domingo, 6 de abril de 2025

Na entrega dos Prémios Abadesa Mariana. Autarca galego elogia recuperação do Caminho da Geira


O presidente da câmara municipal galega de A Estrada destacou, durante a entrega dos Prémios Abadesa Mariana, a importância patrimonial do Caminho da Geira e dos Arrieiros (CGA) e da ligação que estabelece entre Braga e Santiago de Compostela, enquanto rota de cultura e de peregrinação.
No tempo que leva, desde a apresentação em abril de 2017, o CGA tem motivado “a recuperação de muito património e história que unem Braga, uma das capitais culturais a nível europeu, e uma das grandes capitais de peregrinação, Santiago de Compostela”, referiu Gonzalo Louzao, no sábado, dia 5, na entrega dos prémios, no Museu do Móvel e da Madeira, em A Estrada, na Galiza.
Para o autarca, “esta via seguramente que jamais se recuperaria” sem o trabalho de associações como a Codeseda Viva – que promove os prémios – e “de muita gente”, pelo que foi feito nos municípios que unem Portugal e Galiza, “a nível da preservação da história, cultura, tradições e também da preservação de uma via turística tão importante como é o CGA”.
Na perspetiva de Gonzalo Louzao, o trabalho dos peregrinos e outros voluntários faz com que “a sociedade civil e as administrações públicas também se envolvam, para que se consigam os resultados que fazem do CGA um caminho de primeiríssimo nível, o mais cuidado possível, para que seja uma referência a seguir e uma das principais fontes municipais a nível cultural, económico e turístico”.
A 6.ª edição dos Prémios Abadesa Mariana distinguiu o escritor e peregrino português Luís Ferreira, pela obra dedicada ao Caminho de Santiago; a Associação Fervenza de Ouzande, da Galiza, pelos 25 anos a divulgar o património natural e cultural; e a hoteleira Maricarmen Gaspar, do Bar Pub Caminho da Geira, pelo apoio e dedicação aos peregrinos que passam por Codeseda.
“Este prémio reflete o trabalho de 13 anos a escrever livros sobre o Caminho de Santiago, muitas horas a dar informações aos peregrinos e a falar de norte a sul de Portugal, desde novembro em particular do CGA”, disse Luís Ferreira, autor de “Um Caminho que o tempo não apagou”, após receber o Prémio Abadesa Mariana 2025.
O escritor destacou ainda que a atribuição do prémio só aconteceu porque, antes de fazer o CGA, “houve pessoas que se dedicaram ao caminho, que fizeram o levantamento da sua história e o sinalizaram”, pelo que o troféu que levou para casa “é a imagem de todos aqueles que trabalham no CGA, associações, municípios e voluntários”.
Antes da entrega dos prémios, houve seis apresentações sobre temas relacionados com o Caminho de Santiago. O peregrino veterano Manuel Rocha, Irmão Maior da Arquiconfraria Universal do Apóstolo Santiago, falou sobre o “Caminho Português da Costa – Uma peregrinação aberta ao mar”; o presidente da Associação de Amigos do Caminho Português, Celestino Lores, interveio sobre “O Caminho Português – Ultrapassando todas as expetativas”; e Carlos Fernández Coto, presidente da Associação para a Defesa do Património Cultural Galego, falou sobre o “Património que une Portugal e Galiza”.
Por seu lado, Andrés Sampedro, investigador do património de Ponteareas, abordou “A Rota de Ignacio Taverneiro – Uma história com muito por descobrir”; Daniel Antelo, da Associação Peregrinos Dezae, falou sobre “Os caminhos de Inverno e Sanabrés – Caminhando pela comarca do Deza”; e Luís Ferreira explicou “O CGA nas letras de um escritor”.
O Caminho da Geira e dos Arrieiros estende-se por 239 quilómetros, inicia-se na Sé de Braga e atravessa os municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela do Homem. Nos últimos oito anos, foi percorrido por mais de cinco mil peregrinos, principalmente de Portugal e Espanha, mas também de outros 16 países europeus e de nações tão diversas como Afeganistão, Aruba, Austrália, Azerbaijão, Bahamas, Belize, Brasil, China, Colômbia, EUA, Japão, México, Palestina e Uruguai.
Apresentado em 2017 na Galiza e em Braga, foi reconhecido pela Igreja em 2019 e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021).
O percurso destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira, a via mais bem preservada do antigo império romano ocidental, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos raros cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.

*Carlos da Barreira
Presidente da Associação Codeseda Viva

Falemos de Mercados de Natal (tão cedo?!)

 Acabei de chegar a Madrid, de onde apanharei um voo para um destino muito especial de que falarei em breve no blogue: Seychelles. Por agora, acredito que o título desta mensagem possa parecer estranho, e é sobre isso que gostaria de falar. Será que faz sentido pensar no Natal durante as férias da Páscoa? Faz sim - e muito! Eu explico.
Para quem gostaria de visitar alguns dos melhores Mercados de Natal da Europa no final do ano, saiba que os preços em lugares como Colmar ou Estrasburgo (a "Capital do Natal") disparam nessa época. Já vi unidades hoteleiras triplicarem o valor da diária, pelo que a melhor forma de conseguir hotéis a preços mais aceitáveis é reservar com antecedência. Ou seja, planear a viagem o quanto antes.
Assim sendo, deixo aqui um conjunto de artigos para se inspirar sobre cinco dos destinos mais emblemáticos no que aos Mercados de Natal diz respeito. Ora veja:

Ainda me falta conhecer alguns mercados maravilhosos, mas aos poucos vou aprimorando a minha lista de preferências. De resto, dizer apenas durante a semana foi lançado um novo episódio do projeto Rostos da Aldeia, sobre a aldeia de Almalaguês. Passe por lá que vale bem a pena. E em breve voltarei ao contacto para falar das Seychelles.
A terminar, deixo o habitual pedido para utilizar estes links ao planear as próximas viagens. Para si não faz diferença mas para mim é uma grande ajuda. Muito obrigado.
Grande abraço e boas viagens,
Filipe Morato Gomes

Marinha Grande | LILIANA GONÇALVES CONTOU HISTÓRIAS NA FESTA DO LIVRO

 No passado sábado, 5 de abril, a Sala Infantil da Biblioteca Municipal da Marinha Grande acolheu uma sessão de contos e histórias intitulada "Da Boca à Orelha", conduzida pela talentosa contadora de histórias Liliana Gonçalves. A atividade fez parte da Festa do Livro, que decorre durante o mês de abril, com organização do Município, para promover a leitura.
Destinada a famílias, a sessão encantou crianças e adultos, levando-os numa viagem por contos portugueses e europeus. Os participantes tiveram a oportunidade de mergulhar em narrativas envolventes, como "Nicomedes", "O Traseiro do Rei”, "A Princesa de Aljustrel”, entre outros. Estes contos, cheios de magia e ensinamentos, foram partilhados de forma a promover não só o gosto pela leitura, mas também o espírito crítico e a criatividade dos pequenos ouvintes.
A Festa do Livro continua, com muitas atividades de participação gratuita. As próximas iniciativas são as seguintes:

1 a 30 de abril
EXPOSIÇÃO MARIUP, BONECOS DE PANO
Sala Infantil/Juvenil
Exposição de bonecos de pano, que representam figuras e personagens literárias inspiradas em livros conhecidos do imaginário infantil, feitos pela artesã sertaginense Sofia Branco, que pretende promover a literatura infantil, junto das crianças e famílias, bem como, valorizar o artesanato tradicional.

01 a 30 de abril
LIVROS ÀS CEGAS!
Átrio
A Biblioteca Municipal vai “embrulhar” livros para que os utilizadores escolham a sua próxima leitura “Às Cegas”! Cada “embrulho” terá algumas características da história, mas sem revelar muito … Assim, os utilizadores irão escolher o livro que pretendem requisitar “às cegas”.

09 de abril . 15h30
APRESENTAÇÃO DE LIVRO
Apresentação do livro O MENINO ESPECIAL SALVA O RIO, de Bela Maria da Costa Santos, Edição Cordel d’Prata.
Auditório
O Menino Especial tem olhos cor do mar e cabelos verdes, com malmequeres nas pontas. Neste Menino só há amor pela Natureza. Por ter caraterísticas especiais, foi destacado pela dona Primavera, para ensinar o Homem a amar a Natureza. Com as bênçãos e a magia da dona Primavera, o menino Especial recebeu a sua primeira missão: salvar o rio Lis, em Leiria, de uma doença estranha com o nome de Síndrome da tristeza por causa do homem sem coração. Nesta aventura deliciosa, o nosso herói tem a ajuda das fadas do Ar, da Água e do Mar, das Ondinas e de muitas crianças, adultos e animais, empenhados em salvar o rio Lis.
Autora: Bela Maria da Costa Santos nasceu e cresceu na Ilha da Madeira, concelho de Ponta do Sol. Atualmente reside na Marinha Grande. Cursou Letras e formou-se em Turismo. Trabalha como Terapeuta de Autoconhecimento e Autodesenvolvimento. Desde muito cedo envolveu-se em projetos de vários géneros culturais e artísticos, primando sempre pela leitura e pela escrita literárias. Aos 18 anos tinha escrito o seu primeiro romance A força suave do Amor, que só publica aos 33 anos. Seguem-se outros livros, entre os quais a coleção O menino especial, com que ganha uma Menção Honrosa no Prémio Literário de Leiria.

12 de abril . 15h00
ATIVIDADE LÚDICA E OFICINA CRIATIVA - MARIUP, OFICINAS DE ARTE por Sofia Costa Branco
Sala Infantil/Juvenil
Uma oficina criativa que incentiva as crianças da era digital a descobrir os prazeres das brincadeiras tradicionais, sensibilizando o tempo que cada um passa em frente aos ecrãs.
Público-alvo: crianças dos 5 aos 10 anos.
Duração: 2h00.
Lotação de participantes: 15 crianças acompanhadas por um adulto.
Participação: livre, sujeita a inscrição prévia

14, 15 e 16 de abril . 10h00
3 DIAS, 3 HISTÓRIAS, pela Equipa BM
Sala Infantil/Juvenil
A Biblioteca Municipal pretende dinamizar o livro e a leitura através da atividade “3 Dias, 3 Histórias”. Nos dias 14, 15 e 16 de abril serão contadas três histórias diferentes. Assim, todas as crianças e jovens poderão experienciar algo semelhante ao que decorre na atividade “Hora do Conto”.
Público-alvo: crianças e jovens. Duração: 60 min. aprox. Lotação de participantes: 30 crianças
Participação: livre, sujeita a inscrição prévia.

15 de abril . 15h30
INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA LEITURA, por Maria João – MJ Reads
“Booktok, hábitos de leitura e o livro : a minha experiência”
Sala de Adultos
A Biblioteca Municipal vai receber a Maria João Faria, uma jovem marinhense, que nos vem falar de livros, hábitos de leitura e redes sociais! A sua rede social TikTok conta com mais de 30.000 seguidores e mais de 90% dos seus vídeos são sobre livros!
Público-alvo: Adolescentes e jovens adultos
Duração: 60 min. aprox.
Capacidade da sala: 30 pessoas
Participação: Livre, sujeita a inscrição prévia

16 de abril . 15h00
CAÇA AOS OVOS, pela Equipa BM
Sala Infantil/Juvenil
A Biblioteca Municipal vai realizar uma caça aos “ovos”. Os participantes poderão conhecer em pormenor a Sala Infantil/Juvenil enquanto caçam os ovos que estarão escondidos no espaço. Que ovos serão? Onde vão eles estar escondidos?
Lotação de participantes: 30 crianças.
Participação: livre, sujeita a inscrição prévia.

23 de abril . 18h00
ENCONTRO COM O AUTOR RAUL MINH’ALMA
Auditório
“Raul Minh’alma nasceu em 1992 e é natural do Marco de Canaveses. Publicou o seu primeiro livro em 2011, com o título Desculpe Mãe, mas foi em 2016 que alcançou o reconhecimento do público com Larga Quem Não Te Agarra, o seu primeiro bestseller. Entre outros livros, publicou em 2018 o romance Foi Sem Querer Que Te Quis, que viria a ser o livro mais vendido em Portugal no ano de 2019. Já em 2020, com
Durante a Queda Aprendi a Voar, foi o autor português que mais livros vendeu em Portugal. Em 2021, repetiu o feito com Se Me Amas Não Te Demores. Publicou, até ao momento, oito livros, cinco dos quais romances e todos bestsellers.”
A Biblioteca Municipal vai receber o autor no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. O autor falará da sua carreira, terá conversas com os leitores e, por fim, realizará uma sessão de autógrafos.

26 de abril . 15h30
CONCURSO LITERÁRIO 2024/2025
ENTREGA DE PRÉMIOS
Auditório da Biblioteca Municipal
Ass. de Pais/EE Escola Básica Guilherme Stephens
A Associação de Pais/EE da Escola Básica Guilherme Stephens promove a 4.ª edição do Concurso Literário.

26 de abril a 10 de maio
EXPOSIÇÃO “CONCURSO LITERÁRIO 2024/2025”
Átrio da Biblioteca Municipal
Ass. de Pais/EE Escola Básica Guilherme Stephens
Os trabalhos apresentados no Concurso Literário ficarão expostos no átrio da Biblioteca Municipal.

26 de abril . 16h30
TEATRO RUA DA LIBERDADE, por Teatro do Botão
Sessão de teatro pedagógico
Sala Infantil/Juvenil
Explicar aos mais novos o quotidiano no Estado Novo, contextualizando a importância da Revolução de Abril.
Público-alvo: Crianças maiores de 6 anos e famílias
Duração: 45 minutos, aprox.
Capacidade da sala: 30 crianças
Participação: Livre, sujeita a inscrição prévia

29 e 30 de abril . 15h00
LEITURA A GRAÚDOS, por Miriam Sequita e Patrícia Santos, Equipa BM
Sala Áudio/Vídeo
A Biblioteca Municipal irá dinamizar uma sessão de leitura destinada à população sénior.
Público-alvo: Lares, Centros de Dia e população sénior
Duração: 60 min. aprox.
Capacidade da sala: 30 pessoas
Participação: Livre, sujeita a inscrição prévia

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES
244573322


*Gabinete de Comunicação e Imagem

ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA EM EVIDÊNCIA NO XIII PIODÃO TRAIL RUNNING


Organizado pela Associação Desportiva O Mundo da Corrida, com o apoio da Câmara Municipal de Arganil, teve lugar na manhã de sábado 5 de abril o XIII Piódão Trail Running, com 3 distâncias competitivas de 53km, 25km e 13km e uma caminhada, evento de Trail Running, que decorreu em freguesias dos Concelhos de Arganil e Oliveira do Hospital, percorrendo os diversos trilhos destas freguesias.

Participaram 4 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na prova de 25km, pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra 2024/2025 na vertente de Trail Longo e para o Circuito Nacional de Trail Sprint da ATRP, tendo no sector feminino a atleta Otília Costa, alcançado a 7ª posição na classificação geral feminina e o 2º lugar no escalão F45, classificando-se Gabriela Marques, na mesma competição na 10ª posição feminina, alcançando a 3ª posição no escalão F45.
No sector masculino competindo igualmente na distância de 25 km, Pedro Cardoso, alcançou o 5ºlugar na classificação geral masculino e o 2º lugar no escalão M45, tendo o atleta Nuno Almeida, alcançado o 38º lugar masculino e o 7º lugar no escalão M45.

Coletivamente a equipa da Sociedade Columbófila alcançou o 7° lugar na classificação geral, entre as equipas que completaram a prova de 25km.

Destaque para os resultados e lugares de pódio das atletas Otília Costa, Gabriela Marques e de Pedro Cardoso.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas – Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


ENTRE FORNOS E FÁBRICAS: VENHA VIAJAR PELA INDÚSTRIA DA MARINHA GRANDE

 A 4.ª edição da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial” arrancou este fim de semana na Marinha Grande com grande entusiasmo e participação do público. As primeiras atividades do programa, que decorre entre 5 e 19 de abril, com organização do Município da Marinha Grande, em parceria com entidades locais, deram início a uma viagem única pela identidade industrial do concelho.

Entre os momentos mais marcantes estiveram as experiências práticas de vidro, que encantaram os participantes de todas as idades. Nas oficinas do Museu do Vidro, o público pode experimentar trabalhar vidro de maçarico e lapidar peças de vidro, orientado pelos artesãos Adriano Mesquita e José Medeiros.

Este domingo, 6 de abril, a iniciativa "A Beleza do Vidro em Cada Detalhe", realizada no Centro de Formação Cencal, situado na Zona Industrial da Marinha Grande, atraiu curiosos, famílias e amantes da arte, que quiseram ver de perto como o vidro ganha vida. 
Entre fornos acesos, pinças e canas de vidreiro, os visitantes, entre os quais a vice-presidente da Câmara, Ana Alves, assistiram a demonstrações ao vivo do mestre vidreiro Arlindo Francisco e muitos aventuraram-se a experimentar a técnica, criando a sua própria peça, com orgulho visível no rosto.

Até ao dia 19 de abril, o público poderá continuar a descobrir o património industrial da cidade através de visitas a fábricas de vidros e plásticos, oficinas, demonstrações ao vivo e peddy papers, numa programação imperdível, pensada para todas as idades.

A participação nas atividades é gratuita, com algumas a exigirem inscrição prévia.
PROGRAMA DA MARINHA GRANDE
5 a 16 de abril
OFICINAS DO MUSEU DO VIDRO
VISITA ÀS OFICINAS DE TRABALHO AO VIVO
O visitante tem a oportunidade de observar, ao vivo, os artesãos a trabalharem o vidro e de contactar diretamente com a prática da atividade vidreira, de produção e de decoração de vidro, em contexto oficinal. As visitas às oficinas são comentadas pelos próprios artesãos que estão a trabalhar ao vivo. O visitante tem ainda a oportunidade de visitar o Museu do Vidro, instalado no Palácio Stephens.
Horário: de terça a domingo – das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Preço: Gratuito

5 a 12 de abril
PLIMAT
VISITA GUIADA A UMA UNIDADE INDUSTRIAL EM LABORAÇÃO
A PLIMAT iniciou a sua atividade em 1980, especializando-se na produção de acessórios para canalizações de elevada qualidade. A visita proporciona uma visão abrangente do processo produtivo, incluindo os processos de reciclagem e triagem. É também possível acompanhar o rigoroso controlo de qualidade, realizado em produção e em laboratório, além de conhecer as etapas de armazenagem e expedição dos produtos para os clientes.

Horário: 10h30 às 12h00 | 14h30 às 16h00
Preço: Gratuito
Inscrição prévia obrigatória: 244 572 323

5 a 11 de abril
OFICINAS DO MUSEU DO VIDRO
EXPERIÊNCIA DE TRABALHAR O VIDRO – Vidro de Maçarico e Lapidação de vidro
O visitante tem a oportunidade de observar ao vivo duas das técnicas de trabalho do vidro, bem como de experimentar a trabalhar uma peça de vidro de maçarico e/ou a lapidar uma peça. As atividades são realizadas sob a orientação de mestres artesãos que desenvolvem o seu ofício diariamente nas oficinas do Museu do Vidro.
Horário: de terça a domingo - entre as 10h30 e as 11h30 e as 14h00 e as 16h00, sujeito a confirmação após inscrição
Preço: Gratuito
Inscrição prévia obrigatóriamuseu.vidro@cm-mgrande.pt
Número de participantes: máximo 3 participantes por hora, em cada técnica 
Idade mínima: a partir dos 15 anos de idade e sob responsabilidade dos pais/acompanhantes

13 de abril 
MUSEU DO VIDRO 
PEDDY PAPER NO QUARTEIRÃO
A atividade será realizada ao ar livre, no quarteirão envolvente ao Museu do Vidro, na qual os participantes têm a oportunidade de descobrir mais sobre a história do vidro e curiosidades deste local.
Horário: dia 05 – 15h30 às 17h00; dia 13 – 11h00 às 12h30
Preço: Gratuito
Inscrição prévia obrigatóriamuseu.vidro@cm-mgrande.pt
Idade mínima: Famílias ou Grupos (até 6 pessoas, acompanhadas por um responsável)
Atividade dinamizada com o apoio da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande

9 a 16 de abril 
CRISAL
DA “MATÉRIA À FORMA”, A CRISAL A ESCREVER A HISTÓRIA DO VIDRO HÁ OITO DÉCADAS
A visita percorre todo o fascinante processo de produção de vidro automático desde a “Matéria até à Forma”, ou seja, desde a ensilagem da matéria-prima que é fundida a cerca de 1550 °C nos dois Fornos da Crisal, passando pela moldação da peça, onde a gota incandescente passa por mecanismos de sopro ou de prensas surgindo na forma de copos, cálices, taças, canecas, entre outros. De seguida passa pela área de recozimento e posterior escolha criteriosa de cada um dos artigos, que serão depois enviados ao
cliente e comercializados na Loja da Crisal, onde termina a visita.

Horário: 10h00 | 14h00
Preço: Gratuito
Inscrição prévia obrigatóriacommunication@lcglass.com

12 a 16 de abril
ESTÚDIO DE VIDRO – POEIRASGLASS
DEMONSTRAÇÃO DE PRODUÇÃO DE VIDRO ARTESANAL
As demonstrações decorrem no Estúdio de Vidro – PoeirasGlass, localizado junto ao Museu do Vidro da Marinha Grande. Este espaço recria o ambiente de uma fábrica de vidro, permitindo que os visitantes assistam ao vivo à manufatura artesanal do vidro. Durante a demonstração do fabrico de uma peça, o Mestre Vidreiro partilha a história do vidro e explica as técnicas utilizadas no processo de fabrico manual. 
Atividade promovida pelo Município da Marinha Grande.
Horário: 14h00 às 16h00
Preço: gratuito

EXPERIÊNCIA DE SOPRAR VIDRO
Nesta atividade, o visitante tem a oportunidade de experimentar a soprar vidro através da cana de vidreiro, conseguindo desta forma experienciar a sensação de soprar e movimentar a cana de vidreiro. Atividade realizada pelo Mestre Vidreiro Alfredo Poeiras que explica igualmente a história do vidro e as técnicas usadas no fabrico do vidro.
Atividade promovida pelo Município da Marinha Grande
Horário: 16h00 às 17h00
Preço: gratuito
Idade mínima: a partir dos 10 anos de idade, sob responsabilidade dos pais/acompanhantes.
Inscrição prévia obrigatóriamuseu.vidro@cm-mgrande.pt
Número de Participantes: máximo 8 participantes por hora
Local: Estúdio de Vidro – PoeirasGlass, junto ao Museu do Vidro.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

ATLETAS JUVENIS B DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONQUISTARAM DOIS PÓDIOS NO CAMPEONATO NACIONAL


A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente com 6 atletas no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absoluto /OPEN de Portugal.

A competição teve como palco o Complexo Olímpico de Piscinas do Jamor e contou com a presença de 738 atletas em representação de 96 clubes.
Os maiores destaques da participação dos atletas da SCC vão para os títulos de Vice-campeã juvenil B conquistado por Beatriz Portulez nos 1500 Livres e pela Estafeta 4x200 livres, composta pelas atletas Filipa Loisas, Eva Almeida, Sara Santos e Beatriz Portulez.

Participaram ainda nestes campeonatos a nadadora Maria Fernandes e Santiago Pereira.

Neste Campeonato Nacional os atletas da SCC participaram em 15 provas tendo 13 marcas efetuadas no TOP 10 Nacional do escalão.

Cantanhede | Dezenas de profissionais de saúde reuniram no Biocant Park. Unidades de Saúde Familiar são “peça-chave” no funcionamento do SNS

 

A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, entende que as Unidades de Saúde Familiar (USF) são uma peça-chave no funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), razão pela qual o Município de Cantanhede a encara a qualificação da rede como “um desafio estratégico”.
Um desafio estratégico porque se trata da principal porta de entrada dos cidadãos nos serviços de saúde, o seu verdadeiro suporte e que por isso mesmo tem de funcionar sem constrangimentos nem entropias”, sustentou.
Ao intervir na sessão de abertura do Encontro da Primavera da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN), subordinado ao tema “USF: do desempenho à sustentabilidade”, a autarca reafirmou a necessidade de estarem assegurados “recursos humanos em número suficiente para as necessidades e uma organização tendente a favorecer elevados níveis de eficiência e eficácia”.

Não menos importante, adiantou, é a captação e fixação dos profissionais SNS, o que na sua perspetiva passa “pela criação de condições motivadoras, condições que lhes permitam realizar-se profissionalmente em benefício dos doentes, promovendo uma efetiva qualificação estrutural das respostas existentes, quer do ponto de vista orgânico e funcional, quer em termos de instalações e equipamentos”.
Helena Teodósio deu a conhecer, também, “o relevante plano de investimentos” do Município na requalificação das instalações e dos equipamentos de saúde - mais de cinco milhões de euros em várias empreitadas -, no âmbito da assunção de novas competências na área da Saúde.
Na sessão de abertura deste Encontro, que reuniu na passada sexta-feira, 4 de abril, dezenas de profissionais de saúde no Biocant Park, intervieram também Almerinda Marques, diretora clínica da Unidade Local de Saúde de Coimbra para os Cuidados de Saúde Primários, André Biscaia, presidente da USF-AN e Filipa Cartaxo, presidente da Comissão Organizadora do Encontro da Primavera.
Denominador comum a todas as intervenções foi a importância das USF enquanto pilar do SNS, e a necessidade de uma aposta efetiva nesta área de intervenção primária, vocacionada fundamentalmente para a prevenção, enquanto garante da sustentabilidade.
Nos vários painéis que decorreram ao longo do dia foram abordadas temáticas como “Burning Out – a realidade dos profissionais de saúde”, “Atrair, reter e potenciar talento nas unidades de saúde”, “Doença ajuda – desafios e perspetivas” e IDE e ICU – integração das avaliações individuais e coletivas”.

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA INAUGURA A EXPOSIÇÃO “INTERMITÊNCIAS” DE VÂNIA COLAÇO

 O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, recebeu na tarde deste sábado, 5 de abril, a inauguração da exposição "Intermitências", da artista plástica Vânia Colaço, que reuniu dezenas de convidados.

A abertura da exposição contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves, que sublinhou a importância de apoiar os artistas locais e de revalorizar o património do concelho, num projeto que é, também, coletivo.
Para Vânia Colaço, este regresso é, acima de tudo, um reencontro com o sentido de comunidade que sempre associou aos museus locais. Nesta mostra apresenta os seus primeiros desenhos, bem como trabalhos recentes, sentindo o mesmo entusiasmo de há 25 anos.

A mostra propõe uma reflexão sobre os ciclos, pausas e recomeços no percurso artístico da autora, com especial enfoque no desenho. A exposição marca simbolicamente um regresso às origens: há exatamente 25 anos, foi neste mesmo museu que Vânia Colaço deu os primeiros passos no mundo do desenho, durante um workshop de desenho de observação orientado pelo artista José Mouga.
"Intermitências" oferece ao público um diálogo entre o passado e o presente do trabalho de Vânia Colaço, através da justaposição de desenhos antigos — realizados no âmbito do referido workshop, retratando peças do Mestre Joaquim Correia — com obras mais recentes, onde se destaca a sua faceta de retratista a lápis de cor, técnica que tem desenvolvido nas suas últimas exposições.

"Intermitências" estará em exibição no Museu Joaquim Correia durante os próximos meses, convidando os visitantes a refletirem sobre o tempo, a transformação e a persistência do gesto artístico.

Vânia Catarina Roldão Colaço nasceu (1980) e cresceu na Marinha Grande. Licenciou-se em Design de Equipamento em Coimbra (2005) e fez Mestrado em Direção Comercial e Marketing em Madrid (2011).
Residiu em Madrid entre 2007 e 2020, onde, em 2011, co-fundou “AVISPA”, estúdio de Design Gráfico e Comunicação. Em 2023, tornou-se Embaixadora e Formadora oficial da marca de materiais de arte profissionais Faber- Castell.

Enquanto artista plástica conta com mais de 20 exposições em centros culturais e galerias de arte.
Atualmente reside na Marinha Grande, enquanto desenvolve a sua atividade artística, dedicando-se ao lápis de cor de uma forma realista.

Horário:
De 5 de abril a 28 de junho de 2025
Quarta a sábado | 10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00 (com últimas entradas às 12h30 e 16h30).




*Gabinete de Comunicação e Imagem

AVEIRO: Ricardo Gonçalves é cabeça de lista pelo partido Nova Direita

  O partido Nova Direita (ND) reunido em Conselho Nacional, avançou com os nomes dos cabeças de lista para as Eleições Legislativas de 2025.

Ricardo Gonçalves é o cabeça de lista pelo Círculo eleitoral de Aveiro.
O partido liderado por Ossanda Liber, optou por uma abordagem estratégica nas eleições de maio, concentrando os seus esforços nos círculos eleitorais onde identificou maior receptividade às suas ideias e uma base sólida para construir uma representação efectiva. Esta decisão reflete o pragmatismo e a responsabilidade do partido, que prefere consolidar a sua presença de forma estruturada e sustentável, em vez de dispersar recursos numa fase inicial do seu crescimento. 

“Não se trata de ausência, mas de foco. Queremos garantir que a nossa mensagem chega com força onde já temos raízes e onde os portugueses nos chamam para fazer a diferença”, afirma Ossanda Liber, presidente do partido.

Lista candidatos ND:
Lisboa - Ossanda Liber
Aveiro - Ricardo Gonçalves
Beja - Jorge Valente
Braga - José Peixoto
Coimbra - Joana Rodrigues
Faro - Carlos Natal
Porto - Israel Pontes
Setúbal - João Araújo
Viseu - Carlos Andrade
Madeira - Paulo Azevedo (cabeça de Lista às regionais 2025)
Europa - Pedro Godinho
Fora da Europa - Alexandre Mendes


Gabinete de Imprensa
*Rogério Bueno de Matos
**Ana Clara Quental






Marinha Grande | MILHARES DE PARTICIPANTES JUNTAM-SE À CONVENÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO NA PRAIA DA VIEIRA

 A 18.ª edição da LeiriaCon está a transformar a Praia da Vieira num verdadeiro paraíso lúdico, desde o dia 2 de abril e até este domingo, dia 6. 

São mais de 1100 participantes diários, vindos de 20 nacionalidades diferentes – entre elas Brasil, Argentina, Escócia, Irlanda, Itália, França, Alemanha, Polónia, Taiwan e, claro, Portugal – que partilham um objetivo comum: jogar, aprender e divertir-se.
Organizada desde 2007 pela Associação Spiel Portugal, sediada na Marinha Grande, a LeiriaCon é já uma referência mundial no universo dos jogos de tabuleiro modernos. Este ano, o evento volta a surpreender pela diversidade e dimensão, reunindo famílias, jogadores profissionais, designers consagrados, criadores de protótipos e simples curiosos que querem experimentar algo novo.

A convenção não se limita às mesas de jogo. Há também torneios, workshops, apresentações de protótipos, seminários, sorteios, leilões, lojas especializadas e muitos momentos de partilha entre criadores e jogadores. 
O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, marcou presença no evento e não poupa elogios à iniciativa, afirmando que “a LeiriaCon é um orgulho para o concelho e para o país. Este evento mostra como a Marinha Grande pode ser um ponto de encontro internacional, onde se valoriza o conhecimento, a cultura e a interação entre pessoas de todo o mundo". 

Aurélio Ferreira enaltece ainda a "excelente organização da Spiel Portugal, que consegue congregar milhares de pessoas de diferentes nacionalidades, numa iniciativa que é um exemplo claro de como o lazer pode ter um papel educativo e social extremamente relevante.”

Com o apoio do Município da Marinha Grande, a Convenção LeiriaCon continua a afirmar-se como uma das maiores e mais importantes convenções de jogos da Europa – e, sem dúvida, um evento imperdível para todos os apaixonados por jogos de tabuleiro.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | EMBARQUE NESTE ESPETÁCULO-PERCURSO “DE VIDRO E MAR”

 Nos próximos dias 12 e 13 de abril de 2025, às 17h00, o Teatro Stephens recebe o espetáculo-percurso "De Vidro e Mar", dirigido por Filipa Francisco, promovido pelo Município da Marinha Grande.

Este espetáculo resulta de encontros entre diferentes experiências e saberes, explorando a história e identidade da Marinha Grande. Através de múltiplas narrativas, individuais e coletivas, “De Vidro e Mar” reflete sobre o presente e projeta perspetivas para o futuro, sempre com o vidro como tema central.
O ponto de encontro está marcado para as 17h00, no Teatro Stephens, seguindo até à Fábrica Morais Matias, onde terá início. A apresentação conta com a participação de membros da comunidade e coletivos locais, incluindo a banda Filarmónica Recreativa Amieirinhense, a Confraria da Sopa do Vidreiro, os Kotándar (Tocándar Sénior) e as alunas do Curso de Dança da Escola de Artes e Movimento do Sport Operário Marinhense. No dia 13 de abril, haverá outra sessão, que contará com a participação do Grupo Coral da Tertúlia dos Anos de Ouro.

No final do espetáculo, será servida a tradicional “sopa do vidreiro”, disponível por um valor simbólico, cuja receita reverterá a favor da Confraria da Sopa do Vidreiro.

Esta promete ser uma experiência imperdível, que mergulha na memória e na cultura da Marinha Grande. Venha vivenciar!

Ficha Artística
Concepção, direção artística e interpretação: Filipa Francisco
Direção musical, composição e interpretação: Ricardo Freitas
Assistente direção artística, cocriação e interpretação: Marta Coutinho

Participantes: Alunas do Curso de Dança da Escola de Artes e Movimento do Sport Operário Marinhense, dirigidas pelas professoras Joana Santos e Diana Sábio. Confraria da Sopa do Vidreiro, Filarmónica Recreativa Amieirinhense, dirigida por Élio Frois, Tocándar (Tocándar Sénior – Kotándar), com direção musical de Paulo Tojeira, Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro, dirigido pelo maestro Carlos Ferreira.

Recolha de histórias: Acácio Matias, Aires Rodrigues, Alfredo Poeiras, Ana Paula Rodrigues, Ana Isabel Órfão, Ana Luísa Correia, Ângela França, Mestre António Esteves, Carlos Franco, Célia Morgado, Celeste Esteves, Deolinda Bonita, Emília Pires, Etelvina Ribeiro, Fernanda Monteiro, Idalina Gaspar, Irene Constâncio, Joana Pimenta, Joaquim Prudêncio, José Medeiros, Licínio António, Lívia Rocha, Luís Silvestre, Maria Aida Ferreira, Maria João Franco, Mário Macatrão, Nelson Figueiredo, Pedro Morgado, Rui Brites, Vânia Colaço, Olinda Colaço, Otávio Rodrigues, Patrícia Rosa, Projectos de Vida Sénior.

Agradecimentos: PoeirasGlass, Vidrala, Ifavidro, CENCAL

Produção: Mundo em Reboliço
Coprodução: Câmara Municipal da Marinha Grande
A Mundo em Reboliço é uma estrutura financiada por: República Portuguesa – Cultura | DGArtes - Direção-Geral das Arte

Preço: entrada gratuita sujeita ao levantamento de bilhete

Bilheteira online: 

Notas Suplementares:
A sopa tem o custo unitário de 7€ e deve ser reservada até ao dia 10 de abril.
Para reservas contatar a Confraria da Sopa do Vidreiro:
Telefones: 962 375 925 ou 962 338 589

*Gabinete de Comunicação e Imagem