Muito Bom Dia a Todos e a Todas.
O último parágrafo do meu discurso do Feriado Municipal 2024 foi este:
“Quero deixar o meu testemunho de determinada Esperança na Vida, de Aposta nos Homens e de Fé em Deus, na Força do Nascimento de todos os Bebés, referenciando no nascimento seguramente feliz dos dois Bebés do Pina e da Xana, que seguramente com a Benção de Nossa Senhora de Fátima, nos virão fazer companhia a partir de amanhã, dia 13 de maio”.
Amanhã, a Maria José e o José Maria fazem um ano, e com eles fazemos a Festa da Vida, do Nascer e do Crescer, de quem acredita, aposta e realiza.
O ano que acabamos de viver foi fantástico. Conseguimos o Nascimento de muitas coisas boas e relevantes e a afirmação do Crescimento da Nossa Terra com qualidade e notoriedade, com ganhos de causa para Todos. Acreditámos, Apostámos e Realizámos.
Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024 foi um sucesso de múltiplas características, pelos seus mais de 700 espetáculos, pela criatividade que nasceu e veio para ficar, com tanta Gente que passou a colocar mais Aveiro e mais Cultura na sua Vida. Foi uma conseguida e relevante ação de marketing territorial. Foi uma notável operação de mobilização de agentes culturais da Cidade, do Município e da Região de Aveiro.
Portugal e o Mundo vieram a Aveiro e a Capital Portuguesa da Cultura deu mais Aveiro a Portugal e ao Mundo.
Agradeço a Todos os Obreiros que deram vida a Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024, nos palcos, nas plateias e nas ruas, personificando hoje na Rosa Alice Branco, Aveirense de Portugal, escritora de referência, o Abraço de Obrigado que quero dar a Todos
A inauguração e o primeiro ano de utilização cheio de vida da obra de profunda requalificação do Rossio e das “Pontes”, foi a demonstração de capacidade de fazer acontecer a mudança com coragem, trabalho, inteligência e qualidade, valorizando o património histórico com a modernidade simples, útil e bela, materializando o princípio base da democracia: cumprir a vontade damaioria e respeitar a minoria.
Já usamos com regularidade as múltiplas funções novas que o novo Rossio nos propicia, e deixámos a obra de arte do Rui Chafes “SonhandoTudo” como marca de arte que assinala Aveiro Capital Portuguesa da Cultura e o Dia de Portugal de 2024, sendo “um tributo ao Homem e à sua capacidade de Sonhar a Vida, depositando em cada dia o seu contributo que é Esperança no Futuro que chega a cada dia”.
Ainda nessa ambiência nasceu o Monumento Evocativo da Muralha de Aveiro da autoria do Arquiteto Siza Vieira, a sua única obra de arte pública no Mundo, tendo nascido para partilha com Todos, uma nova história de Aveiro que pode ser conhecida na exposição de rua que temos na Praça da República: a Muralha de Aveiro. Nessa mesma obra também requalificámos o Adro da Sé.
O ano 2024 também fica marcado por ter sido o ano record no Turismo, com quase 350.000 pessoas a visitarem os Museus de Aveiro e a frequentarem os Postos de Turismo e as Lojas Turísticas, entre outros indicadores record, como também aconteceu no Teatro Aveirense com mais de 74.000 espectadores. A dinâmica de crescimento continua: os primeiros quatro meses do ano 2025, foram o melhor quadrimestre de sempre nesses mesmos indicadores turísticos. A importância económica do Turismo é um facto positivo e Portugal precisa que mais setores tenham idêntica dinâmica de crescimento.
Em 2024 foram encerradas as contas do Quadro de Fundos Comunitários do Portugal 2020 com o mais elevado valor absoluto de todos os Quadros já executados, tendo nós implementado uma estratégia que conseguiu receber verbas bem mais elevadas do que as que estavam inicialmente contratadas. Foram mais de 42 M€ de Fundos Comunitários recebidos dos vários Programas de gestão nacional e de iniciativas comunitárias.
A elevação da qualidade da mobilidade e do ambiente, sendo também um novo instrumento de marketing territorial, fica bem marcada com a entrada em funcionamento do novo Ferryboat elétrico Salicórnia. Foram 10 M€ de investimento em conforto para os passageiros, redução de custos de operação e aumento da eficiência energética, e dando a 2024 o ano record de passageiros: cerca de 203.000 utilizaram o Salicórnia para a travessia marítima entre o Forte da Barra e São Jacinto.
O velho Cale de Aveiro foi substituído pelo novo Salicórnia, dando mais sentido à roda da vida e ao que simbolizamos no nome do único ferryboat elétrico de Portugal e do Sul da Europa.
É neste enquadramento que distinguimos hoje a Academia de Saberes de Aveiro, que a cada dia dá jovialidade aos nossos Séniores, mantêm viva a vida que sempre tem mais uma aprendizagem à nossa mão, mais uma inovação a somar a uma qualquer vida longa dos nossos Cidadãos. Um abraço de agradecimento à Presidente Cláudia Stattmiller e a todos os que a antecederam na liderança da Universidade Sénior de Aveiro nestes seus 20 anos.
Temos vivido tempos de muitas obras e eventos, concretizando a elevação do nível de coesão territorial e social, com uma gestão rigorosa, de boas contas, transparente e séria.
Assumimos a valorização dos Jovens valores da nossa terra, como fizemos com o Diogo Carvalho na Piscina Municipal que está sob a gestão do Galitos e com a Mariana Lopes no Pavilhão Municipal que está sob a gestão do Alavarium.
É nesse quadro de valorização da nossa Gente, que hoje distinguimos o Fernando Vasconcelos pela excelência da sua gestão na liderança da também nossa empresa Águas da Região de Aveiro. Assim como o fazemos, embora a título póstumo por força da sua partida, ao Zacarias Andias, pelo seu exemplo de vida: na água como remador no barco olímpico e na terra como construtor de mais solidariedade social com a fundação do Centro Social de Santa Joana Princesa.
Na valorização da nossa Terra e da nossa Gente, fazemos hoje três homenagens muito especiais.
À nossa Universidade de Aveiro, por toda a sua vida e pela certeza do seu contributo para um futuro a Crescer. Com a data formal de hoje, 12 de maio de 2025, fica formalizado o Monumento à Universidade de Aveiro que decidimos colocar na chamada “rotunda do ISCA”, tendo o totem alusivo,o seguinte texto:
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) decidiu colocar na Rotunda do novo acesso ao Campus da Universidade de Aveiro (concluída em 2019) um Monumento alusivo à sua vida e existência, na Avenida que tem o seu nome. A Reitoria aceitou o desafio da CMA de ser uma equipa de seus profissionais a fazer o projeto, assumindo a CMA todos os custos de construção e instalação.
A nova Rotunda, decidida construir pelo Presidente CMA Eng. José Ribau Esteves, com o prévio apoio do Reitor da Universidade de Aveiro (UA) Prof. Manuel Assunção, significou uma importante melhoria das condições de segurança para os peões, ciclistas e automobilistas, qualificando uma das principais entradas na Cidade e no Campus UA, e fazendo a conexão com a Via Ciclável que liga o Campus à Estação de Comboios (concluída em 2020).
A UA é uma instituição de referência no Município, na Região e no País, que a Câmara Municipal de Aveiro honra e promove, pela excelência do seu trabalho de formação, investigação e parceria na promoção de desenvolvimento.
No Feriado Municipal de 2025 em que assinalamos a instalação do Monumento Alusivo à Universidade de Aveiro, é Presidente da CMA o Eng. José Ribau Esteves, e Reitor da UA o Prof. Paulo Jorge Ferreira.
As comemorações deste Feriado Municipal vão terminar com a inauguração do busto do Presidente Dr. Girão Pereira, erigido em sua homenagem por ter sido um grande e bom Obreiro de Aveiro, do Monumento ao Poder Local referenciado na Associação Nacional de Municípios Portugueses, poder maior da Democracia Portuguesa e do fazer Crescer Portugal, e da obra de qualificação urbana das Ruas de Viseu e do Senhor dos Milagres.
Nos eventos que trouxemos para a vida do calendário anual de Aveiro, faço hoje um destaque especial a um evento único que leva Aveiro para o Mundo, para novos universos de Pessoas, e traz o Mundo a Aveiro: a Maratona da Europa Aveiro, que nas suas edições de 2024 e 2025 já ostentou o selo da World Athletics e entrou para o grupo das 100 melhores Maratonas do Mundo.
Este arrojado evento que organizamos com o apoio do Turismo do Centro de Portugal e com a gestão técnica da empresa GlobalSport, e partilhamos no seu percurso com o nosso querido Município vizinho de Ílhavo, deixa bem claro que sempre temos mais Mundo e mais Gente para conquistar, encontrando novos pretextos para fazer mais festa da vida e do encontro de Amigos.
É neste âmbito que distinguimos hoje os Padrinhos da Maratona da Europa, a Madrinha Aurora Cunha e o Padrinho João Neto, agradecendo-vos muito terem dado o vosso enorme Mundo à vossa nova terra de Aveiro. Sois também exemplo de solidariedade e agentes promotores da Maratona da Europa e da Vida, dando mais Mundo a Aveiro.
Queridas Cidadãs e Caros Cidadãos
Crescer com Todos e Apostar na Cooperação e na Descentralização são concretizações de cada dia da gestão da Câmara Municipal de Aveiro desde outubro de 2013 até ao final do mês de outubro deste ano 2025.
Governar bem, gerir com solidez financeira honrando compromissos e conquistando recursos extraordinários que a nossa União Europeia nos propicia, sonhar e arriscar sem medo, sempre com a coragem de quem tem os pés bem assentes na terra e o serviço público às Pessoas da Nossa Terra como a origem e o fim de tudo.
Apostámos na Descentralização de Competências e queremos apostar mais, com um balanço muito positivo na Educação, na Ação Social e na Saúde, sendo que na área da Saúde há várias disfunções que têm de ser resolvidas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo de Portugal.
Comemoramos no próximo dia 1 de agosto, os 10 anos da gestão do Museu de Aveiro Santa Joana pela Câmara de Aveiro, já com o auto de transferência definitiva assinado e em vigor, assim como uma nova imagem, colorida e jovem. Um exemplo de sucesso da aposta em sermos bons gestores de valores culturais de dimensão nacional e mundial, integrando-os na estratégia cultural e turística que implementamos.
Faremos a comemoração desses 10 anos, com a inauguração de uma nova exposição permanente no Museu de Aveiro Santa Joana, realçando a dimensão social da vida e da história do Convento Dominicano de Jesus
É na comemoração dos que apostam na Descentralização, em dar mais vida aos que estão mais longe dos centros de poder, que hoje distinguimos a Associação de Natação Centro Norte de Portugal, que além do seu notável trabalho com os seus 40 Clubes associados, dois dos quais do Município de Aveiro, o Galitos e o Sporting Clube de Aveiro, agradecendo ao seu Presidente Manuel Pereira ter aceite o desafio de deixar as instalações da sua sede no Pavilhão do IPDJ e estar a dar nova vida à antiga Escola Primária de Eirol, exemplo para muitos que sempre acham que 15 minutos é muito tempo de deslocação.
Queremos mais Descentralização e mais governabilidade para Portugal.
Para o novo Governo de Portugal que vamos ter em consequência das Eleições Legislativas do próximo domingo 18 de maio, queremos que tenha estabilidade e vida de 4 anos, sabendo que este vai ser o sétimo Governo com que vamos trabalhar nestes 12 anos, com total empenho, espírito de luta pelas decisões do Governo de que Aveiro precisa, e disponibilidade para trabalhar em equipa por Aveiro e por Portugal.
Queridas Cidadãs e Caros Cidadãos
Este é o último Feriado Municipal da minha presidência da Câmara Municipal de Aveiro destes 12 anos, e que a Lei de limitação de mandatos, com a qual concordo, não permite somar mais anos.
Foram 12 anos fantásticos de vida, individual e coletiva, cheios de conquistas esurpresas, tarefas duras, lutas novas e pesadas. Em 12 anos, apenas 6 foram de plena capacidade de trabalho com os recursos otimizados.
Nos outros 6 anos, tivemos os primeiros 4 para tratar das graves patologias da Câmara de Aveiro, consequência da má gestão do Partido Socialista. Conseguimos a reestruturação financeira e organizacional, devolvemos a credibilidade institucional e construímos a relevância política daCâmara de Aveiro.
Os 2 anos de 2020 e de 2021, ficaram marcados pela luta contra a Pandemia Covid-19 que tanto atrapalhou e nossa vida e nos retirou a possibilidade de fazermos ainda mais pela Nossa Terra.
Quero deixar a Todos uma palavra de Agradecimento por todo o apoio, trabalho, energia e confiança partilhada, na caminhada obreira que temos feito e que seguramente vamos continuar a realizar para Conquistar Mais para a Nossa Terra e para a Nossa Gente.
Agradeço e realço o trabalho materializado de diferentes formas, dos Dirigentes Associativos, dos meus Vereadores e Equipa do Gabinete, dos Autarcas da Câmara e da Assembleia Municipal, dos Presidentes de Juntas e dos Autarcas das Juntas e das Assembleias de Freguesia, dos Empresários, das Entidades Públicas e Privadas, das Cidadãs e dos Cidadãos que sempre apostam no lado positivo da vida.
Quero deixar um Agradecimento aos meus adversários políticos que comigo disputaram eleições e debates, pela lealdade da presença e a coragem da luta, servindo de exemplo aos que andaram a fazer a luta política sem a coragem e a seriedade da presença na sempre difícil disputa eleitoral.
Reitero o meu compromisso e da minha Equipa, de continuarmos o trabalho empenhado e desenvolvido no quadro de princípios que bem conheceis há quase 12 anos, até ao último dia do atual mandato autárquico e cumprindo os compromissos que assumimos com ambição e realismo, governando sempre para Todos.
Saudamos a Nossa Padroeira Santa Joana, o Nosso Bispo e Todos os que na Igreja Católica e em todas as Religiões, rezam por nós, procuram reunir energias positivas para que a vida seja melhor, querendo eu deixar hoje e aqui uma palavra de muita força ao nosso Querido Amigo e Pastor da Glória, Padre Fausto Oliveira.
Seguimos em frente, para Mais e Melhor Município de Aveiro.
Vamos continuar a trabalhar para cumprir o programa eleitoral que os Cidadãos escolheram com folgada maioria em setembro de 2021, com total responsabilidade e legitimidade política, observando com tranquila firmeza os que querem começar a mandar no rumo da Câmara de Aveiro antes do ato eleitoral autárquico de setembro ou outubro deste ano, os que assumem a errada presunção de que substituem a decisão dos Cidadãos e que têm poder antes de dele tomarem posse. Os Cidadãos Aveirenses tomarão a decisão que entenderem por bem no dia das Eleições Autárquicas de 2025, e eu entregarei ao meu sucessor um cuidado dossier de transição e uma Câmara muito boa, com muito boas contas e muito boa gestão, bem diferente da péssima Câmara que recebi.
Algumas das histórias mais extraordinárias que fomos construindo na gestão da Câmara Municipal de Aveiro nestes 12 anos, vão ficando publicadas em livros de acesso livre e universal, como ato de solidariedade cultural com o futuro, juntando as histórias mais antigas aos investimentos mais recentes.
Assim o fizemos com o Aveiro Cidade dos Canais e com as obras de alguns dos edifícios mais notáveis de Aveiro, como o Edifício Fernando Távora / Atlas e a bela Estação de Comboios. Assim o fizemos na nova Livraria Bertrand sobre a requalificação e a vida nova da Avenida Dr. Lourenço Peixinho. Assim o vamos fazer sobre a presença do NRP Sagres em Aveiro em 2024 por ocasião do Dia da Marinha, sobre Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024, sobre a notável obra do Rossio e sobre os 12 anos da gestão da Câmara Municipal de Aveiro de 2013 a 2025.
A Paz Esteja Convosco. Foi com esta frase que o novo Papa Leão XIV se dirigiu ao Mundo pela primeira vez. E esta é a frase que sempre devemos repetir e cuidar de ter na verdade das relações pessoais, das disputas políticas democráticas, nas relações entre Partidos e Povos.
Porque a Vida é sempre o mais importante recurso que temos em mãos e a boa relação entre os Homens é sempre a melhor opção para acrescentarmos valor e felicidade à Nossa Vida Individual e Coletiva.
Vamos continuar a fazer a Festa da Vida, a fazer Nascer e Crescer Vida, Gente e Terra.
Contamos convosco, saibam que sempre contam connosco.
Viva a Festa. Viva a Vida. Viva o Município de Aveiro.
Bem Hajam.
José Ribau Esteves
Presidente da Câmara Municipal de Aveiro