sexta-feira, 4 de abril de 2025

EscutAMA com novo formato devido ao mau tempo; Uma viagem pelas profundezas da natureza contada por marionetas; Exposição em Aveiro evoca os 52 anos do III Congresso da Oposição Democrática; EN Aveiro marcou presença na Nauticampo


I – EscutAMA com novo formato devido ao mau tempo

A 5.ª edição do EscutAMA – Escuteiros Acampam no Município de Aveiro, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro em colaboração com os Agrupamentos de Escuteiros do CNE e os Escoteiros do Município, realiza-se nos dias 4 e 5 de abril de 2025, com um programa adaptado devido às previsões de mau tempo.

As atividades, que envolvem cerca de 520 escuteiros e escoteiros de Aveiro, decorrerão em vários locais da cidade, com ajustes logísticos por motivos de segurança. O evento mantém o seu lema “Somos SAL És Caminho” e continua a afirmar-se como uma iniciativa de formação cívica e sensibilização ambiental.

A Eucaristia e a cerimónia de encerramento terão lugar no sábado à noite, com fim das atividades previsto para as 21h30. O EscutAMA conta com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, através de um apoio financeiro de 18.200 €.

Programa:
Lobitos:
Sábado, dia 05 de abril
Concentração: 8h30 na Escola Mário Sacramento
As atividades vão ser realizadas na zona envolvente da escola.

Exploradores:
Sábado, dia 05 de abril
Concentração: 8h30 na Escola Mário Sacramento
As atividades vão ser realizadas pela cidade.

Pioneiros:
Sexta-feira, dia 04 dia abril
Concentração: Forte da Barra 19:45
Os pioneiros irão ficar acantonados no RI10, de sexta para sábado e as suas atividades decorrem dentro desse espaço, regressam a Aveiro durante a tarde de sábado para se juntarem ás outras secções para eucaristia.

Caminheiros:
Sexta-feira Dia 04/04
Concentração: Rossio às 19:30, depois rumam ao CMIA.
Juntam-se às restantes secções durante a tarde.

II –Uma viagem pelas profundezas da natureza contada por marionetas

Jacarandá é um espetáculo criado por Adriana Melo e Magnum Soares; Um solo intimista e sem palavras que revela a beleza e os mistérios das árvores; Uma proposta do Teatro Aveirense para o programa municipal Aveiro em Família

Um espetáculo de teatro de marionetas e formas animadas é a proposta de Jacarandá, um solo intimista e sem palavras para todo o público que se apresenta no próximo domingo, dia 6 de abril, às 16h00, no Auditório da Sociedade Musical de Santa Cecília/São Bernardo.

Jacarandá é uma criação de Adriana Melo e Magnum Soares, diretores artísticos da companhia Universo Paralelo, uma das mais jovens estruturas do panorama artístico nacional. Com este espetáculo, levam o público numa viagem sensorial pelas profundezas da natureza, revelando a beleza e os mistérios que se escondem nas raízes, nos troncos e nas copas das árvores. As marionetas são de manipulação direta e fios, sendo também explorada a técnica da sombra e do manuseamento de objetos, com o objetivo de pesquisar outras formas de expressão. Magnum Soares assume o papel de marionetista e bailarino, numa história sem texto embalada pela música original de Duda Somtopia e pela cenografia de Élio Antunes. Uma criação coproduzida pelo Museu da Marioneta/EGEAC e pelas Produções Real Pelágio.

Este espetáculo integra a programação do Teatro Aveirense, no âmbito do programa Aveiro em Família, que a Câmara Municipal de Aveiro promove com o objetivo de envolver as várias gerações na fruição cultural e de aprofundar o compromisso da comunidade local com a cultura.


III – Exposição em Aveiro evoca os 52 anos do III Congresso da Oposição Democrática
- No largo do Mercado Manuel Firmino de 3 a 27 de abril -
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril evocam o III Congresso da Oposição Democrática com exposição no largo do Mercado Manuel Firmino, junto ao antigo Cineteatro Avenida, local simbólico onde o encontro teve lugar há 52 anos. A exposição está patente em espaço público e pode ser visitada até ao dia 27 de abril.
Organizado entre 4 e 8 de abril de 1973, cerca de um ano antes da queda da ditadura, o III Congresso da Oposição Democrática teve como principal objetivo preparar um programa comum e listas unitárias para enfrentar, nas eleições para a Assembleia Nacional, a Ação Nacional Popular – nova designação da União Nacional, o partido único do regime fundado em 1932.
Realizado na sequência de dois anteriores congressos “republicanos” (Aveiro, 1957 e 1969), o encontro procurou congregar diferentes correntes ideológicas e políticas, de várias gerações e tendências, incluindo militares que, um ano depois, participariam na Revolução dos Cravos.
A exposição III Congresso da Oposição Democrática: 50 anos depois é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, realizada em parceria com a CMA.

IV – Estação Náutica de Aveiro marcou presença na Nauticampo, em Lisboa

A Estação Náutica de Aveiro, com a chancela da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, marcou novamente presença nos dias 26 a 30 de março, na Nauticampo. A Câmara Municipal de Aveiro, aposta na participação da Estação Náutica de Aveiro neste tipo de iniciativas, pela oportunidade eficaz de promoção dos seus parceiros, eventos e território.

A participação e promoção das Estações Náuticas da Ria de Aveiro, foi de forma conjunta e articulada entre as seis Estações Náuticas: Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Ovar e Vagos, todas certificadas como “Estação Náutica de Portugal”.

O objetivo desta participação foi o de reforçar a visibilidade das Estações Náuticas da Ria de Aveiro, promovendo a sua importância como destino turístico e desportivo.

O dia 28 foi assinalado como o Dia das Estações Náuticas com a realização do Nautical Water Fun, organizado pelo Fórum Oceano e Rede das Estações Náuticas de Portugal. Neste fórum foram abordados vários temas, tais como: “A importância das Estações Náuticas na oferta turística e no desenvolvimento regional” e “Empresas na Náutica e no turismo Náutico”.

Esta feira é anunciada pela FIL, como “o maior evento nacional dedicado à náutica de recreio, ao caravanismo e desporto de aventura”.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário