terça-feira, 22 de abril de 2025

Aberto concurso para concessão do Restaurante do Mercado José Estevão; O regresso dos Engraxadores dos Arcos; Encontro com a Dança de Aveiro apresenta-se em palco

I – Aberto concurso para concessão do Restaurante do Mercado José Estevão

Apresentação das propostas até ao dia 11 de maio
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) tem a decorrer um novo concurso público para a concessão da Exploração do Restaurante no Mercado José Estevão<https://www.youtube.com/shorts/RrxFaBNt4AQ> com o valor base de ocupação mensal de 3.000€ (+ IVA), a que corresponde o valor total de 342.000€ (+ IVA) por um período de 10 anos e um período de carência de seis meses.
As propostas devem ser submetidas até às 17h00 do dia 11 de maio, através do portal www.acingov.pt<http://www.acingov.pt/>.
No âmbito de uma gestão integrada para o Mercado José Estevão, pretende-se disponibilizar serviços e produtos de forma modernizada e coordenada.
A concessão incluirá a exploração do restaurante no primeiro piso, bem como dois quiosques e uma esplanada no rés-do-chão, funcionando estes como extensão do espaço principal. A restante área será mantida como Praça Pública, sob a gestão da CMA, reforçando-se como espaço central para eventos, reuniões e encontros da comunidade, à semelhança do ocorrido ao longo do ano de 2024.
Mais informações disponíveis aqui: https://www.cm-aveiro.pt/servicos/concursos-publicos

II – O regresso dos Engraxadores dos Arcos
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) promove o regresso de uma das tradições mais emblemáticas da cidade: os Engraxadores dos Arcos, na Praça de Melo Freitas, também conhecida como “Debaixo dos Arcos”.
Desde o início do século XX, este local foi conhecido pelas suas bancas de engraxador, que integravam a identidade urbana de Aveiro. Mais do que um serviço de cuidado e brilho do calçado, este espaço era um ponto de encontro e sociabilidade, onde se liam as manchetes dos jornais e se acompanhavam as notícias e a programação da cidade, do país e do mundo.
Com o objetivo de homenagear esta profissão tradicional e valorizar o significado histórico do local, a CMA desenvolveu uma nova banca de engraxador, num projeto contemporâneo executado pela empresa Larus. A estrutura apresenta um desenho moderno, inspirado na envolvente Arte Nova e nas emblemáticas arcadas da praça.
Este espaço volta agora a ganhar vida com a colaboração de um dos antigos engraxadores dos Arcos, recuperando-se, assim, um ícone da paisagem urbana aveirense e contribuindo para a preservação do património material e imaterial da Cidade. A iniciativa visa também sensibilizar as novas gerações para ofícios identitários, resgatando memórias e tradições que fazem parte da história coletiva de Aveiro.
A Banca dos Engraxadores dos Arcos funciona, em período experimental, entre 01 de abril e 30 de setembro de 2025, aos sábados das 14h00 às 18h00, e aos domingos e feriados, das 10h00 às 13h00.

III – Encontro com a Dança de Aveiro apresenta-se em palco

20.º aniversário marca edição de 2025

A Câmara Municipal de Aveiro vai realizar a 20.ª edição do Encontro com a Dança de Aveiro (ECADAv) no dia 3 de maio, pelas 17h00, no Centro de Congressos de Aveiro.

Com o tema “Dança no tempo”, o ECADAv constitui uma mostra pública de dança nas diversas modalidades, com o principal objetivo de divulgar o trabalho desenvolvido pelos diversos grupos, escolas, academias, associações e projetos do Município de Aveiro nas diversas vertentes da Dança.

Em palco estarão cerca de 190 bailarinos que vão interpretar diversas coreografias por 16 classes de nove escolas e academias nas áreas de hip hop, dança contemporânea, dança clássica, fusion, dancehall, ginástica rítmica, dança oriental e dança aérea.

Os grupos participantes serão Dança Oriental em Aveiro, Dance Soul Academy - Cenap, Dancenter Academia, Escola Gímnica de Aveiro (EGA), GEMDA Dance Hub, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva Dança Movimento Cacia, Escola de Dança Sandra Leite da Sociedade Musical de Santa Cecília, Academia de Saberes de Aveiro e Be a Legend que apresentarão um espetáculo artístico de movimento, luz e cor, num encontro com a dança no tempo. A participação é aberta a toda a comunidade com bilheteira gratuita e limitada à lotação do espaço.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO “PASSAGEM DE TESTEMUNHO” HOMENAGEIA A ARTE VIDREIRA

 O Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, localizado no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, recebe no dia 24 de abril, pelas 18h30, a inauguração da exposição “A Passagem de um Testemunho”, com curadoria de Joana Silva.
A mostra, organizada pelo Município da Marinha Grande, estará patente até ao dia 4 de outubro de 2025 e reúne obras de artistas maioritariamente naturais da Marinha Grande ou de concelhos vizinhos. O principal objetivo da exposição é valorizar e divulgar o trabalho dos artistas locais que, através das suas criações e do ensino, continuam a manter viva a tradição artística ligada ao vidro.

“A Passagem de um Testemunho” dá visibilidade a diferentes gerações de criadores, destacando a importância da continuidade e da transmissão de saberes na arte vidreira, um dos pilares da identidade cultural e social da Marinha Grande.
Os artistas representados são: Alfredo Poeiras, Arlindo Francisco, Cláudio Duarte, Eduardo Fróis, Fernando Esperança, Joana Silva, José Nascimento, Júlio de Jesus, Nelson Figueiredo, Noel Francisco, Olinda Colaço, Sandro Matias e Rita Barata.

A entrada é gratuita e a exposição poderá ser visitada de quarta a sábado, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 16h00, com as últimas entradas a ocorrerem até às 12h30 e às 15h30.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Teatro Aveirense revela a programação do segundo quadrimestre de 2025


Estreias, coproduções, encomendas artísticas com a comunidade aveirense, artistas internacionais, festivais e programação em espaço público
Destaque para as presença de nomes como Zé Ibarra, The Black Mamba, Expresso Transatlântico, Teatro Nacional São João, Visões Úteis, Tiago Guedes, Margarida Vila-Nova, Diogo Morgado, Manuel Marques , Bruno Aleixo, Circolando, Companhia Paulo Ribeiro e Estúdios Victor Córdon
Aveiro, 22 de abril de 2025 – A programação do segundo quadrimestre do Teatro Aveirense convida o público a desfrutar de propostas nas áreas da música, do teatro, da performance, da dança e da stand-up comedy, assim como a espetáculos criados em comunidade, artistas de Aveiro, coproduções e conteúdos para as famílias. É também a altura do ano em que são apresentadas mais propostas fora de portas, renovando o desafio para uma maior fruição do espaço público. Neste capítulo, o Festival dos Canais é, sem dúvida, o maior destaque.

Música com propostas nacionais e internacionais
Entre maio e agosto o Teatro Aveirense recebe diversas propostas musicais, numa agenda que começa com a celebração do 200º Aniversário de Johann Strauss, a cargo da Orquestra do Palácio de Schönbrunn de Viena (Austria), no dia 5 de maio, seguindo-se um concerto do brasileiro Zé Ibarra para a antestreia do seu álbum a solo, no dia 9 de maio. Ainda nesse mês, realiza-se mais uma edição da bienal Reencontros de Música Contemporânea, de 15 a 25 de maio, revelando novas obras de compositores atuais e revisitando obras de criadores do passado. Para junho ficam guardados os concertos de Bia Maria, dia 12, e The Black Mamba, dia 14, e em agosto repete-se a rubrica Novas Quintas na Rua, este ano com um concerto dos Expresso Transatlânticona Praça da República, no dia 7. Segue-se uma apresentação do projeto aveirense Lés e Lés, de Vitor Hugo e Carlos Lázaro, marcada para o mesmo local no dia seguinte. Ambos os projetos fazem parte da programação da Sala Aberta - programação em espaço público, onde se parte da paisagem, da geografia e do diálogo com a arquitetura e o património classificado que rodeiam o edifício do Teatro Aveirense para um convite à criação e à fruição cultural.

Teatro em vários registos, do clássico ao contemporâneo
Já no teatro fica marcado o encontro com Hamlet, do Teatro Nacional São João, encenado por Nuno Cardoso, nos dias 30 e 31 de maio do qual o Teatro Aveirense / Câmara Municipal é coprodutor. Em junho é apresentada uma desafiante performance/sessão de leitura da companhia Visões Úteis, criada por Jorge Palinhos, numa mistura de teatro e design gráfico. O título é Como Desenhar Uma Filha Nua e está marcada para o dia 26 de junho. No dia seguinte, o encenador Tiago Guedes propõe a sua visão de À Primeira Vista, partindo de um texto multipremiado de Suzie Miller, num monólogo conduzido por Margarida Vila-Nova. Para 26 e 27 de julho fica a apresentação de Swing, um espetáculo divertido sobre um casal a desafiar os seus limites, com Diogo Morgado, Diana Nicolau, Manuel Marques e Susana Blazer.

Bruno Aleixo e Carlos Coutinho Vilhena propõem dois momentos de stand-up
A stand-up comedy contará com dois momentos que prometem atrair as atenções do público. O primeiro acontece no dia 4 de maio com Aleixo Amigo – Um show ao vivo muito seu amigo, no qual o universo do personagem Bruno Aleixo é apresentado em palco, sucedido por Snob, do humorista Carlos Coutinho Vilhena, que no dia 21 de junho aborda a questão da mentira.

Um calendário especialmente preenchido na área da dança
A área da dança estará especialmente dinâmica neste quadrimestre, com um calendário que começa no dia 16 de maio comOU, de André Braga e Cláudia Figueiredo, da CRL – Central Elétrica, numa nova criação com o sul de Moçambique e o seu passado colonial como pano de fundo, seguindo-se ATA, de Maria Fonseca, a 5 de junho, que aborda a complexa questão da morte na sociedade atual. A 19 de junho é apresentado Sagração de Quem Era, de Margarida Constantino, no âmbito da rubrica Palcos Instáveis Segunda Casa, e no dia 4 de julho Paulo Ribeiro apresenta Maurice Accompagné, a primeira parte de uma trilogia dedicada à música, num início que se faz sob os auspícios de Luís de Freitas Branco e Maurice Ravel. Para 25 de julho fica reservada a apresentação da oitava edição do programa Território, dos Estúdios Victor Córdon, dedicado a jovens bailarinos e bailarinas, com um programa que inclui coreografias de Marco Goecke e Nadav Zelner.

Encomendas de projetos com a comunidade aveirense mostram-se em maio e junho
O segundo quadrimestre verá ainda a chegada ao palco de dois projetos criados com a comunidade aveirense ao longo do ano. Logo em maio dá-se a estreia de O Navio dos Sonhos e a Ilha dos Amores, com texto e direção artística de João Garcia Miguel, no âmbito do projeto OLAS - Objetos e Laboratórios Artísticos e Sociais, que nesta sua segunda edição faz uma viagem teatral pela essência da humanidade através de figuras carismáticas de Aveiro. Encontro marcado para 10 de maio. No dia 29 de junho dá-se a terceira edição do Cantar-o-Lar, projeto criado em parceria com a Orquestra Sem Fronteiras e realizado com os utentes de quatro lares para a terceira idade de Aveiro. Estes dois projetos fazem parte do legado da Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e passam a fazer parte integrante dos projetos de serviço educativo e comunidade do Teatro Aveirense.

As emoções tornam-se cores num espetáculo para as famílias e o público escolar
Já as famílias poderão contar com Panda Express, de Lewis Gillon & Joana Mário, para espetadores a partir dos 6 anos, feito de múltiplas cenas inspiradas no espectro de cores das emoções humanas. Apresentação nos dias 4, 5 e 6 de maio, com as sessões das duas derradeiras datas a serem dedicadas exclusivamente ao público escolar.

10ª edição do Festival dos Canais já tem datas marcadas
Quanto ao Festival dos Canais, um evento da Câmara Municipal de Aveiro organizado pelo Teatro Aveirense, celebra este ano a sua 10ª edição com uma programação que promete ficar na memória de todos e diversas iniciativas pensadas para assinalar estes anos no calendário cultural da cidade. As datas a reter são 16 a 20 de julho. A programação será revelada em breve.

Mais informações:

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Celorico da Beira: Comemorações | Revolução dos Cravos| 25 de abril


O Município de Celorico da Beira comemora os 51 anos da Revolução dos Cravos, com uma mão cheia de atividades a levar a efeito de 25 a 30 de abril.
As comemorações contam com um vasto e diversificado programa, para todos os gostos e idades, que arranca no dia 25 de abril, com o habitual hastear da bandeira pelas 10H00, seguido de uma romagem à estátua do soldado de abril, no jardim de Santa Eufémia, para se prestar tributo aos heróis da Revolução.
Da edição deste ano, destacamos em especial, a homenagem do Município aos ex-combatentes celoricenses, que foram destacados para defender a Pátria no Ultramar e a realização de uma Master Class, “A importância do fotojornalismo na democracia”, com o fotojornalista da Revolução, Alfredo Cunha. A participação nesta atividade é limitada e sujeita ao pagamento de 10€ por pessoa.

Da programação constam também, sessões de cinema e de teatro.
Mas, celebrar Abril e a conquista da liberdade, é também partir numa incursão pelas memórias de uma revolução que implica, inevitavelmente, revisitar poesias e canções emblemáticas da Revolução dos Cravos. Este ano, esta viagem musical fica a cargo da prata da casa: Alexandre Loio e Gabriel Gomes cantam Abril convidando músicos de cá.
Mais do que um feriado assinalado no calendário, comemorar o 25 de Abril, é uma oportunidade para avivar a memória e não deixar cair no esquecimento o preço da liberdade. E, porque a revolução dos Cravos é uma página gloriosa da nossa História coletiva, um símbolo nacional, é imperioso dar testemunho aos jovens, da importância extraordinária desta ação militar que veio pôr fim às amarras opressivas do regime fascista e ao obscurantismo e conquistou a liberdade, a igualdade e a democracia para o povo português.

*Prazeres Portugal
Gabinete de Comunicação e Relações Públicas



Porto de Mós encerra 2024 com contas aprovadas e investimento recorde

 O Município de Porto de Mós aprovou, na última reunião de câmara, as contas referentes ao ano de 2024, que ficou marcado pela maior execução de capital de sempre. O investimento ultrapassou os 10.2 milhões de euros, superando inclusivamente a previsão inicial inscrita no Orçamento (9.489.572€).
Entre os principais fatores que contribuíram para este resultado destaca-se a conclusão da obra de saneamento na EN8, entre a Cumeira e a Moitalina, com um investimento superior a 3,2 milhões de euros. Esta intervenção, há muito reivindicada pelas populações do Juncal e das Pedreiras, veio finalmente garantir um recurso essencial à qualidade de vida local.
Outro projeto estruturante foi a concretização do Ecoparque Verde na Calvaria de Cima, um espaço de lazer moderno numa das poucas freguesias que ainda não dispunham de uma infraestrutura do género, num investimento superior a 1 milhão de euros.
O município reforçou ainda a aposta na educação, com mais de 1 milhão de euros investidos em refeições escolares, atividades de enriquecimento curricular e prolongamento de horário, numa clara prioridade ao chamado “elevador social”.
As contas de 2024 refletem também uma sólida saúde financeira do município, com uma gestão criteriosa da despesa corrente e uma eficaz captação de fundos comunitários, que permitiram aumentar o orçamento anual em mais de 20%, atingindo os 36,5 milhões de euros.
No campo fiscal, o Executivo municipal manteve a política de devolução de impostos, aumentando os valores reembolsados face a 2023. Foram devolvidos mais 203 mil euros em IMT e mais 104 mil em IMI Familiar, este último totalizando já mais de 530 mil euros devolvidos desde a entrada deste Executivo. Em IRS, o valor devolvido em 2024 cresceu 551 mil euros em relação ao ano anterior, com um total acumulado superior a 1,8 milhões de euros.
O ano fechou com um resultado líquido positivo superior a 1,3 milhões de euros e um saldo de gerência que ultrapassa os 7 milhões. Também os principais rácios financeiros evoluíram favoravelmente, com destaque para a liquidez geral, que aumentou de 590% para 744%, e a liquidez imediata, que passou de 196% para 391%.
O investimento alargou-se ainda às áreas da Saúde (com os projetos Bata Branca e Cartão de Saúde), ao abastecimento de água (com requalificações no eixo central de Alqueidão da Serra), ao Desporto e Lazer (como a reabilitação do pavilhão gimnodesportivo e do recinto desportivo de Porto de Mós), ao Empreendedorismo e Inovação (com a Agenda Mobilizadora "Stone By Portugal" e os Bairros Comerciais Digitais), bem como ao reforço financeiro das Juntas de Freguesia.
 
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Proença-a-Nova | Projeto CLDS 5G – Proença (A)colhe já está no terreno

Iniciativa foca-se na inclusão social de crianças, jovens e população sénior
Arrancou a 6 de março de 2025 o projeto CLDS 5G – Proença (A)colhe, com uma duração prevista de quatro anos e uma missão clara: combater a pobreza e a exclusão social no concelho de Proença-a-Nova. O projeto que conta com uma equipa multidisciplinar dá especial atenção às crianças, jovens e população sénior, promovendo a inclusão social, o acesso efetivo a direitos na infância, a autonomia e o envelhecimento ativo, bem como o combate ao isolamento na idade avançada.
Desde o seu início, o projeto já dinamizou diversas ações no terreno e originou o grupo "Raízes C’Alma", que atua em várias aldeias do concelho – nomeadamente Cunqueiros, Vale da Ursa, Sobrainho dos Gaios e Sobral Fernando – promovendo momentos de partilha, aprendizagem e convívio intergeracional.
Neste âmbito já foram realizadas diversas atividades: Workshop de dança, fomentando a expressão corporal e o bem-estar; Ateliê de mandalas em lã, incentivando a criatividade e a motricidade fina; Sessões de sensibilização sobre prevenção dos maus-tratos na infância, em articulação com a CPCJ de Proença-a-Nova; e a iniciativa "A Voz dos Avós", que promove a hora do conto como estratégia para reforçar os laços intergeracionais e valorizar o papel dos mais velhos.
Este projeto, inserido na 5.ª geração dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), é uma aposta sólida na coesão social e no fortalecimento da comunidade local, garantindo que ninguém é deixado para trás.
Para mais informações ou para acompanhar as próximas iniciativas, consulte os canais oficiais do município.

*Andreia Gonçalves
Unidade de Comunicação, Turismo e Eventos

Águeda celebra 25 de abril com desfile associativo e sessão solene

 A Câmara Municipal de Águeda, no âmbito das comemorações dos 51 anos do 25 de Abril, preparou um programa que envolve atividades culturais, um desfile associativo e a sessão solene.
O ponto alto das cerimónias decorrerá no feriado nacional, dia 25, com o Desfile da Liberdade e Democracia, com as várias associações do Município pelas ruas da cidade, acompanhado pela Banda Alvarense, a partir das 15 horas, partindo da Avenida 25 de Abril e terminando na Praça do Município.
A comitiva seguirá para dois momentos simbólicos, às 16h15, com a deposição de flores (no Monumento à Mulher de Águeda e no Monumento de Homenagem aos combatentes de Águeda mortos na Guerra do Ultramar) e com a cerimónia do Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, onde será feita uma “Guarda de Honra” do corpo de Bombeiros Voluntários de Águeda.
Seguir-se-á algumas apresentações culturais, na Praça do Município, com o Grupo de Cantares Populares de Bustelo, Grupo de Danças e Cantares de Vale Domingos, e ainda com grupos corais dirigidos pelo Professor Joaquim Vidal (Orfeão de Águeda, Orfeão da Associação Cultural de Recardães, Grupo Coral Ré Canto e Sulfamily).
A sessão solene comemorativa do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Águeda decorrerá a partir das 17 horas, no auditório do Centro de Artes de Águeda, que terminará com um concerto da Banda Alvarense.
Para sábado, dia 26 de abril, estão ainda agendados dois momentos culturais: um espetáculo do Coro e Orquestra XXI Requiem de Fauré (21h30, no auditório do Centro de Artes de Águeda); “Em Abril livros mil!”, no âmbito da rubrica semanal “Porque hoje é sábado”, (11 horas, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre - as inscrições devem ser realizadas para o e-mail bmma.educativo@cm-agueda.pt).

*Gabinete de Comunicação e Imagem

 

Portalegre | 33 Colheita de sangue em Sousel 33

A capital portuguesa do borrego acarinhou mais uma brigada da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – em articulação com o serviço de Imunohemoterapia e da Medicina Transfusional (banco de sangue) da ULSAALE.
O local escolhido foi o centro de saúde de Sousel, que sorriu a 33 voluntários bem-dispostos e solidários. Dos presentes, 15 eram mulheres (45,5 %). A capital do borrego angariou 32 insubstituíveis unidades de sangue total, já que um dos inscritos não pôde concretizar a dádiva.
De sublinhar que compareceram cinco novos dadores de sangue. E destes, quatro eram do sexo feminino.
Inscreveu-se no Registo Português de Dadores de Medula Óssea um dos heróis deste dia.
O almoço, em que conviveram todos os que tornaram possível esta manhã tão especial, contou com o apoio da Câmara Municipal de Sousel.

Motard’s de Montargil a 10 de maio
Vamos continuar o nosso calendário de colheitas – aos sábados de manhã. Os Motard’s de Montargil (Ponte de Sor) vão cumprir o seu 14.º aniversário e, neste contexto, marcamos encontro no centro de saúde local, a 10 de maio. Já na Casa do Povo de Santo António Das Areias (Marvão) estaremos a 31 de maio.
Não deixe de estender o seu braço solidário e de ler:

*José Rui Marmelo Rabaça