quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Calendário de feriados (como multiplicar as férias em 2026!)

 


Olá Litoral,

Como prometido ontem, escrevo esta mensagem rápida apenas para partilhar um muito útil calendário de feriados 2026 em Portugal, com dicas para maximizar os dias de férias usando feriados, pontes e fins de semana prolongados. Que me desculpem os amigos de outras latitudes, mas este artigo só se aplica a quem vive e trabalha em Portugal.

De resto, renovo os votos de uma boas entradas e um excelente ano novo. E, claro, se decidir viajar, não se esqueça de fazer um bom seguro de viagem (lembra-se como me saiu caro não ter feito um seguro para a minha filha ir ter com os primos a França? — não cometa o mesmo erro).

Fazer seguro de viagens IATI (5% off)

Como sempre, deixo o habitual pedido para utilizar estes links ao planear as próximas viagens. Para si não faz diferença mas para mim é uma grande ajuda. Muito obrigado.

Grande abraço e votos de um excelente ano novo,

Filipe Morato Gomes

Disponível nova aplicação do dador.pt

 Está disponível a nova aplicação do dador.pt, desenvolvida pelo Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação do IPST, I.P. Esta nova aplicação tem como objetivo proporcionar uma experiência mais moderna, clara e eficiente a quem procura sessões e centros de colheita — com informação mais atualizada e mais simples de interpretar.

O que tem de novo:

Acessibilidade e usabilidade reforçadas: navegação simples e previsível, desenhada para reduzir dúvidas e facilitar a consulta.
Suporte multi-língua e opção de modo claro/escuro, adequando-se a diferentes preferências e necessidades.
Ajuda contextual imediata: dicas, ícones, avisos e contadores que tornam os resultados mais fáceis de perceber.
Totalmente responsiva: adaptação a telemóvel, tablet e computador, com apresentação otimizada por dispositivo.
Georreferenciação integrada: cada sessão ou centro pode ser aberto diretamente no Google Maps, permitindo consultar a localização e obter indicações.
Privacidade com transparência: gestão de cookies por consentimento, com possibilidade de ajustar preferências.
Reservas de sangue — disponibilização semanal: consulta das reservas de sangue semanalmente, agora apresentada num formato mais moderno, mais legível e fácil de acompanhar.
Esta nova aplicação do dador.pt deverá ser o canal preferencial de consulta para quem pretende dar sangue.

Contamos consigo. Dê Sangue.

Programa nacional de SMS aos dadores de sangue

 No âmbito da modernização dos processos e do reforço da proximidade com os dadores, o IPST, IP implementou, a nível nacional, desde o dia 16 de dezembro de 2025, um programa de envio automático de SMS aos dadores, suportado por automatismos e por informação obtida através da aplicação ASIS.
Este programa assenta na integração dos eventos registados no ASIS com um mecanismo de notificação, permitindo que o dador seja informado, de forma simples e em tempo útil, quando os componentes sanguíneos resultantes da sua dádiva entram em etapas determinantes do circuito — designadamente quando são expedidos para os hospitais para  utilização em doentes.
A mensagem enviada ao dador mantém um registo de reconhecimento e valorização do gesto altruísta: “Obrigado pela sua dádiva de sangue, realizada a 16.12.2025 (data da dádiva), enviada hoje para ser administrada a um doente que, graças ao seu gesto altruísta, irá ter mais e melhor vida. IPST, IP
Com esta implementação, pretendeu-se:

  • Automatizar e uniformizar a comunicação com o dador a nível nacional, com base em registos operacionais do ASIS;
  • Reforçar a transparência sobre o percurso dos componentes sanguíneos até à sua utilização;
  • Valorizar e fidelizar os dadores, evidenciando o impacto direto da dádiva;
  • Aumentar a eficiência operacional, reduzindo intervenções manuais e garantindo consistência na notificação.
O envio das mensagens é realizado em conformidade com as regras aplicáveis de proteção de dados e com as boas práticas de segurança e comunicação institucional, garantindo que a informação partilhada é adequada, não clínica e focada no reconhecimento do contributo do dador.

Dar Sangue é Fazer a Diferença | O que é para si este gesto de Solidariedade?


O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) juntou-se, uma vez mais, ao movimento global de solidariedade #GivingTuesday.
Dar sangue é um gesto voluntário, benévolo e altruísta, mas este gesto de amor ao próximo é um voluntariado muito especial, pois ajuda a salvar a vida dos doentes.
O desafio deste ano foi no sentido de conquistar novos corações solidários para a dádiva de sangue, e, que partilhassem connosco o seu testemunho através de uma frase do que é ser uma pessoa dadora de sangue.
O IPST agradece a participação de todos os que juntaram a sua «voz» à nossa na promoção da dádiva de sangue, e, dá os parabéns à Verónica Caxalcar por ter tido o comentário mais gostado, nas redes sociais em que este desafio foi lançado.

AVISO À POPULAÇÃO: DESCARGAS CONTROLADAS NAS BARRAGENS DO ARADE E DE ODELOUCA

 O Município de Silves informa a população das zonas ribeirinhas do rio Arade e da ribeira de Odelouca sobre o início de descargas controladas e preventivas nas respetivas Barragens, Odelouca e Arade.
De acordo com as entidades gestoras, Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão e Águas do Algarve, respetivamente, estas descargas visam o controlo de caudais, podendo originar o aumento do volume de água na ribeira de Odelouca e, mais a jusante, no rio Arade.
As descargas estão previstas:
» Barragem do Arade: dia 31 de dezembro, a partir das 11h00;
» Barragem de Odelouca: dia 2 de janeiro.
A efetivação das descargas na Barragem do Arade poderá implicar o corte temporário da CM 1153-1, junto à localidade da Baralha, e da EN 124-3, próximo do paredão da barragem.
O Município alerta para a adoção de comportamentos de precaução, evitando a circulação e a permanência de pessoas, animais e bens em zonas inundáveis e nas margens dos cursos de água.
O Município de Silves continuará a acompanhar a situação e prestará, se necessário, informação adicional relevante à população.

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE CONCEDE MAIS DE 355 MIL EUROS AOS BOMBEIROS DO CONCELHO

 O Município da Marinha Grande atribuiu apoios financeiros às Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, que totalizam mais de 355 mil euros, através da assinatura de protocolos de cooperação assinados esta terça-feira, 30 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, entre o presidente da Câmara, Paulo Vicente, e os representantes das respetivas direções.
Aos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande foi concedida uma verba de 255 499,38 euros e a corporação de Vieira de Leiria recebeu o apoio financeiro de 99 510,28 euros, para o período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2026.
O apoio financeiro concedido destina-se às despesas de funcionamento relacionadas com as atividades que visam o cumprimento da missão de agente de proteção civil ambos os Corpos de Bombeiros.
A colaboração do Município reconhece que as missões desenvolvidas pelos corpos de bombeiros das associações humanitárias de bombeiros voluntários revestem-se de inequívoco interesse público, sendo essenciais à salvaguarda de pessoas e bens. Além disso, os corpos de bombeiros constituem agentes fundamentais no âmbito da proteção civil, sendo que os objetivos legalmente atribuídos à proteção civil municipal exigem a intervenção permanente e ativa destes corpos.
Reafirmando, o Município, o seu firme compromisso com a segurança e bem-estar dos munícipes, garantindo o apoio contínuo e eficaz aos corpos de bombeiros voluntários, fundamentais para a proteção da comunidade.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Comunicado de Imprensa

 

No âmbito do programa natalício do Município de Cantanhede. Concertos de Natal pelas filarmónicas do concelho com elevada adesão

 
As atuações das bandas filarmónicas do concelho, no âmbito da programação de Natal do Município de Cantanhede, tiveram elevada adesão, confirmando, assim, a aposta ganha numa dinamização cultural e artística descentralizada.
Os concertos realizados pela Banda de Música da Pocariça, Phylarmonica Ançanense, Filarmónica de Covões e Filarmónica Marialva de Cantanhede reuniram centenas de pessoas ao longo do mês de dezembro, em quatro freguesias diferentes.
O programa iniciou a 6 de dezembro, com a atuação da Banda de Música da Pocariça, no salão da Junta de Freguesia da Cordinhã, seguindo-se a 20 de dezembro, o concerto da Phylarmonica Ançanense na sede do Club União Vilanovense.
Já depois do Natal, a Filarmónica de Covões atuou a 27 de dezembro na Igreja de São Caetano, terminando este ciclo no dia seguinte, com a Filarmónica Marialva de Cantanhede a atuar na Igreja do Bolho.
"As bandas filarmónicas são muito mais do que grupos musicais por excelência — são também pilares culturais, educativos e sociais que ajudam a manter viva a identidade local. Por isso, e pela qualidade musical que evidenciam, faz todo o sentido incluí-las na programação de Natal”, justificou o vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso.
Ainda de acordo com o autarca, as bandas “assumem-se ainda como espaços de encontro entre diferentes gerações, promovendo o convívio, o voluntariado e o espírito associativo, reforçando os laços sociais dentro da comunidade”.
Na componente musical do programa natalício do Município de Cantanhede, destaque ainda para o concerto protagonizado pelo Choral Poliphonico de Coimbra, realizado 21 de dezembro, na Igreja da Tocha.

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Marinha Grande | AVISO - PAGAMENTO DE TAXA DE RENOVAÇÃO DE PUBLICIDADE PARA O ANO 2026

 A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que se encontra a pagamento a taxa de renovação de publicidade e ocupação de espaço público até ao dia 31/01/2026.

O pagamento poderá ser efetuado através da referência Multibanco constante na fatura enviada por correio ou presencialmente nos Serviços de Atendimento da Câmara Municipal, sitos no Edifício da Resinagem, nos dias úteis, das 9h às 16h.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | APROVADA TAXA MUNICIPAL DE DIREITOS DE PASSAGEM PARA 2026

 Na sessão realizada a 29 de dezembro de 2025, a Assembleia Municipal da Marinha Grande aprovou a proposta da Câmara Municipal para a fixação da Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDP) em 0,25%, a vigorar durante o ano de 2026.

 Esta taxa incide sobre o total da faturação mensal das empresas que oferecem redes e serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público em local fixo, no território do município.

A TMDP visa compensar a utilização e aproveitamento do domínio público e privado municipal para a instalação de infraestruturas de comunicações eletrónicas, garantindo uma remuneração justa e orientada para os custos. A medida reforça as receitas municipais sem implicar encargos adicionais para os cidadãos, sendo suportada pelas empresas do setor.

O valor máximo permitido por lei é de 0,25%, sendo esta a percentagem agora aprovada. A deliberação será comunicada à ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, até 31 de dezembro de 2025, conforme determina a legislação.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | APROVADA TAXA MÍNIMA DE IMI E REDUÇÃO PARA FAMÍLIAS COM DEPENDENTES

 Na reunião de 29 de dezembro de 2025, a Assembleia Municipal da Marinha Grande aprovou, sob proposta da Câmara Municipal, a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios urbanos em 0,3%, o valor mínimo legalmente previsto, respeitante ao ano de 2025 a liquidar no ano de 2026.

As receitas provenientes do IMI destinam-se a suportar os investimentos em curso e os que se perspetivam lançar no concelho da Marinha Grande, nomeadamente nas áreas das infraestruturas de redes municipais, como abastecimento de água, saneamento, rede viária, requalificação urbana, entre outros, cuja execução física e financeira terá impacto significativo na estrutura da despesa do orçamento camarário para 2026.

Foi igualmente aprovada a redução da taxa de IMI para prédios ou partes de prédios urbanos destinados a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, efetivamente afetos a tal fim, atendendo ao número de dependentes que compõem o respetivo agregado familiar. 

Esta redução aplica-se ao ano de 2025, a liquidar em 2026, com os seguintes valores:
      •30,00 € para agregados familiares com um dependente;
      •70,00 € para agregados familiares com dois dependentes;
      •140,00 € para agregados familiares com três ou mais dependentes.

A despesa fiscal apurada, tendo por base a comunicação da Autoridade Tributária, é de 175.320 euros.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVA PARTICIPAÇÃO VARIÁVEL NO IRS PARA 2026

 A Assembleia Municipal da Marinha Grande, reunida no dia 29 de dezembro de 2025, aprovou a proposta da Câmara Municipal para fixar a percentagem de participação variável no IRS em 5%, relativamente aos rendimentos de 2026 a liquidar em 2027. 

Com esta deliberação, o Município assegura a taxa máxima permitida por lei, garantindo receita para enfrentar os desafios orçamentais, nomeadamente o aumento dos custos com bens e serviços e as despesas associadas ao processo de descentralização na área da educação. 

Nos últimos anos, a participação variável no IRS tem representado uma importante fonte de receita para o Município da Marinha Grande, sendo fixada no valor mínimo de 5%.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | APROVADA A DERRAMA PARA 2025

 A Assembleia Municipal da Marinha Grande, reunida em sessão ordinária no dia 29 de dezembro de 2025, aprovou a proposta da Câmara Municipal para o lançamento da derrama relativa ao ano de 2025, a cobrar em 2026.

A proposta aprovada fixa a taxa de derrama em:
1,5% sobre o lucro tributável sujeito e não isento de IRC para empresas com volume de negócios superior a 150.000 euros;
0,01% para empresas com volume de negócios igual ou inferior a 150.000 euros, beneficiando assim as micro e pequenas empresas.

Esta medida visa garantir receitas essenciais para financiar investimentos estruturantes no concelho, incluindo infraestruturas de redes municipais, saneamento, rede viária e requalificação urbana, previstos para 2026. 

*Gabinete de Comunicação e Imagem

BOM ANO de 2026!

 Olá Litoral,

Espero que tenha tido um Natal fantástico na companhia dos que mais gosta. Eu passei a consoada num turismo rural em Vila Praia de Âncora, no norte de Portugal, mas de resto tenho estado em mudanças de casa e a acompanhar a viagem da minha filha Inês pelo Sudeste Asiático.

Seja como for, venho aqui desejar um feliz ano de 2026, com muita saúde, realizações pessoais e profissionais e, se possível, com muitas e boas viagens — até porque em 2026 é possível transformar 22 dias úteis em mais de 50 dias de férias (muito em breve escrevo sobre isso).

Fazer seguro de viagens IATI (5% off)

A propósito de viagens e do Natal, quem mora perto ainda está a tempo de se deslumbrar com as iluminações de Natal em Vigo que, de ano para ano, estão cada vez mais espetaculares. As luzes ficarão acesas até 11 de janeiro 2026, pelo que ainda consegue apreciar a cidade iluminada.

De resto, dizer que a Primitiva continua a ser muito bem recebida e elogiada por toda a comunidade — estamos muito gratos por isso. A revista está à venda online em primitivamag.com e também em algumas livrarias selecionadas.

Antes de me despedir, deixo o habitual pedido para utilizar estes links ao planear as próximas viagens. Para si não faz diferença mas para mim é uma grande ajuda. Muito obrigado.

Grande abraço e votos de um excelente ano novo,

Filipe Morato Gomes


SERVIÇO DE TESOURARIA ENCERRADO A 5 DE JANEIRO DE 2026


Por motivos de ordem técnica, relacionados com a transição contabilística do orçamento para o ano de 2026, o Serviço de Tesouraria, localizado no edifício dos Paços do Concelho, estará encerrado no próximo dia 05 de janeiro, reabrindo ao público no dia seguinte.
Com exceção do atendimento relativo à Secção de Águas e Saneamento, os restantes serviços do balcão único estarão em funcionamento, garantindo o atendimento para processos que não requeiram a efetivação de pagamentos.

Pedimos desde já a compreensão dos munícipes e lamentamos eventuais transtornos causados.

CONCELHO DE SILVES PREPARA-SE PARA RECEBER 2026 EM FESTA


A vila de Armação de Pêra e a cidade de Silves dão as boas-vindas a 2026, com uma programação que inclui concertos, animação e muita energia.

As iniciativas organizadas pelas Juntas de Freguesias de Armação de Pêra e Silves, com o apoio da Câmara Municipal de Silves e colaboração das associações e comércio local prometem uma noite vibrante, para terminar da melhor forma este 2025 e dar as boas-vindas ao novo ano.
Em Armação de Pêra a festa começa pelas 22h30, na Praia dos Pescadores, com a atuação contagiante da banda Cristais da Noite. Já em 2026 sobe ao palco o Deejay G3, para encerrar esta grande noite.

A Passagem de Ano em Silves tem lugar no Largo Coronel Figueiredo (em frente à Ponte Velha). Os Djs Monarc e Evandro Costa atuam a partir das 22h30 e trazem alegria e emoção na despedida do ano 2025.
Às 00h00 o fogo de artificio ilumina os céus de Armação de Pêra e Silves, num espetáculo de cor fascinante.

Junto ao mar ou junto ao rio celebre a última noite do ano no concelho de Silves!

Dadores de sangue fecham 2025 em Monforte


Felizmente são muitos os rostos, desde voluntários anónimos a caras mais conhecidas, que emprestam uma humanização especial à Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP. E uma dessas pessoas é o Carlos Martins que logo anteviu uma boa afluência em Monforte. E não se enganou.
Pois a ADBSP encerrou o ciclo de brigadas deste ano nesta vila bem alentejana. Para tal, a nossa Associação esteve em harmonia com o Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Monforte e a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE. Registou-se também a colaboração do Grupos Motard e de Forcados de Monforte.
Até ao quartel dos bombeiros da vila encaminharam-se 43 voluntários. As mulheres foram maioritárias, com 23 presenças (53,5 %). E uma jovem dadora estreou-se neste gesto solidário.
Em tempo de resfriados, alguns dos presentes não completaram os seus desígnios nesta ocasião. Como é do conhecimento geral, os voluntários são sujeitos a um exame clínico prévio. Mas sempre foram 35 as sempre úteis unidades de sangue angariadas nesta ocasião.
Finda a colheita, seguiu-se um gesto simbólico com deposição de uma coroa de flores no monumento ao Dador de Sangue de Monforte, tendo sido respeitado um minuto de silêncio em memória dos dadores que já nos deixaram.
A Câmara Municipal de Monforte apoiou a realização do almoço de confraternização, que decorreu ao início da tarde.

Tomámos nota de que o Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Monforte vai ser em breve oficialmente registado. Para tal contam com o apoio da FAS - Portugal e do Município de Monforte.

Nisa e Avis
As nossas colheitas continuam a ser em manhãs de sábado. Logo no início do ano novo, vamos estar no centro de saúde de Nisa, a 03 de janeiro.

Oito dias volvidos, a 10 de janeiro, podem-nos encontrar no centro de saúde de Avis.

A ADBSP deseja-lhe Boas Festas e um 2026 próspero! E obrigado por terem colaborado connosco ao longo destes últimos 365 dias!

Fica o desafio para cantarmos as janeiras no nobre ato da doação! Viaje por:

*José Rabaça

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

RUA CORONEL FIGUEIREDO, EM SILVES, CORTADA AO TRÂNSITO, A PARTIR DAS 18h00 DE DIA 31 DE DEZEMBRO

 No âmbito da realização do evento Passagem de Ano em Silves, o trânsito na Rua Coronel Figueiredo será interrompido a partir das 18h00, de dia 31 de dezembro de 2025.
Como alternativa, os automobilistas deverão utilizar a Rua Moinho da Porta, ou a Rua 5 de Outubro.
A Autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

 

 

Música e espetáculos de pirotecnia marcam passagem de ano. Festas em Cantanhede e Praia da Tocha dão as boas-vindas a 2026


A cidade de Cantanhede e a Praia da Tocha preparam-se para dar as boas-vindas a 2026 com programas festivos imperdíveis e dirigido às famílias.
Numa organização da Junta de Freguesia de Cantanhede, com o apoio da Câmara Municipal, a última noite do ano promete ser especial na Praça Marquês de Marialva, no centro da cidade, com música, animação e um espetáculo memorável.
O programa inclui atuação do Grupo Wave, seguida dos DJs Jura Boyz e É2much dj, garantindo, assim, um ambiente festivo ao longo da noite. A celebração culmina com um espetáculo pirotécnico, assinalando simbolicamente a entrada em 2026.
Já na Praia da Tocha, a grande festa de passagem tem como uma das principais atrações a atuação do grupo FAX. À meia-noite, o fogo de artifício dará as boas-vindas a 2026, prosseguindo depois a atuação do grupo musical. Para os mais resistentes, haverá depois animação musical com um dj.
Do programa consta ainda a tradicional fogueira, efeitos de neve e um ambiente cheio de alegria.
A organização está a cargo da Associação de Moradores da Praia da Tocha, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia da Tocha.

Comunicado: Repúdio Declarações Ana Abrunhosa


A concelhia do Bloco de Esquerda de Coimbra vem repudiar as declarações proferidas pela Senhora Presidente de Câmara Municipal de Coimbra, na passada segunda-feira, durante a Assembleia Municipal. Numa declaração que denuncia preconceito classista, a Senhora Presidente da Câmara afirmou que teria fotografado lixo acumulado “na esquina entre a escola da Brotero e a D. Maria”, acrescentando: “Não estamos propriamente a falar de um bairro social, estamos a falar de zonas da cidade onde temos casas, onde vivem famílias com poder de compra”. Este tipo de declaração, que reflete um juízo discriminatório em relação às populações mais vulneráveis, é especialmente grave num contexto político de crescimento do preconceito e do ódio. Exige-se, a quem tem responsabilidades políticas de administração da cidade e se pretende afirmar como alternativa democrática e progressista, que não mimetize o discurso da extrema-direita.

Enquanto líder do Executivo, da Senhora Presidente da Câmara é esperado que, em vez de proferir discursos moralistas sobre a falta de limpeza da cidade, se empenhe em melhorar os serviços municipais de recolha de resíduos e de manutenção do espaço público.

O Bloco de Esquerda reafirma o compromisso para a construção de um concelho de Coimbra mais justo, igualitário e socialmente coeso.

A Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra do Bloco de Esquerda

Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra

Bloco de Esquerda

Marinha Grande | CORTA-MATO ESCOLAR REAGENDADO PARA 08 DE JANEIRO NO PARQUE MÁRTIRES DO COLONIALISMO

 O 38.º Corta-Mato Escolar do Concelho da Marinha Grande vai realizar-se no dia 08 de janeiro de 2026, às 10h00, com mudança de local para o Parque Mártires do Colonialismo. A decisão foi tomada pelo Município, em articulação com os três Agrupamentos de Escolas do concelho.
O reagendamento surge após o cancelamento da prova marcada para 16 de dezembro, no Parque da Cerca, devido às más condições climatéricas registadas nesse dia, que impossibilitaram a realização do evento com segurança.
A iniciativa vai mobilizar cerca de 1500 alunos do 4.º ano do 1.º ciclo, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, de escolas públicas e privadas do concelho, com idades entre os 8 e os 21 anos. Para além de promover a prática desportiva, o corta-mato permitirá apurar os representantes da Marinha Grande para a fase distrital da modalidade.
A organização está a cargo do Município da Marinha Grande, dos Agrupamentos de Escolas Marinha Grande Nascente, Marinha Grande Poente e Vieira de Leiria, e das instituições Escola Pátio da Inês, Escola Profissional e Artística da Marinha Grande (EPAMG) e Leiria International School, contando com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e de Vieira de Leiria.

O evento conta com o apadrinhamento do atleta internacional e presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

RASTREIO PROMOVE A SAÚDE DOS MUNÍCIPES DA MARINHA GRANDE


O Município da Marinha Grande apoiou a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) na implementação de um Rastreio do Cancro do Colo do Útero, nos passados dias 13 e 14 de dezembro, na UCSP Marinha Grande.
A iniciativa foi acompanhada pela vereadora da Saúde, Carla Santana, que salientou a importância de apoiar e desenvolver ações de rastreio para garantir o bem-estar da comunidade, destacando a cedência das Unidades Funcionais municipais como um meio essencial para apoiar os munícipes na manutenção da sua saúde. Esteve, também, presente a dirigente da Divisão de Saúde e Bem-estar, Ana Laura Baridó.
A campanha dirigida a mulheres entre os 30 e os 69 anos, proporcionou realização gratuita de um exame que permite detetar e tratar lesões que possam evoluir para cancro, bem como identificar a doença numa fase inicial.
Este rastreio do cancro do colo do útero reforça o compromisso do município para com a promoção da saúde e bem-estar da comunidade, através da prevenção e diagnóstico precoce.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

CATARINA MARQUES SAGROU-SE CAMPEÃ DISTRITAL DE ESTRADA NO ESCALÃO F 45


Numa organização do Atletismo Clube da Tocha em parceria com a Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, Câmara Municipal de Cantanhede e Junta de Freguesia da Tocha, realizou-se no passado dia 27 de dezembro, 4ª edição da São Silvestre Praia da Tocha, prova de 10km em estrada com início na Vila da Tocha e final na Praia da Tocha, num percurso com certificação e homologado pela World Athletics.
Paralelamente com a prova aberta realizou-se a prova do Campeonato Distrital de Estrada da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, onde participaram os atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo a atleta Catarina Marques alcançado o título distrital no escalão de F 45 e a 9ª posição na classificação geral feminina.
Competiu igualmente nesta prova Tânia Simões, que alcançou o 45º lugar na classificação feminina e a 5ª posição no escalão F35.

No sector masculino, Pedro Cardoso, alcançou o 59º lugar na classificação geral masculino e o 5º lugar no escalão M45.

Destaque para o título de Campeã Distrital no escalão F45 da atleta Catarina Marques.

Com o apoio:
Streetsport Animação Turística
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)



domingo, 28 de dezembro de 2025

Cantanhede | Autos de consignação foram assinados. Mais de meio milhão de euros para reabilitar unidades de saúde de Ançã e Tocha


A Câmara Municipal de Cantanhede formalizou os autos de consignação das empreitadas de requalificação das Unidades de Saúde Familiar (USF) de Ançã e Tocha. O investimento global é de 525 mil euros.
Entregues à empresa 4Energy, estas obras têm um prazo de execução de seis meses e integram um conjunto alargado de intervenções em unidades de saúde do concelho, na sequência da assunção de novas competências por parte do Município na área da Saúde.
De resto, isso mesmo foi destacado pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, no momento da consignação da obra de Ançã, na qual marcou presença o presidente da Unidade Local de Saúde de Coimbra, Alexandre Lourenço, o vice-presidente da Câmara, Pedro Cardoso, e o presidente da Junta de Freguesia, Cláudio Cardoso.

Temos em curso intervenções estruturantes na rede de cuidados de saúde do concelho e é nossa ambição requalificar todas as unidades até ao final do primeiro semestre de 2026”, referiu a autarca, reafirmando que “é essencial garantir um serviço de saúde público mais eficiente, seguro e acessível”.
Estes espaços são o primeiro contacto da população com o sistema de saúde e, por isso, é preciso valorizar as condições de atendimento e assistência dos serviços”, complementou.
Também Alexandre Lourenço elogiou “o sprint da Câmara Municipal de Cantanhede” na renovação do edificado das unidades de saúde do concelho e no caso concreto da USF de Ançã “é evidente uma grande necessidade de intervenção”.
Da responsabilidade da Divisão de Estudos e Projetos do Município de Cantanhede, o projeto de reabilitação da USF de Ançã prevê uma alteração funcional na área da entrada e salas de esperas, a substituição do sistema de AVAC e a remodelação da infraestrutura elétrica, bem como a reparação da fachada exterior do edifício.
Está prevista ainda a instalação de um sistema solar fotovoltaico com produção de eletricidade para autoconsumo e a substituição de todas as luminárias por LED.
Em tudo semelhante será a intervenção a realizar na USF Progresso e Saúde da Tocha, em cuja sessão de assinatura do auto de consignação marcou também presença o presidente da Junta de Freguesia, José Manuel Cruz.
A empreitada prevê uma alteração funcional na área da entrada, zona de atendimento e sala de espera, a mudança do acesso dos utentes para a porta a eixo da fachada, algumas beneficiações na canalização e no sistema de AVAC, bem como a intervenção e pintura das paredes exteriores.
Também está prevista a instalação de um sistema solar fotovoltaico e a substituição de todas as luminárias por LED.

sábado, 27 de dezembro de 2025

CONCELHO DA MARINHA GRANDE TEM PROGRAMA DE PASSAGEM DE ANO DE ACESSO GRATUITO

 A Câmara Municipal da Marinha Grande vai assinalar a chegada de 2026 com um programa de Passagem de Ano, pensado para promover o convívio, a animação e o espírito festivo, ao mesmo tempo que valoriza a cultura e atratividade turística do concelho, cuja entrada é livre.
As celebrações realizam-se na noite de 31 de dezembro, em quatro pontos do município — Marinha Grande, Praia da Vieira, São Pedro de Moel e Moita — permitindo que a população e quem visita o concelho possa comemorar a entrada no novo ano perto de casa. O calendário festivo integra concertos e o tradicional fogo de artifício à meia-noite, com acesso gratuito.
O programação da Passagem de Ano 2025/2026 é o seguinte:

MARINHA GRANDE
Local: Tenda instalada entre o Arquivo Municipal e os Bombeiros Voluntários

Dia 31/12/2025

22h30 - Abertura do espaço com música ambiente
23h00 - Two Bro DJ’s
00h00 - Fogo de artifício
01h00 - Bad Guys 

PRAIA DA VIEIRA
Local: Tenda instalada no Largo dos Pescadores 

Dia 31/12/2025 
22h30 - Abertura do espaço com música ambiente
23h00 - Banda Spice Boys 
00h00 - Fogo de artifício
01h00 - 4 Estaciones DJ

S. PEDRO DE MOEL 
Local: Tenda instalada na Praça Afonso Lopes Vieira 

Dia 31/12/2025
22h30 - Abertura do espaço com música ambiente
23h00 - Banda Shiver
00h00 - Fogo de artifício
01h00 - Dj AC

Dia 01/01/2026
14h00 às 18h00 - Animação Infantil 
16h00 - Espetáculo infantil com a “Palhaça Mimi”

MOITA
Local: Largo da Igreja

31/12/2025
00h00 - Fogo de artifício.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Governo da Galiza reconhece Caminho da Geira e dos Arrieiros


O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria para reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, contando-se entre o grupo inicial o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.
O ministro da Cultura, Língua e Juventude, José López Campos, explicou que um dos objetivos desta nova classificação é reconhecer percursos que, embora não preencham todos os critérios exigidos para serem declarados Caminho de Santiago, “cumprem os requisitos considerados relevantes para receberem uma atenção especial das administrações públicas”.
“São percursos que ligam a história, tradição e património, e especialmente importantes para difundir a cultura e identidade por toda a região”, salientou López Campos, na terça-feira, dia 23, após uma reunião com representantes de municípios galegos.
O responsável do governo regional da Galiza explicou que esta medida responde às solicitações “dos municípios, associações e entidades que, nos últimos anos, têm realizado um extenso trabalho de documentação para divulgar rotas únicas”.
Assim, a criação desta categoria pretende destacar os itinerários que promovem e difundem a cultura, o desenvolvimento sustentável e a coesão social em diferentes regiões, especialmente nas áreas em risco de exclusão cultural devido às suas condições geográficas e sociais.
Além do Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros (CGA), estão também listados os itinerários de São Rosendo (Santo Tirso), Minhoto Ribeiro (Braga), Muxía via Brandomil, Mariñán, Muros-Noia, do Mar e do Künig.
Entre estes, o CGA é de longe o itinerário mais procurado pelos peregrinos, com 757 compostelas atribuídas este ano. Em oito anos, estima-se que tenha sido percorrido por pelo menos 7.634 pessoas, 3.176 das quais receberam o documento que comprova a chegada à capital da Galiza pelos meios tradicionais.
Esta nova categoria será formalizada através de um decreto que estabelecerá as medidas específicas para a proteção, promoção e apoio, garantindo que estes percursos recebem “uma atenção especial por parte das administrações públicas no planeamento de programas culturais, na atribuição de subsídios e na conceção de iniciativas que valorizem a sua importância”.

O Caminho da Geira tem 239 quilómetros, começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela do Homem.

Foi apresentado em 2017, em Ribadavia (Galiza) e em Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, e referido em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021).

O percurso destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira, a via do género mais bem conservada do antigo Império Romano do Ocidente, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos poucos que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.

Carlos Ferreira