segunda-feira, 12 de maio de 2025

Marinha Grande | SEMANA DA CRIANÇA 2025 PROMOVE DIVERSÃO, INCLUSÃO E SUSTENTABILIDADE

O Município da Marinha Grande celebra a Semana da Criança 2025 com um programa lúdico, inclusivo e educativo, que decorre entre os dias 28 de maio e 2 de junho, no Parque da Cerca. Sob o lema “Diversão e Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade”, o evento visa proporcionar experiências enriquecedoras às crianças do concelho, envolvendo escolas, famílias, instituições e a comunidade em geral.
Durante esta semana comemorativa, os mais pequenos terão acesso a um conjunto diversificado de atividades lúdicas, desportivas, ambientais, culturais e artísticas, destacando-se as visitas escolares com estações temáticas, espetáculos, oficinas, jogos e ações de sensibilização.
O evento é organizado pela Câmara Municipal, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas e associações do concelho.

A participação é gratuita.

O programa da Semana da Criança é o seguinte:

Parque da Cerca

28, 30 de maio e 2 de junho (10h-12h | 14h-16h)
Visitas escolares (Pré-escolar e 1.º CEB) com estações de:

Animação (air bungee, arborismo, artes circenses, mascotes)
Atividade física e desportiva com clubes e associações locais
Experimentação artística (com a ARIOSO e outras entidades)
Sensibilização ambiental (Valorlis e ADCL)
Jogos tradicionais
Demonstração de meios das forças de segurança e proteção civil (PSP, GNR, BV, SMPC)
Divulgação de projetos socioeducativos (PIPSE) e intergeracionais (ASURPI, Projectos de Vida Sénior, Santa Casa da Misericórdia)
Saúde infantil (ELSE, Unidade de Saúde Pública)

28 de maio (18h-20h)
Espetáculo AEC “Coopero, respeito e aceito” - Com o tema da multiculturalidade, dinamizado pelo Agrupamento de Escolas MG Nascente
Stands das associações de pais e encarregados de educação

30 de maio (10h-12h | 14h-16h)
Apresentação do projeto “O Desporto é para Todos” e entrega da “Bandeira da Ética"
Organização: Município da Marinha Grande , Associação Futebol de Leiria e Fundação Inatel
Apoio: Plano Nacional da Ética no Desporto, Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, Federação Portuguesa de Atletismo, Federação Portuguesa de Voleibol, Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, Tecido Associativo Marinhense
“O Desporto é para todos”, é uma iniciativa que integra a Semana da Criança, que tem os seguintes objetivos:
- Utilizar o desporto como veículo de promoção de inclusão social;
- Sensibilizar a comunidade para a diversidade e igualdade de oportunidades;
- Estimular e potenciar o conceito “O desporto é para todos”;
- Fomentar os valores da ética no Desporto;
- Envolver a comunidade educativa, famílias e instituições locais;

31 de maio (21h-23h30) – Espetáculo “Crianças ao Palco”
Uma noite de talento e criatividade infantil, em colaboração com a CIM Região de Leiria.
Stands das associações de pais e encarregados de educação

1 de junho – Dia da Criança
09h00: “Cãominhada” – Caminhada com cães promovida pelo CRO (Canil Municipal)
Durante todo o dia: animação com insufláveis

(10h-12h | 14h-16h) animação com insufláveis

2 de junho
18h-20h – Espetáculo AEC “Coopero, respeito e aceito”
Com o tema da multiculturalidade, dinamizado pelos agrupamentos escolares AE MG Poente e Vieira de Leiria
21h00 – 2.ª Edição do Festival “Pipocas” - Cinema de animação e curtas-metragens, com a participação do AE MG Poente
Stands das associações de pais e encarregados de educação

Ao longo da semana, estarão ainda disponíveis stands de divulgação das associações locais, projetos educativos e entidades envolvidas.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Projeto liderado pela CIM Viseu Dão Lafões é finalista dos prémios europeus LIFE Awards 2025



O projeto europeu LIFE Landscape Fire, desenhado, coordenado e implementado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, é um dos nove finalistas dos Prémios LIFE Awards 2025, promovidos pela União Europeia. O projeto está nomeado na categoria “Economia Circular e Qualidade de Vida” e ainda na categoria “LIFE Citizens’ Prize, o Prémio dos Cidadãos”, cuja votação pública decorre até 3 de junho.

O projeto LIFE Landscape Fire é o único dos nove finalistas que tem coordenação portuguesa, sendo que qualquer pessoa pode votar no projeto, de forma gratuita, em https://www.lifeawards.eu/project/life-landscape-fire. No entanto, após votar, a escolha terá de ser confirmada num e-mail recebido, caso contrário o voto não será contabilizado.
Os Prémios LIFE Awards distinguem os projetos mais inovadores e inspiradores no campo da ação climática e ambiental, com impacto direto na proteção da biodiversidade, combate à poluição, adaptação às alterações climáticas e promoção de tecnologias limpas.

O LIFE Landscape Fire é o único projeto entre os finalistas que tem coordenação portuguesa, o que representa um destaque significativo para a região de Viseu Dão Lafões e para Portugal.

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 3 de junho, em Bruxelas, no âmbito da Semana Verde da União Europeia (EU Green Week).

LIFE Landscape Fire - um projeto liderado pela CIM Viseu Dão Lafões

O projeto LIFE Landscape Fire promove a adoção de práticas sustentáveis de prevenção de incêndios florestais, como o uso de fogo controlado, a pastorícia e o controlo de espécies invasoras. Estas soluções têm revelado grande eficácia na proteção da biodiversidade e no aumento da resiliência dos ecossistemas.

“O projeto LIFE Landscape Fire demonstra que a prevenção dos incêndios pode ser bem-sucedida recorrendo a métodos ancestrais, como a pastorícia e o fogo controlado”, sublinha Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões. “É um orgulho liderarmos uma iniciativa reconhecida a nível europeu e que reflete o empenho coletivo de todos os parceiros ao longo dos últimos anos”, acrescenta.

Liderado pela CIM Viseu Dão Lafões desde o seu início, este foi o único projeto português aprovado pelo Programa Europeu LIFE, no aviso de 2018, na Área do Ambiente. Além da CIM Viseu Dão Lafões, teve como parceiros o Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal, e a Universidade da Extremadura, a Junta da Extremadura e a Mancomunidade Integral Sierra de San Pedro, em Espanha.

Entre os marcos do projeto, destaca-se a visita do Comissário Europeu do Ambiente, Virginius Sinkevičius, em 2023, à Aldeia da Coelheira (São Pedro do Sul), onde assistiu a uma ação de fogo controlado. Outros momentos relevantes incluem o 3.º Seminário Internacional LIFE Landscape Fire, realizado em Viseu, e uma visita técnica de três dias à Extremadura, para conhecer áreas intervencionadas.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

**Filipe Santos
Assessoria de Imprensa

12.ª edição do Concurso Vinhos de Portugal. Millésime da Quinta d’Aguieira distinguido como o melhor espumante do ano no Concurso Vinhos de Portugal


O Millésime Brut Nature 2017 da Quinta d’Aguieira foi reconhecido como “O Melhor do Ano” na categoria Espumantes, na 12.ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, promovido pela ViniPortugal. A distinção foi anunciada na cerimónia de entrega de prémios, que decorreu na passada sexta-feira, dia 9 de maio.

Lançado no final de 2024 e com 4 mil garrafas produzidas, este Millésime Brut Nature foi o resultado de uma vindima meticulosa e da seleção das melhores uvas da colheita de 2017. Produzido segundo o método clássico – de forma lenta e a baixa temperatura – com estágio de cinco anos, em contacto com as suas borras. Este espumante, com as castas Chardonnay, Maria Gomes e Touriga Nacional, destaca-se pela sua complexidade aromática, frescura marcada, bolha muito fina e persistente.

“Receber esta distinção no Concurso Vinhos de Portugal é um motivo de grande orgulho para toda a equipa. Este reconhecimento – num evento de referência no setor – reflete a nossa dedicação à excelência e reforça o nosso compromisso em criar vinhos singulares que perduram no tempo”, sublinha Diogo Campilho, diretor de enologia.

Recorde-se que, a Quinta d’Aguieira, localizada na região da Bairrada, é detida pela Aveleda desde 1997 e os seus 21 hectares conquistaram um lugar especial pelo grande potencial de envelhecimento dos vinhos aqui produzidos. Com um mosaico diferenciado de micro terroirs, a marca é composta pelos vinhos Arco d’Aguieira Branco e Tinto, Quinta d’Aguieira Branco e Tinto, Rarity of Time Tinto, Espumante Reserva Quinta d'Aguieira e, pelo agora galardoado, Espumante Millésime Brut Nature 2017.

Nota de Prova:
Cor: Citrina com reflexos dourados.
Aroma: No nariz, revela uma complexidade aromática marcada por notas de frutos secos, brioche e pão torrado.
Sabor: Em boca, mostra-se igualmente complexo, com um volume agradável e uma frescura destacada. A bolha, muito fina e persistente, intensifica a sensação de frescura e proporciona uma longa persistência no final de prova.
PVPR: 30,00€

SOBRE A AVELEDA:
Desde 1870, a Aveleda desenvolve a sua atividade na Região dos Vinhos Verdes, no Douro, na Bairrada, no Algarve, contando com uma extensão de vinha de cerca de 600 hectares e 184 colaboradores.

Presente em mais de 85 países, tem como principais mercados os EUA, Brasil, Canadá, Alemanha e França.

Na Aveleda, a sustentabilidade está presente a vários níveis, indo mais além das práticas agrícolas sustentáveis e sendo, desde 2017, a única empresa do setor vitivinícola certificada pelo referencial Entidade Familiarmente Responsável. Em julho de 2024 conquistou a certificação B Corp, um reconhecimento mundial concedido a empresas que respeitam altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade, e em novembro de 2024 ganhou o Referencial Nacional de Sustentabilidade, a mais importante certificação nacional no setor vitivinícola.

*SARA VIEIRA
**FILIPA GUIMARÃES






Barcelos | LISA Food Talks enche polo do IPCA em Esposende para debater Alimento e Sustentabilidade


O LISA – Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar, onde funciona o polo do IPCA em Esposende, recebeu esta segunda-feira, 12 de maio, a primeira edição do LISA Food Talks, reunindo casa cheia para refletir sobre o tema “Alimento e Sustentabilidade”.
A iniciativa, organizada pela Escola Técnica Superior Profissional (ETESP) e pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) do IPCA, juntou chefs conceituados, gestores de empresas inovadoras, representantes de entidades ligadas ao turismo, bem como estudantes e docentes, num espaço de debate sobre os desafios e oportunidades ligados aos sistemas alimentares sustentáveis.
No painel de oradores, destaque para o chef António Loureiro, do restaurante A Cozinha (Guimarães), distinguido com uma estrela Michelin, que desafiou os estudantes a valorizarem os produtos locais nas suas criações gastronómicas. “O Minho é a nossa horta – temos aqui tudo o que precisamos para trabalhar”, afirmou o chef António Loureiro em jeito de provocação aos estudantes.
A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, sublinhou o orgulho no crescimento do LISA, destacando a componente prática e aplicada dos cursos ministrados no espaço e o apoio fundamental do Município de Esposende, que cedeu o edifício ao IPCA, tornando esta infraestrutura uma realidade.
Também presente, o Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, enalteceu as condições do LISA e o seu contributo para uma aprendizagem de excelência, contribuindo para dignificar todas as profissões relacionadas com a inovação alimentar.
Na abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guiherme Emílio, referiu que o sucesso do evento e o nível dos oradores confirmam que o LISA é uma aposta ganha, funcionando como motor de transferência de conhecimento, gerador de novos projetos, parcerias e de valorização do território.
O evento foi estruturado em dois painéis temáticos. O primeiro, “Alimento, Governança e Estratégias de Sustentabilidade”, contou com a participação dos chefs dos restaurantes A Cozinha e Cor de Tangerina, bem como da Escola Profissional de Esposende, num debate moderado por Alexandra Malheiro, diretora da ESHT.
O segundo painel, “Alimento, Territórios e Transformação pela Sustentabilidade”, reuniu representantes das empresas Chá Camélia, Tubarão Vinhos e Corial Foods, num diálogo conduzido por Filipe Chaves, diretor da ETESP.
O LISA Food Talks marcou um momento relevante de partilha de conhecimento e ligação entre academia, comunidade e setor produtivo, posicionando o LISA como plataforma ativa na promoção da inovação e sustentabilidade alimentar.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Piscinas Municipais Victor Martelo venceram o Prémio Cinco Estrelas Regiões


As Piscinas Municipais Victor Martelo, em Reguengos de Monsaraz, venceram pelo segundo ano consecutivo o Prémio Cinco Estrelas Regiões na categoria Piscinas Municipais no distrito de Évora. Esta infraestrutura municipal foi inaugurada em 1998 e recebe cerca de 30 mil pessoas no verão.
As Piscinas Municipais Victor Martelo integram uma piscina olímpica (50m x 20m), uma piscina de lazer, uma piscina para bebés, uma piscina de saltos e uma piscina coberta de água quente (16m x 11m) para aprendizagem. Desde a inauguração tem recebido diversas provas de natação regionais e nacionais na piscina olímpica.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões tem como objetivo valorizar e dar a conhecer o melhor de cada uma das regiões portuguesas ao nível da gastronomia, recursos naturais, festas tradicionais, monumentos e património, entre outras categorias, assim como os negócios locais que se diferenciam pela sua qualidade. Desta forma, são premiadas as marcas consideradas pelos consumidores realmente de cinco estrelas.
A 8.ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões avaliou mais de mil marcas e ícones regionais através da participação de cerca de 500 mil consumidores de todo o país. A metodologia mede o grau de satisfação global dos consumidores, tendo em conta os cinco principais critérios que influenciam a sua decisão de compra ou adesão, nomeadamente a satisfação pela experimentação, relação preço-qualidade, intenção de compra ou recomendação, confiança na marca e inovação, em três fases de avaliação distintas e complementares: Focus Group e Comité de Avaliação, Testes de Experimentação e Estudo de Mercado à Marca.



*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Grupo Torrestir volta a marcar presença na Transport Logistic 2025 e reforça posicionamento como operador logístico global


O Grupo Torrestir volta a marcar presença na Transport Logistic 2025, a maior feira mundial dedicada à logística, mobilidade, TI e gestão da cadeia de abastecimento, que decorre entre os dias 2 e 5 de junho, em Munique, Alemanha, no Trade Fair Center Messe München. A empresa estará localizada no Stand A3.406, Hall A3, reforçando o seu posicionamento como um dos principais operadores logísticos da Península Ibérica no panorama internacional.
Esta participação, que já se tornou um ponto estratégico na agenda da Torrestir, reforça o compromisso do grupo com a internacionalização e a inovação contínua dos seus serviços logísticos. Com um portefólio abrangente que inclui transporte nacional e internacional (em carga completa ou grupagem), serviços aduaneiros, armazenagem ambiente e em temperatura controlada, transitários (terrestre, aéreo e marítimo), bem como soluções digitais integradas, o Grupo Torrestir tem vindo a afirmar-se como um parceiro de confiança para empresas em todo o mundo.
José Santos, Diretor Geral da Torrestir, sublinha: “O regresso à Transport Logistic é reflexo da importância que este evento tem para a nossa estratégia de crescimento. É um espaço privilegiado para apresentar as nossas soluções, reforçar relações com parceiros internacionais e acompanhar de perto as tendências que estão a transformar o setor.”

A Transport Logistic é uma das maiores e mais prestigiadas feiras mundiais do setor, reunindo mais de 2.500 expositores de todo o mundo. A presença da Torrestir neste evento internacional vem consolidar a sua reputação como operador logístico global, com uma forte aposta em soluções tecnológicas, sustentáveis e orientadas para o cliente.

A participação da Torrestir representa também uma oportunidade única para reforçar a proximidade com clientes e parceiros, criar novas oportunidades de negócio e fortalecer a rede internacional da empresa num setor em constante evolução.
----------------------
Sobre a Torrestir
A Torrestir (www.torrestir.com) foi fundada em 1962 e continua a ser propriedade da família Torres. A Torrestir tem plataformas em todo o país e empresas nas ilhas através da Torrestir Madeira e Torrestir Açores, a nível internacional, está também presente na Alemanha (Torrestir Alemanha) e em Espanha (Torrestir España).

Para além do transporte nacional e internacional de carga geral e grupagem, o grupo presta serviços, Transitários, de logística contratual, transporte de contentores, heavy lift e transportes especiais, serviços aduaneiros, serviços de courier e transporte farmacêutico (GDP).

A Torrestir está vocacionada também para os sectores farmacêutico e da saúde, retalho, alimentar, moda, automóvel, energias renováveis e TI.

A frota da Torrestir é amiga do ambiente porque os seus veículos seguem a norma europeia Euro 6 que contempla motores mais limpos.

Grupo Torrestir
Fundado: 1962
Colaboradores: + 3.000
Frota: + 2.000 viaturas
Área de armazenagem: + 250.000 m²
Plataformas: 18
---
*António Reis

Convívio, cultura e bem-estar na Semana da Idade Maior 2025, em Alvaiázere


O Município de Alvaiázere prepara-se para realizar mais uma edição da Semana da Idade Maior, entre os dias 26 e 30 de maio. Esta iniciativa será dedicada à população sénior do concelho e irá proporcionar um conjunto diversificado de atividades, com foco no convívio, na partilha de experiências e na promoção do bem-estar.

O programa contará com momentos pensados para diferentes públicos: atividades culturais e artísticas, desporto adaptado, celebrações de cariz tradicional e apresentações culturais incluindo sessão de Teatro Revista: “Cama para Quatro”.
O envolvimento das associações locais será novamente um dos pilares da iniciativa. Está prevista a colaboração da Associação Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria, da Associação Social Cultural e Recreativa de Almoster – ASCRA, da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere, do Lar Conchego, do Centro de Apoio a Pessoas Idosas - S. Jorge II, do Centro Cultural Recreativo e Social da Freguesia de Pussos, da Associação da Casa do Povo de Alvaiázere e da Universidade Sénior.

A Semana da Idade Maior será um momento de encontro e partilha, refletindo o dinamismo e a importância da comunidade sénior no concelho de Alvaiázere.

Atividades sujeitas a inscrição/reserva:
Passeio a Alcobaça – Inscrições até 16 de maio, na Loja do Cidadão. Custo: 10 €/pessoa.
Teatro Revista "Cama para Quatro"– Reserve já pelo contacto 236 650 690. Entrada gratuita!

*Gabinete de Apoio à Presidência

Matilde Gaspar, da APCC, bateu recorde europeu dos 1500 metros livres S21


Matilde Gaspar, nadadora da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), é a nova recordista europeia dos 1500 metros livres da classe S21.

A marca (que é também, naturalmente, novo recorde de Portugal) foi obtida no Torneio Regional de Fundo Infantis e Juvenis, que se realizou em Cantanhede nos dias 10 e 11 de maio, em que a prestação da jovem atleta lhe permitiu ainda alcançar um outro novo melhor máximo nacional, nos 800 livres.
Aos 18 anos, passa assim a acumular um recorde sénior e dois recordes júnior europeus, além de 12 recordes nacionais. No seu currículo constam ainda quatro medalhas no Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down e uma no Campeonato do Mundo, além de diversos títulos de campeã nacional.

Desde 2016 que Matilde Gaspar participa em provas em representação da APCC, sendo treinada por Anabela Marto, coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto.

A natação, um dos desportos mais completos e acessíveis, é uma das modalidades praticadas na APCC, onde a prática desportiva é desenvolvida tanto ao nível do desporto de alta competição, como do lazer e manutenção, junto de pessoas de todas as idades. As pessoas com deficiência interessados em praticar esta ou outras modalidades (como o boccia ou a tricicleta) podem contactar o Departamento de Educação Física e Desporto através do telefone 239 792 120 ou do e-mail desporto@apc-coimbra.pt, para obter mais informação sobre as possibilidades de o fazer na instituição.

*Pedro Santos
Comunicação
Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra

 **Imagem de Matilde Gaspar

Para assistir a 14 de maio, a partir das 14h15, na Universidade Católica no Porto. Escola Superior de Biotecnologia debate o papel da academia na inovação e transferência de conhecimento


Líderes empresariais, agentes de inovação e investigadores vão marcar presença no dia 14 de maio no Innovation Day da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Um evento anual dedicado à transferência de tecnologia e ao impacto da inovação na indústria, que faz a ligação entre a investigação da academia e soluções inovadoras para a indústria, proporcionando um espaço que evidencia soluções tecnológicas, protótipos e produtos que estão a (ou podem) transformar o mercado.

Integrado nas celebrações dos 40 anos da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa, o Innovation Day este ano terá como mote “Inovação para Impactar o Futuro”. O objetivo será o de impulsionar o desenvolvimento económico e o de fortalecer a competitividade das empresas.
“O Innovation Day é um evento anual que mostra como a ciência aplicada e a colaboração com empresas são essenciais para acelerar soluções com impacto real e decorre naturalmente da missão da faculdade em gerar interação em torno do conhecimento de fronteira,” salienta Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia. “Este evento é uma montra do que podemos fazer em conjunto para transformar o futuro da alimentação, da saúde e do ambiente, e o trabalho aqui apresentado mostra o real valor das parcerias estabelecidas,” reforça Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF).

Para discutir como as universidades podem ser um motor de inovação, acelerando a transferência de conhecimento para as empresas, o Innovation Day terá início com o T4EU Science Café on Innovation onde marcarão presença Celine Abecasis-Moedas (pró-Reitora para a Inovação e Empreendedorismo da Universidade Católica Portuguesa) e Guido Bortoluzzi (professor catedrático de Gestão da Inovação e Empreendedorismo no Departamento de Economia da Universidade de Trieste), com moderação de Ricardo Simões (diretor de Inovação na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte de Portugal).

Seguir-se-á uma sessão de pequenas apresentações temáticos, onde serão apresentados projetos inovadores nas áreas de: Valorização de subprodutos agroalimentares; Tecnologias para a sustentabilidade na produção alimentar; Soluções digitais para controlo de qualidade; Ingredientes funcionais para a saúde humana e animal. São exemplos: Skin4Skin: Upcycling rabbit skin for human skin applications (Viviana Pinto Ribeiro, Investigadora do CBQF); Hidrodifusão por micro-ondas e gravidade: uma solução verde para valorizar subprodutos agrícolas (Ezequiel Coscueta, Investigador do CBQF); Method for obtaining an indicator of presence for Alzheimer's disease using EEG signals (Pedro Batista Ribeiro, Investigador do CBQF); CATALYSE - Catalysing scientific innovation into food safety action (Diana R. Fonseca, Investigadora do CBQF); Tecmafoods - Insect Based Feed & Food (Vasco Esteves, CEO Insect Based Feed & Food); Simplyeast: An Innovative Business Model Driving a Sustainable Protein Future – Brewer’s Spent Yeast (João Calixto, Simplyeast – Quality & Innovation Manager); Valorização sustentável de recursos aquáticos para produção de ingredientes bioativos e proteínas alternativas (Sara A. Cunha, Investigadora do CBQF); New lactic acid bacteria for preventing infections with Listeria species (Sérgio Sousa, Investigador do CBQF); Freetilizer – Inovação tecnológica na valorização de resíduos orgânicos (Miguel Ramos, Investigador de Tecnologias Industriais - Pipe Masters); Boosting Pineapple Side-Streams to Zero: Steps towards Scale-Up (Débora Campos, Investigadora do CBQF e Fundadora e CEO AgroGrIN Tech).

Na mesa-redonda sobre “Acelerar a Inovação para o Mercado”, que será moderada por Manuela Pintado (diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina), estarão presentes John Melo (CEO Digestiva), André Almeida (CEO da ETSA), e Ricardo Figueiredo (CEO Cortadoria Nacional do Pêlo).

O Dia da Inovação 2025 da Escola Superior de Biotecnologia realiza-se no dia 14 de maio, pelas 14h15, no Auditório Carvalho Guerra, na Universidade Católica Portuguesa no Porto. É um evento aberto ao público, mas sujeito a inscrição.

Mais informações:

*Fernanda Teixeira

 

Discurso do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, no Feriado Municipal de Aveiro. 12 de maio de 2025.

Exmos(as) Senhores(as)
Muito Bom Dia a Todos e a Todas.
O último parágrafo do meu discurso do Feriado Municipal 2024 foi este:

“Quero deixar o meu testemunho de determinada Esperança na Vida, de Aposta nos Homens e de Fé em Deus, na Força do Nascimento de todos os Bebés, referenciando no nascimento seguramente feliz dos dois Bebés do Pina e da Xana, que seguramente com a Benção de Nossa Senhora de Fátima, nos virão fazer companhia a partir de amanhã, dia 13 de maio”.

Amanhã, a Maria José e o José Maria fazem um ano, e com eles fazemos a Festa da Vida, do Nascer e do Crescer, de quem acredita, aposta e realiza.
O ano que acabamos de viver foi fantástico. Conseguimos o Nascimento de muitas coisas boas e relevantes e a afirmação do Crescimento da Nossa Terra com qualidade e notoriedade, com ganhos de causa para Todos. Acreditámos, Apostámos e Realizámos.

Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024 foi um sucesso de múltiplas características, pelos seus mais de 700 espetáculos, pela criatividade que nasceu e veio para ficar, com tanta Gente que passou a colocar mais Aveiro e mais Cultura na sua Vida. Foi uma conseguida e relevante ação de marketing territorial. Foi uma notável operação de mobilização de agentes culturais da Cidade, do Município e da Região de Aveiro.

Portugal e o Mundo vieram a Aveiro e a Capital Portuguesa da Cultura deu mais Aveiro a Portugal e ao Mundo.

Agradeço a Todos os Obreiros que deram vida a Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024, nos palcos, nas plateias e nas ruas, personificando hoje na Rosa Alice Branco, Aveirense de Portugal, escritora de referência, o Abraço de Obrigado que quero dar a Todos

A inauguração e o primeiro ano de utilização cheio de vida da obra de profunda requalificação do Rossio e das “Pontes”, foi a demonstração de capacidade de fazer acontecer a mudança com coragem, trabalho, inteligência e qualidade, valorizando o património histórico com a modernidade simples, útil e bela, materializando o princípio base da democracia: cumprir a vontade damaioria e respeitar a minoria.

Já usamos com regularidade as múltiplas funções novas que o novo Rossio nos propicia, e deixámos a obra de arte do Rui Chafes “SonhandoTudo” como marca de arte que assinala Aveiro Capital Portuguesa da Cultura e o Dia de Portugal de 2024, sendo “um tributo ao Homem e à sua capacidade de Sonhar a Vida, depositando em cada dia o seu contributo que é Esperança no Futuro que chega a cada dia”.

Ainda nessa ambiência nasceu o Monumento Evocativo da Muralha de Aveiro da autoria do Arquiteto Siza Vieira, a sua única obra de arte pública no Mundo, tendo nascido para partilha com Todos, uma nova história de Aveiro que pode ser conhecida na exposição de rua que temos na Praça da República: a Muralha de Aveiro. Nessa mesma obra também requalificámos o Adro da Sé.

O ano 2024 também fica marcado por ter sido o ano record no Turismo, com quase 350.000 pessoas a visitarem os Museus de Aveiro e a frequentarem os Postos de Turismo e as Lojas Turísticas, entre outros indicadores record, como também aconteceu no Teatro Aveirense com mais de 74.000 espectadores. A dinâmica de crescimento continua: os primeiros quatro meses do ano 2025, foram o melhor quadrimestre de sempre nesses mesmos indicadores turísticos. A importância económica do Turismo é um facto positivo e Portugal precisa que mais setores tenham idêntica dinâmica de crescimento.

Em 2024 foram encerradas as contas do Quadro de Fundos Comunitários do Portugal 2020 com o mais elevado valor absoluto de todos os Quadros já executados, tendo nós implementado uma estratégia que conseguiu receber verbas bem mais elevadas do que as que estavam inicialmente contratadas. Foram mais de 42 M€ de Fundos Comunitários recebidos dos vários Programas de gestão nacional e de iniciativas comunitárias.

A elevação da qualidade da mobilidade e do ambiente, sendo também um novo instrumento de marketing territorial, fica bem marcada com a entrada em funcionamento do novo Ferryboat elétrico Salicórnia. Foram 10 M€ de investimento em conforto para os passageiros, redução de custos de operação e aumento da eficiência energética, e dando a 2024 o ano record de passageiros: cerca de 203.000 utilizaram o Salicórnia para a travessia marítima entre o Forte da Barra e São Jacinto.

O velho Cale de Aveiro foi substituído pelo novo Salicórnia, dando mais sentido à roda da vida e ao que simbolizamos no nome do único ferryboat elétrico de Portugal e do Sul da Europa.

É neste enquadramento que distinguimos hoje a Academia de Saberes de Aveiro, que a cada dia dá jovialidade aos nossos Séniores, mantêm viva a vida que sempre tem mais uma aprendizagem à nossa mão, mais uma inovação a somar a uma qualquer vida longa dos nossos Cidadãos. Um abraço de agradecimento à Presidente Cláudia Stattmiller e a todos os que a antecederam na liderança da Universidade Sénior de Aveiro nestes seus 20 anos.

Temos vivido tempos de muitas obras e eventos, concretizando a elevação do nível de coesão territorial e social, com uma gestão rigorosa, de boas contas, transparente e séria.

Assumimos a valorização dos Jovens valores da nossa terra, como fizemos com o Diogo Carvalho na Piscina Municipal que está sob a gestão do Galitos e com a Mariana Lopes no Pavilhão Municipal que está sob a gestão do Alavarium.

É nesse quadro de valorização da nossa Gente, que hoje distinguimos o Fernando Vasconcelos pela excelência da sua gestão na liderança da também nossa empresa Águas da Região de Aveiro. Assim como o fazemos, embora a título póstumo por força da sua partida, ao Zacarias Andias, pelo seu exemplo de vida: na água como remador no barco olímpico e na terra como construtor de mais solidariedade social com a fundação do Centro Social de Santa Joana Princesa.

Na valorização da nossa Terra e da nossa Gente, fazemos hoje três homenagens muito especiais.

À nossa Universidade de Aveiro, por toda a sua vida e pela certeza do seu contributo para um futuro a Crescer. Com a data formal de hoje, 12 de maio de 2025, fica formalizado o Monumento à Universidade de Aveiro que decidimos colocar na chamada “rotunda do ISCA”, tendo o totem alusivo,o seguinte texto:

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) decidiu colocar na Rotunda do novo acesso ao Campus da Universidade de Aveiro (concluída em 2019) um Monumento alusivo à sua vida e existência, na Avenida que tem o seu nome. A Reitoria aceitou o desafio da CMA de ser uma equipa de seus profissionais a fazer o projeto, assumindo a CMA todos os custos de construção e instalação.

A nova Rotunda, decidida construir pelo Presidente CMA Eng. José Ribau Esteves, com o prévio apoio do Reitor da Universidade de Aveiro (UA) Prof. Manuel Assunção, significou uma importante melhoria das condições de segurança para os peões, ciclistas e automobilistas, qualificando uma das principais entradas na Cidade e no Campus UA, e fazendo a conexão com a Via Ciclável que liga o Campus à Estação de Comboios (concluída em 2020).

A UA é uma instituição de referência no Município, na Região e no País, que a Câmara Municipal de Aveiro honra e promove, pela excelência do seu trabalho de formação, investigação e parceria na promoção de desenvolvimento.

No Feriado Municipal de 2025 em que assinalamos a instalação do Monumento Alusivo à Universidade de Aveiro, é Presidente da CMA o Eng. José Ribau Esteves, e Reitor da UA o Prof. Paulo Jorge Ferreira.

As comemorações deste Feriado Municipal vão terminar com a inauguração do busto do Presidente Dr. Girão Pereira, erigido em sua homenagem por ter sido um grande e bom Obreiro de Aveiro, do Monumento ao Poder Local referenciado na Associação Nacional de Municípios Portugueses, poder maior da Democracia Portuguesa e do fazer Crescer Portugal, e da obra de qualificação urbana das Ruas de Viseu e do Senhor dos Milagres.

Nos eventos que trouxemos para a vida do calendário anual de Aveiro, faço hoje um destaque especial a um evento único que leva Aveiro para o Mundo, para novos universos de Pessoas, e traz o Mundo a Aveiro: a Maratona da Europa Aveiro, que nas suas edições de 2024 e 2025 já ostentou o selo da World Athletics e entrou para o grupo das 100 melhores Maratonas do Mundo.

Este arrojado evento que organizamos com o apoio do Turismo do Centro de Portugal e com a gestão técnica da empresa GlobalSport, e partilhamos no seu percurso com o nosso querido Município vizinho de Ílhavo, deixa bem claro que sempre temos mais Mundo e mais Gente para conquistar, encontrando novos pretextos para fazer mais festa da vida e do encontro de Amigos.

É neste âmbito que distinguimos hoje os Padrinhos da Maratona da Europa, a Madrinha Aurora Cunha e o Padrinho João Neto, agradecendo-vos muito terem dado o vosso enorme Mundo à vossa nova terra de Aveiro. Sois também exemplo de solidariedade e agentes promotores da Maratona da Europa e da Vida, dando mais Mundo a Aveiro.

Queridas Cidadãs e Caros Cidadãos

Crescer com Todos e Apostar na Cooperação e na Descentralização são concretizações de cada dia da gestão da Câmara Municipal de Aveiro desde outubro de 2013 até ao final do mês de outubro deste ano 2025.

Governar bem, gerir com solidez financeira honrando compromissos e conquistando recursos extraordinários que a nossa União Europeia nos propicia, sonhar e arriscar sem medo, sempre com a coragem de quem tem os pés bem assentes na terra e o serviço público às Pessoas da Nossa Terra como a origem e o fim de tudo.

Apostámos na Descentralização de Competências e queremos apostar mais, com um balanço muito positivo na Educação, na Ação Social e na Saúde, sendo que na área da Saúde há várias disfunções que têm de ser resolvidas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo de Portugal.

Comemoramos no próximo dia 1 de agosto, os 10 anos da gestão do Museu de Aveiro Santa Joana pela Câmara de Aveiro, já com o auto de transferência definitiva assinado e em vigor, assim como uma nova imagem, colorida e jovem. Um exemplo de sucesso da aposta em sermos bons gestores de valores culturais de dimensão nacional e mundial, integrando-os na estratégia cultural e turística que implementamos.

Faremos a comemoração desses 10 anos, com a inauguração de uma nova exposição permanente no Museu de Aveiro Santa Joana, realçando a dimensão social da vida e da história do Convento Dominicano de Jesus

É na comemoração dos que apostam na Descentralização, em dar mais vida aos que estão mais longe dos centros de poder, que hoje distinguimos a Associação de Natação Centro Norte de Portugal, que além do seu notável trabalho com os seus 40 Clubes associados, dois dos quais do Município de Aveiro, o Galitos e o Sporting Clube de Aveiro, agradecendo ao seu Presidente Manuel Pereira ter aceite o desafio de deixar as instalações da sua sede no Pavilhão do IPDJ e estar a dar nova vida à antiga Escola Primária de Eirol, exemplo para muitos que sempre acham que 15 minutos é muito tempo de deslocação.

Queremos mais Descentralização e mais governabilidade para Portugal.

Para o novo Governo de Portugal que vamos ter em consequência das Eleições Legislativas do próximo domingo 18 de maio, queremos que tenha estabilidade e vida de 4 anos, sabendo que este vai ser o sétimo Governo com que vamos trabalhar nestes 12 anos, com total empenho, espírito de luta pelas decisões do Governo de que Aveiro precisa, e disponibilidade para trabalhar em equipa por Aveiro e por Portugal.

Queridas Cidadãs e Caros Cidadãos

Este é o último Feriado Municipal da minha presidência da Câmara Municipal de Aveiro destes 12 anos, e que a Lei de limitação de mandatos, com a qual concordo, não permite somar mais anos.

Foram 12 anos fantásticos de vida, individual e coletiva, cheios de conquistas esurpresas, tarefas duras, lutas novas e pesadas. Em 12 anos, apenas 6 foram de plena capacidade de trabalho com os recursos otimizados.

Nos outros 6 anos, tivemos os primeiros 4 para tratar das graves patologias da Câmara de Aveiro, consequência da má gestão do Partido Socialista. Conseguimos a reestruturação financeira e organizacional, devolvemos a credibilidade institucional e construímos a relevância política daCâmara de Aveiro.

Os 2 anos de 2020 e de 2021, ficaram marcados pela luta contra a Pandemia Covid-19 que tanto atrapalhou e nossa vida e nos retirou a possibilidade de fazermos ainda mais pela Nossa Terra.

Quero deixar a Todos uma palavra de Agradecimento por todo o apoio, trabalho, energia e confiança partilhada, na caminhada obreira que temos feito e que seguramente vamos continuar a realizar para Conquistar Mais para a Nossa Terra e para a Nossa Gente.

Agradeço e realço o trabalho materializado de diferentes formas, dos Dirigentes Associativos, dos meus Vereadores e Equipa do Gabinete, dos Autarcas da Câmara e da Assembleia Municipal, dos Presidentes de Juntas e dos Autarcas das Juntas e das Assembleias de Freguesia, dos Empresários, das Entidades Públicas e Privadas, das Cidadãs e dos Cidadãos que sempre apostam no lado positivo da vida.

Quero deixar um Agradecimento aos meus adversários políticos que comigo disputaram eleições e debates, pela lealdade da presença e a coragem da luta, servindo de exemplo aos que andaram a fazer a luta política sem a coragem e a seriedade da presença na sempre difícil disputa eleitoral.

Reitero o meu compromisso e da minha Equipa, de continuarmos o trabalho empenhado e desenvolvido no quadro de princípios que bem conheceis há quase 12 anos, até ao último dia do atual mandato autárquico e cumprindo os compromissos que assumimos com ambição e realismo, governando sempre para Todos.​

Saudamos a Nossa Padroeira Santa Joana, o Nosso Bispo e Todos os que na Igreja Católica e em todas as Religiões, rezam por nós, procuram reunir energias positivas para que a vida seja melhor, querendo eu deixar hoje e aqui uma palavra de muita força ao nosso Querido Amigo e Pastor da Glória, Padre Fausto Oliveira.

Seguimos em frente, para Mais e Melhor Município de Aveiro.

Vamos continuar a trabalhar para cumprir o programa eleitoral que os Cidadãos escolheram com folgada maioria em setembro de 2021, com total responsabilidade e legitimidade política, observando com tranquila firmeza os que querem começar a mandar no rumo da Câmara de Aveiro antes do ato eleitoral autárquico de setembro ou outubro deste ano, os que assumem a errada presunção de que substituem a decisão dos Cidadãos e que têm poder antes de dele tomarem posse. Os Cidadãos Aveirenses tomarão a decisão que entenderem por bem no dia das Eleições Autárquicas de 2025, e eu entregarei ao meu sucessor um cuidado dossier de transição e uma Câmara muito boa, com muito boas contas e muito boa gestão, bem diferente da péssima Câmara que recebi.

Algumas das histórias mais extraordinárias que fomos construindo na gestão da Câmara Municipal de Aveiro nestes 12 anos, vão ficando publicadas em livros de acesso livre e universal, como ato de solidariedade cultural com o futuro, juntando as histórias mais antigas aos investimentos mais recentes.

Assim o fizemos com o Aveiro Cidade dos Canais e com as obras de alguns dos edifícios mais notáveis de Aveiro, como o Edifício Fernando Távora / Atlas e a bela Estação de Comboios. Assim o fizemos na nova Livraria Bertrand sobre a requalificação e a vida nova da Avenida Dr. Lourenço Peixinho. Assim o vamos fazer sobre a presença do NRP Sagres em Aveiro em 2024 por ocasião do Dia da Marinha, sobre Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024, sobre a notável obra do Rossio e sobre os 12 anos da gestão da Câmara Municipal de Aveiro de 2013 a 2025.

A Paz Esteja Convosco. Foi com esta frase que o novo Papa Leão XIV se dirigiu ao Mundo pela primeira vez. E esta é a frase que sempre devemos repetir e cuidar de ter na verdade das relações pessoais, das disputas políticas democráticas, nas relações entre Partidos e Povos.

Porque a Vida é sempre o mais importante recurso que temos em mãos e a boa relação entre os Homens é sempre a melhor opção para acrescentarmos valor e felicidade à Nossa Vida Individual e Coletiva.

Vamos continuar a fazer a Festa da Vida, a fazer Nascer e Crescer Vida, Gente e Terra.

Contamos convosco, saibam que sempre contam connosco.

Viva a Festa. Viva a Vida. Viva o Município de Aveiro.

Bem Hajam.
José Ribau Esteves
Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Contentor vai ficar situado na Rua dos Bombeiros Voluntários. Cantanhede inicia projeto pioneiro de reciclagem de cápsulas de café

 
O Município de Cantanhede e a INOVA-EM vão implementar, já no próximo mês de junho, um projeto inovador na região, que visa reforçar o compromisso ambiental e promover a economia circular. Para tanto, vai proceder à instalação de um contentor exclusivo para a deposição de cápsulas de café usadas.
Este contentor ficará localizado na Rua dos Bombeiros Voluntários, na cidade de Cantanhede, permitindo que os munícipes tenham um local específico e de fácil acesso para depositarem este resíduo, que habitualmente acaba por ter um destino incorreto.
A recolha e o posterior encaminhamento das cápsulas para valorização serão igualmente assegurados pela empresa municipal.
As cápsulas serão recicladas de acordo com os seus componentes — plástico, alumínio, papel e borras de café —, através da parceria com a Bio4Plas, empresa certificada na separação e reciclagem dos componentes das cápsulas, instalada na zona industrial de Cantanhede.
A INOVA-EM está também a preparar uma decoração original, desenvolvida por um ilustrador da região, numa aposta na comunicação e sensibilização da população através da arte urbana.
A valorização das cápsulas de café usadas representa um passo significativo na redução do impacto ambiental associado a este tipo de resíduo, que contém materiais recicláveis e orgânicos com elevado potencial. O alumínio e o plástico serão reintroduzidos na indústria como matéria-prima, enquanto as borras de café poderão ser utilizadas para compostagem.
De acordo com o presidente do conselho de administração da INOVA-EM, Pedro Cardoso, “esta iniciativa contribui para a redução do volume de resíduos enviados para aterro e para a promoção de comportamentos mais sustentáveis”.
A localização do contentor foi cuidadosamente escolhida, por se tratar do local que mais contribui para o sucesso de outro dos nossos projetos de reciclagem, o Ecocentro-Móvel que, no seu circuito itinerante, regista as maiores quantidades de resíduos recolhidos, comparativamente aos restantes locais do concelho”, explicou.
Pedro Cardoso adiantou ainda que, a curto prazo, o objetivo é expandir o projeto para outros locais do concelho de Cantanhede.

Iniciativa já apoiou mais de 1.950 projetos nas comunidades. Pingo Doce lança 5ª edição do Bairro Feliz

 Lisboa, 12 de maio de 2025 – Já arrancou a 5ª edição do Programa Bairro Feliz, através do qual cada loja Pingo Doce vai apoiar uma causa que promova um impacto positivo na comunidade onde se insere. As inscrições já estão abertas para a submissão de ideias que tenham como objetivo o bem-estar da vizinhança e a melhoria do bairro. No final serão os vizinhos a votar para escolher o projeto que cada loja Pingo Doce vai apoiar com um valor de até 1.000€.

Até dia 26 de junho, as ideias podem ser submetidas por grupos de cinco vizinhos ou qualquer entidade (Associações, IPSS, Fundações, Cooperativas, entidades públicas ou privadas, etc.), através do site do Pingo Doce. Os projetos podem abranger as seguintes áreas: Saúde, Bem-estar e Desporto; Apoio Social e Cidadania; Cultura e Lazer; Educação; Ambiente e Apoio Animal.

Após o fecho das inscrições, todas as ideias serão avaliadas por um grupo de 200 jurados, composto por especialistas em diversas áreas de conhecimento, que irão, posteriormente, selecionar duas ideias finalistas para cada loja Pingo Doce. Entre 09 de outubro a 08 de novembro as causas estarão a votos nas lojas e a mais votada pela vizinhança receberá o montante necessário para a sua concretização, até ao valor máximo de 1.000€.

 
*Ana Mendes 
**Carina Monteiro

PROJECTO PEDAGÓGICO DA ROTA DO ROMÂNICO PASSA POR CASTELO DE PAIVA

 
Está a decorrer a 14.ª edição do 𝐏𝐫𝐨𝐣𝐞c𝐭𝐨 𝐏𝐞𝐝𝐚𝐠𝐨́𝐠𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐚 𝐑𝐨𝐭𝐚 𝐝𝐨 𝐑𝐨𝐦𝐚̂𝐧𝐢𝐜𝐨, uma iniciativa que pretende dar a conhecer aos alunos do 4.º ano a história e o património local. No ano lectivo 2024-2025, o mote do projecto é "𝐀 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐞𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐧𝐚 𝐈𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐌𝐞́𝐝𝐢𝐚".
Este projecto educativo divide-se em duas sessões: a primeira realiza-se em sala de aula e a segunda consiste numa visita ao Marmoiral da Boavista, na zona urbana da vila, permitindo aos alunos um contacto direto com o património do seu território.
O Município de Castelo de Paiva volta a associar-se a esta iniciativa, disponibilizando o transporte para os alunos e professores participantes, garantindo assim que todos os alunos possam viver esta experiência educativa.
Ao apoiar este tipo de actividades, o 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢́𝐩𝐢𝐨 Paivense 𝐫𝐞𝐟𝐨𝐫𝐜̧𝐚 𝐨 𝐬𝐞𝐮 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐫𝐨𝐦𝐢𝐬𝐬𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐚 𝐞𝐝𝐮𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐞 𝐚 𝐯𝐚𝐥𝐨𝐫𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐚 𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐥𝐨𝐜𝐚𝐥.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
                                          



Silves | JÁ ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL DA CALDEIRADA 2025

 O 26.º Festival da Caldeirada e do Mar, já abriu a fase de inscrição aos restaurantes participantes. Promovido pelo Município de Silves, este período, decorre até dia 15 de maio.
Poderão aderir restaurantes de Armação de Pêra, que garantam nas suas ementas durante os dias do festival, um prato de caldeirada, integrar, pelo menos, um Vinho de Silves e apresentar sobremesas confecionadas com produtos locais, nomeadamente com laranja de Silves.
Poderão ainda apresentar outros pratos característicos da região com a utilização de frutos do mar desta vila, garantindo uma maior riqueza nos cheiros e sabores das suas iguarias.
O Município de Silves volta a realizar, de 23 a 25 de maio, o Festival da Caldeirada e do Mar em Armação de Pêra. Será um fim de semana dedicado aos sabores da caldeirada, prato emblemático da gastronomia armacenense, e aos frescos produtos do mar de Armação de Pêra.
O convite ideal para os amantes da gastronomia e visitantes que queiram desfrutar da grande diversidade culinária tradicional da vila de Armação de Pêra, contribuindo, simultaneamente, para a valorização e promoção turística deste território.
A adesão dos restaurantes deverá ser efetuada através do preenchimento e assinatura da ficha de inscrição e das normas de participação, disponíveis através do link https://www.cm-silves.pt/pt/menu/3134/26-festival-da-caldeirada.aspx , e do respetivo envio para o e-mail turismo@cm-silves.pt ou entrega no sector de Turismo da Câmara Municipal de Silves.

NOVA DATA: ATÉ 14 DE MAIO PARTICIPE NA RECOLHA DE IMAGENS PARA O LIVRO DEDICADO AOS 20 ANOS DA FEIRA MEDIEVAL DE SILVES

 A Feira Medieval de Silves celebra, em 2025, 20 anos de existência e o Município de Silves pretende assinalar este momento com o lançamento de um livro de fotografias composto por uma seleção de imagens que evidenciem a história, magia, animação e essência tão particular da Feira Medieval de Silves ao longo das suas 20 edições.
 
Os interessados que tenham imagens das várias edições da Feira Medieval de Silves e queiram fazer parte desta história especial e memorável poderão participar na recolha fotográfica até ao dia 14 de maio. A participação é gratuita e as fotografias deverão ser enviadas para o e-mail comunicacao@cm-silves.pt ou entregues diretamente no Gabinete de Informação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Silves acompanhadas pela declaração de Cedência dos Direitos de Imagem, disponível para preenchimento e download através do link https://feiramedievaldesilves.pt/menu/3128/20-anos-feira-medieval-de-silves.
O reconhecido fotógrafo Silvense André Boto, a fotógrafa e autora Ana Abrão e Carla Silvestre, técnica superior no Gabinete de Informação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Silves e interveniente ao longo das 20 edições da Feira Medieval de Silves, são o júri do concurso e responsáveis pela seleção das imagens que farão parte do livro comemorativo com publicação agendada para o dia 1 de agosto de 2025 juntamente com a inauguração da mostra fotográfica onde serão expostas as imagens selecionadas e que estará patente até final de setembro na Igreja da Misericórdia de Silves.
Para mais informações consulte as Normas de Participação.
 
Aceite o convite e faça parte da incrível história da Feira Medieval de Silves!

 

 

Silves | PARTICIPAÇÃO PÚBLICA PRÉVIA DO PLANO DE PORMENOR DO ROGEL TEM INÍCIO A 12 DE MAIO

 Decorre de 12 a 30 de maio de 2025, o período de participação pública prévia do procedimento de elaboração do Plano de Pormenor do Rogel (PPR), cuja proposta foi aprovada na reunião da Câmara Municipal de Silves (CMS) de 21 de abril de 2025.
 
O PPR, com proximidade à vila de Alcantarilha, enquadra-se na estratégia de desenvolvimento territorial definida pelo Município de Silves, que, apostando numa política pública de promoção da atratividade e competitividade territorial, nomeadamente incentivando a oferta de habitação acessível, o reforço de equipamentos públicos e a instalação de atividades económicas, em complemento com os espaços urbanos existentes, garante a salvaguarda e valorização dos recursos existentes, com destaque, no caso em apreço, para o património cultural e natural.
 
Durante este período, os interessados poderão formular sugestões e/ou apresentar informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito do respetivo procedimento de elaboração, devendo utilizar, para o efeito, a ficha de participação disponível em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/3131/pp-do-rogel-elaboracao.aspx  e remetê-la para a Câmara Municipal de Silves, Praça do Município, em Silves, ou através do endereço eletrónico dogu.ordenamento@cm-silves.pt.
 
Os documentos inerentes a este procedimento de elaboração (termos de referência, contrato para planeamento, qualificação da elaboração do PPR para efeitos de sujeição a Avaliação Ambiental Estratégica e a respetiva deliberação da CMS) podem ser consultados e descarregados através do link anteriormente mencionado ou consultados presencialmente na Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística, Ordenamento do Território, da CMS (mediante marcação prévia), ou na União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra.
 
Sendo que este procedimento, que visa a elaboração de plano territorial municipal, encontra-se alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, concretamente com o ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis, ODS 6 - Água potável e saneamento, ODS 8 - Trabalho digno e crescimento económico, e ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes, para referenciar apenas os mais relevantes.