por Yesica Flores |
Sempre há uma primeira vez em tudo, a grande maioria de nós se lembra da primeira vez dos acontecimentos mais importantes de nossas vidas como o primeiro concerto, o nascimento do primeiro filho ou a primeira vez que viajamos para um lugar memorável. Sentir uma mistura de emoções é normal diante de novas experiências e ainda mais quando são acompanhadas de responsabilidades e responsáveis pelo cumprimento de metas e objetivos em equipe.
Tornar-se líder pela primeira vez é, sem dúvida, uma das maiores mudanças psicológicas e emocionais vividas na vida profissional, principalmente quando há vários anos se trabalha excepcionalmente para finalmente obter o reconhecimento de líder. Exceder as expectativas e ter um conjunto de habilidades técnicas muito específicas ajuda uma pessoa a se destacar da multidão, tornando-a um colaborador de alto desempenho e possivelmente um herói do cinema, mas isso não necessariamente o torna o líder com quem todos quer trabalhar. Prestar contas individualmente e, no dia seguinte, ter pessoas, metas e objetivos no comando são desafios totalmente diferentes.
Portanto, é desastroso enfrentá-lo sem treinamento ou desenvolvimento prévio, dada a sua importância. Um exemplo equivalente seria dar a alguém a responsabilidade de pousar um avião ou transportar uma carga terrestre sem primeiro tocar no volante e receber treinamento. A probabilidade de falha é alta, certo?
De acordo com estudos recentes do CCL (Center for Creative Leadership), uma ONG de 50 anos especializada em pesquisa e desenvolvimento de liderança, 40% dos líderes recém-promovidos falham nos primeiros 18 meses como quase 60% dos novos líderes Eles não recebem nenhum treinamento após serem promovidos ao primeiro cargo gerencial, recebem apenas parabéns, portanto, não é à toa que metade dos líderes se consideram eficazes.
Como indivíduos, nossa estratégia pessoal tende a visar a ideia de impressionar para sermos reconhecidos por nossos próprios méritos. Mas o que acontece quando devemos mudar esse pensamento quando nos deparamos com um desafio desconhecido como ser um líder pela primeira vez na vida.
No interessante livro "Seja o chefe para quem todos querem trabalhar", de William Gentry, ele nos mostra em 6 etapas como tornar mais fácil para os novos gerentes "redesenhar sua estratégia":
- Mude sua mentalidade : a pesquisa do CCL mostrou que os novos gerentes mais bem-sucedidos foram aqueles que mudaram sua mentalidade, deixando de ser motivados por recompensas externas para ficarem entusiasmados em aprender com paixão por sua evolução.
- Mude seu conjunto de habilidades: Como um líder de pessoas, a influência e as habilidades de comunicação verbal e não verbal, incluindo empatia, devem ter a maior prioridade, em oposição às habilidades técnicas relacionadas ao trabalho.
- Mude a maneira como você se relaciona: de acordo com a pesquisa de Gentry com quase 300 novos líderes, a mudança do papel de "melhor amigo" para "chefe" foi o desafio descrito com mais frequência.
- Mude sua atitude de "fazer tudo": o chefe para quem todos querem trabalhar é alguém que dedica tempo para desenvolver os outros, fornecendo atribuições desafiadoras, oportunidades de crescimento e vê o valor de oferecer mentoria relacionada ao plano de carreira de cada indivíduo em sua equipe, com base em suas habilidades e interesses.
- Mude sua perspectiva: Os novos líderes devem ampliar sua perspectiva para entender o quadro geral, estar cientes da política organizacional em jogo e ser flexíveis o suficiente para navegar por essas dinâmicas.
- Mude seu foco: Caráter e integridade são vitais para o sucesso de todos os líderes; de fato, os principais líderes cujos subordinados diretos os classificaram com alta integridade tendiam a ter classificações de alto desempenho também.
O CCL verificou em múltiplos perfis que, ao desenvolver estes seis pontos de forma estratégica e didática, é possível criar uma maior consciência dos seus pontos fortes e das áreas de oportunidade com um desenvolvimento mais assertivo na comunicação verbal e não verbal. Gerenciando as disputas trabalhistas de forma respeitosa e inteligente e consequentemente o líder consegue influenciar encurtando o caminho de sucesso em suas equipes de trabalho.
Para saber mais sobre o desenvolvimento de liderança digital de um Impacto de Líder da Linha de Frente, consulte:
Por Enric Bernal, Diretor Geral da CCL para a América Latina
CCL Center for Creative Leadership
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