sexta-feira, 11 de abril de 2025

Aveiro | Reunião de Câmara – 11 de abril de 2025


Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, sexta-feira, dia 11 de abril de 2025, nos Paços do Concelho.

1. Adjudicada segunda fase da obra de reabilitação e ampliação da Escola Básica do Solposto

O Executivo Municipal deliberou aprovar a adjudicação da segunda fase da obra de reabilitação e ampliação da Escola Básica do Solposto à empresa TreeCivil, Lda. pelo valor de 3.254.156,07€ e um prazo de execução de 365 dias.

Recorde-se que, atualmente, falta concluir a rede de abastecimento de águas, a rede de águas residuais e pluviais, a rede de gás, as instalações elétricas, as infraestruturas de telecomunicações, climatização e ventilação, o sistema de segurança contra incêndios e os trabalhos de acabamentos e arranjos interiores e exteriores.
A conclusão desta obra é uma necessidade premente para a comunidade escolar local, depois de em maio de 2024, a Câmara Municipal de Aveiro ter decidido avançar a rescisão do contrato com a empresa PEMI – Engenharia e Construção Lda., responsável pela obra de requalificação e ampliação da Escola Básica do Solposto, em Santa Joana, em curso desde julho de 2022. Em causa, o facto de a empresa ter sido declarada judicialmente como insolvente, a 13 de março de 2024, a que acresceram os sucessivos e recorrentes incumprimentos da PEMI na execução dos planos de trabalho previstos.

2. Abertura de novo concurso requalificação da Antiga Junta de Freguesia da Vera Cruz – Escola do Adro

O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura de um novo concurso público para a obra de requalificação da antiga Junta de Freguesia da Vera Cruz – Escola do Adro. A intervenção tem um valor base de 734.052,02€ e um prazo de execução de 180 dias.

A decisão surge depois de, na Reunião de Câmara de 20 de março de 2025, ter sido deliberada a não adjudicação do procedimento anterior, uma vez que não foram apresentadas propostas válidas.

A requalificação do edifício justifica-se pela necessidade de corrigir diversas patologias construtivas e de reconfigurar a organização interna, de forma a garantir maior versatilidade e melhor articulação entre os espaços.

O imóvel apresenta várias anomalias que comprometem a salubridade e o conforto dos seus espaços interiores. Estas patologias resultam, sobretudo, de infiltrações causadas por deficiências na impermeabilização, problemas no sistema de drenagem pluvial e pela degradação natural dos materiais e sistemas construtivos, cujo ciclo de vida se encontra esgotado.

3. Novo arruamento vai ligar a Rua das Oliveiras à Rotunda da Boavista na Área de Atividades Económicas de Aveiro Norte (Taboeira/Esgueira)

O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura de concurso público para a execução da empreitada do arruamento de ligação da Rua das Oliveiras à Rotunda da Boavista na Área de Atividades Económicas, num valor de 1.035.402,64€ e com um prazo de execução de 180 dias.

A intervenção é considerada de elevada importância, uma vez que este novo arruamento irá constituir uma alternativa à Rua João Francisco Casal, com o objetivo de facilitar o acesso ao nó do Estádio Municipal de Aveiro e às autoestradas A25 e A17.

A obra contempla a abertura do novo arruamento e a respetiva infraestruturação, incluindo drenagem, construção de muros, infraestruturas elétricas gerais, iluminação pública, telecomunicações e pavimentação.

Na mesma reunião, foi ainda deliberado aprovar o contrato-promessa de permuta de parcelas de terreno entre a Câmara Municipal de Aveiro e a empresa Gres Panaria Portugal, S.A., uma vez que a execução do novo arruamento implica a utilização de parcelas privadas pertencentes à referida empresa, com uma área total de 1.382,40 m2.

O contrato estabelece a permuta de terrenos entre as duas partes, viabilizando a criação do novo arruamento e a reorganização dos circuitos logísticos internos e operacionais da unidade fabril da Gres Panaria Portugal, que vai passar a ter a sua nova portaria de movimento de viaturas pesadas de matérias primas e produto acabado por este novo arruamento, reduzindo a carga de tráfego sobre a Rua da Boavista.

Os documentos agora aprovados seguem para apreciação da Assembleia Municipal de Aveiro.

4. Sistema de Gestão de Níveis nos Canais Urbanos da Cidade de Aveiro – Segundo Relatório Apresentado com Proposta de Redelimitação da LMPAVE

O Executivo Municipal tomou conhecimento da versão final do segundo relatório relativo ao “Sistema de Gestão de Níveis nos Canais Urbanos da Cidade de Aveiro”, elaborado pela empresa Sisidro.

A elaboração deste documento surge da importância estratégica da boa gestão do Sistema Municipal de Eclusas e Comportas na proteção da cidade contra cheias, bem como da relevância do sistema de gestão de níveis e dos procedimentos de atuação em situações de risco. Este novo relatório aprofunda e alarga o âmbito do primeiro relatório, integrado na primeira revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Aveiro.

O principal objetivo do documento foi o desenvolvimento de um sistema de gestão dos níveis das águas nos canais urbanos da Ria de Aveiro. O relatório contempla a recolha e análise de dados, a caracterização do risco de cheias e inundações, e o levantamento das características geográficas das zonas mais vulneráveis.

São também identificadas um conjunto de medidas, normas e procedimentos a implementar com vista à mitigação dos riscos de cheias e inundações na cidade.

Este trabalho integra a redelimitação da LMPAVE (Linha de Máxima Preia-mar de Águas Vivas Equinociais), geralmente conhecida como linha do domínio público marítimo / hídrico, criando as condições de base para retirar dessa condicionante as zonas interiores da Cidade, limítrofes aos Canais Urbanos da Ria, acabando com o pagamento da taxa dominial, ficando essa nova linha na zona onde se contém o efeito das marés, onde está o Sistema de Comportas e Eclusa.

Esse processo de redelimitação da LMPAVE vai ser agora apresentado formalmente pela CMA à Agência Portuguesa do Ambiente.

5. Projeto de Capacitação do Sistema de Comportas e Eclusas dos Canais Urbanos de Aveiro

O Executivo Municipal tomou conhecimento da abertura de procedimento, por consulta prévia, para a celebração de contrato de prestação de serviços referente ao projeto de capacitação do Sistema de Comportas e Eclusas dos Canais Urbanos de Aveiro, no valor de 89.790€ e com uma vigência de 365 dias.

O projeto a desenvolver terá por base o segundo relatório do “Sistema de Gestão de Níveis nos Canais Urbanos da Cidade de Aveiro” (ponto 4 do presente documento) e será articulado com o projeto de urbanização dos terrenos da antiga Lota de Aveiro.

À empresa contratada serão igualmente fornecidos os dados relativos às cotas de maré registadas durante as marés vivas de 16 de setembro de 2024.

Este projeto vai ser mais um importante instrumento de gestão da Cidade de Aveiro na sua relação com as águas da Ria de Aveiro, cuidando do bom equilíbrio entre a vivência urbana e a previsível subida do nível médio das águas do Mar, pela execução das obras que o projeto venha a definir.

6. Licenciamento para Atracação Permanente de Embarcações nos Canais Urbanos da Ria de Aveiro

O Executivo Municipal deliberou autorizar a emissão de licenças de utilização de recursos hídricos para a atracação permanente de nove embarcações nos canais urbanos da Ria de Aveiro.

As licenças serão válidas de janeiro a novembro de 2025 e abrangem quatro embarcações no Canal dos Botirões, três no Canal do Paraíso, uma no Canal de São Roque e uma no Canal das Pirâmides.

7. Protocolos de Colaboração com os Bombeiros Novos e os Bombeiros Velhos de Aveiro

O Executivo Municipal deliberou aprovar a celebração de um Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Associação Humanitária de Bombeiros Guilherme Gomes Fernandes – Bombeiros Novos de Aveiro, que prevê o apoio e a comparticipação financeira da autarquia relativa ao ano de 2025, num valor global de 210.425,47€. Deste montante, 15.000 euros destinam-se especificamente ao financiamento da delegação de São Jacinto.

Na mesma reunião, foi também aprovado um Protocolo de Colaboração entre a CMA e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aveiro – Bombeiros Velhos de Aveiro, com um apoio financeiro correspondente ao ano de 2025, no valor global de 193.574,53€.

Os protocolos de colaboração celebrados anualmente entre a CMA e ambas as associações visam garantir a gestão operacional da Proteção Civil durante 24 horas por dia e reforçar os efetivos das equipas de intervenção permanente, assegurando uma resposta eficaz nas operações de socorro e assistência à população.

A Câmara de Aveiro reafirma o compromisso com a sustentabilidade e continuidade da prestação de socorro às populações, valorizando o papel essencial das corporações de bombeiros na prevenção e mitigação de riscos decorrentes de sinistros, calamidades ou catástrofes.

8. Câmara de Aveiro atualiza rendas das Habitações Sociais

O Executivo Municipal deliberou aprovar a atualização dos processos de morador das habitações sociais do Município de Aveiro, no âmbito do regime de arrendamento apoiado, que prevê a reavaliação das condições de renda, por parte do senhorio, a cada três anos.

O processo agora aprovado contempla três atualizações principais:

1. Atualização da renda mínima para 26,13 euros, de acordo com o novo valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), fixado em 522,50 euros para 2025. Esta medida abrange também os 17 novos inquilinos municipais realojados na sequência do concurso de habitação realizado em 2024;
2. Revisão das rendas máximas, com base no coeficiente anual definido por Lei;
3. Atualização das rendas máximas na Urbanização de Eixo, ajustadas com base nos valores patrimoniais tributários recentemente apurados.

No total, serão atualizadas 392 rendas, tendo em conta a atual situação socioeconómica dos agregados familiares da CMA.

No que respeita ao rendimento médio mensal dos inquilinos da CMA (feita da totalidade dos inquilinos) registamos um crescimento de 30% de 2022 a 2025 (quase 300€).

Esta medida que, se aplica de 3 em 3 anos, tem como objetivo assegurar maior equidade e adequação entre as condições habitacionais e a realidade económica dos munícipes, em conformidade com a legislação e o regulamento municipal em vigor.

9. Atribuição de Apoios de Subsídios Eventuais, Emergentes e Não Emergentes

O Executivo Municipal de Aveiro deliberou autorizar a ratificação dos apoios atribuídos no âmbito dos subsídios eventuais, emergentes e não emergentes, no contexto do processo de transferência de competências na área da Ação Social, referentes ao mês de março de 2025.

A Ação Social tem sido uma área prioritária para a Câmara Municipal de Aveiro, que tem trabalhado em estreita colaboração com as Direções das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e com o Instituto da Segurança Social. Este trabalho conjunto tem permitido a resolução das diversas situações com maior rigor e celeridade, resultando numa melhoria da qualidade e do funcionamento do sistema de Ação Social no Município de Aveiro.

10. Fundo de Apoio a Famílias atribui apoios a mais uma Família

O Executivo Municipal de Aveiro deliberou aprovar apoios económicos a mais uma família residente no Município, beneficiando dois cidadãos, com um valor global de 870€, no âmbito dos Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas do Fundo de Apoio a Famílias.

Para dar resposta a estas situações, a Câmara Municipal de Aveiro recorre ao Fundo de Apoio a Famílias, que, para o ano de 2025, conta com uma verba total orçamentada de 150.000€.

11. Concessão do restaurante do Mercado José Estevão

O Executivo Municipal de Aveiro deliberou revogar a decisão de contratar e autorizou a abertura de um novo Concurso Público para a Concessão da Exploração do restaurante localizado no Mercado José Estevão, por um prazo de dez anos, com o valor base de ocupação mensal de 3.000€ (+ IVA) e um período de carência de seis meses.

O concurso anterior, aprovado em Reunião de Câmara de 24 de janeiro, não obteve proposta válidas.

Tendo existido um erro por omissão de gestão da comunicação interna que não permitiu que a campanha de comunicação que estava estruturada fosse concluída e emitida antes e durante o prazo de apresentação de candidaturas, instrumento de capital importância para a divulgação pública para o tipo de potenciais candidatos a este tipo de concursos, para os quais a publicação formal em plataforma eletrónica é manifestamente insuficiente, a Câmara Municipal de Aveiro decidiu agora lançar um novo concurso.

No âmbito de uma gestão integrada para o Mercado José Estevão, pretende-se disponibilizar serviços e produtos de forma modernizada e coordenada. A concessão incluirá a exploração do restaurante no 1.º piso, juntamente com dois quiosques e uma esplanada no rés-do-chão, funcionando como extensão do restaurante. A restante área será mantida como Praça Pública, com gestão da Câmara Municipal de Aveiro, assumindo-se como um espaço central e palco de eventos, reuniões e encontros da população, como demonstrado pelas iniciativas realizadas ao longo de 2024.

12. Resultado da hasta pública para alienação de vários imóveis Municipais

O Executivo Municipal tomou conhecimento da Ata e dos respetivos Autos de Arrematação da Hasta Pública para alienação de vários imóveis municipais, realizada a 8 de abril. Recorde-se que, na sequência do ato público, foram licitados e arrematados 5 lotes, no valor global de 950.420,00€.

13. Desafetação do domínio público de parcelas junto à Avenida Europa

Foi aprovada a proposta de desafetação do domínio público de duas parcelas de terreno localizadas junto à Rotunda da Avenida Europa, na Freguesia de Santa Joana, com uma área total de 1.039,60 m2, e atribuição do valor global de 118,300,00€.

A proposta vai agora ser submetida a Consulta Pública e, posteriormente, à apreciação pela Assembleia Municipal.

14. Relatório e Contas de 2024 da Aveiro Expo- Parque de Exposições

O Executivo Municipal tomou conhecimento do Relatório e Contas de 2024 da Aveiro Expo – Parque de Exposições, EM - que se encontra em liquidação – e deliberou mandatar o representante da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) para votar favoravelmente o documento na Assembleia Geral, registando-se o facto do balanço positivo da atividade desta empresa municipal em 2024.

Recorde-se que a necessidade de criação de uma nova Empresa Municipal, teve como principal fundamentação o facto de a CMA ter de extinguir a atual Empresa Municipal gestora, a AveiroExpo, e a necessidade de ter uma entidade dessa natureza jurídica para fazer a gestão do Parque de Feiras e de Exposições e das atividades que nele decorrem anualmente (como é o caso da Feira de Março, da Nova Agrovouga e da Expo Canina / Felina).

15. Segunda revisão orçamental 2025

O Executivo Municipal deliberou aprovar e submeter à apreciação e votação da Assembleia Municipal a segunda revisão orçamental de 2025, que consiste noajustamento dos cronogramas financeiros de vários projetos de investimento.

Esta revisão surge na sequência da análise efetuada às Grandes Opções do Plano e ao Orçamento para 2025, e cumpre a recomendação do Tribunal de Contas sobre esta matéria.

Em resultado, será também realizado um ajustamento ao Plano Plurianual de Investimentos para o período de 2025 a 2027.

O processo segue agora para apreciação e votação em sede de Assembleia Municipal.

16. Creart 3.0: Aprovada Open Call e atribuição de apoios a artistas

O Executivo Municipal aprovou a abertura de uma Open Call para a realização de uma Residência Artística dedicada à cerâmica, a ser desenvolvida no âmbito da Rede de Cidades para a Criação Artística (Creart 3.0). Foi também aprovada a atribuição de um apoio aos artistas que venham a ser selecionados.

Na mesma Reunião, e ainda no âmbito do Creart 3.0, foi aprovada a concessão de um apoio no valor de 2.500,00€ aos artistas Wolfram Worner & MarionAltmann (Alemanha) e à artista Hristina Zafirovska(Macedónia do Norte), selecionados para participar no projeto “Artistas no Espaço Público”, a decorrer de 7 a 20 de julho, no âmbito do Festival dos Canais.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Aveiro integra o projeto CreArt 3.0, que teve início em janeiro de 2024 e vigora até final de 2026, continuando a apostar nas residências artísticas como um contributo para a criação artística e a formação dos artistas, bem como uma forma de proporcionar oportunidades de valorização e afirmação de novos talentos da rede CreArt.

17. Abertura de Open Call para a Noite Europeia dos Museus e Dia Internacional dos Museus

Foram aprovadas as normas de participação na Open Call para a criação de momentos culturais a serem apresentados no âmbito da Noite Europeia dos Museus e do Dia Internacional dos Museus, que se celebram nos dias 17 e 18 de maio.

O Executivo Municipal aprovou, ainda, a autorização de uma despesa no valor de 2.500,00€ para a realização dessas atividades. A decisão de manter este modelo justifica-se pelo sucesso alcançado em 2024, no contexto de Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura.

18. Capital Portuguesa da Cultura 2024 – “Talha 200” da Vista Alegre instalada no Teatro Aveirense

O Executivo Municipal tomou conhecimento de que se encontra instalada no Teatro Aveirense, para fruição pública, a “Talha 200”, peça evocativa dos 200 anos da Vista Alegre, associada a Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024. Esta peça será, posteriormente, transferida para o futuro Museu de Arte Cerâmica Contemporânea, integrando a Coleção de Cerâmica do Município de Aveiro.

Recorde-se que no âmbito da Capital Portuguesa da Cultura, a Câmara Municipal de Aveiro estabeleceu uma parceria para as comemorações dos 200 anos da Vista Alegre. A empresa decidiu, então, criar uma talha, peça em biscuit com dois metros de altura, num trabalho que simboliza o cruzamento da tradição e inovação que tão bem define a Vista Alegre. Até ao momento foram apenas produzidos dois exemplares: um que se encontra instalado no Largo do Complexo Fabril e o outro agora entregue ao Município de Aveiro.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

PAIXÃO DE CRISTO - VIA SACRA AO VIVO EM PÊRA É JÁ NO DOMINGO, DIA 13 DE ABRIL ATIVIDADE APOIADA PELO MUNICÍPIO DE SILVES


Considerada a maior Via Sacra ao Vivo a Sul do Tejo, o evento marcante e único no Algarve, acontece no domingo, dia 13 de abril, pelas 21h00, com início no Largo 25 de Abril, na Vila de Pêra, concelho de Silves.
O Município de Silves volta a ser parceiro da iniciativa, garantindo apoio financeiro e a disponibilização das estruturas e equipamentos logísticos essenciais para a realização do evento cuja organização cabe à Comissão de Festas da Paróquia de Pêra, Centro Paroquial de Pêra (IPSS) e Paróquia do Divino Espírito Santo, com o apoio da União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra e patrocínio do Crédito Agrícola Terras do Arade e algumas entidades anónimas locais.

Realizada bianualmente, com o objetivo de recriar os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, a Paixão de Cristo – Via Sacra ao Vivo só é possível graças à colaboração de cerca de 200 voluntários de várias idades.
Com cerca de duas horas de duração e pouco mais de 1 quilómetro de percurso, os últimos momentos da vida de Jesus Cristo são recriados em 10 cenas, ao longo das ruas da Vila de Pêra, iniciando-se com a “Última Ceia” e terminando com a recriação da “Ressurreição”.

Mais de 2500 visitantes participam, habitualmente, nesta ação que teve início em 2005, deslocando-se a esta vila do concelho de Silves, em tempo de Quaresma, para viver a “Via Sacra ao Vivo” em espírito de oração e peregrinação.

O evento não tem fins lucrativos e é aberto a toda a população.

Mais informações podem ser obtidas através dos contactos 962 563 154 (Carlos Cristóvão – Organização) ou viasacrapera@gmail.com

Marinha Grande | MATRÍCULAS ABERTAS PARA O ANO LETIVO 2025/2026

 O Município da Marinha Grande informa que o período de matrículas para o ano letivo 2025/2026 decorre entre 22 de abril e 31 de maio para a educação pré-escolar e para o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. 

Para os restantes anos de escolaridade, as matrículas realizam-se nas seguintes datas: 
16 a 27 de junho: 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos; 
1 a 11 de julho: 2.º, 3.º, 4.º e 5.º anos; 
15 a 22 de julho: 10.º e 12.º anos. 
As matrículas são efetuadas apenas no Portal de matrículas: https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt. A renovação automática aplica-se a alguns anos de escolaridade, desde que não haja alterações relevantes como mudança de escola, curso ou necessidade de escolha de disciplinas. 

Importa reforçar que o preenchimento de dados no Portal das Matrículas não substitui a inscrição nos serviços prestados pelo Município. 

O Município abrirá candidaturas aos seguintes apoios através da plataforma GIAE: 

Medidas de Apoio à Família (AAAF, CAF e AEC’s): 
01 a 18 de julho: para alunos em situação de renovação; 
04 a 22 de agosto: para novas candidaturas (1.ª matrícula). 

Ação Social Escolar (ASE): 
01 de julho a 22 de agosto: para alunos em renovação; 
04 a 22 de agosto: para novas candidaturas (1.ª matrícula). 

Transportes Escolares: 
01 de julho a 31 de agosto: para renovações; 
01 a 31 de agosto: para novas candidaturas. 

As novas candidaturas só deverão ser submetidas após a publicação das listas definitivas de colocação (1 de agosto), sendo necessário indicar o número de processo do aluno e a escola de colocação. 

Para o serviço de alimentação escolar, basta a marcação através da plataforma GIAE. No caso de alunos com direito a subsídio, é necessário preencher a candidatura ASE. 

Mais informações podem ser consultadas no documento “Normas de Funcionamento e Gestão de Apoios e Complementos Socioeducativos”, disponível no site do Município. 

Para esclarecimentos adicionais, os Serviços de Educação estão disponíveis presencialmente no Edifício do Arquivo Municipal, ou através de servico.educacao@cm-mgrande.pt ou 244 573 300 (opção 5).

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Dados da reciclagem de embalagens do 1.º trimestre de 2025 || Portugal mantém risco de incumprimento


  • País precisa de acelerar para aumentar a recolha em todos os materiais de embalagem, nomeadamente no vidro e ECAL

  • Com o aproximar do verão, é necessário preparar os próximos meses para reduzir o impacto dos visitantes nos resíduos produzidos em zonas residenciais e canal HORECA
A recolha seletiva de embalagens registou um aumento de 4% com mais 4.377 toneladas de embalagens a serem enviadas para reciclagem no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o período homólogo do ano anterior. O volume total recolhido supera as 116 mil toneladas, a um ritmo de crescimento que é insuficiente para Portugal conseguir cumprir as metas de 2025.

Em 2024, para o mesmo período, os serviços de recolha seletiva de resíduos de embalagens financiados ao SIGRE, pela Sociedade Ponto Verde e outras entidades gestoras, atingiram o montante de 26,4M€. Já em 2025 os custos destes mesmos serviços atingiram 47,7M€, após a decisão de novos valores de contrapartida pelo Ministério do Ambiente e Ministério da Economia, igualmente para o 1.º trimestre.

O País tem de garantir a recolha seletiva de 65% de todas as embalagens colocadas no mercado durante este ano. Nesta medida, a prioridade tem de passar por melhorar significativamente o nível de serviço que é prestado aos cidadãos por parte dos sistemas municipais e multimunicipais, dispondo o SIGRE – Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens de mais recursos financeiros para realizar investimentos em gerem resultados e ajudem a alcançar esse objetivo.

É necessário que as operações de recolha seletiva de embalagens sejam mais orientadas para a qualidade e conveniência, de forma a assegurar que mais embalagens, nos seus diferentes materiais, são encaminhadas para reciclagem, ajudando a melhorar a performance de todo o sistema. Em particular, o vidro é o material que continua a suscitar mais preocupação.

O crescimento do turismo, impulsionado pelo aproximar do verão, e a necessidade de reduzir o impacto dos visitantes nos resíduos produzidos e na reciclagem de embalagens, torna ainda mais crucial acelerar a implementação de soluções tecnológicas inovadoras, em determinadas zonas do País, que permitam melhorar as redes de recolha junto do consumidor residencial e/ou do canal HORECA, onde existe uma maior pressão no consumo fora de casa.

Os dados dos três primeiros meses deste ano mostram que o vidro continua a ficar aquém da performance das outras embalagens, já que foram recolhidas 48.568 toneladas dos vidrões, o que significa uma estagnação em comparação com igual período de 2024 (0%). Também as embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL) merecem atenção, já que foram recolhidas 2.247 toneladas de embalagens de cartão (-5%).

Já nos restantes materiais os dados do SIGRE, no mesmo período em análise, revelam que foram encaminhadas para reciclagem 38.157 toneladas de papel/cartão (+5%), 20.425 toneladas de plástico (+7%) e 467 toneladas de alumínio (+5%).

Para a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais: “Estes dados mostram que continua a existir a necessidade de uma maior articulação e colaboração entre todos os agentes da cadeia de valor para tornar o sistema cada vez mais eficiente e o País conseguir cumprir a meta que está definida para a reciclagem de embalagens em 2025. A SPV mantém não só a sua disponibilidade, mas também um investimento muito significativo ultrapassar os desafios. Em particular, no tema do vidro e com foco no HORECA, alocámos 600 mil euros para financiar projetos de comunicação integrados no nosso programa “Juntos a Reciclar ++”, um claro esforço para continuarmos a trazer inovação ao País, sempre em cooperação com os parceiros que estão no terreno, e de forma a gerar mais e melhor reciclagem de embalagens deste material”.

Lisboa, 11 de abril de 2025

Sobre a Sociedade Ponto Verde
A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem como missão contribuir para a promoção da Economia Circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) assente num forte compromisso com a Inovação e I&D, a Literacia Ambiental e a Cidadania Ativa. Instituição privada sem fins lucrativos, tem a responsabilidade pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, apoiando a conceção de embalagens cada vez mais circulares e propondo novas formas de melhorar os seus processos de recolha, separação e tratamento. A SPV é líder de mercado e serve atualmente 8200 clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas.

*Raquel Pelica 
**Catarina Farinha 

Concurso Concelhio de Leitura do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades



No dia 3 de abril realizou-se a fase final do Concurso Concelhio de Leitura do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades (1º, 2º, 3º Ciclos e Ensino Secundário), na Biblioteca Municipal.

Neste evento, aberto à comunidade educativa, a Vereadora, Elisa Ferraz de Oliveira, elogiou os alunos por participarem neste desafio literário e agradeceu o trabalho e empenho dos professores que têm tido um papel preponderante junto do mais jovens no gosto pela prática da leitura.
Sagraram-se vencedores no 1º ciclo: Carminho Silva (1º lugar), Isis Alencar (2º lugar), Diogo Ferreira (3º lugar), Maria Catarina Ferreira e Maria Valentina dos Santos (4º lugar); no 2º Ciclo: Carlota Jeremias (1º lugar), Ana Rita Correia (2º lugar), Lourenço Ferreira (3º lugar), Maria Inês Tavares (4º lugar); no 3º Ciclo: Laura Fontes (1º lugar), Luísa Matos (2º lugar), Mariana Simões (3º lugar); no Ensino Secundário: Matilde Silva (1º lugar), Mara Martins (2º lugar), Leonor Ferreira (3º lugar) e Daniela Pereira (4º lugar).

O Júri deste concurso foi constituído por Filipe Soares (Chefe de Unidade de 4º grau de Cultura, Eventos e Turismo), João Aparício (Professor Bibliotecário do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades) e Paixão Pinto (Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares).

Esta iniciativa teve como objetivo promover e estimular a escrita e a leitura nas crianças e jovens do concelho. Este ano, a celebração dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões foi o tema transversal que orientou as escolhas das obras para leitura autónoma nas diferentes categorias.

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | Biblioteca Municipal celebra 30.º aniversário com programação especial


A Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova celebra o seu 30.º aniversário com um programa especial, que decorre entre 29 de abril e 2 de maio de 2025. Sob o lema “Histórias, conhecimento e inspiração”, as comemorações destacam o papel central que a Biblioteca tem desempenhado na promoção da leitura, da cultura e do conhecimento no concelho ao longo das últimas três décadas, consolidando-se como um espaço de referência para a comunidade proencense.
As atividades preparadas pretendem abranger diferentes públicos e refletem a diversidade de iniciativas que a Biblioteca promove. No dia 29 de abril, às 09h00, realiza-se a celebração do “Bolo de Aniversário”, com um momento em que se pretende cantar os parabéns à Biblioteca, seguido, às 10h00, da “Hora do Conto – Contos de Brincar”, dirigida às crianças do 1.º Ciclo. No dia seguinte, 30 de abril, às 14h00, o Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Proença-a-Nova apresenta a peça “A Magia das Letras”, destinada ao público pré-escolar, celebrando o poder da imaginação e das palavras.

A programação prossegue no dia 2 de maio com a apresentação do livro A Grande Viagem de Susana Catarina. Às 10h00, a sessão é dedicada ao público pré-escolar, enquanto às 14h00 a atividade será aberta ao público em geral, permitindo que todos possam conhecer esta obra. Além disso, entre 29 de abril e 2 de maio, a iniciativa “Este Livro é Para Ti” oferece merchandising especial aos utilizadores, como forma de agradecimento à comunidade que tem dado vida à Biblioteca ao longo dos anos.

Com estas comemorações, o Município de Proença-a-Nova e a Biblioteca Municipal reforçam o seu compromisso em manter este espaço como um lugar de inspiração, aprendizagem e partilha para todas as gerações, continuando a escrever a sua história de contributo para a cultura local.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos



Proença-a-Nova assinala os 51 anos do 25 de Abril com apresentação de livro e concerto de fado

 
O Município de Proença-a-Nova celebra o 51º aniversário do 25 de Abril com um programa especial. As comemorações incluem a apresentação do livro "Operação Castelo Branco – Memória Documental da Campanha de Dinamização Cultural e Ação Cívica do MFA em Proença-a-Nova (1975)", de Mário Correia, e o concerto "Fado Liberdade", por Raquel Maria.
A apresentação do livro, escrito por Mário Correia, realizar-se-á nos Paços do Concelho, no dia 25 de abril, às 18h00. A obra compila documentos e testemunhos que ilustram a atuação do Movimento das Forças Armadas (MFA) em Proença-a-Nova, com enfoque nas campanhas de dinamização cultural e ação cívica implementadas após a revolução. O livro destaca o significativo impacto dessas iniciativas na comunidade local.
Às 21h00, as celebrações continuam com o concerto "Fado Liberdade", igualmente nos Paços do Concelho. A renomada fadista Raquel Maria oferecerá um espetáculo que entrelaça a melodia do fado com o espírito da Revolução dos Cravos, celebrando a liberdade e a rica herança cultural de Portugal.
Estas iniciativas fazem parte de um conjunto de eventos organizados pelo Município para marcar esta data histórica, sublinhando a relevância de preservar a memória coletiva e de enaltecer os valores democráticos.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Marinha Grande | UMA FÓRMULA DE SUCESSO: MARINHENSE EM ZAGREB PARA AS OLIMPÍADAS DE CIÊNCIA

Leonardo Sousa, aluno do 11º ano do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, irá representar Portugal e, particularmente, a Marinha Grande nas Olimpíadas Europeias da Ciência Experimental, que terão lugar na Faculdade de Ciência em Zagreb, na Croácia, de 26 de abril a 3 de maio.
O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, felicitou o aluno, a sua família e toda a comunidade educativa envolvida, destacando o orgulho na participação deste jovem marinhense num evento científico de âmbito europeu, que valoriza o conhecimento, a experiência e o intercâmbio cultural.

O jovem marinhense contou que a sua participação nesta jornada científica teve início como uma brincadeira, no ano letivo 2022/2023, motivada pela curiosidade em descobrir como seriam as Olimpíadas da Química. Desde então, o percurso levou-o a Coimbra, depois a Braga e, agora, até Zagreb, num percurso de excelência que espelha dedicação e paixão pela ciência.

Portugal será representado por uma equipa de seis alunos, composta por dois participantes em cada área científica: Química, Física e Biologia. Leonardo Sousa integra o grupo como um dos dois representantes nacionais na área da Química.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Barcelos | IPCA abre candidaturas para Titulares de Cursos Superiores e Mudança de Par Instituição/Curso

 O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) tem abertas, até ao próximo dia 30 de abril, as candidaturas a licenciaturas para Titulares de Outros Cursos Superiores (TOCS) e ao Concurso de Mudança de Par Instituição/Curso.
No caso do contingente especial para TOCS, podem candidatar-se os titulares de um curso de bacharelato, licenciatura, mestrado ou doutoramento, e que não estejam abrangidos pelo estatuto de estudante internacional. Este concurso não se aplica a titulares de CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais).
Também decorrem as candidaturas ao Concurso de Mudança de Par Instituição/Curso, destinado a estudantes que pretendam matricular-se e/ou inscrever-se num par instituição/curso de licenciatura diferente daquele em que, em anos letivos anteriores, realizaram uma inscrição, com ou sem interrupção de matrícula e inscrição.
As candidaturas para ambos os concursos devem ser submetidas exclusivamente online, através da plataforma estudar.ipca.pt, onde os interessados poderão também consultar os respetivos Editais e obter informações detalhadas sobre os requisitos e procedimentos.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Bilhete Postal - O TIJOLO ESTÁ DE REGRESSO

 
Oitenta por cento dos jovens alemães entre os 18 e 24 anos declararam achar que usam demasiado os telemóveis. Um quarto dos consumidores norte-americanos com menos de 30 anos “acredita que os smartphones tiveram um impacto negativo na sua saúde mental”.
É uma tendência para o regresso do ‘tijolo’? O telemóvel que apenas tem voz e mensagens escritas?
Pelo menos, reconhecem os inquiridos que “o stress causado pela constante ligação digital levou a um desejo crescente entre os consumidores de reverter para dispositivos mais antigos e menos avançados”. Um exemplo curioso: a compra destes telemóveis de tecnologia ultrapassada aumentaram no Canadá 25% entre 2022 e 2023.
Uma membro do Parlamento do Reino Unido e antiga professora, apresentou uma proposta ao primeiro-ministro britânico, onde realça “um crescimento relevante na falta de saúde mental entre os jovens desde 2010. É tempo de considerar banir as redes sociais e até mesmo os smartphones para menores de 16", afirmou.
Mais de 30 mil pais de Navarra, Espanha, manifestaram-se para que os seus filhos apenas possam utilizar telemóveis com acesso à internet a partir dos 16 anos. A decisão tem a ver com o facto de “haver provas de que o uso de aparelhos móveis está associado a problemas psicológicos, a pior rendimento escolar, ao descalabro na compreensão da leitura”.

Dois novos estudos europeus revelaram que a utilização problemática do smartphone pelos adolescentes está associada à ansiedade, depressão e insónia.

Dá para pensar. E provavelmente agir.

Um destes dias ainda vemos os jovens a ler jornais e livros em papel…


*O presidente da Direção da ANIR 

Eduardo Costa, Correio de Azeméis
Destaque:
Um destes dias ainda vemos os jovens a ler jornais e livros em papel…”


Reguengos de Monsaraz | Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense convida Banda de Música da Força Aérea para o “Sons da Primavera”


A Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense convidou a Banda de Música da Força Aérea Portuguesa para participar na quarta edição do concerto “Sons da Primavera”. O espetáculo musical tem entrada gratuita e vai decorrer no dia 12 de abril, pelas 18h30, no Pavilhão Álamo do Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz.
Neste concerto vão estar 140 músicos no palco e é uma oportunidade para os executantes da Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense tocarem com músicos profissionais que são uma referência pela sua qualidade e desempenho. A Banda de Música da Força Aérea Portuguesa foi criada em 1957, tem atualmente como maestro principal o Tenente-Coronel António Rosado, e para além de participar nas cerimónias militares oficiais, realiza concertos por todo o país e representa Portugal no estrangeiro.
O concerto “Sons da Primavera” é organizado pela Sociedade Filarmónica Corvalense, com o apoio da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e da Junta de Freguesia de Corval. Na primeira edição, em 2022, o “Sons da Primavera” teve como convidada a soprano Sara Laureano, no ano seguinte realizou-se o concerto comentado “À descoberta da filarmónica” e em 2024 teve a participação de Rita Guerra. Este evento tem como objetivo motivar e desafiar os músicos da Sociedade Filarmónica Corvalense para participarem num projeto diferente da atividade habitual da banda.

*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

CTCV reuniu especialistas e empresas no Open Day dedicado à Cerâmica Estrutural

  O CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro realizou ontem, nas suas instalações em Coimbra, um Open Day inteiramente dedicado à Cerâmica Estrutural, reunindo dezenas de profissionais do setor, investigadores, estudantes e empresas.
O evento destacou-se por promover um espaço de partilha de conhecimento técnico e discussão sobre os desafios e oportunidades da cerâmica estrutural, com enfoque na inovação tecnológica, sustentabilidade e digitalização industrial.
Inserido numa série de eventos dedicados à Normalização e Exigências de Mercado em diferentes setores da indústria cerâmica, esta iniciativa teve início com um Open Day focado no setor das Rochas Ornamentais, realizado a 12 de março de 2025, seguido por outro dedicado ao Pavimento e Revestimento Cerâmico, a 27 de março de 2025. Este ciclo de eventos irá terminar com um Open Day dedicado ao setor da Louça Utilitária e Decorativa, que o CTCV planeia realizar em setembro deste ano.
Estes eventos têm como objetivo promover a partilha de conhecimento e o debate sobre os desafios e oportunidades em cada área específica, abordando temas como os novos regulamentos de produtos de construção, exigências de mercado, sustentabilidade e inovação tecnológica.​
Ao longo do dia, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a diversas sessões técnicas, com destaque para as apresentações de projetos em curso e para a partilha de casos de estudo por empresas convidadas. Entre os oradores estiveram:
Os visitantes puderam ainda conhecer os laboratórios do CTCV e as suas valências tecnológicas, através de visitas guiadas às áreas de ensaios físicos e mecânicos, caracterização de materiais e laboratório Hipócarbónico.
O CTCV reafirma assim o seu compromisso em continuar a apoiar o setor da cerâmica estrutural através de soluções tecnológicas, formação e projetos colaborativos.
O CTCV é um Centro de Tecnologia e Inovação e tem o apoio do PRR, da República Portuguesa e da NextGenerationEU.

*Nuno Nossa

Marinha Grande | CANDIDATURAS PARA ÁREA EMPRESARIAL DAS FESTAS DA CIDADE

A Câmara Municipal da Marinha Grande tem abertas as candidaturas à concessão de 15 espaços para a área empresarial nas Festas da Cidade 2025, até às 23h59 do dia 18 de abril.

Podem candidatar-se ao sorteio as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que cumpram os requisitos legalmente estabelecidos.
A admissão dos candidatos realiza-se via email para apoio.cidadao@cm-mgrande.pt com o assunto "Formulário Candidatura - Área Empresarial", através de preenchimento do formulário disponibilizado online no sítio da Internet da Câmara Municipal.

Para mais informações deve ser consultado o endereço https://www.cm-mgrande.pt/pages/1425


Gabinete de Comunicação e Imagem

Câmara de Aveiro investe mais de 200 milhões de euros em habitação, mobilidade, requalificação urbana e paisagística


Nos últimos 12 anos, o Executivo Municipal fez uma aposta ambiciosa com mais de 400 intervenções, que potenciaram a qualidade de vida dos munícipes e dinamizaram a economia local.

Lisboa, 10 de abril de 2025 – A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) investiu, entre 2013 e 2025, mais de 200 milhões de euros no âmbito do plano de qualificação urbana. Foram mais 400 intervenções por todo o Município, integradas numa visão estratégica camarária que teve por base a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), aprovado em 2019 e que garantiu melhor qualidade de vida aos Aveirenses e maior flexibilidade, agilidade e participação pública no planeamento territorial. A informação foi apresentada, esta quinta-feira, pelo Presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves, no âmbito da participação do Município na edição de 2025 do SIL– Salão Imobiliário de Portugal.
"A reforma do Planeamento e o Desenvolvimento Urbano de Aveiro, que a Câmara tem vindo a levar a cabo desde 2013, é hoje um exemplo de inovação e coesão territorial. A reorganização estratégica do Município e o investimento na qualificação urbana – aliados aos pilares da Sustentabilidade Ambiental, da Inovação e da Educação – potenciaram a qualidade de vida dos munícipes e permitiram aumentar significativamente o dinamismo económico local, com condições mais atrativas e competitivas para os setores imobiliário, comercial e de serviços", afirma Ribau Esteves, destacando a importância da colaboração entre CMA, investidores e cidadãos.

No seguimento da revisão do PDM, foram autorizadas mais de 1.100 operações urbanísticas, das quais 739 no centro urbano de Aveiro, incluindo 196 obras de construção nova e 162 reabilitações de edifícios existentes.

Entre 2013 e 2023, houve um aumento sustentado no número de alvarás de construção e licenciamento urbano – em particular no ano da revisão do PDM –, reforçando a posição do Município como polo regional de inovação urbana e de atratividade para o investimento nacional e estrangeiro.

Obra na avenida Dr. Lourenço Peixinho potencia nova centralidade urbana

Entre as várias obras realizadas pela Câmara de Aveiro destaca-se a intervenção na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, uma obra que simbolizou uma nova fase no ordenamento e desenvolvimento territorial da cidade. A avenida – que faz a ligação do centro urbano à estação ferroviária – foi alvo de uma intervenção profunda ao longo dos seus 1.100 metros, com impacto direto em 121 edifícios e respetivos estabelecimentos comerciais. Durante o processo, foram licenciados 89 pedidos de reabilitação urbana e atribuídas 21 isenções fiscais no âmbito da Operação de Reabilitação Urbana (ORU), refletindo uma dinâmica crescente no setor imobiliário e de serviços.

A intervenção valorizou o eixo central da cidade como espaço de mobilidade sustentável e promoção de comércio e turismo. A par da modernização da infraestrutura urbana, o projeto incluiu também a substituição de infraestruturas obsoletas, ampliação de passeios, requalificação paisagística e uma nova abordagem à mobilidade suave.

“A requalificação da icónica Avenida Dr. Lourenço Peixinho foi um projeto-âncora, que serviu de catalisador da nova centralidade urbana de Aveiro, conjugando mobilidade, património e dinamização económica. É um exemplo da capacidade da CMA em transformar a Cidade e o Município de forma sustentável, participada e com impacto real na qualidade de vida dos Aveirenses”, considera o Presidente da Câmara.

Habitação: Câmara aposta em soluções acessíveis e socialmente inclusivas

Em paralelo, a Câmara Municipal de Aveiro tem vindo a executar um ambicioso Programa Municipal de Desenvolvimento Habitacional, com ações dirigidas à criação de soluções habitacionais diversificadas, acessíveis e socialmente inclusivas. Entre os projetos em curso destacam-se a construção de uma residência universitária por investimento privado – dando resposta à escassa oferta do mercado para habitação estudantil e fomentando a regulação do mercado de habitação no Município –; a construção de habitação a custos controlados, com reforço da oferta de arrendamento acessível; e a requalificação de habitações propriedade da CMA. Esta estratégia visa garantir o direito à habitação para todos os cidadãos, promovendo a coesão social e especialmente em meios urbanos.

Segue um link com a apresentação da CMA: https://we.tl/t-irSVvWIw7F

»Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Equipamento fica situado junto ao Centro de Saúde de Cantanhede. Município apoia o INEM na instalação de uma base de ambulância de SIV

 
O Município de Cantanhede e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) acabam de celebrar um protocolo que define as condições de colaboração, tendo em vista a instalação de uma base de emergência destinada ao funcionamento e operacionalização da Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Cantanhede/Mira, no perímetro das instalações do Centro de Saúde de Cantanhede, num terreno que pertence à autarquia.
Nos termos do acordo, a Câmara Municipal permitirá a concretização das obras necessárias à colocação de um conjunto de módulos-contentores para “funcionamento permanente da ambulância de SIV que opera a partir de Cantanhede”.
O pressuposto do acordo é o desígnio do INEM em assegurar “a manutenção de um Estado seguro e de um sistema de emergência médica pré-hospitalar, adequadamente coordenado, eficaz e operativo, designadamente através da reorganização de infraestruturas ligadas à área da saúde”, sendo a cooperação interinstitucional do Município de Cantanhede considerada “um instrumento importante para garantir a melhor resposta às necessidades em Saúde da comunidade”.
A este propósito, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, reafirmou “a disponibilidade e o interesse da autarquia em cooperar com todas as entidades e agentes da saúde na qualificação das respostas em todas as valências”.
Estamos especialmente empenhados em contribuir para a melhoria do sistema em todas as suas frentes, em facultar às pessoas melhores condições de acesso a uma assistência que resolva adequadamente as suas necessidades”, referiu, lembrando que “a autarquia não se limitou a aceitar a transferência de competências nesta área, logo que houve respostas satisfatórias às nossas reivindicações”, como “tem trabalhado com a Unidade Local de Saúde de Coimbra na implementação de soluções tendentes a melhorar o funcionamento dos serviços, quer nos cuidados de saúde primários, quer no atendimento de doentes agudos em proximidade, quer no alargamento da oferta de consultas de especialidade”.
Segundo Helena Teodósio, “o apoio à instalação de uma base de emergência da Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Cantanhede/Mira decorre dessa orientação de fundo que a Câmara Municipal tem vindo a seguir, neste caso para melhorar as condições de funcionamento desse meio de socorro a situações de emergência médica que, juntamente com o dispositivo operacional que os Bombeiros Voluntários, permite responder em tempo útil a seis pedidos em simultâneo”.
Já o presidente do INEM, Sérgio Janeiro, agradeceu a proatividade do Município de Cantanhede no desenvolvimento do processo e enfatizou a importância de proporcionar boas condições e segurança aos profissionais da emergência médica.
Este protocolo marca o início de uma obra que esperamos que seja célere, para que os profissionais do INEM trabalhem com as melhores condições”, sublinhou.
O presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, Alexandre Lourenço, reiterou, por outro lado, a importância de uma resposta efetiva à doença aguda em proximidade, adiantando que só no primeiro trimestre de 2025, o Centro de Atendimento Clínico de Cantanhede atendeu 1.673 pessoas.
Sobre o protocolo que permitirá a instalação de uma base de emergência destinada ao funcionamento e operacionalização da Ambulância de SIV em Cantanhede, este responsável saudou o INEM e a Câmara Municipal.
Estamos a falar de duas entidades com quem a ULS de Coimbra tem as melhores relações”, elogiou, acrescentando que com o Executivo Municipal liderado por Helena Teodósio, “facilmente se concretizam projetos”.

Marinha Grande | SORTEIO DE LUGARES DE VENDA AMBULANTE NAS FESTAS DA CIDADE 2025


Até às 16h00 do dia 24 de abril de 2025, a Câmara Municipal da Marinha Grande tem abertas as candidaturas ao sorteio para a atribuição de 8 lugares de venda ambulante, para as Festas da Cidade.

O sorteio realiza-se no dia 7 de maio, às 14h30, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande.
Podem candidatar-se ao sorteio as pessoas singulares e coletivas que sejam portadoras de título válido para o exercício da atividade de comércio a retalho não sedentário.

A admissão dos candidatos à participação no sorteio para os lugares, pode ser formalizada, presencialmente no Serviço de Apoio ao Cidadão, sito no Edifício da Resinagem, na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, cujo o horário de funcionamento é das 09h00 às 16h00, todos os dias úteis, mediante o preenchimento do formulário de candidatura ao sorteio para a atribuição de lugares para a venda ambulante, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal, ou via email para apoio.cidadao@cm-mgrande.pt com o assunto "Venda Ambulante Festas da Cidade", através de preenchimento do formulário disponibilizado online no sítio da Internet da Câmara Municipal.

Para mais informações deve ser consultado o endereço https://www.cm-mgrande.pt/pages/1426

*Gabinete de Comunicação e Imagem

MARINHA GRANDE EM MOVIMENTO COM A COMUNIDADE

 Na tarde de 9 de abril, o Município da Marinha Grande assinalou, junto com a comunidade, o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde com a iniciativa "Caminhada para a Saúde: Celebração da Vida Ativa", que decorreu no Parque de Merendas da Portela. 
Com esta iniciativa, o Município pretendeu promover hábitos de vida saudáveis e valorizar a saúde e a atividade física como pilares de qualidade de vida. 
Participaram beneficiários dos Programas Municipais Diabetes em Movimento e Programa Activo 3 + (CRPI, ASURPI, PVMG, Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande (Lar das Vergieiras e Lar dos Outeirinhos), Associação Social, Cultural e Desportiva de Casal Galego), Projeto " Envolver +" da Junta de Freguesia da Marinha Grande" e  outras pessoas da comunidade marinhense.
O programa integrou um percurso pedestre ao longo da ciclovia guiado por Nuno Silva, seguido de uma aula de Zumba Gold com a instrutora Anabela Cantanhede, atividade física adaptada às necessidades da população sénior, e termina com um lanche partilhado, promovendo o convívio e o reforço do bem-estar social.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Roberto Chichorro leva a diversidade cultural africana à vila medieval de Monsaraz e a Reguengos de Monsaraz

Roberto Chichorro, um dos maiores nomes da arte contemporânea africana, vai expor as suas obras em Reguengos de Monsaraz e na vila medieval de Monsaraz. A exposição de pintura “Memórias de um Andarilho” vai estar patente de 12 de abril a 10 de junho no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz e de 12 de abril a 6 de julho na Igreja de Santiago, em Monsaraz.
O artista plástico vai apresentar 34 obras, divididas pelos dois espaços culturais do concelho, nomeadamente pinturas em acrílico sobre tela, técnica mista sobre papel, tinta da China sobre papel e técnica mista sobre cartão. As obras expostas na Igreja de Santiago podem ser apreciadas diariamente das 9h30 às 12h30 e entre as 14h e as 17h30, enquanto as que vão estar na biblioteca municipal podem ser visitadas de segunda-feira a sábado, das 10h às 12h30 e entre as 14h e as 17h30.
Roberto Chichorro nasceu em 1941 em Moçambique, no Bairro da Mafalala, epicentro de vida, cultura e resistência em Lourenço Marques, atual Maputo, onde viveu intensamente o cruzamento de culturas que influenciaria toda a sua obra. As suas criações são marcadas por cores vibrantes, simbolismo e narrativas visuais que retratam a cultura africana, a memória, a história e o quotidiano moçambicano.
Com exposições internacionais desde 1960, Roberto Chichorro explora técnicas como a pintura a óleo e a aguarela, a zincogravura, a serigrafia, a cerâmica e as técnicas mistas. Através da sua obra, promove a diversidade cultural e étnica de Moçambique, enfatizando a importância de preservar e valorizar a identidade africana, em telas que retratam cenas do quotidiano, rituais, música, dança, mas também a repressão vivida durante o período colonial. Roberto Chichorro levou Moçambique aos palcos mais prestigiados da arte contemporânea e inspirou gerações de jovens artistas.




*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO REVIVE 135 ANOS DE HISTÓRIA DA SANTOS BAROSA

 O Museu do Vidro, na Marinha Grande, recebeu, no final da tarde de 10 de abril, a inauguração da exposição “Santos Barosa | 135 Anos de História”, numa cerimónia marcada por emoção, memórias e reconhecimento. 
A iniciativa foi promovida pelo Município da Marinha Grande, em parceria com a empresa Santos Barosa S.A., e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; do diretor geral da Vidrala Europa, Victor Tolosa; do diretor-geral da empresa, Vítor Martins; de representantes de entidades locais; de ex-trabalhadores da fábrica, seus familiares e outros convidados.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, destacou a importância da Santos Barosa na história e identidade da Marinha Grande: "estamos a cumprir o legado que nos deixaram e a refletir sobre o que nos foi transmitido. Esta exposição permite ver como tudo começou, desde a modernização à responsabilidade social, que não nasceu hoje. É uma homenagem aos obreiros da fábrica e uma forma de agradecimento à Vidrala por permitir dar a conhecer quem somos e de onde viemos."
O diretor-geral da empresa, Vítor Martins, evidenciou o envolvimento e dedicação colocados na preparação da exposição. Referiu que “ver aqui antigos colegas de trabalho é particularmente emotivo. O acervo doado ao Município tem grande importância e gratifica-nos saber que está em boas mãos, com condições para ser preservado."
A exposição celebra os 135 anos da mais antiga empresa privada da Marinha Grande em funcionamento, fundada em novembro de 1889. Organizada em núcleos temáticos, a mostra apresenta o percurso evolutivo da empresa, passando pela modernização, produção e ação social, destacando o apoio aos trabalhadores e o papel da fábrica no desenvolvimento da comunidade.

A exposição apresenta imagens, objetos e documentos que retratam os 135 anos da história da Santos Barosa. Entre os conteúdos destacados, é possível encontrar uma breve abordagem histórica, a evolução da modernização e do progresso tecnológico, a estratégia de desenvolvimento da empresa, os processos de produção, a importância da mão-de-obra e o impacto social da empresa — visível na criação da creche e da cooperativa para apoio aos seus trabalhadores e famílias.

Os antigos trabalhadores da fábrica e familiares, partilharam memórias e vivências ligadas a uma empresa que marcou gerações.

A exposição “Santos Barosa | 135 Anos de História” está patente ao público até 30 de junho de 2025, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 18h00, no Museu do Vidro.

*Gabinete de Comunicação e Imagem