segunda-feira, 14 de abril de 2025

Dádiva de sangue na Misericórdia de Portalegre


A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP –, a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE e a Santa Casa da Misericórdia de Portalegre uniram mãos e dinamizaram uma colheita.
O local escolhido para a brigada recaiu numa sala ampla da Misericórdia portalegrense, tendo sido aberta à comunidade, sendo certo que o alvo foram colaboradores desta instituição. Inscreveram-se 20 voluntários, dos quais 15 do sexo feminino (75 %).
Por razões clínicas, nem todos puderam estender o braço, mas sempre foram 15 as unidades de sangue total, em boa hora, recolhidas nesta ocasião.
Atenção que nove dos dadores que concretizaram os seus objetivos (60 %) fizeram-no pela primeira vez na vida, o que é um marco importante e que realçamos. E destes nove, sete eram mulheres.
Já o Registo Português de Dadores de Medula Óssea conquistou mais um interessado.

Nunca é demais doar sangue e ser visita assídua em:

*José Rui Marmelo Rabaça

RAUL MINH’ALMA NA FESTA DO LIVRO DA MARINHA GRANDE

 A Biblioteca Municipal da Marinha Grande vai assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, no próximo dia 23 de abril, com um encontro com o escritor Raul Minh’alma, pelas 18h00, no auditório. A iniciativa, de entrada gratuita, está integrada na programação da Festa do Livro, promovida pelo Município.

Considerado um dos autores mais populares da literatura portuguesa contemporânea, Raul Minh’alma vai partilhar com o público o seu percurso literário, numa conversa informal com os leitores, que contará, também, com uma sessão de autógrafos.
Natural do Marco de Canaveses, Raul Minh’alma nasceu em 1992 e publicou o seu primeiro livro em 2011, Desculpa Mãe. Tornou-se conhecido do grande público em 2016 com Larga Quem Não Te Agarra, o seu primeiro bestseller. Em 2019, atingiu o topo das vendas nacionais com o romance Foi Sem Querer Que Te Quis, o livro mais vendido do ano em Portugal. Em 2020 e 2021, voltou a liderar o ranking de vendas com Durante a Queda Aprendi a Voar e Se Me Amas Não Te Demores, respetivamente.

Até ao momento, o autor conta com oito livros publicados, cinco dos quais romances, todos com grande sucesso junto dos leitores portugueses.

O evento tem entrada gratuita, limitada à lotação do auditório e pretende reforçar o papel do livro e da leitura como elementos centrais da vida cultural do concelho.


Gabinete de Comunicação e Imagem

Silves | PARTICIPAÇÃO PÚBLICA PRÉVIA DO PLANO DE PORMENOR DO BALEIZÃO JÁ COMEÇOU


Decorre de 14 de abril a 08 de maio de 2025, o período de participação pública prévia do procedimento de elaboração do Plano de Pormenor do Baleizão (PPB), cuja proposta foi aprovada sucessivamente nas reuniões da Câmara Municipal de Silves (CMS) realizadas nos dias 10 e 24 de março de 2025.

O PPB, com proximidade à vila de Alcantarilha, enquadra-se na estratégia de desenvolvimento territorial definida pelo Município de Silves, que, apostando numa política pública de promoção do dinamismo e diversificação da atividade económica, nomeadamente incentivando a instalação de atividades económicas, em complemento com os espaços urbanos existentes, garante a salvaguarda e valorização dos recursos existentes, com destaque, no caso em apreço, para o património cultural.
Durante este período, os interessados poderão formular sugestões e/ou apresentar informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito do respetivo procedimento de elaboração, devendo utilizar, para o efeito, a ficha de participação disponível através do link http://cm-silves.pt/pt/menu/1490/plano-de-pormenor-do-baleizao-elaboracao.aspx e remetê-la para a Câmara Municipal de Silves, Praça do Município, em Silves ou através do endereço eletrónico dogu.ordenamento@cm-silves.pt.

Os documentos inerentes a este procedimento de elaboração (termos de referência, contrato para planeamento, qualificação da elaboração do PPB para efeitos de sujeição a Avaliação Ambiental Estratégica e as respetivas deliberações da CMS) podem ser consultados e descarregados através do link anteriormente mencionado ou consultados presencialmente na Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística, Ordenamento do Território, da CMS (mediante marcação prévia) ou na União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra.

Sendo que este procedimento, que visa a elaboração de plano territorial municipal, encontra-se alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, concretamente com o ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis, ODS 6 - Água potável e saneamento, ODS 8 - Trabalho digno e crescimento económico, e ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes, para referenciar apenas os mais relevantes.

 

SILVES CELEBRA O 25 DE ABRIL COM PESTE & SIDA, XUTOS & PONTAPÉS, TEATRO E MUITO MAIS…

 Para celebrar o Dia da Liberdade o Município de Silves preparou um programa especial que inclui concertos de grandes nomes do rock português, teatro e a Festa Abril em Família.
As Comemorações do 25 de Abril têm inicio no dia 24 de abril na Zona Ribeirinha de Silves, pelas 21h00, com atuação da banda de rock PECADO ORIGINAL. Pelas 22h00 sobe ao palco uma das mais emblemáticas bandas do rock português, os PESTE & SIDA, para apresentação dos êxitos tão conhecidos do público.
O dia 25 de Abril vai ser memorável e as atividades iniciam logo pela manhã. Às 9h30, tem lugar a habitual Arruada pela Banda da Sociedade Filarmónica Silvense seguindo-se, às 10h00, a Sessão Solene da Assembleia Municipal, comemorativa do 51.º aniversário do 25 de Abril, que acontece no São Nobre dos Paços do Concelho. A tarde é para festejar em família, com a iniciativa Abril em Família - Festa do Dia da Liberdade. A partir das 15h00 a Zona Ribeirinha da cidade enche-se de alegria e diversão com jogos e várias atividades destinadas a toda a família.
O dia da Liberdade irá terminar com a energia inesgotável dos icónicos XUTOS & PONTAPÉS. Com atuação marcada para as 22h00, na Zona Ribeirinha, a reconhecida banda de rock nacional irá comemorar Abril com um concerto inesquecível.
No dia 27 de abril o Teatro Mascarenhas Gregório recebe, às 17h00, a peça de Teatro PAPOILAS, com Vera Santana. A atividade inserida no Ciclo de Teatro do Concelho de Silves é um "monólogo carregado de passado, presente e futuro de uma mulher que abraça a mudança e, com coragem, depara-se com as duras e profundas formas de crescimentos".
As atividades dos dias 23 e 29 de abril, “A Poesia Vai à Escola” com Afonso Dias e a peça de teatro “Com 3 Novelos” pela companhia A Bolha Teatro, destinam-se aos alunos do secundário e do 3.º e 4.º ano de escolaridade e decorrem no âmbito da Oferta Educativa do Concelho de Silves.
Comemorar o 25 de Abril de 1974 é renovar e não deixar cair no esquecimento os ideais da democracia e dos direitos conquistados com a Revolução dos Cravos, recordar todos aqueles que lutaram e permitiram que hoje se viva em LIBERDADE.
O Município de Silves convida todos a celebrar o 25 de Abril em Silves!

The Editory Collection Hotels alarga o portfólio com investimento de 63,8M€ no novo cinco estrelas em Lagos

Hotel já recebe férias em Família este Verão
O Grupo The Editory Collection Hotels acaba de abrir mais uma unidade a sul, mesmo a tempo de receber as férias em Família no Verão: The Editory by The Sea Lagos é o novo hotel cinco estrelas na Ponta da Piedade, resultante de um investimento de 63,8M€ que se traduz em 204 quartos, um restaurante, dois bares e uma sala de reuniões a apenas 600 metros da praia da Dona Ana.
 
No mesmo complexo, The Editory Residence Lagos é um bloco totalmente dedicado a modernos apartamentos turísticos completamente equipados, de tipologia deste T1 a T3, com estacionamento privativo e acesso a todos os serviços do The Editory By The Sea Lagos (em regime sazonal).
Um ambiente inspirado nas tonalidades suaves da Costa Algarvia
Distribuídos por 9 pisos, os 204 quartos dividem-se entre 44 quartos Duplos Standard, 35 Twin Standard, 33 Duplos Vista Mar, 19 Twin Vista Mar, 51 Superior, 20 Superior Vista Mar e 2 Suites com room service disponível 24 horas e um design inspirado nas tonalidades suaves da Costa Algarvia, que equilibra a sofisticação contemporânea com elementos naturais, criando ambientes serenos e acolhedores.
 
Uma homenagem à tapeçaria e aos corais em vias de extinção
The Editory By The Sea Lagos é também uma homenagem à tapeçaria e aos corais da Costa Algarvia que estão em vias de extinção, através da instalação artística Balance, de Vanessa Barragão, presente na zona da recepção, que reforça o compromisso da marca The Editory Collection Hotels com um dos seus pilares – a arte.
 
Vanessa Barragão é uma artista têxtil que inspira o seu trabalho na presença da natureza e do Oceano que a rodeia, priorizando o compromisso com a ecologia e com a sustentabilidade através da utilização de desperdícios da indústria têxtil nacional, assim como pela eleição de métodos artesanais assentes em técnicas ancestrais. Através da peça Balance, expressa o equilíbrio que o mar transmite na observação, em tons de branco e de azul que se traduzem em paz e tranquilidade. As linhas e formas orgânicas remetem para as correntes e para o vento, estabelecendo uma conexão entre os movimentos da natureza e os da mente.
 
Férias para todos, com actividades variadas
Com piscina interior aquecida e piscina exterior, The Editory by The Sea Lagos convida a desfrutar dos momentos de ócio no jardim, enquanto os mais pequenos se divertem no parque infantil ou na sala de jogos.
 
Sendo o Algarve o destino de eleição para férias em Família, The Editory by The Sea Lagos reforça a oferta de animação com um programa variado no Kids Club, para crianças entre os 3 e os 12 anos, com actividades temáticas e educativas para se divertirem em todos os dias de férias.
 
Provar a autenticidade no restaurante Coral ou desfrutar de uma pausa no Oyster Bar
No restaurante Coral, a gastronomia de inspiração local celebra os sabores autênticos do Algarve numa proposta diária de buffet que privilegia os produtos frescos e regionais, reinterpretados com criatividade e que elegem o peixe grelhado como cartão de visita. Com capacidade para 198 lugares sentados, o restaurante Coral dispõe ainda de uma esplanada com 45 lugares para saborear os dias e as noites de Verão. Já o Crab’ar, mesmo ao lado da piscina, convida a saborear propostas descomplicadas em formato all day dinning.
 
Para apreciar o ócio acompanhado de sabor a mar, o Oyster Bar dispõe de 60 lugares e uma Carta de bebidas e snacks para qualquer hora do dia, num espaço pensado para fugir à rotina, desacelerar do ritmo do dia-a-dia e reencontrar o equilíbrio.
 
Compromisso com a Sustentabilidade
The Editory By The Sea Lagos assume um compromisso activo com a sustentabilidade, adoptando práticas responsáveis na gestão de recursos, no uso de produtos locais e na promoção de um turismo consciente e respeitador do meio ambiente.
 
Também para trabalhar 
Para quem procura conciliar a beleza do Algarve com uma jornada de trabalho, o hotel disponibiliza ainda uma sala de reuniões com 120 m2 e ocupação máxima de 90 pessoas, capaz de acolher eventos, apresentações ou reuniões de negócios.

*Sofia Figueiras
Consultora de Comunicação

 

“DE VIDRO E MAR” RESULTOU NUMA EXPERIÊNCIA IMERSIVA PELA MEMÓRIA DA MARINHA GRANDE

 O espetáculo-percurso “De Vidro e Mar”, concebido e dirigido por Filipa Francisco para o Município da Marinha Grande, encheu os corações e os espaços culturais da cidade, nos dias 12 e 13 de abril, com  as sessões esgotadas.
No dia 12 de abril, o percurso iniciou-se no Jardim Stephens, passando pelo Auditório da Resinagem e culminando no Teatro Stephens, resultando numa experiência imersiva de memória, cultura e identidade. No dia 13 de abril, a apresentação aconteceu na Fábrica Morais Matias e no Teatro Stephens, comprovando o forte envolvimento da comunidade e o interesse do público neste projeto singular.
“De Vidro e Mar” celebrou as raízes da Marinha Grande através de um percurso sensorial e emocional que cruzou histórias reais, música, dança e testemunhos da comunidade local, tendo o vidro como elemento unificador. 
O espetáculo contou com a participação de vários coletivos e instituições do concelho, entre os quais:
Banda Filarmónica Recreativa Amieirinhense
Confraria da Sopa do Vidreiro
Kotándar (Tocándar Sénior)
Grupo Coral da Tertúlia dos Anos de Ouro
Alunas do Curso de Dança da Escola de Artes e Movimento do Sport Operário Marinhense
Vidreiros da Marinha Grande.
A sopa do vidreiro, servida no final do percurso, proporcionou um momento de convívio e partilha, encerrando cada sessão de forma calorosa e cheia de tradição.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cerca de 400 pessoas estiveram no Multiusos de Febres. XXV Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede terminou com “A Festa”

 Foi com a “A Festa”, peça do dramaturgo italiano Spiro Scimone, com encenação de Maria João Luís e produção da companhia “Teatro das Beiras”, que baixou o pano do XXV Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede.
Ao longo de quase três meses, 18 grupos de teatro amador, envolvendo cerca de quatro centenas de elementos, percorreram as freguesias onde as coletividades que deram corpo a esta ampla ação cultural desenvolvem a sua intervenção cultural.

Este é um projeto estruturante e de grande envergadura, não apenas pelo número de grupos e pessoas envolvidas, mas sobretudo pela sua dimensão intergeracional. A par disso, é gratificante ver, à medida que as edições vão passando, uma crescente adesão de entusiastas desta arte e peças de elevada qualidade
”, observou a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, no final da sessão de encerramento, destacando a importância da formação, para que esta arte cénica continue pujante.
O Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede não é só um momento cultural, é o resultado do muito trabalho e entusiasmo de centenas de pessoas que, não sendo profissionais do teatro, abraçam esta arte de corpo e alma”, elogiou.
Também o vice-presidente da Câmara com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, elogiou “a evolução artística de coletividades vocacionadas para este género de manifestação cultural, ao mesmo tempo que dinamizaram a criação de novos públicos, fazendo do concelho um megapalco das artes cénicas”.
Foram 25 anos a contribuir para a revitalização e desenvolvimento da atividade teatral no concelho, a apoiar as associações que têm vindo a desenvolver uma prática regular no âmbito das artes cénicas, a proporcionar um intercâmbio artístico e de partilha de experiências para além do indiscutível interesse cultural desta iniciativa”, acrescentou.
Destaque ainda para a mensagem de Maria João Luís, exibida no início da sessão, na qual a encenadora elogiou este projeto dinamizado pela Câmara Municipal, destacando a importância de levar a cultura para fora dos grandes centros.
Foi um privilégio encenar esta festa, mas também levá-la à sessão de encerramento do Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede”, referiu.
A sessão de encerramento do Ciclo de Teatro Amador, que decorreu este sábado no Multiusos de Febres, levou à cena uma peça humorística e, simultaneamente, trágica, que obriga a uma reflexão sobre a natureza das relações interpessoais e os verdadeiros significados de conceitos como família, amor e celebração.
Em palco, os atores Miguel Brás, Miguel Henriques, Susana Gouveia deram vida à história de uma família modesta, onde se destacam as desavenças entre pai, mãe e filho adulto durante a celebração dos anos de casados.
Com uma narrativa aparentemente simples, assente em diálogos carregados de subtexto e ironia, a obra explora temas profundos e complexos da vida familiar e social.
No final da sessão, decorreu a entrega dos certificados de participação aos 18 grupos que participaram no XXV Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede.


14 CADETES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA CANTANHEDENSE NADARAM EM CASA

 

Os jovens nadadores da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente na 3ª Jornada do 1º Mergulho.
Esta competição organizada pela Associação de Natação de Coimbra em parceria com o Município de Cantanhede, contou com a presença de cerca de 193 atletas em representação de 15 clubes.

A SCC contou com uma comitiva composta por 14 nadadores do escalão mais novo (cadetes C) que tiveram a oportunidade de demonstrar as suas capacidades aquáticas e evolução técnica resultantes de alguns meses de integração na equipa de federados da Coletividade de Cantanhede.
A próxima competição para este escalão será na 9ª edição do Torneio “Joaquim Padilha” prova organizada pela SCC no próximo dia 8 de junho, sendo uma das iniciativas das comemorações dos 75º anos da Coletividade.

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE COMPETIRAM NO AMEAL TRAIL

 
Numa organização da ARDA - Associação Recreativa e Desportiva do Ameal e com colaboração da Junta de Freguesia União de Freguesias Ameal, Arzila e Taveiro e da Câmara Municipal de Coimbra, teve lugar na manhã de domingo 13 de abril o Ameal Trail, com 2 distâncias competitivas de 17km, 12km e uma caminhada.
Participaram 3 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense na prova de 17km, pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra 2024/2025 e Circuito Nacional da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP) na vertente de Trail Curto e na prova de 12km, tendo na prova de 17km, o atleta José Mendes, alcançado o 140º lugar na classificação geral masculino e o 20º lugar no escalão M35.

Na distância de 12km, Luísa Santos, alcançou a 83ª posição na classificação geral feminina e o 13º lugar no escalão F50, tendo no sector masculino, Daniel Lopes, alcançado o 96º lugar na classificação masculino e o 21º lugar no escalão MSen.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas – Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


EXECUTIVO MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA REUNE HOJE EM SESSÃO ORDINÁRIA

 
Realiza-se hoje, 14 de Abril, pelas 17 horas, nas instalações do edifício dos Paços do Concelho, a reunião ordinária do Executivo Municipal de Castelo de Paiva, com a seguinte Ordem de Trabalhos :
I
PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA
II
1. Resumo Diário de Tesouraria.
2. Acta da reunião ordinária de 28 de março de 2025.
3. Obras Municipais.
3.1 Reabilitação de 30 habitações nos conjuntos habitacionais de Curvite, Póvoa, Raiva e Oliveira do Arda em Castelo de Paiva - Lote 1 – Bairro Social de Curvite – Trabalhos complementares n.º 2 – Apreciação e deliberação.
4. Subsídios e apoios a diversas entidades.
4.1 Proposta de atribuição de subsídios anuais às associações culturais, desportivas e recreativas do concelho – 2025 – Apreciação e deliberação.
5. Proposta - Acordo de Colaboração celebrado em 16 de janeiro de 2023 com o Centro Recreativo e Cultural de Bairros /Banda Marcial de Bairros para a aquisição de fardamento – Pedido de reafectação do apoio financeiro - Apreciação e deliberação.
6. Proposta - Regulamento de Funcionamento do Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Animais de Companhia – Abertura de procedimento – Apreciação e deliberação.
7. Despachos proferidos em uso de competência delegada.
III
Intervenção do Público

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Marinha Grande | ESPETÁCULO “CARTAS DE GUERRA” EXIBIDO NO TEATRO STEPHENS


O Teatro Stephens, na Marinha Grande, recebe no próximo dia 30 de abril, pelas 21h30, o espetáculo “Cartas da Guerra 61-74”, uma criação de Ricardo Correia, centrada nas memórias da Guerra Colonial Portuguesa.
A peça parte de uma narrativa ficcional em que um filho, no ano 2023, escreve uma carta ao pai em 1973, procurando, através desse gesto, estabelecer um diálogo com cinquenta anos de atraso. O enredo é inspirado na mobilização do pai do autor para a Guiné-Bissau em 1973/74, e na investigação desenvolvida por Joana Pontes, que estudou a correspondência trocada entre militares e as suas famílias durante os anos da guerra.
Através de cartas reais e de testemunhos indiretos, a peça explora os silêncios, as omissões e as subjetividades que escaparam à censura do regime fascista português, abordando as lacunas emocionais e históricas deixadas por um conflito que, apesar de terminado há décadas, continua presente na memória coletiva e individual de muitos portugueses.

“Cartas da Guerra 61-74” constitui assim uma reflexão profunda sobre herança, identidade e reconciliação com o passado, num espetáculo que cruza teatro documental e ficção pessoal, e que promete tocar o público pela sua intensidade e humanidade.

Maiores de 12 anos
Preço: 3.00€
Bilheteira online:

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | Agrupamento de Escolas promove futuros profissionais na Semana das Profissões 2025

 
O Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova vai dinamizar, entre os dias 28 e 30 de abril, a Semana das Profissões 2025, um evento dedicado à promoção e divulgação da sua vasta oferta educativa nos Cursos Profissionais.
Ao longo de três dias, o Auditório Municipal e o edifício Paços do Concelho serão palco de diversas atividades concebidas para dar a conhecer aos jovens e à população local as mais variadas áreas de formação profissional disponíveis no Agrupamento. A iniciativa visa despertar o interesse dos estudantes para percursos educativos que aliam a teoria à prática, preparando-os para o mercado de trabalho com competências específicas e relevantes.
A Semana das Profissões 2025 contará com um programa diversificado, incluindo palestras informativas sobre as diferentes áreas profissionais, com destaque para a Conferência “"Do Ensino profissional ao Ensino Superior, que caminho podemos percorrer?", que irá marcar a sessão de abertura do evento no dia 28, às 14h, no Auditório Municipal. O programa inclui laboratórios práticos onde os participantes poderão experimentar algumas das atividades inerentes a cada curso, workshops dinâmicos para desenvolver habilidades específicas e espetáculos no edifício dos Paços do Concelho.
Este evento representa uma excelente oportunidade para os estudantes explorarem as suas vocações, contactarem com profissionais de diferentes setores e obterem informações detalhadas sobre os currículos, as saídas profissionais e as mais-valias dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova.
O evento é dirigido a comunidade educativa, pais, encarregados de educação e jovens interessados e assume-se como um importante contributo para a orientação vocacional e para a construção de futuros profissionais de sucesso.
Esta iniciativa é organizada pelos diretores dos Cursos Profissionais do Agrupamento, contando com o apoio do Município de Proença a Nova.

*Andreia Gonçalves
Unidade de Comunicação, Turismo e Eventos


Marinha Grande | DE PORTAS ABERTAS AO MUNDO: MANUAL DE ACOLHIMENTO APRESENTADO NO AEMG POENTE

O Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente promoveu, no passado dia 10 de abril, o lançamento do “Manual de Acolhimento para Alunos Migrantes”, numa sessão que decorreu no auditório da Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte.
O momento contou com a participação de entidades como a Escola Segura, CPCJ e elementos do Conselho Pedagógico, nomeadamente Cesário Silva, diretor do mesmo, que salientou a relevância da partilha cultural, linguística e de experiências diversas no desenvolvimento pessoal dos alunos. Sublinhou que essa convivência contribui para a formação de cidadãos mais completos, promovendo valores como o humanismo, o respeito pelo outro e pela diversidade.
Em representação da Câmara Municipal, Cecília Vieira, chefe da Divisão de Ação Social, destacou o simbolismo do lançamento ocorrer durante a Semana da Interculturalidade e no Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Referiu que, face à crescente diversidade cultural nas comunidades escolares, é essencial garantir que todos os alunos se sintam bem acolhidos desde o primeiro momento. Recordou ainda o slogan associado a este mês dedicado à infância: “Serei o que me deres… que seja amor”, reforçando a importância de um ambiente escolar inclusivo e empático.
Este manual constitui uma ferramenta prática que visa facilitar o processo de integração dos alunos migrantes, através de recomendações relativamente a necessidades do quotidiano, reforçando o compromisso do agrupamento com uma escola que valoriza a diversidade e a equidade.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Coimbra | Estudo da UC introduz nova tecnologia para monitorização em tempo real do crescimento de microalgas

 
Um estudo liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), publicado na Biosensors and Bioelectronics, propõe uma solução pioneira para a monitorização precisa e em tempo real do crescimento de microalgas e da sua produção de metabolitos com diversas aplicações industriais.

De acordo com a investigação, esta nova tecnologia, que combina Espectroscopia de Impedância Eletroquímica (EIS) e elétrodos porosos tridimensionais, permite a criação de uma sonda capaz de monitorizar, em tempo real, o crescimento de microalgas e a sua produção de exopolissacarídeos (EPS) - macromoléculas naturais com propriedades emulsificantes aplicáveis na indústria alimentar -, bem como a sua atividade anti-inflamatória e antioxidante, entre outras.
«Neste estudo utilizamos a microalga modelo Lobochlamys segnis e demonstramos que o crescimento pode ser monitorizado continuamente por, pelo menos, 14 dias. Os resultados indicam que a taxa de crescimento logístico obtida por EIS é comparável aos métodos convencionais de contagem celular. Além disso, a resistência ohmica revelou-se um indicador fiável para a deteção do ponto máximo de produção de EPS», revela Paulo Rocha, professor do Departamento de Ciências da Vida (DCV) e investigador do Centro de Ecologia Funcional (CFE).

De acordo com o especialista, a introdução desta tecnologia representa um avanço significativo para a indústria biotecnológica, possibilitando a otimização da produção de microalgas em larga escala e contribuindo para uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos.

A investigação do grupo liderado por Paulo Rocha, envolve Francisco Cotta Jr e Felipe Bacellar, estudantes de doutoramento, Raquel Amaral e Diogo Correia, investigadores do CFE, e Kamal Asadi, professor da Universidade de Bath, no Reino Unido.

O artigo científico “A 3D porous electrode for real-time monitoring of microalgal growth and exopolysaccharides yields using Electrochemical Impedance Spectroscopy” pode ser consultado aqui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

PROJECTO “RADAR SOCIAL “ DE CASTELO DE PAIVA SINALIZA E IDENTIFICA SITUAÇÕES DE POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL

 
O Projecto “Radar Social”, do Município de Castelo de Paiva, tem como objetivo a sinalização e identificação de situações de vulnerabilidade, pobreza e/ou exclusão social, existentes no concelho.
Este projecto visa a promoção de uma resposta mais eficaz e integrada para apoiar cidadãos, famílias e grupos que se encontrem em situações vulneráveis, recorrendo-se, para isso, de uma equipa de proximidade que percorrerá o território, procedendo ao levantamento das necessidades e encaminhando para as respostas adequadas.

Qualquer cidadão pode sinalizar! Para tal basta preencher a ficha de sinalização e contactar a equipa do Radar Social nas instalações do Município de Castelo de Paiva ou através do número de telefone 255 689 500 Ext.: 3011.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa