quinta-feira, 2 de junho de 2022

JUNHO “INSPIRA AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES

 O Município de Silves promove, durante o mês de junho, a exposição temática “INSPIRA AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA”, na Biblioteca Municipal de Silves.
Os leitores têm ao seu dispor, na Sala António Lobo Antunes, sugestões no âmbito da promoção do livro e da leitura, que apelam à importância da conservação e preservação dos recursos naturais.
 
Em junho destacamos para si:
 
“Poupar mais, poluir menos”, de Filipe Costa Pinto
Sinopse
Este é um guia prático de ação ecológica. Constitui um importante instrumento de educação ambiental. Fala da poluição, das suas causas e dos principais fenómenos associados, revela a relação existente entre o dispêndio de recursos e a poluição e explica como é que o consumidor, economizando água e energia, poderá reduzir esta ameaça para o meio ambiente e para a saúde humana. É um livro de curiosidades e conselhos práticos, que convidam a agir: porque todos produzem lixo e porque as mais pequenas ações quotidianas se refletem necessariamente na Natureza.
 
                “Poupar energia e proteger o ambiente”, de Isabel Oliveira
                Sinopse
Todos os dias e para quase tudo, recorremos às mais diversas formas de energia. Sem ela deixaríamos por exemplo, de poder deslocar-nos de carro ou de avião. Não poderíamos aquecer a água nem cozinhar os alimentos. E também a televisão, a aparelhagem e o computador passariam a ser meros objectos decorativos. No entanto, os consumos energéticos têm um custo elevado, tanto no ponto de vista económico como ambiental.
 
“Educação Ambiental: balanço e perspetivas para uma agenda mais sustentável”, de Luísa Schmidt, Joaquim Gil Nave e João Guerra
Sinopse
A partir de dois inquéritos de âmbito nacional - um aplicado a um vasto leque de organizações não escolares (estatais, privadas e associativas) e outro aos estabelecimentos de ensino básico e secundário portugueses - procedeu-se a uma análise do panorama dos projetos de educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável. 
 
 “O livro de ouro da Amazônia: mitos e verdades sobre a região mais cobiçada do planeta”, de João Meirelles Filho
Sinopse
É uma obra imprescindível para a formação da cidadania. De uma forma concisa, atende o especialista, o empresário, o estudante e aquele quer ter uma visão geral da complexa região. O poeta amazonense Thiago de Mello, na apresentação, comenta que se trata de uma obra "de leitura acessível ao leitor que ainda não sabe que o maior pedaço verde do planeta tem o seu belo corpo cada dia mais ferido pelas garras da cobiça, da insensatez. Ele me fortaleceu convicções, me abriu os olhos para forças devoradoras da mata. É um livro que conscientiza. 
 
“Seja ecológico, escolha biológico”, de Sheherazade Goldsmith
Sinopse
Um livro para as famílias que anseiam por uma vida mais limpa, mais ecológica e mais saudável. Seja qual for o tamanho do jardim - mesmo na cidade - este livro está cheio de ideias brilhantes e de soluções simples que encaminharão as pessoas para um estilo de vida mais sustentável.
 
“Manual de combate às alterações climáticas”, de João Camargo
Sinopse
O mundo já está muito diferente daquele em que a nossa civilização floresceu: mais quente, mais extremo, mais inseguro. Para a frente, muito além da incerteza, ficam certezas: ainda pode piorar mais. O sistema de produção em que vivemos criou uma devastação ambiental e social sem precedentes na nossa história enquanto espécie. De entre todas essas devastações, a alteração da composição da nossa atmosfera e o aquecimento global do planeta destacam-se pelo seu potencial catastrófico, alterando os climas em que a nossa espécie proliferou.
 
“Vida "Lixo" Zero - Aprenda a viver de forma mais simples, sustentável e feliz”, de Ana Milhazes
Sinopse
Neste livro inspirador, e partindo do seu próprio exemplo, Ana Milhazes mostra-nos como podemos ser mais felizes com menos e dá-nos dicas para facilitar e transformar a nossa vida: do consumo sustentável à tecnologia, passando pelos meios de transporte, pela organização e limpeza da casa, pela higiene, o desperdício zero na cozinha e a economia de partilha. A autora aborda ainda os desafios sociais, os mitos em torno da sustentabilidade e partilha algumas ideias para o futuro.
 
“A fórmula do ambiente”, de Alex Shimo-Barry
Sinopse
O aquecimento global é um problema que nos afeta a todos, mas a sua solução passa por cada um de nós. O que este livro pretende mostrar é que uma só pessoa - o leitor - pode realmente fazer a diferença, se souber como.
 
“Uma vida no nosso planeta: o meu testemunho e a minha visão para o futuro”,  David Attenborough
Sinopse
Para a vida prosperar neste planeta, tem de existir uma imensa biodiversidade. Só quando milhares de milhões de organismos conseguem tirar o máximo partido de cada recurso e oportunidade que encontram, e só quando milhões de espécies vivem vidas que se interligam de modo a sustentarem-se umas às outras é que o planeta pode funcionar com eficiência. Quanto maior for a biodiversidade, mais segura será toda a vida na Terra, incluindo nós próprios. Contudo, o modo como nós, seres humanos, vivemos hoje na Terra está a colocar a biodiversidade em declínio. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário