quarta-feira, 14 de maio de 2025

Feriado Municipal de Celorico da Beira

 
O Município de Celorico da Beira comemora o seu Feriado Municipal no próximo dia 23 de maio, com um vasto e diversificado programa que se prolonga até 24 de maio.

Celorico da Beira celebra o Dia do Município a 23 de maio, em homenagem a Sacadura Cabral, ilustre filho desta terra que o viu nascer a 23 de maio de 1881, para exaltar os seus feitos homéricos que o catapultaram para as páginas da História de Portugal e da Aviação, ao protagonizar em 1922, juntamente com Gago Coutinho, a 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul.
O Dia do Município é, por tradição, a melhor ocasião para olhar para os seus valores: personalidades e instituições que se distinguiram em diferentes áreas ou que elevaram o nome do Município, bem como para distinguir e valorizar os colaboradores do município que, no exercício das suas funções, contribuem diariamente ou contribuíram com empenho, dedicação e profissionalismo na prestação de um serviço público de qualidade à comunidade, a fim de os louvar e lhes render uma merecida homenagem.
Inspirados em Sacadura Cabral - celoricense de personalidade forte, determinado, corajoso e resiliente que lutou com tenacidade contra as adversidades que surgiram e conseguiu singrar - as comemorações deste ano almejam essa pretensão ao integrar como ponto alto da programação 3 momentos de homenagem, a saber: aos colaboradores aposentados, desde 2017 até à atualidade; ao Dr. Santana e Engº Faria de Almeida, 2 distintos celoricenses que se destacaram pelo seu trabalho em prol da saúde e bem-estar dos celoricenses.

Refira-se que, além destas homenagens, a programação conta com o habitual hastear da bandeira e romagem à estátua de Sacadura Cabral, para a deposição de uma coroa de flores.

A edição do Feriado Municipal 2025 encerra com os alunos do Conservatório de Música de São José da Guarda a subirem ao palco do Centro Cultural, no sábado (24/5), para brindarem os celoricenses com um Concerto de Primavera, espetáculo de entrada livre mas sujeito a reserva antecipada de bilhetes, nos lugares habituais.

*Prazeres Portugal
Gabinete de Comunicação e Relações Públicas

 


Marinha Grande | REQUALIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS EM HABITAÇÃO SOCIAL EM CASAL DE MALTA

 O Município da Marinha Grande está a requalificar instalações sanitárias em 12 frações de habitação social localizadas em Casal de Malta, no âmbito do plano de conservação e reabilitação dos bairros camarários, através de um investimento de cerca de 105 mil euros.
Esta intervenção insere-se na política municipal de resposta às carências habitacionais, contribuindo para a valorização do parque habitacional social e para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

A empreitada abrange várias frações dos blocos 1, 3 e 5 da Praceta da Liberdade, onde estão a ser realizadas reparações nas canalizações, substituição de louças sanitárias, colocação de novos pavimentos e revestimentos cerâmicos, bem como trabalhos de pintura e correção de estuques. Está, igualmente, prevista a substituição de acessórios de canalização e a realização de diversas reparações gerais, que permitam devolver habitabilidade e conforto aos fogos intervencionados.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Rota do Românico promove concerto de órgão e flauta barroca em Baião


A Igreja de Santa Marinha do Zêzere, em Baião, acolhe no próximo dia 23 de maio, sexta-feira, pelas 21h30, um recital do Iberian Ensemble.

Em palco, estarão os músicos Alexandre Andrade, na flauta barroca, e Samuel Monteiro, no órgão de tubos histórico, construído em 1793 pela oficina do mestre Jozé Antonio de Souza.

Este evento tem entrada livre e insere-se no ciclo de concertos Iberian Ensemble — Percursos Sonoros pelo Interior do Património 2024-25 na Rota do Românico, com o apoio da Direção-Geral das Artes.

O Iberian Ensemble dedica o seu trabalho à performance histórica de repertórios dos séculos XVII e XVIII, com o recurso a uma formação flexível, em função do repertório e dos espaços de atuação.

Os seus programas procuram evidenciar os grandes compositores de referência europeia, bem como os mestres do barroco ibérico, tais como Carlos Seixas, Domenico Scarlatti, A. Vivaldi, Arcangelo Corelli, L. Boccherini e Pedro António Avondano, entre outros.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação
Rota do Românico | Itinerários Culturais

Congresso Nacional em Prefabricação de Betão - ANIPB 2025

 O Congresso Nacional em Prefabricação de Betão – ANIPB 2025 irá decorrer em Coimbra nos dias 16 e 17 de outubro de 2025. Este evento está a ser organizado pelo Itecons e pela ANIPB.
Saiba mais sobre as datas de submissão e todas as informações que precisa em http://www.congressoanipb.uc.pt/
 
José de Matos, Secretário-Geral da APCMC vai participar com o tema "O contributo da pré-fabricação para o aumento da produtividade do setor da construção".
 


Coimbra | Cientistas da UC recorrem a machine learning e reduzem em sete vezes o tempo de cálculo das estrelas de neutrões

 
As estrelas de neutrões são um dos objetos mais densos do Universo. Podem ser vistas como núcleos gigantes muito ricos em neutrões, mas a sua verdadeira composição ainda é uma incógnita: será que no seu interior os quarks estão desconfinados? Será que na sua composição além de protões e neutrões também existem hiperões, partículas parecidas aos nucleões, mas contendo um quark estranho?

Explorando o potencial do método de regressão simbólica, uma ferramenta no âmbito de técnicas de machine learning, que fornece relações algébricas entre diferentes propriedades, uma equipa de cientistas do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) obteve uma relação entre a massa máxima de uma estrela de neutrões e a sua equação de estado.
Esta relação, descrita na revista científica Physics Letters B, reduz os cálculos computacionais por um fator de sete, numa das etapas essenciais da procura de modelos compatíveis com as observações. O cálculo utiliza a inferência de Bayes, que pode ser muito demorada, uma vez que é necessário resolver as equações diferenciais que determinam a massa e o raio da estrela para vários milhões de modelos.

«Com os atuais dados experimentais e observacionais disponíveis e os dados que serão recolhidos nas próximas décadas, espera-se que a composição destes objetos seja finalmente desvendada», afirma Constança Providência, investigadora do Centro de Física da Universidade de Coimbra (CFisUC) e professora da FCTUC. «Extrair das observações astronómicas as propriedades da matéria que interage pela força forte, como a matéria nuclear, a altas densidades, é, no entanto, outro desafio», considera.

As utilizações de métodos estatísticos revelam-se essenciais para o sucesso deste problema. No entanto, de acordo com os especialistas, determinar o modo como a matéria sujeita a densidades e pressões extremamente elevadas se comporta dentro destes objetos - isto é, qual é a sua equação de estado, partindo do conhecimento da massa e raio das estrelas de neutrões, é um problema complicado que exige muitas horas de cálculo, pela quantidade de modelos que têm de ser testados.

«Num futuro próximo, esperamos que seja possível descodificar a equação de estado da matéria densa diretamente a partir do conhecimento preciso dos observáveis das estrelas de neutrões, utilizando estas técnicas computacionais avançadas, o que nos permitirá desvendar as propriedades da matéria bariónica a altas densidades. Assim, será possível saber a que densidades os quarks deixam de estar confinados aos nucleões e se a transição de fase para a matéria desconfinada é uma transição de primeira ordem», concluem os investigadores envolvidos.

O artigo científico “Inferring the equation of state from neutron star observables via machine learning” é uma colaboração conjunta entre os investigadores Tuhin Malik, Helena Pais e Constança Providência do CFisUC, juntamente com investigadores na China e na Índia, e pode ser consultado aqui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

APCC conquistou cinco medalhas no Campeonato Nacional de Tricicleta

 Cinco medalhas e quatro títulos de campeão nacional: é este o resumo da participação da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) no Campeonato Nacional de Tricicleta, que se disputou ontem (13 de maio) na Maia.
O destaque vai para a atleta Sandra Semedo, que chegou ao ouro nas provas de 100, 200 e 400 metros da classe T72, somando agora um total de 37 títulos nacionais na sua carreira. Já João Vaz, na classe T71, foi o mais rápido nos 100 metros e alcançou o seu quarto título de campeão, enquanto António Sequeira, na mesma classe, conquistou o bronze nos 200 metros.
 
O medalheiro da APCC em Campeonatos Nacionais de Tricicleta contabiliza agora 61 medalhas, valorizando o trabalho que tem vindo a ser realizado pelo Departamento de Educação Física e Desporto na dinamização desta disciplina do atletismo, em que os atletas correm com os pés, sentados num equipamento com três rodas e três apoios. É um desporto que permite grande mobilidade a praticantes com dificuldades no movimento ou no equilíbrio.
 
As pessoas com deficiência interessadas em praticar esta ou outras modalidades (como o boccia ou a natação) podem contactar o Departamento de Educação Física e Desporto da APCC através do telefone 239 792 120 ou do e-mail desporto@apc-coimbra.pt, para obter mais informação sobre as possibilidades de o fazer na instituição.
 
O Campeonato Nacional de Tricicleta 2024/2025 foi realizado no Estádio Municipal Dr. José Vieira de Carvalho, na Maia, numa organização da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto. Estiveram presentes 14 atletas em representação de sei clubes e associações.

*Pedro Santos
Comunicação
Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra