-António Leitão Amaro encabeça a Lista AD Coligação PSD/CDS ao distrito de Viseu
-Letão Amaro enuncia as prioridades realizadas no distrito
-Governo da AD realiza 275 milhões de euros de investimento no distrito de Viseu
Viseu, 14 de abril de 2025 – O cabeça de lista da AD Coligação PSD/CDS, António Leitão Amaro (PSD) e Ministro da Presidência, deu durante a manhã de ontem uma conferência de imprensa no Solar dos Peixotos em Viseu, onde foi apresentada a lista de candidatos, estrutura de campanha e as prioridades cumpridas para a região.
Leitão Amaro apresentou a lista da coligação entre o PSD e o CDS-PP ao círculo eleitoral de Viseu composta pelo próprio, atual Ministro da Presidência, sendo acompanhada por pessoas de reconhecida experiência e ligação ao distrito:
- Pedro Alves, deputado e coordenador autárquico nacional do PSD
- Inês Domingos, secretária de Estado dos Assuntos Europeus
- Carlos Silva, deputado e presidente da Distrital do PSD Viseu
- Rui Ladeira, secretário de Estado das Florestas
- Isabel Fernandes, deputada
- Manuel Carvalho, advogado, indicado pelo CDS-PP
- Bruno Faria, presidente da Distrital da JSD e vice-presidente da Comissão Política Nacional da JSD
- Maria Francisca Damião, advogada e adjunta no atual Governo
- Ângela Silva, professora
- Rui Raimundo, autarca
- Ana Leitão, formadora
- Célia Frilo, enfermeira
Foi ainda apresentada a estrutura de campanha, onde o candidato Bruno Faria assume as funções de Diretor de Campanha, Eugénia Duarte Mandatária de Lista e Andriy Khomyn Mandatário Financeiro da Lista.
Nas prioridades apresentadas por Leitão Amaro destacam-se as áreas da saúde, da mobilidade, na educação e no ambiente, entre todos os outros projetos aprovados na legislatura no âmbito do Orçamento de Estado e do cumprimento com o Plano de Recuperação e Resiliência.
Na área da saúde, o maior investimento desde a criação do Centro Hospitalar Tondela Viseu, no valor de 37 Milhões de Euros, de onde se destaca o novo Centro de Radioterapia, a construção do novo edifício de apoio a um investimento de 7 Milhões de euros em equipamentos hospitalares para apoiar exames e cirurgias. O investimento em 45 Milhões de euros na requalificação de mais de 30 centros de saúde no distrito de Viseu.
A mobilidade com importante referência à ferrovia e à rodovia. A finalização da linha da Beira Alta, já com a circulação de alguns troços e os testes de segurança para abertura em outros. A inserção no novo Plano Nacional Ferroviário da ligação de Viseu à linha da Beira Alta, e a posterior concretização da ligação, Aveiro-Viseu-Guarda-Salamanca. Na rodovia a ligação de Viseu – Coimbra em perfil de Autoestrada, e não no seu modelo de gestão. Onde a requalificação dos troços passa pela sua duplicação de vias, onde a obra já se encontra adjudicada e pronta a arrancar nas próximas semanas. A importante ligação da Nacional 222 a São João da Pesqueira e o arranque do estudo do IC26 que vai ligar Lamego a Trancoso.
O Ensino Superior com os seus importantes investimentos no Instituto Politécnico de Viseu, e com a proposta do governo da AD de alteração ao Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, onde se dá a possibilidade consoante os critérios de elegibilidade passarem a tornar-se Universidade Politécnicas e lecionar cursos de base universitária, e onde se pode atrair mais investigação e investimento para a instituição.
Ambiente, a construção da Barragem de Fagilde e a adesão às Águas do Douro e Paiva e a construção da barragem de Girabolhos, somam um investimento na água em mais de 65 milhões de euros. Para além de todo o investimento realizado, foram ainda apoiados os municípios de Carregal do Sal, Castro Daire, Nelas, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul e Vila Nova de Paiva em cerca de 7 milhões de euros como medidas de mitigação ao impacto dos incêndios.
Entre as áreas apresentadas é importante referir os quase 3000 projetos aprovados nesta legislatura, no valor de 275 Milhões de euros, entre eles a criação de mais de 1500 fogos habitacionais no distrito, a recuperação de 24 escolas públicas, a reabilitação do Palácio da Justiça de Oliveira de Frades.
Pedro Alves, relembra os atrasos na mobilidade do distrito, causados pelo candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Viseu “João Azevedo que foi na altura presidente da Câmara Municipal de Mangualde, e depois também candidato a deputado, que numa das suas apresentações de candidatura aparece ao lado de José Sócrates em que iriam concluir o IC12, e até hoje nada…Falou também que iria finalizar a barragem de Girabolhos e foi silenciado com 1 milhão de euros em pequenas obras no seu concelho de Mangualde” o deputado e candidato relembrou ainda que “o Bloco de Esquerda e o PAN, foram contra o Plano Nacional de Barragens”. Pedro Alves terminou “aquilo que é importante para as nossas populações foi colocado de parte pelo partido socialista, a troco de poder, prejudicando as nossas populações. Isto tem rostos, João Azevedo não defende os interesses dos Viseenses, defende os interesses do Partido Socialista, e basta olhar para os últimos quatro anos, anunciou o a solução da radioterapia quando nem sequer havia financiamento… Os Viseenses vão ter hoje que escolher entre quem faz e concretiza entre aqueles que anunciam e nada fizeram para defender os interesses da região.”
As eleições legislativas decorrem no próximo dia 18 de maio, onde a AD coligação PSD/CDS, tem como objetivo aumentar a sua representação no distrito e manter o compromisso de fazer realizar Viseu.
*Bruno Faria Diretor de Campanha Distrital
Nenhum comentário:
Postar um comentário