A Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul está a promover diversas ações de formação gratuitas nos concelhos de Proença-a-Nova, Mação, Sertã, Vila de Rei e Oleiros. As formações, que decorrem em regime presencial e em horário pós-laboral, têm cargas horárias que variam entre 25 e 50 horas.
Entre as ações disponíveis para inscrição estão: ‘Produção de cogumelos comestíveis silvestres’, ‘Colheita de cogumelos silvestres’, ‘Atualização em aplicação de produtos fitofarmacêuticos’ (AAPF), ‘Aplicação de produtos fitofarmacêuticos com equipamentos de pulverização manual’ (APFEPM), ‘Aplicação de produtos fitofarmacêuticos (APF)’, ‘Podas e desbastes’, ‘Poda e enxertia em fruticultura’, ‘Podas e desramações’, ‘Proteção integrada e produção integrada’, ‘Modo de produção biológico – geral’, ‘Conduzir e operar com o trator em segurança’ (COTS50).
Com esta iniciativa, a Pinhal Maior pretende capacitar os formandos com conhecimentos e competências práticas essenciais para o desenvolvimento de atividades ligadas ao setor agroflorestal. A formação abrange desde a identificação e reconhecimento das principais espécies de cogumelos comestíveis silvestres e de interesse comercial, até à sua colheita e manuseamento adequado. Além disso, visa atualizar e qualificar os participantes na manipulação e aplicação segura de produtos fitofarmacêuticos, incluindo o uso de equipamentos de pulverização manual, e desenvolver competências na execução de podas de formação, manutenção e sanitária, bem como de desbastes, identificando as técnicas e épocas adequadas. Também se pretende capacitar os participantes na aplicação de práticas sustentáveis de proteção integrada, produção biológica e condução segura de tratores.
Para inscrições ou mais informações sobre as formações, os interessados podem contactar a Pinhal Maior através do telefone 274 600 130.
*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Nenhum comentário:
Postar um comentário