quinta-feira, 1 de maio de 2025

IPST: 28 de abril – Suspensão total do Fornecimento Elétrico em Portugal e Espanha: Impacto na Doação e Transplantação e na rede de frio de conservação dos componentes sanguíneos e plasma para fracionamento


Na sequência do incidente de interrupção temporária do fornecimento elétrico ocorrido no passado dia 28 de abril, o IPST informa que:

· Apesar dos constrangimentos verificados em todo o país, decorrente da suspensão do fornecimento de eletricidade em Portugal e Espanha, a atividade de doação e transplantação, apresentou um exímio desempenho;
· O acionamento dos respetivos planos de contingência pelas diversas Unidades de Saúde Local (ULS), foi declarada a total capacidade de atuação nas situações de Urgência e Emergência;

· Durante o período de “apagão” foi inclusivamente assegurada uma colheita de órgãos e tecidos num Dador em Paragem Cardiocirculatória não controlada. Foram colhidos 2 rins e 2 córneas, com efetivação dos transplantes renais durante o período da manhã do dia 29;

· Foram protelados transitoriamente 2 transplantes renais (colheita efetuada na madrugada de dia 28) até o verdadeiro conhecimento do problema assim como solução expectável. Os mesmos foram realizados durante a tarde de 28/4;

· Integrado num programa de transplante renal cruzado internacional, estava agendado para 29/4 o cruzamento de um par Português (Porto) com um Espanhol (Barcelona). Por questões de segurança, em concertação total com a Organização Nacional de Transplantes (ONT) Espanhola, foi decidido o adiamento do procedimento. O mesmo já está reagendado para 1/5/2025, sem prejuízo major para dadores e recetores.

Destaca-se um trabalho em rede, de um enorme profissionalismo, dedicação e empenho de todos os envolvidos nas atividades de doação e transplantação, quer a nível nacional, como internacional. Não se tendo verificado a perda de dadores ou qualquer oportunidade de salvar vidas.

De salientar ainda a boa conservação dos componentes sanguíneos e em particular o plasma armazenado para fracionamento, que manteve constante a temperatura de -30º , com a colaboração quer do SUCH, quer dos Bombeiros, no abastecimento do combustível necessário ao funcionamento dos geradores de emergência.

30 de abril de 2025

Cantanhede | Órgão consultivo vai ajudar na definição de estratégias e políticas do setor primário. Assembleia aprovou regulamento do Conselho Municipal de Agricultura

 

A Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou, na reunião ordinária de 29 de abril, o regulamento que estabelece as normas de funcionamento, as competências e define a composição do Conselho Municipal de Agricultura de Cantanhede. Na sessão foram ainda eleitos os representantes da Assembleia que vão integrar o órgão consultivo.
Ajudar o Executivo Municipal na definição de estratégias e políticas de gestão do meio rural é uma das atribuições do Conselho Municipal de Agricultura de Cantanhede, que se assume como “uma ferramenta facilitadora em diversos domínios da atividade do setor primário”, com especial incidência no apoio à instalação e fixação de jovens no concelho para, deste modo, rejuvenescer o tecido empresarial agrícola.
De acordo com o documento aprovado pela Assembleia Municipal, que agora segue para publicação em Diário da República, pode ler-se ainda que é objetivo deste Conselho estimular a reflexão e o debate, promover a troca de conhecimento, e facilitar a articulação, coordenação, informação e cooperação entre entidades que atuam ou estão envolvidas nas atividades do setor primário no concelho de Cantanhede.
Pretende, também, analisar a situação atual, e identificar linhas estratégicas para potenciais investimentos que possam aprimorar as dinâmicas económicas, assim como otimizar e valorizar os produtos e subprodutos das explorações presentes no território.
Presidido pelo vereador responsável pelo pelouro da Agricultura, este órgão integra ainda um representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e do Instituto Politécnico de Coimbra, o diretor do Departamento ao qual estejam afetas as competências do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor da Câmara Municipal de Cantanhede, o chefe da Divisão correspondente ao Departamento referido, representantes da Associação Empresarial de Cantanhede, da AD elo - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego e de cada uma das organizações e associações dos setores agrícola, pecuário e apícola com expressão concelhia, e um representante do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor.

EDIÇÃO DO BOLETIM INFOADASCA Nº. 57 MAIO 2025


É com profunda satisfação que trazemos até voz mais uma edição do nosso Boletim InfoADASCA, neste caso nº. 57 alusivo ao mês de Maio. Não é fácil manter este projecto editorial com o propósito de levar até aos dadores associados da ADASCA, dando a conhecer as actividades desenvolvidas e outras a curto prazo.
Trazemos artigos interessantes, elucidativos não só relacionados com a dádiva em si, mas, com outros assuntos, com destaque para a Fotorreportagem alusiva à Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA), demonstrando como os jovens são solidários. A todos sem exceção o nosso sincero Obrigado. Vós sois os dadores do futuro.
Bom seria que os leitores nos enviassem artigos, sobre diversos assuntos, não tem que ser relacionados com a dádiva.
Por fim, já estamos a trabalhar para a realização da III Semana do Dador de Sangue, que irá decorrer entre os dias 9 e 13 de Junho na Praça Marquês de Pombal, no âmbito do Dia Mundial do Dador de Sangue no dia 14 daquele mesmo mês.
*O boletim podem ser lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1969



SECRETÁRIA DE ESTADO DA ACÇÃO SOCIAL E DA INCLUSÃO ESTEVE DE VISITA AO CONCELHO DE CASTELO DE PAIVA

A Secretária de Estado da Acção Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, esteve recentemente de visita ao concelho de Castelo de Paiva, numa iniciativa organizada com a finalidade da demonstração da dinâmica desenvolvida pelos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) de Castelo de Paiva, Arouca e Vale de Cambra, sendo todos estes projectos coordenados pela ADRIMAG.
A Secretária de Estado foi recebida na EB 1 de Oliveira do Arda, pelo Presidente da Câmara Municipal, José Rocha, que esteve acompanhado do presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, da Vereadora Liliana Vieira, do presidente da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, Joaquim Martins, e a directora do Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão, Emília Silva, bem como do coordenador da ADRIMAG, João Carlos Pinho e pela equipa do CLDS de Castelo de Paiva.
A Secretária de Estado da Acção Social e da Inclusão teve a oportunidade de presenciar uma “Actividade Intergeracional” entre um grupo de crianças que frequentam a E.B 1 de Oliveira do Arda, e um grupo de pessoas idosas que residem no concelho de Castelo de Paiva, através de momentos de partilha e diversão entre todos aqueles que quiseram apender brincadeiras antigas, organizado pela equipa do CLDS de Castelo de Paiva.



*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa                                              

LIVRE apresenta candidatas e candidatos pelo distrito de Aveiro

 LIVRE realizou, no passado domingo, dia 27 de abril, a apresentação de candidatura às eleições legislativas no distrito de Aveiro, na Torre da OIiva em São João da Madeira.
Esta sessão contou com a presença de vários elementos da lista do partido pelo distrito de Aveiro, e também com a presença do co-porta-voz do partido, Rui Tavares.
A candidata número três pelo distrito, Salomé Gomes, destacou as diferentes realidades vividas no distrito de Aveiro, nomeadamente o espaço mais rural e o espaço mais urbano, e os desafios daí resultantes. Formada em enfermagem, destacou também os atuais problemas do Serviço Nacional de Saúde e a necessária valorização dos profissionais de saúde.
Joana Filipe, candidata número dois, realçou a importância do tecido económico da região, e a necessidade de valorizar serviços públicos para a fixação da população no distrito. A título de exemplo, destacou o reforço das creches públicos para que a parentalidade pudesse ser apoiada em Portugal.
O cabeça de lista pelo distrito de Aveiro, Filipe Honório, mencionou as várias potencialidades do distrito. Nomeadamente ao nível empresarial, como ambiental, social e cultural, e deu como exemplo a própria fábrica Oliva, que outrora foi um importante motor industrial, e hoje é um pólo cultural e empresarial. O candidato destacou ainda as prioridades do LIVRE para o distrito: acesso à habitação, reforço da inovação nas empresas, proteção ambiental e mobilidade.
A encerrar a sessão, o co-porta-voz do partido, Rui Tavares, reforçou a importância do tecido social e empresarial do distrito de Aveiro. O também candidato por Lisboa, destacou a importância das empresas para o desenvolvimento social do distrito, e como medidas concretas podem melhorar a inovação e criação de valor para gerar melhores salários, e com isso fixar mais pessoas nas suas terras.

COMUNICADO: Marcha pela Vida Independente (3 de maio, 15h, Largo da Portagem)

 No próximo sábado (dia 3, 15H), as pessoas com deficiência saem à rua com concentrações e marchas por todo o país, para assinalar o Dia Europeu da Vida Independente. Em Coimbra, há Marcha pela segunda vez.
Dinamizada pela primeira vez em Portugal em 2018, a Marcha pela Vida Independente leva as pessoas com deficiência a tornar visível a sua realidade, os seus corpos e a sua luta. Nesta 8.ª edição, as concentrações iniciam-se todas à mesma hora. Em Coimbra, terá início às 15h, no Largo da Portagem, e o percurso irá até à Praça 8 de Maio.
 
O manifesto da Marcha pela Vida Independente 2025 reivindica “o cumprimento dos Pilares da Vida Independente — as bases para garantir que todas as pessoas com deficiências, visíveis ou invisíveis, possam viver com dignidade e liberdade. É hora de transformar palavras em ação!”. 
Encontra-se disponível para subscrição aqui: https://shorturl.at/f4aQR 
 
nível regional, Coimbra reivindica o acesso ao Ensino Superior e a toda a experiência da vida académica, não só a espaços formais das instituições de ensino, como espaços não formais de socialização, convívio e festa (p. ex. repúblicas, residências, bibliotecas, espaços noturnos, celebrações académicas, etc.).
Neste sentido, programaram-se duas ações locais no âmbito das comemorações do Dia Europeu da Vida Independente:

  • Reunião aberta com repúblicas (dia 30/04, 18H, Pharmácia LGBT Club)
  • Vida Independente Party (dia 3/05, 22H, Pharmácia LGBT Club)
 
 

MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUIU A PAVIMENTAÇÃO DE CAMINHO EM PÊRA

 O Município de Silves concluiu a pavimentação do caminho de ligação de Areias de Pêra à EN 125, na freguesia de Pêra.
A empreitada contemplou também a construção de rede de drenagem de águas pluviais e a instalação de sinalética rodoviária, num investimento que ascendeu a 93 mil euros.
Esta obra pública vem reforçar os níveis de bem-estar, a melhoria das acessibilidades e segurança rodoviária, integrando-se na estratégia mais geral de reabilitação da rede viária, que a autarquia desenvolve de forma intensa em todo o concelho de Silves.

Aveiro celebra o Feriado Municipal de 2 a 12 de maio; Aveiro Craft Beer Fest; “Barristas de Aveiro: séc. XVII a XIX”; Primeira etapa da 32ª Volta a Portugal do Futuro termina em Aveiro

 I - Aveiro celebra o Feriado Municipal de 2 a 12 de maio

Lançamento do Livro “Avenida: uma história com futuro” e inaugurações do Busto do Dr. Girão Pereira; Monumento ao Poder Local / ANMP e a obra de Qualificação Urbana das Ruas de Viseu
e do Senhor dos Milagres
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresenta o programa das Comemorações do Feriado Municipal que decorre de 2 a 12 de maio, destacando-se, como habitualmente a Sessão Solene Comemorativa e a Procissão em honra de Santa Joana de Aveiro, no dia 12 de maio, segunda-feira.
Feriado Municipal
O dia 12 de maio vai iniciar com o soar dos sinos da Sé e da Igreja de Jesus.
A Sessão Solene comemorativa do Feriado Municipal terá lugar na segunda-feira, dia 12 de maio, com início às 11h30, na Praça da República, momento que contará com o Hastear da Bandeira, o Hino da Cidade de Aveiro e a Guarda de Honra, seguido, às 11h45, pela Sessão Solene e a entrega das Condecorações Honoríficas Municipais, nos Paços do Concelho.
A Eucaristia, na Sé de Aveiro, realiza-se pelas 10h00 e a procissão terá início pelas 16h00, partindo da Sé de Aveiro.
Nesse dia 12, os Museus de Aveiro estarão abertos excecionalmente e têm entrada gratuita, entre as 10h00 e as 12h30 e as 12h30 e as 18h00.

Inaugurações a 12 de maio
Para celebrar de forma especial o dia 12 de maio, a CMA tem agendada para as 19h00, a inauguração da obra de Qualificação Urbana das Ruas de Viseu e do Senhor dos Milagres, numa cerimónia que contará com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves.
Com um investimento municipal de 1,5 milhões de euros, esta intervenção corresponde à segunda fase da requalificação urbana da envolvente ao túnel de acesso à Avenida Dr. Lourenço Peixinho, tendo como principal objetivo a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade do espaço público. A empreitada permitiu resolver os principais conflitos de circulação pedonal, viária e de estacionamento naquela zona da cidade.
No mesmo momento, será inaugurado o busto de homenagem ao Dr. Girão Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro entre 1977 e 1994. A escultura será instalada nas imediações da nova rotunda de interseção entre as Ruas de Viseu e do Senhor dos Milagres.
A cerimónia inclui ainda a inauguração do Monumento ao Poder Local / ANMP, simbolizando o reconhecimento do papel do poder autárquico democrático no desenvolvimento dos territórios.

Lançamento do Livro “Avenida: uma história com futuro”
No dia 7 de maio, pelas 18h30 será lançado o livro “Avenida: uma história com futuro” na Livraria Bertrand, uma edição da Câmara Municipal que conta a história da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, desde a sua criação até à atualidade, com destaque para a obra de requalificação feita pela CMA, inaugurada em maio de 2023, e para a nova vida da Avenida induzida por esta requalificação. O lançamento será num local emblemático da Avenida, na nova loja da Livraria Bertrand em Aveiro.

Concertos
O primeiro concerto das comemorações será no dia 2 de maio, sexta-feira, na Igreja de Jesus. Alacritas Trio, um concerto de harpa por Catarina Malcata Rebelo, violino por Mara Valente e canto pela mezzo soprano Gisela Sachse. Trata-se de um ensemble de música de câmara que dá a conhecer novas versões de obras, de vários estilos e épocas.
O Mercado do Peixe vai receber no dia 3 de maio, às 21h30, o concerto Pétala por Inês Vaz. A artista sugere-nos uma viagem narrativa e reflexiva em torno da leveza, delicadeza e simbologia metafórica de uma pétala. Com poemas de Francisco Aguirre, José Rodrigues Cardoso e Maria Teresa Horta, intercalam-se peças de Piazzolla, Brad Mehldau, Inês Vaz, Ravel, Mussorgsky e Zolotaryov, tecendo o fio condutor de uma história, nota após nota, palavra após palavra.
No dia 08 e 09, teremos dois concertos na Igreja das Carmelitas: no dia 8 de maio, pelas 19h30, o Concerto Evocativo a Santa Joana pelo Coro de Santa Joana e no dia seguinte, 9 de maio, às 21h30, Depois de Carlos Paredes com Guitarra Portuguesa, por Miguel Amaral.
No domingo, dia 11, véspera do Feriado Municipal, às 18h00, no Teatro Aveirense, terá lugar o Concerto de Homenagem a Santa Joana pela Orquestra Filarmonia das Beiras. Trata-se de um concerto com dois dos mais prestigiados músicos da região. Gonçalo Lélis irá interpretar o Concerto para Violoncelo e Orquestra de Robert Schumann, sob a direção do Maestro Pedro Neves. Ao maestro e orquestra caberá a Sinfonia Clássica de Sergey Prokofiev e a 6ª Sinfonia de Franz Schubert.

Exposições
De 2 a 15 de maio, estará patente na Praça da República, a exposição “Muralha de Aveiro”, um convite a conhecer e a percorrer o traçado e as Portas da Muralha de Aveiro, terminando na Porta do Sol, onde hoje se ergue o Monumento Evocativo da Muralha, da autoria do Arq. Siza Vieira. No dia 08 de maio, pelas 15h00, haverá uma visita guiada à exposição.
No dia 3 de maio, pelas 16h00, no Museu da Cidade, será inaugurada a Exposição “Barristas de Aveiro: Séc.XVI-XIX”, uma mostra que evidencia a importância e o valor da arte Cerâmica em Aveiro.
Já no dia 9 de maio, inaugurarão duas exposições no Museu de Aveiro / Santa Joana. Às 17h30, na Galeria da Pedra, “O meu Cristo”, de Paulo Neves”, traz a Aveiro uma Coleção de Cristos da autoria deste autor com marca relevante na arte pública da Cidade de Aveiro.
Pelas 18h30, na Sala de Exposições Temporárias, inaugurar-se-á a Exposição “Hélder Bandarra. Filho de Aveiro”, uma mostra que homenageia o artista e toda uma história familiar onde a arte foi escolha e destino partilhado.

Aveiro Craft Beer Fest
O Festival de cerveja artesanal Aveiro Craft Beer Fest realiza-se de 2 a 4 de maio no Mercado Manuel Firmino e sua envolvente. Durante estes três dias, Aveiro recebe, no Centro da Cidade, um evento único de convívio e degustação de muitas e variadas cervejas artesanais.
Open City
Para dia 10 de maio, sábado, está agendada a 4.ª edição do Open City com a realização de eventos em várias praças e espaços da Cidade, entre as 14h00 e as 19h00.
Em maio a arte e a criatividade invadem as ruas das Cidades da rede CreArt, da qual Aveiro faz parte. Assim, a Cidade transforma-se num palco aberto às mais diversas expressões artísticas. É a oportunidade de dar visibilidade a toda a comunidade artística, que demonstra a vitalidade e a diversidade cultural de Aveiro, e desta mostrar o seu trabalho ao público e à comunidade, em espaços não convencionais.

Toda a programação
A dança faz parte do programa com o já usual ECADAv - Encontro com a Dança, com a apresentação de vários grupos de dança de Aveiro. Será realizado no dia 3 de maio às 17h00 no Centro de Congressos de Aveiro.
No dia 6 maio, terça-feira, assinala-se o Dia Nacional do Azulejo com a realização de uma Oficina de modelação de barro “Como criar um azulejo?”, pelas 10h00, no Museu da Cidade. Destina-se a crianças dos 4 aos 8 anos. Da parte da tarde terá lugar a visita guiada ao “Roteiro do Azulejo de Aveiro” com ponto de partida no Museu da Cidade, às 17h00. As inscrições podem ser feitas para museusdeaveiro@cm-aveiro.pt<mailto:museusdeaveiro@cm-aveiro.pt>
Destaque ainda para a realização da Assembleia Municipal Jovem nos dias 5 e 9 de maio, no edifício da Antiga Capitania, que contam com a participação de dezenas de alunos do 3.º CEB e Ensino Secundário dos Estabelecimentos de Ensino do Município de Aveiro.
Informamos ainda que, como habitualmente, de 2 a 12 de maio, o Convento de Jesus está aberto ao culto com visitação do Circuito Monumental dedicado a Santa Joana de Aveiro.
No dia 3 de maio será realizada a Regata Santa Joana/ UA, no Campus Náutico Sporting Clube de Aveiro.

Exposições
Pelas 16h00 do dia 3 de maio será inaugurada a Exposição “Os Barristas de Aveiro: séc.XVI-XIX” no Museu da Cidade. A exposição dará a conhecer o trabalho escultórico dos Barristas de Aveiro, cuja obra mereceu destaque na produção artística nacional. Evocando as maiores devoções aveirenses, bem modeladas e com belíssimas policromias, são sobretudo provenientes de coleções privadas e do Museu Nacional de Arte Antiga, apresentando-se em conjunto pela primeira vez e convidando à visita à cidade onde estes magníficos trabalhos estão presentes.
No domingo, 4 de maio, das 15h00 às 17h00, as ruas da Cidade vão receber o grupo Gooze, um grupo de nove amigos com um conceito de concerto festivo, representa uma nova imagem para as brass bands. Da magnificência do palco à crueza da rua, não há limites para onde levam a música e energia. Por entre o brilho dos metais e a pulsação rítmica da percussão, ecoa um som vibrante e refrescante.

Sexta-feira, dia 9 de maio, serão inauguradas duas Exposições, no Museu de Aveiro / Santa Joana:
17h30 - “O Meu Cristo”, de Paulo Neves, Galeria da Pedra.
18h30 - “Hélder Bandarra: Filho de Aveiro”, Sala de Exposições Temporárias. O conceituado artista Aveirense Hélder Bandarra apresenta uma seleção de obras diversificada que atravessam a sua carreira revelando as suas várias facetas artísticas.
O programa completo pode ser consultado aqui<https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/eventos/comemoracao-do-feriado-municipal-festividades-de-santa-joana>. Participe e acompanhe tudo nas redes sociais do Município.

II – Aveiro Craft Beer Fest
Festa de Maio

De 2 a 4 de maio, o Mercado Manuel Firmino e a sua envolvente vão receber a celebração da cerveja artesanal, acolhendo mais uma edição do Aveiro Craft Beer Fest — um evento para os apreciadores da boa cerveja e do vibrante movimento cervejeiro português e que integra o programa das Comemorações do Feriado Municipal.
Durante três dias, estarão disponíveis 146 cervejas artesanais, numa viagem entre a tradição e a inovação desta bebida milenar. O Mercado Manuel Firmino será o ponto de encontro entre os sabores da terra e a Cidade, junto ao canal central, e oferece o ambiente ideal para saborear, conviver e celebrar. O horário do Aveiro Craft Beer Fest será o seguinte: 2 de maio: das 17h00 às 01h00; 3 de maio: das 13h00 às 01h00 e 4 de maio: das 13h00 às 21h00.

21 cervejeiras nacionais e internacionais marcam presença nesta edição, com destaque para os produtores locais, juntando-se a oferta dos produtores e comerciantes residentes no mercado, trazendo frescura, autenticidade e qualidade ao evento, para acompanhar, uma seleção cuidada de propostas de alimentação que complementam as harmonizações cervejeiras.

O Aveiro Craft Beer Fest aposta este ano numa programação leve e descontraída, privilegiando o convívio ao ar livre e a experiência social, num ambiente onde a boa música, a gastronomia e, claro, a cerveja se encontram naturalmente.

Programa:
2 de maio
Das 16h00 às20h30 - Rui Trintaeum
Das 20h30 às 01h00 - Ricardo Beja

3 de maio
Das 13h00 às 17h00 – Felipe Mok
Das 17h00 às 21h00  - Ricardo Riscas
Das 21h00 às 01h00 - Von X

4 de maio
Das 13h00 às 17h30 - Paulo Juba
Das 17h30 às 22h00 - Carlos Fontoura

III – “Barristas de Aveiro: séc. XVII a XIX”
 - Exposição é inaugurada no dia 3 de maio às 16h00 -

No dia 3 de maio, sábado, pelas 16h00, será inaugurada a exposição “Barristas de Aveiro: séc. XVII a XIX” no Museu da Cidade.
A exposição dará a conhecer o trabalho escultórico dos Barristas de Aveiro, cuja obra mereceu destaque na produção artística nacional. Evoluindo da secular produção de louça de uso comum em barro, dezenas de homens e mulheres realizaram um vasto conjunto de esculturas devocionais ao longo dos séc. XVI a XIX, muitas assinadas e datadas.
Evocando as maiores devoções Aveirenses, bem modeladas e com belíssimas policromias, são sobretudo provenientes de coleções privadas e do Museu Nacional de Arte Antiga, apresentando-se em conjunto pela primeira vez e convidando à visita à Cidade onde estes magníficos trabalhos estão presentes.
Com entrada livre, a exposição estará patente até ao dia 21 de setembro no Museu da Cidade.

IV - Primeira etapa da 32ª Volta a Portugal do Futuro termina em Aveiro
Amanhã, dia 1 de maio, Aveiro vai receber a chegada da primeira etapa da 32ª Volta a Portugal do Futuro – 5.ª Grande Prémio CMTV. Está prevista para as 15h15, na Av. Francisco Vale Guimarães, junto à Aveiro Parquexpo – Parque de Exposições de Aveiro.
A chegada desta prova vai animar a Cidade e atrai muitos entusiastas do ciclismo, sendo uma excelente oportunidade para apoiar o desporto e assistir ao desempenho das futuras promessas do ciclismo português e internacional.
Para a realização desta prova, o trânsito irá sofrer alguns pontuais constrangimentos, a partir das 14h30 de amanhã, nas seguintes vias:

• N235 Mamodeiro
• N335 – Estrada de Vilar
• Rua de Bourges
• Av. Francisco Sá Carneiro
• Av. Francisco Vale Guimarães
•Av. Francisco Vale Guimarães (em frente ao Parque de Feiras e Exposições) – Encerrado ao trânsito entre as 08h00 e as 19h00
• Av. 25 de Abril
• Av. 5 de Outubro
• Av. Congressos da Oposição Democrática
• Av. Central (Viaduto da Linha Férrea)
• Alameda Silva Rocha
• Avenida da Europa (Rotunda “do Rato” – saída para a Estrada de Vilar)
A primeira etapa da prova, num total de 126,9 km, tem início marcado para as 12h00, em Pombal e inclui uma contagem de montanha de 4ª categoria, bem como três Metas Volantes, uma das quais em Aveiro, aquando da primeira passagem pela Meta.
A Volta a Portugal do Futuro é a principal competição nacional de ciclismo destinada a atletas do escalão sub-23, reunindo os melhores jovens talentos nacionais e internacionais da modalidade. Esta prova assume-se como uma verdadeira rampa de lançamento para os futuros profissionais do ciclismo.
A 32ª edição da Volta a Portugal do Futuro – 5.º Grande Prémio CMTV decorre entre os dias 1 e 4 de maio, atravessando diversos municípios da região Centro de Portugal, num total de 4 etapas, a primeira liga Pombal a Aveiro, num total de 126,9km. A segunda liga Águeda a São Pedro do Sul (Serra São Macário), num total de 124,8 km. A terceira etapa entre Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos (140,7 km) e a última etapa entre Ansião e Leiria (153,5 km).

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

EQUIPAMENTOS CULTURAIS, DESPORTIVOS E SERVIÇOS MUNICIPAIS ENCERRADOS NO DIA 1 DE MAIO EM SILVES

 Destacando o significado histórico que o dia 1 de maio representa e enaltecendo a luta dos trabalhadores, o Município de Silves informa que todos os equipamentos culturais, desportivos e serviços municipais, com exceção do piquete de água, estão encerrados no dia 1 de maio, Dia do Trabalhador.
No dia 2 de maio, na sequência da tolerância de ponto concedida, são assegurados o serviço de recolha de resíduos urbanos e piquete de água. Estão também abertos ao público o Castelo, o Museu Municipal de Arqueologia, as Piscinas Municipais, a Quinta Pedagógica, a Igreja da Misericórdia de Silves, o Museu do Traje e das Tradições em São Bartolomeu de Messines e o Centro de Exposições de Alcantarilha.
Agradecemos a compreensão.

Porto de Mós | Semana da Juventude de Porto de Mós 2025

 De 7 a 10 de maio, o Município de Porto de Mós promove a Semana da Juventude, um evento de entrada livre repleto de atividades educativas, lúdicas e culturais, dirigidas especialmente ao público jovem. A iniciativa inclui workshops, palestras, feiras vocacionais, momentos de lazer e muita animação.
A programação arranca no dia 7 com o encontro “Up! Construtores de Esperança!”, que reúne alunos do 2º ciclo de EMRC num evento InterEscolas com a presença do Reverendo D. José Ornelas.
Nos dias 8 e 9 de maio, destaque para a FUTURMÓS – Feira de Oportunidades e de Orientação Vocacional e Profissional, que contará com sessões como:

"9.º Ano e Agora?" (8 de maio), com apresentações sobre a oferta educativa e visitas a stands;
"Segue o Teu Rumo" (9 de maio), dirigido aos alunos do 12.º ano, com workshops do projeto "Inspiring Future" e sessões de esclarecimento sobre o Ensino Superior e profissional.
O dia 10 de maio é reservado à diversão, com o GAME DAY, onde os jovens poderão usufruir de realidade virtual, jogos de tabuleiro, PlayStation, Nintendo, PC’s, torneios e e RetroGames. À noite, a Festa da Juventude promete encerrar o evento em grande, com atuações de DJ Wilson Honrado (Rádio Comercial), DJ André Henriques (Cidade FM) e DJ André Alves (Mira de Aire).
Este evento é organizado pela Câmara Municipal de Porto de Mós em parceria com o Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, IEJ – Instituto de Educação Juvenil e Mata Jovem.
Mais informações disponíveis em www.municipio-portodemos.pt.
 
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Marinha Grande | PALESTRA E LAÇO AZUL HUMANO SENSIBILIZARAM PARA A PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA

 O Município da Marinha Grande, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), promoveu um conjunto de ações de sensibilização no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos a Crianças e Jovens, ao longo do mês de abril, com o objetivo de alertar a comunidade para a importância da defesa dos direitos das crianças.
O ponto alto das iniciativas teve lugar esta quarta-feira, dia 30 de abril, com a realização de uma palestra no Auditório da Resinagem, sob o tema “Só não lhe Chames Amor”, dinamizada pelo escritor e orador André Fernandes. A sessão foi dirigida a alunos do 10.º ano dos agrupamentos escolares do concelho e abordou temas como a violência na família e no namoro, os limites nas relações e o valor do amor saudável.
A manhã terminou com a formação de um Laço Azul Humano na Praça Guilherme Stephens, que reuniu cerca de 120 pessoas, num gesto simbólico de solidariedade e compromisso com os direitos das crianças e jovens.
As iniciativas contaram com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; da vereadora da educação, Ana Alves; e da presidente da CPCJ, Sónia Frade.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Iniciativa reuniu toda a comunidade escolar. Alunos do concelho de Cantanhede formam laço azul humano contra os maus-tratos infantis

 
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Cantanhede enviou um convite a todas as escolas do concelho para participarem na campanha nacional “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude”.
Alunos, professores e auxiliares dos agrupamentos de escolas do concelho de Cantanhede, nomeadamente o Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva e o Agrupamento de Escolas Gândara Mar formaram um laço azul humano no âmbito desta campanha nacional, promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos de Proteção das Crianças e Jovens.
Para esta iniciativa foi solicitado aos alunos que trouxessem uma peça de roupa azul.
Esta ação surgiu no âmbito de um repto lançado a nível nacional para que as entidades se associassem na sensibilização para a Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude.
A CPCJ de Cantanhede, sediada no edifício da Casa Francisco Pinto, juntou-se à Campanha do Laço Azul. Para assinalar esta causa, no início do mês, o edifício da Câmara Municipal de Cantanhede foi iluminado de azul e a Casa Francisco Pinto foi adornada com laços azuis, simbolizando o compromisso na proteção das crianças e na defesa dos seus direitos.
A Campanha do Laço Azul, que teve início na Virgínia, nos Estados Unidos, quando uma avó, Bonnie Finney, perdeu os dois netos, vítimas de violência, foi assinalada mundialmente, promovendo a proteção das crianças contra os maus-tratos na infância.
O azul simbolizava a cor das lesões e serviu-lhe como um lembrete constante da sua luta pela proteção das crianças.

Inauguração Exposição colectiva “Dalpha” por Jaf Graph, Mariano, Rodinhas, Sérgio Amaral e Xico Lucena

 No dia 3 de maio 2025’, pelas 15h00, o Eminente Tattoo & Galeria inaugura a exposição colectiva “Dalpha” por Jaf Graph, Mariano, Rodinhas, Sérgio Amaral e Xico Lucena.
A exposição do colectivo Dalpha reúne cinco artistas singulares — Jaf GrafMarianoRodinhasSérgio Amaral Xico Lucena — cujas práticas visuais confluem numa pulsão comum: a experimentação livre da matéria, o gesto primordial e a expressão visceral. Neste encontro plural, a obra surge como extensão direta do corpo e da intuição, num território onde a arte bruta, a escultura, a pintura e a instalação se fundem num diálogo cru e vital. Cada artista contribui com uma linguagem própria, mas todas partilham uma relação orgânica e intensa com os materiais.

Data: Sábado, 03 de maio de 2025
Hora: 15h00 às 19h00
Local: Eminente Tattoo e Galeria, Rua Quinta d'el Rei Lote 251 Loja 4 3505-631, Ranhados - Viseu

*Eminente Tattoo e Galeria

Proença-a-Nova | Proença-a-Nova estreia-se com sucesso no Ténis de Praia


Proença-a-Nova recebeu, pela primeira vez, uma prova de nível A do calendário oficial da Federação Portuguesa de Ténis (FPT) na modalidade de ténis de praia. O evento decorreu nos dias 26 e 27 de abril de 2025, na praia fluvial da Aldeia Ruiva, e foi organizado pela Aduane Sports Solutions, com o apoio da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, da Federação Portuguesa de Ténis e da Associação de Ténis de Castelo Branco.
A competição contou com a participação de atletas de alto nível, com destaque para os vencedores das várias categorias: Pares Femininos - Vitória Ribeiro / Manuela Cunha venceram Bibiana Cunha / Filipa Soares; Pares Masculinos - Gonçalo Vieira / Bruno Apolónia superaram Pedro Lima / Luís Brito; e Pares Mistos: Alec Toledo / Vitória Ribeiro triunfaram frente a Hugo Spartley / Hanalisa.

Este evento constituiu uma etapa preparatória para o 4.º Circuito Internacional de Ténis de Praia, que decorrerá entre os dias 2 e 8 de junho de 2025, também na Aldeia Ruiva. A prova, pontuável para o ranking mundial, reunirá atletas de várias nacionalidades e reforçará o posicionamento de Proença-a-Nova como destino de excelência para a prática de desportos de praia, com infraestruturas de elevada qualidade inseridas num ambiente natural único.

“A realização desta prova representa um passo importante na afirmação da nossa estratégia de valorização do território através do desporto. Proença-a-Nova tem todas as condições para acolher eventos de alto nível e a praia fluvial da Aldeia Ruiva é um exemplo perfeito de como é possível aliar natureza, bem-estar e competição,” afirma João Manso, Vice-Presidente da Câmara Municipal.

De 2 a 8 de junho a Ténis de Praia voltará à Aldeia Ruiva com o Circuito Internacional com grandes momentos de desporto e convívio, contribuindo para a dinamização turística e económica da região.

*Andreia Gonçalves
Unidade de Comunicação, Turismo e Eventos



NORTE abre caminho para a preservação do espólio arqueológico regional e para o fomento da criação artística

 NORTE 2030 lança, hoje, duas linhas de financiamento integradas no Plano de Ação para a Cultura com uma dotação total de 10 milhões de Euros

Publicado no verão passado pela CCDR NORTE, o “Plano de Ação Regional para a Cultura” identifica as principais áreas prioritárias de aposta para a salvaguarda e valorização do Património Cultural e para o fomento do ecossistema artístico a Norte. Duas destas áreas têm, a partir de hoje, financiamento europeu disponível a partir do programa NORTE 2030.

 

Rede de Polos Arqueológicos da Região Norte

Apoiar a criação e operacionalização de uma rede regional de estruturas, de escala intermunicipal, dedicadas à gestão, inventário, investigação, valorização, promoção e mediação de espólios resultantes de intervenções arqueológicas realizadas na Região Norte

 

Este Aviso visa dar início a uma resposta necessária e urgente para a salvaguarda e divulgação do património arqueológico regional e nacional. Através deste financiamento, e com o apoio técnico da Unidade de Cultura da CCDR NORTE, cada NUT III terá um polo arqueológico devidamente equipado e capacitado para ser reconhecido oficialmente pela tutela nacional. Desta forma, o Norte passa a ser a primeira região do país com uma rede de polos arqueológicos de cobertura regional.

Nas últimas duas décadas, o crescimento da atividade arqueológica preventiva motivou a acumulação de milhares de espólios arqueológicos cuja exploração científica e o potencial de mediação se mantém por executar. “Este financiamento permitirá iniciar um trabalho estruturado, há muito necessário, de real salvaguarda e valorização do nosso património arqueológico. Começa a fechar-se a Norte um buraco negro da arqueologia” afirma o Vice-Presidente da CCDR NORTE para a Cultura, Jorge Sobrado.

 

Objetivos do Aviso: 

- Garantir condições adequadas de depósito, inventário, preservação, gestão e acesso, para investigação e mediação, a espólios arqueológicos;

- Promover a qualificação de serviços de base local e regional;

- Promover a investigação arqueológica sobre o território, realizada no território;

- Promover a integração de tecnologias digitais na divulgação e mediação de património arqueológico;

- Promover a valorização cultural do património arqueológico.

 

Dotação do Aviso: 4.8 Milhões de Euros

Taxa máxima de cofinanciamento: 80%

 

Período de candidaturas: 30/ 04/ 2025 a 05/ 09/ 2025

 

Rede Regional de Centros de Criação – Ação-Piloto Estruturante

Estimular o surgimento de uma Rede Regional de Centros de Criação no Norte, com cobertura regional, que apoie o desenvolvimento e capacitação de ecossistemas criativos e artísticos regionais, com potencial na criação de bens culturais

 

Este Aviso pretende promover a disponibilização de espaços que proporcionem a atração e radicação de criadores individuais ou coletivos, em disciplinas como as artes performativas, a música e o som, a fotografia, o vídeo e o cinema, entre outros, tendo em vista o estímulo e a promoção da sustentabilidade de atividades criativas e artísticas na Região Norte. “A criação artística contemporânea é um dos pilares da cultura e da economia da região Norte. Esta aposta vem ajudar a preencher uma das principais lacunas no desenvolvimento dos nossos ecossistemas de criação – a ausência de espaços dedicados e equipados para estruturas e artistas com atividade contínua. Fazemo-lo também com uma preocupação de coesão territorial”, sublinha Jorge Sobrado.

 

Objetivos do Aviso: 

- Criar e equipar espaços tecnicamente qualificados para a criação artística;

- Criar equipamentos vocacionados para acolher, em residência, o desenvolvimento de atividades de criação e capacitação dos atores culturais;

- Promover as indústrias criativas regionais;

- Promover uma agenda cultural (de criação e de consumo) regular e não sazonal.

 

Dotação do Aviso: 4.8 Milhões de Euros

Taxa máxima de cofinanciamento: 80%

 

Período de candidaturas: 30/ 04/ 2025 a 05/ 09/ 2025

 

Porto30 de abril de 2025