terça-feira, 25 de março de 2025

BILHETE POSTAL - A DITADURA DAS PSEUDODEMOCRACIAS


Churchill disse que a política é quase tão excitante quanto a guerra, e bem mais perigosa, porque na guerra você pode ser morto uma vez”.

Essa afirmação aliada a uma outra deste primeiro-ministro inglês, de que a democracia não sendo uma solução perfeita é a melhor que o homem criou, dá para pensar no que ocorre hoje.

Com o uso e abuso do conceito ‘democracia’, os regimes totalitários conseguem legitimar-se.

Uns optam por prender os adversários fortes. Outros há que acontecem outras coisas mais radicais: são envenenados, morrem na cadeia onde os meteram, com decisões judiciais ‘legítimas’, ou simplesmente ‘suicidam-se’.

Em Hong Kong a China cumpre o plano de integração do território que acordou com os ingleses: eleições livres. Apenas um ‘pequeno’ senão: quem escolhe os candidatos é Pequim.

Da Rússia não preciso falar.

Estes dias surgiu a Turquia a prender um potencial candidato opositor ao atual, passado e futuro presidente.

Estas pseudodemocracias devem preocupar. Não são novas, mas os mais especializados dizem que a epidemia está a alastrar-se. O pior e mais preocupante é a insinuação de que não estamos imunes. Ainda acreditamos que estamos. Estamos? Os americanos tem sido o pilar desta nossa sociedade livre e democrática. Desde a segunda guerra.

Estão dispostos a continuar essa responsabilidade?

Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional de Imprensa Regional
Destaque
Os americanos tem sido o pilar desta nossa sociedade livre e democrática. Desde a segunda guerra.”

CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO EM SOBRADO. ARRANCA A EMPREITADA DE BENEFICIAÇÃO DAS RUAS JOÃO SALEMA E STRECHT VASCONCELOS


Havendo a necessidade de realizar os trabalhos inseridos na empreitada relativa ao Arranjo Urbanístico da Rua Strecht Vasconcelos e Rua Dr. João Salema e arruamentos envolventes, em Sobrado, irá ser efectuado condicionamento de trânsito entre a Rotunda Carlos Vieira da Cunha e o cruzamento com a Rua Dr. Joaquim Carmo Canhoto, a partir de hoje, dia 25 de Março.
Assim, a Rua Strecht Vasconcelos, junto ao Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, passará a funcionar, a partir desta data, nos dois sentidos sem as limitações de horário até agora existentes.

A autarquia paivense apresenta desculpas pelos transtornos que esta situação poderá causar à população, sendo certo que os trabalhos são importantes para a melhoria da mobilidade nesta zona do concelho.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa                                       

AVEIRO | SEDE DA CIRA: AMPLIAÇÃO A CONCURSO

 

Na reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro, realizada ontem em Sever do Vouga, foi deliberado lançar o concurso público para Ampliação do edifício sede da Comunidade Intermunicipal. A futura empreitada terá o preço-base de 2.050 milhões de euros e um prazo de execução de 20 meses.
O projeto da autoria do gabinete de arquitetura RVDM arquitectos Lda., considerando o crescimento das funções intermunicipais, prevê a ampliação do edifício sede de forma a responder em termos de espaço e acessibilidade. O novo corpo a construir, contíguo ao atual edifício, organiza-se em 5 pisos, um para zona técnica e arquivo, sendo o piso térreo e primeiro andar de exposição e reunião. Os pisos superiores são reservados a espaço de trabalho.
Paralelamente foi aprovado o Protocolo de gestão do estacionamento - edifícios da CIRA e Carmelo/Igreja do Carmo, envolvendo a Comunidade Intermunicipal, a Diocese e a promotora Câmara Municipal de Aveiro, que já lançou novo concurso (o primeiro ficou deserto) para requalificação daquele espaço de utilização comum.
Da mesma reunião resultou a preparação do arranque da empreitada do “Dique da Margem Esquerda do Rio Vouga entre a zona do açude do Rio Novo do Príncipe e a Ponte do Outeiro, no Baixo Vouga”, adjudicada à empresa Hidro Stone – Engenharia, Lda, pelo valor de 5.474.599,66€ + IVA, com o prazo de execução de 24 meses.
Também no Baixo Vouga Lagunar, atualizou-se a evolução bem visível no terreno da obra da Ponte-Açude (Infraestruturas Hidráulicas do Sistema de Defesa Contra Cheias e Marés - Rio Velho e Rio Novo do Príncipe), cuja execução já ultrapassou os 50%.
Em fase final a intervenção de Proteção das margens da Ria e redução da erosão costeira com sedimentos provenientes das dragagens das bacias de 17 Cais da Ria de Aveiro, que se estendeu por vários Municípios, num domínio com necessidades regulares de manutenção, agora da competência da RiaViva e Litoral da Região de Aveiro.
Na área do transporte de passageiros, a operação Busway Região de Aveiro já permite o acesso a dados em tempo real e foi aprovado o envio à próxima Assembleia Intermunicipal do regulamento que permitirá uma simplificação de 10 para 3 tarifas quilométricas, com a consequente redução de preço global, num convite à mobilidade em serviço público.
Com o ponto de situação das candidaturas das Associações de Bombeiros Voluntários dos 11 Municípios ao apoio à aquisição de viaturas de combate ao fogo florestal, paralelamente, com o parecer da ANMP, reforçou-se a posição já assumida da CIRA de oposição ao retornar da estrutura operacional da proteção civil à lógica distrital.
Finalmente, mantendo a tradição bianual, fixou-se o mês de junho para a realização do Congresso 2025 da Região de Aveiro, sublinhando a importância da associação dos Municípios pela regionalização e prestando contas aos cidadãos, empresas, instituições e associações, das dinâmicas, obras e desafios comuns nos 35 anos em Comunidade Intermunicipal.


Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, 25 de março de 2025


Marinha Grande | AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE REGISTO DO BENEFICIÁRIO EFETIVO PARA ASSOCIAÇÕES

 O Município da Marinha Grande vai dinamizar, no dia 7 de abril, pelas 18h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, mais uma sessão do ciclo “Associativismo em Movimento”, desta vez dedicada ao tema Registo do Beneficiário Efetivo (RBE), que terá como oradora a solicitadora Bárbara Coelho.
O Registo do Beneficiário Efetivo é uma obrigação legal que visa reforçar a transparência e a boa governança nas organizações, exigindo que as associações identifiquem e registem os seus beneficiários efetivos. Esta sessão tem como objetivo esclarecer, orientar e apoiar o tecido associativo no cumprimento desta exigência legal, garantindo que as associações operem de forma mais clara e comprometida com a sociedade.

A iniciativa destina-se a dirigentes associativos, membros de coletividades e entidades sem fins lucrativos, proporcionando um espaço de informação e partilha para garantir o cumprimento das normas em vigor.

A participação é gratuita.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Município de Proença-a-Nova reforça apoio ao Projeto “Presença”

 

O projeto de teleassistência “Presença”, promovido pela Cáritas Paroquial de Proença-a-Nova, em parceria com a Cáritas Interparoquial de Alvito da Beira, Montes da Senhora e Sobreira Formosa, continuará a ser apoiado pelo Município de Proença-a-Nova.
Esta iniciativa tem como objetivo acompanhar os seus utilizadores 24 horas por dia, através de um equipamento de teleassistência com um botão SOS, ligado a uma Central de Atendimento. Destina-se a pessoas que vivem isoladas no concelho, garantindo um meio rápido de comunicação em caso de necessidade. Atualmente, mais de 20 utentes beneficiam deste serviço, contribuindo para mitigar o isolamento e agilizar pedidos de assistência em situações de emergência.
O apoio municipal traduz-se na atribuição de 10€ mensais por utente, totalizando 3.000,00€ (três mil euros) anuais. Cada equipamento tem um custo mensal de 17€, ficando a cargo da Cáritas a responsabilidade de cobrir os restantes 7€ por utente.
Virgílio Martins, padre da Paróquia de Proença-a-Nova, sublinha a importância do projeto: “Este é o ‘Projeto Presença’ porque é, de facto, uma forma de estarmos presentes. As pessoas têm consigo um aparelho através do qual podem pedir ajuda, seja em caso de queda ou se alguém suspeito se aproximar da sua casa. Assim que acionam o botão, a chamada é reencaminhada para um Call Center certificado, que, consoante a situação, encaminha o pedido para os serviços adequados.”
O pároco destaca ainda que há utentes que, devido a dificuldades financeiras, não conseguem pagar a mensalidade, mesmo com o apoio municipal: “Temos casos de pessoas que não têm recursos suficientes para pagar, e, nesses casos, a própria Cáritas ou a Junta de Freguesia local assumem essa despesa, garantindo que ninguém fique sem o aparelho. Além do Município, as Juntas de Freguesia também contribuem para a aquisição e substituição dos dispositivos. O nosso objetivo é ajudar o maior número possível de pessoas.”
Lucília Farinha, voluntária na Cáritas de Proença-a-Nova, reforça a importância da continuidade do projeto: “Apesar de terem o botão SOS, o que estas pessoas mais precisam é de companhia, de falar com alguém e serem ouvidas. Tentamos proporcionar esse apoio, mas, infelizmente, nem sempre temos voluntários suficientes para realizar visitas regulares. Por vezes, não conseguimos garantir que sejam mensais.”
A voluntária destaca ainda a eficácia do equipamento: “Já tivemos casos em que o botão SOS permitiu salvar vidas, ajudando pessoas que, de outra forma, não teriam conseguido pedir auxílio. Sempre que há uma emergência, encontramos uma solução para prestar apoio.”
Lucília Farinha deixou ainda um alerta aos familiares dos utilizadores do serviço, pedindo atenção às chamadas provenientes de números começados por 300 ou semelhantes: “Muitas pessoas não atendem porque acham que é um número desconhecido, mas, na verdade, pode ser o Call Center a tentar contactar os familiares mais próximos em caso de emergência.” Sublinhou, assim, a importância de garantir que tanto os utentes como os seus cuidadores estejam devidamente informados sobre este procedimento.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

MARINHA GRANDE ASSINALA O MÊS DA PREVENÇÃO DE MAUS-TRATOS A CRIANÇAS E JOVENS

 O Município da Marinha Grande, em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), vai promover um conjunto de iniciativas em abril, no âmbito do Mês da Prevenção de Maus-Tratos a Crianças e Jovens, sensibilizando a comunidade para a importância da proteção dos direitos das crianças.
A campanha inspira-se na história de Bonnie W. Finney, que, em 1989, nos EUA, atou um laço azul à antena do seu carro para alertar sobre os maus-tratos sofridos pelos seus netos. Desde então, o laço azul tornou-se símbolo internacional da luta contra a violência infantil.

O programa de atividades na Marinha Grande é o seguinte:

1 a 30 de abril
Edifícios públicos do concelho
Afixação de Laços Azuis, como símbolo de sensibilização para esta causa

27 de abril | Caminhada em Família
Passeio Pedestre "Rota das Carvoeiras"
Ponto de encontro:
09h00 - Edifício do Arquivo Municipal
09h30 - Sede da Sociedade Desportiva e Recreativa Pilado e Escoura

30 de abril | Palestra e Laço Azul Humano
09h30 - Auditório da Resinagem
Palestra “Só não lhe Chames Amor” com André Fernandes, direcionada a alunos do 10.º ano dos Agrupamentos do concelho, abordando temas como violência no namoro e relações saudáveis

Após a palestra - Praça Guilherme Stephens
Laço Azul Humano, reunindo estudantes numa mensagem simbólica de solidariedade e compromisso na defesa dos direitos das crianças.

O Município da Marinha Grande e a CPCJ convidam toda a comunidade a juntar-se a esta causa e a ajudar a dar voz às crianças e jovens.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | CAMINHADA PARA A SAÚDE DESTINADA À POPULAÇÃO SÉNIOR

 No próximo dia 9 de abril, com início às 14h00, no Parque de Merendas da Portela, o Município da Marinha Grande irá celebrar o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde, com a iniciativa "Caminhada para a Saúde: Celebração da Vida Ativa”, destinada à população sénior.
O objetivo é proporcionar momentos de convívio e de interação e reforçar a importância do bem-estar social na saúde dos participantes.

Sob o lema "Caminhada para a Saúde: Celebração da Vida Ativa", será realizado um percurso a pé que começará na ciclovia junto ao Parque de Merendas da Portela. Após a caminhada, os participantes serão convidados a participar numa sessão de Zumba Gold, uma atividade física adaptada, que, ao som de diferentes estilos musicais, trabalha tanto a parte motora como a parte cardíaca, contribuindo de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida.
Após a aula de Zumba Gold, será servido um lanche partilhado entre os participantes, promovendo momentos de convívio e interação, e reforçando a importância do bem-estar social para a saúde.

O Município convida todos os interessados a participarem nesta atividade, reafirmando o seu compromisso com a promoção de hábitos de vida saudáveis na comunidade.

Em caso de condições meteorológicas adversas, a atividade será realizada no Pavilhão do Sport Operário Marinhense.

Programa:

"Caminhada para a Saúde: Celebração da Vida Ativa"
Data: 9 de abril de 2025
Local: Parque de Merendas da Portela

14h00 - Receção dos Participantes
14h30 - Início da Caminhada
15h00 - Aula de Zumba Gold
15h30 - Lanche partilhado

Junte-se a nós para celebrar a saúde e a atividade física!

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | DESCUBRA A HISTÓRIA E A NATUREZA NO PASSEIO PEDESTRE “O POMBAL DO REI”

 No próximo domingo, 30 de março de 2025, o Município da Marinha Grande convida todos os apaixonados por natureza e história para o Passeio Pedestre “O Pombal do Rei”. Este percurso de 10 km levará os participantes a explorar um dos locais emblemáticos do Pinhal do Rei, numa caminhada de cerca de 3 horas.
O passeio contará com a participação especial do escritor marinhense José Manuel Gonçalves, que partilhará histórias e curiosidades sobre os locais percorridos, com destaque para o misterioso Pombal do Rei.

O ponto de encontro está marcado para as 09h00, no Arquivo Municipal, ou às 09h30, junto à Estátua de D. Dinis e da Rainha Santa Isabel, em São Pedro de Moel, local onde será concluído o passeio.

Ao longo do trajeto, os participantes terão a oportunidade de conhecer locais marcantes como os pinheiros bifurcados, o Pombal do Rei, o poço da guarda da queimada, o Ponto Novo, o Bambi, entre outros pontos de interesse histórico e paisagístico.

A participação é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

Junte-se a nós nesta viagem pela história e pelos encantos do Pinhal do Rei!

*Gabinete de Comunicação e Imagem

ESTRADA DO MONTE BRANCO, EM SILVES, SOFRE CORTE DE TRÂNSITO, NO DIA 27 DE MARÇO

 O Município de Silves informa que, devido a trabalhos de reparação/substituição de tubo de fossa localizada em propriedade privada, a Estrada do Monte Branco, em Silves, sofrerá corte de trânsito, no dia 27 de março, entre as 09h00 e as 18h00.
Os locais serão devidamente sinalizados e os desvios de trânsito assinalados.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão de todos os munícipes.

Porto de Mós | Protocolo promove Atletismo em Porto de Mós

 A Federação Portuguesa de Atletismo, a Associação Distrital de Atletismo de Leiria e o Município de Porto de Mós assinaram um protocolo de colaboração no dia 24 de março, na Central das Artes, em Porto de Mós.

A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, do Presidente da FPA, Domingos Castro e do Presidente da ADAL, António Reis.
O protocolo estabelece uma cooperação entre as entidades nos próximos dois anos e inclui a realização dos Campeonatos Nacionais de Marcha Absolutos e Veteranos de 10k e da Taça de Portugal.
Referindo as ótimas condições do concelho para a realização destas provas, Domingos Castro mencionou que Porto de Mós pode tornar-se a “Capital Nacional da Marcha”.

Já o presidente da ADAL afirmou que a assinatura do protocolo representa um trabalho conjunto que tem vindo a ser desenvolvido pelas três entidades, posição reiterada por Jorge Vala que enalteceu a importância destas parcerias na valorização do desporto e, sobretudo, no desenvolvimento da modalidade na região.
Os campeonatos terão, portanto, lugar em Porto de Mós no próximo dia 26 de abril.
 
Para além da realização destas provas, o protocolo estabelece, ainda, o apoio ao desenvolvimento de atividades de atletismo no concelho, nomeadamente através da formação permanente aos agentes desportivos e escolares do concelho de Porto de Mós; promoção de novas secções de atletismo federado e de novos grupos de atletismo escolar nas escolas públicas e privadas do concelho; apoio na construção e utilização da pista sintética junto à sede do Grupo Desportivo das Pedreiras, com a implementação de atividades de promoção da modalidade, promovendo a realização de competições de âmbito distrital, regional e nacional, se tal vier a ser possível tecnicamente, entre outras ações complementares.
 
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

As Testemunhas de Jeová Iniciam Campanha de Convites. Os moradores do Distrito de Aveiro estão a ser convidados para dois eventos em abril

 Para as Testemunhas de Jeová em todo o mundo, o dia mais importante do ano de 2025 será o sábado, 12 de abril.
A data de 12 de abril corresponde ao dia 14 de nisã, no calendário judaico. Nesse dia, há quase 2000 anos, Jesus Cristo instituiu a comemoração da Ceia do Senhor algumas horas antes de morrer.
Em obediência à ordem de Jesus registada em Lucas 22:19: “Persistam em fazer isto em memória de mim”, as Testemunhas de Jeová reúnem-se anualmente no dia que corresponde ao 14 de nisã, para comemorar a morte de Jesus Cristo.
“Embora haja mais de 9 milhões de Testemunhas de Jeová em todo o mundo, mais de 21 milhões de pessoas assistiram ao Memorial o ano passado”, disse Amílcar Pinto, porta-voz das Testemunhas de Jeová na região centro. “Esperamos que a população local se junte a nós para comemorar e refletir no profundo significado da morte de Jesus Cristo.”
A comemoração da Ceia do Senhor, também conhecida como “Memorial”, será acompanhada de um discurso que destacará a importância da morte de Jesus e como a humanidade se pode beneficiar do seu sacrifício.
O evento tem a duração de uma hora e a entrada é livre.
Para mais informação sobre como e onde as Testemunhas de Jeová comemoram a Ceia do Senhor próximo da sua residência, por favor, veja o convite do evento no site jw.org, o site oficial das Testemunhas de Jeová.
Na semana anterior à comemoração - no fim de semana de 5 e 6 de abril - será apresentado em todos os Salões do Reino, seus locais habituais de reunião, um discurso especial com o tema: “É possível encontrar a verdade?”.
Este discurso de 30 minutos, baseado na Bíblia, destacará o que Jesus disse sobre a Verdade e onde é que ela pode ser encontrada, apesar do aumento de informações falsas hoje em dia. O discurso será seguido por uma consideração de uma hora de um assunto bíblico com a participação da assistência.
Em Aveiro, as Testemunhas de Jeová estão envolvidas numa campanha para convidar todos os moradores para o Memorial e discurso especial em abril.
“O objetivo desta campanha é convidar o máximo número de pessoas na nossa comunidade para estes dois eventos especiais”, disse Amílcar Pinto. “Qualquer pessoa que deseje aprender mais sobre as verdades da Bíblia e mostrar apreço pela morte de Jesus Cristo, é bem-vinda a estes eventos.”
Para saber mais sobre estes eventos, aceda ao site jw.org. Todos os conteúdos são gratuitos e não precisa de se registar.

*Amílcar Pinto
Porta-Voz das Testemunhas de Jeová na Região Centro

**Francisco Ribeiro
Assistente Porta-Voz das Testemunhas de Jeová


ALUNOS E PROFESSORES DO PROJETO ERASMUS + RACINE NA MARINHA GRANDE

 Cerca de 50 alunos e professores que integram o projeto Erasmus+ RACine foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 25 de março, pela vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves. 
A comitiva conta com participantes de Portugal, Itália, Estónia e França, que estão no Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente para uma semana de atividades dedicadas à economia circular, sustentabilidade, tecnologia e património.
Na sua intervenção, Ana Alves destacou o papel da Marinha Grande na inovação industrial, na preservação do património e no desenvolvimento sustentável, sublinhando a relevância dos temas abordados no projeto. Assumiu o compromisso do Município com a educação, a cooperação internacional e a sustentabilidade.
O Erasmus+ RACine decorre de 24 a 28 de março no Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Nascente, promovendo a partilha de conhecimentos e experiências entre estudantes e professores de diferentes países.
*Gabinete de Comunicação e Imagem


Cantanhede | Documento define as regras e condições que regem a venda dos lotes. Câmara aprova novo regulamento das zonas industriais do concelho

 
A criação de condições propícias à instalação de agentes económicos no concelho está na génese do novo regulamento das zonas industriais do Município de Cantanhede, aprovado na última reunião camarária e que segue agora para apreciação e votação pela Assembleia Municipal.
O documento define as regras e condições que regem a venda dos lotes para instalação de unidades industriais, comerciais e prestadoras de serviços, arrendamento de armazéns industriais e parques TIR, nas zonas industriais de Cantanhede, Febres e Murtede - a gestão do parque da Tocha é da responsabilidade da Junta de Freguesia.
Para a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, “o desenvolvimento económico é a uma área-chave na governação municipal, daí a importância de adequar o regulamento à realidade atual das empresas e da economia”.
As nossas zonas industriais estão muito bem dimensionadas e localizadas, mas também é determinante o bom acolhimento que a autarquia procura dar aos empresários em todos os aspetos inerentes à realização dos investimentos, nomeadamente através do Gabinete de Desenvolvimento Económico, que faz o acompanhamento dos processos, assegurando que os diferentes serviços camarários intervenientes deem resposta rápida e eficaz a todas as solicitações”, complementa.
O novo regulamento das zonas industriais do Município de Cantanhede vem substituir o Regulamento do Sistema de Avaliação e Apoio ao Investimento Industrial do Concelho de Cantanhede, aprovado em 1999 e alterado em 2011, e pretende dar continuidade à estratégia de desenvolvimento económico do concelho, bem como estabelecer as regras e os procedimentos da venda de lotes, fixar as obrigações e as sanções decorrentes do incumprimento das obrigações previstas.
Uma das condições de venda alterada por este novo regulamento diz respeito ao preço do metro quadrado do terreno, cujo apuramento teve por base a atualização dos preços para a realização das infraestruturas necessárias às zonas industriais.

MUNICÍPIO DE SILVES CELEBRA O DIA NACIONAL DOS CENTROS HISTÓRICOS

 A Câmara Municipal de Silves assinala, no dia 28 de março, o Dia Nacional dos Centros Históricos com uma programação especial repleta de atividades gratuitas, para adultos, jovens e crianças, que se realizam ao longo do dia, no Centro Histórico de Silves.
O programa comemorativo pretende divulgar, informar e sensibilizar para a história e para a dinâmica urbanística deste espaço que concentra um vastíssimo património arquitetónico e arqueológico. As atividades decorrem entre as 10h00 e as 18h00 no Centro Histórico de Silves, Praça Norte da Sé, Largo da Sé e Sala de Colóquios do Museu Municipal de Arqueologia de Silves.
Pelas 10h00, o Centro Histórico de Silves acolhe o percurso orientado "Silves Peça a Peça" e a reportagem em direto "Silves, O Centro Histórico em Direto!", atividades dirigidas aos alunos do 3º e 4º ano de escolaridade e ensino secundário, respetivamente.
"Da Terra à Vitrina", atividade de experiências e restauro para o público geral, decorre entre as 10h00 e as 18h00 na Praça Norte da Sé de Silves. Também entre as 10h00 e as 18h00 terá lugar a atividade "Hoje Podemos Vê-la Por Dentro", uma visita acompanhada e orientada pelos arqueólogos do Município de Silves à cisterna da Rua do Castelo, para todos os interessados.
Entre as 10h30 e as 12h30 é a vez do grupo Al-Fanfare levar música e alegria pelas ruas do Centro Histórico.
Para finalizar o dia, a Sala de Colóquios do Museu de Arqueologia de Silves recebe a mesa redonda com o tema " Património e Atualidade", uma iniciativa organizada pela Delegação Sul da Ordem dos Arquitetos, que conta com a presença do vereador da Câmara Municipal de Silves, Maxime Sousa Bispo, Pedro Gago da CCDR Algarve e dos arquitetos José Alegria, Tatiana Sena e Miguel Reimão Costa.
 
Os contactos para mais informações são 282 444 854 ou patrimoniocultural@cm-silves.pt
 
Conheça o programa de atividades:
 
Silves, Peça a Peça (percurso orientado)
Através de um percurso orientado, desafiamos os mais novos a calcorrear o centro histórico de Silves para aprenderem mais sobre os monumentos/equipamentos que “habitam” nesta área, nomeadamente o Museu Municipal de Arqueologia, Sé, Igreja da Misericórdia de Silves, Castelo, Pelourinho e CIPI.
Os participantes com o seu conhecimento e perspicácia, terão de responder corretamente às questões colocadas nas áreas de acolhimento, para ganharem uma das peças do puzzle.
Após reunidas todas as peças, conseguirão montar o puzzle e entregá-lo na portaria do Castelo, onde os espera uma lembrança pelo empenho e espírito de equipa.
Horário: 10h00-12h00
Local: Centro histórico de Silves
Ponto de encontro: Frente à Sé
Público-alvo: 1.º Ciclo 8/10 anos (3º/4º ano de escolaridade)
 
Silves, O Centro Histórico em Direto!
Convidamos os alunos das áreas da Comunicação-Marketing, Relações Públicas, Publicidade/Multimédia e História, a realizarem reportagem vídeo, noticiando este dia especial junto dos que caminham pelas ruas do Centro Histórico, questionando-os sobre as impressões que levam do Centro Histórico de Silves e dos seus monumentos.
Horário: Início pelas 10h00
Local: Centro Histórico de Silves
Público-alvo: Ensino Secundário
 
Da Terra à Vitrina
A iniciativa executada por profissionais da área pretende proporcionar uma experiência inclusiva aos participantes, dando a conhecer alguns dos procedimentos de conservação e restauro: limpeza de fragmentos cerâmicos; colagem de fragmentos cerâmicos e reintegração cromática. Trabalhos realizados pelo Município de Silves diariamente que, muitas vezes, são desconhecidos da comunidade.
Horário: 10h00-12h00 | 15h00 – 18h00
Local: Praça norte da Sé
Público-alvo: Geral
 
Hoje Podemos Vê-la Por Dentro!
Visita acompanhada à cisterna da Rua do Castelo, orientada pelos arqueólogos da Câmara Municipal de Silves. Aventure-se na descida e exploração de um dos mais importantes monumentos subterrâneos do Centro Histórico de Silves.
(A atividade decorre no espaço adjacente à Sé, servindo os vestígios ali localizados como pretexto para abordar a história e a importância do abastecimento de água à cidade, sobretudo durante o período Medieval Islâmico, assim como a importância do contributo da arqueologia para a sua construção.)
Horário: 10H00-13H00 | 15h00 – 18h00
Local: Largo da Sé
Público-alvo: Geral
 
Arruada pelo grupo Al-Fanfare
Horário: 10H30 – 12h30
Local: Ruas do Centro Histórico e Castelo
 
Mesa Redonda: Património e Actualidade
Horário: 18H00
Local: Sala de colóquios do Museu Municipal de Arqueologia
Moderador: Dr. Pedro Gago (CCDR Algarve)
Oradores: Vereador da Câmara Municipal de Silves Dr. Maxime Sousa Bispo, Arq. José Alegria, Arq.ª Tatiana Sena, Arq. Miguel Reimão Costa.
Público-alvo: Geral
Organização: Delegação Sul da Ordem dos Arquitectos

 

 

MARINHA GRANDE ASSINALA SEMANA DA INTERCULTURALIDADE

 O Município da Marinha Grande vai promover a Semana da Interculturalidade 2025, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN ) Portugal, que visa sensibilizar a população para a importância de uma sociedade mais inclusiva e intercultural.

Em 2025, a Semana da Interculturalidade conta com o apoio da AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo e da OIM – Organização Internacional para as Migrações.
O programa do evento inclui ações de sensibilização, atividades culturais e iniciativas comunitárias, promovendo a partilha de experiências e o diálogo entre diferentes culturas.

Na Marinha Grande, o programa da Semana Intercultural é o seguinte:

De 31 de março a 04 de abril
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente 
Ação “ERASMUS”
Acolhimento de alunos eslovenos

2 de abril 

10h00 às 12h00 . Escola Alberto Nery Capucho 
“Missão Poliglota”
Jogo de perguntas sobre as culturas das 4 línguas lecionadas na escola
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente

10h30 . Auditório da Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte 
Debate sobre o filme “Zootopia”, com crianças do 3.º ano e 4.º ano do 1.º Ciclo — Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente
Município da Marinha Grande / Comissão Proteção Crianças e Jovens (CPCJ) Marinha Grande / Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente

3 de abril 
09h00 . Escola Secundária Pinhal do Rei 
Torneio de Cricket
Organizado pelos alunos de nacionalidade indiana em articulação com os alunos do 1.º ano do Curso Profissional de Desporto
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente / Município da Marinha Grande

10h00 . Escola Secundária Pinhal do Rei 
12h30 . Escola Alberto Nery Capucho
Leitura de “Poesia a várias vozes”
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente / Departamento de Línguas Estrangeiras do AE / Biblioteca Escolar

4 de abril

09h00 . Escola Secundária Pinhal do Rei
Dinamização de Jogos tradicionais de vários países
Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Nascente

10h00 . Escola Alberto Nery Capucho
Realização de um Desfile de Chapéus
Integra alunos de várias nacionalidades
Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Nascente

18h30 . Escola Secundária Pinhal do Rei
Realização de um Desfile de Moda
Organizado pelos alunos do Curso Profissional de Moda e Design
Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Nascente

10 de abril
Auditório da Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte 
Lançamento do “Manual de Acolhimento” para alunos estrangeiros
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente

14 de abril 
Marinha Grande
Ação de formação para pessoal não docente “O papel dos Assistentes Operacionais na promoção de uma escola mais inclusiva”
LEIRIMAR // Município da Marinha Grande.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Fablab Coimbra recebe visita de estudo de alunos do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho

 O Fablab Coimbra teve o prazer de receber, na manhã do dia 21 de março, um grupo de 33 alunos do 11.º e 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho. Esta visita de estudo, realizada entre as 9h30 e as 12h30, teve como objetivo proporcionar aos estudantes um contacto direto com as tecnologias e processos inovadores disponíveis no nosso laboratório.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Novotecna e da sua Escola Tecnológica, bem como o CETEC - Incubadora de Empresas da região de Coimbra. No Fablab Coimbra, exploraram o nosso espaço de prototipagem e inovação, onde foram apresentados diversos equipamentos, incluindo impressoras 3D, fresadoras, máquinas de corte a laser e projetos desenvolvidos por profissionais e entusiastas da área tecnológica.
 
Um dos momentos mais marcantes da visita foi a experiência prática oferecida aos alunos, que puderam ver os seus próprios projetos materializados através da tecnologia de corte a laser, levando para casa uma lembrança personalizada. Esta iniciativa reforça o compromisso do Fablab Coimbra em apoiar o ensino técnico e profissional, incentivando o desenvolvimento de competências práticas e criativas essenciais para a indústria tecnológica.
O Fablab Coimbra continua a sua missão de fomentar a inovação e a aprendizagem através da tecnologia, proporcionando experiências enriquecedoras a estudantes e profissionais da região.
 
Novotecna - Associação para o Desenvolvimento Tecnológico
Rua Coronel Júlio Veiga Simão, 3025 – 307 Coimbra | Coord. GPS: 46.352'N |  25.292' W
Tel:  +351 239 497 730 (chamada para rede fixa nacional)

 

MUNICÍPIO DE SILVES ABRE PROCEDIMENTO CONCURSAL DE RECRUTAMENTO

 O Município de Silves informa que foi publicado na II Série, nº 57 (parte H), de 21 de março de 2025, o aviso (extrato) referente à abertura de Procedimentos Concursais, com vista ao preenchimento dos seguintes postos de trabalho previstos e não ocupados no mapa de pessoal em vigor, nomeadamente:
 
» 2 postos de trabalho na carreira/categoria de Técnico Superior área de atividade Arquitetura, para a Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística
» 1 Posto de trabalho na carreira/categoria de Assistente Operacional área de atividade Auxiliar de Serviços Gerais para o Setor da Logística
Os eventuais interessados aos procedimentos concursais podem entregar as respetivas candidaturas até ao dia 03 de abril de 2025, devendo formalizá-las obrigatoriamente, dentro do prazo estabelecido para o efeito, através da plataforma eletrónica disponível em https://concursos-drh.cm-silves.pt/
Mais se informa que todas as comunicações e notificações referente aos Procedimentos Concursais serão realizados através do e-mail fornecido pelo candidato aquando da apresentação da candidatura.
Para mais informações, entre em contacto, através do email: concursos.drh@cm-silves.pt ou telefone:  282 440 819.

 

Sportec Expo 2025 – Condições Especiais para Empresas Portuguesas

 A AICEP divulga a Sportec-Sports Technology Expo 2025, feira dedicada à tecnologia e inovação no desporto, que decorrerá em Tânger, de 27 a 30 de novembro.

A organização da Sportec Expo 2025 lançou o desafio a Portugal de ser o “País de Honra” do evento e para esse efeito, propõe condições especiais para as empresas portuguesas que queiram participar:

* 10 primeiras empresas portuguesas a inscreverem-se, beneficiam de um stand gratuito de 9 m² equipado e caso desejem uma superfície superior aos 9 m² beneficiam de um desconto de 50% do preço de tabela para os m² suplementares;

* As empresas inscritas após as 10 primeiras beneficiam de um desconto 50% do preço do stand de 9 m² ou de maior superfície.

Para beneficiar da condições especiais concedidas pela organização, o dia 31 de março é a data limite para a inscrição das empresas portuguesas, qual deverá ser igualmente remetida para o seguinte endereço de email: mehdi.jbilou@portugalglobal.pt .

Mais informações

[Webinar “Leca® 5as às 5”] Coberturas Verdes: a vegetação como material obrigatório de construção

 

Coberturas Verdes: a vegetação como material obrigatório de construção

Com: Ana Mesquita (Arq.), Membro da Direção da ANCV

Já imaginou um mundo onde a vegetação não é apenas um complemento, mas um material essencial na construção? Um futuro onde a arquitetura se funde com a natureza? Esse futuro já está a ser construído, e as coberturas verdes são uma das suas peças-chave.

No próximo Webinar Leca® 5as às 5, vamos explorar como a vegetação pode transformar os espaços urbanos, tornando-os mais sustentáveis, eficientes e resilientes. Para isso, contamos com a experiência de Ana Mesquita, Arquiteta Paisagista, referência na implementação de soluções baseadas na natureza e especialista na escolha das espécies certas para garantir o máximo desempenho das coberturas verdes.

A escolha da vegetação influencia a capacidade de retenção de água, a resistência às condições climáticas, a biodiversidade e até a eficiência energética. Neste webinar, vamos conhecer os critérios essenciais para a escolha das espécies mais adequadas e perceber como a vegetação pode ser um verdadeiro material de construção.

Junte-se a nós para descobrir como integrar o verde nos edifícios de forma inteligente e sustentável.

Inscreva-se! https://www.leca.pt/webinars

Arrancou a obra de requalificação da Rua Padre Pascoal e da Rua do Barro; Hasta pública para alienação de vários imóveis Municipais a 08 de abril no Centro de Congressos de Aveiro; Túnel de Esgueira”

 I – Arrancou a obra de requalificação da Rua Padre Pascoal e da Rua do Barro
Teve início a obra de requalificação da Rua Padre Pascoal e da Rua do Barro, um novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro no valor de 252.751,15€, em execução pela empresa Embeiral – Infraestruturas e Serviços, Lda. e um prazo previsto para os trabalhos de três meses.
Tendo como objetivo principal a repavimentação total do arruamento, a obra integra também melhorias da rede de drenagem de águas pluviais, nos passeios, sinalização horizontal e vertical.
Os trabalhos vão decorrer de forma compatibilizada com a vivência do local e a salvaguarda dos acessos aos moradores. A Câmara de Aveiro solicita por isso, a máxima compreensão pelos incómodos que as obras poderão originar.
Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes e a qualificação do espaço público, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.

II – Hasta pública para alienação de vários imóveis Municipais a 08 de abril no Centro de Congressos de Aveiro
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) irá proceder à Hasta Pública, por licitação verbal, para alienação de vários Imóveis Municipais que terá lugar no próximo dia 8 de abril, terça-feira, pelas 10h00 no Centro de Congressos de Aveiro.
O processo encontra-se em consulta no site da CMA<https://www.cm-aveiro.pt/servicos/hastas-publicas/alienacao-de-varios-imoveis-municipais> e ainda na Divisão de Compras e Património sita no Centro de Congressos de Aveiro. Os vídeos dos imóveis também estão disponíveis para consulta no site e diretamente na conta YouTube do Município de Aveiro<https://www.youtube.com/watch?v=cjwuI-xbA0c&list=PLrsp504yx79TtAeUnYX3D7e2jB1eAU3nF>.
No total, estão constituídos 20 lotes em diferentes locais do Município de Aveiro (União de Freguesias Glória e Vera Cruz, Santa Joana, Esgueira, São Bernardo, Oliveirinha, Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz e São Jacinto), a seguir apresentados e indicados por categorias:

Lote 1 – Fração Habitacional, sita na Rua Sr. dos Milagres, n.º 28 – 1.º D Fração “L”, da União de Freguesias Glória e Vera-Cruz;
Lote 2 – Parcela de terreno, sita no Gaveto da Rua Carlos Silva Melo Guimarães e Rua Eng.º Silvério Pereira da Silva, da União de Freguesias Glória e Vera-Cruz;
Lote 3 – Parcela de terreno, sita no Gaveto da Rua Dr. Alberto Souto e Rua Alberto Soares Machado, da União de Freguesias Glória e Vera-Cruz;
Lote 4 – Terreno para construção, sita no Cais de São Roque, da União de Freguesias Glória e Vera-Cruz;
Lote 5 – Lote 1, para construção, sito nas Agras do Norte, da União de Freguesias Glória e Vera-Cruz;
Lote 6 – Lote 2 a 6, para construção, sitos nas Agras do Norte, da União de Freguesias Glória e Vera-Cruz;
Lote 8 – Terreno para construção, sito em Sá Barrocas, Rua Dr. Francisco Ferreira Neves, Rua da Cavalaria 5 e Travessa do Quartel, da União de Freguesias de Glória e Vera Cruz;
Lote 10 – Parcelas de terreno para construção, sitas na Rotunda da Avenida Europa, da Freguesia de Santa Joana;
Lote 12 – Terreno para construção, sito na Estrada de São Bernardo e Rua das Cilhas, da Freguesia de São Bernardo;
Lote 13 – Lotes 21 a 24, sitos no Loteamento na envolvente à Capela Nova das Quintãs, na Freguesia de Oliveirinha;
Lote 14 – Lotes 29 a 34, sitos no Loteamento na envolvente à Capela Nova das Quintãs, na Freguesia de Oliveirinha;
Lote 15 – Lotes 35 a 40, sitos no Loteamento na envolvente à Capela Nova das Quintãs, na Freguesia de Oliveirinha.

Lote 16 – Lotes 41 a 45, sitos no Loteamento na envolvente à Capela Nova das Quintãs, na Freguesia de Oliveirinha;
Lote 17 – Lotes 46 a 49, sitos no Loteamento na envolvente à Capela Nova das Quintãs, na Freguesia de Oliveirinha;
Lote 20 – Terreno para construção, sito na Urbanização de São Jacinto, Lote nº 8, do Setor N, na Freguesia de São Jacinto.

Lote 7 – Espaço Comercial, sito na Rua Clube dos Galitos, n.º 4, da União de Freguesias de Glória e Vera Cruz;
Lote 9 – Espaço Comercial, sito na Rua de Santa Maria da Feira, Bloco 37 – Loja 35, Santiago, da União de Freguesias de Glória e Vera Cruz.

Lote 11 – Terreno Industrial, para construção, sito na Zona Industrial de Taboeira, da Freguesia de Esgueira;
Lote 18 – Lote Industrial, para construção, sito na Zona Industrial de Nariz – Beco da Quinta da Azinhaga, na Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz;
Lote 19 – Lote Industrial, para construção, sito na Zona Industrial de Taboeira, na Freguesia de Esgueira.

Construção de nova rotunda
III – Túnel de Esgueira” cortado ao trânsito no sentido Esgueira – Aveiro durante cinco dias
No seguimento das obras de construção da nova rotunda a poente do “túnel de Esgueira”, será necessário proceder a um novo corte de trânsito na Rua de Viseu, no sentido Esgueira > Aveiro (Rua de Viseu > Avenida Nossa Senhora da Alegria / Avenida da Força Aérea) a partir de amanhã, dia 25 de março (terça-feira).
Estima-se que esta interrupção de trânsito ocorra por um período de cinco dias. Os transportes públicos, nomeadamente as linhas da Aveiro Bus no circuito urbano (azul e verde), poderão seguir o desvio que estará devidamente identificado.
Com um investimento da CMA no valor de 1,5 milhões de euros, em execução pela empresa Manuel Francisco de Almeida S.A., a empreitada corresponde à segunda fase de requalificação urbana na envolvente ao referido túnel, com o objetivo de capacitar o importante eixo de ligação urbana à Avenida Dr. Lourenço Peixinho.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

CERCA DE 200 JOVENS DO CONCELHO PARTICIPARAM NO CONCURSO MUNICIPAL DE LEITURA

 A 2.ª edição do Concurso Municipal de Leitura, promovida pela Câmara Municipal da Marinha Grande, através da Biblioteca Municipal, decorreu nos dias 19 e 21 de março, no Auditório da Resinagem, reunindo cerca de 200 alunos dos três Agrupamentos de Escolas do concelho.
O evento revelou-se um sucesso, tendo estimulado o gosto pela leitura, melhorado o domínio da língua portuguesa, a interpretação de textos e os hábitos de leitura entre os estudantes. 
A iniciativa decorreu em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e incluiu provas para os quatro níveis de ensino. Durante a Fase Municipal, os participantes realizaram provas escritas e provas de leitura.
Os resultados foram os seguinte:

1.º CEB
1.º Lugar - Maria Gândara (Escola Básica João Beare)
2.º Lugar - Sofia Santos (Escola Básica João Beare)
3.º Lugar - Salvador Silva (Escola Básica da Comeira)
4.ºs Lugares - Margarida Lucas (Escola Básica do Engenho), Joaquim Alves (Escola Básica 2/3 Prof. Alberto Nery Capucho) e Olívia Pinto (Escola Básica João Beare).
2.º CEB
1.º Lugar - Ana Miguel (Escola Básica 2/3  Guilherme Stephens)
2.º Lugar - Matilde Ramos (Escola Básica 2/3 Prof. Alberto Nery Capucho)
3.º Lugar - Pilar Ribeiro (Escola Básica 2 Padre Franklin)
4.ºs Lugares - Miriam Sousa (Escola Básica
2/3 Guilherme Stephens), Alícia Pêssego (Escola Básica 2/3 Prof. Alberto Nery Capucho) e Luísa Lourenço (Escola Básica 2 Padre Franklin)
3.º CEB
1.º Lugar - Inês Confraria (Escola Secundária Pinhal do Rei)
2.º Lugar - Alice Vieira (Escola Secundária José Loureiro Botas)
3.º Lugar - Tomás Coelho (Escola Secundária José Loureiro Botas)
4.ºs Lugares - Margarida Maia (Escola Secundária Pinhal do Rei), Carlota Santana (Escola Secundária José Loureiro Botas) e Violeta Ferreira (Escola Secundário Eng.º Acácio Calazans Duarte)
SECUNDÁRIO
1.º Lugar - Juliana Santos (Escola Secundária Pinhal do Rei)
2.º Lugar - Luana Santos (Escola Secundário Eng.º Acácio Calazans Duarte)
3.º Lugar - João Brito (Escola Secundário Eng.º Acácio Calazans Duarte)
4.ºs Lugares - Lara Mendes (Escola Secundária Pinhal do Rei), Sara Godinho (Escola Secundário Eng.º Acácio Calazans Duarte) e Elin Rocha (Escola Secundária José Loureiro Botas).

*Gabinete de Comunicação e Imagem