segunda-feira, 21 de abril de 2025

Rota do Românico ganha novo folego. CCDR Norte, Turismo do Porto e Norte de Portugal e Associação Valsousa assinam protocol

 Vinte e sete anos após a criação da Rota do Românico foi celebrado, na quinta-feira, 17 de abril, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, um protocolo que promete “revolucionar” a Rota, envolvendo a CCDR Norte, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Associação de Municípios do Vale do Sousa.
Nas palavras do presidente da Valsousa, Nuno Fonseca, “este protocolo vai revolucionar a Rota do Românico, dando-lhe um novo alento para a sua ampliação, abrindo portas a 86 municípios e garantindo o acesso da rota a financiamento comunitário.” E sublinhou: “A assinatura deste protocolo reveste-se de particular importância para o Norte de Portugal ao estabelecer as bases para um modelo institucional de gestão da Rota do Românico, mais robusto e articulado. Com o compromisso do alargamento da Rota do Românico, que possui um saber-fazer consolidado, o Norte ganha uma nova centralidade cultural e turística, ancorada na valorização de um legado que o distingue e funde.”
Para o presidente da CCDR NORTE, António Cunha, “este é um dia feliz para a cultura e para o património da Região Norte”. Com este protocolo de cooperação interinstitucional pretende-se “a estruturação, desenvolvimento, dinamização e promoção do projeto “Rotas do Norte”, nomeadamente da Rota “Românico a Norte”, objeto cultural e produto turístico de relevância estratégico nos Planos de Ação da Cultura e do Turismo NORTE 2030, aproveitando do legado e experiência do projeto “Rota do Românico”, afirmou o responsável.
Luís Pedro Martins, da Turismo do Porto e Norte de Portugal, enalteceu a parceria de entendimento e cooperação entre a CCDR NORTE e a TPNP, referindo que se trata de “um momento histórico para a Região, pois é a primeira vez que existe uma estratégia conjunta entre cultura e turismo”.
 
Por sua vez, o Vice-Presidente da CCDR NORTE, Jorge Sobrado explicou que “este protocolo marca o início de uma nova fase da Rota do Românico tal como a conhecemos. É o início da refundação do projeto. A Rota do Românico estender-se-á a toda a Região Norte, alargará o seu itinerário, adquire maior sustentabilidade e condições de internacionalização, e aumentará a influência da sua marca. É um exemplo de iniciativa dos seus municípios fundadores e é uma prova de maturidade regional."
 
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.
 
Com este protocolo pretende-se a reforma do modelo institucional de gestão da Rota do Românico, conformando-o à escala regional do Norte de Portugal e aos desafios de viabilidade e sustentabilidade, e qualificando a sua estrutura de gestão, sendo que os imóveis e bens a integrar na Rota “Românico a Norte” seguem os princípios programáticos e referenciais adotados pela Comissão de Gestão das “Rotas do Norte”, designadamente nos respetivos “Critérios de adesão e de reconhecimento” “Termos referenciais do procedimento de atribuição do selo Rotas do Norte”, publicados no site da CCDR NORTE.
 
Refira-se que o Plano de Ação Regional para a Cultura NORTE 2030 estabelece como uma das suas iniciativas estruturantes a organização, gestão e promoção de rotas turísticas regionais de Património Cultural, designadas de “Rotas do Norte”, identificando a Rota “Românico a Norte”, como uma delas.
 
Para além da Rota “Românico a Norte”, foram já celebrados protocolos para a dinamização das Rotas “Arte e Arquitetura Contemporânea a Norte”;  “Arte Rupestre” e “Escritores a Norte”. As Rotas do Norte incluem ainda as Rotas “Castros a Norte”; “Castelos e Fortalezas a Norte”; “Património Industrial a Norte”; Rede do Património Religioso; “Catedrais a Norte”; “Órgãos a Norte”; “Mosteiros e Conventos a Norte”; “Talhas, Azulejos e Frescos a Norte”; Caminhos de Santiago a Norte”; Património Imaterial a Norte” e Rota dos Jardins Históricos.
 
*Lousada, 21 de abril de 2025
Gabinete de Comunicação | CCDR-Norte

Oliveira de Frades | Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor

Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor Para assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, a Biblioteca Municipal, em parceria com a Associação Descobrir, promove, no dia 23 de abril, pelas 15h30, um encontro literário com a divulgação de diversos livros de poesia, poemas, contos, pinturas e fotografia. 

Este evento, que irá decorrer na Biblioteca Municipal, pretende assim reconhecer a importância da literatura.

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

Portalegre | II Dádiva de sangue da José Régio

Entre as causas que tem abraçado, e com sucesso, o Agrupamento de Escolas José Régio estão as relacionadas com temas de saúde e de solidariedade. E no contexto da Feira da Saúde, deste agrupamento da cidade de Portalegre, foi promovida a II Dádiva do estabelecimento de ensino.
Em harmonia com a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP –, os interessados reuniram-se nas instalações da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE.
Foram acolhidos dadores ligados ao agrupamento, entre os quais pais de alunos. Inscreveram-se no total 14 voluntários. E seis eram mulheres (42,9 %). Em termos de novos dadores, há a registar um e do sexo feminino.
De referir que todos os presentes concretizaram a doação, ou seja, em boa hora foram obtidas 14 unidades de sangue total nesta jornada.
E para 2026 já se pensa na III Dádiva da José Régio.
Vá e partilhe:


Universidade Católica: Nota sobre o falecimento do Santo Padre Papa Francisco

 A Universidade Católica Portuguesa manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. A sua partida deixa uma dor profunda nos crentes e em todos aqueles que encontraram nas suas palavras, gestos e ações um testemunho luminoso de humildade, generosidade, proximidade e esperança.
Na sua nota de pesar, a reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, recorda o Papa Francisco:
“Esperança foi não só o mote da sua vida, mas o seu legado, uma mensagem particularmente relevante num mundo de dissidência e contradições, onde o Papa Francisco foi o derradeiro líder ético.
 
Recordamos com particular emoção a visita de Sua Santidade à nossa Universidade, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em agosto de 2023. Foi um momento inesquecível e profundamente marcante para toda a comunidade académica. Nesse encontro, o Papa Francisco apelou à coragem do pensamento livre e ao compromisso com uma ecologia integral, desafiando os jovens a lutar contra a complacência e o medo “…tende a coragem de substituir os medos pelos sonhos: não sejais administradores de medos, mas empreendedores de sonhos!” Nesta ocasião, em que todos fomos peregrinos, a Universidade Católica foi interpelada a contribuir para um mundo mais justo, mais humano, mais solidário. O Papa Francisco encorajou-nos a sermos “poetas sociais”, capazes de imaginar e construir, com liberdade e criatividade, alternativas que transformem a realidade e exortou-nos a conjugar a excelência académica com o compromisso ético e social. É justamente este espírito que está presente em duas iniciativas que lhe são dedicadas: o Fundo Papa Francisco para apoio a estudantes refugiados e migrantes e a Cátedra Economia de Francisco e Clara.
 
Neste momento de luto, reafirmamos o nosso compromisso com o legado do Papa Francisco. Que a sua vida, dedicada ao serviço dos mais pobres, ao diálogo inter-religioso, à justiça climática e à cultura do encontro, continue a inspirar o nosso caminho como Universidade Católica. Que o seu testemunho de ternura e firmeza, de simplicidade e sabedoria, nos ajude a ser, como ele pediu, “artesãos do futuro”.
 
Rezamos pelo eterno descanso de Sua Santidade e confiamos à sua intercessão o futuro da juventude e da missão educativa que nos foi confiada”.
 
*Ana Serafim
Assessora de comunicação institucional

Cantanhede | Aluno da Escola Secundária Lima-de-Faria recebe 1.000 euros e diploma. Afonso Pereira da Cruz vence Prémio Lima de Faria

 
Afonso Bento Manata Pereira da Cruz, aluno da Escola Secundária Lima-de-Faria, é o vencedor do Prémio Professor Doutor Lima de Faria, distinção que desde 1993 é atribuída ao melhor aluno dos cursos secundários de todas as escolas públicas do concelho que tenha ingressado numa instituição de ensino superior.
A deliberação foi aprovada na reunião de Câmara de 2 de abril, e nos termos do regulamento, o jovem estudante, residente em Febres, e a frequentar o curso de Engenharia Informática e de Computadores na Universidade de Lisboa, irá receber um diploma e um prémio pecuniário de 1.000 euros.
A entrega formal do prémio decorrerá na sessão solene comemorativa do 25 de Abril, na próxima sexta-feira.
Na base desta deliberação estão os dados e respetivos extratos de classificações do melhor aluno do ano letivo 2023/2024, disponibilizados pelos estabelecimentos de ensino secundário. Da análise às informações recolhidas, verificou-se que Afonso Bento Manata Pereira da Cruz obteve a nota mais alta na candidatura efetuada ao ensino superior.
Recorde-se que o Prémio Professor Doutor Lima de Faria foi criado pela Câmara Municipal, tendo como referência o distinto percurso académico e científico do patrono, para que o seu exemplo sirva de incentivo aos alunos do concelho.

Torres Vedras | Bairros - Festival de Artes Cooperativas | 25 de abril a 3 de maio | CAC

 O Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras celebra quatro anos de existência. Para marcar esta data, realiza pelo segundo ano consecutivo, em cooperação com as organizações culturais da ENCOSTA, o "Bairros – Festival de Artes Cooperativas", de 25 de abril a 3 de maio. Durante uma semana, o festival promove uma programação vibrante, com concertos, teatro, atividades para os mais novos, visitas encenadas às exposições, mostras e gastronomia.
Nesta edição, destaca-se o projeto "Círculos", uma iniciativa de criação artística com participação comunitária, que envolve os parceiros da Encosta: ATV/Somos Comunidade, AREPO e A Bolha.
O “Círculos” é cofinanciado pelo Município de Torres Vedras e pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e a Direção-Geral das Artes (DGARTES), no âmbito do programa Artes e Periferias Urbanas.

Programa
25 de abril  
10h30-12h00 | Liberdade de Abril | Oficina Infantojuvenil
Com Beatriz Mota
Destinatários: 5 aos 7 anos
Local: Auditório CAC
Serviço Educativo CAC
15h30-17h00 |Avós e Netos | Oficina Infantojuvenil
Destinatários: 5 aos 12 anos
Local: Sala Oficina 2 CAC
Serviço Educativo CAC
 
26 de abril
10h30-12h00 | Olá Primavera | Oficina Infantojuvenil ESGOTADO
Com Beatriz Mota
Destinatários: 8 aos 18 meses
Local: Auditório CAC
Serviço Educativo CAC
11h00-12h00 | Desfile de Cabeçudos | Desfile
Local: Ruas da Encosta de São Vicente
Serviço Educativo CAC
11h00-12h00 | Que disfarce me serve a mim? | Visita Encenada
Com Susana Quaresma e Ricardo Fonseca
Local: Exposição Permanente CAC
Oficina de Adufes | Workshop
Com Joana Margaça
1ª Sessão: 10h00-11h30
2ª Sessão: 11h30-13h00
Local: Espaço Somos Comunidade
Inscrições: geral@atv.pt
ATV/Somos Comunidade
15h00-15h45 | Contos com Susana Cecílio | Sessão de contos
Destinatários: M/6 anos (famílias)
Local: Sala Oficina 4
15h00-17h00 | Olá Primavera | Oficina Infantojuvenil ESGOTADO
Com Beatriz Mota
Destinatários: 18 meses aos 4 anos
Local: Auditório CAC
Serviço Educativo CAC
21h00-22h00 | INCONTRO | Teatro de sombras e marionetas
Local: Anfiteatro CAC
A Bolha
 
27 de abril
11h00-12h00 | Alegria no entrudo, que amanhã será cinza | Visita Encenada
Com Carla Santos
Local: Exposição Permanente CAC
11h00-11h30 | Contos com Susana Cecílio | Sessão de contos
Destinatários: M/3 anos (famílias)
Local: Sala Oficina 4
15h00 | Lar doce lar | Inauguração de Exposição
Local: Oficina Comunitária
ATV/Somos Comunidade
17h00-18h00 | Poema(rio) Cantado| Concerto
Local: LEIRA – Lugar de Experimentação, Investigação e Relação Artística
AREPO
18h00 | Onde está o Zeca? | Documentário
Local: Auditório do CAC
Oeste Respira
 
2 de Maio
20h30-22h00 | Coro Música sem Idade e Esperteza Saloia | Concerto
Local: Anfiteatro do CAC
ATV/Somos Comunidade; Esperteza Saloia
22h00-00h00 | UXU Kalhus | Concerto
Local: Anfiteatro do CAC
 
3 de Maio
09h00-19h00 | Encontro de jogos de tabuleiro | Jogos
Local: Espaço Somos Comunidade
Inscrições: geral@atv.pt
ATV
10h00-12h00 | Rádio Paper | Jogos
Local: Bairros da ENCOSTA de São Vicente
Rádio Miúdos
10h30-11h00 | Jazzyababum | Teatro e música para bebés ESGOTADO
Destinatários: 6 meses aos 3 anos
Local: Auditório
Serviço Educativo CAC
11h00-12h00 | Que disfarce me serve a mim?| Visita encenada
Com Susana Quaresma e Ricardo Fonseca
Local: Exposição Permanente CAC
O pai que se tornou mãe | Teatro e workshop com Pedro Giestas
1ª sessão 10h00-11h00
2ª sessão 12h00-13h00
3ª sessão 14h00-15h00
4ª sessão 16h00-17h00
5ª sessão 18h00-19h00
Destinatários: M/3 anos
Local: Centro de Artes e Criatividade
15h00-16h00 | Visita encenada com Serviço Educativo | Visita Encenada
Local: Exposição Permanente do CAC
Serviço Educativo CAC
17h00-18h00 | BUGIGANGA (work in progress) | Artes de Rua / Teatro Físico
Local: Anfiteatro Entre Bairros
As Narigudas
18h30-23h00 | Tasquinhas | Napoleão / Casa Torta / Foliateca / Somos Comunidade
Local: Anfiteatro CAC
21h00-22h00 | Sara Correia | Concerto
Local: Anfiteatro CAC
Nota: Ao longo do Festival as entradas nas exposições do CAC são gratuitas

Dia 26 de Abril (Sábado), Campanha Especial para a Dádiva de Sangue e Medula Óssea no Salão dos Bombeiros Velhos/Aveiro


Atenção:
Como Ser Potencial Dador de Medula Óssea
Ter entre 18 e 35 anos
Ter no mínimo 50kg e 1.50m de altura
Ser saudável
Nunca ter recebido uma transfusão de sangue

Para se inscrever como potencial dador de medula óssea basta dirigir-se aos locais abaixo indicados, onde se fará a colheita de uma amostra de sangue, e simultaneamente a dádiva de sangue, sem prejuízo para a saúde do candidato à dádiva.

A triagem clínica é rigorosa. Convém que se façam acompanhar do Cartão de Cidadão assim o exige os formulários.
Para a Dádiva de sangue
Os requisitos para ser um dador de sangue são apenas três: ter pelo menos 50kg, idade igual ou superior a 18 anos e, claro, ser saudável. Depois de aceite como dador, há alguns cuidados a ter antes e depois da dádiva de sangue.

Se pretende fazer a doação de manhã, deve tomar o pequeno-almoço dito norma, de tarde após 2:30 horas a contar da hora em que terminou o almoço. Fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão e Cartão Nacional de Dador de Sangue.

Vejam as datas, locais e horários no site www.adasca.pt

Dúvidas? Ligue para 964 470 432 ou envie um email para omedicorespondecoimbra@ipst.min-saude.pt

O atendimento decorre por ordem de chegada, sendo distribuída no local uma senha numerada, com o respectivo questionário.

J. Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA