quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Eu, Psicóloga | Comunicação Efetiva : você sabe se comunicar


Antes de falar de comunicação, vamos pensar que somos únicos e que vivemos em ambientes muitas vezes únicos, nossa história pertence somente a nós, então para entendermos comunicação devemos nos lembrar de sermos claros e objetivos para que as pessoas possam compreender o que realmente queremos dizer.

Vamos falar de comunicação!!!!!

Para que exista comunicação o indivíduo decide enviar (codificar) seus pensamentos em uma mensagem e enviá-la, às vezes este processo ocorre por meios não verbais, e em seguida o receptor recebe a mensagem e a interpreta (decodifica.) enfim reflete sobre a mensagem recebida e terá reações de felicidade, tristeza, raiva, isso vai depender de como a mensagem foi recebida.

Por que preciso me comunicar?

Para motivar meu colega a estudar, para contar minhas alegrias, ajudar alguém, ensinar conteúdos que aprendi, mostrar meus sentimentos, me desenvolver, aprender, etc.

Quais os tipos de comunicação?

Comunicação interpessoal – mais conhecida como diálogo, precisa de no mínimo duas pessoas, o interlocutor e o receptor. A mensagem enviada pelo indivíduo e tem como objetivo levar informações para  a pessoa escolhida ou pode acontecer de dentro de um ambiente haver mais indivíduos e a mensagem pode chegar distorcida.
Comunicação não-verbal – esta forma de comunicação envolve posturas corporais, gestos, expressões faciais e também conhecida como linguagem corporal. Neste caso é muito importante ser objetivo com a mensagem que você quer passar.
Comunicação intrapessoal – falar sozinho, dialogar comigo mesmo. Este tipo de comunicação é muito importante para nos conhecermos melhor ou também pode nos colocar para baixo, por isso devemos buscar sempre o conhecimento e o autoconhecimento para nos alimentar de crençasboas e tornar a comunicação intrapessoal efetiva.
*crença – são ideias sobre si mesmas aprendidas desde a infância.

Efetividade ao enviar mensagens

• Seja direto, as pessoas não sabem o que você esta sentindo ou querendo dizer;
• Seja específico e completo. Dê a pessoa com quem esta falando todas as informações necessárias para que seja possível compreendê-lo;
• Seja claro e consistente, evite mensagens com duplos significados a probabilidade da pessoa não compreender ou entender errado pode ser alta;
• Mantenha o foco, uma coisa de cada vez, evite falar sobre vários assuntos ao mesmo tempo;
• Mostre compaixão, para que as pessoas te compreendam você também precisa demonstrar interesse nelas.

A importância da Escuta
Ouvir X Escutar.

Ouvir é apenas receber sons. Enquanto escutar torna-o ativo no processo de comunicação. Escutar é mostrar respeito e empatia pelo interlocutor, é denotar atenção pelas ideias, responder adequadamente ao que esta sendo dito.A escuta envolve também a comunicação não verbal, como contato visual, acenos para identificar seu entendimento. O que escutar ou ouvir mantenha com você, evite levar adiante. Isso pode te complicar. Ser escutado é sentir-se aceito, importante e útil. Pense nisso!!!!

Identificando pontos falhos na comunicação.

Inconsistência (nada pior do que ouvir um pedido de manhã e a tarde o mesmo ser cancelado), mensagens ambíguas (duplo significado), julgar o que escuta, não expressar seus sentimentos, não prestar atenção no que esta sendo dito, tendência de dizer as pessoas somente o que elas querem ouvir, etc.

Estes pontos são apenas alguns dos exemplos que podem gerar conflitos de informações, podendo gerar fofoca. A fofoca é uma mensagem geralmente mal interpretada que é levada adiante e a cada indivíduo aumenta um pouco. A fofoca é um evento que pode prejudicar muitas pessoas, inclusive você.

Portanto tomem cuidado com a comunicação.

Kamilla Oliveira
Psicóloga Clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário