sábado, 29 de março de 2025

CÂMARA DA MARINHA GRANDE EXECUTA NOVO PASSADIÇO NA PRAIA DA VIEIRA

 A Câmara Municipal da Marinha Grande concluiu a execução do novo passadiço na zona sul da Praia da Vieira, junto à Lota, num investimento de cerca de 100 mil euros.
Esta obra respeita integralmente o Plano de Praia da Praia da Vieira e reforça o compromisso do Município na valorização do património natural, segurança e acessibilidade dos cidadãos. Teve como principal objetivo melhorar a acessibilidade pedonal na área da Lota e dos pavilhões da arte xávega, garantindo um acesso seguro e estruturado à praia.
Além de facilitar a circulação de peões, a obra visa proteger e reabilitar o sistema dunar, disciplinando os atravessamentos e prevenindo a degradação da paisagem natural. A intervenção foi necessária devido ao elevado estado de degradação das estruturas existentes, cuja manutenção já não era viável.

As principais intervenções foram:
-  Remoção das antigas estruturas de madeira (passadiços);
-  Construção de novos passadiços em madeira maciça de pinho;
- Implementação de plataformas de acesso, patamares e escadas para melhor mobilidade.
O novo passadiço substitui o anterior, desenvolvendo-se entre a Lota e o Beco dos Teimosos, e inclui ainda a ligação ao areal/plano de praia a partir do Beco dos Teimosos.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Sessão distrital do ensino básico do Programa Parlamento dos Jovens realiza-se em Porto de Mós


No próximo dia 31 de março, o Município de Porto de Mós vai acolher a sessão distrital do ensino básico do Programa Parlamento dos Jovens.

O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa promovida pela Assembleia da República, em articulação com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares/Direção de Serviços da Região Centro e outras entidades, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa. Tem por objetivos, entre outros, educar para a cidadania, dar a conhecer a Assembleia da República, promover o debate democráticos e os valores da democracia, incentivando a reflexão e debate de temas da atualidade que preocupam os jovens e a sociedade em geral.
Finalizada a 1.ª fase do programa, que culminou com a aprovação do Projeto de Recomendação em cada uma das escolas participantes e onde foram eleitos os respetivos deputados à Sessão Distrital e o respetivo candidato à Mesa da sessão, inicia-se agora a fase das sessões distritais/Regionais que, no caso do distrito de Leiria, irá decorrer no Cineteatro de Porto de Mós, entre as 9h00 e as 18h30 do dia 31 de março de 2025.

Nesta sessão distrital, que conta com a presença do Sr. Presidente do Município de Porto de Mós, de representantes da organização da DGESTE/DSRC, e do Instituto Português da Juventude, irão estar representadas 32 Escolas/Agrupamentos de Escolas do distrito de Leiria que elegeram os seus deputados para debaterem e aprovarem uma recomendação no âmbito do tema “ Novas Tecnologias: Oportunidades e Desafios para os Jovens” que irá ser levada à Assembleia da Républica nos dias 12 e 13 de maio de 2025 .

Nesta edição do Programa Parlamento dos Jovens 2024/2025, com 1135 escolas inscritas (580 do ensino básico e 555 do ensino secundário), estão ativamente envolvidos milhares de alunos, professores e respetivas comunidade educativas, tendo-se realizado diversas iniciativas e debates com a participação de Deputados da Assembleia da República e outras entidades que, deste modo, dão aos jovens a oportunidade de dar o seu contributo relativamente a possíveis caminhos no âmbito desta temática.

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Proença-a-Nova | "Troque resíduos por Plantas" bate recorde de participações


A Câmara Municipal de Proença-a-Nova assinalou o Dia Internacional da Árvore, a 21 de março, com mais uma edição da campanha "Troque Resíduos por Plantas", uma iniciativa de sensibilização ambiental que incentiva os munícipes a dar um destino correto a resíduos perigosos, como pilhas, baterias e pequenos eletrodomésticos.
A ação superou todas as expectativas, registando um aumento de 65% na participação face à edição anterior. No total, 53 munícipes aderiram à campanha, contribuindo para a recolha de aproximadamente 2.500 pilhas e baterias, 1.800 cápsulas de café e 127 pequenos eletrodomésticos. Como recompensa pelo compromisso ambiental, foram entregues 132 plantas das espécies disponíveis, incluindo alecrim, alfazema, medronheiro, agapanthus, cotoneaster e berberis.

A troca de resíduos por plantas decorreu no Viveiro Municipal de Proença-a-Nova, onde os participantes puderam entregar 25 pilhas, cinco equipamentos eletrónicos de pequena dimensão, três eletrodomésticos ou 25 cápsulas de café para receber uma planta à sua escolha, com um limite de três plantas por pessoa e sujeito à disponibilidade de stock.

Com esta campanha, o Município reforça a importância do correto encaminhamento de resíduos eletrónicos, que contêm metais pesados prejudiciais ao ambiente e à saúde pública. Pilhas e baterias podem demorar até 500 anos a degradar-se, tornando essencial a sua reciclagem para evitar a contaminação dos solos e dos recursos hídricos.

O "Troque Resíduos por Plantas" reflete o compromisso de Proença-a-Nova com a sustentabilidade e a economia circular, incentivando a comunidade a adotar práticas mais ecológicas e responsáveis.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Proença-a-Nova Cup reforça dimensão internacional em 2025


Proença-a-Nova recebe, de 15 a 19 de abril de 2025, a quarta edição da Proença-a-Nova Cup, um torneio internacional de futebol infantil destinado ao escalão sub-11, que se afirma como um evento de referência no desporto juvenil.

Com a participação de 16 equipas de oito países, a edição de 2025 reforça o caráter global da competição. Entre as formações confirmadas, destacam-se representantes do Brasil (B3 Academy, de Florianópolis, e Dragon Force Fortaleza), Suécia (Hisingsbacka FC, de Gotemburgo), México (IFAC e Atlético Michoacán), Polónia (Akademia Leśnik) e Finlândia (Rovaniemen Palloseura). Portugal será representado por oito equipas: EF Faro (AF Algarve), UF Comércio e Indústria e Benfica EF Almada (AF Setúbal), AF Alcoitão (AF Lisboa), GC Figueirense (AF Coimbra), ADC Proença-a-Nova e ACR Bairro do Valongo (AF Castelo Branco) e SC Freamunde (AF Porto).
O Proença-a-Nova Cup 2025 reforça também a aposta no desenvolvimento do futebol de formação com uma parceria inédita com a Gothia Cup, o maior e mais prestigiado torneio juvenil do mundo, realizado anualmente em Gotemburgo, na Suécia. Criada em 1975, a Gothia Cup reúne milhares de jovens atletas de mais de 80 países, sendo uma referência mundial na promoção do desporto juvenil e na criação de experiências enriquecedoras dentro e fora de campo.

No espírito de inclusão e fair play, todos os participantes da Proença-a-Nova Cup 2025 receberão prémios iguais. Além disso, o torneio oferecerá duas vagas gratuitas para a Gothia Cup 2026 a equipas portuguesas: uma será atribuída por sorteio entre todas as equipas nacionais participantes, enquanto a outra será destinada à equipa portuguesa melhor classificada na competição.

Outro destaque da edição de 2025 é a dimensão verdadeiramente global do evento, ilustrada pela impressionante distância entre as equipas mais a norte e mais a sul do torneio: Rovaniemen Palloseura (Finlândia), oriunda da cidade do Pai Natal, e B3 Academy (Brasil), de Florianópolis, também conhecida como a "ilha da magia". Separadas por 12.136 km, estas equipas simbolizam a diversidade e o alcance internacional da competição.

Além de fomentar o talento jovem e a troca cultural, a Proença-a-Nova Cup 2025 representa um impacto significativo para a economia e o turismo local. Durante os dias do torneio, o setor da hotelaria e restauração regista um crescimento expressivo, consolidando Proença-a-Nova como um destino atrativo para eventos desportivos internacionais.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Porto de Mós | 4º Festival do Folar e da Amêndoa Artesanal

 O Jardim Municipal de Porto de Mós, será o cenário do Festival do Folar e da Amêndoa Artesanal, que decorre de 11 a 19 de abril, reunindo várias entidades locais dedicadas à produção artesanal destes sabores tradicionais da Páscoa.
O evento tem como principal objetivo valorizar e incentivar a produção e comercialização de produtos artesanais do concelho, destacando especialmente os folares da Páscoa e as amêndoas. A iniciativa pretende também motivar os produtores locais a privilegiar ingredientes tradicionais, garantindo a qualidade e autenticidade dos produtos, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento económico e o turismo.
 
Este festival integra-se no programa cultural da Semana Santa e complementa o Festival Gastronómico do Cabrito e do Borrego, reforçando a aposta do município na divulgação das tradições locais. Durante vários dias, visitantes e habitantes terão a oportunidade de saborear e adquirir produtos genuínos, conhecer o trabalho dos artesãos locais e celebrar a tradição pascal em Porto de Mós.
 
O evento promete ser um ponto de encontro para os apreciadores da gastronomia tradicional e para todos aqueles que desejam manter vivas as tradições da região.
 
Não perca esta oportunidade de provar e levar para casa o melhor da doçaria tradicional da Páscoa!

*Patricia Alves 
(Comunicação) - Município de Porto de Mós

 

Este fim de semana muda a hora - Sabes o significado do tempo para uma mãe: qual a importância de uma hora no relógio?

 O significado do tempo para uma mãe: qual a importância de uma hora no relógio?

  • Um estudo realizado pela Philips Avent revela que 2 em cada 3 mães tem menos de 1 hora por dia para si próprias.
  •  A Philips Avent lança o posicionamento “Share the Care” * para incentivar a comunidade a apoiar as mães a reduzir as pressões que enfrentam diariamente.
28 de Março de 2025 - Tomar um banho tranquilamente, ir a uma aula de yoga à tarde ou reservar um tempo do seu dia para cozinhar os seus pratos favoritos... Esta hora por dia pode fazer a diferença. Embora, à primeira vista, uma hora no relógio possa parecer irrelevante, este é o tempo máximo que 2 em cada 3 mães despendem nas suas necessidades diárias básicas.
Como é habitual, no final de março, os relógios avançam uma hora para dar as boas-vindas à hora de verão. No entanto, a perda desta hora de descanso pode causar uma alteração brusca no equilíbrio natural do organismo, dificultando o adormecer ou o despertar à hora adequada. São sobretudo as mães as mais afetadas por esta mudança de hora, pois perdem este curto período para se dedicarem a atividades de lazer, ou descanso. É o que revela o estudo efetuado pela Philips Avent** no âmbito do seu posicionamento “Share the Care”*, que revelou que 61% das mães dedicam apenas uma hora ou menos às suas necessidades básicas.
A isto junta-se o problema da privação de sono das mães nos seus cuidados e, consequentemente, do bebé. O estudo sublinha que 51% das mães sentem mais pressão quando têm privação de sono, e um quarto delas já perde três horas ou mais de descanso.
 
O bem-estar das mães e a importância dos cuidados com o bebé
De acordo com um estudo** realizado pela Philips Avent, 73% das mães afirmam que, se a sua felicidade e bem-estar fossem afetados negativamente, isso também afetaria a sua capacidade de cuidar do seu bebé ao longo do tempo. De facto, 66% das mães afirmam que gostariam que os seus parceiros se envolvessem mais nos cuidados com o bebé e quase metade gostaria que os avós também ajudassem.
 
De acordo com Marci El-Deiry, Global Business Unit Leader, Philips Mother and Child Care, Women's Health, “as mães continuam a ser a força vital da nossa sociedade, mas estão, constantemente, sob pressão para serem ‘mães’ o tempo todo. É preciso consciencializar as mães para o facto de que dedicar tempo a si próprias não é um problema, e que fazê-lo é bom não só para elas, como também para o bebé. Temos de desmistificar o tabu entre as mães de que precisar ou pedir ajuda não significa que não estejam a fazer um bom trabalho.  Por isso é crucial que as pessoas que as rodeiam intervenham o mais proactivamente possível.”
 
Sobre o posicionamento “Share the Care”*
O estudo revela que quase todas as mães (74%) consideram que a pressão social e as expetativas aumentaram nos últimos 10 anos. A maioria das pessoas (88%) reconhece que as mães sacrificam a sua saúde e bem-estar pessoal para cuidar dos seus bebés. Estes sacrifícios representam um risco: 74% das mulheres sentem-se mais ansiosas do que antes de terem os seus filhos.
 
Para colmatar esta realidade, a Philips está a promover o posicionamento “Share the Care”, que visa sensibilizar as famílias, os amigos e a comunidade em geral para a importância de apoiarem as mães nos cuidados do bebé. Desta forma, as mães terão o tempo necessário para dar prioridade ao seu bem-estar e cuidados pessoais.
 
Philips Avent, 40 anos ao seu lado
Há mais de 40 anos que Philips Avent inova e lança produtos de confiança que lhe permitem trabalhar em conjunto com parceiros, amigos e familiares, oferecendo o melhor às mães e aos seus bebés.
Desde o lançamento dos seus primeiros produtos, a Philips Avent tem estado ao lado das famílias e dos mais pequenos do agregado familiar, acompanhando-os no seu crescimento, aprendizagens e adaptação. É por isso que alguns produtos Philips Avent são reconhecidos e adorados por 98% dos bebés em todo o mundo***.
 
“Share the Care” é muito mais do que um posicionamento, é um apelo para ajudar a melhorar a vida de todas as mães.
 
Imagens sobre “Share the Care” disponíveis neste link
_________________________________________
* Cuidar é um trabalho em equipa
** Fonte: Pesquisa internacional realizada pela OnePoll em colaboração com a Philips em novembro de 2023.
*** Os testes efetuados nos EUA em 2016-2017 revelam uma aceitação média de 98% da tetina macia Philips Avent utilizada nas chupetas ultras air e ultra soft para 0-6 meses e 6-18 meses.
_________________
Obrigada!
 
Élia Henriques
Client Manager