segunda-feira, 5 de maio de 2025

COLUMBÓFILIA: José Rossa Ribeiro venceu concurso de CASATEJADA décima primeira prova da Campanha Desportiva 2025, continuando a liderar a classificação geral de concorrentes a equipa Nuno & Filho

 
Com a realização da solta de Casatejada, decorreu no passado dia 27 de abril, a décima primeira prova do Campeonato 2025 da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta prova contou com a participação de 24 concorrentes.
Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso, na especialidade de Velocidade foi ganho por José Rossa Ribeiro, continuando a assumir a equipa Nuno & Filho, a liderança da Classificação Geral de Concorrentes, com 3126 pontos, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:
Prova – Granada – (Velocidade)
1º lugar – José Rossa Ribeiro– 329 pontos; 2º - Rodrigo Rainho - 329; 3º - Euclides Pimenta - 323; 4º - Lusitano Espinhal & Irmão - 313; 5º - Franisana Pombos – 296; 6º - Nuno & Filho – 295; 7º - Fábio Cruz – 294; 8º - Francisco Vinagreiro - 293; 9º - Diana Kostiv - 291; 10º - Manuel Barreto – 282.
Classificação Geral de Concorrentes
1º lugar – Nuno & Filho – 3126 pontos; 2º - Lusitano Espinhal & Irmão - 3064; 3º - José Rossa Ribeiro - 2962; 4º - Humberto Carvalho - 2824; 5º - Manuel Barreto – 2776; 6º - Marco Ferreira – 2717; 7º - Paulo Santos – 2776; 8º - Fábio Cruz - 2494; 9º - Ernesto Costa - 2485; 10º - Francisco Silva – 2465; 11º - Rodrigo Rainho - 2378; 12º - Joaquim Mendes - 2324; 13º - Jorge Monteiro - 2308; 14º - Euclides Pimenta - 1968; 15º - José Santos - 1915; 16º - José Vinagreiro - 1886; 17º - Carlos Branco - 1698; 18º - Diana Kostiv - 1653; 19º - Manuel Frade - 1587; 20º - Franisana Pombos – 1492; 21º - Cidálio Salvador - 1241; 22º– Cesar Rainho - 1064; 23º - Jorge Santos - 1022; 24º - Matias & Vila Nova - 946; 25º - Fernando Cruz – 797; 26º - Manuel dos Santos – 529; 26º - Carlos Pereira - 120.
Troféu CRÉDITO AGRÍCOLA
1º lugar – Nuno & Filho – 782 pontos; 2º - Rodrigo Rainho - 736; 3º - Manuel Barreto – 665.



Trabalhadores passaram por Beja, Albufeira e Faro Funcionários do Município de Cantanhede realizou formação outdoor na região do sul de Portugal


Cerca de 120 funcionários da Câmara Municipal de Cantanhede e da Inova – Empresa de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede estiveram envolvidos no Cantanhede Trophy, ação de formação outdoor organizada pelo setor de Recursos Humanos da autarquia.
Liderada pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, a comitiva integrou ainda os vereadores Adérito Machado e Célia Simões, tendo cumprido de 2 a 4 de maio, um programa de atividades estruturadas em função de objetivos formativos pré-estabelecidos, além de um programa social que incluiu visitas culturais e receções nos municípios de Beja, Albufeira e Faro.
Nesse sentido, através de sorteio, foram constituídas 12 equipas que tiveram de cumprir um conjunto de desafios alinhados com os pressupostos que motivaram a realização da iniciativa.
Na mensagem dirigida intervenientes, a líder do executivo camarário referiu que “o Cantanhede Trophy representa muito mais do que um simples convívio informal entre quem diariamente assegura a atividade de todos os setores do grupo autárquico”, apontou referindo que se trata de uma “ação orientada para a promoção de dinâmicas de grupo, de capacitação dos intervenientes para certas situações, de mobilização em torno das lideranças e de reforço do espírito de equipa, fatores que são cruciais para a consolidação da cultura organizacional que tem vindo a ser implementada e que visa a generalização de boas práticas e a agilização de processos na resposta aos cidadãos”.
O primeiro dia consistiu numa visita à Ovibeja, a maior feira de agropecuária do Sul do país, onde as equipas realizaram um animado peddy-paper com questões destinadas a suscitar um conhecimento do certame. A visita começou com a receção do presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, que na ocasião explicou os contornos do evento, tendo destacado o tradicional “encontro entre produtores, empresas e instituições, onde se promove a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor agrícola e rural”. Noutra parte da sua intervenção, o autarca enalteceu ainda o Cantanhede Trophy como uma “ação de valorização dos recursos humanos que promove o espírito de equipa, o convívio e o bem-estar dos colaboradores num ambiente descontraído”.
Depois da visita à Ovibeja, a comitiva partiu rumo a Albufeira, onde o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, fez uma breve apresentação do Município, partilhando alguns dados relevantes e destacando as principais características da cidade, como a sua importância turística. Sobre o Cantanhede Trophy, o autarca considerou tratar-se de “um projeto interessantíssimo […] que dá a oportunidade para os colegas se conhecerem. Por aquilo que pude avaliar esta é de facto uma iniciativa permite promover laços de amizade, da relação interpessoal, que promove ambientes laborais motivadores e que, naturalmente, tende a motivar as pessoas para desempenhos que respondam às exigências”, afirmou.
No dia seguinte, o grande objetivo foi estimular o convívio e a relação interpessoal entre os membros de cada equipa, proporcionando-lhes experiências diversificadas no Zoomarine, em Albufeira.
Nesse sentido cada equipa, teve oportunidade de desfrutar de algumas das principais atrações de uma das grandes atrações lúdicas do Algarve, tendo o dia terminado no convívio social do já habitual jantar temático realizado em Albufeira, no qual os participantes surpreenderam com a uma vasta variedade de indumentárias características do movimento hippie dos anos 1960 e 1970.
No domingo, a última jornada do Cantanhede Trophy foi em Faro, onde os trabalhadores do Município de Cantanhede visitaram o Museu Municipal de Faro e o centro histórico da cidade.
O presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, fez questão de receber a comitiva, tendo também destacado a importância deste género de ações: “Se nós conseguirmos fazer muitas coisas nos Municípios é graças aos trabalhadores. Espero que tenham levado daqui boas memórias, continuem a trabalhar em prol dos munícipes. Que esta visita tenha contribuído para que continuemos a trabalhar em prol dos outros, com melhores condições, maior alegria e sempre com um sentido de dever cumprido”, sublinhou.
A edição de 2025 do Cantanhede Trophy terminou com um almoço na praia de Faro.

Lançamento do livro “Avenida: uma história com futuro” assinala nova vida da Avenida Dr. Lourenço Peixinho; Aveiro assinala Dia Nacional do Azulejo com oficinas e visita guiada


I – Lançamento do livro “Avenida: uma história com futuro” assinala nova vida da Avenida Dr. Lourenço PeixinhoNo próximo dia 7 de maio, quarta-feira, às 18h30, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresenta na Livraria Bertrand, o lançamento do livro “Avenida: uma história com futuro”. Um momento que contará com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves.
A obra retrata a história da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, desde a sua origem até à atualidade, com especial enfoque na recente intervenção de requalificação promovida pela CMA e inaugurada em maio de 2023. O livro destaca ainda o impacto desta requalificação na dinâmica urbana e na revitalização da principal artéria da cidade.
O evento decorre num espaço emblemático – a nova loja da Livraria Bertrand – e integra o programa das Comemorações do Feriado Municipal de Aveiro, que se prolongam até 12 de maio. A programação completa está disponível no site oficial da CMA<https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/eventos/comemoracao-do-feriado-municipal-festividades-de-santa-joana>.

II – Aveiro assinala Dia Nacional do Azulejo com oficinas e visita guiada
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) assinala, na próxima terça-feira, 6 de maio, o Dia Nacional do Azulejo com um conjunto de iniciativas que celebram e promovem este património cultural, reafirmando o compromisso com a sua preservação.
A data, que visa destacar a importância do azulejo como expressão identitária e artística de Portugal, insere-se também nas comemorações do Feriado Municipal de Aveiro, que decorrem até 12 de maio.
Membro fundador da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), a CMA tem vindo a desenvolver diversas ações em torno do património azulejar, reforçando o seu valor educativo e cultural.
No âmbito do programa do Dia Nacional do Azulejo, estão agendadas as seguintes atividades:
10h00 | Oficina de modelação de barro “Como criar um azulejo?”
Local: Museu da Cidade
Público: crianças dos 4 aos 8 anos (limite de 25 participantes)

17h00 | Visita guiada “Roteiro do Azulejo de Aveiro”
Ponto de partida: Museu da Cidade
Público: geral
Inscrições através do e-mail: museusdeaveiro@cm-aveiro.pt<mailto:museusdeaveiro@cm-aveiro.pt>

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

De 7 a 9 de maio discute-se O Propósito da Marca | Católica Porto Business School é anfitriã de uma das principais conferências académicas internacionais sobre Marca


‘O Propósito da Marca’ é o tema principal da Global Brand Conference que, este ano, se realiza na Católica Porto Business School. Organizada pelo Special Interest Group (SIG) em Brand, Identity and Corporate Reputation da Academy of Marketing, a Global Brand Conference é uma das principais conferências académicas internacionais de Branding.
Durante três dias, vão estar em destaque temas como o propósito da marca, a autenticidade, o impacto social das marcas ou os impactos da Inteligência Artificial (IA) sobre a gestão das marcas, refletindo as transformações que hoje moldam a gestão de marcas num contexto global cada vez mais exigente e consciente. Empresas e marcas como Mateus, Porto. e Futebol Clube do Porto, entre outras, vão partilhar as suas experiências e estratégias em sessões práticas e mesas redondas, contribuindo para uma reflexão crítica sobre o papel das marcas no mundo contemporâneo.

“Embora o interesse em torno do propósito da marca esteja a crescer, a investigação empírica nesta área ainda é limitada e persistem dúvidas quanto à forma como o conceito é definido e aplicado. Esta conferência pretende precisamente colmatar essa lacuna, promovendo a partilha de estudos e aprofundando o conhecimento em branding e em outras temáticas emergentes,” refere Joana César Machado, docente da Católica Porto Business School nas áreas de Marca e Marketing e Chair do SIG que organiza anualmente esta Conferência.

"O facto de organizarmos esta conferência pela segunda vez demonstra o posicionamento sólido da nossa escola em diferentes domínios – incluindo o Branding – e reforça a nossa missão de estreitar a ligação entre a academia e as organizações, públicas e privadas, a nível global, através da investigação e do ensino,” conclui João Pinto, diretor da Católica Porto Business School.

Durante os 3 dias da conferência, haverá ainda oportunidade para abordar outros tópicos relevantes sobre Marcas, Identidade e Reputação Corporativa. A Global Brand Conference irá ter lugar no Porto, na Católica Porto Business School, entre os dias 7 e 9 de maio de 2025.

Mais informações:

*Fernanda Teixeira

 

De 8 a 10 de maio na Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica | O trabalho em transformação: desafios, direitos e oportunidades num mundo em mudança


Ciência jurídica alia-se à responsabilidade de pensar soluções éticas e sustentáveis para o futuro do trabalho

O momento atual caracteriza-se pela ocorrência de transformações diversas, a uma velocidade vertiginosa, em inúmeros planos: ambiental, tecnológico, político-social, e com inegável impacto no mundo do trabalho. É com este pano de fundo que investigadores, docentes, juristas e decisores políticos de diferentes geografias irão participar entre os dias 8 e 10 de maio no IX Congresso Ibero-Americano e Europeu de Direito do Trabalho e da Segurança Social, na Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.
Vivemos tempos marcados por transformações profundas, aceleradas e interdependentes. As mudanças climáticas, a revolução digital, as reconfigurações geopolíticas, as tensões sociais e o impacto no mundo do trabalho não são fenómenos isolados, são expressões simultâneas de um mundo em transformação que redefine, a cada passo, o modo como vivemos, produzimos e nos relacionamos.

“O Direito do Trabalho e da Segurança Social não pode ficar à margem das alterações profundas que hoje atravessam a sociedade. Este Congresso é, por isso, um espaço de reflexão e compromisso com a justiça social, onde a ciência jurídica se alia à responsabilidade de pensar soluções éticas e sustentáveis para o futuro do trabalho,” refere Catarina de Oliveira Carvalho, um dos membros coordenadores do evento e docente da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

Coorganizado pela Universidad La Gran Colombia, de Bogotá, e pela Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa, em parceria com o Centro de Estudos e de Investigação em Direito, o Congresso propõe-se refletir, com rigor académico e pluralidade de perspetivas, sobre alguns dos temas mais urgentes que atravessam o mundo do trabalho contemporâneo.

Em destaque vão estar temas como: Tendências das Reformas Laborais e da Segurança Social; Riscos Psicossociais e Saúde Mental; A Convenção n.º 190 da OIT sobre a eliminação da violência e do assédio no mundo do trabalho; Oportunidades e Desafios da Inteligência Artificial no Mundo do Trabalho; Correntes Migratórias: Aspetos Socioeconómicos e Políticos; Direito à Greve: um Direito Fundamental no Contexto Internacional?; Dever de Diligência das Empresas em Matéria de Sustentabilidade.

“Numa época em que o trabalho se redesenha, repensar os seus fundamentos, os seus direitos e os seus limites é mais do que um exercício académico, é um imperativo social,” conclui Catarina Carvalho.

O IX Congresso Ibero-Americano e Europeu de Direito do Trabalho e da Segurança Social, que se realiza no Porto, mas que também terá transmissão online para todos os que, à distância, queiram acompanhar o debate, será um convite ao diálogo, à escuta e à construção coletiva de respostas justas, sustentáveis e humanas.

*Fernanda Teixeira

Reguengos de Monsaraz recebe o 10.º Encontro Ibérico de Antropologia


O 10.º Encontro Ibérico de Antropologia vai decorrer de 9 a 11 de maio no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Esta iniciativa é promovida pelo Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, pelo IN2PAST e pelo Município de Reguengos de Monsaraz.
Este ano, o encontro tem como tema os “Territórios Ibéricos: Paisagens, Patrimónios, Culturas, Histórias e Antropologias” e junta em Reguengos de Monsaraz diversos especialistas de Portugal e de Espanha. Os trabalhos iniciam-se no dia 9 de maio, às 10h30, com a primeira sessão moderada por Maria Cátedra Tomás e que terá apresentações de Carlos Pedro e Ema Pires (Universidade de Évora) sobre “A Antropologia, os seus campos e os seus territórios”, Borja Rivero Jiménez (Universidade de Santiago de Compostela) que vai falar sobre “Paisajes de soledad: una mirada etnográfica a la despoblación en la Raya extremeña”, Luís Cunha (ICS, Universidade do Minho) que vai abordar o tema “Do mapa à imaginação do território: usos e representações da fronteira” e de Maria Valdés Gásquez (Universitat Autónoma de Barcelona) sobre “Sin cruces: paralelismos en el desarrollo de las antropologías ibéricas”.
A segunda sessão começa ao meio dia, vai ser moderada por Paula Godinho e terá as comunicações “Este nosso plantationoceno”, de Cristiana Bastos (ICS, Universidade de Lisboa), “El desafío de la justicia territorial ante los conflictos socioenergéticos”, por Pedro Tomé Martín (CSIC-Consejo Superior de Investigaciones Científicas) e “Antropologia do Poder e da Destruição: Notas para uma Interpretação do Capitaloceno Recente”, de Paulo Mendes (UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro).

Durante a tarde, a partir das 15h, haverá mais uma sessão, que será moderada por Patrícia Alves de Matos e contará com apresentações de Paula Godinho (Instituto de História Contemporânea, FCSH, UNL) sobre “Cinquenta anos da reforma agrária: revolução e usos do tempo”, de Virgínia Henriques Calado (ICS, Universidade de Lisboa) sobre “Regenerar o solo: da Cooperativa Agrícola Cravo Vermelho à Área protegida de Montado do Freixo do Meio”, de Camila Olga Del Mármol Cartañá (Universitat de Barcelona) que vai abordar o tema “Resistencias, activismos y la politización emergente de la ruralidade” e de Elena Freire Paz (Universidade de Santiago de Compostela) que vai falar sobre “Ú las mujeres en la loza Talaverana?”. A fechar o primeiro dia do 10.º Encontro Ibérico de Antropologia realiza-se às 16h30 o lançamento do livro “Antropologia

Simbólica de uma Ciudad: Évora, Mitologia y Patrimonio”, de Maria Cátedra.

O programa do segundo dia do encontro integra às 9h30 uma sessão moderada por David Conde Caballero, que terá as comunicações “Sol e sombra”, de Jean-Yves Durand (CRIA-Universidade do Minho), “La disputa y reconfiguración de la memoria social desde el presente: la gran redada en Torremolinos”, por José María Valcuende del Río (Universidad Pablo de Olavide), “El caluroso verano de 1959 y la elección del Rey de los Ciganos : lugares y emplazamientos de los “ciganos” en el proceso de mecanización del campo y el desarrollo burocrático del Estado de Salazar”, de Sara Sama Acedo (UNED–Universidad Nacional de Educación a Distancia) e “As “ilhas” da diáspora cabo-verdiana em Ibéria”, por Luzia Oca González (Universidade de Santiago de Compostela).

A quinta sessão do encontro ibérico tem início às 11h30, vai ser moderada por Jorge Freitas Branco e conta com apresentações de Lorenzo Mariano Juárez (Universidad de Extremadura) sobre “Tradición, identidad y sociabilidad del vino de pitarra en Extremadura. Desafíos y problemáticas de su patrimonialización”, de David Conde Caballero (Universidad de Extremadura) que vai falar sobre “Aportes desde la Antropología a la idea de las recetas del hambre de la posguerra en España como patrimonio inmaterial”, de Julian López García (UNED–Universidad Nacional de Educación a Distancia) que vai abordar o tema "Gastronomías del sur" e de António Medeiros (Iscte-Instituto Universitário de Lisboa) sobre “"Casa Brancas" na bacia do Sado/ruínas de uma paisagem modernista”.

A primeira sessão da tarde começa às 15h, terá moderação de Pedro Tomé Martin e comunicações de Patrícia Alves de Matos (CRIA Iscte-FCSH, Universidade Nova de Lisboa) sobre “Economias Quotidianas de Bem-Estar: Cálculo humano de bem-estar, necessidades humanas e vidas sustentáveis”, Pedro Antunes (NOVA-FCSH) vai abordar o tema “Os Comuns de Proença-a-Nova: histórias de olivais e sociedades lagareiras nos interstícios de uma floresta industrial”, Consuelo Alvarez Plaza (Universidad Complutense de Madrid) vai explicar “La ruta de la seda reproductiva: circulación de ovocitos por Europa com destino Brasil”, Brian O´Neill (CRIA, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa) vai falar sobre “Marcel Proust nas Montanhas Galegas, 1973” e José Manuel Sobral (ICS-Universidade de Lisboa) sobre “Ricos e Pobres em perspetiva histórica: uma releitura da obra de José Cutileiro”.

Segue-se pelas 17h30 uma sessão moderada por Luzia Oca González e que terá apresentações de Humberto Martins (UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) sobre “De Espanha nem bom vento…Interdependências ecológicas em tempos de colapso ambiental”, de Maria Cátedra Tomás (Universidad Complutense de Madrid) sobre “Desencontros ibéricos: Olivença, duas histórias, dois discursos”, de Maria de Fátima Amante (ISCSP – Universidade de Lisboa) que vai falar sobre “As espanholas não saiam de lá. Contrabando no feminino na raia luso-espanhola” e de Aitzpea Leizaola (Universidad del País Vasco-Euskal Herriko Unibertsitatea) que vai explicar o tema “Pa(i)sajes de frontera: arte, performance y acción política en el País Vasco”.

No dia 11 de maio, a última sessão de trabalhos inicia-se às 9h30, terá moderação de Ema Pires e as apresentações “Usos y representaciones de las memorias del pasado reciente. Monumentos y antimonumentos”, por Maria del Carmen Garcia Alonso (UNED, Universidad Nacional de Educación a Distancia), “Cultura popular por televoto”, de Jorge Freitas Branco (CRIA, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa), “Miradas sobre los narcomundos ibéricos: un análisis comparado entre España y Portugal”, por Manuela Ivone Cunha (CRIA, Universidade do Minho) e Hector Gil Hernández (Universitat de les Illes Balears), e "Nós somos os mesmos daquela altura - retratos cruzados de um grupo de norte-americanos na Revolução Portuguesa de 1974-75”, por Joana Craveiro (ESAD, Escola Superior de Artes e Design). A fechar, pelas 11h30, decorre a sessão de encerramento do 10.º Encontro Ibérico de Antropologia.

*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Bolsa Luís Patrão com candidaturas abertas até 31 de maio

 O Turismo de Portugal deu início ao período de candidaturas da Bolsa Luís Patrão, que decorre até ao próximo dia 31 de maio de 2025. Com uma dotação global de 500 mil euros, vão ser atribuídas dez bolsas de estudo: cinco destinadas a cursos de especialização técnico-profissional e cinco para programas de pós-graduação, como mestrados e MBAs.
Os apoios para cada bolsa são de 50 mil euros e destinam-se a jovens até aos 35 anos, residentes em Portugal, com formação técnica ou superior e uma média igual ou superior a 14 valores no último grau académico concluído. Esta iniciativa visa apoiar jovens do setor do turismo e assume-se como um instrumento estratégico de valorização do capital humano.
Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, destaca que “a Bolsa promove a criação de uma rede de jovens profissionais altamente qualificados, contribuindo para a formação de gestores de topo com competências em áreas estratégicas para o turismo nacional.”
Criada em 2023, a Bolsa Luís Patrão permite a jovens com elevado potencial uma formação de excelência, capacitando-os para liderar o futuro do setor.
As candidaturas devem ser submetidas exclusivamente online, através da plataforma disponibilizada no portal do Turismo de Portugal. O processo de seleção será conduzido por um júri externo e independente, que avaliará as candidaturas com base em critérios como o desempenho académico, a experiência profissional, o perfil de liderança, o contributo potencial para o setor e a valorização da inovação e da sustentabilidade.
Na sua edição inaugural, a Bolsa Luís Patrão apoiou dez jovens em percursos formativos que fizeram parte de instituições de renome, entre as quais o Les Roches Marbella, o Culinary Institute of Barcelona, a Alain Ducasse Paris, a Universidade Católica Lisbon e o ISEG. Três dos bolseiros selecionados foram alunos da rede de Escolas do Turismo de Portugal, sublinhando o papel fundamental desta rede de escolas na identificação e promoção do talento nacional.
Mais informações, regulamento completo e formulário de candidatura estão disponíveis em: https://www.turismodeportugal.pt/pt/bolsa-luis-patrao/Paginas/candidaturas-blp.aspx
 

Sobre o Turismo de Portugal

Integrado no Ministério da Economia, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.

 

*Isabel Carriço

Pingo Doce doou mais de 458 toneladas de alimentos a instituições de Aveiro

 Aveiro, 05 de maio de 2025 – O Pingo Doce doou, em 2024, mais de 458 toneladas de excedentes alimentares a 57 instituições do distrito de Aveiro, que apoia numa base regular. A nível nacional a insígnia doou 7,1 mil toneladas aumentando em mais de 35% os donativos, face a 2023, devido à implementação do novo programa de donativos “Alimenta o Bairro”.
O apoio a situações de carência alimentar é uma das prioridades das lojas Pingo Doce do distrito de Aveiro, que apoiam regularmente instituições de solidariedade das comunidades locais como, por exemplo, a Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Aveiro, a Associação Partilha Constante ou a Santa Casa da Misericórdia de Anadia.
Em 2024, o Pingo Doce doou a nível nacional, 7,1 mil toneladas de excedentes alimentares que já não podem ser vendidos, por exemplo, por terem as suas embalagens danificadas ou por se aproximarem do fim da validade, mas que estão conformes com os padrões de segurança.
O aumento dos apoios em mais 35% relativamente ao ano passado resultou da implementação do programa “Alimenta o Bairro”, que tem como objetivo alargar as categorias de artigos que são doados, bem como tornar o processo de recolha e a relação entre as lojas e as instituições mais eficiente. Este programa reforçou o papel ativo no combate à fome nos bairros em que o Pingo Doce está presente.
Ainda no âmbito do programa “Alimenta o Bairro”, o Pingo Doce implementou também um programa de capacitação das instituições focado na segurança alimentar e na gestão de organizações sociais, com dicas práticas para gestão de recursos humanos e de voluntários, gestão de stocks, gestão de orçamento e otimização de donativos.
“Orgulhamo-nos de termos conseguido aumentar o apoio às nossas comunidades e assim sermos, cada vez mais, um supermercado de proximidade. A cada ano, procuramos sempre novas formas de poder contribuir com um bem tão essencial como a alimentação, ajudando a minimizar a carência de tantas pessoas e famílias.” Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce.
Em 2024, o Pingo Doce respondeu ao apelo de cerca de 1.350 instituições de cariz social nas zonas de influência das suas lojas. Os apoios em géneros alimentares e em valor monetário (que incluem apoios fixos, cartões-presente e apoio a projetos de conservação ambiental) ultrapassaram os 19,3 milhões de euros, mais 6,6% do que em 2023.
 
ATREVIA PORTUGAL
*Ana Mendes 
**Carina Monteiro 

COMUNICADO: AD VISEU Aliança Democrática arranca campanha em Viseu. Miguel Pinto Luz e Francisco Mendes da Silva no arranque de campanha da AD no distrito de Viseu

 A Aliança Democrática (AD) deu este fim de semana o arranque de campanha no distrito de Viseu, com um conjunto de iniciativas que reuniram centenas de pessoas e mostraram uma forte mobilização em torno do projeto.
Na tarde de sábado, realizou-se a s.essão da Comissão de Honra de candidatura da AD,  no Hotel Montebelo, que reuniu mais de 250 figuras do PSD e do CDS-PP e presidida por Fernando Ruas.  O encontro contou com as intervenções do Cabeça de Lista, António Leitão AmaroFernando Ruas  e de Francisco Mendes da Silva, num momento marcado por intervenções focadas na importância desta candidatura para o distrito e para o país.
Também no sábado teve lugar o Encontro de Autarcas de Freguesia em São Martinho de Orgens com mais de 200 participantes, onde o Engenheiro Miguel Pinto Luz reforçou a aposta da AD na valorização do poder local, na proximidade às populações e na importância da aposta no desenvolvimento de infraestruturas cruciais para Portugal.
Durante o fim de semana, a campanha passou ainda por Viseu e Tarouca, com ações no terreno, contacto direto com os cidadãos e uma forte dinâmica de rua.
 
*Bruno Faria
Diretor de Campanha Distrital de Viseu

Aberta a 39ª edição dos Jogos Desportivos Município de Castelo de Paiva festejou os 51 Anos do 25 de Abril

O Município de Castelo de Paiva assinalou no concelho, e com excelente entusiasmo, as comemorações do 51º aniversário do 25 de Abril, realizando iniciativas muito aplaudidas, que cativaram a adesão popular.
Para festejar a efeméride da Revolução dos Cravos, a autarquia paivense arrancou com o programa na noite de 24 de Abril, véspera de feriado, promovendo o concerto “ Aromas de Abril & Amigos “, com muita adesão no CICL- Centro de Interpretação da Cultura Local.
No dia 25 de Abril, o programa contemplou, logo de manhã, a habitual Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal, com intervenções políticas do presidente da Câmara Municipal, José Rocha, e dos representante dos partidos com assento na Assembleia Municipal, presidida por Almiro Moreira, seguindo-se durante a tarde, a cerimónia de abertura da 39ª edição dos Jogos Desportivos e o sempre desejado Desfile Associativo no Largo do Conde, ficando para o final da tarde, no espaço do Auditório Municipal, o Concerto da Banda Musical de Fornos, que festejou o 116º aniversário.
Nas intervenções efectuadas, o edil José Rocha destacou toda a envolvência da iniciativa e o dinamismo cultural e desportivo do movimento associativo, evidenciando a força representativa das colectividades paivenses, que com sucesso e orgulho, continuam a valorizar e a prestigiar o concelho nesta grande demonstração anual dos festejos da Revolução de Abril de 1974.
O autarca que também se congratulou por mais um aniversario da Banda Musical de Fornos, destacando a qualidade das três filarmónicas paivenses, realçou depois o trabalho louvável, empenhado e dedicado de tantos dirigentes que, no concelho, e a troco de nada, dão um enorme contributo para esta dinâmica do movimento associativo local, já reconhecida fora do concelho.











*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
                     

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PRESENTE COM 6 NADADORES NO TORNEIO NADADOR COMPLETO DE JUVENIS JUNIORES E SENIORES

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente com 6 atletas do escalão de juvenis na edição de 2025 do Torneio Nadador Completo.
A prova organizada pela Associação de Natação de Coimbra teve como palco as piscinas municipais Rui Abreu e contou com a presença de 110 atletas em representação de 14 clubes.
A classificação individual desta competição que decorreu nos dias 03 e 04 de maio, foi efectuada através do somatório de pontos FINA obtidos por cada atleta nas 5 provas do programa do evento, ou seja os 100 costas, 100 bruços, 100 mariposa, 100 livres e 200 estilos.
Os destaques da participação da SCC vão para a vitória obtida por Santiago Pereira em Juvenil B com 2135 pontos e pelo 2º lugar obtido pela colega de equipa e de escalão Eva Almeida com 2105 pontos.
Participaram ainda na competição Maria Fernandes (6ª class. em Juv A), Laura Monteiro (10ª em Juv A), Beatriz Portulez (5ª em Juv B) e Filipa Loisas (4ª em Juv B)

JORGE ELÓI REÚNE DICAS PRÁTICAS PARA COMBATER ANSIEDADE E DEPRESSÃO

O Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande acolheu, no dia 3 de maio, a apresentação do livro “Renascendo da Escuridão”, da autoria de Jorge Elói. A sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, do autor e da naturopata, Andreia Ferreira.
Durante a apresentação, o presidente Aurélio Ferreira felicitou o autor pelo contributo importante do livro para a sensibilização e para a quebra de estigmas e por partilhar a sua experiência e conhecimento de forma acessível.
Natural de Vila Viçosa e residente na Marinha Grande, Jorge Elói é psicólogo há mais de 20 anos, hipnoterapeuta e formador na área do desenvolvimento humano. Curioso pelo funcionamento da mente humana e motivado pelas problemáticas que têm surgido com frequência nas suas consultas — especialmente após a pandemia — o autor decidiu compilar neste livro ferramentas acessíveis e estratégias eficazes para lidar com as perturbações mais comuns da atualidade: a ansiedade e a depressão.
A obra, escrita de forma empática e clara, destaca a importância da ressignificação, do perdão e da gratidão no processo de cura, propondo mudanças práticas a nível mental e físico — como a prática desportiva, a alimentação saudável e o autoconhecimento — para promover o bem-estar e a saúde mental.

O público presente teve oportunidade de participar num momento de reflexão e diálogo com o autor.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM NO 5º TRAIL RUN AQUI HÁ-OS

 
Com partida e chegada à Praia de Quiaios, numa organização da Associação Talentos Objetivos – Clube de Enduro e Recreio e com o apoio da junta de freguesia de Quiaios e da Câmara Municipal da Figueira da Foz, realizou-se no passado dia 4 de maio de 2005, a quinta edição de Trail Run Aqui Há-os, com 4 distâncias competitivas de 47km, 31km 17km, 12km e uma caminhada, percorrendo os atletas participantes a encosta norte e oeste da Serra da Boa Viagem, em estradões, single-tracks, caminhos agrícolas e pouca estrada asfaltada.
Participaram 4 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, nas provas de 31km e 17km, pontuáveis para o Circuito Nacional de Trail e Trail Sprint da ATRP e na prova de 12km, tendo na distância de 31km, a atleta Otília Costa, alcançado a 7ª posição na classificação geral feminina e o 3º lugar no escalão F45.
Na prova de 17km, Catarina Marques, alcançou na classificação geral o 6º lugar feminino, vencendo o escalão F45.
No sector masculino José Machado, na mesma distância, alcançou o 27º lugar na classificação geral masculino e o 5º lugar no escalão M40.Na prova de 12km, o atleta José Mendes, alcançou o 44º lugar na classificação geral masculino
Destaque para os resultados das nossas representantes femininas Otília Costa e Catarina Marques.