quinta-feira, 27 de março de 2025

Pedido de demissão - Secretário da CPS do PSD - Bruno Costa

Hoje, dia 27 de Março de 2025, demito-me da Comissão Política do PSD de Aveiro, onde exerço funções como Secretário desde Março de 2022.

Sou militante desde 10 de Abril de 2004. Desde então, sempre lutei pelo que acredito ser melhor para a minha freguesia, a minha cidade, o meu país. Foi essa motivação que me trouxe para a politica e que sempre me guiou, sem nunca me deixar condicionar!

Foi essa motivação que me levou a liderar a JSD Aveiro e a participar nos órgãos distritais e nacionais da Juventude Social Democrata.

Foi essa motivação que me fez participar em diversas comissões políticas do PSD de Aveiro... Participei sempre com compromisso e lealdade, com várias equipas e lideranças, até que, deixei de me rever na estratégia partidária local, optei por me afastar dos órgãos locais do PSD Aveiro, sem nunca abdicar da vontade de contribuir para um futuro melhor para a nossa cidade!

Em 2021, fui eleito para a Assembleia Municipal, e em 2022 integrei um grupo de pessoas que tinha um objetivo: credibilizar o PSD Aveiro, resgatar o partido para o devolver à cidade!

Agradeço os convites de Ribau Esteves e Simão Santana, respectivamente para ambos os desafios!

Esse desígnio foi cumprido, devolvemos o PSD a Aveiro, nas suas diversas dimensões, tínhamos sentido de missão e éramos equipa!

Mas, acredito que em Democracia, as decisões são participadas, partilhadas e aceites quando tomadas pela maioria. Que os órgãos eleitos existem sem ser caixas de ressonância das suas lideranças, que existe meritocracia. Acredito que os Partidos ainda são a base fundamental de todo o sistema democrático, que ninguém vence eleições sozinho, que ninguém se promove sem ter equipa a apoiar!

Demito-me em exclusivo da Comissão Política do PSD Aveiro, porque deixei de reconhecer estes princípios na sua actuação.

Mas, não me demito da minha participação cívica, da minha opinião, como da oposição à candidatura liderada por Alberto Souto, tal como há 20 anos.

Vou continuar vigilante, por Aveiro e com Aveiro!
Por fim, desejo que a AD consiga, em Maio, manter ou superar os 16.506 votos obtidos no concelho nas Legislativas de 2024 e contribuir para uma vitória a nível nacional, a bem de Portugal!

Sem mais de momento,

*Bruno Costa
Secretário da CPS do PSD Aveiro

Está quase a arrancar o Passeio dos Alemães 2025!


Faltam apenas dois dias para mais uma edição do Passeio dos Alemães, um evento que tem garantida a participação de 114 automóveis, em representação de sete marcas. Uma celebração única da paixão automóvel germânica pelas estradas da Grande Lisboa e da região Oeste.
No dia 29 de março, o evento arranca da Praça da Tribuna de Honra do Estádio Nacional, no Jamor (Lisboa), e segue rumo a Óbidos, passando pela Serra de Montejunto, até à chegada à Praia D’el Rey, num percurso pensado para encantar tanto participantes como público.

Sete marcas, lendas da estrada
O Passeio dos Alemães 2025 conta com a presença de sete marcas: Porsche, BMW, Mercedes-Benz, Volkswagen, Audi, Opel e Borgward – um verdadeiro desfile de ícones da engenharia alemã.

Mais de dois terços dos modelos em prova são Porsche e Mercedes-Benz, o que promete um alinhamento visualmente impressionante e cheio de história.

Entre os destaques, temos o carro mais antigo do passeio, um requintado Mercedes-Benz 190 SL de 1956, que evoca o glamour e a elegância de uma das épocas douradas do automóvel.

Mas o maior tesouro desta edição pode muito bem ser o raríssimo Borgward Isabella Coupé, uma peça de coleção que resume, na perfeição, o espírito inovador e apaixonado de uma marca que marcou uma época.

Um evento para todos
Este é um evento que atravessa gerações – perfeito para amantes de automóveis clássicos, mas também para quem simplesmente aprecia ver estas máquinas de perto. Traga a família, aproveite para fotografar modelos únicos e reviva memórias de outros tempos.

Onde e quando assistir ao desfile?
Lisboa – Estádio Nacional (Jamor) | Partida a partir das 9h
Serra de Montejunto | Passagem prevista pelas 11h
Óbidos – Santuário do Senhor da Pedra | Chegada pelas 12h
Lagoa de Óbidos – Hotel Evolutée | Chegada a partir das 13h30

Prepare-se para um sábado diferente, recheado de emoção, nostalgia e máquinas que contam histórias sobre rodas. O Passeio dos Alemães está de volta – e este ano, vem mais forte do que nunca!


MUDANÇA NA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO INTERMUNICIPAL


Os Presidentes das Câmara Municipais da Região de Aveiro têm desempenhado as suas funções num espírito e num trabalho de equipa, gerindo os muitos e importantes assuntos e processos de dimensão intermunicipal.
Um deles é a empresa Águas da Região de Aveiro (AdRA), criada há 15 anos por dez dos onze Municípios da Região de Aveiro com a Águas de Portugal (AdP), registando um elevado nível de qualidade de gestão e sucesso no cumprimento dos seus objetivos, sendo hoje considerada uma das melhores empresas portuguesas do setor das águas.
Com este enquadramento e tendo surgido uma situação excecional de perda de quórum do seu Conselho de Administração, por saída de 3 dos seus 5 administradores, assumiu-se como absolutamente inadiável a eleição urgente de um novo conselho de administração para repor o normal funcionamento da empresa.
Os Municípios associados e o acionista maioritário AdP, acordaram convidar o eng. Joaquim Baptista, Presidente da Câmara da Murtosa e da CIRA e atual administrador não executivo da AdRA, pela sua reconhecida competência também como gestor do setor da água.
Assim sendo, o eng. Joaquim Baptista foi hoje eleito por unanimidade, Presidente do Conselho de Administração da AdRA. Foram também eleitos administradores não executivos em representação dos Municípios, os Presidentes das Câmaras de Águeda e Oliveira do Bairro, e duas administradoras não executivas em representação da AdP, reiniciando assim a plenitude da gestão da AdRA, uma importante empresa para a vida do território e dos Cidadãos da Região de Aveiro.
Para que essa eleição pudesse ter ocorrido, o eng. Joaquim Baptista teve que renunciar ao cargo de Presidente da Câmara Municipal da Murtosa e de Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, com efeitos ao dia de hoje, 27 de março 2025.
Em reunião do Conselho Intermunicipal da CIRA realizada no dia 24 de março 2025 com efeitos ao dia de hoje, foi aprovada a recomposição do Conselho Intermunicipal, sendo eleitos: para o cargo de Presidente o até aqui primeiro Vice-Presidente, Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, e para o cargo de Vice-Presidente, Dr. Domingos Silva, Presidente da Câmara de Ovar, mantendo-se António Loureiro, Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha.

*Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, 27 de março de 2025

Marinha Grande | “INTERMITÊNCIAS” DE VÂNIA COLAÇO EM EXPOSIÇÃO

 O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande,  recebe, a partir de 5 de abril de 2025, a exposição "Intermitências", da artista plástica Vânia Colaço. A mostra reflete sobre as intermitências do tempo, dos temas e do percurso da artista no mundo do desenho.
A inauguração acontece no dia 5 de abril, sábado, às 16h00, no Museu Joaquim Correia. Esta exposição tem como ponto de partida um ciclo iniciado há 25 anos, precisamente no mesmo museu, durante um workshop de desenho de observação, orientado pelo artista José Mouga. Foi ali que os primeiros traços de Vânia Colaço tomaram forma.
"Intermitências" propõe um diálogo entre os desenhos antigos da artista — incluindo estudos das peças do Mestre Joaquim Correia, realizados nesse workshop — e os trabalhos mais recentes, focados na sua vertente de retratista, com destaque para o uso de lápis de cor. A exposição permite ao público explorar a evolução artística de Vânia Colaço ao longo dos anos.

Vânia Catarina Roldão Colaço nasceu (1980) e cresceu na Marinha Grande. Licenciou-se em Design de Equipamento em Coimbra (2005) e fez Mestrado em Direção Comercial e Marketing em Madrid (2011).
Residiu em Madrid entre 2007 e 2020, onde, em 2011, co-fundou “AVISPA”, estúdio de Design Gráfico e Comunicação.
Em 2023, tornou-se Embaixadora e Formadora oficial da marca de materiais de arte profissionais Faber- Castell.
Enquanto artista plástica conta com mais de 20 exposições em centros culturais e galerias de arte.
Atualmente reside na Marinha Grande, enquanto desenvolve a sua atividade artística, dedicando-se ao lápis de cor de uma forma realista.

Horário de visita:
De 5 de abril a 28 de junho de 2025
Quarta a sábado | 10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00 (com últimas entradas às 12h30 e 16h30).

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Rui Ventura eleito presidente da Turismo Centro de Portugal


Candidato venceu ato eleitoral com 58 por cento dos votos.

A Assembleia Geral Extraordinária Eleitoral da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) elegeu hoje Rui Ventura como novo presidente da Comissão Executiva desta entidade, para um mandato que termina em 2028.

O ato eleitoral realizou-se numa mesa de voto colocada no Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, em Coimbra. Votaram 149 associados, que representam 93,7% dos 159 elementos do colégio eleitoral.
Apresentaram-se dois candidatos à presidência da Comissão Executiva. Rui Ventura, até agora Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, obteve 86 votos (57,72%) e Walter Chicharro, deputado na Assembleia da República e anterior Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, obteve 60 votos (40,27%). Registaram-se também 3 votos brancos.

Recorde-se que este ato eleitoral teve como único propósito eleger o Presidente da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, lugar que se encontrava vago desde dezembro de 2024, pelo falecimento de Raul Almeida. Os restantes órgãos sociais da TCP, eleitos em julho de 2023, mantêm-se inalterados.

A tomada de posse dos órgãos sociais terá lugar às 11h30 horas de dia 15 de abril, em Coimbra.

Dirigindo-se a todos os associados, depois de conhecidos os resultados, Rui Ventura enalteceu a participação. "Agradeço a todos os associados pela participação. As duas candidaturas mantiveram a elevação que esta entidade regional sempre teve, com um espírito de união que lhe é reconhecido", sublinhou. "É meu propósito que estejamos sempre juntos, quer os municípios, quer os privados, com quem tenho aprendido muito nas últimas semanas. Deixo uma palavra de agradecimento a toda a minha equipa e a todos aqueles que me receberam de braços abertos na Turismo Centro de Portugal. Fui bem recebido, colhi ideias e recolhi o sentimento de cada um dos setores desta entidade. Acredito que esta região de turismo vai ter mais futuro ainda", acrescentou.

Após a Assembleia Geral Extraordinária, seguiu-se uma Assembleia Geral Ordinária, que teve como principais pontos da ordem de trabalhos a apresentação do Relatório de Atividades e do Relatório de Gestão e Prestação de Contas de 2024, que foram aprovados por unanimidade.

De salientar ainda que foi cumprido um minuto de silêncio, em memória do anterior presidente, Raul Almeida.

Os órgãos sociais da TCP, para o período 2023-2028, são agora os seguintes:

Comissão Executiva:
Presidente: Rui Ventura
Vice-Presidente: Anabela Freitas
Jorge Sampaio
Elsa Marçal
Luís Albuquerque

Mesa da Assembleia Geral:
Presidente: Francisco Rolo (TCP - Associação para a Promoção do Turismo na Região Centro de Portugal)
Secretário da Mesa: Vítor Pereira (Câmara Municipal da Covilhã)

Conselho de Marketing:
Presidente: Jorge Almeida "Loureiro" (Hotel Avenida)
Luís Tadeu Marques (ADIRAM - Associação Aldeias de Montanha)
Carlos Ascensão (Aldeias Históricas de Portugal)
Laura Rodrigues (Câmara Municipal de Torres Vedras)
Rodolfo Baldaia de Queirós (Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior)
Jorge Costa (Empreendimentos Turísticos Montebelo)
António Marques Vidal (APECATE - Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos)

Nota biográfica:
Rui Manuel Saraiva Ventura nasceu a 26 de agosto de 1971, em Pinhel, onde reside. O seu percurso tem sido maioritariamente marcado pela sua envolvência na política e no associativismo cultural e desportivo.

É funcionário autárquico, tendo assumido o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Pinhel em 2013, para o qual foi eleito após ter sido Adjunto, Vereador e Vice-Presidente do anterior Presidente da Câmara. Foi Presidente do Conselho de Administração da Raia Histórica – Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira (2016-2020) e Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (2018-2020). É Vice-Presidente da Associação Territórios do Côa e Presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


Evento “Break the Box” ISCA Universidade de Aveiro

 A Universidade de Aveiro tem reunido esforços para uma colaboração cada vez mais próxima com empresas e outras entidades, particularmente da Região de Aveiro.  

E neste contexto promovemos, no âmbito do mestrado em Competitividade e Desenvolvimento de Negócios do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro, que estamos a organizar o evento “Break the Box”, uma iniciativa académica que visa promover a partilha de conhecimento, experiências e estratégias no universo do empreendedorismo.


O evento iniciará no dia 28 de março às 13h30 (Auditório Mestre Helder Castanheira - Livraria UA) sobre "Think Green, Break the Box".


Tivemos o maior gosto de convidar a participar neste Encontro:


Sara Abreu: Licenciatura em Gestão da Qualidade, pela Universidade de Aveiro microMBA, pela Unave – Universidade de Aveiro Formação Especializada em Sustentabilidade e Responsabilidade Humana, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) Formação pelo BCSD Portugal em Sustentabilidade. Desde 2013 na VLM Consultores desenvolvendo funções de: 1) Gestão de projetos em empresas PMEGrupos de Empresas e Empresas Multi-nacionais, no setor dos serviços e no setor Industrial 2) ConsultoraAuditora e Formadora em Sistema de Gestão da Qualidade e Engenharia de Processos 3) Mais recentemente, na função de ESG Adviser no Desenvolvimento e Implementação dos pilares ESG (Ambiente, Social e Governance) na estratégia e operações das empresas 4) Desenvolvimento e consultoria em Sistemas de Gestão da Conciliação da Vida ProfissionalFamiliar e Pessoal, bem como outras abordagens à cultura e clima organizacional


Fausta Graça: Licenciatura em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro, Formação pelo BCSD Portugal em Sustentabilidade, Formação pela Bureau Veritas na Nova Diretiva de Report de Sustentabilidade (CSRD), Formação pela APQ e APCER no Cálculo da Pegada de Carbono, Compensação e Neutralidade Carbónica. Desde 2015 na VLM Consultores desenvolvendo funções de: 1) Gestão de projetos em PME do setor industrial, bem como, em grupos de empresas e multinacionais 2) Consultora Sénior, Auditora e Formadora na área Ambiental através da implementação de Sistema de Gestão Ambiental e aplicação de obrigações de conformidade em matéria de ambiente nas empresas clientes 3) E, mais recentemente, na função de ESG Adviser no Desenvolvimento e Implementação dos pilares ESG (Ambiente, Social e Governance) na estratégia e operações das empresas
 

Ana Luisa Pinho: Licenciou-se em Química, ramo de bioquímica e química alimentar, em 2000 pela Universidade de AveiroDescobriu a sua paixão pelo Marketing em 2006 ao fazer o MBA com especialização em Marketing, na Porto Business SchoolFoi também nesta escola de negócios que realizou em 2022 o Programa Executivo Women on Boards. Um Programa da VdA em parceria com a PBS e a APGEIConta com 25 anos de experiência profissional onde atuou em vários setores de atividade, como indústria alimentar, de plásticos e serviços. Desde 2007 na PRIO onde foi responsável pela gestão de qualidade, gestão do negócio do retalho na categoria non-oil e, mais recentemente, responsável pela gestão de marketing e comunicação. Escreve mensalmente para a revista Mood Magazine, sobre marcas, marketing e consumo. Foi considerada uma das melhores marketers com quem trabalhar em Portugal (Top20 da lista do 'Best Marketer to Work (BMTW) 2021) by Scopen. A palavra energia diz-lhe muito. Sabe que é ela que nos leva a fazer mais e melhor – e é por isso que não gosta de a desperdiçar. Conta com ela para continuar a crescer


Jorge Carneiro: Formação de base em química (Licenciatura em Química e Mestrado em Materiais Derivados de Recursos Renováveis), com doutoramento em Ciência e Engenharia de Materiais. Entre 2010 e 2019 realizou pesquisa científica no CICECO - Aveiro Institute of Materials, na Universidade de Aveiro, trabalhando com polímeros naturais, nanocontentores, inibidores de corrosão, e valorização de resíduos industriais. Desde 2019 exerce funções no departamento de I&D da Grestel como Responsável do núcleo de Investigação e Desenvolvimento.


Liliana Salmin: Sou Engenheira do Ambiente, com mestrado (pré-Bolonha) em Poluição Atmosférica, e tenho vindo a construir um percurso profissional diversificado desde 2001Iniciei a minha carreira na investigação científica nas áreas das alterações climáticas e poluição atmosférica. Mais tarde, integrei a indústria transformadora, onde participei na implementação de sistemas de gestão da qualidade e do ambiente (SG). Fui também consultora e gestora de unidade de negócio, com responsabilidades que incluíram a implementação e melhoria contínua de SG, formação, auditorias, estudos de impacte ambiental, licenças diversas e integradas (LUAIPPCTURHarmazenamento de combustíveis, entre outras), assegurando o cumprimento dos requisitos legais na área do ambiente, bem como a realização de avaliações do ciclo de vida (LCA). Desempenhei ainda funções como gestora de qualidade de fornecedores. Sou uma pessoa apaixonada por aquilo que faço! Dá-me um objectivo e não descansarei enquanto não o alcançar – ou superar. Dá-me um desafio, especialmente se for pioneiro, e a minha motivação será ainda maior! Sou observadora, metódica, proactiva e perspicaz. Tenho uma vontade natural de melhorar tudo o que me rodeia e tem potencial de evolução – seja um produto, um processo, uma metodologia, uma atitude ou um comportamento. As minhas características de criatividade, inovação, motivação e capacidade de comunicação facilitam o trabalho em equipa, seja em contextos de cooperação ou coordenação – sobretudo quando me identifico com os valores em causa, e melhor ainda, se estiver envolvida numa causa inspiradora ligada à SustentabilidadeAcredito que pessoas felizes trabalham mais e melhor. E eu adoro o que faço! Neste momento, estou a inovar na indústria promocional com o objetivo de inspirar escolhas de consumo mais sustentáveis!

 

O programa detalhado, pode ser consultado na página oficial (https://www.breakthebox.pt/). 

O evento é de participação livre e gratuita, mas de inscrição através deste formulário (link). 


Agradeço encarecidamente a atenção e espero que nos possamos encontrar nos próximos dias 28 e 4 de abril. 


Instagram: https://www.instagram.com/breakthebox_ua

Facebook: https://www.facebook.com/share/1BdSM3N8wm/ 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/breakthebox-ua/posts/?feedView=all



Bruno Costa

Proença-a-Nova | Sessão de Esclarecimento sobre Prospeção e Pesquisa de Depósitos Minerais


A empresa SINERGEO – Soluções Aplicadas em Geologia, Hidrogeologia e Ambiente, Lda. irá realizar uma sessão de esclarecimento pública sobre o pedido de prospeção e pesquisa de depósitos minerais de ouro, prata e cobre na área designada por 'Santa Ana, MNPPP522 – São Domingos', abrangendo 57,4 km² nos concelhos de Castelo Branco, Proença-a-Nova e Oleiros.
No concelho de Proença-a-Nova, a área de abrangência abrange essencialmente as freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira e Montes da Senhora. O evento terá lugar no próximo dia 5 de abril de 2025 (sábado), pelas 17h00, na Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova com entrada livre a todos os interessados neste tema.

Esta sessão é uma obrigação legal no âmbito do processo de atribuição dos direitos de prospeção, garantindo a transparência e o esclarecimento da comunidade local sobre os objetivos, métodos e impactos deste estudo mineralógico.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Proença-a-Nova e pretende proporcionar um espaço para que a população possa obter mais informações e esclarecer dúvidas.

*Andreia Gonçalves
Unidade de Comunicação, Turismo e Eventos

Marinha Grande | "UM DIA COM A CIÊNCIA, INDÚSTRIA E TECNOLOGIA” APROXIMA ALUNOS DAS EMPRESAS

 No dia 26 de março, realizou-se a iniciativa "Um Dia com a Ciência, Indústria e Tecnologia", organizada pela OPEN - Oportunidades Específicas de Negócio. Este evento contou com a presença do Presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e de Nuno Martinho e Agostinho Carvalho, elementos do Conselho de Administração da incubadora OPEN.
A iniciativa proporcionou uma experiência enriquecedora aos alunos da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande (EPAMG), que tiveram a oportunidade de visitar várias empresas e indústrias do concelho, conhecendo a realidade do mundo empresarial. As visitas foram um sucesso, com os alunos a sair do evento motivados e inspirados.
Na ocasião, o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, destacou a importância de iniciativas como esta para o desenvolvimento da educação e do vínculo entre o meio académico e o setor industrial. 

A OPEN reconheceu a participação ativa do Município, que fortalece os projetos da OPEN e incentiva o desenvolvimento da ciência, indústria e tecnologia na comunidade. Foi destacado o papel fundamental da incubadora de empresas na criação de oportunidades e na ligação das escolas com as empresas, contribuindo para a preparação dos jovens para o mercado de trabalho.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO NA ESTRADA DE MONTE BOI, EM SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES, ATÉ 31 DE MARÇO

 O Município de Silves informa que a estrada de Monte Boi, em São Bartolomeu de Messines, estará encerrada ao trânsito até ao dia 31 de março, previsivelmente.
A intervenção deve-se à execução de trabalhos de pavimentação inerentes à anterior obra de implementação da rede de drenagem de águas residuais, realizada neste local.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia lamenta os transtornos causados, agradecendo a compreensão e colaboração dos munícipes e automobilistas.
 

Marinha Grande | CLUBES DE FUTEBOL DO CONCELHO CERTIFICADOS

 O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, participou na Cerimónia de Entrega de Diplomas de Certificação às entidades formadoras, que teve lugar no Auditório da Associação de Futebol de Leiria (AFL)|, na quarta-feira, dia 26 de março.
Durante a sua intervenção, o presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, destacou a relevância do desporto na formação dos jovens e no fortalecimento da comunidade e reconheceu o trabalho das entidades formadoras para garantir a qualidade e o crescimento do futebol no concelho.
Do concelho da Marinha Grande, foram certificados os seguintes clubes:

-Atlético Clube Marinhense;
-Clube Desportivo da Garcia;
-Grupo Desportivo Os Vidreiros;
-Industrial Desportivo Vieirense;
-Sport Lisboa e Marinha.
A cerimónia contou com a presença do presidente da AFL, Manuel Nunes; do diretor da Federação Portuguesa de Futebol, Júlio Vieira; e de representantes de vários clubes e das Câmaras Municipais dos concelhos da Batalha, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós.
No total, a AFL certificou 33 clubes da região, premiando o trabalho desenvolvido na área da formação desportiva durante a época 2023/2024.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | NOVO PÁROCO DE VIEIRA DE LEIRIA TOMA POSSE

 A vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves, esteve presente na cerimónia de tomada de posse do novo pároco de Vieira de Leiria, padre Filipe Lopes, que decorreu no dia 26 de março, na Igreja de Vieira de Leiria.
A celebração, marcada por momentos de simbolismo, foi presidida pelo vigário-geral da Diocese de Leiria-Fátima, padre Armindo Janeiro, e contou, também, com a presença do padre Sérgio Fernandes, que terminou, agora, o seu serviço naquela freguesia, e de diversas entidades locais e regionais.
Ana Alves destacou a importância da continuidade do trabalho pastoral, desejando ao padre Filipe Lopes um caminho de proximidade e dedicação, que contribua para a solidariedade entre a comunidade.
Durante a sua intervenção, o novo pároco Filipe Lopes expressou o seu compromisso com a paróquia, demonstrando a vontade de servir a localidade, com espírito de união e partilha.
O padre Sérgio Fernandes, que esteve à frente da paróquia de Vieira de Leiria desde 13 de outubro de 2018, despediu-se da comunidade com palavras de gratidão, pelo carinho e o apoio recebido ao longo dos anos.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

ESTARREJA | “Trampolim”: vamos ouvir e abrir novos caminhos a jovens fadistas. A entrada é gratuita.


O projeto municipal “Trampolim”, criado em 2022 pelo Cine-Teatro de Estarreja (CTE), é descentralizado, e viaja até ao mais recente equipamento cultural da cidade, o museu Fábrica da História – Arroz, e transforma-o num “palco de criação” ao acolher dois concertos com as mais recentes vozes do fado.
Mel e José Geadas atuam no dia 3 de abril, e Ana Rita Prada e Francisco Moreira, no dia 8 de maio. Nestas noites dedicadas ao fado, os artistas são acompanhados por Mauro Resende, na viola; e por Sebastião Pereira, na guitarra portuguesa. Os espetáculos têm início marcado às 21h30.

O fado é elemento central na cultura portuguesa e, em Estarreja, estamos atentos aos novos valores que emergem no panorama português. O nosso público acedeu muito bem à 1.ª edição e, este ano, queremos voltar a proporcionar este momento diferente”, salienta Luís Portugal, programador cultural do CTE.

Esta plataforma emergente de artes performativas dirigida a novos criadores e intérpretes de música, de dança e de teatro, pretende dar a oportunidade a novos olhares sobre a criação artística num mundo em constante inquietação e transformação, e já recebeu outros jovens talentos nacionais, na área do fado, como Sérgio Onze, Beatriz Felício, Zé Maria e Filipa Biscaia.

Entrada gratuita, mediante levantamento obrigatório de bilhete no museu Fábrica da História – Arroz. Sujeito à lotação de sala.

Mais informações:
Museu Fábrica da História - Arroz
Tel. 234021632 | Email: fabrica.historia@cm-estarreja.pt

*Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo

De 27 e 29 de março, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Católica promove debate sobre a importância de (re)pensar os processos patrimoniais face aos desafios contemporâneos da conservação de bens culturais


A comunicação e a participação no campo da conservação e do património
Fomentar o debate sobre os rumos futuros da investigação em património e conservação e restauro, através de perspetivas emergentes e da exploração de um conjunto diversificado de práticas, teorias e abordagens. Estes são os grandes objetivos da conferência EPoCH 2025: Emerging Perspectives on Conservation and Heritage, que é organizada anualmente pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. O evento começa hoje e decorre até 29 de março, no Auditório Ilídio Pinho, e conta com a presença de oradores de relevo internacional: Dean Sully (da University College London's Institute of Archaeology) que irá falar sobre “Beyond People Centred Approaches to the Conservation of Heritage”, assim como de Eric Gable (da University of Mary Washington) que falará sobre “Heritage as Erasure”.
Sob o mote "Comunicação e Participação", a EPoCH 2025 destaca a importância destas duas dimensões no campo da conservação e do património. No trinómio produção – conservação – fruição de bens culturais, diversas comunidades são chamadas a contribuir, incluindo criadores, investigadores, conservadores, tutela e público. Esta multiplicidade de perspetivas torna a comunicação e a participação fundamentais para a sustentabilidade das decisões.

A conferência vai permitir refletir sobre a importância de (re)pensar os processos patrimoniais, sobretudo perante os desafios contemporâneos que a conservação de bens culturais enfrenta. Entre os tópicos em debate, destacam-se: o alargamento do conceito de bem cultural, incluindo o "dark heritage" e o património vivo; o impacto do turismo e a sua articulação com outros usos e vivências; o decolonialismo e a restituição de bens culturais; o uso de bens culturais em ações de protesto; a conservação de patrimónios difíceis, contestados ou dissonantes.

Que estratégias de comunicação tem seguido a conservação e o património? Como envolver as comunidades em todas as etapas de valorização patrimonial? Como garantir a sustentabilidade das tomadas de decisão? Que boas práticas podem servir de exemplo? Estas são algumas das questões centrais que serão exploradas.

“A realização deste evento é para nós um passo natural alicerçado na relação entre a investigação e a formação de excelência na área de conservação e restauro, com cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, formando profissionais altamente qualificados para enfrentar os desafios do património cultural,” refere Patrícia Moreira, vice-diretora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

A conferência EPoCH - Emerging Perspectives on Conservation and Heritage, decorre de 27 a 29 de março no Auditório Ilídio Pinho, na Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Mais informação:

*Fernanda Teixeira