quarta-feira, 23 de abril de 2025

Os melhores vinhos de Portugal vão ser conhecidos em Viseu


Final da 12.ª edição do Concurso Vinhos de Portugal vai ter lugar em maio, numa celebração que reforça a notoriedade de Viseu Dão Lafões como destino enoturístico de excelência

A cidade de Viseu, no coração da Região Demarcada do Dão, vai acolher, nos dias 8 e 9 de maio, a fase final da 12.ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, uma das mais importantes competições do setor a nível nacional. A apresentação do evento decorreu hoje, dia 23 de abril, no Solar do Vinho do Dão, com a presença dos principais parceiros da iniciativa.
 
Com cerca de 1300 vinhos nacionais em prova, o Concurso Vinhos de Portugal é um dos mais prestigiados do setor, constituindo uma montra de excelência para a qualidade e diversidade da produção vitivinícola nacional. A primeira fase da competição decorre entre 5 e 7 de maio, em Santarém, onde um painel de 72 jurados internacionais, incluindo nomes de referência na área, irá avaliar os vinhos em sessões técnicas de prova.
 
Em Viseu, já durante a fase final, nos dias 8 e 9, o painel do Grande Júri irá realizar visitas à Região Demarcada do Dão, onde terá a oportunidade de contactar de forma próxima com os produtores.
 
O evento termina com a cerimónia de entrega de prémios, também em Viseu, em que serão revelados todos os galardoados, incluindo os Grandes Ouros e os Melhores Vinhos do Ano. Os vinhos distinguidos com estes galardões garantem a presença em eventos internacionais, reforçando a visibilidade do vinho português nos mercados externos.
 
A 12.ª edição do Concurso Vinhos de Portugal é organizada pela ViniPortugal, tendo como parceiros Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, o Município de Viseu, a Comissão Vitivinícola Regional do Dão e a Turismo Centro de Portugal, que formalizaram uma parceria estratégica para acolher na região este evento de referência no setor dos vinhos.

“Um momento muito importante de afirmação da nossa região”
 
Fernando RuasPresidente da CIM Viseu Dão Lafões e da Câmara Municipal de Viseu, sublinha a importância da iniciativa: “O Concurso Vinhos de Portugal é um momento muito importante de afirmação da nossa região. Acolher a fase final confirma o posicionamento de Viseu Dão Lafões como destino enoturístico de referência”“Durante dois dias, as atenções do mundo dos vinhos vão estar direcionadas para Viseu, pelo que este evento será uma montra privilegiada para a promoção dos Vinhos do Dão e das experiências da região”, acrescenta.
 
Nuno MartinhoSecretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, destaca o trabalho de promoção dos vinhos da região: “O Concurso Vinhos de Portugal é uma ferramenta poderosa para a promoção externa do território. É resultado de um trabalho de valorização do setor vitivinícola, levado a cabo pela CIM, pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão e pelos municípios, que tem promovido a qualificação da oferta turística, a dinamização económica e o reforço da identidade da região enquanto destino vinhateiro. Esta será mais uma oportunidade para reforçar essa aposta”.
 
Frederico FalcãoPresidente da Direção da ViniPortugal, salienta que “mais do que um galardão, o Concurso Vinhos de Portugal é um selo de qualidade e uma plataforma de promoção internacional. Os vinhos premiados garantem presença em prestigiados eventos internacionais, reforçando a visibilidade e credibilidade do vinho português nos mercados externos. Além disso, o Concurso representa um momento importante de contacto entre os nossos produtores de vinho e diversas figuras de relevo internacionais, entre eles importadores, jornalistas e sommeliers".
 
De acordo com Arlindo CunhaPresidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, “A realização no nosso território do prestigiado Concurso Vinhos de Portugal vai permitir evidenciar ainda mais a qualidade dos Vinhos do Dão, que normalmente obtêm uma percentagem de medalhas significativamente superior à sua quota de mercado – tal como, de resto, costuma suceder nos grandes concursos internacionais em que participam anualmente”.


*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

*Filipe Santos
Assessoria de Imprensa


Castelo de Paiva | Certame no Largo de S. Lourenço. Dezena e Meia de Expositores na Prova de Vinhos de Bairros

 
Dois dias para apreciar verdes tintos de excelência
O aprazível espaço do Largo de S. Lourenço vai receber, no próximo fim-de-semana, a 21ª edição da Prova de Vinhos Verdes e Petiscos de Bairros, um certame local de referência, orientado para dar a conhecer e divulgar o vinho verde, sem dúvida o produto agrícola mais produzido, reconhecido e apreciado nesta freguesia paivense, sobranceira ao Rio Paiva.
Esperando-se um tempo primaveril, muitos vão ser os visitantes que vão marcar presença no certame, onde vão estar representadas as mais importantes quintas da freguesia, que se dedicam à produção do excelente vinho verde, com maior destaque para a produção do verde tinto, cada vez mais procurado e reconhecido, sendo que, ao todo serão dezena e meia de expositores nesta iniciativa de referência.

A organização regista a participação de uma dezena viticultores locais, para além do artesanato, da gastronomia, da doçaria tradicional, da representação da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, das Caipirinhas de Vinho Verde e do Restaurante da Feira, este ano com exploração a cargo da Comissão de Festas do Sr. dos Aflitos, que apresentará as especialidades gastronómicas que a freguesia mais evidencia.
A abertura do evento está agendada para o início da tarde de Sábado, dia 26, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Rocha e do deputado da AR e presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, para além de outros autarcas e entidades convidadas, dirigentes associativos, destacando-se as intervenções alusivas ao certame e à temática vitivinícola e potencialidades da freguesia.

Esperando que o certame possa repetir o êxito de anteriores edições, o presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, António Costa reconhece a colaboração da Câmara Municipal, tendo em conta o apoio disponibilizado pela autarquia paivense para a organização da iniciativa, elogiando o empenho e vontade dos produtores locais por fazerem questão de marcar presença numa actividade de grande interesse para a promoção da freguesia e do seu vinho verde, assim como de grande importância para dinâmica económica do próprio concelho.

Também  o presidente José Rocha manifesta o desejo que a iniciativa volte a ser um sucesso, registando uma boa adesão de visitantes e não deixa de destacar a importância do sector vitivinícola na economia desta freguesia e no próprio concelho, referindo o autarca que, “ o nosso vinho verde tem um potencial enorme que deve ser desenvolvido e, sendo um produto genuíno e de grande qualidade, merece sem dúvida, continuar a ser valorizado cada vez mais e divulgado em iniciativas desta grandeza, tal como esta, que tem sido promovida e realizada pela autarquia procurando mostrar o que de melhor tem a freguesia ”.

         A abertura oficial e recepção às entidades convidadas está agendada para as 14,00 horas de Sábado, com intervenções politicas, seguindo-se um périplo pelos “ stands” e expositores e a primeira prova de vinhos, registando-se depois animação de rua com a Micas Arrebitada e durante a tarde com o Rancho Folclórico de Bairros, também a actuação de Nel Marçal e ainda o Grupo de Concertinas da Terra até ao fim da tarde, sendo que, a partir das 21h00, a animação prossegue com a música tradicional portuguesa com a exibição do grupo “ Os Amigos da Sexta “, prosseguindo a noitada da feira com a Banda Marcial de Bairros e um grande bailarico com a Banda Nova Dança.

Já no Domingo, dia 27, o certame recomeça durante a tarde, com destaque para uma actuação dos Bombos “ Amigos de Galegos “ - Penafiel, seguindo-se a actuação do Conjunto Típico “ Os Amigos de Canelas “, de Arouca, registando-se ainda um animado bailarico popular com o Teclista Toninho, continuando o certame com o DJ Bruno Falcão até ao encerramento do evento.

Recorde-se que, esta 21ª Prova de Vinho e Petiscos de Bairros, tem o apoio da CM de Castelo de Paiva e a colaboração das diversas associações da freguesia, assumindo a autarquia local a continuidade desta mostra que já é uma referência concelhia e que, todos os anos, atrai centenas de visitantes para apreciar o Melhor Verde Tinto do Mundo.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
                                   


Águeda | Alteração programa 25 de Abril

 Na sequência do falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco, por Decreto n.º 6-A/2025, de 23 de abril, foi decretado Luto Nacional para os dias 24, 25 e 26 de abril de 2025.

Embora não exista impedimento legal à realização de eventos públicos, o Município de Águeda, por uma questão de respeito institucional, tradição e bom senso, entendeu proceder à adaptação do programa das Comemorações do 25 de Abril.

 

Deste modo, informa-se que o Desfile da Liberdade e da Democracia não se irá realizar, sendo substituído por um momento institucional e simbólico, com o seguinte enquadramento:


• 15h00 – Centro de Artes de Águeda: Receção aos participantes e registo fotográfico coletivo das associações representadas;

• 15h30 – Auditório do CAA: Realização da Sessão Solene da Assembleia Municipal de Águeda, que marcará oficialmente as comemorações do 51.º Aniversário do 25 de Abril de 1974.


*Gabinete de Comunicação e Imagem

Câmara de Aveiro assina protocolos com os Bombeiros num investimento de mais de 400 mil euros


Câmara de Aveiro assina protocolos com os Bombeiros num investimento de mais de 400 mil eurosO Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu, esta quarta-feira, 23 de abril, a Sessão Pública de Assinatura dos Protocolos de Cooperação entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), a Associação Humanitária de Bombeiros Guilherme Gomes Fernandes – Bombeiros Novos de Aveiro, e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aveiro – Bombeiros Velhos de Aveiro. A atribuição do valor global de apoio ascende a 404 mil euros. Importa referir que nos últimos cinco anos, a CMA entregou às Corporações de Bombeiros do Município de Aveiro, um valor de 5.390.856,00€.
Na Sessão esteve presente o Presidente da CMA, Ribau Esteves, o Vice-Presidente Rogério Carlos, bem como o Presidente dos Bombeiros Novos, Coronel Albuquerque Pinto, e o Presidente dos Bombeiros Velhos, Danilo Ferreira.

O apoio traduz-se num investimento de 210.425,47€, incluindo 15.000€ destinados à delegação de São Jacinto, para os Bombeiros Novos, e de 193.574,53€ para os Bombeiros Velhos.

Câmara apoia aquisição de duas viaturas de combate a incêndios florestais
No âmbito deste pacote de apoios, a CMA assinou também protocolos para comparticipar a aquisição de duas viaturas de combate a incêndios florestais – uma por corporação – num investimento total de 80.000€, financiado através do Portugal 2030 e com cofinanciamento adicional da CMA de 40.000€ por viatura.

Em destaque para 2025 está ainda o apoio financeiro de 215.000€ às quatro Equipas de Intervenção Permanente (EIP) em operação no Município, reforçando a capacidade de resposta das corporações ao serviço das populações.

Compromisso permanente com a proteção civil e a valorização do serviço público
Na ocasião, o Presidente da Câmara, Ribau Esteves, iniciou a sua intervenção com uma citação do Papa Francisco:
“Os rios não bebem da sua própria água; as árvores não comem dos seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo e as flores não espalham a sua fragância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza (...) A vida é boa quando estás feliz; mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa”.
Com estas palavras, Ribau Esteves destacou o papel insubstituível dos Bombeiros na salvaguarda de vidas e bens, reiterando o compromisso da CMA em garantir estabilidade financeira e operacional às corporações:
"O que procuramos é um patamar de contínua estabilidade e de trabalho em parceria, como temos feito até aqui, garantindo que não é pela relação com a CMA que surgem dificuldades na gestão das operações."
Ribau Esteves sublinhou ainda que este investimento não corresponde ao pagamento de um serviço, mas sim a uma cooperação voluntária e estratégica. "Estamos a financiar uma operação com sentido de serviço permanente, essencial para garantir mais e melhor qualidade de vida aos nossos concidadãos”, concluiu.
A cooperação com os Bombeiros integra-se na estratégia da CMA de reforço do serviço público, articulada com todas as entidades que partilham responsabilidades na proteção civil, sempre com uma visão estável, integrada e de trabalho em equipa.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Imagem C/ DR

Decorreu hoje, dia 23 de abril, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, a 1.ª Reunião Ordinária de 2025 da Comissão Nacional de Proteção Civil (CNPC).

 Decorreu hoje, dia 23 de abril, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, a 1.ª Reunião Ordinária de 2025 da Comissão Nacional de Proteção Civil (CNPC).

Da reunião, presidida pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, resultou o seguinte:

  1. Aprovada a Diretiva Operacional Nacional (DON) n.º2/2025 “Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais”;
  2. Aprovada a Diretiva Operacional Nacional sobre o Estado de Prontidão Especial do Sistema Integrado das Operações de Proteção e Socorro (SIOPS);
  3. Aprovada a “Diretiva Integrada de Vigilância e Deteção de Incêndios Rurais 2025”;
  4. Aprovado o Plano de Emergência Externo para o Risco de rotura da Barragem de Santa Luzia;
  5. Designadas as entidades INEM e Forças Armadas para membros do júri do Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais de promoção da resiliência;
  6. Tomada de conhecimento da aprovação dos Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil dos concelhos do Funchal e da Ribeira Brava, da Região Autónoma da Madeira e do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do concelho da Ribeira Grande, da Região Autónoma dos Açores.

 

A Diretiva Operacional é o documento que, anualmente, define os meios e estabelece a arquitetura da estrutura de direção, comando e controlo do SIOPS, estabelecendo ainda a forma como é assegurada a coordenação institucional, a regulação, a articulação e otimização das forças e organismos que integram o sistema.

 

Este ano a DON n.º 2 deixou de contemplar os meios e recursos afetos à Vigilância e Deteção, os quais são objeto de Diretiva própria da responsabilidade da Guarda Nacional Republicana (GNR). Foi também alterado o critério de apresentação dos meios (humanos e materiais), tendo passado a apresentar-se somente os meios, permanentes e mobilizáveis, efetivos em cada momento. Assim, passaram a ser contabilizados, de forma diária, os operacionais mobilizáveis (com tempo de mobilização até 3 horas), registando os recursos existentes e que em 2024 não estavam contabilizados.

 

Desta forma, durante o período de maior empenhamento (1 de julho a 30 setembro) os meios que estão diariamente disponíveis são 15.024 operacionais, pertencentes às diversas entidades. Por comparação com o mesmo período de 2024 existe um incremento de 873 operacionais.

 

Nível/Ano

2024

2025

Aumento

Bravo

11 293

11 716

423

Charlie

12 096

13 593

1 497

Delta

14 155

15 028

873

Charlie

12 284

12 780

496

 

Quanto aos meios aéreos, para além da alteração da tipologia de meios e capacidades, o dispositivo passa a contar com mais 4 meios aéreos alocados pelo Estado, integrando também os 3 helicópteros de ataque inicial da AFOCELCA, perfazendo assim mais 7 meios aéreos, num total de 79.

 

Uma imagem com texto, captura de ecrã, Tipo de letra, branco

Os conteúdos gerados por IA poderão estar incorretos.

 

O DECIR 2025 será apresentado numa sessão pública agendada para o próximo dia 29 de abril, às 15h30, em Pombal.

 

Mais informação sobre a CNPC:

https://prociv.gov.pt/pt/sistema-de-protecao-civil/comissao-nacional-de-protecao-civil/

 

SILVES VOLTA A SER "CASA" DO TORNEIO INTERNACIONAL ALGARVE ELITE CUP

 Foi com grande orgulho que a cidade de Silves voltou a acolher, no passado mês de março, no Estádio Dr. Francisco Vieira, a realização do Torneio Internacional Algarve Elite Cup dos escalões de Sub-13, Sub-14 e Sub-16.

O Vereador da Câmara Municipal de Silves, Maxime Sousa Bispo, esteve presente na grande final do evento, congratulando os organizadores do torneio, em particular o Silves Futebol Clube, assim como todos os clubes envolvidos.
 
A competição reuniu jovens de vários clubes nacionais e internacionais sendo uma experiência inspiradora e única para os participantes. A iniciativa celebrou o espírito desportivo e promoveu nos jovens atletas o desenvolvimento de competências sociais, disciplina,

perseverança, empatia, respeito, confiança, a importância do trabalho em equipa, concentração e pensamento estratégico, ajudando a solidificar os princípios do desporto de formação e a sua importância para um crescimento físico e psicológico saudável.
 
O apoio do Município de Silves ao Torneio Internacional Algarve Elite Cup reforça a resposta já consolidada da autarquia na promoção do desporto. Estabelecer ideais de um estilo de vida saudável, fomentar a prática de exercício físico e hábitos de vida ativa junto da comunidade que apostem, igualmente, na integração social e no combate às doenças do foro psicológico, tem sido uma constante preocupação por parte do Executivo Municipal Permanente.
Este apoio teve, também, um impacto positivo para a economia local, facto motivado pelo aumento da procura no comércio e restauração locais, refletindo-se no desenvolvimento económico das diferentes atividades.
 
De salientar que ao longo do evento foram entregues aos jovens atletas cerca de 1000 cantis "Lixo Zero 0 - Ambiente 100", com o propósito de contribuir e promover a diminuição da utilização de plástico.
Uma aposta da autarquia que procurou consciencializar os jovens para a preservação da sustentabilidade ambiental, incentivar para a reutilização de recursos e diminuição da pegada ambiental.
 
Parabéns a todos os atletas pela participação, dedicação e empenho!

 

 

7.ª edição da Feira da Saúde e Bem-Estar de Porto de Mós


A 7.ª edição da Feira da Saúde e Bem-Estar de Porto de Mós debruça-se sobre o tema “Famílias Saudáveis – Cuidados Primários de Saúde” e terá lugar entre os próximos dias 2 e 4 de maio, no Parque Almirante Vitor Trigueiros Crespo, em Porto de Mós.
Este será mais um momento de grande participação, partilha e sensibilização, onde as famílias poderão contactar com profissionais de saúde e serviços de bem-estar, adquirindo mais ferramentas para cuidar da sua saúde física e mental.

Ao focar-se no tema dos cuidados primários, a feira pretende apostar na prevenção, na literacia em saúde e na promoção de estilos de vida saudáveis, com base no objetivo estratégico definido pelo município, em parceria com o Conselho Municipal da Saúde.

Neste sentido, o programa da feira contemplo várias atividades lúdicas e educativas para crianças, rastreios e workshops para adultos, sessões de esclarecimento com profissionais de saúde, atividades físicas e momentos de convívio sobre temas tão diversos como a promoção da saúde oral, mitos e tabus da menstruação, comportamentos aditivos, sexualidade e relacionamentos interpessoais, aprender a viver a menopausa de forma saudável, fatores de risco na doença cardíaca, os primeiros meses de vida do bebé, a terceira idade e o cuidador informal até ao papel das emoções nas doenças.

O objetivo é, portanto, continuar a promover Porto de Mós como um território promotor da saúde e da qualidade de vida.

CONSULTAR PROGRAMA: Clique aqui

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

 

"Conforto Desconfortável”: Ricardo Neto Desvenda o Universo do Seu EP de Estreia

 A 21 de abril, Dia Mundial da Criatividade e Inovação, Ricardo Neto revelou uma primeira incursão no seu universo com o lançamento de Conforto Desconfortável — um tema que serve de porta de entrada para um trabalho de estreia intimista, onde palavra e melodia se entrelaçam numa identidade autoral vincada e cativante.
Com 26 anos, Ricardo Neto é natural de Amiais-de-Baixo, no coração ribatejano, mas foi em Aveiro que encontrou, como costuma dizer, o amor — pela cidade, pela música e por quem o acompanha. Foi também aí que fundou os Maria Café, uma banda aveirense de sonoridade pop leve e luminosa, onde segue como vocalista e de onde se adivinha um novo lançamento para breve. Dividindo o seu tempo entre Aveiro, Porto e as raízes que nunca largou em Amiais, Ricardo vai desenhando uma geografia afetiva que se reflete na sua música: sincera, próxima e profundamente pessoal. Com influências de Tiago Bettencourt, Maro, Salvador Sobral e Tiago Nacarato, a sua música vive de uma forte componente lírica, com letras introspectivas, poéticas e emotivas, que exploram o amor, a nostalgia, a procura interior e o quotidiano. Os arranjos são simples mas envolventes, e a sua entrega vocal — sensível e genuína — empresta autenticidade a cada canção.

O single "Conforto Desconfortável" é a primeira amostra deste trabalho de estreia de Ricardo Neto. A música, com uma sonoridade delicada e poética, foi a base para o título do EP. Para o artista, "Conforto Desconfortável" é uma expressão que não tem uma definição única. Segundo Ricardo, pode ser um equilíbrio, uma ponte, um sossego inquieto, um amor inexperto ou até mesmo um primeiro beijo — algo que pode ser tudo e, ao mesmo tempo, não ser nada.

As outras faixas do EP — "Será", "Porto Seguro" e "Adeus" — continuam a explorar as diferentes fases do amor, desde a incerteza do início, a procura de refúgio e culminando na decisão de deixar partir. Apesar de ter gravado vários takes de voz e guitarra, os escolhidos para o EP foram sempre os primeiros de cada música. Ricardo realça que, tal como no amor, a primeira vez é sempre a mais sincera, aquela em que damos o melhor de nós.

O EP será lançado a 10 de maio nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Tidal e Apple Music. Os vídeos e visualizers de cada tema serão lançados, nas semanas seguintes, no YouTube, Instagram e TikTok, oferecendo uma experiência visual que complementa a jornada emocional de cada canção.

Vídeo Teaser: MP4
Single "Conforto Desconfortável": MP3
Links Úteis: LinkTree 

*João Areias

 


CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA APRESENTA PROGRAMAÇÃO DO 25 DE ABRIL

 

O Município de Castelo de Paiva apresentou a programação que vai assinalar no concelho, as comemorações do 51º aniversário do 25 de Abril.
Para festejar a efeméride da Revolução dos Cravos, a autarquia paivense arranca com o programa a 24 de Abril, promovendo na véspera do feriado, um concerto “ Aromas de Abril & Amigos “, pelas 21h30 horas, no espaço do CICL- Centro de Interpretação da Cultura Local.

No dia 25 de Abril, o programa contempla, logo de manhã, às 10 horas, a habitual Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal, com intervenções políticas dos partidos representados na Assembleia Municipal, seguindo-se durante a tarde, a partir das 15 horas, a cerimónia de abertura dos 39ª edição dos Jogos Desportivos e o Desfile Associativo no Largo do Conde.

Um pouco mais tarde, para as 17 horas, no espaço do Auditório Municipal, acontecerá o concerto da Banda Musical de Fornos, que festeja nesta data o 116º aniversário.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa                                   

PRIMEIRA PARTE DO CAMPEONATO REGIONAL DE PATINAGEM LIVRE DECORREU NA CIDADE DE CANTANHEDE

 
Numa organização da Associação de Patinagem de Coimbra e com a colaboração do Municipio de Cantanhede, União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça e da Secção de Patinagem Artística da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, realizou-se nos dias 12 e 13 de abril, na cidade de Cantanhede a 1.ª Parte do Campeonato Regional de Patinagem Livre, evento organizado pela (APC), que se revelou um marco importante para o município.
Esta competição, além de ser a principal prova da APC, foi também a primeira competição oficial da modalidade realizada em Cantanhede, estando presente a Associação de Patinagem da Covilhã, Associação Desportiva Oliveira do Hospital Sports, Grupo Recreativo O Vigor da Mocidade, Associação Académica de Coimbra, Associação Desportiva de Mira, Associação Recreativa de S. Miguel de Poiares, Centro Cultural e desportivo Académico dos Penedos Altos, Núcleo Desportivo e Social, Unidos Futebol Clube de Tortosendo e Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, envolvendo a competição cerca de 100 pessoas.
Após um período de treinos livres para os patinadores, decorreu a Cerimónia Oficial de Abertura, contando com a presença para além das e dos patinadores, dos seus treinadores e delegados que os acompanharam no palco da realização destes Campeonatos, decorrendo de seguida as provas, nomeadamente o programa curto.
No dia 13, domingo, no final de se realizarem as provas dos programas curtos e longos, decorreu a Cerimónia Oficial de Encerramento, que contemplou a entrega de prémios aos vencedores de cada escalão, estando presentes Lurdes Siva Presidente da Direcção Geral da Sociedade Columbófila, Luis David, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Sandra Duarte, Vice Presidente e Ivone Martins, Vice Presidente Financeira, todas da Associação de Patinagem de Coimbra, Nuno Caldeira, Presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça e o Vereador do Desporto do Municipio de Cantanhede, Adérito Machado, que para além de se congratularem com o êxito alcançado pelo evento, colaboraram na entrega de prémios.
A patinadora Dara Marques, alcançou no final da sua prova o 5.º lugar, competindo com mais 10 atletas, Rita Lopes Estrela o 18.º lugar, tendo Eduardo Cunha, alcançado o 1.º lugar, competindo com mais um patinador e Maria Filipa Fernandes, que igualmente alcançou o 1.º lugar, competindo com mais 4 atletas.



ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA REÚNE EM SESSÃO ORDINÁRIA

 

Em cumprimento do disposto art.º 27.º da Lei 75/2013, de 12 de Setembro, na sua redacção actual, e do art.º 36.º do Regimento da AM, o presidente Almiro Moreira convocou uma Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, para o dia o próximo dia 29 de Abril, com início às 20:00 horas, a realizar no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, com a seguinte ordem de trabalhos:
Período Antes da Ordem do dia
1. Informações gerais e expediente.
2. Votação da acta da reunião ordinária de 21 de Fevereiro de 2025.
3. Assuntos gerais de interesse municipal.
4. Apreciação da informação escrita da atividade da CM e da situação financeira do Município.
Período de Intervenção do Público
5. Intervenção do Público.
Período da Ordem do dia
6. Apreciação e deliberação - Prestação de Contas 2024 – Relatório de Gestão.
7. Apreciação e deliberação - Requalificação das ruas de S. Gens, Travessa de S. Gens, Rua do Bacelo, Rua da Boavista, Rua da Felgueira, Rua do Tecelão, Rua de Vilar, Rua do Souto e Rua do Outeiro, na freguesia de Santa Maria de Sardoura – Repartição de Encargos Plurianuais.
8. Quinta e Casa da Boavista - Testamento do Conde de Castelo de Paiva - Memorando de Entendimento - Processos judiciais em curso – Discussão.
9. Construção do Centro de Formação Profissional e a Revisão da Carta Educativa – Discussão.
Período de Intervenção do Público
10. Intervenção do Público.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
                                           

CENTRO 2030 LANÇA CONCURSO PARA APOIAR A CONTRATAÇÃO DE JOVENS DOUTORADOS PELAS EMPRESAS


O Programa Regional do Centro (Centro 2030) abriu um concurso, com uma dotação de dois milhões de euros do Fundo Social Europeu +, para financiar a contratação de doutorados pelas empresas (PME), para apoiar os processos de inovação empresarial.

Este concurso tem por finalidade apoiar a inserção profissional não académica e em meio empresarial dos jovens com formação avançada, bem como aumentar as interações entre as empresas e o sistema científico e tecnológico, acelerando os seus processos de transformação e intensificação tecnológica.

Insere-se no objetivo do Centro 2030 de promover a adaptação das empresas à mudança (especialmente em áreas tecnológicas alinhadas com as transições digital e verde) e de responder às recomendações da Comissão Europeia a Portugal ao nível da redução da segmentação do mercado de trabalho e a melhoria das competências da mão de obra.

Segundo Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P (CCDR Centro), “são cada vez mais os jovens que concluem formação superior ao nível de doutoramento nas instituições de ensino superior da região, mas que têm dificuldade em encontrar oportunidades de emprego no nosso país alternativas à via académica e com salários adequados ao seu nível de formação, levando a que muitos abandonem o país. Com este concurso pretende-se reforçar a capacidade da região reter os talentos que produz nas suas universidades e institutos politécnicos e ajudar as empresas a melhorar a sua competitividade e capacidade de adaptação aos tempos de incerteza que vivemos. A inovação nas empresas, que é fortemente apoiada através dos sistemas de incentivos às empresas do Portugal 2030 e em particular do Centro 2030, requer recursos humanos capacitados para implementar os processos de inovação e transformação tecnológica, nomeadamente nas áreas da transição digital e energética”.

O aviso de concurso está publicado no site do Programa Centro 2030 em https://centro2030.pt/avisos/

Silves | Circulação Interdita dia 25 de Abril | Comemorações 25 de Abril


O Município de Silves informa que, devido ao concerto comemorativo do 25 de Abril, com Xutos & Pontapés, será necessário interditar a circulação de
viaturas no estacionamento do Parque Ribeirinho, entre as 19h30 do dia 25 de abril e a 1h00 do dia 26 de abril.

Agradecemos a compreensão de todos, para o normal decorrer do espetáculo, e desejamos um excelente concerto com esta banda icónica.

Na terça-feira, 22 de abril. Município de Cantanhede reabilita envolvente do Centro Social de Recreio e Cultura da Sanguinheira

 
A Câmara Municipal de Cantanhede formalizou ontem, dia 22 de abril, o auto de consignação que marca o início da obra de intervenção na envolvente do Centro Social de Recreio e Cultura da Sanguinheira.
O documento foi assinado no local pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e pelo representante da empresa adjudicatária, num encontro em que estiveram também presentes o presidente da Junta de Freguesia da Sanguinheira, Euclides Vinagreiro, e a presidente da direção do Centro Social de Recreio e Cultura da Sanguinheira, Sara Brado.
A obra, no valor de 29.143 euros, inclui a execução da rede de drenagem pluvial, seguida da aplicação de lancis para delimitação dos passeios e zonas de espaços verdes.
Posteriormente, serão aplicadas as camadas betuminosas e realizada a sinalização horizontal e vertical necessária.
Com estas intervenções, o equipamento ficará apto a entrar em funcionamento, estando o espaço público envolvente concluído ao nível dos arruamentos e passeios.
A obra deverá iniciar em breve e terá duração de 30 dias seguidos incluindo sábados, domingos e feriados.



UC confirma segurança ecológica do primeiro agente de controlo biológico introduzido em Portugal para combater a acácia

 
Um estudo liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) confirma a segurança ecológica de Trichilogaster acaciaelongifoliae, o primeiro agente de controlo biológico introduzido em Portugal continental para combater a planta invasora acácia-de-espigas (Acacia longifolia).

Este trabalho, liderado por Francisco López-Núñez, investigador do Centro de Ecologia Funcional (CFE) da FCTUC, está publicado na revista Restoration Ecology e representa um marco no rigor do acompanhamento pós-libertação de agentes de controlo biológico.

«A Trichilogaster acaciaelongifoliae é uma pequena vespa nativa da Austrália, que atua depositando ovos nos botões florais e vegetativos da acácia-de-espigas, formando galhas que interrompem a sua capacidade de reprodução e dispersão de sementes e crescimento, respetivamente. Após extensivos testes de especificidade, este agente de controlo biológico foi selecionado e libertado em 2015 em vários locais do litoral português», explica Francisco López-Núñez.

Três anos após a introdução deste agente de controlo biológico, uma equipa de investigadores da FCTUC e do Instituto Politécnico de Coimbra demonstrou, através de análise de redes tróficas complexas, que este inseto altamente especializado não causou impactes negativos, diretos ou indiretos, em espécies não-alvo.

O estudo incluiu a análise e identificação de 154 espécies de plantas, cerca de 45 mil galhas e 11 mil insetos no Litoral Centro de Portugal, além da construção e análise de redes tróficas complexas entre plantas, galhas e parasitoides. Os resultados mostram que, quando devidamente planeado e monitorizado, o controlo biológico pode ser uma estratégia segura e eficaz para ajudar a restaurar ecossistemas invadidos, com impacte mínimo sobre a biodiversidade nativa.

«A ausência de efeitos não desejados sobre outras plantas e insetos nativos é um sinal muito promissor. Este é um passo pioneiro na Península Ibérica, e muito importante para aumentar a confiança no uso sustentável do controlo biológico na conservação da natureza. Este estudo reforça a importância da monitorização a longo prazo e demonstra que é possível avaliar detalhadamente as interações ecológicas geradas por agentes de controlo biológico», conclui Francisco López-Núñez.

O artigo científico “Three-trophic level food webs support the safety of a biocontrol agent 3years after release pode ser consultado aqui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia