni YALI Cabo Verde, bem como a realização de oficinas práticas com artesãos locais nas áreas de panaria e rendas, contemplando igualmente, workshops de teatro, música e dança.

d’Orfeu Associação Cultural: Workshops, Showcases e Conversas, em Águeda, na próxima semana!


Fotografia, Teatro, Escrita Criativa e Programação Cultural, a 10 e 11 de abril, no Congresso de Bastidores.

A 4ª edição do Congresso de Bastidores decorre nos dias 10 e 11 de abril, no Parque Municipal da Alta Vila, em Águeda, num evento dirigido a profissionais e estudantes da área da cultura, com workshops, showcases e conversas. O programa detalhado e o formulário de inscrição estão disponíveis em dorfeu.pt/congresso


Tiago Cerveira (fotografia), Os Improváveis (teatro de improviso), Nuno Artur Silva (escrita criativa) e Luís Sousa Ferreira (programação e produção cultural) são os nomes responsáveis pelos quatro workshops do Congresso de Bastidores 2025. Com a duração de seis horas cada, as sessões de formação decorrem entre o Salão de Chá e a Casa Amarela do Parque da Alta Vila. O formulário de inscrições, para os workshops que ainda têm vagas, está disponível em dorfeu.pt/congresso.

O evento conta também com uma Conversa de Bastidores, de entrada livre, marcada para o último dia, com a presença da cantora Joana Negrão, da jornalista Maria José Santana, do autor e apresentador Nuno Artur Silva e do programador cultural Luís Sousa Ferreira. A conversa será moderada por Bruno dos Reis e terá como tema "o papel da cultura em tempos de eleições: projetos culturais e diálogos entre poder político, comunidade e entidades artísticas".

A grande novidade deste ano é o novo formato de showcases do OuTonalidades: a Toca. Este espaço será palco para apresentações de dois projetos selecionados da Bolsa de Grupos do circuito português de música ao vivo, num formato de curta duração (cerca de 30 minutos), que será filmado e gravado ao vivo. Para quinta-feira, está marcado o regresso oficial de Toques do Caramulo; na sexta-feira é a vez de A Mansão. O produto final será, posteriormente, disponibilizado online. A Toca tem lotação muito limitada e, apesar de ser de entrada livre, é obrigatório efetuar inscrição através do formulário disponível no site oficial.

O Congresso de Bastidores é um evento organizado pela d'Orfeu AC / Escola de Palco, em coprodução com o Município de Águeda, tendo o apoio oficial da República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes.

Vem conhecer os bastidores!

Relatório de Gestão e Contas 2024 - Operação “Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura”


A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) prossegue com a apresentação sumária dos destaques do Relatório de Gestão e Contas 2024. Esta ação, que se insere na estratégia de proximidade e transparência com os Munícipes, aborda os seis temas principais da atividade da CMA em 2024:
2. Operação “Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura (terça-feira, 01 de abril);
3. Obra de requalificação do Rossio e das “Pontes” (quarta-feira, 02 de abril);
4. Ano record no Turismo, em Aveiro (quinta-feira, 03 de abril);
5. Conclusão do Quadro de Fundos Comunitários do Portugal 2020 (sexta-feira, 04 de abril);
6. Entrada em atividade do novo ferryboat 100% elétrico Salicórnia (sábado, 05 de abril);
7. Duas novas obras de arte pública em Aveiro (domingo, 06 de abril).
Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura
No ano em que Aveiro celebrou o facto de ser Capital Portuguesa da Cultura e que confirmou a Cidade, o Município e a Região de Aveiro como referência cultural, a nível nacional e internacional, a Câmara Municipal de Aveiro promoveu mais de 700 iniciativas – 100 das quais estreias nacionais e absolutas.
A valorização do setor cultural de Aveiro e de Portugal foi um dos marcos deste evento e enquadrou-se numa aposta estratégica da CMA, que teve início em 2019 e que vai ter seguimento nos próximos anos.
Ao longo de 12 meses, Aveiro foi o ponto de encontro da Cultura, tendo apresentado um programa inovador e diversificado. Concertos, peças de teatro, sessões de cinema, exposições e conferências, protagonizados por artistas nacionais e internacionais, foram algumas das iniciativas da Capital Portuguesa da Cultura.
Estes eventos foram enquadrados nos quatro trimestres da programação, cada um com uma temática que espelhava a interligação da Cultura com os desafios do mundo de hoje: Identidade (de janeiro a março), Democracia (de abril a junho), Sustentabilidade (de julho a setembro) e Tecnologia (de outubro a dezembro).
Além de incluir eventos emblemáticos de Aveiro organizados na última década pela CMA, como o Festival dos Canais, o Festival Dunas de São Jacinto e Aveiro Tech Week, a programação da Capital Portuguesa da Cultura contou com iniciativas criadas especificamente para o evento. Foram também celebrados momentos relevantes como os 50 anos do 25 de Abril e o Dia da Marinha e partilhada a programação com as comemorações dos 50 anos da Universidade de Aveiro e dos 200 anos da Vista Alegre, duas Entidades Parceiras muito relevantes.
Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024 envolveu a Comunidade Aveirense, bem como o setor artístico da Região, com iniciativas criadas e protagonizadas por Cidadãos e espetáculos apresentados nos vários Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Entidade Parceira principal da CMA neste evento especial, que ocupou todo o ano.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Barcelos | João Vilaça toma posse como Vice-Presidente do IPCA

 João Vilaça foi hoje empossado como Vice-Presidente do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) pela Presidente da instituição, Maria José Fernandes. Nos últimos anos, João Vilaça desempenhou o cargo de Pró-Presidente do IPCA para as áreas da Investigação e Inovação.
Na cerimónia de tomada de posse, Maria José Fernandes destacou o contributo fundamental de João Vilaça como o mentor da estratégia que impulsionou significativamente o crescimento da investigação no IPCA, evidenciado pela acreditação dos centros de investigação pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com nota muito positiva, pelo aumento significativo de financiamento captado para projetos de investigação e pela consolidação de uma cultura de investigação na instituição. Este trabalho será ainda reforçado com a abertura do Barcelos Collaborative Innovation Center (B-Cric), prevista para este ano.
Por sua vez, o novo Vice-Presidente salientou a importância da criação de um modelo de suporte à investigação que tem vindo a fortalecer a eficiência do trabalho dos docentes e investigadores, possibilitando a captação de financiamento de fontes cada vez mais diversas e competitivas.
Com esta nomeação, João Vilaça junta-se a Agostinho Silva e Paula Tavares na Vice-Presidência do IPCA, reforçando a equipa de gestão da instituição.
João Vilaça é licenciado em Engenharia Eletrónica Industrial e de Computadores pela Universidade do Minho e doutorado em Engenharia Eletrónica e de Computadores, pela Universidade do Minho, desde 2008.
É professor Coordenador do Departamento de Sistemas Ciber-Físicos Inteligentes e Criativos da Escola Superior de Tecnologia do IPCA. De 2009 a 2018, foi investigador no Laboratório ICVS/3B’s, da Universidade do Minho, em Portugal. Em fevereiro de 2018, integrou o 2Ai como investigador, sendo atualmente o seu Diretor. Desde 2021, exerce as funções de Pró-Presidente para a Investigação e Inovação no IPCA.
Exerceu já vários cargos no IPCA, sendo atualmente membro eleito do Conselho Técnico Científico da EST e do Conselho Geral do IPCA.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Dia Mundial da Doença de Parkinson. Por uma melhor forma de tratar

 
Lisboa, 11 de abril de 2025 – No dia 11 de abril comemora-se o Dia Mundial da Doença de Parkinson e convidamos todos a juntarem-se a esta causa “por uma melhor forma de tratar”.
A Doença de Parkinson é uma doença neurológica que afeta principalmente o movimento, provocando sintomas como tremores e lentidão de movimentos. No entanto, o que muitos desconhecem é que esta doença também pode causar cansaço, sintomas depressivos, alterações do sono, dificuldades na fala, dores, entre outros sintomas que afetam significativamente o dia a dia e a qualidade de vida das pessoas.

Embora ainda não exista uma cura para a Doença de Parkinson, estão disponíveis vários tratamentos que ajudam a controlar os sintomas.
Nos últimos anos, tem vindo a aumentar a evidência científica que suporta os benefícios de outros tratamentos como a fisioterapia, a terapia da fala, a nutrição, a psicologia, a terapia ocupacional e os cuidados de enfermagem, que podem fazer uma diferença importante na vida das pessoas com Parkinson.
Por isso, considero que chegou o momento de repensarmos a forma como tratamos a Doença.
Esta nova abordagem vai além da simples toma de medicamentos ou seguimento em consultas médicas, e defende uma conjugação de “tratamentos” que incluem:

1-Utilização de medicamentos eficazes, ajustados à fase da doença e às necessidades específicas de cada doente.
2-Integração de terapias não farmacológicas, como a fisioterapia, a terapia da fala, a terapia ocupacional, a nutrição, a psicologia e a enfermagem, de acordo com os problemas clínicos a prevenir ou tratar.
3-Acesso a equipas de saúde multidisciplinares, onde diferentes profissionais, médicos, enfermeiros, terapeutas, nutricionistas, psicólogos, trabalham em conjunto para oferecer respostas mais completas e coordenadas.
4-Promoção do exercício físico, adaptado e orientado, como uma verdadeira ferramenta terapêutica.
5-Estimulação cognitiva e socialização, essenciais para preservar as capacidades mentais e combater o isolamento.
6-Educação e informação para doentes, cuidadores e famílias, promovendo a autonomia e uma melhor gestão da doença.
7-Aproveitamento das novas tecnologias, como sensores de movimento, telemedicina e inteligência artificial, que permitem monitorizar sintomas à distância e ajustar os cuidados de forma mais personalizada.
Trata-se de mudar a forma como olhamos para a Doença de Parkinson. Em vez de nos centrarmos apenas nos medicamentos, devemos considerar tudo aquilo que possa contribuir para melhorar a vida dos doentes e das suas famílias.
9-A Doença de Parkinson continua a ser um grande desafio. Mas com uma abordagem mais completa, multidisciplinar e verdadeiramente centrada na pessoa, é possível melhorar significativamente a vida de quem convive com esta doença.

*Artigo Prof. Doutor Joaquim Ferreira 
Lisboa, 11 de abril de 2025 
-----------------------
Sobre o CNS
O CNS – Campus Neurológico é uma rede de unidades de saúde de referência (CNS Torres Vedras, CNS Lisboa e CNS Braga) dedicada ao diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças neurológicas, como a doença de Parkinson, doença de Alzheimer, acidentes vasculares cerebrais (AVC), dores de cabeça, esclerose múltipla e alterações do sono, entre outras.
O CNS integra equipas multidisciplinares altamente especializadas, assegurando um acompanhamento personalizado e baseado na melhor evidência clínica disponível. Além da prestação de cuidados de saúde diferenciados, o CNS promove investigação clínica e formação de profissionais de saúde, colaborando ativamente com instituições académicas e científicas nacionais e internacionais.


Marinha Grande | SESSÃO DE CONTOS “DE BOCA A ORELHA” COM LILIANA GONÇALVES

 Em abril, a Biblioteca Municipal da Marinha Grande celebra a Festa do Livro com um conjunto de atividades dedicadas à leitura e à imaginação. No próximo sábado, 5 de abril, às 15h00, a Biblioteca recebe Liliana Gonçalves, para uma sessão especial de contos e histórias intitulada "Da Boca à Orelha".
Destinada a famílias, esta sessão promete encantar crianças e adultos com a magia dos contos tradicionais portugueses e europeus. O evento tem como objetivo estimular o gosto pela leitura, promover o espírito crítico e a criatividade, ao mesmo tempo que fortalece os laços afetivos entre os participantes, através da partilha e reflexão sobre os conteúdos das histórias.

A sessão decorre na Sala Infantil/Juvenil da biblioteca, tem a duração aproximada de 50 minutos e está limitada a 30 crianças. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia até 4 de abril.

Inscrições e informações: 244 573 322

Embarque neste mundo de histórias e imaginação em família!

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Arranca a construção da nova Unidade de Saúde de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz; Reabilitação do monumento das Pirâmides e dos Chafarizes das “5 Bicas” e do Largo da Praça do Peixe


I – Arranca a construção da nova Unidade de Saúde de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz

Tiveram início os trabalhos preparatórios para o início da construção da nova Unidade de Saúde de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz, localizada em Nossa Senhora de Fátima.

Com um investimento da Câmara Municipal de Aveiro no valor de 1.623.325,03€ e um prazo de execução de 270 dias, os trabalhos serão executados pela empresa Revilaf Construction S.A..

A nova Unidade de Saúde vai ser construída na Rua da Igreja e Rua Antero Marques dos Santos, em Nossa Senhora de Fátima (junto ao Edifício Sede da Junta de Freguesia), será composta por um único piso, com diversas áreas funcionais destinadas à prestação de cuidados de saúde primários.

As fachadas do edifício alinham com os arruamentos periféricos e articulam-se em duas alas, sendo a ala da Rua da Igreja destinada ao atendimento dos utentes e a ala paralela à Rua Antero Marques dos Santos ocupada com os serviços de apoio, tanto para o atendimento geral dos utentes, como para apoio dos funcionários. Nesta área localizam-se todos os espaços técnicos, assim como os vestiários e balneários e as respetivas instalações sanitárias para os funcionários, salas de apoio técnico e apoio geral, sala de reuniões, copa e a circulação de serviço.

Na restante ala, prevê-se a sua utilização com os gabinetes médicos, de enfermagem, as salas de tratamentos, o espaço para o banho assistido e uma zona especifica para os doentes em isolamento. Para além da entrada principal, o edifício possuirá acessos diretos ao exterior, que resultam essencialmente da necessidade de saídas de emergência.

Recordamos que para ser possível a construção desta nova Unidade de Cuidados de Saúde Primários, a Câmara de Aveiro adquiriu em 2023, neste local, um terreno rústico com a área de 6.943 m2, pelo valor de 220.000€.

Esta obra tem já contrato de financiamento assinado entre a Câmara Municipal de Aveiro e o PRR – Programa de Recuperação e Resiliência.

II – Reabilitação do monumento das Pirâmides e dos Chafarizes das “5 Bicas” e do Largo da Praça do Peixe
No âmbito da estratégia de reabilitação do património Cultural, nomeadamente a requalificação das esculturas e monumentos que se encontram em espaço público, a CMA tem em curso uma terceira fase desta importante operação, com os trabalhos de conservação e restauro a incidirem em mais três monumentos da Cidade, que aqui assinalamos:
- Chafariz das 5 Bicas;
- Chafariz do Largo da Praça do Peixe;
- Pirâmides.
A intervenção tem por objetivo a estabilização dos materiais constituintes destas obras de arte públicas e a preservação do seu aspeto e história originais.
Para o início de maio está prevista a intervenção de estabilização, limpeza e restauro dos painéis de Vasco Branco, na Rua de Coimbra e na Rua Belém do Pará.
No quadro da opção e estratégia política da CMA, de valorização e gestão dos Monumentos Municipais, esta é mais uma importante empreitada de qualificação urbana da Cidade de Aveiro e de preservação do património cultural municipal.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Proença-a-Nova | Abertas as inscrições para a Festa do Município


As associações, produtores e artesãos que tenham interesse em participar na edição de 2025 da Festa do Município, que se realizará de 13 a 15 de junho, no Parque Urbano Comendador João Martins, poderão efetuar a sua inscrição até ao dia 30 de abril nos serviços online do município, devendo apresentar comprovativo de IBAN e comprovativo de abertura de atividade.
Com o objetivo de alinhar as normas regulamentares às atuais necessidades, sentidas por todos aqueles que nelas participam, garantindo, assim, uma gestão justa e adaptada à nova realidade, o regulamento da Festa do Município sofreu alterações, principalmente no que diz respeito ao procedimento de inscrição e respetivos valores.

Os residentes no concelho em nome individual ou empresas com sede em Proença-a-Nova estão isentos do pagamento do valor da inscrição, sendo para os restantes o seguinte: stands (venda de produtos e artesanato) é de 160 euros, tasquinhas é de 300 euros, restaurantes é de 500 euros, vendedores de bebidas e produtos alimentares com stand próprio é de 300 euros e vendedores de faturas e similares é de 300 euros. Todos os participantes, residentes ou não residentes no concelho, têm de prestar uma caução equivalente a 50% do valor acima referido, posteriormente devolvida caso se cumpra o disposto no artigo 4ºB do regulamento. O sorteio da atribuição dos espaços terá lugar no dia 3 de junho às 11h30 horas, na sala de Sessões do Município de Proença-a-Nova. O regulamento e o respetivo despacho podem ser consultados no site do Município.

O cartaz completo da Festa do Município 2025 será divulgado brevemente nas Redes Sociais e meios de comunicação do Município.

*Andreia Gonçalves
Unidade de Comunicação, Turismo e Eventos


ESTARREJA | O festival ALAVANCA está de volta


Vem aí a 6.ª edição do ALAVANCA - Festival de Teatro de Avanca, organizado pela Companhia de Teatro Kopinxas com o apoio do Município de Estarreja, e conta com novidades levando o teatro a novos lugares com o objetivo de aproximar as comunidades a esta arte. De 3 a 13 de abril e 3 de maio, o público é convidado a fazer parte deste festival.

O ALAVANCA surge da vontade de aproximar as comunidades locais a práticas culturais, tornando o contacto com o teatro uma experiência singular e aglutinadora nas suas diferentes formas e linguagens. O envolvimento das pessoas, da comunidade escolar e dos lugares são a alavanca para este festival.
No dia 3 de abril, o ALAVANCA abre com uma proposta para a comunidade escolar do 2.ºciclo do agrupamento de escolas de Avanca e de Pardilhó, com uma conversa/jogo sobre a importância da existência de um festival de teatro no território. Servirá também para escutar novas vias de futuro junto dos alunos. No dia seguinte, o Teatro Extremo de Almada apresenta aos alunos 1.ºciclo do agrupamento de escolas de Avanca a criação “A Avó Grilo e o Catavento”.

O Alavanca viaja a novos locais e não convencionais para a prática teatral com participação gratuita. O primeiro sítio inusitado é o Moinho da Passagem, em Canelas, com o projeto “O Arroz que o Teatro Descascou” onde a comunidade é desafiada a dar voz às palavras do seu poeta, Francisco Joaquim Bingre, através de leituras encenadas, rodeado por paisagens talvez contempladas pelo Poeta. Para participar no dia 5 de abril, às 16h.

A 7.ª edição da ObservaRia também recebe um este festival com os “Mostrengos”, no dia 12 de abril, uma criação da companhia de Marionetas de Mandrágora. Neste mesmo dia, o Mercado Municipal de Estarreja também é palco deste projeto com a performance de marionetas “Desencajate”, pela artista argentina, Cintia Cruz.

O ALAVANCA volta ao Cine-Teatro de Estarreja com duas propostas que encerrará a edição de 2025. A cena, no dia 13 de abril, irá o espetáculo ““DoNoDoNaDa” da Companhia Certa da Varazim Teatro, para todos os públicos dos 3 aos 103 anos, onde os personagens são inspirados no cinema mudo de Charlie Chaplin e Buster Keaton. E, no dia 3 de maio, o Teatro Meridional e o Teatro do Montemuro apresentam um olhar delicado e poético sobre as migrações internas entre a ruralidade e o mundo urbano com o espetáculo “Lá”, com texto original de José Luís Peixoto e encenação de Miguel Seabra.

O ALAVANCA, festival de teatro de Avanca, conta com a parceria e apoio do Município de Estarreja, Junta de Freguesia de Avanca, Paróquia de Avanca e DGARTES.

Mais informações em www.alavancafestival.pt.

*Daniela Couto
Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo

Início de atividade do projeto-piloto do CRI de Gastrenterologia no IPO de Coimbra

O Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, E.P.E. (IPO de Coimbra) comunica que iniciou hoje, dia 1 de abril de 2025, a atividade do projeto-piloto do Centro de Responsabilidade Integrado de Gastrenterologia (CRI-G).
O IPO de Coimbra foi uma das entidades do Serviço Nacional de Saúde designadas para integrar os projetos-piloto na área da gastrenterologia, no âmbito da Portaria n.º 103/2024/1, de 14 de março, alterada pela Portaria n.º 310/2024/1, de 3 de dezembro.
Este modelo organizativo inovador visa otimizar a prestação de cuidados de saúde, promovendo uma maior eficiência e qualidade no acompanhamento dos doentes na área da gastrenterologia, com vista a melhorar o desempenho e a capacidade de resposta, tendo por base um forte compromisso da equipa multiprofissional.
O CRI-G tem como objetivo melhorar o acesso, a eficácia, a eficiência e a qualidade dos cuidados prestados, através de uma gestão integrada e multidisciplinar, contribuindo para a satisfação dos doentes e proporcionando um atendimento mais eficiente e centrado no doente. A implementação deste modelo permitirá uma maior autonomia na gestão de recursos, promovendo a otimização dos processos e a qualidade assistencial.
Esta é uma nova etapa no reforço da excelência assistencial e da eficiência na gestão dos cuidados de saúde, reforçando o papel do IPO de Coimbra como centro de referência na área oncológica.

*JOAO MIGUEL PEREIRA BELO


Legenda foto superior n.1
– equipa do Centro de Responsabilidade Integrado de Gastrenterologia e elementos do CA

Legenda foto n.2 – Assinatura de documentos relacionados com o Centro de Responsabilidade Integrado de Gastrenterologia

Eliminatória acontece na sexta-feira, 4 de abril. Concurso de canções em Cantanhede seleciona representante do concelho para o Festival Nacional da Canção Rural

 
Na sexta-feira, dia 4 de abril, pelas 21h30, o auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede receberá a eliminatória local do concurso de canções da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

Estão em concurso três temas: “Tinta da Bairrada”, “Porturrural” e “Vinho à Gandarês”. O vencedor será escolhido por um júri de três elementos e representará o Município de Cantanhede nas próximas etapas do Festival Nacional da Canção Rural. O evento terá entrada livre para o público, embora com lotação limitada.
Posteriormente, o vencedor irá participar na grande final nacional que este ano decorrerá em Borba, na qualidade de Cidade do Vinho 2025, nos dias 14, 21 e 28 de junho.

Recorde-se que em 2024, o artista Cristiano Neves, natural do concelho de Cantanhede, venceu o “Prémio de Melhor Letra” da edição do Festival Nacional da Canção Rural, cuja final aconteceu em Santarém.

Este concurso tem como objetivo de promover a criação de músicas e letras que celebrem o mundo rural, oferecendo uma oportunidade para artistas, intérpretes e compositores do concelho destacarem-se na competição.

A iniciativa, da responsabilidade da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), conta com a organização da eliminatória local a cargo do Município de Cantanhede.



Marinha Grande | VENHA DEGUSTAR O ESPETÁCULO-JANTAR “COMER A TERRA”

 O Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, exibe a peça de teatro comestível “Comer a Terra”, pela Companhia Teatro da Didascália, no dia 5 de abril, às 19h00.

Este é um espetáculo-jantar, por isso o público deve vir preparado para comer, apesar de nem tudo ser fácil de engolir. Na compra dos bilhetes (3 euros cada), é obrigatório responder a um formulário, de forma a assegurar a segurança alimentar de todos os presentes.

O apetite é comum a todos, saciá-lo, é privilégio de apenas alguns. Pelo menos desde que a luta pelas especiarias e a tentativa de controlar as suas rotas passou a ser o prato do dia, dando origem a um violento processo de globalização, com graves consequências num primeiro momento para povos indígenas, e atualmente, devido à crise climática, para uma humanidade de desejo insaciável.

FORMULÁRIO:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdRhdD4e9i_juXPtKYYvn2rI_FbuA8p8nrCVVmmKZCM4ibTnA/viewform

Bilheteira online: 3 euros
https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/155057-comer_a_terra_teatro_da_didascalia-auditorio_da_resinagem/

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Barcelos | Masters Speed Dating | Escolhe o teu Mestrado no IPCA

 O IPCA organiza a 2ª edição do Masters Speed Dating: Escolhe o teu Mestrado! O evento realiza-se no dia 4 de abril, entre as 14h30 e as 19h00, na Sala 24 do Campus do IPCA.
Esta é a oportunidade perfeita para conheceres todos os cursos de mestrado do IPCA, num evento aberto a estudantes e à comunidade externa.
Durante o encontro, as Escolas do IPCA vão apresentar a sua oferta de Mestrados e Mestrados Profissionais nas áreas de Gestão, Tecnologia, Design e Hotelaria e Turismo.
Os participantes terão, assim, a oportunidade de falar diretamente com professores, estudantes e alumni, e esclarecer todas as dúvidas sobre os cursos, saídas profissionais e o percurso académico.
Esta é a tua oportunidade para descobrires o mestrado certo para ti!
Inscrições através do link: https://forms.office.com/e/zAPrz0J2sV.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Porto de Mós | 'Fórum Lugar e História: O Castelo' destacou a ligação da monarquia ao monumento

 O “Fórum Lugar e História: o Castelo” regressou no último fim-de-semana do mês de março para dar destaque à “Casa Real: o castelo, o concelho e os reis (e as rainhas) de Portugal”, contando para isso com a participação de Kevin Carreira Soares, historiador portomosense e coordenador deste projeto, e de Sónia Morgado, historiadora de arte e colaboradora da Câmara Municipal de Porto de Mós.
 
A sessão começou com a intervenção de Kevin Carreira Soares, através de uma breve resenha sobre as intervenções anteriores – a cargo de Maria João Branco e de Mário Jorge Barroca – fazendo um balanço das diferentes teorias existentes sobre a origem e a história do Castelo de Porto de Mós.
Feito este enquadramento, a atenção passou para Sónia Morgado que debruçou a sua intervenção sobre os monarcas que estiveram de passagem por Porto de Mós, alojando-se no castelo, com destaque para o rei D. Duarte (1391 - 1438), filho de D. João I e de D. Filipa de Lancastre. Este é um projeto de investigação que se encontra a ser desenvolvido pela equipa do município, com o objectivo de valorizar a história do castelo, inserindo-o na longa história da monarquia portuguesa, especialmente na época medieval.
 
Extremamente culto e letrado, D. Duarte foi apelidado de “O Eloquente”, mostrando desde cedo um grande interesse pela escrita, filosofia e outras ciências. Ainda que o seu reinado tenha sido curto (1433-1438), D. Duarte esteve associado ao governo do reino durante mais de duas décadas.
 
O seu reinado ficou marcado pela malograda expedição a Tânger (1437), onde o seu irmão, D. Fernando, acabou por ficar cativo. Foi neste contexto que tiveram lugar as Cortes de Leiria (1438), onde foram duramente discutidas as condições de negociação impostas pelo inimigo, tendo sido decidido que não se optaria pela via do resgaste do infante. Saído de Leiria, D. Duarte refugiou-se em Porto de Mós por cerca de dois meses.
 
Porto de Mós foi, assim, o local onde o rei se dedicou aos assuntos urgentes do reino, sendo possível admitir que manteve a prática de algumas das atividades que mais lhe apraziam: a caça, a leitura e a escrita, além da prática cristã quotidiana.
 
No final da sessão, a audiência presente rumou ao castelo para participar em mais uma visita guiada ao Castelo de Porto de Mós, desta vez para procurar conhecer entre as centenárias pedras, o castelo no qual D. Duarte se terá hospedado.
 
Entrando em abril, fica o convite para assistir à sessão sobre “O Paço senhorial: a conversão do castelo em residência senhorial, de D. Dinis a D. Afonso, IV Conde de Ourém”, com participação de Alexandra Leal Barradas.
 
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

UMA NOITE NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES, COM HISTÓRIAS QUE BRILHAM NO ESCURO

 Sessão de histórias dinamizada por Márcia Gamito
 
No dia 5 de abril, pelas 20h30, a aventura está garantida na Biblioteca Municipal de Silves com a atividade "Uma Noite na Biblioteca", dirigida a crianças entre os 5 e 10 anos.
Nesta noite mágica, a Biblioteca abrirá as suas portas para um serão repleto de experiências, aventuras e muita animação onde os mais pequenos serão levados numa incrível "viagem" que terá "Visita Guiada à Biblioteca no Escuro", sessão de "Histórias que Brilham no Escuro" por Márcia Gamito e, ainda, um pequeno lanche.
Limitada a 25 participantes, a atividade requer inscrição prévia através do telefone 282 440 899 ou do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt
A iniciativa, que tem entrada livre, é dinamizada pelo Município de Silves e promovida no âmbito da Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve (BIBAL).
 
Programa completo da atividade:
» 20h30: Receção das crianças e seus familiares
» 20h40: Visita guiada à Biblioteca no escuro
» 21h15: Sessão de Histórias que Brilham no Escuro por Márcia Gamito
» 22h00: Pequeno lanche na cafetaria da Biblioteca
» 22h30: Despedida dos convidados

 

EDIÇÃO DO BOLETIM INFOADASCA Nº. 56 ABRIL 2025


O nosso Boletim, tem vindo a publicar fotorreportagens sobre as sessões para a dádiva de sangue no Posto Fixo, com destaque para a presença de algumas dezenas de jovens universitários, o que muito nos agrada, sendo fruto do trabalho desenvolvido em parceria com as organizações estudantis da Universidade de Aveiro, só assim se compreende o sucesso daqueles eventos.
Mais uma edição que trazemos até vós por este meio, que esperamos ser do vosso interesse, e que já está a ser distribuído pelos dadores no Posto Fixo, no decorrer das sessões para a dádiva de sangue.

Não nos sentimos nada satisfeitos pelos incidentes que tem decorrido nas brigadas. Os dadores devem ser tratados com respeito pela sua dignidade, e disponibilidade em serem solidários.

Reportamos o que tem sucedido ao CST de Coimbra, como ainda ao Conselho Directivo, mas, nada muda ou se altera. O que se passa afinal?

Além de me sentir incomodado, sinto vergonha.

Boa leitura.

Joaquim Carlos
Presidente da direcção da ADASCA

O Boletim pode ser lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1959

Quem se sentir interessado em acompanhar as nossas actividades pode aceder ao site www.adasca.pt. As brigadas decorrem todas as 4ª.s e 6ª.s feiras entre as 15 e as 19 horas.


ISCAA: Evento “Break the Box” | Histórias reais de empreendedorismo

 É já nesta sexta-feira, dia 04 de Abril, que se encerra a primeira edição das jornadas empreendedoras Break the Box, com o tema "Histórias reais de empreendedorismo".

Após a estreia de sucesso, com enorme adesão nas outras duas sessões, em que se abordaram os temas de "Ecossistema Empreendedor" e "Think Green, Break the Box", agora, é um momento de inspiração e partilha numa sessão que se destacará sobretudo pelas diferentes capacidades de como os empreendedores "partem a caixa" e se tornam os principais decisores das suas vidas profissionais, enfrentando desafios e dificuldades, mas com algo de muito comum entre todos: A capacidade de fazer acontecer.

O painel será composto por profissionais de referência que operam a partir de diferentes áreas e setores, e todos eles sediados no nosso distrito de Aveiro, demonstrando a capacidade empreendedora desta região.

Oradores convidados:

- Helena Silva, considera que o associativismo marcou o seu ponto de partida, onde descobriu que as grandes ideias nascem da colaboração e iniciativa. Determinada a transformar essa visão num negócio, fundou a PESSA – Atelier Criativo, um estúdio de design especializado em escultura 3D e ambiências temáticas. Enfrentou o desafio de equilibrar liberdade criativa e sustentabilidade financeira, consolidando um projeto que continua a desafiar os limites do setor criativo em Portugal. Hoje, acredita que empreender não é só ter uma ideia – é ter a coragem de a concretizar.

- Juvenal Fernandes, enquanto cofundador da CrossFit Aveiro, desenvolve a primeira box afiliada no Norte de Portugal desde 2013, demonstrando uma visão pioneira ao introduzir o conceito de Scientific CrossFit no mercado nacional. Mais do que um espaço de treino, criou um projeto inovador que combina metodologia científica com treino funcional de alta performance, estabelecendo novos padrões de qualidade no sector. A sua abordagem empreendedora permitiu não só difundir a modalidade, mas também desenvolver um modelo de negócio sustentável.

- António Moreira fundador e sócio da Vestof, com mais de 20 anos de experiência no setor de mobiliário industrial e empresarial, foi responsável pela gestão de operações que definiram o sucesso da sua empresa anterior ao longo de 22 anos. No entanto, chegou o momento em que percebeu que o seu percurso e dedicação mereciam assumir uma identidade própria, levando-o a criar a uma empresa especializada no mercado de vestiários, assumindo o desafio de empreender e gerir toda a cadeia de abastecimento: desde a compreensão das necessidades do mercado à definição dos produtos, garantindo a qualidade produtiva e a excelência no serviço.

Ricardo Neta, possui uma vasta experiência em gestão, empreendedorismo e desenvolvimento de negócios, com um forte foco em sustentabilidade e inovação. Atualmente, assume o cargo de CEO da Terra Fund Group, onde investe em projetos ambientalmente responsáveis, com especial destaque para hospitalidade sustentável, construção modular, indústrias offshore e agricultura. Foi ainda fundador e líder da Waterlily Boats, empresa especializada na construção de houseboats, e da Composite Solutions, ambas com um forte compromisso em soluções inovadoras e sustentáveis.

Para além das apresentações, a sessão contará com um momento de debate entre os oradores, Tomada de Posse do Núcleo Alumni Business Lab - Estratégia, Inovação e Negócios e um espaço final de networking, num ambiente que pretende promover a partilha de ideias, a inspiração e a colaboração entre participantes.

A sessão terá lugar no Auditório Joaquim José da Cunha, no ISCA – Universidade de Aveiro, com início às 13h30. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia, sendo que os lugares já estão quase esgotados.

🔗 Inscrições e mais informações disponíveis em: www.breakthebox.pt


*Bruno Costa

ATLETAS DO JUDO CLUBE DA MARINHA GRANDE RECEBIDOS NA CÂMARA MUNICIPAL ANTES DA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

 O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, recebeu esta segunda-feira, 31 de março, os judocas João Santos e Mafada Marrazes, do Judo Clube da Marinha Grande, que irão representar a Seleção Nacional na Teplice Millennium Team Cadet European Cup 2025, que decorrerá nos dias 5 e 6 de abril, na Chéquia.

Durante a receção, realizada nos Paços do Concelho, Aurélio Ferreira felicitou os jovens de 16 anos pelo seu empenho e dedicação à modalidade, destacando a importância do desporto na formação pessoal e no reconhecimento da Marinha Grande no panorama desportivo internacional.

"João e Mafalda são um orgulho para a Marinha Grande. Representar Portugal numa competição desta dimensão é um feito notável e uma prova do talento, trabalho e compromisso destes jovens atletas. Desejamos-lhes muito sucesso e que esta experiência seja enriquecedora para o seu percurso no judo", afirmou o presidente.

Este torneio internacional é uma das provas mais exigentes do calendário europeu para jovens judocas. Contará com a participação de 856 atletas de 38 países. 
A participação de João Santos e Mafalda Marrazes reforça o crescimento da modalidade na Marinha Grande e a excelência do trabalho desenvolvido pelo Judo Clube.

As competições dos atletas marinhense podem ser vistas em direto, a partir do site https://judotv.com/ 

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Portalegre | 32 dadores de sangue em Alter

 
A Coudelaria mais prestigiada do nosso País, situa-se na vila que visitámos com agrado e afeição. Em Alter do Chão esteve presente uma simpática equipa da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE bem como da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP.
No centro de saúde de Alter entraram 32 pessoas dispostas a contribuir com uma doação. Destas, nove eram do sexo feminino.
Uma vez avaliados os potenciais contribuintes, nem todos estavam em condições para concretizar a dádiva. Mas de Alter voaram 28 unidades de sangue total para ajudar quem necessita de tratamento com compostos hematológicos.
Um dos presentes concretizou a doação pela primeira vez.
Esta jornada, com números risonhos, culminou com o habitual almoço convívio entre os participantes, o qual contou com o apoio da Câmara Municipal de Alter.
Arronches a 05 de abril
A ADBSP vai proximamente levar a efeito colheitas em: Arronches, a 05 de abril, na sede do Rancho Folclórico, sito nos imponentes celeiros; Sousel, a 12 de abril, no centro de saúde local. Sábados e durante a manhã.
Comece o mês da liberdade da melhor forma, doando um pouco de si! 
*José Rui Marmelo Rabaça