terça-feira, 22 de abril de 2025

Aberto concurso para concessão do Restaurante do Mercado José Estevão; O regresso dos Engraxadores dos Arcos; Encontro com a Dança de Aveiro apresenta-se em palco

I – Aberto concurso para concessão do Restaurante do Mercado José Estevão

Apresentação das propostas até ao dia 11 de maio
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) tem a decorrer um novo concurso público para a concessão da Exploração do Restaurante no Mercado José Estevão<https://www.youtube.com/shorts/RrxFaBNt4AQ> com o valor base de ocupação mensal de 3.000€ (+ IVA), a que corresponde o valor total de 342.000€ (+ IVA) por um período de 10 anos e um período de carência de seis meses.
As propostas devem ser submetidas até às 17h00 do dia 11 de maio, através do portal www.acingov.pt<http://www.acingov.pt/>.
No âmbito de uma gestão integrada para o Mercado José Estevão, pretende-se disponibilizar serviços e produtos de forma modernizada e coordenada.
A concessão incluirá a exploração do restaurante no primeiro piso, bem como dois quiosques e uma esplanada no rés-do-chão, funcionando estes como extensão do espaço principal. A restante área será mantida como Praça Pública, sob a gestão da CMA, reforçando-se como espaço central para eventos, reuniões e encontros da comunidade, à semelhança do ocorrido ao longo do ano de 2024.
Mais informações disponíveis aqui: https://www.cm-aveiro.pt/servicos/concursos-publicos

II – O regresso dos Engraxadores dos Arcos
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) promove o regresso de uma das tradições mais emblemáticas da cidade: os Engraxadores dos Arcos, na Praça de Melo Freitas, também conhecida como “Debaixo dos Arcos”.
Desde o início do século XX, este local foi conhecido pelas suas bancas de engraxador, que integravam a identidade urbana de Aveiro. Mais do que um serviço de cuidado e brilho do calçado, este espaço era um ponto de encontro e sociabilidade, onde se liam as manchetes dos jornais e se acompanhavam as notícias e a programação da cidade, do país e do mundo.
Com o objetivo de homenagear esta profissão tradicional e valorizar o significado histórico do local, a CMA desenvolveu uma nova banca de engraxador, num projeto contemporâneo executado pela empresa Larus. A estrutura apresenta um desenho moderno, inspirado na envolvente Arte Nova e nas emblemáticas arcadas da praça.
Este espaço volta agora a ganhar vida com a colaboração de um dos antigos engraxadores dos Arcos, recuperando-se, assim, um ícone da paisagem urbana aveirense e contribuindo para a preservação do património material e imaterial da Cidade. A iniciativa visa também sensibilizar as novas gerações para ofícios identitários, resgatando memórias e tradições que fazem parte da história coletiva de Aveiro.
A Banca dos Engraxadores dos Arcos funciona, em período experimental, entre 01 de abril e 30 de setembro de 2025, aos sábados das 14h00 às 18h00, e aos domingos e feriados, das 10h00 às 13h00.

III – Encontro com a Dança de Aveiro apresenta-se em palco

20.º aniversário marca edição de 2025

A Câmara Municipal de Aveiro vai realizar a 20.ª edição do Encontro com a Dança de Aveiro (ECADAv) no dia 3 de maio, pelas 17h00, no Centro de Congressos de Aveiro.

Com o tema “Dança no tempo”, o ECADAv constitui uma mostra pública de dança nas diversas modalidades, com o principal objetivo de divulgar o trabalho desenvolvido pelos diversos grupos, escolas, academias, associações e projetos do Município de Aveiro nas diversas vertentes da Dança.

Em palco estarão cerca de 190 bailarinos que vão interpretar diversas coreografias por 16 classes de nove escolas e academias nas áreas de hip hop, dança contemporânea, dança clássica, fusion, dancehall, ginástica rítmica, dança oriental e dança aérea.

Os grupos participantes serão Dança Oriental em Aveiro, Dance Soul Academy - Cenap, Dancenter Academia, Escola Gímnica de Aveiro (EGA), GEMDA Dance Hub, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva Dança Movimento Cacia, Escola de Dança Sandra Leite da Sociedade Musical de Santa Cecília, Academia de Saberes de Aveiro e Be a Legend que apresentarão um espetáculo artístico de movimento, luz e cor, num encontro com a dança no tempo. A participação é aberta a toda a comunidade com bilheteira gratuita e limitada à lotação do espaço.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário