terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Com o objetivo de responder aos desafios globais de sustentabilidade, saúde e inovação tecnológica. Escola Superior de Biotecnologia lança novo Mestrado em Biotecnologia para a Bioeconomia

Biotecnologia para a Bioeconomia é o novo mestrado da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Um programa único em Portugal, desenhado para responder aos desafios globais de sustentabilidade, saúde e inovação tecnológica. Destaca-se pela sua abordagem prática e interdisciplinar, preparando uma nova geração de profissionais para liderar o progresso científico ligado à economia circular e à bioeconomia, em áreas como a bioquímica, a biologia, a produção de alimentos, a conservação ambiental e a biomedicina.
“Este mestrado visa formar profissionais capazes de responder aos desafios mais prementes da bioeconomia, combinando o melhor da ciência com uma visão prática e orientada para a inovação,” explica Marta Vasconcelos, coordenadora do novo Mestrado em Biotecnologia para a Bioeconomia da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. “Queremos que os nossos estudantes desenvolvam competências científicas de excelência, preparando-os para uma carreira internacional, através da interligação com o Centro de Biotecnologia e Química Fina, mas que tenham também um contacto próximo com as empresas e organizações nossas parceiras, para ajudar a responder aos seus desafios,” acrescenta.

Com uma abordagem multidisciplinar, o mestrado integra áreas como ciências naturais, engenharia e economia/gestão, promovendo o desenvolvimento de aplicações em setores como saúde, agricultura, e conservação ambiental. Os estudantes vão ter a oportunidade de explorar as propriedades das plantas, animais e microrganismos, criando soluções e produtos que contribuem para a sustentabilidade do planeta e para a melhoria da qualidade de vida.

Para Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia, “a capacidade de conjugar ferramentas económicas e de gestão com competências avançadas de bioengenharia integrativa cria uma excelente oportunidade de expandir o mercado em direção a soluções inovadoras, sustentáveis e particularmente eficientes.” De referir que em 2024, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa lançou uma nova licenciatura interdisciplinar em Ciências e Sociedade que, partindo de uma base disciplinar centrada nas Biociências e Tecnologia, é complementada com disciplinas de vários ramos das Humanidades e Ciências Sociais: Direito, Filosofia, Psicologia e Gestão.

Mais informação disponível aqui Mestrado em Biotecnologia para a Bioeconomia | ESB

*Fernanda Teixeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário